Contents
- 0.1 Quais os benefícios da abobrinha cozida?
- 0.2 Qual a melhor maneira de consumir abobrinha?
- 0.3 Como se deve comer abobrinha?
- 1 Pode comer muita abobrinha?
- 2 Qual é a proteína da abobrinha?
- 3 Que tipo de vitamina tem a abóbora?
- 4 Qual é melhor abóbora ou abobrinha?
- 5 Quem tem colesterol pode comer abobrinha refogada?
Quais os benefícios da abobrinha cozida?
Conheça os benefícios da abobrinha italiana, o produto destaque da semana (16/10) – Originária das Américas – mais precisamente do Peru e sul dos Estados Unidos -, a abobrinha pode ser encontrada nas cores, verde, verde-amarela e amarela, sendo que o seu formato é que vai definir seu nome: a italiana lembra muito o pepino caipira, grosso e sem curvas, enquanto que a abobrinha brasileira tem uma forma abaulada no final, lembrando as curvas de uma mulher brasileira – daí vem a sua diferenciação na nomenclatura! Apesar de a conhecermos como um legume, na verdade as abobrinhas são primas da melancia, do melão e do pepino.
Colhidas normalmente quando atingem cerca de 15 cm, elas podem atingir até incríveis três metros, e independentemente de sua cor ou formato, suas propriedades são muito semelhantes, sendo muito indicadas para quem está fazendo dieta ou quer prevenir o surgimento de uma série de doenças, como diabetes e câncer de próstata.
Cada 100 gramas trazem apenas 20 calorias, e suas fibras tanto ajudam a dar a sensação de saciedade, como colaboram para o funcionamento do trato intestinal. Além disso, é um alimento rico em é uma fonte rica em vitamina C, vitaminas do complexo B (muito importantes para os sistemas neurológico, circulatório e imunológico), vitamina A (boa para a visão, pele, auxilia no crescimento e evita infecções), além de conter minerais como potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio, além de antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce e livram ao organismo de radicais livres.
É indicada para combater alguns tipos de câncer, como o de próstata, devido à suas propriedades anti-inflamatórias,Ajuda na hidratação do organismo, pois como o seu primo chuchu, contém muita água (cerca de 95% da abobrinha é água!),Fortalece os ossos e os dentes devido à presença de cálcio, que também contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso,Contribui na diminuição de açúcar no sangue, devido à presença de ácido fólico, vitaminas B6, B1, B2, B3, colina, sais minerais como zinco e magnésio, bem como os ácidos graxos omega-3,Previne derrames por conter contém níveis moderados do ácido fólico, que ajuda a quebrar aminoácidos como a homocisteína, que causam ataques cardíacos e derrames. O magnésio presente ainda ajuda a manter a pressão arterial a uma taxa normal e o batimento cardíaco a um ritmo constante.
Na hora de comprar, dê preferência para as abobrinhas mais firmes, de cor verde-brilhante ou amarelada, conforme o tipo. Evita as que apresentem rachaduras ou tragam marcas de picadas de insetos. Quando for preparar, evite descascar a abobrinha. No máximo raspe a casca com uma faca.
- Se houver pequenos ferimentos na casca, sem apodrecimento, basta remover a parte ferida com faca e utilizar o restante.
- Para cozinhar também não preciso colocar água, pois ela é bastante aquosa e vai liberando líquidos ao longo do cozimento.
- Com boa oferta o ano todo, em 2017 deram entrada cerca de 37.429 toneladas de abobrinha italiana no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), vindos principalmente das cidades de Piedade (SP), Santa Rita de Caldas (MG), Caldas (MG), Ibiúna (SP), Ribeirão Branco (SP) e Porto Feliz (SP).
No dia 15/10, o produto estava sendo comercializado ao preço médio de R$1,49/kg no atacado do ETSP. Confira outras ofertas e dicas da semana nas mídias sociais ( Facebook, blog e Instagram ) da Companhia.
Faz bem comer abobrinha crua?
Abobrinha é rica em fósforo O fósforo é um bom companheiro do cálcio na proteção e fortalecimento dos ossos e, consequentemente, na prevenção da osteoporose este é mais um nutriente que integra a lista de benefícios da abobrinha crua ou cozida.
Qual a melhor maneira de consumir abobrinha?
Para que serve a casca da abobrinha? – Em muitos alimentos, consumir a casca é a melhor forma de aproveitar ao máximo todos os seus nutrientes, Esse é o caso da abobrinha: comê-la com casca garante uma maior ingestão de fibras, o que facilita o funcionamento do intestino, combatendo desconfortos como a prisão de ventre.
Como se deve comer abobrinha?
Receitas saudáveis com abobrinha – A abobrinha é o legume ideal para se usar em diversas receitas, uma vez que tem um sabor leve que combina bem com diversos alimentos. É ótima para ser adicionada em sopas, para dar crocância ao prato, em saladas, no refogado para dar cor e sabor e combina como acompanhamento para carnes, frango ou peixes.
Pode comer muita abobrinha?
Abobrinha – Alimento ajuda na perda de peso e ainda traz benefícios para a saúde.Confira duas receitas incríveis. Saiba todas as vantagens do consumo da abobrinha para a sua saúde e confira duas receitas incríveis Na minha mais recente preparação para o WBFF, eu tive uma restrição alimentar muito severa por duas razões: primeiro, porque fiz um exame que detectou intolerância do meu organismo a diversos alimentos que eu consumia regularmente e, consequentemente, eu tive de abandoná-los; segundo, porque eu precisava perder muita gordura e líquidos.
Um dos alimentos que me salvou foi a abobrinha! Gente! Eu não imaginava quantas opções de receitas podem ser preparadas com ela! Viciei nos chips de abobrinha, uma opção supergostosa e que traz um crocância para a dieta, fiz espaguete de abobrinha que também é delicioso e até doce de abobrinha! E podem ficar tranquilos que, ao final da matéria, eu vou passar estas receitas para vocês! Apesar de ser uma fruta, como ela é mais bem consumida em pratos cozidos, muitas pessoas pensam que ela é um tubérculo como a batata.
Ela deve ser colhida quando está entre 8 e 20 cm de comprimento, e as sementes são macias e jovens. Uma abobrinha totalmente desenvolvida geralmente chega a três metros de comprimento e contém muita fibra, o que não a torna muito gostosa para comer. A abobrinha jovem tem um sabor sutil, cobertura macia e polpa branca amanteigada, e quase todas as suas partes são comestíveis, incluindo a polpa, sementes e até mesmo a pele.
