Quem nasce em Brasília o que é?

Atualmente, o gentílico que o cidadão do Distrito Federal se autoatribui é candango, mas o oficial é brasiliense. CANDANGO passou definitivamente a ser o gentílico de Brasília, como é carioca aquele que nasce no Rio

Qual a origem da cidade de Brasília?

Em 1823, José Bonifácio de Andrade e Silva, o Patriarca da Independência, propôs a criação de uma nova capital no interior do Brasil (sugerindo o nome Brasília ), longe dos portos para garantir a segurança do país. A vocação mística de Brasília se inicia quando é incorporada à sua história o sonho de Dom Bosco.

Qual a população de Brasília?

IBGE divulgou estimativas populacionais de 2021 Brasília possui uma população total de 3.094.325 de habitantes, o que faz da Capital a terceira maior cidade do país, atrás de São Paulo, a mais populosa, com 12,4 milhões de habitantes, seguida pelo Rio de Janeiro (6,8 milhões) e Salvador (2,9 milhões).

Quem nasce em Ceilândia O que é?

Mudanças em 5 décadas – De região com predominância de moradores baixa renda, transformou-se em local com diferentes estratos sociais e ampla estrutura de comércio e serviços. É ligada ao centro de Brasília e outras regiões por metrô. Hoje, Ceilândia tem área urbana de 29,10 km² e 432 mil habitantes, segundo dados da Codeplan, divulgados em junho de 2020.

  • Se fosse um município estaria na 56ª posição do país por população, à frente de Maringá (PR).
  • O Distrito Federal não é dividido em municípios.
  • Quem nasce em Ceilândia é brasiliense, assim como quem é do Plano Piloto, área central de Brasília, ou outras regiões.
  • A população é 52,1% do sexo feminino, e tem idade média de 31,9 anos.

Além disso, 52,8% dos moradores declaram-se pardos. Em relação à origem, 58,4% dos residentes dizem ter nascido no Distrito Federal. Entre os que não são brasilienses, 16,4% nasceram no Piauí. O motivo de mudança mais apontado para a locomoção ao Distrito Federal: acompanhar parentes ou reunião familiar, citado por 44,4%.

  1. No que diz respeito à escolaridade, 37,8% dos moradores declararam ter ensino médio completo.
  2. Outros 26,5% citaram ter fundamental incompleto.
  3. Quanto à situação ocupacional, 50,4% das pessoas com 14 anos ou mais estava empregada em 2018.
  4. Já os “nem-nem”, que não estudam nem trabalham, representava 34,7% da população de 18 a 29 anos.

Ceilândia era responsável por 10% do PIB do Distrito Federal em 2017. A economia anual era calculada em R$ 17,5 bilhões. A renda per capita era de R$ 915,81.

Qual o nome antigo de Brasília?

Para ele, uma nova cidade no Planalto Central — a ser batizada de Petrópole (em homenagem a dom Pedro I) ou Brasília — permitiria um melhor controle sobre o imenso território brasileiro e impediria que ele se esfarelasse em pequenas nações naquele conturbado momento pós-Independência.

Como se chama a cidade de Brasília?

Distrito Federal: dados gerais, bandeira e mapa Juliana Bezerra Professora de História O Distrito Federal (DF) está localizado na região Centro-Oeste e é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Sua sede é a cidade de Brasília, capital do país desde 1960.

Como Brasília é conhecida?

Brasília é a capital federal do Brasil e a sede do governo do Distrito Federal. Está localizada na região Centro-Oeste do país, ao longo da região geográfica conhecida como Planalto Central. Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2016, sua população era de 2 977 216 habitantes (4 284 676 em sua área metropolitana), sendo, então, a terceira cidade mais populosa do país.

  1. Brasília é também a quinta concentração urbana mais populosa do Brasil.
  2. A capital brasileira é a maior cidade do mundo construída no século XX.
  3. A cidade possui o maior produto interno bruto per capita em relação às capitais (69 216,80 reais), o quarto maior entre as principais cidades da América Latina e cerca de três vezes maior que a renda média brasileira.

