Contents
- 0.1 Quem é o Vandalo que quebrou o relógio?
- 0.2 O que aconteceu com o homem que quebrou o relógio no Planalto?
- 0.3 Quem é o homem que quebrou relógio Planalto?
- 0.4 Quem é o destruidor do relógio do Palácio?
- 1 O que aconteceu com o homem que quebrou o relógio em Brasília?
- 2 Como foi a história do relógio?
- 3 Qual é o nome do homem que criou o relógio?
- 4 Quem mexe em relógio?
- 5 Será que o relógio sempre existiu?
- 6 Porque o relógio oxida?
- 7 Quando descobriram o relógio?
- 8 Qual o nome da pessoa que criou o relógio?
Quem é o Vandalo que quebrou o relógio?
Ele se chama Antônio Cláudio Alves Ferreira, tem 30 anos e, pelo menos até esta semana, morava na cidade de Catalão, a cerca de 260 km da capital de Goiás, O Fantástico localizou em Catalão um parente dele. Esse parente, que não quis gravar entrevista, afirma que identificou Antônio Cláudio Alves Ferreira quando viu a cena do ataque ao relógio.
- Nossa equipe conseguiu uma cópia da carteira de habilitação do vândalo e mostramos ao parente, que disse que essa é a identidade de Antônio Cláudio.
- O Ministério da Justiça confirmou a identificação e informa que ele é considerado foragido.
- As investigações sobre a invasão e o vandalismo ocorridos no dia 8 de janeiro são atribuição da Polícia Federal,
Mas a Polícia Civil de Goiás diz que chegou a levantar informações sobre Antônio Cláudio a partir de denúncias anônimas recebidas dois dias depois da exibição da reportagem do Fantástico, “A Polícia Civil de Catalão recebeu duas ligações na terça-feira pela manhã, de maneira anônima, nas quais duas pessoas diziam que sabiam quem era o indivíduo que havia danificado aquele objeto nas manifestações em Brasília.
A polícia civil realizou uma checagem nos nossos sistemas internos, conferimos é a existência desse indivíduo com o nome completo, com todos os seus dados e registros”, explicou o delegado Jean Carlos Arruda. Antônio Cláudio Alves Ferreira tem passagens pela polícia, mas os processos foram arquivados.
Pra identificar os golpistas, a Polícia Federal está usando programas de computador a partir das imagens das câmeras de segurança do Congresso Nacional, do STF – Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto, e também imagens postadas nas redes sociais pelos próprios bolsonaristas extremistas.
“Em um primeiro momento nós estamos fazendo a comparação da imagem que foi captada durante as manifestações com imagens das pessoas que nós temos em bancos de dados. A partir desses softwares que fazem o cruzamento, a gente faz um complemento pra identificar corretamente as pessoas”, afirma Ricardo Saadi, diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado e à Corrupção – PF Segundo a Polícia Federal, o homem que atacou o quadro de Di Cavalcanti no Palácio do Planalto também foi identificado.
Ouça os podcasts do Fantástico:
O que aconteceu com o homem que quebrou o relógio no Planalto?
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal ( STF ), manteve nesta quarta-feira (19) a prisão de Antônio Claudio Alves Ferreira, réu pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Ele foi preso por destruir um relógio do século 17 no Palácio do Planalto durante os ataques.
Quem é o homem que quebrou relógio Planalto?
Filmado ao derrubar relógio raro no Palácio do Planalto já tinha sido detido antes do ataque em Brasília; veja detalhes Vândalo que destruiu relógio de Dom João VI é identificado O homem que, feito pelo francês Balthazar Martinot, no Palácio do Planalto, nos atos terroristas de 8 de janeiro, teve três processos criminais na Justiça de, no sudeste de Goiás. A Polícia Civil confirmou que o homem é Antônio Cláudio Alves Ferreira, de 30 anos, e que ele já foi preso duas vezes.
Uma câmera de segurança por Catalão 10 dias após o ataque. O relógio de pêndulo foi um presente da Corte Francesa para Dom João VI. Balthazar Martinot era o relojoeiro do rei francês Luís XIV. O Ministério da Justiça também confirmou a identificação de Antônio Cláudio e informou que ele é considerado foragido após os atos terroristas.
O g1 não conseguiu localizar a defesa dele para que se posicione, até a última atualização desta reportagem. Todos estão arquivados atualmente porque ele cumpriu as sentenças. Abaixo, veja os processos no Tribunal de Justiça de Goiás:
Ano de 201 4 – TCO art 147 (ameaça) Ano de 2014 – TCO art 147 (ameaça) Ano de 2015 – Processo envolvendo a propriedade de um automóvel Ano de 2017 – prisão flagrante – art 33 (tráfico drogas)
De acordo com as sentenças, os processos por ameaça foram arquivados porque Antônio Cláudio fez acordo com uma das vítimas, e no outro processo, a vítima não compareceu à audiência. Mais abaixo, veja as passagens pela polícia em Goiás,
Processo (ameaça) : Antônio Cláudio fez acordo com a vítima em 19 de novembro de 2014. Segundo o termo de audiência, o autor se comprometeu a mais injuriar, ameaçar, ou de qualquer forma importunar a vítima. No acordo, a vítima renunciou ao direito de representação contra Antônio. Processo (ameaça ): Também em 2014, Antônio Cláudio respondia a processo por ameaça. Este foi arquivado porque a vítima não compareceu à audiência na Justiça. Processo cível : Neste processo, Antônio moveu ação trabalhista contra uma empresa e fez acordo, quando negociou e ganhou a propriedade de um autómovel. Processo por tráfico de drogas : Em 2017, Antônio foi preso em flagrante por tráfico, mas o crime foi alterado na Justiça para posse de droga. Assim, ele foi solto e cumpriu pena alternativa. O processo foi arquivado em 2018. Segundo a sentença que mandou arquivar o processo, Antônio pagou multa de R$ 1 mil, dividida em 5 parcelas. Todas as guias de pagamento foram enviadas ao Judiciário. Ele também compareceu diversas vezes ao Núcleo de Apoio ao Toxicômano e Alcoolátra de Catalão durante quatro meses, para assistir palestras semanais.
1 de 2 Morador de Goiás, Antônio Claudio Alves Ferreira está foragido após ser filmado destruindo relógio raro do século 17 no Palácio do Planalto, em Brasília — Foto: Reprodução/Fantástico Morador de Goiás, Antônio Claudio Alves Ferreira está foragido após ser filmado destruindo relógio raro do século 17 no Palácio do Planalto, em Brasília — Foto: Reprodução/Fantástico A Polícia Civil de Catalão levantou os registros contra Antônio Cláudio, nesta semana, após ele ser identificado, e descobriu duas prisões.
2014 – Prisão em flagrante pelo crime de receptação, previsto no artigo 180, do Código Penal. 2014 – Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por ameaça, crime previsto no artigo 147. 2014 – Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) previsto no artigo 28 da Lei de Drogas (LD). O artigo versa sobre comprar, guardar ou portar drogas sem autorização para consumo próprio. as penas são advertência sobre os efeitos das drogas e prestação de serviços à comunidade.2017 – Prisão em flagrante por tráfico de drogas, artigo 33 da LD. Neste caso, o processo foi arquivado em 2018, após ele cumprir a sentença judicial.
O registro de prisão por receptação, de 2014, consta no sistema da polícia, segundo o delegado Jean Arruda, mas ele não foi encontrado pelo Judiciário. A reportagem apurou que Antônio Cláudio trabalhou em duas oficinas de carro em Catalão. A TV Anhanguera localizou o dono de uma delas, que preferiu não gravar entrevista, mas contou que o homem saiu da oficina durante a pandemia e que, nos últimos meses de trabalho, puxava conversas com colegas para atacar a democracia.
Quem é o destruidor do relógio do Palácio?
Os ataques terroristas de 8 de janeiro causaram destruição em obras e objetos de valor inestimável nas sedes dos Três Poderes. Um deles foi o relógio de Balthazar Martinot, trazido ao Brasil em 1808, por dom João VI. As câmeras de segurança do Palácio do Planalto flagraram o momento que um vândalo atira a peça histórica no chão,
- O homem foi identificado como Antônio Cláudio Alves Ferreira, de 30 anos.
- Ferreira mora na cidade de Catalão, a cerca de 260 km da capital de Goiás.
- O programa Fantástico, da TV Globo, localizou um parente dele, que afirma tê-lo reconhecido quando viu a cena do ataque ao relógio.
- O Ministério da Justiça também confirmou a identificação e informa que ele é considerado foragido.
Além disso, a Polícia Civil de Goiás diz que chegou a levantar informações sobre Antônio Cláudio a partir de denúncias anônimas. “A Polícia Civil de Catalão recebeu duas ligações na terça-feira pela manhã, de maneira anônima, nas quais duas pessoas diziam que sabiam quem era o indivíduo que havia danificado aquele objeto nas manifestações em Brasília. Relógio de Balthazar Martinot Relógio, de Balthazar Martinot reprodução relógio destruído Relógio, de Balthazar Martinot, foi destruído durante os atos golpistas reprodução as mulatas As mulatas, de Di Cavalcanti, principal peça do Salão Nobre do Palácio do Planalto, foi encontrada com sete rasgos Reprodução As mulatas José Cruz Agencia Brasil As Mulatas, de Di Cavalcanti Foto: José Cruz/Agência Brasil O Flautista O Flautista, de Bruno Giorgi Beto Barata Mesa de trabalho de Juscelino Kubitscheck Mesa de trabalho de Juscelino Kubitscheck Foto: Divulgação 0
O que aconteceu com o homem que quebrou o relógio em Brasília?
