Acesso Médico Fale conosco
Benefícios do aleitamento materno

 

O leite materno, o alimento mais rico em nutrientes do mundo, é importantíssimo para o crescimento saudável do bebê e para a sua saúde no futuro.

A amamentação é recomendada até os 2 anos de idade. Até os 6 meses é recomendado que o bebê se alimente apenas do leite da mãe. Não é necessário nem oferecer água a ele, pois o leite já consegue suprir sua sede. Após completar 6 meses, aos poucos podem ser inseridos outros tipos de alimentos. 

Além da possibilidade de ser oferecido em qualquer lugar, a qualquer hora e possuir custo zero, o leite materno possui todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê. 

Confira alguns dos benefícios do aleitamento materno:

 

Ajuda a desenvolver a arcada dentária do bebê

O movimento que o bebê faz para sugar o leite estimula a musculatura da face a se desenvolver. Também é desenvolvida sua arcada dentária e o encaixe adequado dos dentes. 

 

Ajuda a evitar o surgimento de cólicas

O leite materno é melhor digerido pelo organismo e, durante a amamentação, o bebê engole menos ar do que se estivesse tomando leite de uma mamadeira. 

 

Fortalece a imunidade

O leite materno auxilia no desenvolvimento do sistema imunológico. Ele fornece nutrientes que ajudam a produzir células de defesa importantes que protegem o bebê de alergias e infecções. 

 

Proporciona um momento de aproximação e carinho entre mãe e filho 

Durante o aleitamento, existe um contato grande entre mãe e filho. A pele com pele e o carinho da mãe, além de aproximar ainda mais os dois, ajuda a fazer com que o bebê fique mais calmo.

 

Reduz os riscos de obesidade infantil 

A leptina, hormônio presente no leite materno, auxilia o bebê a regular seu apetite, fazendo com que fique mais saciado. Dessa forma, ele se alimenta apenas da quantidade necessária.

Veja também
Cuidados na hora do banho do bebê
  A hora de dar banho é um momento que pode gerar insegurança nos pais de primeira viagem...
Enjoos durante a gravidez
  Junto com os planos para o futuro, a expectativa e ansiedade de ter logo o bebê nos braç...