- E além de proporcionar pratos incríveis, quando fui pesquisar mais sobre a tal fruta, eu aprendi que ela traz inúmeros outros benefícios para a saúde, e que vou agora compartilhar com vocês.
- Colabora com a perda de peso
O primeiro benefício que todo mundo quer saber é se ela realmente ajuda na perda de peso! E a resposta é sim! A abobrinha tem apenas 17 calorias por 100 gramas consumidas. Isso nos permite comer bastante do vegetal e ficar satisfeito, com uma ingestão baixa de calorias.
- Outro fato interessante é que a abobrinha aumenta nosso metabolismo, o que nos ajuda a queimar gordura.
- Ou seja, obtemos energia e eliminamos a gordura que sobrou, queimando-a.
- Isso se deve principalmente à vitamina A, que promove a oxidação desses lipídios.
- Ela também tem fibra solúvel e insolúvel.
- A fibra solúvel desintoxica e retarda o aparecimento de glicose no sangue.
A fibra insolúvel, por sua vez, é responsável por melhorar a nossa saúde intestinal, fornecendo boas bactérias para limpar nosso interior, promovendo assim a remoção de toxinas e gorduras. Além disso, a abobrinha é uma fruta de baixo teor de amido, isto é, é pobre em carboidratos e rica em fibras.
A fruta também tem um alto teor de água, o que vai lhe dar aquela sensação de saciedade e desencorajá-lo a comer demais. Ela é um daqueles alimentos com baixo índice glicêmico. O aumento da ingestão de frutas, vegetais e alimentos com baixo teor de gordura tem sido associado à perda de peso saudável e à manutenção do peso.
Outro benefício dos alimentos ricos em fibras é que eles exigem mais mastigação – o que faz com que levemos mais tempo para comer, evitando que consumamos um número de calorias alto em um curto período. Mantém o organismo saudável Se fosse só pelos benefícios do emagrecimento e pela versatilidade, a abobrinha já tinha tudo para se tornar a minha queridinha, mas ela ainda vai além! Sendo uma excelente fonte de manganês e vitamina C, a abobrinha é também a melhor fonte de fibra alimentar que manterá seu corpo na melhor forma em longo prazo.
- Também contém vitamina A, magnésio, folato, potássio, cobre e fósforo.
- Esta polpa também tem um alto teor de ácidos graxos ômega-3, zinco, niacina e proteína.
- E mais: vitamina B1, vitamina B6, vitamina B2 e cálcio que garantem uma saúde ideal.
- É provavelmente a melhor abóbora em variedade de nutrientes, incluindo açúcar, carboidratos, fibras solúveis e insolúveis, sódio, minerais, aminoácidos e muito mais.
O ingrediente folato desta abóbora é também altamente recomendado para mulheres grávidas. Promove a saúde dos homens Muitos pesquisadores tomaram extratos desta abóbora para realizar certos estudos e concluíram que esta fruta tem certas propriedades que efetivamente tratam uma doença em homens chamada HBP ou Hipertrofia Benigna da Próstata.
- A HBP é uma condição na qual a próstata se torna alargada de forma e com tamanho excessivo, o que pode causar problemas tanto na função sexual como na urinária.
- Um bom tratamento disto é visto em combinação com outros alimentos que contêm fitonutrientes, por isso se diz que a abobrinha é extremamente útil para diminuir os sintomas da HBP.
Previne Doenças Sua saúde geral certamente vai se beneficiar, se você consumir abobrinha regularmente. Ajuda a prevenir todos os tipos de doenças de um modo geral. Estudos já declararam que os alimentos ricos em fibras ajudam a aliviar as condições do câncer, eliminando as toxinas causadoras de câncer das células do cólon.
- A vitamina C, folato e beta-caroteno em abobrinha ajudam a proteger essas células contra os produtos químicos nocivos que podem levar ao câncer de cólon.
- Beta-caroteno e vitamina C também têm propriedades anti-inflamatórias, curando, assim, doenças como osteoartrite, asma e artrite reumatóide, cujo inchaço é imensamente doloroso.
A porcentagem de cobre também ajuda a reduzir os sintomas da artrite reumatoide. Protege o Sistema Cardiovascular Os sistemas de classificação de alimentos em países desenvolvidos declararam que esta abóbora tem níveis abundantes de manganês e vitamina C, que ajudam a manter o coração forte.
- Durante a pesquisa, a maioria desses nutrientes foi considerada eficaz na prevenção de doenças cardíacas, diabéticas e aterosclerose.
- O teor de magnésio reduz notavelmente o risco de ataques cardíacos e derrames.
- Em combinação com potássio, o magnésio também ajuda a reduzir a pressão arterial elevada.
A vitamina C e o beta-caroteno encontrados na abóbora ajudam a prevenir a oxidação do colesterol. O colesterol oxidado se acumula nas paredes dos vasos sanguíneos, mas esses nutrientes reduzem o desenvolvimento da aterosclerose. O folato vitamínico é exigido pelo organismo para eliminar um subproduto metabólico inseguro chamado homocisteína, que pode resultar em ataque cardíaco e derrame, se os níveis aumentarem demais. Como comprar abobrinha? Quando você comprar abobrinha, certifique-se de que é jovem e doce no paladar. Além disso, verifique se o que você está comprando é firme e tem uma pele de cores brilhantes. É sempre aconselhável armazená-la em sacos plásticos perfurados, dentro de uma gaveta de geladeira.
Tente não manter esta fruta armazenada por mais de três dias, pois ela pode ficar danificada em temperaturas excessivamente frias. Se estiver danificada, você notará cavidades ocas na superfície da pele da fruta. Como cozinhar abobrinha? 95% de abobrinha é água, então, quando estiver cozida, a água escorrerá.
Portanto, você precisa, primeiro, salgar as abobrinhas, e depois, permitir que o excesso de água seja drenado antes que a preparação seja feita. Enquanto você come esta fruta, não remova a pele, porque ela contém o importante nutriente beta-caroteno, o componente vitamínico que age como um antioxidante, protegendo assim as células dos danos da oxidação.
- Receitas
- Agora que vocês já estão especialistas em abobrinha, vamos às prometidas receitas!