Filmado ao derrubar relógio raro no Palácio do Planalto já tinha sido detido antes do ataque em Brasília; veja detalhes Vândalo que destruiu relógio de Dom João VI é identificado O homem que, feito pelo francês Balthazar Martinot, no Palácio do Planalto, nos atos terroristas de 8 de janeiro, teve três processos criminais na Justiça de, no sudeste de Goiás. A Polícia Civil confirmou que o homem é Antônio Cláudio Alves Ferreira, de 30 anos, e que ele já foi preso duas vezes.
Uma câmera de segurança por Catalão 10 dias após o ataque. O relógio de pêndulo foi um presente da Corte Francesa para Dom João VI. Balthazar Martinot era o relojoeiro do rei francês Luís XIV. O Ministério da Justiça também confirmou a identificação de Antônio Cláudio e informou que ele é considerado foragido após os atos terroristas.
O g1 não conseguiu localizar a defesa dele para que se posicione, até a última atualização desta reportagem. Todos estão arquivados atualmente porque ele cumpriu as sentenças. Abaixo, veja os processos no Tribunal de Justiça de Goiás:
Ano de 201 4 – TCO art 147 (ameaça) Ano de 2014 – TCO art 147 (ameaça) Ano de 2015 – Processo envolvendo a propriedade de um automóvel Ano de 2017 – prisão flagrante – art 33 (tráfico drogas)
De acordo com as sentenças, os processos por ameaça foram arquivados porque Antônio Cláudio fez acordo com uma das vítimas, e no outro processo, a vítima não compareceu à audiência. Mais abaixo, veja as passagens pela polícia em Goiás,
Processo (ameaça) : Antônio Cláudio fez acordo com a vítima em 19 de novembro de 2014. Segundo o termo de audiência, o autor se comprometeu a mais injuriar, ameaçar, ou de qualquer forma importunar a vítima. No acordo, a vítima renunciou ao direito de representação contra Antônio. Processo (ameaça ): Também em 2014, Antônio Cláudio respondia a processo por ameaça. Este foi arquivado porque a vítima não compareceu à audiência na Justiça. Processo cível : Neste processo, Antônio moveu ação trabalhista contra uma empresa e fez acordo, quando negociou e ganhou a propriedade de um autómovel. Processo por tráfico de drogas : Em 2017, Antônio foi preso em flagrante por tráfico, mas o crime foi alterado na Justiça para posse de droga. Assim, ele foi solto e cumpriu pena alternativa. O processo foi arquivado em 2018. Segundo a sentença que mandou arquivar o processo, Antônio pagou multa de R$ 1 mil, dividida em 5 parcelas. Todas as guias de pagamento foram enviadas ao Judiciário. Ele também compareceu diversas vezes ao Núcleo de Apoio ao Toxicômano e Alcoolátra de Catalão durante quatro meses, para assistir palestras semanais.
1 de 2 Morador de Goiás, Antônio Claudio Alves Ferreira está foragido após ser filmado destruindo relógio raro do século 17 no Palácio do Planalto, em Brasília — Foto: Reprodução/Fantástico Morador de Goiás, Antônio Claudio Alves Ferreira está foragido após ser filmado destruindo relógio raro do século 17 no Palácio do Planalto, em Brasília — Foto: Reprodução/Fantástico A Polícia Civil de Catalão levantou os registros contra Antônio Cláudio, nesta semana, após ele ser identificado, e descobriu duas prisões.
2014 – Prisão em flagrante pelo crime de receptação, previsto no artigo 180, do Código Penal. 2014 – Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por ameaça, crime previsto no artigo 147. 2014 – Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) previsto no artigo 28 da Lei de Drogas (LD). O artigo versa sobre comprar, guardar ou portar drogas sem autorização para consumo próprio. as penas são advertência sobre os efeitos das drogas e prestação de serviços à comunidade.2017 – Prisão em flagrante por tráfico de drogas, artigo 33 da LD. Neste caso, o processo foi arquivado em 2018, após ele cumprir a sentença judicial.
O registro de prisão por receptação, de 2014, consta no sistema da polícia, segundo o delegado Jean Arruda, mas ele não foi encontrado pelo Judiciário. A reportagem apurou que Antônio Cláudio trabalhou em duas oficinas de carro em Catalão. A TV Anhanguera localizou o dono de uma delas, que preferiu não gravar entrevista, mas contou que o homem saiu da oficina durante a pandemia e que, nos últimos meses de trabalho, puxava conversas com colegas para atacar a democracia.
Quem é o cara que derrubou o relógio em Brasília?
Na ocasião do crime, Antônio Cláudio Alves Ferreira, de 30 anos, foi filmado pelas câmeras de segurança do Planalto. A prisão aconteceu nessa segunda-feira, na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais.
Como foi a história do relógio?
Um relógio, muitos inventores – Entrando na era cristã, já em 725 d.C., um monge budista chinês chamado Yi Ching fabricou o primeiro relógio mecânico de que se tem notícia. Ele funcionava com um conjunro de engrenagens e 60 baldes de água, correspondentes aos 60 segundos que compõe um minuto.
Pouco mais tarde, por volta de 800 d.C., o califa Harune Arraxide deu a Carlos Magno um elefante e um relógio mecânico de onde saía um cavaleiro que dizia as horas. Como o Califa era de Bagdá, isso pode significar que primeiros relógios mecânicos foram inventados pelos asiáticos. Mas quem levou o mérito pela invenção do relógio mecânico acabou sendo o papa Silvestre II.
Ao menos no mundo ocidental isso é verdade. Mas depois desses primeiros registros, diversos outros nomes foram responsáveis pelo aperfeiçoamento de relógios. Dentre eles estão Ricardo de Walinfard, Santigo de Dondis e seu filho que ficou conhecido como “Horologius”, e Henrique de Vick, todos do século XIV d.C.
O que levou o homem a inventar o relógio?
O relógio que conhecemos hoje é resultado da evolução de diversos instrumentos criados para medir o tempo, desde a Antiguidade, em diversos formatos. Trata-se de uma das mais antigas invenções humanas, e você vai conhecer sua história agora. O ser humano sempre sentiu a necessidade de medir o tempo.
- Mesmo as sociedades mais antigas já observavam os padrões da natureza para programar plantios e colheitas.
- Inicialmente, era importante saber distinguir as estações do ano.
- Durante o curso de um ano eram observadas diversas alterações climáticas, que influenciavam mudanças no ambiente.
- Florescimento de plantas, ventos, inundações, chuvas sazonais, reprodução de animais, migração de aves Tudo isso foi observado e concluiu-se que havia uma regularidade que regia tais fenômenos.
Por sua condição de animal racional, era apenas uma questão de tempo até que o homem notasse também o movimento regular dos corpos celestes. O primeiro registro das fases da lua, por exemplo, foi feito na pré-história, há cerca de 30 mil anos. Isso mostra como a contagem do tempo tem sido utilizada há muito mais tempo do que muitos imaginam, e por esse motivo especula-se que pode ter tido papel fundamental no progresso das civilizações, ditando seu ritmo.
- Mas para atender a novas necessidades com o passar dos anos, o ser humano passou a inventar formas cada vez mais precisas de medir o tempo.
- Já não era mais suficiente medir os anos, meses e dias.
- Para isso, aos poucos foram sendo inventados instrumentos para medir intervalos de tempo mais curtos que aqueles já definidos pela própria natureza.
Esses dispositivos têm sido utilizados por milênios, operando de acordo com os mais diversos princípios. Em comum eles possuem o fato de marcarem as horas, e todos eles culminaram no relógio que conhecemos hoje. Portanto, podem ser considerados relógios também.
Como eles criaram o relógio sem saber a hora?
Os Relgios e sua Evoluo INTRODUO Os meios de gerao, disseminao e conservao do tempo, sofreram ao longo dos sculos uma grande evoluo, marcada pelo aperfeioamento constante de vrios dispositivos bastante engenhosos e singulares. Partindo-se do Sol como referncia natural em funo dos dias e das noites, os relgios de Sol foram acompanhados por outros que utilizavam o escoar de lquidos, areia ou a queima de fluidos, at chegar aos dispositivos mecnicos que originaram as pndulas.
Com a eletrnica e a descoberta do efeito piezoeltrico, os relgios a quartzo passaram a servir como padres, evoluindo posteriormente at os atuais padres de csio e maser de hidrognio. Assim, com o desenvolvimento tecnolgico, estes padres tornaram-se mais precisos como referncia de tempo que a rotao do nosso planeta, embora sua translao ainda seja utilizada como referncia para o Tempo das Efemrides.
O homem busca nos “pulsar ou pulsares” – (estrelas de nutrons) -, corpos celestes supermassivos, ultracompactos, com gravidade extremamente alta e com pulsaes bastante regulares, uma referncia estvel que seja imune s variaes de diversas origens observadas no interior do Sistema Solar.
