Como é o nome de quem nasce em Brasília?

Independente de ser Brasiliense ou Candango, os dois se referem àqueles que nasceram em Brasília. A única diferença entre ser brasiliense e ser candango será a linhagem, se a pessoa vem ou não de uma geração que deu asas à construção de Brasília.

Quem nasce em Brasília no Distrito Federal e o quê?

Um dos gentílicos tanto do Distrito Federal como de Brasília é ‘ brasiliense ‘, que significa ‘brasileiro’.

Por que os candangos vieram para Brasília?

Este domingo (dia 12 de setembro) é Dia do Candango, graças a uma Lei que passou a valer no ano passado, Faz justiça à história de trabalhadores que participaram da construção de Brasília. “Candangos” são pessoas que vieram de outros estados do Brasil com objetivo de “tirar do papel” o sonho de construir a capital.

Qual é a naturalidade de quem nasce em Ceilândia?

Mudanças em 5 décadas – De região com predominância de moradores baixa renda, transformou-se em local com diferentes estratos sociais e ampla estrutura de comércio e serviços. É ligada ao centro de Brasília e outras regiões por metrô. Hoje, Ceilândia tem área urbana de 29,10 km² e 432 mil habitantes, segundo dados da Codeplan, divulgados em junho de 2020.

Se fosse um município estaria na 56ª posição do país por população, à frente de Maringá (PR). O Distrito Federal não é dividido em municípios. Quem nasce em Ceilândia é brasiliense, assim como quem é do Plano Piloto, área central de Brasília, ou outras regiões. A população é 52,1% do sexo feminino, e tem idade média de 31,9 anos.

Além disso, 52,8% dos moradores declaram-se pardos. Em relação à origem, 58,4% dos residentes dizem ter nascido no Distrito Federal. Entre os que não são brasilienses, 16,4% nasceram no Piauí. O motivo de mudança mais apontado para a locomoção ao Distrito Federal: acompanhar parentes ou reunião familiar, citado por 44,4%.

  1. No que diz respeito à escolaridade, 37,8% dos moradores declararam ter ensino médio completo.
  2. Outros 26,5% citaram ter fundamental incompleto.
  3. Quanto à situação ocupacional, 50,4% das pessoas com 14 anos ou mais estava empregada em 2018.
  4. Já os “nem-nem”, que não estudam nem trabalham, representava 34,7% da população de 18 a 29 anos.

Ceilândia era responsável por 10% do PIB do Distrito Federal em 2017. A economia anual era calculada em R$ 17,5 bilhões. A renda per capita era de R$ 915,81.

O que é um ser candango?

Presidente, arquitetos, engenheiros, médicos, advogados, comerciantes, operários, caminhoneiros, também passaram a ser chamados de candangos. Enfim, todos aqueles envolvidos no processo de construção da cidade passaram a ser candangos. E, hoje, como visto, candango é sinônimo de brasiliense.

O que é uma pessoa candango?

Atualmente, candango é um dos termos gentílicos alternativos para os moradores de Brasília. Na época da construção da Capital Federal, o termo era utilizado para designar os operários e demais trabalhadores e migrantes que aqui vieram trabalhar.

Quem é candango nasceu aonde?

A origem do termo candango Atualmente, candango é um dos termos gentílicos alternativos para os moradores de Brasília. Na época da construção da Capital Federal, o termo era utilizado para designar os operários e demais trabalhadores e migrantes que aqui vieram trabalhar.

Porque Brasília é um Distrito Federal?

O Distrito Federal tem uma estrutura política diferente das demais unidades federativas do país. Há um governador e uma Câmara Legislativa com 24 deputados distritais, mas não há prefeito. Por que não há eleições municipais no DF? O Distrito Federal é uma unidade da federação que possui competência legislativa de Estado e de Município, na qual está localizada a capital federal do Brasil, a cidade de Brasília, que também é a sede do governo do Distrito Federal.

Apesar da natureza híbrida, a Constituição Federal de 1988 em seu artigo 32, que trata da organização política e administrativa do Distrito Federal, proibiu sua divisão em Municípios. O Distrito Federal tem uma estrutura política diferente das demais unidades federativas do país. Há um governador e uma Câmara Legislativa com 24 deputados distritais, mas não há prefeito.