- Chips de abobrinha
- Preaqueça o forno em temperatura média-alta e unte uma assadeira com azeite.
- Fatie a abobrinha finamente e espelhe as fatias na assadeira.
- Coloque azeite por cima e polvilhe sal.
- Você pode optar também por colocar outros temperos a gosto.
- Não exagere no sal, pois a abobrinha encolhe e concentra o tempero.
- Coloque no forno e deixe assar por 40 minutos.
- Gire a assadeira e deixe por mais 30 a 40 minutos, dependendo do forno.
- Quando os chips estiverem dourados e crocantes, está pronto!
Fonte: www.tudogostoso.com.br Espaguete de abobrinha ao alho e óleo Lave as abobrinhas. Com a ajuda do fatiador de legumes, fatie as abobrinhas em formato de espaguete. Descasque e amasse 3 dentes de alho. Pique 2 tomates em cubos com pele e sem as sementes. Reserve. Ou corte 200g de tomate cereja rama ao meio. Reserve. Em uma frigideira coloque 1 a 2 colheres de sopa de azeite, os 3 dentes de alho amassados e 1 colher rasa de café de pimenta calabresa seca; deixe por 1 a 2 minutos apenas, então, junte os 2 tomates em cubos e o espaguete de abobrinha.
- Tempo de Preparo: 15min
- Tempo de Frigideira: 4min
- Rendimento: 2 porções
Fonte: Bom, é isso, espero que tenha curtido a matéria e que eu não tenha falado nenhuma abobrinha ( me desculpem, mas eu me segurei até agora para fazer este trocadilho infelizrs)! Como você sabe, comer bastantes frutas e verduras é importante, portanto, se você incluir abobrinha em sua dieta, estará realmente mantendo seu corpo saudável, bem hidratado e livre de toxinas a longo prazo.
- Leia também:
: Abobrinha – Alimento ajuda na perda de peso e ainda traz benefícios para a saúde.Confira duas receitas incríveis.
Qual é a proteína da abobrinha?
Relatório básico: Abobrinha, cozida, com casca, crua
Componente | Unidade | médio (196.00 g) |
---|---|---|
Proteína | g | 2.37 |
Gorduras totais | g | 0.63 |
Carboidratos (por diferença) | g | 6.1 |
Fibra alimentar | g | 2 |
Como comer abobrinha para emagrecer?
A abobrinha é um alimento popular, barato e de fácil digestão. O vegetal pode ser combinado como acompanhamento de carne, frango ou peixe e, devido ao sabor delicado, também pode ser adicionado em purês, sopas ou molhos. Por ter baixa concentração calórica, é uma ótima opção para dietas de emagrecimento.
Ajuda a emagrecer por variar a dieta sem aumentar calorias; Facilita o trânsito intestinal por ter grande quantidade de água na composição; É de fácil digestão, o que a torna um excelente alimento até para quem tem problemas como gastrite ou dispepsia.
No Brasil, é possível encontrar dois tipos de abobrinha: a brasileira, que possui extremidades mais proeminentes e verde mais intenso, e a italiana, que é mais fina e de cor mais clara. Enquanto a primeira é mais abundante no primeiro semestre do ano, a segunda entra em safra a partir de agosto.
280 g de abobrinha fatiada; 1 cebola em cubos; 2 dentes de alho esmagados; 250 g de tomates picados; 400 g de corações de alcachofra em conserva cortados ao meio; 1/2 xícara de cuscuz; 3/4 de xícara de lentilhas secas; 4 colheres de sopa de folhas de manjericão picadas; 1 colher de sopa de azeite de oliva; 1 colher de sopa de manteiga; sal e pimenta a gosto.
Comece por cozinhar as lentilhas em fogo alto durante 10 minutos e depois cubra e cozinhe em fogo baixo durante mais 15 minutos ou até ficarem macias. Aqueça o azeite de oliva numa frigideira grande e adicione a cebola, o alho e a abobrinha para refogar durante 10 minutos.
- Depois, acrescente os tomates e as alcachofras e cozinhe durante mais 5 minutos.
- Ferva duas xícaras de água, retire do fogo, adicione a manteiga e coloque o cuscuz.
- Tape e deixe repousar durante 10 minutos.
- Escorra as lentilhas e misture com o cuscuz.
- Em seguida, junte 3 colheres de manjericão e tempere com a pimenta.
Adicione os legumes e salpique o resto do manjericão. Macarrão de abobrinha A abobrinha fica excelente cortada em tiras fininhas e pode substituir o macarrão convencional numa refeição mais light. Ingredientes
500 g abobrinha; alho; cebola; tomate; manjericão; azeite; sal a gosto; queijo parmesão a gosto
Cortar a abobrinha de modo que pareça um macarrão, com fatias bem fininhas. Refogar a cebola e o alho com azeite e, antes de dourar, acrescentar a abobrinha, os temperos e o tomate. Acrescentar cerca de 100 ml de água, tampar a panela e deixar refogar por alguns minutos.
2 abobrinhas com casca cortadas em fatias finas; 1 pimentão vermelho cortado em tiras; 2 cebolas fatiadas; 2 cenouras sem casca cortadas em fatias finas; 100 g de brócolis; 100 g de cogumelos frescos fatiados; 100 g de acelga cortada em pedaços; 1 de xícara de castanha-de-caju torrada; 1 colher de sopa de azeite ou de óleo vegetal; 1 colher de chá de molho de pimenta; 1 colher de sopa de açúcar mascavo; 2 colheres de sopa de molho de soja light; 1 colher de sopa de vinagre de arroz.
Comece por aquecer o óleo vegetal numa frigideira grande. Depois refogue as cebolas em fogo médio até ficarem macias, junte a abobrinha, o brócolis, o pimentão e a cenoura e refogue durante 3 ou 4 minutos. Acrescente os cogumelos, a acelga, o açúcar, o molho de soja, o vinagre e o molho de pimenta e refogue durante mais 3 ou 4 minutos.
Qual a diferença da abobrinha italiana e brasileira?
Conheça os benefícios da abobrinha brasileira, produto destaque da semana (22/11) – Variedade surgida localmente e popular no país, a abobrinha brasileira diferencia-se da italiana por seu formato mais curvilíneo e a casca manchada de verde e amarelo. São diferenças importantes em comparação à italiana, cuja casca é mais escura e seu formato, mais retilíneo.
