Acesso Médico Fale conosco
Cuidados na hora do banho do bebê

 

A hora de dar banho é um momento que pode gerar insegurança nos pais de primeira viagem. O recém nascido, exige alguns cuidados na hora do banho mas, seguindo esses cuidados e com a prática, esse momento pode se tornar muito prazeroso para os pais e também para o bebê.

 

Atenção total no bebê

Na hora do banho do bebê, é importante que não se tenha nenhuma distração. Mantenha todos os produtos que você vai precisar ao alcance das mãos, não deixe o bebê sozinho, em questão de segundos pode acontecer algum acidente, mantenha toda sua atenção no pequeno. 

 

Temperatura da água

Cuidado com a temperatura da água, para um banho agradável ela deve atingir os 37 graus e pode ser medida por meio de termômetros especializados ou colocado o antebraço na água para verificar se ela está morna. Atente-se também ao tempo de duração do banho, para que o pequeno não sinta frio. 

 

Temperatura do ambiente

Cuidado com a temperatura do ambiente. Mantenha as janelas e porta do banheiro ou o lugar em que você estiver dando o banho, sempre fechadas, para evitar que o bebê entre em contato com correntes de ar e sinta frio. 

 

Sabonete ideal 

Utilize sabonetes próprios para bebês, dê preferência para aqueles que possuem o Ph neutro. É aconselhável utilizar sabonetes líquidos nos primeiros meses, pois após seu uso ele fica armazenado de forma segura, sem entrar em contato com o ar ou impurezas, além disso, é mais fácil de ser utilizado durante o banho. 

 

Frequência dos banhos

O banho pode ser dado todos os dias e em alguns lugares, que possuem o clima mais quente podem ser realizados até mais de uma vez por dia. 

 

Cabelo do bebê

Em relação ao cabelo do bebê, os fios também podem ser lavados todos os dias, mas em dias frios os pais podem preferir evitar, o que pode acontecer, desde que o cabelo não possua resíduos de sujeira, como leite e vômito. Durante os 6 primeiros meses do bebê, o mesmo sabonete utilizado para lavar o corpo também pode ser utilizado para lavar seu cabelo.

 

Limpe as partes íntimas do bebê antes do banho 

As partes íntimas do bebê devem ser limpas antes de colocá-lo na banheira, dessa forma a água permanece limpa e descontaminada para o banho. Após limpar essas áreas, o bebê deve ser colocado na banheira e deve-se lavar seu rostinho, em seguida seu cabelo e por último o corpinho. 

 

Seque bem o bebê após o banho 

Depois do banho enrole o bebê em uma toalha macia e seque-o bem. Lembre-se de secar as dobrinhas e entre os dedinhos. Mas, cuidado com a força utilizada para secar o pequeno, nunca esfregue sua pele. 

Veja também
Benefícios do aleitamento materno
  O leite materno, o alimento mais rico em nutrientes do mundo, é importantíssimo para o ...
Enjoos durante a gravidez
  Junto com os planos para o futuro, a expectativa e ansiedade de ter logo o bebê nos braç...