Contents
Qual é o tema central do conto O Espelho?
‘O espelho’, subintitulado ironicamente de ‘Esboço de uma nova teoria da alma humana’, é um pretenso conto filosófico que discute o processo de formação da identidade de cada indivíduo e a relação entre subjetividade e vida social, demonstrando como o olhar dos outros interfere na imagem que fazemos de nós mesmos.
Quando nada acontece há um milagre que não estamos vendo?
PRIMEIRAS ESTÓRIAS – Guimarães Rosa (Resumo) – Parte 1 Obra publicada em 1962, reúne 21 contos. Trata-se do primeiro conjunto de histórias compactas a seguir a linha do conto tradicional, daí o “Primeiras” do título. O escritos acrescenta, logo após, o termo estória, tomando-o emprestado do inglês, em oposição ao termo História, designando algo mais próximo da invenção, ficção.
- No volume, aborda as diferentes faces do gênero: a psicológica, a fantástica, a autobiográfica, a anedótica, a satírica, vazadas em diferentes tons: o cômico, o trágico, o patético, o lírico, o sarcástico, o erudito, o popular.
- As estórias captam episódios aparentemente banais.
- As ocorrências farejadas através dos protagonistas transformam-se de uma espécie de milagre que surge do nada, do que não se vê, como diz o próprio Guimarães Rosa;
- “Quando nada acontece, há um milagre que não estamos vendo”.
- Este milagre pode ser então, responsável pela poesia extraída dos fatos mais corriqueiros, pela beleza de pensar no cotidiano e não apenas vivê-lo, pelo amor que se pode ter pelas coisas da terra, pelo homem simples, pelo mistério da vida.
- Dos “causos ” narrados brotam encanto e magia frutos da sensibilidade de um poeta deslumbrado com a paisagem natural e/ou recriada de Minas Gerais.
Qual é o conflito de o espelho?
Trata-se aqui do ato de pensar a si mesmo a partir do seu reflexo: pensar a si como um outro. Este conflito – ser um e ser outro – é parte mesmo do homem. Mais precisamente, este conflito é o próprio homem.
Como explicar o que é milagre?
publicado 17/08/2017 05h00, última modificação 17/08/2018 17h22 Milagres acontecem, eles são reais e abundantes, acontecem no tempo perfeito do Senhor, beneficiam pessoas e realidades a quem Deus quer abençoar. É importante explicar que um milagre é a intervenção sobrenatural de Deus, gerado pelo Seu querer, produzido inesperadamente, repleto do agir do Altíssimo.
- Convém, também, afirmar que todos nós precisamos de um milagre no passado, precisamos de um agora, ou precisaremos de um no futuro.
- O problema é que a maioria das pessoas não sabe como receber um milagre de Deus, e é sobre este saber que tratamos aqui.
- O viver tem elevado custo, é complicado mais para algumas pessoas do que para outras.
Entretanto, diante da necessidade de milagres acontecerem em favor das nossas vidas, aconselho que você não espere até que uma tempestade ocorra para aprender a acreditar em Deus por um milagre, pois exatamente nestes instantes de tempestade, as emoções cancelam sua fé.
- Os sobressaltos, em momentos assim, prevalecem e anulam a confiança, semelhante aos acontecimentos de intensos naufrágios na alma.
- Para orientar melhor a sua compreensão, é bom esclarecer a diferença entre bênção e milagre.
- O milagre, quando acontece, é a intervenção sobrenatural de Deus em uma situação de crise.
Já a bênção é o poder de Deus honrando e abençoando a sua vida, mas flui através dos canais naturais. Saiba que bênçãos são melhores que milagres, pois se você vive sua vida de um milagre para outro, vai viver de crise em crise. Entendo que é bem melhor ser abençoado com boa saúde do que precisar constantemente da cura divina.
- A vontade de Deus é para nós andarmos em bênçãos.
- Desde os dias de Abraão, o Senhor manifestou que as bênçãos seriam abundantes.
- Por outro lado, todos nós precisamos de um milagre em algum momento de nossa vida para simplesmente iniciar e fortalecer a nossa fé.
- Se não fosse por milagres, não cresceríamos ao ponto de nossas colheitas serem andar nas bênçãos de Deus.
A maioria das pessoas cristãs acredita que Deus faz milagres, mas simplesmente acreditar que Deus é capaz de fazer isso não é suficiente. Você deve saber como recebê-lo, como usufruir do inesperado sobrenatural. Muitos cristãos apenas desejam e esperam que isso aconteça, eles acham que não há maneira de agarrar os milagres e fazê-los acontecer, mas não é isso o que a Bíblia ensina.