- Em tamanho, ambas têm em média 20 cm, devendo ser dada preferência às menores de tamanho mais regular quando se desejam os exemplares mais saborosos e suculentos.
- Entre seus benefícios, está o baixo valor calórico, além de sua riqueza em fibras ajudar no trato intestinal, sendo a casca a parte na qual as fibras são mais abundantes.
É rica em vitaminas A, complexo B e C, bem como é rica em minerais como cálcio, fósforo, magnésio, potássio e sódio. Para pais com crianças pequenas, a consistência dela é adequada para fazer papinhas, além de seu sabor casar bem tanto com alimentos doces quanto salgados.
- No ranking de 2021, deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) 4.073 toneladas do produto, cuja oferta foi estável ao longo do ano.
- As seis primeiras posições foram todas paulistas e Piedade, com 547,56, foi a líder em entradas, seguida de Capão Bonito, com 349,84, e São Miguel Arcanjo fechando o pódio, com 272,58.
Em quarto lugar, Mogi Guaçu foi responsável por 226,76, enquanto do quinto lugar, Ibiúna, vieram 220,98. Pilar do Sul (205,54) ficou em sexto. Cotado em 21 de novembro de 2022, o preço médio de atacado foi de R$ 1,70/kg.
Quais são os benefícios da cenoura?
A cenoura é uma raiz que traz benefícios para a saúde como prevenir o envelhecimento, câncer, proteger a visão e manter o bronzeado. – Conhecida por conter uma grande quantidade de vitamina A, a cenoura é considerada um ótimo alimento funcional e proporciona diversos benefícios para a saúde. Confira 5 motivos para apostar nesse legume.
Protege o coração
Por causa da presença das fibras, e também do betacaroteno, ela ajuda a reduzir o colesterol e a prevenir as doenças cardíacas.
Beneficia os olhos
No organismo, o betacaroteno do legume se transforma em vitamina A, protegendo contra a degeneração ocular e contra as cataratas.
Previne o envelhecimento
Ainda por seu poder antioxidante, ela combate os radicais livres, que estão relacionados ao envelhecimento das células. Adeus, rugas!
Purifica o fígado
O suco de cenoura ajuda a limpar o fígado, além de fortalecer as funções hepáticas.
Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e câncer
As vitaminas C e A encontradas na cenoura são potentes antioxidantes que protegem as células dos danos provocados pelos radicais livres, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
Que tipo de vitamina tem a abóbora?
Aproveite todos os benefícios da abóbora moranga, o produto da semana (1/9) Quando se fala em abóbora moranga, logo se vem à mente duas coisas: decoração do Dias das Bruxas e camarão na moranga, não é verdade? Uma pena, porque desse legume pode-se aproveitar muito mais! Das folhas e flores, que podem ser usadas em saladas e no preparo de fritadas, suas sementes – ricas em vitamina B – sua casca repleta de fibras eu auxiliam na boa digestão, e sua polpa – excelente fonte de betacaroteno e vitamina A – estamos na verdade diante de um superalimento! Originária da Guiné (continente africano), a abóbora chegou ao Brasil no século XVI, pelas mãos dos portugueses, onde se espalhou pelo território brasileiro e ganhou diversos nomes: os mais comuns são jerimum, como é mais conhecida no norte e nordeste, e moranga nas demais regiões do país.
É um alimento rico em nutrientes e possui poucas calorias: 100 gramas de tem apenas 48 kcal. Além de ser rica em vitamina A e C, possui fibras, potássio, magnésio, cálcio, vitamina E, ferro e vitaminas B1, B3, B5 e B6. E ao contrário do dito popular, no caso dela tamanho não é documento: as abóboras muito grandes normalmente são as menos saborosas.
Na hora de comprar, escolha as de casca lisa, sem manchas e brilho. Caso compre já em pedaços, observe se não há manchas escuras, que podem indicar presença de mofo. Quando estiverem inteiras, elas podem ser armazenadas fora da geladeira por até 15 dias, mas uma vez cortadas, devem ser colocadas no refrigerador envolvidas em saco ou filme plástico e consumidas em uma semana.
- Este legume aceita diversos tipos de preparo: pode ser cozida no vapor ou na água, com ou sem casca, pode ser usada para fazer purê, nhoque ou mesmo frita em fatias, empanada ou direto no óleo quente.
- É excelente para engrossar caldos e sopas, e vai muito bem grelhado em fatias na brasa da churrasqueira, ou assada inteira, com ou sem recheio.
Veja os benefícios de se incluir a abóbora moranga na sua dieta:
Contribui para a boa saúde dos olhos devido à presença de vitamina A, e a prevenir catarata, por conter poderosos antioxidantes como luteína e zeaxantina,Melhora a aparência da pele, devida ao betacaroteno e vitaminas A e C, este último um excelente antioxidante,Previne o câncer e ajuda a aumentar o sistema imunológico,Ajuda a reduzir a pressão arterial devido à presença de potássio,Ajuda a perder peso devido à presença de fibras que dão sensação de saciedade e ajudam na digestão,Contribui para o bom humor e bem-estar devido à presença de triptofano, que ajuda na produção da serotonina, o hormônio do prazer,Mata parasitas intestinais – principalmente suas sementes e o chá feito a partir de suas folhas,Ajuda a dormir melhor,Aumenta a fertilidade das mulheres e a combater os sintomas da TPM.
Com boa oferta entre fevereiro e novembro, em 2019, deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) 7.137 toneladas de abóbora moranga, provenientes principalmente de Matias Cardoso/MG (869 ton), São Desidério /BA (377 ton), Itaiópolis /SC (358 ton), Celso Ramos /SC (358 ton), Otacílio Costa /SC (325 ton) e Ibirapuã /BA (288 ton).
Qual é melhor abóbora ou abobrinha?
A abóbora é colhida somente bem madura, podendo ser armazenada por dias Crédito: BANCO DE IMAGENS O abecedário de opções hiper saudáveis deste hortifruti está estacionado na letra A, afinal ela confere ao ser humano uma lista muito variada de alimentos capazes de rechear de qualidade de primeira o cardápio do dia a dia.
- A lista chega agora nas abobrinhas e abóboras, dois frutos pra lá de nutritivos e super recomendados para todo mundo.