Em nosso Pas, as atividades da Diviso Servio da Hora (DSHO) do Observatrio Nacional (ON) remontam criao do Imperial Observatrio do Rio de Janeiro, em 15 de outubro de 1827, pelo Imperador Dom Pedro I. Em 1913, foi aprovada pelo Congresso Nacional a Lei 2784 que instituiu a Hora Legal no Brasil. A Diviso Servio da Hora vem cumprindo todas as convenes internacionais j estabelecidas e tem como atribuies fundamentais a gerao, conservao e disseminao da Hora Legal Brasileira (HLB) a todo territrio nacional, com diferentes nveis de exatido e confiabilidade, conforme a Legislao Brasileira, bem como realizar pesquisa e desenvolvimento no campo da metrologia de Tempo e Frequncia.
Em 1983, o ento Servio da Hora foi credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (Inmetro), para realizar aferies (termo da poca) na rea de tempo e frequncia. Desde ento, mediante convnios celebrados com esse Instituto e renovados h vrios anos, a DSHO assumiu a padronizao de referncia metrolgica do Brasil, no campo do tempo e frequncia, em apoio misso do Inmetro, passando a desempenhar a funo de Laboratrio Primrio de Tempo e Frequncia (LPTF).
- Assim, a DSHO mantm sob sua guarda os padres nacionais de tempo e frequncia, que so a base da Rastreabilidade Metrolgica Brasileira.
- Em nvel internacional, a rastreabilidade dos padres nacionais e da HLB estabelecida com o Bureau International des Poids et Mesures (BIPM), sendo a HLB intercomparada em tempo real por meio do Sistema Interamericano de Metrologia (SIM), acessvel via enlace SIM Time Scale Comparisons via Global Positioning System (GPS) Common-View, onde o LPTF da DSHO identificado atravs da sigla ONRJ.
Neste trabalho, est resumida a evoluo do relgio ao longo dos sculos, bem como os principais eventos associados rea de tempo e frequncia. RELGIOS UMA EVOLUO MARCADA COM O TEMPO Registros indicam que foram os egpcios e parte dos povos da sia ocidental quem primeiro dividiram o dia em 24 horas.
- O mais antigo instrumento para marcar as horas foi o “Relgio de Sol”, que foi inventado pelos babilnios e egpcios e tinha um funcionamento simples: uma haste vertical se projetava do centro de uma superfcie circular, projetando uma sombra do Sol para indicar a hora.
- A histria dos relgios acompanha, efetivamente, a prpria histria da civilizao.
Iniciando-se por volta de 5000 anos passados, registra a evoluo do homem em seu progresso atravs dos tempos at os nossos dias. Iniciada a pouco mais de um sculo, a industrializao dos relgios relativamente recente. Na atualidade uma das indstrias mais evoludas do nosso planeta, sendo produzidos em todo o mundo milhes de unidades anualmente.
- Isto, sem dvida, porque a medio do tempo foi,, e certamente continuar a ser uma preocupao permanente.
- CRONOLOGIA DOS RELGIOS Sculo XXX a.C.3000 a.C.
- Basto Relgio de Sol.
- Estudos levam a crer que o primeiro medidor de tempo, conhecido e realmente usado pelo homem, tenha sido um simples e rstico basto fincado deliberadamente e conscientemente no solo.2679 a.C.
– Clepsidra. Um dos mais primitivos relgio hidrulico. Antigos documentos relatam indcios que no reinado do imperador chins Hoang-Ti, no ano 2679 a.C., esse povo j conhecia e usava a clepsidra. Sculo XV a.C.1500 a.C. – Inscrio funerria egpcia menciona uma clepsidra, relgio de gua, construda para o rei Amenophis I.
Sculo XIV a.C.1400 a.C. – A mais antiga citao que se conhece sobre o quadrante solar refere-se ao Egito e remonta poca do Fara Tuttmosis III (1483 a 1450 a.C.). Sculo X a.C.950 a.C. – Homero menciona em suas obras os perodos do dia e do ano solar. Sculo VI a.C.600 a.C. – Referncia a um relgio de sol, chamado “pedra horria”, construdo na Babilnia, por Beroso.580 a.C.
– Atribui-se a Anaximandro de Mileto (610 a 547 a.C.), importante filsofo grego, a introduo de notvel melhoria nos relgios de Sol, quando constri o primeiro quadrante solar, ou seja, os mostradores. Sculo V a.C.430 a.C. – Na Grcia comea a ser usada a clepsidra.
Sculo III a.C.287 a.C. – Arquimedes inventa as rodas dentadas. Sculo II a.C.158 a.C. – Em Atenas, construda a “Torre dos Ventos”. Uma estrutura de mrmore octogonal, com 12,8 m de altura por 8 m de dimetro, diversos quadrantes solares e uma clepsidra para medir o tempo. A Torre dos Ventos tambm conhecida como Horologion de Andronikos Kyrrestes, astrnomo grego.157 a.C.
– Roma conhece a clepsidra, levada por Scipio Nsica. Sculo I a.C.27 a.C. – erigido no Campo de Marte, em Roma, um obelisco com a funo de Gnomon. Foi construdo para comemorar a expulso dos tarquinienses (povo antigo da pennsula itlica). Sculo III d.C.250 – Surgem referncias aos primeiros relgios de areia, ampulhetas.
Sculo VIII 721 – Y. Hang, astrnomo chins, constri uma clepsidra mecnica que indicava o movimento dos astros. Sculo IX 885 – Alfredo o Grande usa velas para medir o tempo. Sculo XI 1090 – O chins Su-Sung (1020 – 1101) publica um tratado sobre relgios de torre, movidos a gua. Sculo XIII 1251 – O arquiteto Villard desenha um escapamento de relgio.1292 – construdo o relgio da catedral de Canterbury (Cathedral and Metropolitical Church of Christ at Canterbury).
Sculo XIV 1327 – O abade Richard de Wallingford constri o relgio astronmico de Santo Albano.1352 – A Catedral de Estrasburgo recebe seu primeiro relgio que ficou conhecido como o Relgio dos Trs Reis.1380 – Surgem na pennsula itlica os primeiros relgios domsticos.
- Sculo XV 1459 – A fita de ao pela primeira vez aplicada nos relgios como elemento motor, a mola.1500 – Peter Henlein (1480 – 1542), de Nuremberg inventa um relgio porttil.
- Sculo XVI 1525 – O caracol inventado por Jacob Zech, de Praga.1530 – Comeam a ser usadas platinas de lato nos relgios portteis.1530 – Gemma Frisius (1508 – 1555) prope que a longitude no mar e em outros lugares pode ser determinada com o auxlio de relgios portteis.1549 – Os portugueses introduzem no Japo os relgios mecnicos.1560 – Surge a corrente do caracol, que substitui o fio de tripa.1570 – Inicia-se a aplicao das figuras animadas na relojoaria.1574 – Isaac Habrecht (1544 – 1620) constri o segundo relgio astronmico da Catedral de Estrasbrugo.1582 – Galileu Galilei (1564 – 1642) descobre o isosincronismo das oscilaes do pndulo.1585 – Jost Brgi (1552 – 1632) constri um relgio com corda para trs meses.1587 – Comea em Genebra, Sua, a fabricao de relgios.1600 – Generaliza-se a produo e uso de relgios portteis, que tomam as mais variadas formas.
Sculo XVII 1610 – Inicia-se o uso dos vidros de proteo sobre os mostradores e ponteiros dos relgios portteis, assim como a aplicao das miniaturas em esmalte, para a decorao das tampas das caixas.1640 – Galileu Galilei (1564 – 1642), com 76 anos e cego, dita a seu filho e a seu aluno Vincenzo Viviani todos os detalhes que permitiram a estes desenhar o clebre relgio de Galileu, provido de um pndulo e um escapamento livre.1650 – Christian Huygens (1629 – 1695) planeja a aplicao do pndulo nos relgios.1657 – Salomon Coster (1620 – 1659) relojoeiro holands de Haia, constroe o primeiro relgio a pndulo inventado por Christian Huygens.1670 – O ponteiro de minutos comea a ser utilizado.1675 – Christian Huygens (1629 – 1695) inventa a espiral de ao para relgios de bolso, substituindo a cerda de porco.1676 – Daniel Quare (1647 – 1724) cria a soneria de repetio, batendo horas e quartos, pela presso do suporte da argola, nos relgios portteis.1700 – Surgem os primeiros relgios de azeite.
Sculo XVIII 1704 – Nicolas Fatio Di Duillier (1664 – 1753) o primeiro a utilizar nos relgios rubis perfurados como mancais para os pivs das engrenagens.1714 – O parlamento ingls oferece um prmio para o construtor de um relgio que permitisse melhor determinao da longitude no mar.1726 – George Graham (1674 – 1751) inventa o pndulo com compensao a mercrio.1730 – Na Alemanha, o arteso Franz Anton Ketterer (1676 – 1749) cria o primeiro relgio Cuco fabricado na Floresta Negra, no Estado de Baden-Wrttemberg.1735 – John Harrison (1693 – 1776) apresenta o primeiro cronmetro martmo H-1 pesando 35 kg.1741 – John Harrison (1693 – 1776) com algumas inovaes apresenta o segundo cronmetro martmo H-2 pesando 40 kg.1748 – Pierre Le Roy (1717 – 1785) apresenta Academia de Cincias de Paris um escapamento livre.1751 – fabricado em Paris, por Louis Antoine LePlat, um relgio que carrega sua corda, com variaes da presso atmosfrica.1759 – Thomas Mudge (1715 – 1794) inventa o escape a ncora para relgios portteis, ainda usado em nossos dias.1759 – John Harrison (1693 – 1776) apresenta o cronmetro martmo H-3 com o peso de 8 kg.