Como capital nacional, Brasília abriga a sede dos três poderes da República (Executivo, Legislativo e Judiciário) e 127 embaixadas estrangeiras. A política de planejamento da cidade, como a localização de prédios residenciais em grandes áreas urbanas, a construção da cidade através de enormes avenidas e a sua divisão em setores, tem provocado debates sobre o estilo de vida nas grandes cidades no século XX.

O projeto da cidade a divide em blocos numerados, além de setores para atividades pré-determinadas, como o Setor Hoteleiro, Bancário ou de Embaixadas. O plano urbanístico da capital, conhecido como “Plano Piloto”, foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa, que, aproveitando o relevo da região, adequou-o ao projeto do lago Paranoá, concebido em 1893 pela Missão Cruls.

A cidade começou a ser planejada e desenvolvida em 1956 por Lúcio Costa e pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com cálculos estruturais do engenheiro Joaquim Cardoso. Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, Brasília tornou-se formalmente a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro.

Vista de cima, a principal área da cidade se assemelha ao formato de um avião. A cidade, comumente referida como “Capital Federal” ou “BSB”, é considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO, devido ao seu conjunto arquitetônico e urbanístico e possui a maior área tombada do mundo, com 112,5 quilômetros quadrados.

You might be interested:  Quem É Mei Precisa Declarar Imposto De Renda?

A cidade tem um estatuto único no Brasil, já que é uma divisão administrativa distinta de um município legal, como outras cidades brasileiras, semelhante ao que acontece com Washington, DC, nos Estados Unidos, e com Camberra, na Austrália. A palavra “Brasília” é usada como um sinônimo do Distrito Federal como um todo por meio de sinédoque; no entanto, o DF é composto de 31 regiões administrativas, das quais apenas uma é o centro da entidade: a Região Administrativa I, que é basicamente formada pelo Plano Piloto e pelo Parque Nacional de Brasília.

Publicações demográficas geralmente não fazem esta distinção e listam a população brasiliense como sinônimo da população do DF, considerando-se o conjunto como uma única entidade. O Distrito Federal, acumula características de município e estado, sendo que as suas outras regiões administrativas, também chamadas “cidades-satélites”, não são tratadas como municípios.

Para saber mais sobre Brasília, acesse o Portal de Brasília, Turismo em Brasília

Qual é a maior cidade de Brasília?

Lista de regiões administrativas do Distrito Federal por população

Posição Região administrativa População
1 Ceilândia 349 955
2 Samambaia 231 942
3 Plano Piloto 217 073
4 Taguatinga 210 142

Qual é a cidade mais importante do Brasil?

19 agosto 2014 Crédito, Reuters Legenda da foto, São Paulo foi a cidade latino-americana mais bem posicionada em ranking de cidades globais São Paulo foi considerada a cidade mais influente da América Latina em um ranking que avaliou 50 metrópoles globais. A lista é liderada por Londres, Nova York, Paris, Cingapura e Tóquio.

A capital paulista aparece na 23ª posição – a cidade latino-americana mais bem posicionada. O estudo foi elaborado pela Civil Service College de Cingapura e a Chapman University. As cidades foram avaliadas em oito categorias, que consideraram conectividade aérea, diversidade, investimento estrangeiro direto, sedes de empresas, produção de serviços, serviços financeiros, tecnologia e mídia, e dominação industrial.

Nenhuma outra cidade brasileira apareceu no ranking. “São Paulo é o coração econômico da maior economia da América do Sul, e tem a maior bolsa de valores (da região). A maior cidade e a capital comercial do Brasil se tornou sede da operação de várias empresas para a América Latina, apesar da língua, crime e outros problemas”, disse o estudo.

  • A publicação destacou que São Paulo é a que tem a maior diversidade racial no país – “e talvez de toda a América Latina” – e possui a maior comunidade japonesa do mundo, com 600 mil imigrantes.
  • Mas disse que apesar disso a comunidade de estrangeiros ainda é “extremamente pequena” – menos de 1% da sua população de mais de 20 milhões de habitantes.

São Paulo está acima de Miami – que aparece em 29º lugar e é citada no relatório como “capital da América Latina”, por atrair muitos negócios de toda a região.

Qual é a cultura de Brasília?