- O Senhor, nosso Deus, é previsível e ordeiro, Ele não faz uma coisa desta vez e outra coisa em outra hora.
- Deus criou este mundo e todo físico ao nosso redor, e o mundo físico é ordenado, uma vez que Deus é o mesmo, ontem, hoje e eternamente.
- Ele é para sempre fiel, a fé é governada por leis, e o reino de Deus opera sob leis.
É reino consistente, e quando alguém é morto devido à lei da gravidade, podemos nos perguntar por que Deus fez isso. Ele não fez, mas existem leis que Ele colocou em evidências para que seus ativamentos gerem resultados. Por exemplo, a lei da gravidade sinaliza que se você pular de um prédio, será morto.
Se você cooperar com as leis de Deus, você ficará bem. Se você ignorar essas leis, você pode ser morto pelas leis destinadas ao seu bem, o mesmo acontecendo com as leis espirituais de Deus. Então, como você recebe um milagre de Deus? Primeiro, deve reconhecer que os milagres não são apenas erráticos. Você pode aproveitar um milagre, aprender as leis de Deus e como elas funcionam, e milagres acontecerão.
Veja bem, eu não estou dizendo que você pode apertar um botão e Deus aparece ou você pode fazer Deus realizar o seu interesse próprio. Estou dizendo que Deus está ligado o tempo todo, Ele é onisciente, onipotente e onipresente. A qualquer momento, você pode ver o poder de Deus operar, ou seja, Deus está sempre querendo se mover em seu favor.
Deus é para você, Ele é um bom Deus em todo tempo, o desejo de Deus é que você prospere (Salmos 35:27). O interesse de Deus é que você seja saudável (3 João 2). A vontade de Deus é que você esteja acima apenas e não abaixo (Deuteronômio 28:13). Seja uma pessoa obediente a Deus, se esforce para agradar com atitudes e palavras ao Senhor Altíssimo.
É você quem abre as portas dos acontecimentos milagrosos na sua vida, mas, não esqueça que as bênçãos, as muitas bênçãos de Deus estão disponíveis em teu favor. Tenha uma semana ótima, Deus abençoe o seu lar com saúde e paz, seus dias recebam refrigério do Alto, e tudo concorra para o bem do seu lar e do seu coração.
Como identificar um milagre?
Como posso reconhecer um milagre? Os milagres somente acontecem de acordo com a vontade de Deus e nossa fé Nele. O profeta Morôni escreveu: ‘Ninguém, em tempo algum, fez milagres antes de exercer fé; portanto, primeiro creram no Filho de Deus’ (Éter 12:18).
O que a psicologia fala sobre O espelho?
Como usar esta teoria da psicanálise para refletir sobre sua carreira Você conhece alguém que é tão inocente, que nunca vê maldade em nada e que não percebe que outras pessoas se aproveitam dela de forma negativa? Ou uma pessoa que é tão pessimista que só consegue ver erros e falhas em tudo e em todos? A teoria dos espelhos, de Jacques Lacan, médico, psiquiatra e psicanalista francês, acredita que só conseguimos enxergar características em outras pessoas que também existam, ou já existiram algum dia, dentro de nós.
- Ele acredita que nosso papel, como humanos, é aprender sobre nós mesmos, através das nossas relações.
- Sabe quando você se olha no espelho e repara em algo que não gosta em você? De acordo com Lacan, isso também acontece com as pessoas quais nos relacionamos.
- Então, fique alerta.
- Caso você esteja atravessando algum incômodo com os seus parceiros de trabalho, talvez seja o momento de parar de olhar para fora e buscar dentro de si o que tanto te desagrada.
Dessa forma você para de gastar energia e atenção tentando “consertar” ou “analisar” os outros e foca completamente no seu próprio desenvolvimento pessoal. Te garanto que você só tem a ganhar!
Qual é o desfecho do conto O espelho?
Por fim, ao terminar a narração da história, Jacobina levanta-se e vai embora deixando os quatro amigos imersos em um misterioso silêncio na casa de Santa Teresa.
Qual é a importância do espelho para a personagem Jacobina?
3ª Etapa: Análise e exercícios – Nesta etapa, o(a) professor(a) poderá abrir o debate com os alunos sobre as possíveis interpretações do conto, observando a crítica de Machado de Assis à sociedade das aparências. Dê um tempo para os estudantes responderem às seguintes questões: 1) Para Jacobina, qual a importância do espelho para sua reafirmação pessoal? 2) Em uma sociedade de aparências, o indivíduo vê-se na necessidade de moldar seu comportamento para se adequar ao que se é esperado.