Quase nem chegou ser testado porque o prprio John Harrison no ficou satisfeito.1761 – John Harrison (1693 – 1776), com o seu quarto cronmetro martmo H-4, resolve o problema das longitudes no mar e recebe do governo ingls uma parte do prmio de 20 mil libras.1761 – Pela primeira vez usado o termo cronmetro por Pierre Le Roy (1717 – 1785).1765 – Surge o ponteiro dos segundos.1775 – John Arnold (1736 – 1799) inventa o cabelo helicoidal, para cronmetros.1775 – Abraham Louis Breguet (1747 – 1823) criou sua prpria manufatura e produziu grandes invenes relojoeiras: escapamentos com cortes para compensao trmica; o uso de rubis cilndricos; mecanismo de corda automtica (a chave Breguet).1800 – Alexandre Volta (1745 – 1827) inventada a pilha eltrica.
Sculo XIX 1801 – A casa BREGUET inventa o turbilho (mecanismo para evitar as distores provocadas pela gravidade).1810 – Criado pelo relojoeiro Abraham Louis Breguet (1747 – 1823) o primeiro modelo de relgio de pulso por encomenda de Marie Annonciade Carolina Murat (1782 – 1839), princesa de Npoles e irm de Napoleo Bonaparte.1830 – Pela primeira vez um pndulo acionado pela eletricidade pelo fsico Giuseppe Zamboni (1776 – 1846), de Verona.1840 – Edmund Beckett (1816 – 1905), primeiro Baro Grimthorpe, inventa o escape gravidade, concebido especialmente para o relgio de Westminster, o clebre BIG BEN de Londres.1842 – Jean Adrien Philippe (1815 – 1894) inicia a fabricao de seus relgios de bolso, com corda pela coroa.1848 – Louis Brandt (1825 – 1879) aos 24 anos, funda em La Chaux-de-Fonds, Sua, uma fbrica de relgios de preciso com caixa de prata confeccionadas por arteses locais.
Fundador da marca Omega.1856 – Louis Franois Clment Breguet (1804 – 1883) idealiza um dispositivo eletromagntico, para carregar a corda dos relgios.1865 – George Frderic Roskopf (1813 – 1889) inventa o escapamento econmico, com ncoras de pinos.1868 – A empresa Patek-Philippe produz o primeiro relgio de pulso para mulheres.
O primeiro modelo feminino foi vendido em 13 de novembro de 1876 condessa hngara Koscowicz.1880 – O casal Curie (Pierre Curie (1859 – 1906) e Marie Curie (1867 – 1934)) descobre as qualidades piezo-eltricas do cristal de quartzo.1884 – O meridiano de Greenwich aceito internacionalmente como o ponto inicial na escala dos meridianos para o clculo das longitudes.1884 – Thomas Alva Edison (1847 – 1931) descobre a emisso termoinica, efeito Edison, que permitiu a criao da vlvula eletrnica.1891 – Sigimund Riefler (1847 – 1912) inventa um escapamento para pndulo (Escapamento Riefler).1900 – A fbrica de relgios Omega produz o primeiro relgio de pulso, o Omega Policromado.
Sculo XX 1904 – Alberto Santos Dumont (1873 – 1932) solicitou a seu amigo joalheiro Louis-Franois Cartier (1875 – 1942) que desenhasse um relgio adequado aeronutica. Com sua orientao, Cartier construiu o primeiro relgio de pulso masculino. At ento, somente mulheres usavam relgio no pulso, uma inveno da empresa suia Patek-Philippe, em 1868.
- As pulseiras eram de brilhantes, e Santos Dumont foi o primeiro a utilizar o couro.
- Como era sempre imitado, coube a ele a popularizao do uso do relgio no pulso, transformando o fato em moda, na poca, quando os homens elegantes imediatamente passaram a ostent-lo.1912 – Primeira Conferncia Internacional da Hora em Paris, na qual foi determinada a unificao dos sinais horrios por rdio e o uso universal do -Greenwich-Mean Time-.1918 – H.E.
Warren constri o primeiro motor eltrico sncrono para relgios.1923 – John Harwood (1893 – 1965) patenteia um dispositivo de corda automtica, adaptado para os relgios de pulso.1928 – A International Astronomical Union (IAU) recomenda a designao “Universal Time” para o dia solar mdio em Greenwich, contado a partir de meia-noite.1929 – Warren Alvin Morrison e Joseph Horton constroem o primeiro relgio a cristal de quartzo.1935 – Comparaes entre observaes astronmicas e os relgios de quartzo em Postdam (Alemanha), indicaram variaes irregulares e imprevisveis na rotao da Terra.1938 – No National Physical Laboratory (NPL), Louis Essen (1908 – 1997) alcanou maior preciso usando anis de quartzo em vez de lajes.
Ele descobriu que as variaes na frequncia dependiam, em grande parte, da forma como o quartzo era mantido no lugar. O Anel Essen, desenvolvido em 1938, era um anel de quartzo suspenso por seis fios de seda. Relgios contendo um Anel Essen mantinham a preciso de um segundo por trs anos.1938 – A Patek Philippe & Co produzem um relgio de pulso retangular, modelo masculino, que mostra as horas em 28 cidades do mundo.
Entregue em agosto de 1938 a GUILLERMIN & Cie, em Paris.1939 – O Royal Observatory Greenwich comprou seu primeiro relgio de quartzo.1941 – O Instituto Brasileiro de Relojoaria fundado em So Paulo.1942 – Isidor Isaac Rabi (1898 – 1988) inicia as pesquisas relacionadas ao ncleo dos tomos, o que levar ao relgio atmico.1942 – O Royal Observatory Greenwich passou a ter seus horrios oficiais obtidos de grupos de relgios de quartzo no Post Office Rdio Sucursal, em Dollis Hill.1944 – No Royal Observatory Greenwich foram instalados quatro bancos de trs relgios de quartzo em diferentes caves, e os seus tempos foram comparados eletronicamente.
Os cristais nesses relgios eram frequentemente sintonizado a 100000 Hz (ciclos por segundo).1948 – Devido aos trabalhos de Willian Bradford Schockley (1910 – 1989), John Bardeen (1908 – 1991) e Walter Houser Brattain (1902 – 1987) surge experimentalmente o primeiro transistor, inventado nos Laboratrios Bell, em dezembro de 1947, sendo mantido em segredo at junho de 1948.1948 – O National Bureau of Standard (NBS), atualmente National Institute of Standards and Technology (NIST), apresentou o primeiro relgio atmico mundial, utilizando molculas de amnia(NH3) como fonte de vibraes.1948 – Dimas de Melo Pimenta (1918 – 1996) inicia no Brasil pesquisas sobre relgios comandados por sinais de rdio.1950 – Introduo da escala de tempo das Efemrides (ET).
O Tempo das Efemrides (ET), a escala de tempo astronmica baseada no movimento orbital da terra em torno do Sol.1952 – O NIST completou a primeira medio exata da ressonncia da frequncia do relgio de csio. Os aparelhos para essa medio so chamados NBS-1.1953 – Louis Essen (1908 – 1997) e Jack Parry receberam autorizao para produzir um relgio atmico no NPL.
- Na poca, tinham pouca experincia em relgios atmicos, mas o conhecimento de Essen em osciladores de quartzo e ressonncia de micro-ondas permitiu-lhes a produo de um relgio de csio, em 1955.
- Dificuldades polticas nos EUA quase interromperam as pesquisas de relgios atmicos no NBS.1955 – O primeiro relgio atmico – Csio I, -, foi projetado e construdo por Louis Essen no NPL, em Teddington, Inglaterra.
L, ele trabalhou no desenvolvimento de osciladores de cristal de quartzo, o que permitiu medir o tempo de forma to precisa como os melhores relgios de pndulo, tendo em vista que em 1938, ele tinha desenvolvido o Anel Essen, pea de quartzo utilizado no seu novo relgio, que foi trs vezes mais exata do que as verses anteriores.
O Csio I foi o primeiro relgio cuja cronometragem foi significativamente mais constante do que a rotao da Terra.1955 – Charles Hard Townes (1915 – ) orienta a construo do relgio atmico de Maser.1956 – Jerrold R. Zacharias e Richard T. Daly, apresentam no dia 3 de outubro o primeiro relgio atmico comercial no Overseas Press Club, em Nova York.1957 – Max Hetzel (1921 – ), da fbrica Hamilton dos EUA, apresenta o primeiro relgio de pulso eletrnico.1958 – O Laboratrio de Pesquisas Relojoeiras, de Neuchatel, constri o primeiro relgio atmico suo.1958 – P.