Criado em 21/10/15 às 19h29 | Atualizado em 1/09/16 às 14h38 Boi do Seu Teodoro de Sobradinho. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília A cultura em Brasília se confunde com a própria cidade já que ela é patrimônio Cultural da Humanidade. São 112,25 quilômetros quadrados de área tombada e o único bem contemporâneo a receber esta distinção.

  1. Nela estão monumentos e edifícios que são marco da arquitetura e urbanismo modernos.
  2. Brasília foi inscrita na lista da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 7 de dezembro de 1987.
  3. Estes lugares são reconhecidos como patrimônio de todo o mundo, independente do território onde estejam.

O objetivo é a sua preservação para as futuras gerações. Ela foi reconhecida como patrimônio por conta da sua concepção modernista, baseada nas ideias de Lúcio Costa, que integravam a escala monumental, dos grandes espaços e construções, à intenção bucólica, de convivência ao redor das áreas verdes.

  1. Oscar Niemeyer projetou grandes monumentos que se integraram ao plano urbanístico, com o melhor da expressão arquitetônica integrada à arte.
  2. É por esse motivo que a cultura de Brasília também se mistura à sua história, à história de sua construção e à arquitetura e ao urbanismo.
  3. Monumentos históricos Fazem parte dos equipamentos culturais públicos de Brasília o Catetinho, primeira residência oficial de Juscelino Kubitschek por aqui, e o Museu Vivo da Memória Candanga, antigo Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira (HJKO).

Ambas construções preservam peças, objetos e fotos da época da construção da capital. Praça dos Três Poderes. Foto: Tony Winston/Agência Brasília A história da construção de Brasília e da política brasileira desde então se embrenham na cultura da cidade também na Praça dos Três Poderes, No Museu da Cidade, é possível ver, talhada nas paredes de pedra, a história da intenção brasileira de construção de uma nova capital, muito antes da concretização de Brasília. Catedral Metropolitana de Brasília. Foto: Andre Borges/Agência Brasília Outros monumentos históricos criados para a valorização da cultura são o Museu Nacional Honestino Guimarães, a Biblioteca Nacional, o Teatro Nacional Cláudio Santoro e o Memorial dos Povos Indígenas, o Museu de Artes de Brasília (MAB) e o Centro de Dança, entre outros. Cultura popular Casa do Cantador, Ceilândia – DF. Foto: Tony Winston/Agência Brasília A migração de habitantes de diversas regiões do país para a construção de Brasília, além da convergência natural por ser a capital do país, criou na cidade um caldeirão cultural que reuniu fragmentos de diversos estados e culminou numa identidade própria.

  • É possível ver essa mistura do patrimônio imaterial, por exemplo, em uma visita à Feira da Torre de TV,
  • Além de diversos artigos à venda, a praça de alimentação reúne tradições culinárias de diversas partes do país.
  • A cultura popular também foi homenageada com a construção da Casa do Cantador, em Ceilândia.

O espaço é dedicado às apresentações de repentistas e à literatura de cordel. É forte ainda o movimento hip hop em diferentes regiões do Distrito Federal. Junta-se ainda a importância do rock de Brasília para a música brasileira. Cinema Cine Brasília. Foto: Tony Winston/Agência Brasília No cinema, Brasília também se destaca. O Cine Brasília foi uma das primeiras construções da cidade, inaugurado dentro da programação que comemorou a transferência da capital do país. É nele que acontece anualmente o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro,

You might be interested:  Quem É O Esposo De Simone Tebet?

Brasília Patrimônio Cultural da Humanidade Site da Secretaria de Cultura do Distrito Federal Panteão da Pátria

,

Porque quem mora em Brasília é chamado de candango?

Atualmente, candango é um dos termos gentílicos alternativos para os moradores de Brasília. Na época da construção da Capital Federal, o termo era utilizado para designar os operários e demais trabalhadores e migrantes que aqui vieram trabalhar.

O que significa candango ou candanga?

Atualmente, candango é um dos termos gentílicos alternativos para os moradores de Brasília. Na época da construção da Capital Federal, o termo era utilizado para designar os operários e demais trabalhadores e migrantes que aqui vieram trabalhar.

O que significa candango no Rio de Janeiro?