- Já ouviu falar em jerimum? Pois bem, esse é o sinônimo de abóbora e já que a abobrinha é uma derivação da abóbora, ela também é jerimum, mas com o título de mirim.
- A principal diferença entre as duas está na cor.
Enquanto a abóbora é laranja, a abobrinha é verde (escuro ou claro). O tamanho também é diferente de uma para outra. A primeira opção é maior e muitas vezes impressiona pelo tamanho. Nos meses de outubro, ela é protagonista das festas de Halloween, nos Estados Unidos, no Brasil e em outros países que adoram transformar este fruto em uma carranca iluminada.
- Doces ou travessuras? A abóbora é conhecida também como moranga.
- Como o nome já traz consigo o diminutivo, ela só poderia mesmo ser pequenina.
- A abobrinha tem uma característica interessante dos demais frutos, por apresentar pescoço na maioria das vezes.
- Quando não apresenta, pode ser um pouco mais roliça, mas mesmo assim, pequena.
As duas são frutos muito sensíveis. “A abóbora é muito mais pesada e seu tamanho é muitas vezes maior que a abobrinha. A abóbora é colhida somente bem madura, podendo ser armazenada por dias. Já a abobrinha, é colhida antes de estar completamente madura, ainda verde, deve ser logo consumida, pois acaba apodrecendo”, explica a nutricionista funcional Francesca Holanda.
Segundo a nutricionista, a abobrinha é rica em niacina e fonte de vitaminas do complexo B, potássio, cálcio, ferro e quantidades menores de vitamina A. A abóbora é rica em vitamina A, com ação oxidante que beneficia a visão, além de fibras, que favorecem a digestão. “A abobrinha contém altos níveis de magnésio (um patrocinador de energia e atuante na absorção de proteínas e carboidratos), e possui mais ácido fólico que a abóbora, responsável por baixar os níveis de homocisteína (substância atuante em causar danos ao sistema cardiovascular), pois provoca danos ao revestimento das artérias”, explica a profissional.
VAMOS COMPARAR! Segundo a nutricionista Francesca Holanda, a abóbora é rica em vitamina A e em complexo B. “A abóbora possui mais calorias que a abobrinha, mas é muita rica em fibras. Já a abobrinha tem altos níveis de água com densidade calórica menor”, explica a nutricionista.
Alimento | Calorias (100g) | Proteínas (g) | Carboidratos (g) | Gorduras (g) |
Abóbora | 40 | 1,20 | 9,80 | 0,30 |
Abobrinha
Alimento | Calorias (100g) | Proteínas (g) | Carboidratos (g) | Gorduras (g) |
Abobrinha | 27,8 | 1 | 5,50 | 0,20 |
Abóbora: A abóbora precisa ser cozida, podendo ser consumida refogada, em sopas, purês, pães ou doces. Consome-se abobrinha cozida em refogados, sopas, suflês, em saladas, pode ser crua ou cozida. Abobrinha: A abobrinha contém baixo teor em açúcares e índice glicêmico.
- A abóbora possui manganês, auxiliar na regulação dos níveis de açúcar, amenizando a resistência à insulina, prevenindo o diabetes tipo 2.
- DICA DA NUTRI “As sementes cruas regulam a saúde cardiovascular e ajudam a reduzir radicais livres, amenizam lesões da pele e dão mais saúde aos ossos, atuando, também, no combate à depressão.
As sementes podem ser consumidas na forma crua, ou seja, natural e, nas sopas e saladas farão a diferença reparando o metabolismo”, orienta Francesca Holanda. CREME DE ABÓBORA E GENGIBRE Ingredientes: Abóbora cabotiá ou outra 1/2 cebola picada 500ml de água 5cm de gengibre Sal e pimenta do reino à gosto Salsinha picada Modo de Fazer: Coloque todos os ingredientes na panela e tampe.
Quando a abóbora estiver bem cozida é hora de bater no liquidificador ou mixer. Tempere a gosto. Se preferir mais rala, acrescente mais água. Se preferir mais grossa, deixe cozinhar um pouco mais. Nota da cozinheira: ” Além de ter pouquíssimas calorias (100g = 40cal), abóbora é rica em cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, magnésio, vitamina A, C, E e outras vitaminas.
E o gengibre que é um super antioxidante e fonte de vitamina B6, cobre, magnésio e potássio”, diz Jacke Roque. LASANHA DE ABOBRINHA Ingredientes: 3 abobrinhas cortadas em rodelas 200g de queijo cottage 200g de ricota passada na peneira 2 colheres (sobremesa) de sal marinho 1 pitada de noz-moscada 3 colheres (sopa) de cheiro verde picada 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado light Modo de Preparo: Ferva as rodelas de abobrinha em água com sal até tirar delas o aspecto de cru.
- Retire e mergulhe-as em água fria.
- Retire novamente e seque com papel toalha e reserve.
- Misture à parte o cottage, a ricota, o sal, a noz-moscada, o cheiro verde e os demais temperos.
- Faça camadas intercalando abobrinha e creme de queijos.
- Cubra com molho de tomate (opcional).
- Leve ao forno médio (180ºC) para aquecer e dourar.
Salpique o parmesão light e sirva. Nota da nutri: ” Opção nutritiva e light. Hum, bom apetite!”, diz Larissa Rodrigues FONTES CONSULTADAS: Francesca Holanda: Nutricionista funcional Jackeline Roque: Estudante de Nutrição e blogueira Larissa Rodrigues: Nutricionista esportiva e funcional
O que substitui a abobrinha?
Espinafre. Por último, temos o espinafre, que é um vegetal low carb que possui diversos benefícios para a saúde. Assim como a abobrinha, ele tem apenas 4 g de carboidrato por xícara. Ele é fácil de preparar e serve como recheio para panqueca low carb ou quiche low carb.
O que fazer para a abobrinha não ficar amarga?
Para garantir que a abobrinha não amargue, basta desidratar seu suco com sal ou fazer uma solução salina. Para isso, corte a abobrinha em rodelas ou cubos, lave bem com água e deposite em uma peneira. Adicione sal e deixe-a desidratar por mais ou menos 2 horas, depois enxágue bem.
Tem que tirar a casca da abobrinha?
Primeiramente antes de saber como fazer abobrinha, é importante comprar bons ingredientes. Nós da Bertolin selecionamos as abobrinhas para você. Na hora de comprar, dê preferência a abobrinhas selecionadas, bem firmes, de cor verde-brilhante ou amarelada, conforme o tipo.