Bender, do NBS, EUA, desenvolve tcnica que permite mais tarde a construo de padres atmicos de rubdio.1959 – A fbrica DIMEP do Brasil inicia as pesquisas para a fabricao de relgios a quartzo no Brasil.1960 – O NBS-2 inaugurado em Boulder, Colorado. Ele utilizado para calibrar padres secundrios.1960 – As foras armadas americanas concebem o projeto para o sistema Global Positioning System (GPS) de navegao que, como subproduto, permite a disseminao de tempo e frequncia no mundo inteiro, com grande preciso.1963 – O NBS-3 o resultado da procura de um relgio com uma melhor preciso e estabilidade.1967 – Os suos desenvolvem no Centre Electronique Horloger (CEH) em Neuchtel, Sua, o primeiro prottipo de relgio de pulso a quartzo, com mostrador e ponteiros convencionais o Beta 21.1967 – A 13a Conferncia Geral de Pesos e Medidas (CGPM), passou a considerar o padro de csio, como base para a definio da unidade de tempo (segundo).
- Definio: o segundo a durao de 9.192.631.770 perodos da radiao correspondente aos dois nveis hiperfinos do estado bsico dos tomos de Csio 133.1968 – A construo do NBS-4, considerado o mais estvel relgio de csio, est concluda.
- Este relgio foi utilizado na dcada de 1990 como parte do Sistema NIST Tempo.1969 – Criada a escala de Tempo Atmico Internacional(TAI).
O Tempo Atmico Internacional (TAI) a escala de tempo calculada pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), na Frana, usando informaes de cerca de duzentos e sessenta relgios atmicos localizados em institutos e observatrios de metrologia ao redor do mundo.1970 – Comea a funcionar no Brasil, no Servio da Hora do Observatrio Nacional, o 1 padro atmico de csio.1970 – As fbricas de relgios americanas Hamilton Watch Company, de Lancaster, Pensilvnia, e a Electro-Inc Dados, de Garland, Texas, produzem o primeiro relgio eletrnico de pulso a quartzo, o Pulsar, sem peas mveis e com mostrador digital.
Os nmeros do Pulsar so constitudos por “Light Emitting Diode” (LED).1971 – Pesquisado e desenvolvido pela Optel Corporation, Princeton, USA, surge a aplicao de um novo mostrador digital para relgios de pulso a quartzo, o “Liquid Crystal Display” (LCD).1972 – O novo sistema de Tempo Universal Coordenado (UTC), baseado nos padres atmicos, passou a vigorar partir de 1 de janeiro.1972 – Concludo o NBS-5, um feixe de csio de dispositivo avanado, utilizado como o principal padro.1973 – Aprovao do sistema GPS.1974 – Chega ao Observatrio Nacional, o 1 Padro Atmico de Rubdio.1975 – O NBS-6 inicia sua operao, um avano do NBS-5.
considerado o mais preciso relgio atmico do mundo. Sua preciso de ? 1 segundo em 300.000 anos.1978 – Lanamento do primeiro dos 18 satlites que comporo o sistema GPS.1983 – Lanamento do oitavo satlite do sistema GPS.1985 – Lanamento do dcimo primeiro satlite do sistema GPS.1987 – A fbrica de automveis GM nos EUA planeja ter em seus automveis receptores para o GPS.1993 – O NBS-7 vem em linha, atingindo uma incerteza de 5×10-15, ou seja, 20, vezes mais preciso do que o NBS-6.1996 – Chega ao Observatrio Nacional, dois masers de Hidrognio CH1-75 da Marca KVARZ, os primeiros do Hemisfrio Sul.1997 – Instalados no Observatrio Nacional, dois padres de Csio HP5071A.1999 – O NIST-F1 inicia sua operao com uma incerteza de 1,7×10-15, ou preciso de cerca de um segundo em 20 milhes de anos, o que o torna um dos mais precisos relgios.2000 – A incerteza do NIST-F1 est continuamente melhorando.
- J apresenta 1×10-15.
- Sculo XXI 2004 – O NIST apresenta um relgio atmico do tamanho de um chip de computador ou de um gro de arroz (1,5 milmetro de largura por 4 milmetro de altura).
- O relgio atmico porttil ter uma variao de 1 segundo a cada 300 anos.
- Ele pode ser comparvel em dimenses e estabilidade aos osciladores de cristal de quartzo, usados em pequenos aparelhos eletrnicos ou marcadores de pulso.
Suas aplicaes variam desde as telecomunicaes navegao, em aparelhos de comunicao sem fio, em receptores de sinais de localizao via satlite e em veculos comerciais e militares. O equipamento consome pouca energia, que pode ser suprida por uma pequena pilha ou bateria.
A DSHO tem o seu Sistema de Gesto da Qualidade aprovado pelo Sistema Interamericano de Metrologia (SIM) / Quality System Task Force (QSTF).2005 – A incerteza do NIST-F1 foi reduzida para cerca de 5×10-16, o que significa no variar um segundo em mais de 60 milhes de anos. Podemos observar que o NIST-F1 aproximadamente dez vezes mais preciso que NIST-7 que, no perodo entre 1993-1999, foi utilizado como padro primrio de tempo e frequncia nos Estados Unidos.2006 – Em junho a DSHO passa a enviar dados do clculo da Escala de Tempo Atmico Brasileiro, TA(ONRJ), tornando o Brasil um dos 15 pases no mundo a gerar uma escala de tempo atmico independente – Circular T.
Em novembro a Hora Legal Brasileira, UTC(ONRJ), passa a ser gerada tendo como base a TA(ONRJ), isto, um conjunto de relgios atmicos.2007 – Os equipamentos desenvolvidos pela DSHO para gerar a Hora Falada entram em operao.2008 – A DSHO em novembro passa a disseminar a Hora Legal Brasileira e frequncia padro em 10MHz para todo o territrio nacional.
Fsicos do National Institute of Standards and Technology (NIST), demonstram a lgica de um relgio quntico com base em ons de mercrio e alumnio. So considerados os relgios mais precisos que tenham sido construdos at esta data. O relgio atmico no atrasa nem adianta um segundo em mais de um bilho de anos.2009 – A DSHO tem o seu Sistema de Gesto da Qualidade reavaliado pelo Sistema Interamericano de Metrologia (SIM) / Quality System Task Force (QSTF), e sua melhor capacidade de medio aprovada passando a constar no Key Comparison Data Base (KCDB) do Bureau International des Poids et Mesures (BIPM).2010 – Entra em operao mais dois relgios atmicos de csio e um relgio a maser de hidrognio Symmetricom MHM 2010.
A DSHO mantm em operao contnua sete relgios atmicos de csio e um maser de hidrognio nas suas instalaes, e em ambiente seguro trs relgios atmicos de csio (razes de tempo) da Rede de Auditoria de Carimbo de Tempo e a Rede de Sincronismo fora das suas instalaes, a saber: a primeira raiz em Braslia na sala cofre do Supremo Tribunal Federal (STF), a segunda raiz em So Paulo na sala cofre do Ncleo de Informao e Coordenao do Ponto br (NIC) e a terceira raiz no Rio de Janeiro na Global Crossing.
O Dr. James Chin-Chou Wen do NIST desenvolve a segunda verso do relgio de lgica quntica usando um nico tomo de alumnio (tomo eletricamente carregado). Considerado o relgio mais preciso do mundo, sua perda de um segundo se d a cada 3,4 bilhes de anos, em comparao com o NIST-F1 (relgio atmico com fonte de csio usado como padro de tempo civil), que perde ou ganha um segundo em cerca de 100 milhes de anos, de acordo com a atual norma internacional.
REFERNCIAS 01) ALLEN, Tony. A histria e o desenvolvimento do Relgio de Sol. Disponvel em: http://weuropeanhistory.suite101.com/article.cfm/the_history_and_development_of_sundials, Acesso em: 16 outubro 2009.02) BIG BEN. Disponvel em: http://www.whitechapelbellfoundry.co.uk/bigben.htm,
- Acesso em 27 outubro 2009.03) BOLSO, Relgio de.
- Disponvel em: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f2/BwcRtmvt7sa.jpg&imgrefurl=http://reloginos.blogspot.com,
- Acesso em: 23 julho 2009.04) BRAGANA, Dom Luiz de Orleans e.
- A Princesa Isabel 160 anos.
- Disponvel em: http://www.deuslovult.org/2009/02/21/a-princesa-isabel-dom-luiz-de-orleans-e-braganca/,
Acesso em 4 novembro 2009.05) BRGUET, Abraham Louis. Disponvel em: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/_ouecRM74vk/Sfg1vGJ0II/AAAAAAAAAks/4esXhguKc7k/s400/Abraham_Louis_Breguet_02.jpg&imgrefurl=http://oficinadahistoriad.blogspot.com/2009/04/abrahamlouisbreguet17471823.html&usg=_t2SxAVNFrzhMliZmNsHzJ5nbTU=&h=339&w=300&sz=10&hl=ptBR&start=1&um=1&tbnid=dxLW8cVS5xyCrM:&tbnh=119&tbnw=105&prev=/images%3Fq%3DAbraham%2BLouis%2BBreguet%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR%26um%3D1,
Acesso em 27 outubro 2009. http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/_ouecRM74vk/Sfg1vGJ0II/AAAAAAAAAks/4esXhguKc7k/s400/Abraham_Louis_Breguet_02.jpg&imgrefurl=http://oficinadahistoriad.blogspot.com/2009/04/abrahamlouisbreguet17471823.html&h=339&w=300&sz=10&tbnid=dxLW8cVS5xyCrM:&tbnh=119&tbnw=105&prev=/images%3Fq%3DAbraham%2BLouis%2Bbreguet&hl=ptBR&usg=_BNCXPP9obKSTwx7x499tj5RP5c=&ei=mNTpSvDvGMyztgfZhu06&sa=X&oi=image_result&resnum=4&ct=image&ved=0CBQQ9QEwAw,
Acesso em 27 outubro 2009.06) BRGI, Jost. Disponvel em: e http://www-history.mcs.st-andrews.ac.uk/history/Biographies/Burgi.html, Acesso em 12 abril 2010.07) CADEIA de Rastreabilidade em Tempo e Freqncia. Pontifcia Universidade Catlica, Rio de Janeiro.