Podemos afirmar que Jacobina é um homem alienado? Quais argumentos podem ser utilizados para demonstrar tal alienação? 3) Qual a ligação existente entre o nome do conto e o mito de Narciso? 4) Qual lugar e tempo em que se passa a narrativa? 5) Qual o lugar do narrador-protagonista deste conto? Respostas: 1) Para Jacobina o espelho é a representação da imagem projetada por todas as pessoas ao seu redor.
A imagem de Alferes é a imagem que melhor simboliza uma sociedade que valoriza as aparências, as máscaras sociais e as disputas por poder, ou seja, para Jacobina a felicidade está ligada ao julgamento do outro e não se enxergar no espelho é perder seu valor próprio.2) Segundo o próprio narrador, antes de alcançar a patente de Alferes, era de uma classe mais pobre sem muitas expectativas: “Tinha vinte e cinco anos, era pobre, e acabava de ser nomeado alferes da Guarda Nacional.
- Não imaginam o acontecimento que isto foi em nossa casa.
- Minha mãe ficou tão orgulhosa! tão contente!” (p.3) Por motivo deste acontecimento, muitas pessoas começaram a invejar sua conquista: “Na vila, note-se bem, houve alguns despeitados; choro e ranger de dentes, como na Escritura; e o motivo não foi outro senão que o posto tinha muitos candidatos e que esses perderam.
Suponho também que uma parte do desgosto foi inteiramente gratuita: nasceu da simples distinção. Lembra-me de alguns rapazes, que se davam comigo, e passaram a olhar-me de revés, durante algum tempo.” (p.3) Aos poucos, Jacobina vai acreditando que é uma pessoa diferente das outras, se auto destacando e acreditando que todos o invejam por conseguir ser nomeado Alferes.
Sua alienação aumenta ao chegar ao sítio de sua tia e, a partir de então, perde sua identidade para se tornar o Senhor Alferes: “E sempre alferes; era alferes para cá, alferes para lá, alferes a toda a hora. Eu pedia-lhe que me chamasse Joãozinho, como dantes; e ela abanava a cabeça, bradando que não, que era o “senhor alferes.” (p.3) Esses elementos justificam sua alienação no jogo de aparências, deixando para trás a imagem de jovem de vinte e cinco anos para projetar a imagem de homem da Guarda Nacional.3) Narciso nasceu na região grega da Boécia.
Ele era muito belo, ao nascer, um dos oráculos, Tirésias, disse que Narciso seria muito atraente e que teria uma vida bem longa. Entretanto, ele não deveria admirar sua beleza, ou melhor, ver seu rosto, uma vez que isso amaldiçoaria sua vida. Além de ter uma beleza estonteante, a qual despertava a atenção de muitas pessoas (homens e mulheres), Narciso era arrogante e orgulhoso.
E, ao invés de se apaixonar por outras pessoas que o admiravam, ele ficou apaixonado por sua própria imagem, ao vê-la refletida num lago. Conheça O Mito de Narciso, Acesso em: 24 de outubro de 2019. Já Jacobina, ao ganhar um espelho antigo, projeta sua imagem através do olhar dos outros. O espelho é a representação do jogo do “ser” e do “parecer”.
Sem a farda de Alferes, Jacobina perde sua identidade. O jogo de imagem contida nas duas histórias, do mito de Narciso e “O Espelho” de Machado, pode se relacionar na medida em que ambos enxergam sua imagem refletida, cada um à sua maneira, uma autoimagem, ou seja, a imagem que cada um constrói para si próprio.4) A narrativa se passa em Santa Teresa, Rio de Janeiro, e narra no presente um fato do passado.
Qual a diferença entre a bênção E o milagre?
publicado 17/08/2017 05h00, última modificação 17/08/2018 17h22 Milagres acontecem, eles são reais e abundantes, acontecem no tempo perfeito do Senhor, beneficiam pessoas e realidades a quem Deus quer abençoar. É importante explicar que um milagre é a intervenção sobrenatural de Deus, gerado pelo Seu querer, produzido inesperadamente, repleto do agir do Altíssimo.
Convém, também, afirmar que todos nós precisamos de um milagre no passado, precisamos de um agora, ou precisaremos de um no futuro. O problema é que a maioria das pessoas não sabe como receber um milagre de Deus, e é sobre este saber que tratamos aqui. O viver tem elevado custo, é complicado mais para algumas pessoas do que para outras.