O território é dividido em 31 regiões administrativas. Para os municípios, a Constituição, no artigo 29, prevê a eleição para prefeito, vice e vereadores, que devem ocorrer de maneira simultânea em todo o país e ocorrem em data diversa das eleições para presidente, governador, deputados e senadores.

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA Art.18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição. § 1º Brasília é a Capital Federal.

Dos Municípios Art.29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos: I – eleição do Prefeito, do Vice-Prefeito e dos Vereadores, para mandato de quatro anos, mediante pleito direto e simultâneo realizado em todo o País; DO DISTRITO FEDERAL Art.32.

O Distrito Federal, vedada sua divisão em Municípios, reger- se-á por lei orgânica, votada em dois turnos com interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços da Câmara Legislativa, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição. § 1º Ao Distrito Federal são atribuídas as competências legislativas reservadas aos Estados e Municípios.

§ 2º A eleição do Governador e do Vice-Governador, observadas as regras do art.77, e dos Deputados Distritais coincidirá com a dos Governadores e Deputados Estaduais, para mandato de igual duração. § 3º Aos Deputados Distritais e à Câmara Legislativa aplica-se o disposto no art.27.

  • § 4º Lei federal disporá sobre a utilização, pelo Governo do Distrito Federal, das polícias civil e militar e do corpo de bombeiros militar.
  • LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL DA ORGANIZAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL Art.6º Brasília, Capital da República Federativa do Brasil, é a sede do governo do Distrito Federal.

A ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DO DISTRITO FEDERAL Art.10. O Distrito Federal organiza-se em Regiões Administrativas, com vistas à descentralização administrativa, à utilização racional de recursos para o desenvolvimento socioeconômico e à melhoria da qualidade de vida.

You might be interested:  Quem É De Esquerda Apoia Quem?

§ 1º A lei disporá sobre a participação popular no processo de escolha do Administrador Regional. § 2º A remuneração dos Administradores Regionais não poderá ser superior à fixada para os Secretários de Estado do Distrito Federal. (Parágrafo com a redação da Emenda à Lei Orgânica nº 44, de 2005.)1 § 3º A proibição de que trata o art.19, § 8º, aplica-se à nomeação de administrador regional.

(Parágrafo acrescido pela Emenda à Lei Orgânica nº 60, de 2011.) Art.11. As Administrações Regionais integram a estrutura administrativa do Distrito Federal. Art.12. Cada Região Administrativa do Distrito Federal terá um Conselho de Representantes Comunitários, com funções consultivas e fiscalizadoras, na forma da lei.

Por que Brasília se chama Distrito Federal?

A construção de Brasília começou em 1956 e a sua inauguração data de 21 de abril de 1960. A partir da construção da capital federal, delimitou-se o Distrito Federal, ou seja, a divisão administrativa da federação que corresponde ao poder central do país.

Quem fundou a cidade de Brasília?

Criado em 21/10/15 às 19h08 | Atualizado em 17/07/20 às 16h35 Brasília: a cidade-sonho As primeiras ideias Na época do Brasil Colônia, já havia a ideia de levar a capital do país para a região central, para evitar ataques pelo mar. Mas a possibilidade só começou a ganhar força no Império.

  1. Em 1823, José Bonifácio de Andrada e Silva, conhecido como “Patriarca da Independência”, reforçou a proposta de levar a sede das decisões brasileiras para o interior do território e sugeriu pela primeira vez o nome “Brasília “.
  2. Em 1883, o sacerdote católico italiano Dom Bosco sonhou que visitava a América do Sul e, em seu relato, publicado no livro ” Memórias Biográficas de São João Bosco “, relatou o que viu: Entre os graus 15 e 20 havia uma enseada bastante longa e bastante larga, que partia de um ponto onde se formava um lago.

