Banana Prata Benefícios

Qual é o benefício da banana prata?

As bananas, como a banana-prata, contêm triptofano, um aminoácido essencial que contribui para a produção de serotonina, conhecida como o ‘hormônio da felicidade’. A serotonina é um neurotransmissor que regula o humor, o sono e o apetite, melhorando o bem-estar geral e ajudando a combater a depressão.

Pode comer banana prata todos os dias?

10 benefícios da banana: veja lista e nutrientes da fruta Neste dia 22 se setembro chega a primavera e ainda é comemorado o dia da banana, uma das frutas mais democráticas de todas. Isso porque, além das mais de mil espécies, ela é cultivada ao redor de todo o mundo.

Fonte de carboidratos;Rica em fibras;Possui vitamina C, vitamina B6, provitamina A;Rica em minerais como potássio, fósforo, magnésio, zinco;Fonte de compostos bioativos como: fenólicos, carotenoides, aminas biogênicas e fitoesteróis, que exercem muitos efeitos positivos na saúde humana.

Tanto a polpa quanto a casca de banana contém vários compostos fenólicos, como ácido gálico, catequina, epicatequina, taninos e antocianinas. A banana contém grandes quantidades de compostos fenólicos totais e flavonoides.1. Reduz o estresse e ajuda a combater a insônia A casca e a polpa de banana contêm aminas biogênicas, como serotonina, dopamina e norepinefrina.

  1. O teor de serotonina da polpa de banana foi observado na faixa de 8 a 50 μg/g, (média de 28 μg/g).
  2. A serotonina contribui diretamente para a sensação de bem-estar e felicidade, já a dopamina desempenha um papel importante no cérebro e corpo humano como um neurotransmissor com grande impacto em nosso humor, capacidade de concentração e estabilidade emocional.

Portanto, a banana vai muito bem para os estressados e mulheres que tem TPM. Por conter efeito ansiolítico e relaxante, a banana também é ótima para modular sono (insônia), sendo eficiente o seu uso antes de dormir.2. Ajuda a prevenir diabetes A banana verde, que é rica em amido resistente, componente que possui função semelhante à das fibras insolúveis (ou seja, não são absorvidas), consegue ter efeitos benéficos para o tratamento de diabetes tipo 2.

Isso porque a substância atua no controle da glicemia e da insulina da refeição.3. Ajuda a manter o sistema digestivo saudável A biomassa de banana verde também possui uma função prebiotica muito importante. Isso porque, assim como as fibras, a biomassa não é absorvida pelo intestino, promovendo AGCC (ácidos graxos de cadeia curta) que é um nutriente essencial para produção de bactérias intestinais benéficas, fundamentais para um sistema imunológico e digestivo saudável.4.

Fortalece o sistema imunológico e ajuda a prevenir doenças Além de interferir positivamente na flora intestinal, como visto acima, a banana é rica em vitamina C, antioxidante que contribui com o equilíbrio sistema imunológico. É fonte ainda de vitamina B6, capaz de estimular a criação – ou síntese – de novas células.5.

Faz bem para o coração O consumo diário de banana também contribui para sua saúde cardíaca, por ser um alimento rico em potássio e magnésio. Pesquisadores da Universidade do Alabama em Birmingham (UAB) concluíram recentemente um estudo envolvendo camundongos que traça uma correlação entre a redução do potássio na dieta e a formação de calcificação vascular e rigidez aórtica.

A rigidez aórtica, comumente conhecida como “endurecimento das artérias”, é preditiva de doença cardíaca em humanos. Além disso, tanto o potássio quanto o magnésio são nutrientes essenciais para o funcionamento de contração e relaxamento muscular, logo, conseguem contribuir de forma positiva para a melhor regulação da contração do músculo cardíaco.6.

É aliada de quem pratica atividade física 2 de 2 Banana é fonte de carboidratos, potássio e nutrientes antioxidantes, uma fruta ideal para quem pratica atividades físicas — Foto: Istock Getty Images Banana é fonte de carboidratos, potássio e nutrientes antioxidantes, uma fruta ideal para quem pratica atividades físicas — Foto: Istock Getty Images Para os praticantes de atividade física, a banana é uma ótima fonte de carboidratos e fibras, além do potássio que é um dos fatores relacionados a prevenção da ocorrência de câimbras.