Evita as que estejam com rachaduras ou picadas de insetos. Quando for preparar, evite descascar a abobrinha. No máximo raspe a casca com uma faca. Esse tipo de legume deve ser cozido no máximo por 10 a 15 minutos e sempre com pouca água, exceto na preparação de sopas. A abobrinha é bastante empregada em saladas, refogados, suflês, e é excelente nas papinhas dos bebês, por sua consistência e fácil digestão.
Cem gramas de abobrinha fornecem 24 calorias.
Tem que lavar abobrinha?
Como limpar os alimentos e a cozinha Por Rita Lobo – 02 de abril de 2020 Muita gente pergunta sobre a limpeza dos alimentos e da cozinha especificamente em relação ao coronavírus. Antes de falar sobre limpeza, dois, baseados em informações da Organização Mundial da Saúde:
Não há nenhuma evidência de que o vírus seja transmitido pelo alimento. Esse grupo de vírus não resiste ao calor do cozimento dos alimentos (em torno de 70ºC).
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária recomenda seguir as práticas de higiene de sempre. Então vamos revisar todas elas. A regra básica da limpeza das hortaliças, no contexto da normalidade, é: – Se vai ingerir o alimento cru e inteiro, com casca, precisa lavar e higienizar com o sanitizante de sua preferência seguindo a diluição apontada na embalagem.
- Exemplo: alface, tomate, morango, uva, maçã.
- Se vai comer cozido, tem que lavar (mas não precisa ser com sanitizante) para tirar a terra.
- A temperatura de cozimento elimina vírus, bactérias e microorganismos no geral.
- Exemplos: batata assada inteira, repolho, abobrinha – Se vai tirar a casca para comer, não precisa lavar.
Exemplo: banana. No entanto, como tudo está diferente, faz sentido ter atenção à limpeza dos alimentos (e de todo o resto das coisas) mesmo antes da ingestão. Você pode tocar numa superfície contaminada e, ao levar a mão à boca, se contaminar (não toque o rosto, não toque o rosto!).
- Uma informação importante sobre a resistência do vírus: Ele sobrevive melhor em superfícies lisas, como plástico e vidro.
- E menos em superfícies porosas, como papelão e cascas dos alimentos.
- Por isso: – Prefira comprar alimentos a granel, fora da embalagem (e o slogan descasque mais e desembrulhe menos ganhou nova força).
– Lave as embalagens de plástico e vidro que entrarem na sua casa, com água e sabão.
Quem está com dor de barriga pode comer abobrinha?
Download PDF Existem diversas causas de diarreia como alimentação, uso de medicações, após procedimentos cirúrgicos, infecções e diversos distúrbios do intestino incluindo doença inflamatória intestinal, síndrome do intestino irritável, colite e etc.
Leite e derivados (manteiga, iogurte, creme de leite, queijos em geral); Pães, bolos e biscoitos recheados ou amanteigados; Alimentos integrais (arroz integral, macarrão integral, pão integral); Verduras em geral e legumes couve flor, brócolis Grãos: feijão, soja, grão-de-bico, lentilha, ervilha, milho Condimentos e temperos como: pimentas, alho-poró, picles, mostarda, catchup, molhos shoyo e inglês, massa de tomate industrializada, maionese, molhos prontos; Oleaginosas como: nozes, amêndoas, avelã, amendoim, castanha-do-pará, castanhade-cajú. Doces como: goiabada, marmelada, doce de leite, pé-de-moleque, cocada, compotas, balas, chicletes, frutas secas e cristalizadas, chocolate, doces e achocolatados. Frituras, carnes gordurosas, pele de frango, Embutidos: presunto, salsicha, linguiça, salame, mortadela; Cafeína, chá mate, chá preto
RECOMENDAÇÕES
Se hidrate, beba água, sucos de frutas naturais coados, água de coco, chás de ervas (camomila, erva doce, erva cidreira). Durante as crises de diarreia se perde muita água pelas fezes, sendo fundamental a reposição adequada de líquidos. Realize pequenas refeições leves de forma fracionada, faça de 5 a 6 refeições no dia Frutas podem ser consumidas sem casca e sem semente, prefira maçã, goiaba, pêra, banana-maçã, pêssego. Evite frutas laxativas como ameixa, mamão, laranja com bagaço. Os legumes devem ser consumidos cozidos sem casca e sem semente, como abobrinha, chuchu, cenoura, mandioquinha. Evite legumes fibrosos ou fermentativos como quiabo, couve flor, brócolis, nabo, rabanete e repolho. Prefira arroz branco, macarrão, biscoito de água e sal, biscoito de maisena, torrada simples, pão de forma simples Prefira carnes magras (cozidas, assadas, grelhadas): bovina (filé mignon, lagarto, coxão mole, coxão duro, patinho e maminha), frango sem pele e peixes Leite e iogurtes podem ser consumidos na versão sem lactose ou a base de soja Qualquer dúvida entre em contato com nutricionista e/ou médico.
Quem tem colesterol pode comer abobrinha refogada?
5-Ajuda a manter o colesterol no sangue sob controle: a abobrinha ajuda a aumentar a lipoproteína de alta densidade ou colesterol bom e reduz a lipoproteína de baixa densidade ou colesterol ruim e triglicerídeos.
Qual é a proteína da abobrinha?
Relatório básico: Abobrinha, cozida, com casca, crua
Componente | Unidade | médio (196.00 g) |
---|---|---|
Proteína | g | 2.37 |
Gorduras totais | g | 0.63 |
Carboidratos (por diferença) | g | 6.1 |
Fibra alimentar | g | 2 |
Pode comer abobrinha à vontade?
Abobrinha – Alimento ajuda na perda de peso e ainda traz benefícios para a saúde.Confira duas receitas incríveis. Saiba todas as vantagens do consumo da abobrinha para a sua saúde e confira duas receitas incríveis Na minha mais recente preparação para o WBFF, eu tive uma restrição alimentar muito severa por duas razões: primeiro, porque fiz um exame que detectou intolerância do meu organismo a diversos alimentos que eu consumia regularmente e, consequentemente, eu tive de abandoná-los; segundo, porque eu precisava perder muita gordura e líquidos.