Disse, então, uma voz repetidamente: – Quando se vierem a escavar as minas escondidas no meio destes montes, aparecerá aqui a terra prometida, de onde jorrará leite e mel. Será uma riqueza inconcebível. Marco Zero e Esplanada dos Ministérios em 30/09/1958. Foto: Arquivo Público do Distrito Federal A visão acabou sendo interpretada como uma premonição do local em que deveria ser construída a nova capital do Brasil. Mas ela começou a ser viabilizada somente em 1891, quando a determinação de sua área foi incluída na primeira Constituição da República brasileira,

  1. No ano seguinte, um grupo de cientistas foi enviado para explorar o Planalto Central e demarcar a área.
  2. Chefiada por Louis Ferdinand Cruls, a expedição ficou conhecida como “Missão Cruls”.
  3. Médicos, geólogos e botânicos compunham a equipe que fez um levantamento sobre a topografia, o clima, a geologia, a flora, a fauna e os recursos materiais da região.

A área ficou conhecida como Quadrilátero Cruls, a primeira versão do “quadradinho”, como todo brasiliense chama o mapa da cidade. A pedra fundamental do novo centro do poder brasileiro foi lançada em 1922, no centenário da Independência, próximo a Planaltina, atual região administrativa do DF.

Em 1956, com nova demarcação da futura capital, o então presidente da República, Juscelino Kubitschek, deu início de fato à realização do projeto que durou séculos. Na mesma área das coordenadas que Dom Bosco apontou e às margens do Lago Paranoá, Brasília começou a ser erguida. O conceito Para organizar a logística da obra, foi criada a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), que lançou no mesmo ano o ” Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil ” com o objetivo de selecionar projetos urbanísticos para a construção da cidade.

Dentre dezenas de propostas, a vencedora, do arquiteto e urbanista Lúcio Costa, foi escolhida justamente pela simplicidade: a ideia, entregue em uma folha branca e desenhada a lápis, partiu do traçado de dois eixos cruzando-se em ângulo reto, como o sinal da cruz.

Uma dessas linhas, o Eixo Rodoviário, tinha o traço levemente inclinado, o que dava à cruz a forma de um avião, Ele seria a via que leva às áreas residenciais – hoje, Asa Sul e Asa Norte. A outra linha, que representava o Eixo Monumental, abrigaria os prédios públicos e o palácio do Governo Federal no lado leste; a Rodoviária e a Torre de TV no centro, e os prédios do governo local no lado oeste.

Lúcio Costa não só desenhou os traços que definiram a capital do país, mas também previu como seria a alma de Brasília, como afirmou no livro “Memória descritiva do Plano Piloto”: Cidade planejada para o trabalho ordenado e eficiente, mas ao mesmo tempo cidade viva e aprazível, própria ao devaneio e à especulação intelectual, capaz de tornar-se, com o tempo, além de centro de governo e administração, num foco de cultura dos mais lúcidos e sensíveis do país. Oscar Niemeyer. Foto: Arquivo Público do Distrito Federal Com o projeto urbanístico aprovado, Juscelino escolheu Oscar Niemeyer como o arquiteto responsável pela construção dos monumentos, O carioca foi autor das principais estruturas da cidade: o Congresso Nacional, os Palácios da Alvorada e do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e a Catedral de Brasília,

  • Além da dupla Oscar e Lúcio, completavam o time que fez desta cidade um museu a céu aberto figuras inspiradas como Burle Marx, com jardins e praças, e Athos Bulcão, com os painéis de azulejos que são marca registrada da capital.
  • O nascimento Em 21 de abril de 1960, Brasília nascia para o mundo e para a sua gente.

Com os projetos urbanístico de Lúcio Costa e o arquitetônico de Oscar Niemeyer, surgia uma cidade sob formas inovadoras, diferente de tudo já feito até então. A data de seu nascimento, não foi coincidência: marcava o dia da morte de Tiradentes, um dos líderes mineiros que defendeu a independência do Brasil no século XVIII. Acampamento de pioneiros no Núcleo Bandeirante. Foto: Arquivo Público do Distrito Federal Conforme a construção de Brasília seguia em frente, foram surgindo pequenos acampamentos ao redor do Plano Piloto para abrigar os trabalhadores que vieram para construir a nova capital.

  1. O primeiro acampamento foi chamado de Cidade Livre, que hoje é o Núcleo Bandeirante.
  2. Os demais agrupamentos mais tarde tornaram-se inicialmente as cidades satélites que agora são as 33 regiões administrativas que compõem o Distrito Federal.
  3. A consagração Não são só os monumentos que fazem visitantes e turistas se renderam à grandeza da capital.