Disponvel em: http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0611876_07_cap_04.pdf, Acesso em: 16 setembro 2009.08) CARVALHO, Ricardo Jos; FITTIPALDI, Mrio Noto. A Metrologia de Tempo e Freqncia da Diviso Servio da Hora do Observatrio Nacional. V Congresso Brasileiro de Metrologia, Salvador, Bahia, Nov.2009.09) COSTER, Salomon.
Disponvel em: http://translate.google.com.br/translate?hl=ptBR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Salomon_Coster&ei=KNvVS4beOMSuAeQgJGIDg&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CAsQ7gEwAA&prev=/search%3Fq%3D%2522Salomon%2BCoster%2522%26hl%3DptBR%26sa%3DN%26ndsp%3D20,
- Acesso em 26 abril 2010.10) Cronmetro Martimo.
- Associao Nacional de Cruzeiros.
- Lisboa, Portugal.
- Disponvel em: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.ancruzeiros.pt/cronometroh1.gif&imgrefurl=http://www.ancruzeiros.pt/ancicronometro.html&usg=_7QmW7GZ7GKJY38TL1tNdm8SmVHg=&h=259&w=282&sz=21&hl=ptBR&start=5&um=1&itbs=1&tbnid=FA_LdmD2Pa6DIM:&tbnh=105&tbnw=114&prev=/images%3Fq%3Dcronometro%2Bde%2Bmarinha%2BJohn%2BHarrison%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26tbs%3Disch:1,
Acesso em 27 abril 2010.11) CURIE, Pierre; CURIE, Marie. Disponvel em: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.feiradeciencias.com.br/cientistas/fotos/pierre_marie_g.jpg&imgrefurl=http://www.feiradeciencias.com.br/cientistas/pierre_marie.asp,
- Acesso em: 07 agosto 2009.12) FRISIUS, Gemma.
- Disponvel em: http://translate.google.com.br/translate?hl=ptBR&sl=en&u=http://encyclopedia.farlex.com/Regnier%2BGemma%2BFrisius&ei=b0XsS_vJLceJuAfCxcWsBg&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=8&ved=0CEEQ7gEwBzgK&prev=/search%3Fq%3DGemma%2BFrisius%26start%3D10%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26prmd%3Di,
Acesso em 14 maio 2010. http://translate.google.com.br/translate?hl=ptBR&sl=en&u=http://www.gapsystem.org/~history/Biographies/Gemma_Frisius.html&ei=ZJXtS6XIFImTuAeN7cWrBg&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=10&ved=0CD0Q7gEwCQ&prev=/search%3Fq%3DGemma%2BFrisius%26hl%3Dpt-BR%26prmd%3Di,
- Acesso em 14 maio 2010.13) GRAHAM, George.
- Disponvel em: http://images.google.com/imgres?imgurl=http://www.todayinsci.com/G/Graham_George/GrahamGeoWatchThm.jpg&imgrefurl=http://www.todayinsci.com/11/11_20.htm&usg=_aga16yR84t7ZQdX_3Y3pTsuAOzU=&h=125&w=100&sz=5&hl=en&start=12&um=1&tbnid=okDNB3fL7hL3nM:&tbnh=90&tbnw=72&prev=/images%3Fq%3DGeorge%2BGraham%2B%2B1674%26gbv%3D2%26hl%3Den%26sa%3DN%26um%3D1,
Acesso em: 05 agosto 2009.14) GNMON. Disponvel em http://pt.wikipedia.org/wiki/Anaximandro_de_Mileto, Acesso em: 23 julho 2009.15) LOUIS Essen. Disponvel em: http://translate.google.com.br/translate?hl=ptBR&sl=en&u=http://www.sciencemuseum.org.uk/onlinestuff/stories/atomic_clocks.aspx&ei=gGOdSteoFJWg8Qa_mnAw&sa=X&oi=translate&resnum=4&ct=result&prev=/search%3Fq%3DLouis%2BEssen%26hl%3DptBR%26sa%3DN%26start%3D10,
- Acesso em: 13 agosto 2009.16) MERIDIANO Greenwich.
- Disponvel em: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.infoescola.com/files/2009/08/be4bfusos.jpg&imgrefurl=http://www.infoescola.com/geografia/fusoshorarios/&usg=_Y1NwxKO89Jr4cGsD0pFKHyS_xbk=&h=228&w=425&sz=32&hl=ptBR&start=5&um=1&tbnid=iawT_mWx1PMqEM:&tbnh=68&tbnw=126&prev=/images%3Fq%3Dmeridiano%2Bde%2Bgreenwich%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26um%3D1,
Acesso em 07 agosto 2009.17) NIST. Disponvel em: http://www.revistapesquisa.fapesp.br/?art=2344&bd=4&pg=1&lg=, Acesso em 12 agosto 2009.18) PIMENTA, Dimas de Melo. O Relgio,Sua Histria. So Paulo, Ed. DIMEP Ltda,1976.19) PONCE, Domingo. Patek Philippe. Disponvel em: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://ffamora.sites.uol.com.br/marcapatek/PF11.jpg&imgrefurl=http://ffamora.sites.uol.com.br/patek.html&usg=_ZUBGsQiItLbhLb7qXtRZ41VhHkg=&h=405&w=300&sz=10&hl=ptBR&start=2&tbnid=04Jhcx1t3e5zcM:&tbnh=124&tbnw=92&prev=/images%3Fq%3DAdrien%2BPhillipe%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR,
Acesso em 29 outubro 2009.20) PROTTIPO do Relgio de Quartzo. Disponvel em: http://invention.smithsonian.org/centerpieces/Quartz/coolwatches/beta21.html, Acesso em 27 novembro 2009.21) 24) RELGIO Atmico. Disponvel em: http://ciencia.hsw.uol.com.br/relogios-atomicos4.htm, Acesso em: 18 agosto 2009.22) RELGIO de Areia.
Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ampulheta, http://www.museutec.org.br/previewmuseologico/a_ampulheta.htm, Acesso em 21 setembro 2009.23) RELGIO de Quartzo. Disponvel em: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/d/d6/Wall_clock.jpg/250pxWall_clock.jpg&imgrefurl=http://pt.wikipedia.org/wiki/Rel%25C3%25B3gio_de_quartzo&usg=_UmpfIc10aoIeoSbp65ktVr6rLx8=&h=259&w=250&sz=16&hl=ptBR&start=6&um=1&tbnid=Ku4QCa4bQ7ZHM:&tbnh=112&tbnw=108&prev=/images%3Fq%3Dcomo%2Bsurgiu%2Bo%2Brel%25C3%25B3gio%2Bde%2Bquartzo%26gbv%3D2%26hl%3DptBR%26sa%3DG%26um%3D1,
Acesso em: 22 julho 2009. http://eletronicos.hsw.uol.com.br/relogios-de-quartzo2.htm, Acesso em 10 agosto 2009.24) RELGIO de Quartzo. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rel%C3%B3gio_de_quartzo e http://eletronicos.hsw.uol.com.br/relogios-de-quartzo2.htm, Acesso em 10 agosto 2009.25) RELGIO de Sol.
