Contents
Quais são os principais benefícios da drenagem linfática?
Drenagem linfática manual é um tipo de danielgehlen “>massagem corporal que ajuda o corpo a eliminar o excesso de líquidos e toxinas, facilitando o tratamento da celulite, reduzindo edemas e linfedemas, promovendo relaxamento e bem-estar. A técnica utiliza a massagem para intensificar a atividade do sistema linfático. O método foi desenvolvido pelo terapeuta dinamarquês Vodder e sua esposa em 1932, sendo aprimorado ao longo do tempo e se tornando cada vez mais popular.
O que a drenagem linfática elimina?
Drenagem linfática e seus benefícios para o corpo A drenagem linfática é uma massagem, mas seus objetivos são diferentes dos convencionais. Os movimentos lentos e suaves estimulam a circulação da linfa, que passa a fluir pelo corpo com mais facilidade.
O sistema linfático transporta a linfa, que circula pelo corpo todo e funciona como uma espécie de filtro removendo as impurezas. Junto aos glóbulos brancos, o sistema linfático é um importante agente na defesa do organismo contra vírus e bactérias. Mas quando a linfa se acumula entre os tecidos pode provocar dores e inchaços.
Esses pequenos edemas podem desaparecer da área afetada com uma drenagem linfática. A massagem da drenagem linfática é feita com os dedos por meio de movimentos circulares, de deslizamento ou de bombeamento. Há clínicas de estética que também fazem o procedimento utilizando aparelhos a depender do caso de cada paciente.
Ajuda a combater e a evitar o inchaço e a retenção de líquidos;Evita a formação de celulites;Elimina as toxinas do corpo;Colabora no processo de cicatrização de lesões e na recuperação de cirurgias plásticas;Melhora a circulação sanguínea, a venosa e a linfática;Contribui para uma melhor oxigenação do corpo.
A drenagem linfática é recomendada para vários tipos de público e os objetivos podem ser variados, seja com fins estéticos, mas também para melhorar a saúde e o bem-estar. Assim, gestantes, pacientes que concluíram um tratamento contra o câncer, pessoas que sofreram lesões ou traumatismos ou quem quer se livrar das indesejáveis celulites podem associar este tipo de tratamento a outras práticas do dia a dia, como uma dieta equilibrada e exercícios físicos regulares.
Pessoas que têm acnes severas na pele devem evitar a drenagem linfática, pois o movimento da massagem pode piorar as lesões;Machucados ou feridas abertas também podem evoluir para uma inflamação caso a pessoa se submeta a um tratamento de drenagem.
O procedimento pode ser um grande aliado na recuperação após procedimentos cirúrgicos, mas é fundamental ter um parecer médico que informe o momento adequado para se iniciar as sessões sem correr riscos. Mulheres que retiraram gânglios após um diagnóstico de câncer de mama também podem fazer drenagem, mas nestes casos é preciso ter cautela e avaliar com o médico de que forma o procedimento pode ser feito, já que uma técnica mal aplicada pode ser extremamente danosa para a paciente.
Em que situações a drenagem linfática deve ser evitada?
Indicação – Indicações da drenagem linfática: tecidos edemaciados, circulação sanguínea de retorno comprometida, edema no período gestacional e tensão pré-menstrual, tratamento de pré e pós-cirurgia plástica, tratamento pós-lipoaspiração, celulite, cicatrizes hipertróficas e queloidianas, relaxamento de pessoas tensas, dentre outras indicações.
Quantas sessões de drenagem linfática para ver resultado?
Quantas sessões de drenagem são necessárias para bons resultados? – A drenagem é uma terapia com diversos benefícios e que sempre será muito recomendada ao sentir-se mais inchado, é possível perceber melhora desde a primeira sessão, deve ser realizada até 3x por semana.
Porque depois da drenagem da vontade de fazer xixi?
Drenagem Linfática: O que é, os benefícios e como funciona
- Drenagem linfática é aquele tipo de assunto que você já deve ter ouvido por aí, mas que ainda não sabe exatamente o que isso quer dizer.