Graças ao território plano e à ausência de grandes construções verticais, o céu de Brasília acabou conhecido como um dos mais bonitos do país, que, para muitos, praticamente substitui o mar ao emoldurar as construções de traços modernos e os largos espaços verdes que completam a paisagem.

Por conta desse conjunto de beleza e da importância arquitetônica, Brasília recebeu em 1987 o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Unesco. Foi o primeiro bem cultural contemporâneo a entrar nessa lista, figurando no mesmo patamar de importância das Pirâmides do Egito, a Grande Muralha da China, a Acrópole de Atenas, o Centro Histórico de Roma e o Palácio de Versalhes.

Brasília é multicultural Encenações ao ar livre divertem público na Torre de TV. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília A forma como Brasília foi povoada tornou-a plural, miscigenada e sincrética, representando a identidade de todo o Brasil. Na busca por dias e futuro melhores, milhares de brasileiros de diversos cantos do país, em especial do Nordeste e de Minas, vieram para construir a capital e buscar uma vida nova.

Eles ficaram conhecidos como candangos, Os pioneiros, que fixaram moradia na cidade entre 1960 e 1965, ainda guardam histórias e casos daquela época. Essa mistura de tanta gente diferente fez da nossa cidade um rico caldeirão de sotaques, sons e cores, Nossas comidas têm todos os sabores brasileiros, nossas feiras são coloridas e sortidas e aqui tem cultura para todos os gostos.

E tudo isso espalhado por todas as regiões administrativas, que têm características e histórias próprias, cheias de surpresas. Quer conhecer de perto o que Brasília tem de melhor? Clique aqui, Fontes:

You might be interested:  Quem Nasce Em Marrocos É?

Brasília 55 anos – da utopia à Capital Agência Brasil Vitruvius.com.br Senado Federal Conae Museu Virtual de Brasília Arquivo Público do Distrito Federal

Porque o Distrito Federal não pode ser considerado um Estado?

O Distrito Federal é pessoa jurídica de direito público interno, ente da estrutura político-administrativa do Brasil de natureza sui generis, pois não é nem um estado nem um município, mas sim um ente especial que acumula as competências legislativas reservadas aos estados e aos municípios, conforme dispõe o art.

Quem construiu Brasília foram os nordestinos?

Construção de Brasília – Em 1956, foi submetido ao Congresso o projeto da construção de Brasília e da transferência da capital de nosso país. Apesar da resistência da UDN, partido de oposição ao presidente, o projeto foi aprovado por meio da lei nº 2.874, de 19 de setembro de 1956.

  • Assim, os planos para a construção da nova capital foram iniciados.
  • No mesmo mês, foi criada a Companhia Urbanizadora Nova Capital, a Novacap.
  • O comando da Novacap foi entregue a Israel Pinheiro, deputado do PSD e um engenheiro da confiança do presidente.
  • Outros nomes significativos que fizeram parte da Novacap foram o de Bernardo Sayão, diretor técnico da empresa, e o de Oscar Niemeyer, diretor do Departamento de Arquitetura.

A ideia de Juscelino para dar corpo ao seu projeto foi cercar-se de técnicos e especialistas que já tinham trabalhado com ele no período que ele foi prefeito de Belo Horizonte e governador de Minas Gerais. O presidente fez uso sistemático da imprensa para garantir uma imagem positiva do projeto e obter apoio popular,

  1. Uma vez formada a Novacap, ela ficou responsável por promover um concurso para determinar qual seria o desenho urbano da nova capital.
  2. Esse concurso recebeu o total de 26 candidaturas, e o resultado, emitido em 16 de março de 1957, determinou a vitória de Lúcio Costa,
  3. Segundo a pesquisadora Lara Moreira Alves, o projeto de Costa venceu por planejar uma cidade moderna e com visualidade monumental| 2|,

Os quatro grandes nomes da construção de Brasília foram, portanto, o do presidente Juscelino Kubitschek ; o do diretor da Novacap, Israel Pinheiro ; o do arquiteto do projeto, Oscar Niemeyer ; e o do urbanista Lúcio Costa, Por três anos, trabalhadores de todo o Brasil foram para Brasília para participar da sua construção.