Entretanto, diante da necessidade de milagres acontecerem em favor das nossas vidas, aconselho que você não espere até que uma tempestade ocorra para aprender a acreditar em Deus por um milagre, pois exatamente nestes instantes de tempestade, as emoções cancelam sua fé.
Os sobressaltos, em momentos assim, prevalecem e anulam a confiança, semelhante aos acontecimentos de intensos naufrágios na alma. Para orientar melhor a sua compreensão, é bom esclarecer a diferença entre bênção e milagre. O milagre, quando acontece, é a intervenção sobrenatural de Deus em uma situação de crise.
Já a bênção é o poder de Deus honrando e abençoando a sua vida, mas flui através dos canais naturais. Saiba que bênçãos são melhores que milagres, pois se você vive sua vida de um milagre para outro, vai viver de crise em crise. Entendo que é bem melhor ser abençoado com boa saúde do que precisar constantemente da cura divina.
A vontade de Deus é para nós andarmos em bênçãos. Desde os dias de Abraão, o Senhor manifestou que as bênçãos seriam abundantes. Por outro lado, todos nós precisamos de um milagre em algum momento de nossa vida para simplesmente iniciar e fortalecer a nossa fé. Se não fosse por milagres, não cresceríamos ao ponto de nossas colheitas serem andar nas bênçãos de Deus.
A maioria das pessoas cristãs acredita que Deus faz milagres, mas simplesmente acreditar que Deus é capaz de fazer isso não é suficiente. Você deve saber como recebê-lo, como usufruir do inesperado sobrenatural. Muitos cristãos apenas desejam e esperam que isso aconteça, eles acham que não há maneira de agarrar os milagres e fazê-los acontecer, mas não é isso o que a Bíblia ensina.
O Senhor, nosso Deus, é previsível e ordeiro, Ele não faz uma coisa desta vez e outra coisa em outra hora. Deus criou este mundo e todo físico ao nosso redor, e o mundo físico é ordenado, uma vez que Deus é o mesmo, ontem, hoje e eternamente. Ele é para sempre fiel, a fé é governada por leis, e o reino de Deus opera sob leis.
É reino consistente, e quando alguém é morto devido à lei da gravidade, podemos nos perguntar por que Deus fez isso. Ele não fez, mas existem leis que Ele colocou em evidências para que seus ativamentos gerem resultados. Por exemplo, a lei da gravidade sinaliza que se você pular de um prédio, será morto.
- Se você cooperar com as leis de Deus, você ficará bem.
- Se você ignorar essas leis, você pode ser morto pelas leis destinadas ao seu bem, o mesmo acontecendo com as leis espirituais de Deus.
- Então, como você recebe um milagre de Deus? Primeiro, deve reconhecer que os milagres não são apenas erráticos.
- Você pode aproveitar um milagre, aprender as leis de Deus e como elas funcionam, e milagres acontecerão.
Veja bem, eu não estou dizendo que você pode apertar um botão e Deus aparece ou você pode fazer Deus realizar o seu interesse próprio. Estou dizendo que Deus está ligado o tempo todo, Ele é onisciente, onipotente e onipresente. A qualquer momento, você pode ver o poder de Deus operar, ou seja, Deus está sempre querendo se mover em seu favor.
Deus é para você, Ele é um bom Deus em todo tempo, o desejo de Deus é que você prospere (Salmos 35:27). O interesse de Deus é que você seja saudável (3 João 2). A vontade de Deus é que você esteja acima apenas e não abaixo (Deuteronômio 28:13). Seja uma pessoa obediente a Deus, se esforce para agradar com atitudes e palavras ao Senhor Altíssimo.
É você quem abre as portas dos acontecimentos milagrosos na sua vida, mas, não esqueça que as bênçãos, as muitas bênçãos de Deus estão disponíveis em teu favor. Tenha uma semana ótima, Deus abençoe o seu lar com saúde e paz, seus dias recebam refrigério do Alto, e tudo concorra para o bem do seu lar e do seu coração.
Onde há fé há milagres?
“‘Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!’ E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé” (Mateus 13,57-58). A verdade é esta: onde não há fé, não há milagres; onde não há fé, não se alcança graça; onde não há fé, não se alcança intimidade e proximidade com o Senhor.
- Porque a nossa relação com o Senhor acontece na fé, por isso, precisamos cuidar para sermos homens e mulheres de fé.