- Para acabar com todas as suas dúvidas, aqui você vai descobrir as principais informações sobre o tema.
- Preparada?
- O que é drenagem linfática?
- Ao contrário de uma massagem relaxante, a drenagem linfática tem como objetivo garantir o funcionamento do sistema linfático.
- O sistema linfático é responsável por mover os fluidos corporais, através de uma rede gigante de vasos.
- Portanto, quando melhor for o sistema linfático, mais rápido o metabolismo trabalha e mais fácil elimina toxinas do corpo.
- Pense da seguinte forma: o corpo humano é composto por três tipos gerais de circulação:
- Arterial;
- Venosa;
- Linfática.
- As duas primeiras garantem a circulação de sangue para todo o corpo, levando vitaminas e nutrientes.
- Já a linfática, acontece depois da arterial e venosa, levando as células novamente para o os gânglios, também chamados de linfonodos.
- Basicamente, quando isso acontece, essas células podem ser entendidas pelo corpo como uma substancia estranha ou não e, por isso, tudo é filtrado.
- Nesse processo de filtragem, diversos germes, bactérias, células e infecções são eliminadas.
- Claro que tudo isso acontece de maneira simultânea, a cada milésimo de segundo.
- O que você deve ter em mente é que isso permite que o seu metabolismo fique mais rápido e trabalhe corretamente.
- Além do mais, garante a eliminação de substâncias estranhas, mantendo o organismo mais limpo.
- Principais benefícios
- De maneira geral, existem três principais benefícios que os pacientes buscam com a drenagem linfática:
- Redução e combate do inchaço corporal;
- Redução e combate da retenção de líquidos;
- Melhora no funcionamento metabólico.
Tudo isso acontece porque a drenagem é capaz de eliminar toxinas, estimular a eliminação de líquidos, reduz o inchaço provocando relaxamento.
- Justamente por isso, é comum que, após as sessões, você sinta mais vontade de fazer xixi.
- Isso ocorre porque o processo de filtragem foi acelerado, fazendo com que o seu corpo elimine esses excessos.
- Mas não é só isso, esse processo também garante:
- Eliminação de toxinas e agentes nocivos;
- Melhora no sistema imunológico;
- Melhora o aspecto da pele;
- Pode reduzir celulites;
- Pode auxiliar a deixar o corpo mais curvilíneo;
- Atua como um analgésico para dores internas;
- Alivia hematomas, entre outros.
- É importante dizer que a drenagem linfática é muito recomendada após alguns tratamentos cirúrgicos.
- Nesses casos, o foco da prática é evitar a retenção de líquidos e inchaço, além de reduzir dores e evitar manchas e hematomas.
- Como funciona a drenagem linfática
- Para finalizar esse post, vale a pena saber um pouco mais sobre como funciona a drenagem.
- Antes de mais nada, é bem diferente de uma massagem relaxante, já que o objetivo é diferente.
- Portanto, pode ser feita de forma manual, utilizando apenas as mãos, ou com uso de aparelhos.
- Em cada região do corpo, existe uma direção, força e forma para fazer os movimentos, justamente pensando na localização dos linfonodos.
- A forma do tratamento varia de acordo com a necessidade e objetivo de cada cliente.
- Assim, o número de sessões é pensando de acordo com cada caso e apenas fisioterapeutas e massoterapeutas podem fazer o procedimento.
- Caso tenha feito alguma cirurgia, só vá até a sessão quando liberado e procure profissionais realmente capacitados.
- Enfim, quer saber mais sobre o tema ou ver outro assunto aqui na página?
- Comenta aqui embaixo para que eu possa lhe ajudar ou aproveite para compartilhar a sua experiência e resultados.
- Grande abraço e até o próximo post!
: Drenagem Linfática: O que é, os benefícios e como funciona
Quais são as três funções básicas do sistema linfático?
São funções do sistema linfático: I – drenagem de líquidos dos tecidos; II – retenção de partículas estranhas e células mortas; III – proteção do organismo contra agentes infecciosos.