A banana ajuda a atenuar a oxidação de ácidos graxos e contribuiu com compostos fenólicos, que aumentaram a capacidade antioxidante. Por contribuir diretamente com nutrientes associados a contração e relaxamento muscular, também consegue ser essencial para praticantes de atividade física, prevenindo lesões e podendo fazer parte de uma alimentação que ajuda a prevenir cãibras.7.

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Gordura: 0,27 g;Calorias: 95 kcal;Sódio: 1 mg;Colesterol: 0 mg;Fibras: 2,55 g;Carboidratos: 20,8 g;Açúcar: 17,57 g;Proteínas: 1,05 g;Vitaminas: A, B e C;Cálcio: 7,3 mg;Ferro: 0,6 mg.

8. Pode ajudar com a a ansiedade e a depressão Por ser rica em triptofano, possui uma função excelente, e às vezes pouco explorada, para controle de ansiedade e depressão. O triptofano é um aminoácido essencial que aumenta a produção de serotonina no sistema nervoso central.

  1. A serotonina, por sua vez, é um neurotransmissor importante, que regula o humor, o apetite e o sono, sendo muitas vezes utilizado para tratar casos de depressão ou ansiedade.9.
  2. Colabora com a saúde dos ossos As bananas – principalmente verdes – possuem frutooligossacarídeos,
  3. Essa substância é produzida pela hidrólise de inulina ou pela enzima frutosiltransferase a partir da sacarose.

Eles são utilizados devido as suas propriedades como prebióticos, e eventualmente pelo sabor adocicado. Essa substância ajuda na absorção de nutrientes essenciais como o cálcio e o magnésio, por isso está associada ao fortalecimento dos ossos e melhora a densidade óssea no corpo humano.10.

Esse ainda está em estudo: pode ajudar a diminuir o risco de câncer (condição genética que aumenta o risco de desenvolver alguns tipos de câncer), analisou pacientes que receberam 30 gramas de amido resistente por quatro anos e foram acompanhados por mais 10 anos. O amido resistente é uma substância que está presente em cerca de 100 gramas de banana verde.

De acordo com os resultados, esses pacientes tiveram menos casos de câncer não-colorretal, especialmente para cânceres do trato gastrointestinal superior, comparado ao grupo em placebo que não recebeu este amido. Portanto, este estudo sugere que 30 gramas diárias de amido resistente parece ter um efeito protetor contra cânceres não colorretais para pacientes com síndrome de Lynch.

  • Fontes: Aline Ferreira (@alineferreiranutri) é nutricionista especializada em nutrição clínica, funcional, esportiva e estética.
  • Laís Gouveia (@laisgouveianutri) é mestre em Ciências da Nutrição, especialista em nutrição oncológica pela UFF, pós-graduada em nutrição esportiva pela Nutmed e também pós graduada em nutrição clínica ortomolecular, biofuncional e fitoterapia pela Nutmed.
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: 10 benefícios da banana: veja lista e nutrientes da fruta

Qual é a melhor banana para a saúde?

A banana -prata é a que contém maior quantidade de potássio, enquanto a banana -nanica é a que possui menos calorias (cerca de 45 kcal, uma unidade de 50 g). A banana -da-terra é a única que não deve ser consumida in natura, pois é mais difícil de digerir.

Quantas banana prata posso comer ao dia?

Basta você ingerir duas bananas por dia para manter seu intestino funcionando bem! O motivo por trás disso é porque a fruta é rica em fibras alimentares, prevenindo de problemas como a diarreia, constipação e prisão de ventre.

Qual é a banana que tem menos açúcar?

Conheça os cinco tipos mais comuns de banana A banana é uma fruta amplamente consumida e produzida no mundo inteiro. É uma ótima fonte de carboidratos e fibras solúveis, que ajudam a diminuir o colesterol no sangue e a prevenir o câncer de intestino. A fruta também é rica em potássio, um sal mineral importante para o bom funcionamento das células e que auxilia na contração muscular, o que faz com que a banana seja uma fruta bastante procurada por quem pratica atividade física.

Dentre os vários tipos de banana existentes, um dos mais comuns é a banana-nanica. É uma fruta de sobremesa, tem formato alongado e levemente curvado, e uma textura macia, levemente seca e adocicada. É consumida crua, mas também pode ser utilizada em bolos e vitaminas. Já a banana-prata tem uma casca mais fina do que a nanica e um sabor levemente mais ácido.