Presidente, arquitetos, engenheiros, médicos, advogados, comerciantes, operários, caminhoneiros, também passaram a ser chamados de candangos. Enfim, todos aqueles envolvidos no processo de construção da cidade passaram a ser candangos. E, hoje, como visto, candango é sinônimo de brasiliense.

Que bicho é candango?

Conheça o roedor brasileiro que está desaparecido há mais de 60 anos 1 de 3 O rato-candango está desaparecido desde 1960, quando oito indivíduos foram capturados em Brasília (DF). — Foto: Ilustração Rosana Arraes/EPTV O rato-candango está desaparecido desde 1960, quando oito indivíduos foram capturados em Brasília (DF).

— Foto: Ilustração Rosana Arraes/EPTV O ano era 1960 e a cidade de Brasília estava sendo fundada pelo então presidente Juscelino Kubitschek. Nos terrenos da Fundação Zoobotânica da mais nova capital brasileira o famoso pesquisador João Moojen, conhecido principalmente pelos trabalhos dedicados a sistemática de roedores e primatas, coletava nove mamíferos desconhecidos pela ciência que entrariam para a história do país.

Cinco anos depois, com base na análise de dados desses animais, a espécie foi descrita pelo zoólogo e recebeu o nome de Juscelinomys candango, “O gênero Juscelinomys é uma homenagem ao presidente da época, candango é uma alusão aos trabalhadores locais que eram chamados de candangos”, explica Edson Abreu, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Mastozoologia e coordenador do Comitê de Taxonomia.

  • Não à toa o animal recebe os nomes populares de rato-presidente e rato-candango.
  • A grande questão é que, desde de 1960, nenhum outro indivíduo da espécie foi encontrado, mesmo tendo ocorrido inúmeros esforços de pesquisadores que tentaram capturar o roedor.
  • Por esse motivo, o rato-candango pode ser considerado como um dos mamíferos mais raros do Brasil, ao mesmo tempo que é classificado internacionalmente como extinto.2 de 3 O rato-candango é considerado como um dos mamíferos mais raros do Brasil.

— Foto: Domínio Público O rato-candango é considerado como um dos mamíferos mais raros do Brasil. — Foto: Domínio Público De acordo com Abreu: “A União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) considera essa espécie como extinta exatamente porque desde a sua descoberta nenhum outro indivíduo foi encontrado.

Além disso, a região onde ela foi inicialmente coletada está completamente modificada e foi convertida em área urbana”. Em contrapartida, o pesquisador explica que o órgão que organiza a lista nacional das espécies ameaçadas, o ICMBio, ainda categoriza o roedor como Criticamente em Perigo, Possivelmente Extinta”, mas ainda não o define como extinto na natureza.

Mas por quê? “Isso se deve, ao menos em partes, devido a descoberta em 1999 de uma outra espécie do gênero Juscelinomys, Essa nova espécie ocorre em áreas adjacentes ao Mato Grosso, na Bolívia, e trouxe esperanças de que o rato-candango possa ser encontrado em outras áreas do Cerrado brasileiro”, diz.3 de 3 O boliviano rato-de-Huanchaca é o parente mais próximo do rato-cantango.

Foto: Louise Emmons/Arquivo Pessoal O boliviano rato-de-Huanchaca é o parente mais próximo do rato-cantango. — Foto: Louise Emmons/Arquivo Pessoal O parente boliviano é conhecido como rato-de-Huanchaca ( Juscelinomys huanchacae ) e de fato se parece com o rato-candango, apresentando, no entanto, uma coloração mais castanha e orelhas maiores.

“Assim como o rato-candango, o rato-de-Huanchaca não está em uma situação boa. Durante 12 anos de estudos nessa região da Bolívia pesquisadores perceberam uma notável diminuição nas capturas do rato-de-Huanchaca, salientado que a espécie também pode estar à beira extinção”, afirma Abreu.

É um pequeno roedor que mede cerca de 15 centímetros de comprimento de corpo e 10 centímetros de cauda. Tem a pelagem castanha alaranjada e apresenta focinho alongado e orelhas pequenas. Apresenta uma cauda grossa e densamente coberta por pelos. As garras são desenvolvidas e estão associadas ao fato do animal possuir hábitos fossoriais, onde escava e constrói galerias subterrâneas.

