Contents
Quais são os benefícios do orégano para o corpo?
Rico em nutrientes – O orégano possui uma grande concentração de fibras, vitaminas (A e C), componentes antioxidantes, além de substâncias medicinais. Todas essas propriedades contribuem para o fortalecimento de vários sistemas do organismo: digestivo, imunológico, urinário, respiratório e cardiovascular.
Pode tomar orégano todos os dias?
O consumo diário de orégano pode prevenir o envelhecimento precoce, pois é rico em compostos antioxidantes, como os flavonoides e a vitamina C, que ajudam a neutralizar os radicais livres em excesso, prevenindo o dano celular e mantendo a pele mais jovem e mais saudável.
Qual a melhor forma de consumir orégano?
Propriedades anti-inflamatórias – Fúlvia Hazarabedian conta que uma pesquisa mostrou que o timol, substância presente no óleo essencial de orégano, tem atividades antifúngicas contra espécies de Candida que se proliferam na cavidade oral; enquanto um estudo em cães ressaltou que o óleo de orégano exibiu atividade antibacteriana e antifúngica contra infecções de ouvido resistentes a medicamentos.
Tudo isto, de acordo com Fúlvia, é devido a um composto chamado carvacrol, que atua diretamente no tecido adiposo branco, diminuindo a inflamação. Além de todos os benefícios já listados, tanto o orégano quanto seu óleo essencial têm propriedades antioxidantes por serem ricos em carvacrol e timol. Essas substâncias ajudam as células a combater os danos causados pelos radicais livres e a prevenir o de nossas células.
Leia: Você pode consumi-lo em sua forma fresca ou seca, usando suas folhas como temperos de legumes e verduras, ou até mesmo na finalização de pratos e saladas. : Muito além da culinária: os poderes do orégano para sua saúde
Pode comer orégano cru?
Conheça a versão fresca do orégano Erva da alegria (Foto Copyright @ StockFood / Ivana Jurcic) Um pouco de frescura na vida sempre cai bem. É tempo, portanto, de aproveitar a curta temporada de orégano fresco (agosto), erva aromática de sabor acentuado e levemente picante, que lembra manjerona.
Popular na versão seca, disponível o ano todo em qualquer mercado, o orégano nem sempre é reconhecido pelos consumidores quando está verdinho – volta e meia é tomado por variedades miúdas de manjericão e até tomilho. Confusão justificável, já que todos eles pertencem à mesma família, a Lamiaceae, saiba mais DICAS PARA MONTAR UMA BOA HORTA EM CASA 10 ERVAS E SUAS COMBINAÇÕES De origem mediterrânea, o Origanum vulgare chegou ao Brasil na bagagem dos colonizadores europeus.
Seu nome, que vem do grego, significa “alegria das montanhas”. Segundo Lenita Haber, analista de transferência de tecnologia da Embrapa Hortaliças, a produção de orégano fresco no Brasil não é grande. Para ter essa planta rasteira sempre à mão, uma opção é cultivá-la em casa.
Pode ser plantada em vasinhos e, depois de colhida, dura até uma semana na geladeira, em recipiente fechado. A medicina popular atribui ações bactericida e fungicida ao orégano, embora esses benefícios ainda não estejam cientificamente comprovados. Já suas qualidades na culinária foram testadas e aprovadas há muito tempo: é excelente para temperar pratos com um quê italiano, como e,
Também pode dar um toque especial em vegetais refogados ou até mesmo crus. Vale ressaltar que a versão fresca não é tão resistente ao calor quanto a seca. Por esse motivo, a recomendação é adicioná-la ao final do preparo de pratos quentes. Outra sugestão é usá-lo em receitas que não vão ao fogo, como o preparado por Gabriela Pastro, especialista em ervas e especiarias do Sabor de Fazenda, viveiro de mudas orgânicas em São Paulo.
- Como o orégano fresco tem uma intensidade de sabor mais forte que o seco, acho que combina muito com pratos do Oriente Médio, bem aromáticos”, diz Gabriela.