Também é consumida crua, mas é usada também em bolos e vitaminas. A banana-prata era mais consumida do que a banana-nanica, mas a nanica passou a ser preferida, por sua maior resistência ao mal do Panamá, uma doença que acomete bananeiras. A banana-maçã é mais curta e tem a casca fina e uma polpa mais rosada e um sabor doce e ácido, lembrando a maçã, e é bastante consumida crua como lanche.

  1. Já a banana-da-terra, ou banana-comprida, é bem maior, podendo chegar a quase 30 centímetros de comprimento, tem menos açúcar e uma grande quantidade de amido.
  2. É consumida cozida, frita ou assada, e pode substituir qualquer ingrediente rico em amido em uma receita.
  3. Um outro tipo comum de banana é a banana-ouro, também chamada de “banana de açúcar”.

É curta, mas não tanto quanto a banana-maçã, e tem a casca fina. É menos calórica que outros tipos de bananas, mas é bastante doce, tem uma textura macia e é consumida crua. : Conheça os cinco tipos mais comuns de banana

O que a banana faz no nosso organismo?

Número para marcação de consultas, disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local. Atualizado em setembro 2023 Revisão clínica: Karla Leal Nutricionista A banana é uma fruta que traz diversos benefícios para a saúde, como fornecer energia para o corpo, reduzir a pressão arterial, evitar cãibras musculares e favorecer o aumento da serotonina, combatendo a depressão e melhorando o humor.

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Qual o valor nutritivo da banana prata?

Tipos de bananas – Imagem: Lotte Löhr / Unsplash Há diversos tipos de bananas disponíveis para consumo. Mas, apesar de as propriedades nutricionais serem semelhantes, há variação no sabor, no aroma e na forma de preparação. A seguir, veja detalhes e informações nutricionais de cada banana.

– Banana-prata: de porte pequeno, é consistente, possui um sabor suave, levemente ácido e costuma ser usada na preparação de doces, como a banana split ou bananada. Cada unidade de banana-prata tem aproximadamente 80 g, com cerca de 84 kcal. É a variedade mais duradoura entre todas. Possui 286 mg de potássio, 23,4 mg de magnésio, 1,56 g de fibras, 17,2 mg de vitamina C e 20,8 g de carboidratos por unidade.

– Banana-maçã: é uma fruta de casca fina, polpa suave e lembra o sabor mais adstringente e o aroma da maçã. A polpa é mais clara e é fácil de digerir. É pequena e seu tamanho varia de 5 a 10 centímetros. Quando madura, apresenta uma casca amarelada. Em uma unidade (cerca de 65 g) há 70 kcal.

  1. Além disso, a mesma quantidade do alimento contém 17g de carboidratos, 199 mg de potássio, 17 mg de magnésio, 7,8 mg de vitamina C e 1,5 g de fibras.
  2. Banana-nanica: apesar do nome, a fruta não é pequena e pode chegar até a 20 centímetros.
  3. É bastante popular no Brasil e possui a polpa doce e macia.
  4. É usada em doces e vitaminas.

Uma unidade (50 g) possui 45 kcal, 10, 9 g de carboidratos, 12,8 mg de magnésio, 173 mg de potássio, 2,69 mg de vitamina C. – Banana-da-terra: é o tipo mais comprido —podendo ter até 30 centímetros — e costuma ser consumida cozida ou frita em receitas salgadas.

  1. O formato é mais achatado e é menos doce.
  2. Ela não é tão popular e não deve ser consumida in natura, por ser mais difícil de digerir.
  3. Uma unidade (cerca de 80 g) contém 111 kcal, 26, 9 g de carboidratos, 1,2 g de fibras, 23,7 mg de magnésio, 262 mg de potássio e 12,6 mg de vitamina C.
  4. Banana-ouro: é um fruto bastante pequeno, de 5 a 7 centímetros, e possui polpa amarela de sabor doce e casca fina.

Uma unidade (40 g) contém 46 kcal, 11,5 g de carboidratos, 12, 1 g de magnésio, 99 mg de potássio e 2,9 mg de vitamina C.

Qual a diferença entre banana branca e prata?

Então em que são diferentes? – No tamanho: Banana nanica tem esse nome pelo pequeno tamanho da bananeira. Mas a banana tende a ser maior (em média, 110g cada) que a prata (75g cada). No sabor: A banana nanica é um pouco mais doce, sendo mais indicada para adoçar suas receitas ou vitaminas! No formato: Você sabe diferenciar as bananas prata e nanica? A casca da banana nanica é mais fina e de coloração amarelo-esverdeada.