Contents
Quais são as indicações da camomila?
– Camomila (flores) Chamomilla recutita (L.) Rauschert (ASTERACEAE) Distribuição Geográfica : Nativa do centro e norte da Europa. Cultivada em vários países. Usos tradicionais : Tratamento de inflamações e problemas gastrointestinais. Indicações terapêuticas: Internamente para o tratamento sintomático de problemas dispépticos, como distensões epigástricas, flatulência e náusea.
- Externamente em inflamações da pele e mucosa ano-genital e bucofaríngeo.
- Indicações terapêuticas aprovadas pela Anvisa (IN 02/ 2014) : uso interno para tratar dispepsia, flatulência e insônia.
- Uso externo inflamações e irritação da pele e mucosas.
- Posologia: A dose diária para o uso caseiro do chá é de 6 a 12 g de flores desidratadas.
O remédio deve ser preparado por infusão e administrado 3 a 4 vezes ao dia. Referências Bibliográficas : Cunha, A.P., Roque, O.R., Plantas Medicinais da Farmacopeia Portuguesa.2ª. Edição. Fundação Calouste Gulbenkian: Lisboa, 2011. DerMarderosian, A. Guide to Popular Natural Products.2nd Edition.
Jardim Botânico de Praga, República Tcheca. Horta do Ceplamt, Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, BH Horta do Ceplamt, Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, BH Horta do Ceplamt, Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, BH |
Amostra adquirida no comércio. Amostra adquirida no comércio. |
– Camomila (flores)
É saudável tomar chá de camomila todos os dias?
Chá demais faz mal à saúde? Os chás são conhecidos por fazerem bem à saúde, ajudarem a relaxar, proporcionarem um descanso mais intenso, confortável e serem excelentes aliados no frio, esquentando o corpo. Além disso, muitos possuem propriedades medicinais.
No entanto, beber chá em excesso pode, sim, fazer mal. Apesar de “naturais”, algumas ervas utilizadas na preparação de chás podem prejudicar a saúde se consumidas em grandes quantidades ou misturadas a outras ervas com princípios ativos incompatíveis ente si. Elas podem acabar causando desde insônia e náuseas até problemas no fígado, como aconteceu com a enfermeira Esse transplante foi necessário devido a uma hepatite fulminante adquirida por Mara, causada pelo consumo de um chá em cápsulas que mistura 50 ervas diferentes e é vendido como chá emagrecedor.
Um dia após a morte da paciente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nota para alertar que produtos com a marca “50 Ervas Emagrecedor” estão proibidos no país desde 2020. E o caso fez muita gente questionar se misturas de ervas são seguras, e como saber o que deve ou não ser misturado.
Para ajudar a responder, a endocrinologista Andressa Heimbecher e a nutricionista Giovanna Rezende reuniram diversas informações sobre o assunto.1 de 3 Chá de gengibre deve ser evitado por pessoas com pressão arterial alta — Foto: Istock Chá de gengibre deve ser evitado por pessoas com pressão arterial alta — Foto: Istock A nutricionista Giovanna comenta que o risco de misturas de ervas depende de paciente para paciente.
Isso porque a pessoa que consume o chá pode já possuir uma patologia. – Muitos chás emagrecedores que são compostos por mais de dois tipos de ervas e costumam conter pelo menos um tipo de ingrediente que acelera o metabolismo. Por exemplo: os famosos termogênicos, como é o caso do chá de gengibre, devem ser evitados por pessoas com pressão arterial alta – exemplifica.
E não pense que essa restrição é exclusividade de chás mais energéticos. A camomila, por exemplo, que é conhecida por acalmar a mente, quando consumida em grandes quantidades também faz mal à saúde, podendo causar sonolência, náuseas e vômitos. Chás muito digestivos, como é o caso do de capim-limão, também geram azia quando consumidos em excesso.
Outro fitoterápico muito conhecido é o boldo, que em grandes quantidades pode causar problemas no fígado. – O que acontece nesses casos é que o consumo (excessivo) de chá pode acumular radicais livres no órgão e com isso causar estresse oxidativo, o deixando sobrecarregado – comenta Giovanna.
Além de atacar o fígado e os rins, o excesso do chá pode causar aumento da pressão arterial, ansiedade e taquicardia. A nutricionista Giovanna ainda ressalta que chás são sim opções boas e saudáveis, mas quando ingeridos com cuidado, pois qualquer alimento em excesso pode fazer mal. E ressalva: – Em questão de emagrecimento, nenhum chá é capaz de emagrecer alguém, ele irá apenas auxiliar no processo.