Disponvel em: http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-relogio/historia-do-relogio3.php, Acesso em: 14 agosto 2009.26) RELGIO dos Trs Reis – Catedral de Estrasburgo (1352). Disponvel em: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2009/07/11/relojoarianacatedraldeestrasburgo204184.asp,
Acesso em 14 maio 2010.27) RELGIO Quntico. Disponvel em: http://cienciadiaria.com.br/2010/02/09/relogio-otico-com-base-em-aluminio-e-o-mais-preciso-do-mundo/, http://translate.google.com.br/translate?hl=ptBR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Atomic_clock&ei=4AZ0TJy0E4KBlAeHsKDICA&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=2&ved=0CCAQ7gEwAQ&prev=/search%3Fq%3DJVL%2BParry%26hl%3Dpt-BR,
Acesso em: 02 setembro 2010.28) ROYAL OBSERVATORY GREENWICH. Disponvel em: http://translate.google.com.br/translate?hl=ptBR&sl=en&u=http://www.sciencemuseum.org.uk/onlinestuff/stories/atomic_clocks.aspx&ei=hUGEStLTDJCKuAf3_JnzBA&sa=X&oi=translate&resnum=3&ct=result&prev=/search%3Fq%3Dlouis%2Bessen%26hl%3DptBR%26sa%3DN%26start%3D10,
Acesso em: 13 agosto 2009.29) RELGIO PULSAR. Disponvel em: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.ssplprints.com/lowres/43/main/3/82459.jpg&imgrefurl=http://www.ssplprints.com/image.php%3Fid%3D82459&usg=_3WM7H530gy4MSv_aiMtKiJtdNhE=&h=428&w=332&sz=28&hl=ptBR&start=7&um=1&tbnid=8jJc6Vd3TGXtM:&tbnh=126&tbnw=98&prev=/images%3Fq%3D%2522Pulsar%2522%2B1970%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26um%3D1,
Acesso em: 02 outubro 2009. http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.watchestobuy.com/images/PulsarTimeComputerGolds.JPG&imgrefurl=http://www.watchestobuy.com/newpage8.htm&usg=_KTAFdw4CGegsFCmdQ2A5oMlWsFM=&h=466&w=339&sz=99&hl=ptBR&start=9&um=1&tbnid=3XhLYRjwAraNXM:&tbnh=128&tbnw=93&prev=/images%3Fq%3D%2522Pulsar%2522%2B1970%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26um%3D1,
Acesso em: 02 outubro 2009.30) RELGIO TORRE DE GUA. Disponvel em: http://translate.google.com.br/translate?hl=ptBR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Su_Song&ei=VILDSonSBd2Ltgeyyqj5BA&sa=X&oi=translate&resnum=1&ct=result&prev=/search%3Fq%3DSu-Sung%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN, Acesso em: 30 setembro 2009.
http://translate.google.com.br/translate?hl=ptBR&sl=en&u=http://www.horologystuff.com/clocks/famous/sungsu.html&ei=VILDSonSBd2Ltgeyyqj5BA&sa=X&oi=translate&resnum=2&ct=result&prev=/search%3Fq%3DSu-Sung%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN, Acesso em: 30 setembro 2009.31) RELGIOS – Uma Cronologia.
Disponvel em: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://relogioserelogios.com.br/images/timeline/1676Repeticao.jpg&imgrefurl=http://www.relogioserelogios.com.br/timeline.asp%3FidTimeLine%3D2%26idPeriodoTimeLine%3D10&usg=_Wm3QEyIItAYkpf9alI18uJuzlcU=&h=100&w=100&sz=3&hl=ptBR&start=2&um=1&itbs=1&tbnid=CSpSnEcCUd1MaM:&tbnh=82&tbnw=82&prev=/images%3Fq%3DBarlow%2B%2B1676%26um%3D1%26hl%3DptBR%26sa%3DN%26tbs%3Disch:1 Acesso em: 12 abril 2010.32) RIEFLER, Sigmund.
Disponvel em: http://translate.google.com.br/translate?hl=ptBR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Riefler_escapement&ei=YrbIS6DnEIMuAepkoXQDA&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CAgQ7gEwAA&prev=/search%3Fq%3D%2522Clemens%2BRiefler%2522%26hl%3DptBR%26sa%3DN%26ndsp%3D20,
Acesso em: 16 abril 2010.33) SILVA, Ivan Mourilhe; SILVA, Paulo Mourilhe; BRANDO, Zulmira de Almeida. Os Relgios e sua Evoluo. Observatrio Nacional, Departamento Servio da Hora, Rio de Janeiro, 1993.34) TEMPO ATMICO Internacional. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tempo_At%C3%B4mico_Internacional,
Acesso em 11 agosto 2009.35) TEMPO das Efemrides. Disponvel em: http://www.on.br/institucional/serv_hora/conteudo/inftec/glotertec.html#ET, Acesso em 20 agosto 2009.36) THOMAS Alva Edison – Vlvula Eletrnica. Disponvel em: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://br.geocities.com/hifi_eventos/valvula.GIF&imgrefurl=http://br.geocities.com/hifi_eventos/diodo.html&usg=_lOkotwjZGF2dCAFmIBkcCaf3co=&h=313&w=200&sz=64&hl=ptBR&start=9&um=1&tbnid=H5sRZ2YA5k6PsM:&tbnh=117&tbnw=75&prev=/images%3Fq%3DThomas%2BAlva%2Bedison%2B%2BValvula%2Beletronica%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26um%3D1,
- Acesso em: 19 agosto 2009.37) TORRE dos Ventos.
- Disponvel em: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/_k2lmqdpRo/R8h1UQIX7KI/AAAAAAAACts/oYGa9Qb0ilw/s320/torreventosatenas.jpg&imgrefurl=http://novasescolhas.blogspot.com/2008/02/torredosventosatenascaptulo3.html&usg=_ZAPg8JgVFLUuYn4TNPK9T6fqWW8=&h=191&w=320&sz=20&hl=ptBR&start=20&um=1&tbnid=CV0_utt5eeaVeM:&tbnh=70&tbnw=118&prev=/images%3Fq%3DTorre%2Bdos%2BVentos%26gbv%3D2%26hl%3DptBR%26sa%3DG%26um%3D1,
Acesso em: 18 setembro 2009.38) TRANSISTOR. Disponvel em: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,OI2157003-EI4799,00Transistor+completa+anos.html, Acesso em 20 agosto 2009.39) VOLTA, Alessandro. Disponvel em: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.camilomarcelino.com/personagens/alexandre_volta.jpg&imgrefurl=http://www.camilomarcelino.com/personagens/pilha.htm&usg=_RJx7cLpgqsjxvWhkYJNbwX27uac=&h=334&w=272&sz=24&hl=ptBR&start=3&um=1&tbnid=xdfeXbWeZVfKQM:&tbnh=119&tbnw=97&prev=/images%3Fq%3DAlexandre%2BVolta%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26um%3D1,
Qual é o nome do homem que criou o relógio?
Um relógio, muitos inventores – Entrando na era cristã, já em 725 d.C., um monge budista chinês chamado Yi Ching fabricou o primeiro relógio mecânico de que se tem notícia. Ele funcionava com um conjunro de engrenagens e 60 baldes de água, correspondentes aos 60 segundos que compõe um minuto.
- Pouco mais tarde, por volta de 800 d.C., o califa Harune Arraxide deu a Carlos Magno um elefante e um relógio mecânico de onde saía um cavaleiro que dizia as horas.
- Como o Califa era de Bagdá, isso pode significar que primeiros relógios mecânicos foram inventados pelos asiáticos.
- Mas quem levou o mérito pela invenção do relógio mecânico acabou sendo o papa Silvestre II.
Ao menos no mundo ocidental isso é verdade. Mas depois desses primeiros registros, diversos outros nomes foram responsáveis pelo aperfeiçoamento de relógios. Dentre eles estão Ricardo de Walinfard, Santigo de Dondis e seu filho que ficou conhecido como “Horologius”, e Henrique de Vick, todos do século XIV d.C.
Quem mexe em relógio?
Um relojoeiro é um artesão que fabrica ou repara relógios.
Qual o nome da pessoa que criou o relógio?
Surgimento do Relógio Mecânico – Em 850 depois de cristo, surge uma das maiores invenções do mundo medieval que foi o relógio mecânico. A dificuldade em inventar um relógio mecânico era descobrir uma maneira pela qual uma roda não maior que uma sala poderia girar na mesma velocidade que à Terra, mas ainda está girando mais ou menos continuamente.
- Se isso pudesse ser realizado, então a roda se tornou uma mini-terra e poderia dizer o tempo.
- Yi Xing, um monge budista, fez o primeiro modelo de um relógio mecânico em 725 DC.
- Este relógio funcionava com água pingando que alimentava uma roda que fazia uma revolução completa em 24 horas.
- Um sistema de rodas e rodas de ferro e bronze fez o relógio girar.
Este sistema causou o toque de um sino na hora. O grande ‘Motor Cósmico’ de Su Sung foi de 109 metros de altura. No topo era uma esfera impulsionada pelo poder para observar as posições das estrelas. O poder para transformá-lo foi transmitido pela água pingando por uma corrente.
O que aconteceu com o relógio do juízo final?
A configuração ‘100 segundos para a meia-noite’ permaneceu inalterada em 2021 e 2022. Em 24 de janeiro de 2023, o Relógio foi movido para 90 segundos (1 minuto e 30 segundos) antes da meia-noite, o que significa que a configuração atual do Relógio é o mais próximo que já esteve da meia-noite desde sua criação em 1947.
Quem criou o relógio do juízo final?
Em 1947, um grupo de cientistas, muitos dos quais trabalharam no Projeto Manhattan para construir a bomba atômica, mas que se opuseram ao seu uso contra as pessoas, se uniram para formar o Boletim dos Cientistas Atômicos, e assim foi criado o ‘ Relógio do Juízo Final ‘.
Será que o relógio sempre existiu?
A invenção do primeiro relógio da história Desde a criação o homem já podia desfrutar da passagem de tempo. Porém, a contagem do tempo dividindo e definindo em números de 24 horas, surgiu na Babilónia a 5000 anos antes de Cristo.
Porque o relógio oxida?
A manutenção dos relógios inclui diversos aspetos, tais como o mecanismo do relógio e caixa onde se encontra. Os relógios frequentemente podem sofrer de muitas coisas, porque estão sujeitos a várias influências. O relógio no pulso aquece sobre a influência do nosso corpo, ao sol esta temperatura irá aumentar ainda mais, quando retiramos o relógio do pulso ele arrefece até á temperatura ambiente.
