Capeba É Bom Para Diabetes
Capeba: para que serve e como fazer o chá

A capeba, também conhecida como malvarisco ou pariparoba, é uma planta medicinal da espécie Pothomorphe peltata ou Piper umbellatum, rica em óleos essenciais, flavonóides e alcalóides, com ação antioxidante, anti-inflamatória e diurética, sendo por isso muito utilizada como remédio caseiro para auxiliar no tratamento de má digestão, azia ou infecções urinárias.As partes normalmente utilizadas da capeba são as folhas ou raízes de onde são extraídos as substâncias ativas com propriedades medicinais, para o preparo do chá, infusão ou cataplasma.A capeba pode ser encontrada em farmácias de manipulação e em algumas lojas de produtos naturais, e deve ser usada com indicação médica ou de um profissional com experiência em plantas medicinais.

Capeba É Bom Para Diabetes
Ver resposta completa

Qual a planta boa para curar diabetes?

Entre as principais plantas medicinais empregadas no controle de diabetes estão o Allium sativum, Aloe spp., Punica granatum, Passiflora edulis, Averrhoa carambola e Momordica charantia.
Ver resposta completa

Para que serve o chá de folha de capeba?

1. Ser detox é um dos benefícios da capeba – A capeba possui substâncias diuréticas e antioxidantes que ajudam a eliminar as toxinas do fígado e a evitar o acúmulo de líquidos no organismo, sendo indicada para o preparo de receitas detox e para amenizar inchaços na pele (neste caso, basta aplicar diretamente um cataplasma).
Ver resposta completa

Quem não pode tomar chá de capeba?

Cuidados no consumo da capeba – Em resumo, a capeba não deve ser consumida por mulheres grávidas ou em fase de lactação. Basicamente, entre os possíveis efeitos colaterais de seu consumo estão a ocorrência de diarreia, náuseas, febre, cólicas, tremores e mais.
Ver resposta completa

Pode tomar chá de capeba todo dia?

Quem não deve usar – A capeba não deve ser usada por crianças ou por mulheres grávidas ou em amamentação. É importante ressaltar que o uso da capeba deve ser feito apenas após indicação do médico ou do fitoterapeuta. : Capeba: para que serve e como fazer o chá
Ver resposta completa

You might be interested:  Quem Tem Diabetes Pode Comer Fígado De Boi?

Qual o melhor horário para tomar o chá de capeba?

– Usos medicinais – O estudo ” Piper umbellatum L. = Pothomorphe umbellata (L.) Miq. “, disponibilizado pela Revista Fitos, periódico científico da Fiocruz, se propôs a compilar informações relevantes sobre o uso da capeba e apontou que a planta é usada pela medicina popular para lidar com problemas no fígado e problemas na vesícula, como estimulante das funções estomacais, pancreáticas e do baço, na forma de xarope para tosse e bronquite e externamente para tratar dores de cabeça, reumatismo, furúnculos e queimaduras leves, por exemplo.

  1. O problema é que a pesquisa também indicou que não foram encontrados estudos clínicos para sustentar os usos medicinais da planta.
  2. Portanto, utilizar a capeba para lidar com algum problema de saúde carrega os seus riscos.
  3. Com isso, o melhor mesmo antes de usar a planta para qualquer finalidade medicinal é consultar o médico para saber se realmente deve fazer isso.

Como vamos aprender mais embaixo neste artigo, dosagens elevadas da planta já foram associadas a uma série de problemas para a saúde.
Ver resposta completa