Como o prazo para inauguração da cidade era 21 de abril de 1960, o trabalho para a sua construção foi frenético. Os trabalhadores que se mudaram para construí-la eram, em geral, nordestinos e ficaram conhecidos como candangos, Existe uma série de relatos que mostram a precariedade no ofício e nas condições disponibilizadas aos trabalhadores que construíram a capital.

Ao longo da construção, o presidente não economizou com os gastos do projeto, e isso foi muito criticado pela oposição udenista. As historiadoras Lilia Schwarcz e Heloísa Starling afirmam que a UDN criticava “a monumentalidade do projeto, a suspeitíssima urgência, a impossibilidade de a capital ser terminada durante a administração JK”, entre outros fatores |3|,

Qual a naturalidade de quem nasce em Taguatinga DF?

Se você ainda não sabe como chamam as pessoas que nascem em Brasília, fique tranquilo, que o DFimoveis.com explica. – Bem, aqueles que nascem em qualquer região de Brasília são chamados de brasilienses. Mas pode acontecer de perguntar a alguém se é de Brasília, por exemplo, e receber a seguinte resposta: — Sim, sou Candango! Candango? Como assim, candango? Exatamente.

Candango é o termo aplicado aos operários que participaram das primeiras construções do Distrito Federal, ao final da década de 50. Muitos deles migraram de outros estados, grande parte do nordeste. Esse movimento tinha o objetivo de prestar serviço a Juscelino Kubitschek, presidente na época, em fundar uma nova cidade no centro do país, para que pudesse ser a nova capital do Brasil.

Em cima da denominação “candango” criou-se uma nova significação histórica para Brasília e que remete a origem da cidade. Juscelino, com sua intenção de criar uma nova cidade e decretá-la como capital, e com a situação de que trabalhadores de outras estados brasileiros aceitaram ajudar nessa missão, ele confirmou o uso da expressão “candango” para expressar um sentido contrário de insulto, como era utilizado para agredir verbalmente indivíduos negros.

  • Candango, a partir de Brasília, teria um novo valor, uma nova representação, que fazia jus a todo esforço, dedicação e empenho, daqueles que acreditaram no sonho do ex-presidente e tiveram o prazer de concretizá-lo junto com ele.
  • Com isso, alguns dos trabalhadores, além de ajudar a construir uma nova capital, decidiram ficar e construir uma nova vida na nova cidade do cerrado do centro-oeste, tornando-se pioneiros de Brasília.

Por esse motivo, filhos, netos e as geração seguintes daqueles que se dedicaram às obras da capital, começaram a adotar o termo candango para se intitular “nascido em Brasília e membro de família que fez parte da construção de Brasília”, após 1960.

Quem nasce em Candangolândia E o quê?

Candangolândia, 19ª região administrativa – Veja como foi a construção de Brasília Fixada em 3 de novembro de 1956, durante a construção de Brasília, Candangolândia celebra essa data como a da sua fundação. Mas a região só foi oficializada em 1989. Em 27 de janeiro de 1994, por meio da Lei n°658, foi designada como a 19ª região administrativa do DF.

O nome deriva do fato de os primeiros moradores, os operários da construção da nova capital do Brasil, serem chamados de candangos. Eles eram pessoas que vieram de outras unidades da federação para tirar do papel o sonho da nova capital. O primeiro acampamento foi construído em 1956, pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), para abrigar escolas, posto de saúde, restaurante, entre outras instalações, além das residências das equipes técnicas e administrativas da empresa.

A região conta atualmente com pouco mais de 16 mil habitantes e conserva, até hoje, casas de madeira.

Qual é o gentílico de quem nasce em Marília?

Marília
Município do Brasil
Lema Símbolo de amor e liberdade
Gentílico mariliense
Localização

Quem nasce em Brasília e Calango?

Se você ainda não sabe como chamam as pessoas que nascem em Brasília, fique tranquilo, que o DFimoveis.com explica. – Bem, aqueles que nascem em qualquer região de Brasília são chamados de brasilienses. Mas pode acontecer de perguntar a alguém se é de Brasília, por exemplo, e receber a seguinte resposta: — Sim, sou Candango! Candango? Como assim, candango? Exatamente.