Um dos alimentos que me salvou foi a abobrinha! Gente! Eu não imaginava quantas opções de receitas podem ser preparadas com ela! Viciei nos chips de abobrinha, uma opção supergostosa e que traz um crocância para a dieta, fiz espaguete de abobrinha que também é delicioso e até doce de abobrinha! E podem ficar tranquilos que, ao final da matéria, eu vou passar estas receitas para vocês! Apesar de ser uma fruta, como ela é mais bem consumida em pratos cozidos, muitas pessoas pensam que ela é um tubérculo como a batata.
Ela deve ser colhida quando está entre 8 e 20 cm de comprimento, e as sementes são macias e jovens. Uma abobrinha totalmente desenvolvida geralmente chega a três metros de comprimento e contém muita fibra, o que não a torna muito gostosa para comer. A abobrinha jovem tem um sabor sutil, cobertura macia e polpa branca amanteigada, e quase todas as suas partes são comestíveis, incluindo a polpa, sementes e até mesmo a pele.
- E além de proporcionar pratos incríveis, quando fui pesquisar mais sobre a tal fruta, eu aprendi que ela traz inúmeros outros benefícios para a saúde, e que vou agora compartilhar com vocês.
- Colabora com a perda de peso
O primeiro benefício que todo mundo quer saber é se ela realmente ajuda na perda de peso! E a resposta é sim! A abobrinha tem apenas 17 calorias por 100 gramas consumidas. Isso nos permite comer bastante do vegetal e ficar satisfeito, com uma ingestão baixa de calorias.
- Outro fato interessante é que a abobrinha aumenta nosso metabolismo, o que nos ajuda a queimar gordura.
- Ou seja, obtemos energia e eliminamos a gordura que sobrou, queimando-a.
- Isso se deve principalmente à vitamina A, que promove a oxidação desses lipídios.
- Ela também tem fibra solúvel e insolúvel.
- A fibra solúvel desintoxica e retarda o aparecimento de glicose no sangue.
A fibra insolúvel, por sua vez, é responsável por melhorar a nossa saúde intestinal, fornecendo boas bactérias para limpar nosso interior, promovendo assim a remoção de toxinas e gorduras. Além disso, a abobrinha é uma fruta de baixo teor de amido, isto é, é pobre em carboidratos e rica em fibras.
- A fruta também tem um alto teor de água, o que vai lhe dar aquela sensação de saciedade e desencorajá-lo a comer demais.
- Ela é um daqueles alimentos com baixo índice glicêmico.
- O aumento da ingestão de frutas, vegetais e alimentos com baixo teor de gordura tem sido associado à perda de peso saudável e à manutenção do peso.
Outro benefício dos alimentos ricos em fibras é que eles exigem mais mastigação – o que faz com que levemos mais tempo para comer, evitando que consumamos um número de calorias alto em um curto período. Mantém o organismo saudável Se fosse só pelos benefícios do emagrecimento e pela versatilidade, a abobrinha já tinha tudo para se tornar a minha queridinha, mas ela ainda vai além! Sendo uma excelente fonte de manganês e vitamina C, a abobrinha é também a melhor fonte de fibra alimentar que manterá seu corpo na melhor forma em longo prazo.
Também contém vitamina A, magnésio, folato, potássio, cobre e fósforo. Esta polpa também tem um alto teor de ácidos graxos ômega-3, zinco, niacina e proteína. E mais: vitamina B1, vitamina B6, vitamina B2 e cálcio que garantem uma saúde ideal. É provavelmente a melhor abóbora em variedade de nutrientes, incluindo açúcar, carboidratos, fibras solúveis e insolúveis, sódio, minerais, aminoácidos e muito mais.
O ingrediente folato desta abóbora é também altamente recomendado para mulheres grávidas. Promove a saúde dos homens Muitos pesquisadores tomaram extratos desta abóbora para realizar certos estudos e concluíram que esta fruta tem certas propriedades que efetivamente tratam uma doença em homens chamada HBP ou Hipertrofia Benigna da Próstata.
- A HBP é uma condição na qual a próstata se torna alargada de forma e com tamanho excessivo, o que pode causar problemas tanto na função sexual como na urinária.
- Um bom tratamento disto é visto em combinação com outros alimentos que contêm fitonutrientes, por isso se diz que a abobrinha é extremamente útil para diminuir os sintomas da HBP.
Previne Doenças Sua saúde geral certamente vai se beneficiar, se você consumir abobrinha regularmente. Ajuda a prevenir todos os tipos de doenças de um modo geral. Estudos já declararam que os alimentos ricos em fibras ajudam a aliviar as condições do câncer, eliminando as toxinas causadoras de câncer das células do cólon.
- A vitamina C, folato e beta-caroteno em abobrinha ajudam a proteger essas células contra os produtos químicos nocivos que podem levar ao câncer de cólon.
- Beta-caroteno e vitamina C também têm propriedades anti-inflamatórias, curando, assim, doenças como osteoartrite, asma e artrite reumatóide, cujo inchaço é imensamente doloroso.
A porcentagem de cobre também ajuda a reduzir os sintomas da artrite reumatoide. Protege o Sistema Cardiovascular Os sistemas de classificação de alimentos em países desenvolvidos declararam que esta abóbora tem níveis abundantes de manganês e vitamina C, que ajudam a manter o coração forte.
- Durante a pesquisa, a maioria desses nutrientes foi considerada eficaz na prevenção de doenças cardíacas, diabéticas e aterosclerose.
- O teor de magnésio reduz notavelmente o risco de ataques cardíacos e derrames.
- Em combinação com potássio, o magnésio também ajuda a reduzir a pressão arterial elevada.
A vitamina C e o beta-caroteno encontrados na abóbora ajudam a prevenir a oxidação do colesterol. O colesterol oxidado se acumula nas paredes dos vasos sanguíneos, mas esses nutrientes reduzem o desenvolvimento da aterosclerose. O folato vitamínico é exigido pelo organismo para eliminar um subproduto metabólico inseguro chamado homocisteína, que pode resultar em ataque cardíaco e derrame, se os níveis aumentarem demais. Como comprar abobrinha? Quando você comprar abobrinha, certifique-se de que é jovem e doce no paladar. Além disso, verifique se o que você está comprando é firme e tem uma pele de cores brilhantes. É sempre aconselhável armazená-la em sacos plásticos perfurados, dentro de uma gaveta de geladeira.