- Não basta sermos pessoas de igreja.
- Jesus está na Sua própria terra, na sua própria casa, Ele está entre os Seus.
- Mas ali eram mais familiares, pessoas conhecidas, do que homens e mulheres que acreditaram e colocaram a sua fé e confiança n’Ele.
É preciso dizer que, muitas vezes, mesmo estando na igreja, nós não experienciamos os milagres de Deus em nossa vida. E não confunda milagres com espetáculos, não confunda milagres com mágicas, não confunda milagres também com apenas você ver uma pessoa que está doente ficar boa.
Qual a diferença entre milagre e graça?
Em nome de Cristo, e mesmo pela intercessão dos santos, os milagres são provas visíveis da existência de Deus e da Providência de seu amor criador cheio de misericórdia conosco. A Graça é amor benevolente, gratuito e exclusivo de Deus, que inspira, gratifica e santifica a intimidade de alguém.
O que impede o seu milagre?
A INCREDULIDADE IMPEDE DO MILAGRE ACONTECER. A INCREDULIDADE IMPEDE DO MILAGRE ACONTECER. E não pôde fazer ali nenhum milagre, exceto impor as mãos sobre alguns doentes e curá-los.6. E ficou admirado com a incredulidade deles. Então Jesus passou a percorrer os povoados, ensinando. (Marcos 6:5-6) O Senhor Jesus chega na sua cidade, e é impedido de realizar milagres naquele lugar, por conta da incredulidade deles.
- A incredulidade é um pecado como qualquer outro, a diferença é que nós não assumimos que somos incrédulos, mas todas as vezes que perguntamos “a onde está Deus?” Estamos duvidando da sua presença e da sua existência.
- Precisamos entender que Jesus está no nosso meio, Ele disse que estaria conosco até a consumação dos tempos.
Ou seja, Ele jamais nos deixará, Ele nunca nos abandonará, e isso nós precisamos tem em mente. Não podemos deixar a incredulidade roubar de nós a oportunidade de viver o sobrenatural de Deus. A incredulidade daquele povo impediu Jesus de realizar milagres em sua cidade, e as vezes essa incredulidade está em nossa casa, as coisas não andam, não acontecem, e nós ainda nos perguntamos porque nada a acontece? Apenas por Falta de fé.
Qual foi o seu primeiro milagre?
Capítulo 12: As Bodas de Caná Mary approaches Jesus during the wedding feast in Cana to say there is no more wine to serve the guests – ch.12-1 Jesus Cristo e Seus discípulos foram a uma festa de casamento em Caná. Maria, mãe de Jesus, também estava na festa. Ela contou a Jesus que não havia mais vinho para servir aos convidados. Jesus tells Mary He will help – ch.12-2 Jesus amava e respeitava Sua mãe e perguntou a ela o que desejava que Ele fizesse. Mary tells the servants at the wedding feast to do whatever Jesus asks them to do – ch.12-3 Maria disse aos serventes que fizessem o que Jesus mandasse. Jesus instructs the servants to fill some jars with water – ch.12-4 Jesus disse aos serventes que enchessem com água seis jarros de pedra. Cada jarro comportava entre 68 a 102 litros. Ele então transformou a água em vinho. A servant pours wine from one jar to another while Jesus looks on – ch.12-5 Jesus disse aos serventes que pegassem o vinho dos jarros e dessem à pessoa encarregada de organizar a festa. The ruler of the feast drinks the wine – ch.12-6 O organizador da festa ficou surpreso quando tomou o vinho. O vinho bom geralmente era servido no começo da festa, mas, dessa vez, foi servido por último. Jesus performed this miracle to help his mother Mary – ch.12-7 Esse foi o primeiro milagre realizado por Jesus durante Sua vida na Terra do qual existe registro. Ele realizou esse milagre para ajudar sua mãe, mas isso também fortaleceu a fé dos discípulos. : Capítulo 12: As Bodas de Caná
Qual é o tema do texto O menino no espelho?
O Menino no Espelho | |
---|---|
Autor | Fernando Sabino |
Tema | memória infantil |
Gênero | autobiografia, literatura infantojuvenil |
Data de publicação | 1982 |
Quais são os temas abordados no livro O menino no espelho?
As aventuras vivenciadas por Fernando no romance O menino no espelho, entremeadas por significativas quantidades de elementos fic- cionais, exploram os aspectos característicos da infância, tais como os sonhos, a imginação, bem como o vigor e a pureza da criança, sendo invenções que fazem parte do universo pueril.