  • Candango é o termo aplicado aos operários que participaram das primeiras construções do Distrito Federal, ao final da década de 50.
  • Muitos deles migraram de outros estados, grande parte do nordeste.
  • Esse movimento tinha o objetivo de prestar serviço a Juscelino Kubitschek, presidente na época, em fundar uma nova cidade no centro do país, para que pudesse ser a nova capital do Brasil.

Em cima da denominação “candango” criou-se uma nova significação histórica para Brasília e que remete a origem da cidade. Juscelino, com sua intenção de criar uma nova cidade e decretá-la como capital, e com a situação de que trabalhadores de outras estados brasileiros aceitaram ajudar nessa missão, ele confirmou o uso da expressão “candango” para expressar um sentido contrário de insulto, como era utilizado para agredir verbalmente indivíduos negros.

  1. Candango, a partir de Brasília, teria um novo valor, uma nova representação, que fazia jus a todo esforço, dedicação e empenho, daqueles que acreditaram no sonho do ex-presidente e tiveram o prazer de concretizá-lo junto com ele.
  2. Com isso, alguns dos trabalhadores, além de ajudar a construir uma nova capital, decidiram ficar e construir uma nova vida na nova cidade do cerrado do centro-oeste, tornando-se pioneiros de Brasília.
You might be interested:  Quem É O Presidente Da Bolívia?

Por esse motivo, filhos, netos e as geração seguintes daqueles que se dedicaram às obras da capital, começaram a adotar o termo candango para se intitular “nascido em Brasília e membro de família que fez parte da construção de Brasília”, após 1960.

Qual é a diferença entre candango e brasiliense?

Numa cidade que nasceu num desenho em folha de papel-manteiga, não é fácil constituir uma identidade, Quem mora há muito tempo em Brasília não sabe exatamente quem é: se candango, pioneiro ou brasiliense. São definições ao gosto do freguês, mas há fundamentos históricos e simbólicos que podem ajudar cada um a se reconhecer numa das três naturalidades de quem vive no quadradinho, ou em nenhuma delas.

Candango é, por definição de dicionário, aquele que pegou no pesado. Ou, no dizer do Houaiss, “designação dada aos operários das grandes obras de construção de Brasília “. A palavra tem origem no quimbundo, língua falada em boa parte África, Angola incluída. Os africanos chamavam de kangundu os invasores portugueses.

Aos poucos, passou a designar uma pessoa ruim. Há quem diga que foi Juscelino quem deu esse apelido aos primeiros operários da construção. Não há esse registro nas memórias que ele escreveu. Em “Por que construí Brasília”, ele se refere aos candangos como sendo uma designação que já lhe chegou pronta.

  1. Juscelino se lembrava de algo que havia lido numa revista sobre operários que construíam uma igreja num país qualquer.
  2. Indagado sobre o que estava fazendo, cada trabalhador descrevia seu ofício: estava assentando tijolos, ajeitando cantoneiras, pregando madeira.
  3. Até que o mais humilde deles, o servente de pedreiro, respondeu que estava construindo uma catedral.

“Em Brasília, o que eu desejava era transformar todos aqueles candangos em ‘construtores de catedral’. E, aos poucos, consegui. A cidade, que se erguia no Planalto, não era minha. Não era do governo. Nem mesmo do Brasil. Era a cidade do humilde operário.” Um esperto, esse Juscelino.

  • Juscelino gostava da palavra “bandeirante”, inspirado na leitura de Bandeirantes e Pioneiros, de Vianna Moog.
  • Daí, Núcleo Bandeirante.
  • Mas essa era uma denominação destinada aos mais altos escalões na hierarquia do canteiro de obras.
  • Do mesmo modo que a palavra ” pioneiro “.
  • Bernardo Sayão era inquieto como qualquer bandeirante.

Mas acusava o ânimo de permanência do pioneiro”, escreveu Juscelino pelas mãos de seu ghost-writer, Carlos Heitor Cony. Candango era o peão de obra. Pioneiro eram os técnicos, os funcionários públicos, os engenheiros, os arquitetos. Candango era pioneiro, mas pioneiro não gostava de ser chamado de candango.