Pode fazer drenagem linfática em casa?
An error occurred. – Try watching this video on www.youtube.com, or enable JavaScript if it is disabled in your browser. O grande problema é que estamos sujeitas a esse acúmulo diariamente – especialmente no verão e após os abusos na alimentação e na bebida alcoólica.
Aprender a fazer as manobras sozinha ou sozinho, é libertador, acredite! Os movimentos repetitivos da drenagem são os principais responsáveis pela eliminação dessas toxinas. Para auxiliar nos movimentos você pode usar cremes a base de cafeína e ervas, como a cavalinha e a centelha asiática, por exemplo, que com certeza irão potencializar o resultado da sua massagem.
O grande segredo da drenagem é seguir o trajeto do sistema linfático que é essa rede verde desenhada na imagem desse corpo. Sempre começamos a drenagem da região mais próxima aos gânglios, para liberar o trajeto e permitir assim a drenagem da parte mais distante. Coloque uma musica agradável, uma oração, uma meditação guiada ou mantra, aquilo que te faz relaxar e da prazer.
1. Deitada, com os braços cruzados e as mãos espalmadas, aperte suas saboneteiras três vezes para estimular a captação da linfa pelos gânglios.2. Pressione três vezes a axila esquerda com a mão direita e vice-versa (esse é um movimento de bombeamento como se você apertasse e soltasse a região de forma suave e rítmica).3. Em seguida, vamos drenar o braço de proximal para distal, com pressão moderada, deslize suas mãos em forma de bracelete e em direção ao ombro, finalizando na axila, lembre de seguir o trajeto do sistema linfático.4. Faça isso oito vezes em cada braço. Então, repita esse movimento de deslizamento também por oito vezes em cada antebraço, ou seja, do pulso ao cotovelo. Sempre de iniciando de proximal para distal.5. Pressione a região da virilha, três vezes de cada lado.6. Com as mãos sobrepostas, faça movimentos circulares ao redor do umbigo por 5 vezes.7. Faça movimentos de concha 3 vezes em cada posição simulando a formação de um quadrado ao redor do umbigo.8. Simule um movimento de onda na região logo abaixo do umbigo por 20 vezes e logo após apoie as mãos nas laterais da cintura e deslize até o centro do abdome cinco vezes para afinar a cinturinha Realize também essa manobra de maneira unilateral, ou seja, um lado de cada vez. Faça 5 repetições de cada lado.9. Posicione seus braços cruzados por cima do abdome e realize 5 movimentos de deslizamentos da metade do tronco para axila em seguida com as mãos espalmadas no centro do seu abdome realize 5 deslizamento para lateral. Finalize as 5 repetições e repita o deslizamento cruzado por 3X.10. Vamos para as pernas ? Deslize as mãos oito vezes na parte interna da coxa, na direção do joelho para virilha. Lembre que a primeira manobra sempre é de proximal para distal.
Repita este movimento na parte central da coxa e também na parte lateral sempre levando esse líquido para região de virilha. Lembre-se que os movimentos são relativamente lentos e rítmicos. Faça o mesmo na outra perna. E para finalizar nossa drenagem, Realize 40 movimentos de ponta de pés para ativar a panturrilha, nossa bomba circulatória de retorno.
- Eu já falei mas não custa nada lembrar que o grande segredo da drenagem é seguir direitinho o trajeto do sistema linfático.
- Então aproveita sua drenagem para meditar, escutar uma música que inspire os movimentos e também para caprichar ou seja, realizar mais repetições nos locais que você mais incha.
Se você tiver feito alguma cirurgia, não faça essa técnica sem o auxílio de um profissional pois os fortes podem alterar o trajeto do sistema linfática e realizar a drenagem tradicional pode comprometer a sua cirurgia. Um super beijo!!!! Olga Vieira
O que é drenagem linfática antes e depois?
Ou seja, ‘drenagem linfática antes e depois: Antes: retenção de líquido aumento das medidas corporais. Depois: Eliminação de líquidos, redução das medidas corporais.