Acredita-se que a espécie se alimenta de material vegetal e pequenos insetos como formigas. Os nove indivíduos coletados em 1960 estão depositados no Museu Nacional do Rio de Janeiro. : Conheça o roedor brasileiro que está desaparecido há mais de 60 anos

Que bicho é candango?

Conheça o roedor brasileiro que está desaparecido há mais de 60 anos 1 de 3 O rato-candango está desaparecido desde 1960, quando oito indivíduos foram capturados em Brasília (DF). — Foto: Ilustração Rosana Arraes/EPTV O rato-candango está desaparecido desde 1960, quando oito indivíduos foram capturados em Brasília (DF).

  • Foto: Ilustração Rosana Arraes/EPTV O ano era 1960 e a cidade de Brasília estava sendo fundada pelo então presidente Juscelino Kubitschek.
  • Nos terrenos da Fundação Zoobotânica da mais nova capital brasileira o famoso pesquisador João Moojen, conhecido principalmente pelos trabalhos dedicados a sistemática de roedores e primatas, coletava nove mamíferos desconhecidos pela ciência que entrariam para a história do país.

Cinco anos depois, com base na análise de dados desses animais, a espécie foi descrita pelo zoólogo e recebeu o nome de Juscelinomys candango, “O gênero Juscelinomys é uma homenagem ao presidente da época, candango é uma alusão aos trabalhadores locais que eram chamados de candangos”, explica Edson Abreu, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Mastozoologia e coordenador do Comitê de Taxonomia.

  1. Não à toa o animal recebe os nomes populares de rato-presidente e rato-candango.
  2. A grande questão é que, desde de 1960, nenhum outro indivíduo da espécie foi encontrado, mesmo tendo ocorrido inúmeros esforços de pesquisadores que tentaram capturar o roedor.
  3. Por esse motivo, o rato-candango pode ser considerado como um dos mamíferos mais raros do Brasil, ao mesmo tempo que é classificado internacionalmente como extinto.2 de 3 O rato-candango é considerado como um dos mamíferos mais raros do Brasil.
You might be interested:  Quem É O Velho Do Rio?

— Foto: Domínio Público O rato-candango é considerado como um dos mamíferos mais raros do Brasil. — Foto: Domínio Público De acordo com Abreu: “A União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) considera essa espécie como extinta exatamente porque desde a sua descoberta nenhum outro indivíduo foi encontrado.

  • Além disso, a região onde ela foi inicialmente coletada está completamente modificada e foi convertida em área urbana”.
  • Em contrapartida, o pesquisador explica que o órgão que organiza a lista nacional das espécies ameaçadas, o ICMBio, ainda categoriza o roedor como Criticamente em Perigo, Possivelmente Extinta”, mas ainda não o define como extinto na natureza.

Mas por quê? “Isso se deve, ao menos em partes, devido a descoberta em 1999 de uma outra espécie do gênero Juscelinomys, Essa nova espécie ocorre em áreas adjacentes ao Mato Grosso, na Bolívia, e trouxe esperanças de que o rato-candango possa ser encontrado em outras áreas do Cerrado brasileiro”, diz.3 de 3 O boliviano rato-de-Huanchaca é o parente mais próximo do rato-cantango.

  • Foto: Louise Emmons/Arquivo Pessoal O boliviano rato-de-Huanchaca é o parente mais próximo do rato-cantango.
  • Foto: Louise Emmons/Arquivo Pessoal O parente boliviano é conhecido como rato-de-Huanchaca ( Juscelinomys huanchacae ) e de fato se parece com o rato-candango, apresentando, no entanto, uma coloração mais castanha e orelhas maiores.

“Assim como o rato-candango, o rato-de-Huanchaca não está em uma situação boa. Durante 12 anos de estudos nessa região da Bolívia pesquisadores perceberam uma notável diminuição nas capturas do rato-de-Huanchaca, salientado que a espécie também pode estar à beira extinção”, afirma Abreu.