No Campo da Esperança, há uma ala destinada aos pioneiros; nenhuma aos candangos. Durante muito tempo, os dois gentílicos foram usados para designar aqueles que tinham vindo para Brasília nos primeiros tempos, com a segregação de sentido que se mantém até hoje. Candangos, os operários; pioneiros, os que não sujavam as mãos.

Desde o começo, na vida e na morte, as palavras já designavam evidente separação de classes. A palavra “pioneiro” envelheceu. A “candango” se renovou. As novas gerações estão tirando do limbo – um limbo heroico – a acepção que os dicionários dão ao verbete “candango”.

  • Há muita gente jovem que se considera candanga, embora seja brasiliense, nascida em Brasília.
  • Anunciar-se candango é um modo de reverenciar os milhares que construíram a nova capital, os que foram espancados, presos e humilhados pelas forças policiais (a famigerada GEB, Guarda Especial de Brasília), os incontáveis que morreram nas obras.

Brasiliense é acepção mais recente. Pouco mais da metade dos moradores de Brasília é brasiliense de nascimento. E boa parte é brasiliense de coração. Pioneiros e candangos são brasilienses; e candangos são pioneiros, mas pioneiros não gostam de ser candangos.

  1. Não sei se deu pra entender.
  2. E tem gente que não é nenhum dos três.
  3. São os que moram aqui contra a vontade.
  4. Em temporada de troca de governo e troca de partido.
  5. Esses são os forasteiros, os hóspedes (com auxílio-moradia) dos palácios e do circuito do poder.
  6. Eles passam e nós continuamos aqui, brasilienses, candangos e pioneiros, e quanto mais junto e misturado, melhor.

* Este texto representa as opiniões e ideias do autor.

O que significa candango na Bahia?

Candango, originalmente, é uma palavra oriunda da África que era utilizada pelos escravos, de forma pejorativa, referindo-se aos portugueses que traficavam pessoas e, depois, aos senhores de engenho.

Qual a idade de Brasília?

Convite – Aniversário de Brasília 63 anos – 21 a 23 de abril de 2023.

O que é Candianga?

Nome masculino Designação dada pelos africanos aos portugueses.

Porque o nome candango?

Candango, originalmente, é uma palavra oriunda da África que era utilizada pelos escravos, de forma pejorativa, referindo-se aos portugueses que traficavam pessoas e, depois, aos senhores de engenho.

Quem nasce no Paraná é chamado de quê?

Adjetivos pátrios – Veja gentílicos dos Estados do Brasil

Sigla Adjetivo pátrio
Paraná (PR) paranaense, paranista (usado no Sul) e tingui
SUDESTE
São Paulo (SP) paulista, bandeirante
Rio de Janeiro (RJ) fluminense

Qual é a origem do nome Brasília?

BRASÍLIA – Crédito, Getty Images Legenda da foto, Brasília, considerada patrimônio da humanidade pela Unesco, foi projetada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer Como é possível supor, o nome Brasília deriva de Brasil. A atual capital brasileira, localizada no Centro-Oeste, foi construída durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek e inaugurada em 1960.

A cidade foi totalmente planejada, a partir da vontade do governo de transferir a capital para o centro do país – antes a capital era o Rio de Janeiro. O projeto urbanístico ficou a cargo de Lúcio Costa, que propôs o formato em avião que a cidade tem hoje, com as características “superquadras” e “tesourinhas”.

E o arquiteto Oscar Niemeyer ficou responsável por desenhar os prédios e monumentos da cidade, como o Palácio do Planalto, os ministérios e o Supremo Tribunal Federal. Mas o nome “Brasília”- versão em latim de Brasil – surgiu muito antes da construção da cidade.

Quem nasce em Taguatinga é chamado de?

Município de Taguatinga Os habitantes se chamam taguatinenses. O município se estende por 2 437,4 km² e contava com 16 683 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 6,8 habitantes por km² no território do município.

Como se chama quem nasce na cidade do Rio de Janeiro?

A capital é Rio de Janeiro. Quem nasce no Estado é chamado fluminense. Aquele que nasce na cidade é denominado carioca. A sigla do Estado é RJ e a população é de aproximadamente 16,5 milhões de habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

By Katy