- Homus com orégano, servido com fatias de abobrinha (Foto Foto Elisa Correa / Editora Globo | Produção Ellen Annora ) Curte as publicações de Casa e Jardim? No nosso aplicativo, disponível para e, você tem acesso a todo o conteúdo do site e da revista.
Baixe também o app, que reúne o melhor dos títulos da Editora Globo, além das inúmeras reportagens exclusivas. : Conheça a versão fresca do orégano
Como fazer o chá de orégano para curar candidíase?
Ferva de 500 ml a 1 litro de água. Assim que levantar fervura, desligue o fogo e adicione um punhado de orégano (equivalente a uma mão fechada da erva) na água quente. Misture um pouco, tampe a panela e deixe a infusão descansar por 5 minutos.
Para que a canela é bom?
Home > Notícias > Quais os benefícios da canela para a saúde? Publicado em: 16/02/2023 Além de conferir aroma e sabor para diversas receitas da culinária mundo afora, a canela é a queridinha dos nutricionistas e das pessoas que adotam um estilo de vida saudável. É que a especiaria é rica em flavonoides, como eugenol, hesperidina e linaool, e possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
- Por isso, entre os benefícios da canela, está a ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.
- A canela faz bem ao organismo também porque contém quantidades de cinamaldeído.
- Essa substância acelera o metabolismo, promove a queima de gordura corporal e melhora a concentração.
- Desta forma, a especiaria é uma aliada também para quem quer melhorar a disposição física e mental.
Com o nome científico de Cinnamomum, a canela é comercializada em supermercados, feiras ou lojas de produtos naturais, na forma de pó ou em pau, ou casca. Conheça agora quais os benefícios da canela e porque esse alimento deve ser consumido regularmente: 1.
- Diabetes Vários estudos científicos apontam que a canela faz bem para os diabéticos porque ajuda a aumentar os níveis de insulina.
- Esse hormônio é o regulador das taxas de açúcar no sangue.2.
- Emagrecimento Entre os benefícios da canela está seu efeito termogênico e metabólico.
- Mas, o que essa propriedade significa? A especiaria ajuda a promover o gasto energético e a oxidação da gordura e, por isso, favorece a perda de peso.
Isso ocorre porque o ingrediente ativa proteínas que atuam na mobilização do tecido adiposo para ser utilizado pelo corpo para produzir energia. Ademais, a canela faz bem para quem quer emagrecer porque favorece a redução do acúmulo de gordura corporal.
Além disso, é rica em fibras, aumentando a sensação de saciedade, diminuindo a fome e fomentando o processo de perda de peso. Uma dica para quem quiser aumentar o consumo da canela é apreciá-la junto com as frutas. A banana e o abacaxi assados com canela em pó, além da maçã e a pêra cozidas e temperadas com a especiaria, são opções de sobremesas e lanches saudáveis e sem açúcar.
A canela em pau é a ideal para o preparo de chás e águas saborizadas, que também auxiliam no processo de emagrecimento.3.Capacidade cognição A canela é composta ainda por fitoquímicos e eles contribuem para aumentar a capacidade do cérebro de utilizar a glicose.
Um dos benefícios da canela para a saúde do organismo, como um todo, é que suas propriedades antioxidantes previnem os danos causados pelos radicais livres às células do sistema nervoso central. Isso diminui o estresse oxidativo e melhora os níveis de aprendizagem e a memória, sendo assim, é capaz de proporcionar proteção contra o Alzheimer, a demência e o mal de Parkinson.4.
Saúde do coração Outros componentes da canela, como o cinamaldeído e o ácido cinâmico, atuam como protetores do coração graças às suas propriedades anti-inflamatórias e a sua capacidade de produzir óxido nítrico. Essa substância faz com que as artérias fiquem relaxadas e, dessa forma, o sangue flui com mais facilidade.