  1. É um pequeno roedor que mede cerca de 15 centímetros de comprimento de corpo e 10 centímetros de cauda.
  2. Tem a pelagem castanha alaranjada e apresenta focinho alongado e orelhas pequenas.
  3. Apresenta uma cauda grossa e densamente coberta por pelos.
  4. As garras são desenvolvidas e estão associadas ao fato do animal possuir hábitos fossoriais, onde escava e constrói galerias subterrâneas.

Acredita-se que a espécie se alimenta de material vegetal e pequenos insetos como formigas. Os nove indivíduos coletados em 1960 estão depositados no Museu Nacional do Rio de Janeiro. : Conheça o roedor brasileiro que está desaparecido há mais de 60 anos

Quem nasce no Brasil é brasileiro ou brasiliense?

Nascer na Capital Federal é se ser brasiliense e candango, E cada uma dessas palavras tem uma força narrativa muito diferente, peculiaridades e caminhos sinuosos. Candango teve origem, segundo o dicionário Aurélio, na expressão Kungundu, diminutivo de kingundu, do Quimbundo, com o significado de ruim, ordinário e vilão.

E era o termo antigo e depreciativo usado pelos africanos para falar sobre os portugueses dedicados ao tráfico negreiro. Artigo – 21 de abril de 2020 – #COMPARTILHE o Misto Brasília É, também, o nome dado ao biscoito africano de fácil preparo que tem em sua receita amendoim cru, ovos e fermento com pitadas de canela em pó.

E tipo de carro 4×4 brasileiro da Vemag (sob licença da fábrica alemã DKW) produzido entre os 1958 e 63. Provavelmente, o termo candango chegou a Brasília na construção da cidade (1956-60) trazido pelos operários vindos do nordeste e de origem africana.

  • No livro Construtores de Brasília de Nair H.B.
  • Souza, o pedreiro João, da época da construção da capital, contou que Juscelino Kubitschek usava a palavra candango para falar dos operários.
  • Por entender a natureza dos brasileiros, o presidente JK usava a mesma forma como os trabalhadores se chamavam, Candangos, porque sabia que eles não gostavam de serem tratados por “piões”.

Lives marcam o aniversário da capita federal – #COMPARTILHE Com o tempo, candango deixou de ser a designação dos trabalhadores vindos do interior em busca de emprego nas áreas mais desenvolvidas do país. E, sob influência de JK, ter uma conotação mais enaltecedora de brasileiros aguerridos, fortes e trabalhadores.

Um exemplo da transformação do conceito é o monumento de Bruno Giorgi. A obra que fica na Praça dos Três Poderes e sofreu mudança em seu nome com o tempo. Ela passou do título Os Guerreiros e para Os Candangos. Artigo – Candango ou não, aplauda Brasília – #COMPARTILHE as nossas notícias Já a palavra brasiliense é ligada ao nome Brasil.

E carrega o significado de uma cidade de todos o brasileiros. Por tanto, a origem do conceito dessa naturalidade de quem nasceu na Capital Federal está ligada à madeira Caesalpinia echinata, pau-brasil. Por isso, Brasília tem a força da cor da brasa ardente.

  • Porém, há mais significados nessa palavra.
  • Segundo o filólogo Adelino Azevedo, o nome Brasil é de origem celta: Hy Brasil, lenda sobre uma ilha de delícias e admirada entre as nuvens.
  • A lenda está ligada ao comércio de cinábrio (sulfureto de mercúrio), mineral de cor vermelha brilhante usada como corante, entre os celtas e os fenícios, no século VI a.C.

O mineral avermelhado (brazil) chegava nas mãos de mercadoress vindos por mar de terras distantes e maravilhosas. Hoje, candango e brasiliense marcam conceitos de grande família, de ideologia e de orgulho. Elas carregam o lado mítico da Brasília descrita no sonho Dom Bosco : “aparecerá aqui a Grande Civilização, terra prometida, onde correrá leite e mel”.

Porque os candangos vieram para Brasília?

Este domingo (dia 12 de setembro) é Dia do Candango, graças a uma Lei que passou a valer no ano passado, Faz justiça à história de trabalhadores que participaram da construção de Brasília. “Candangos” são pessoas que vieram de outros estados do Brasil com objetivo de “tirar do papel” o sonho de construir a capital.

By Katy