- Tente não manter esta fruta armazenada por mais de três dias, pois ela pode ficar danificada em temperaturas excessivamente frias.
- Se estiver danificada, você notará cavidades ocas na superfície da pele da fruta.
- Como cozinhar abobrinha? 95% de abobrinha é água, então, quando estiver cozida, a água escorrerá.
Portanto, você precisa, primeiro, salgar as abobrinhas, e depois, permitir que o excesso de água seja drenado antes que a preparação seja feita. Enquanto você come esta fruta, não remova a pele, porque ela contém o importante nutriente beta-caroteno, o componente vitamínico que age como um antioxidante, protegendo assim as células dos danos da oxidação.
- Receitas
- Agora que vocês já estão especialistas em abobrinha, vamos às prometidas receitas!
- Chips de abobrinha
- Preaqueça o forno em temperatura média-alta e unte uma assadeira com azeite.
- Fatie a abobrinha finamente e espelhe as fatias na assadeira.
- Coloque azeite por cima e polvilhe sal.
- Você pode optar também por colocar outros temperos a gosto.
- Não exagere no sal, pois a abobrinha encolhe e concentra o tempero.
- Coloque no forno e deixe assar por 40 minutos.
- Gire a assadeira e deixe por mais 30 a 40 minutos, dependendo do forno.
- Quando os chips estiverem dourados e crocantes, está pronto!
Fonte: www.tudogostoso.com.br Espaguete de abobrinha ao alho e óleo Lave as abobrinhas. Com a ajuda do fatiador de legumes, fatie as abobrinhas em formato de espaguete. Descasque e amasse 3 dentes de alho. Pique 2 tomates em cubos com pele e sem as sementes. Reserve. Ou corte 200g de tomate cereja rama ao meio. Reserve. Em uma frigideira coloque 1 a 2 colheres de sopa de azeite, os 3 dentes de alho amassados e 1 colher rasa de café de pimenta calabresa seca; deixe por 1 a 2 minutos apenas, então, junte os 2 tomates em cubos e o espaguete de abobrinha.
- Tempo de Preparo: 15min
- Tempo de Frigideira: 4min
- Rendimento: 2 porções
Fonte: Bom, é isso, espero que tenha curtido a matéria e que eu não tenha falado nenhuma abobrinha ( me desculpem, mas eu me segurei até agora para fazer este trocadilho infelizrs)! Como você sabe, comer bastantes frutas e verduras é importante, portanto, se você incluir abobrinha em sua dieta, estará realmente mantendo seu corpo saudável, bem hidratado e livre de toxinas a longo prazo.
- Leia também:
: Abobrinha – Alimento ajuda na perda de peso e ainda traz benefícios para a saúde.Confira duas receitas incríveis.
Como comer abobrinha para emagrecer?
A abobrinha é um alimento popular, barato e de fácil digestão. O vegetal pode ser combinado como acompanhamento de carne, frango ou peixe e, devido ao sabor delicado, também pode ser adicionado em purês, sopas ou molhos. Por ter baixa concentração calórica, é uma ótima opção para dietas de emagrecimento.
Ajuda a emagrecer por variar a dieta sem aumentar calorias; Facilita o trânsito intestinal por ter grande quantidade de água na composição; É de fácil digestão, o que a torna um excelente alimento até para quem tem problemas como gastrite ou dispepsia.
No Brasil, é possível encontrar dois tipos de abobrinha: a brasileira, que possui extremidades mais proeminentes e verde mais intenso, e a italiana, que é mais fina e de cor mais clara. Enquanto a primeira é mais abundante no primeiro semestre do ano, a segunda entra em safra a partir de agosto.
280 g de abobrinha fatiada; 1 cebola em cubos; 2 dentes de alho esmagados; 250 g de tomates picados; 400 g de corações de alcachofra em conserva cortados ao meio; 1/2 xícara de cuscuz; 3/4 de xícara de lentilhas secas; 4 colheres de sopa de folhas de manjericão picadas; 1 colher de sopa de azeite de oliva; 1 colher de sopa de manteiga; sal e pimenta a gosto.
Comece por cozinhar as lentilhas em fogo alto durante 10 minutos e depois cubra e cozinhe em fogo baixo durante mais 15 minutos ou até ficarem macias. Aqueça o azeite de oliva numa frigideira grande e adicione a cebola, o alho e a abobrinha para refogar durante 10 minutos.
- Depois, acrescente os tomates e as alcachofras e cozinhe durante mais 5 minutos.
- Ferva duas xícaras de água, retire do fogo, adicione a manteiga e coloque o cuscuz.
- Tape e deixe repousar durante 10 minutos.
- Escorra as lentilhas e misture com o cuscuz.
- Em seguida, junte 3 colheres de manjericão e tempere com a pimenta.
Adicione os legumes e salpique o resto do manjericão. Macarrão de abobrinha A abobrinha fica excelente cortada em tiras fininhas e pode substituir o macarrão convencional numa refeição mais light. Ingredientes
500 g abobrinha; alho; cebola; tomate; manjericão; azeite; sal a gosto; queijo parmesão a gosto
Cortar a abobrinha de modo que pareça um macarrão, com fatias bem fininhas. Refogar a cebola e o alho com azeite e, antes de dourar, acrescentar a abobrinha, os temperos e o tomate. Acrescentar cerca de 100 ml de água, tampar a panela e deixar refogar por alguns minutos.
2 abobrinhas com casca cortadas em fatias finas; 1 pimentão vermelho cortado em tiras; 2 cebolas fatiadas; 2 cenouras sem casca cortadas em fatias finas; 100 g de brócolis; 100 g de cogumelos frescos fatiados; 100 g de acelga cortada em pedaços; 1 de xícara de castanha-de-caju torrada; 1 colher de sopa de azeite ou de óleo vegetal; 1 colher de chá de molho de pimenta; 1 colher de sopa de açúcar mascavo; 2 colheres de sopa de molho de soja light; 1 colher de sopa de vinagre de arroz.
Comece por aquecer o óleo vegetal numa frigideira grande. Depois refogue as cebolas em fogo médio até ficarem macias, junte a abobrinha, o brócolis, o pimentão e a cenoura e refogue durante 3 ou 4 minutos. Acrescente os cogumelos, a acelga, o açúcar, o molho de soja, o vinagre e o molho de pimenta e refogue durante mais 3 ou 4 minutos.