- A canela faz bem também porque ajuda a inibir os canais de cálcio que, junto com o óxido nítrico, mantém a pressão arterial baixa.5.Combate infecções O cinamaldeído é um dos principais componentes da canela ativos da especiaria e contribui para tratar infecções causadas por bactérias ou fungos.
- Os efeitos antimicrobianos, inclusive, estão entre os benefícios da canela.
O alimento ajuda a prevenir as cáries e, consequentemente, a reduzir o mau hálito.6.Propriedade antioxidante Pesquisas científicas apontam que a especiaria apresenta elevada atividade antioxidante porque possui fenólicos e flavonoides – como o cinamaldeído e o eugenol – em sua composição.
- Tais componentes desempenham papel fundamental na eliminação dos radicais livres, redução dos seus danos e prevenção da oxidação de gorduras.
- Ademais, graças ao seu potencial antioxidante, a canela pode ajudar a retardar o envelhecimento precoce e atua na prevenção de doenças crônicas, como a diabetes do tipo 2, doenças cardíacas, câncer, infertilidade e alterações neurológicas.
E agora que você já conhece quais os benefícios da canela, confira uma receita que vai fazer bem para a sua saúde e agradar seu paladar. Afinal, seu corpo merece ser cuidado com carinho: é ele que irá te carregar até a finitude da vida. Pense nisso e adote um estilo de vida saudável.
- Bolo de banana e maçã com canela Ingredientes: 4 bananas maduras, 1 maçã, 4 ovos, 2 xícaras de farinha ou farelo de aveia, ½ xícara de óleo, ½ xícara de uva passas, 1 colher de sopa de fermento e canela a gosto.
- Preparo: Bata as bananas, a maçã, os ovos e o óleo no liquidificador.
- Em uma tigela, misture a farinha de aveia, a canela em pó e as uvas passas.
Incorpore a mistura do liquidificador e mexa bem. Por último, coloque o fermento e mexa delicadamente. Asse em forma untada em forno pré-aquecido (180º). Não esqueça de polvilhar mais um pouco de canela na massa antes de assar.
Para que serve o chá de açafrão?
Ch de Aafro Contedo: 20g O Ch de Aafro pode ser utilizado para a diminuio de dores no estmago, no alvio da gastrite, diminui os nveis de colesterol e auxilia no emagrecimento pois reduz a sensao de fome, possui efeito laxante favorecendo o movimento intestinal e aumenta a capacidade de aprendizagem e da memria.
- Contm propriedades antioxidantes, laxantes, diurticas, anti-tumorais e anti-inflamatrias.
- Benefcios: – Anti-inflamatrio natural; – Antifngico; – Estimulante; – Auxilia no emagrecimento; – Melhora os nveis de colesterol; – Antiespasmdico.
- MODO DE PREPARO: Colocar a quantidade equivalente a 1 colher de sopa do ch, colocar gua fervente e abafar por 5 minutos.
Coar e beber.1 – As imagens são meramente ilustrativas.2 – Em caso de hipersensibilidade recomenda-se não usar ou descontinuar o uso e procurar um médico ou farmacêutico.3 – Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC).4 – Os chás, mesmo livres de obrigação de prescrição médica, merecem alguns cuidados.
Alguns efeitos colaterais, embora raros, podem aparecer. Caso isso ocorra, procure um médico ou farmacêutico.5 – O uso excessivo pode gerar toxicidade.6 – Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica.7 – A eficácia do produto varia de pessoa para pessoa e depende de diversos fatores como alimentação, prática de exercícios físicos, presença de outras patologias bem como o uso correto do produto como descrito na posologia.8 – As indicações mencionadas não se tratam de propaganda, e sim de descrição do produto.
Em caso de dúvida procure orientação do médico ou farmacêutico.9 – As indicações dos produtos são baseadas no conhecimento científico do profissional farmacêutico e laudos de aquisição dos produtos junto aos fornecedores autorizados pela Anvisa.