Esta alteração de temperatura afeta a lubrificação causando desgaste. A maioria dos relógios são à prova de água a 3 atm ou 30 metros: isto não é suficiente para nadar, lavar o carro ou a loiça. Por causa do movimento na água, a pressão da água aumenta o que pode permitir que a humidade entre no mecanismo do relógio.
A humidade afeta a lubrificação do relógio e causa oxidação das partes metálicas. Na maioria dos relógios são rolamentos de rubi artificiais, em que os eixos das rodas giram, estes rubis artificiais são extremamente resistentes e virtualmente não desgastam, mas pode causar desgaste nos eixos que funcionam dentro.
- Se o desgaste ocorrer, então isso ocorre nos eixos da engrenagem e faz com que o relógio perca a sua precisão.
- Isso só poderá ser resolvido substituindo a máquina.
- Quando se usa o relógio, o suor irá entrar em contato com a caixa do relógio.
- O suor contém diferentes ácidos que afetam os selos da tampa traseira e pode danificar a coroa, permitindo que a humidade e sujidade entrem no relógio.
Para relógios mecânicos á prova de água (de salpicos, 3 atm), é recomendável fazer-lhes manutenção a cada 4 anos. Somente relógios que indiquem 5 atm ou 50 metros podem ser usados dentro de água. Para uso frequente recomenda-se os de 10 atm ou 100 metros.
- Com relógios à prova de água é recomendado levá-los para fazer manutenção 2 vezes por ano para verificar a sua densidade efetiva.
- Pode verificar com regularidade se o vidro não está danificado e que a coroa ainda está a funcionar corretamente.
- Se a coroa se apresenta corroída, não segurar a corda enquanto trabalha ou apresentar descoloração, isso indica que a função estanque se perdeu.
É necessário substituir para assegurar que o relógio fica à prova de água.
Onde surgiu o relógio cuco?
Você sabe de onde vem os relógios Cuco? Mesmo em 2020, muitas famílias têm em casa o famoso relógio cuco, que por vezes é passado de geração para geração, carregado de valor sentimental, né? Neste sábado (28), mostramos dentre vários relógios importantes em Curitiba, um personagem apaixonado por cucos.
- Seu Waldemar Klemann trabalha há quase 50 anos com conserto de relógios de parede, em especial com os modelos do tipo cuco.
- Mas, você sabe de onde vem esse tipo de relógio? Não? Então a gente te conta! 2 de 3 Seu Waldemar Klemann trabalha há quase 50 anos com conserto de relógios de parede, em especial com os modelos do tipo cuco — Foto: Estúdio C Seu Waldemar Klemann trabalha há quase 50 anos com conserto de relógios de parede, em especial com os modelos do tipo cuco — Foto: Estúdio C Faz sentido terem escolhido o cuco para avisar a chegada de cada hora cheia, afinal, o canto dele pode ser ouvido a um quilômetro de distância.
É considerado um pássaro solitário fora da época de acasalamento. E uma característica curiosa dessa espécie é que o cuco não faz o ninho para seus filhotes, mas sim, procura o ninho de uma outra ave e lá coloca seu ovo.3 de 3 — Foto: Estúdio C — Foto: Estúdio C Por ser uma espécie presente na região onde esse tipo de relógio surgiu, o pássaro cuco passou a fazer parte da história toda.
- Estima-se que o primeiro relógio cuco tenha surgido na Alemanha em 1730 na região da Floresta Negra, que fica no sul do país.
- A região ganhou este nome por conta da vegetação densa que não permitia a entrada de muita luz e atualmente, é um dos principais destinos turísticos da Alemanha.
- Os temas entalhados na madeira para a confecção do relógio são, justamente, relacionados à Floresta Negra, como folhas de árvores, cabeças de animais e outros elementos do cotidiano das famílias que vivem por lá.
Estima-se que o 1° relógio cuco tenha surgido na Alemanha em 1730 na região da Floresta Negra — Foto: Estúdio C A abundância de madeira também facilitou a produção dos relógios que são tradicionalmente feitos à mão, sendo a maior parte para exportação.
Quem foi o brasileiro que inventou o relógio de pulso?
Foi então que em 1915 o relógio masculino se popularizou, graças ao brasileiro Santos Dumont, ao encomendar ao joalheiro Cartier um modelo que ficasse no braço, para controlar seu tempo de voo de uma maneira mais fácil.
Onde fica o relógio de Brasília?
O presente – o relógio com quatro lados, envolvido por estrutura de concreto quadrada com 15 metros de altura – não pôde ficar no Plano Piloto. De tão grandioso, feria o plano urbanístico de Brasília. O monumento precisou ser transferido para a Praça Central de Taguatinga, que passou a se chamar Praça do Relógio.
Quando descobriram o relógio?
Surgimento do Relógio Mecânico – Em 850 depois de cristo, surge uma das maiores invenções do mundo medieval que foi o relógio mecânico. A dificuldade em inventar um relógio mecânico era descobrir uma maneira pela qual uma roda não maior que uma sala poderia girar na mesma velocidade que à Terra, mas ainda está girando mais ou menos continuamente.
- Se isso pudesse ser realizado, então a roda se tornou uma mini-terra e poderia dizer o tempo.
- Yi Xing, um monge budista, fez o primeiro modelo de um relógio mecânico em 725 DC.
- Este relógio funcionava com água pingando que alimentava uma roda que fazia uma revolução completa em 24 horas.
- Um sistema de rodas e rodas de ferro e bronze fez o relógio girar.
Este sistema causou o toque de um sino na hora. O grande ‘Motor Cósmico’ de Su Sung foi de 109 metros de altura. No topo era uma esfera impulsionada pelo poder para observar as posições das estrelas. O poder para transformá-lo foi transmitido pela água pingando por uma corrente.
Qual é a hora que o relógio não marca?
Qual a hora que o relógio não marca? Resposta: A hora H.
O que levou o homem a inventar o relógio?
O relógio que conhecemos hoje é resultado da evolução de diversos instrumentos criados para medir o tempo, desde a Antiguidade, em diversos formatos. Trata-se de uma das mais antigas invenções humanas, e você vai conhecer sua história agora. O ser humano sempre sentiu a necessidade de medir o tempo.
Mesmo as sociedades mais antigas já observavam os padrões da natureza para programar plantios e colheitas. Inicialmente, era importante saber distinguir as estações do ano. Durante o curso de um ano eram observadas diversas alterações climáticas, que influenciavam mudanças no ambiente. Florescimento de plantas, ventos, inundações, chuvas sazonais, reprodução de animais, migração de aves Tudo isso foi observado e concluiu-se que havia uma regularidade que regia tais fenômenos.
Por sua condição de animal racional, era apenas uma questão de tempo até que o homem notasse também o movimento regular dos corpos celestes. O primeiro registro das fases da lua, por exemplo, foi feito na pré-história, há cerca de 30 mil anos. Isso mostra como a contagem do tempo tem sido utilizada há muito mais tempo do que muitos imaginam, e por esse motivo especula-se que pode ter tido papel fundamental no progresso das civilizações, ditando seu ritmo.
- Mas para atender a novas necessidades com o passar dos anos, o ser humano passou a inventar formas cada vez mais precisas de medir o tempo.
- Já não era mais suficiente medir os anos, meses e dias.
- Para isso, aos poucos foram sendo inventados instrumentos para medir intervalos de tempo mais curtos que aqueles já definidos pela própria natureza.
Esses dispositivos têm sido utilizados por milênios, operando de acordo com os mais diversos princípios. Em comum eles possuem o fato de marcarem as horas, e todos eles culminaram no relógio que conhecemos hoje. Portanto, podem ser considerados relógios também.
Qual o nome da pessoa que criou o relógio?
Surgimento do Relógio Mecânico – Em 850 depois de cristo, surge uma das maiores invenções do mundo medieval que foi o relógio mecânico. A dificuldade em inventar um relógio mecânico era descobrir uma maneira pela qual uma roda não maior que uma sala poderia girar na mesma velocidade que à Terra, mas ainda está girando mais ou menos continuamente.
Se isso pudesse ser realizado, então a roda se tornou uma mini-terra e poderia dizer o tempo. Yi Xing, um monge budista, fez o primeiro modelo de um relógio mecânico em 725 DC. Este relógio funcionava com água pingando que alimentava uma roda que fazia uma revolução completa em 24 horas. Um sistema de rodas e rodas de ferro e bronze fez o relógio girar.
Este sistema causou o toque de um sino na hora. O grande ‘Motor Cósmico’ de Su Sung foi de 109 metros de altura. No topo era uma esfera impulsionada pelo poder para observar as posições das estrelas. O poder para transformá-lo foi transmitido pela água pingando por uma corrente.
Qual o nome do homem que criou o primeiro relógio de pulso?
Em 1868 foi oficialmente inventado o relógio de pulso, peça criada por Antoni Patek e Jean Adrien Philippe, proprietários da relojoaria Patek Philippe.
Quem foi o brasileiro que inventou o relógio de pulso?
Foi então que em 1915 o relógio masculino se popularizou, graças ao brasileiro Santos Dumont, ao encomendar ao joalheiro Cartier um modelo que ficasse no braço, para controlar seu tempo de voo de uma maneira mais fácil.