Assim como nenhum alimento de forma isolada é capaz de emagrecer ou engordar.
Quantas vezes por dia pode tomar o chá de camomila?
Porque não tomar chá de camomila: contra indicações – Tudo em excesso faz mal, e não seria diferente com essa flor simpática e aromática. Em um dia, você não deve tomar mais que três xícaras de chá. Além disso, pessoas que tomam remédios anticoagulantes devem evitar o consumo do chá de camomila. Em doses elevadas, essa erva pode potencializar os efeitos desse tipo de remédio. Legenda: Chá de saquinho
O que a camomila combate?
Dessa forma, a camomila é útil para acalmar, relaxar e induzir ao sono, além de controlar sintomas da depressão, ansiedade e insônia.
Quem não deve tomar chá de camomila?
As propriedades e benefícios do chá de Camomila A camomila é uma das mais antigas ervas medicinais de que há conhecimento, sendo o seu nome derivado da sua semelhança com o sol. O interesse por esta planta surgiu devido ao seu intenso aroma, o qual levou à descoberta das várias propriedades que a tornaram tão famosa.
O chá de camomila é, atualmente, uma das infusões mais consumidas, apresentando inúmeros benefícios para a saúde. Mas antes de avançarmos para os benefícios do chá de camomila, importa referir que o nome mais correto para esta bebida será infusão de camomila e não chá de camomila. Na realidade, chá é o nome de uma planta ( Camellia sinensis ) que, nas suas inúmeras variedades, chá verde ou preto, por exemplo, se tornou uma das bebidas mais consumidas na atualidade.
Quando nos queremos referir a uma infusão feita com outra planta, entre as quais a camomila, deveremos sempre referir-nos a esta como infusão de. E não chá de.
- 7 BENEFÍCIOS DA INFUSÃO / CHÁ DE CAMOMILA
- Como já referido anteriormente, a camomila é conhecida como uma planta medicinal com inúmeras propriedades terapêuticas. Vejamos algumas:
- 1. AJUDA A REDUZIR A ANSIEDADE E ACALMAR
- A camomila é conhecida, sobretudo, como um poderoso calmante e relaxante muscular, com propriedades sedativas, que ajuda a reduzir os níveis de ansiedade e a dormir melhor.
- 2. ALIVIA O STRESS
- Em situações de maior stress, o chá de camomila também pode ser um aliado, ajudando a acalmar e a refletir melhor sobre as situações.
- 3. AJUDA EM SITUAÇÕES DE MÁ DIGESTÃO
- Além das aclamadas propriedades calmantes, o chá de camomila tem também propriedades que auxiliam a nível digestivo.
- De facto, o referido efeito relaxante que exerce ajuda a promover os movimentos do estômago e do intestino de forma mais coordenada, promovendo uma boa digestão, e a reduzir as infeções destes órgãos, aliviando as dores abdominais e as indigestões.
- Além disso, parece promover o bom funcionamento do trânsito intestinal, contribuindo para a diminuição do inchaço abdominal e até para a perda de peso.
- 4. ALIVIA ENJOOS E DORES MENSTRUAIS
- Na sequência das suas propriedades digestivas, este chá também é uma ajuda para quem sofre de enjoos e dores menstruais, ajudando a relaxar os músculos.
- 5. REFORÇA O SISTEMA IMUNITÁRIO E PROTEGE DE DOENÇAS INFECCIOSAS
- A camomila tem ainda propriedades que protegem e reforçam o sistema imunitário, prevenindo doenças infeciosas e atenuando estados inflamatórios.
- 6. AJUDA NA PREVENÇÃO / CONTROLO DA DIABETES
O chá de camomila é também procurado para ajudar a controlar algumas doenças metabólicas, como é o caso da diabetes. O consumo diário deste chá pode ajudar a controlar a glicemia e a progressão dos sintomas da doença, devido às já mencionadas propriedades anti-inflamatórias.
- 7. AUXILIA NO TRATAMENTO DE FERIDAS E NA REMOÇÃO DE IMPUREZAS DA PELE
- Pelo facto de potenciar a imunidade, esta infusão ajuda a proteger as células de danos externos, evitando o desencadear de processos inflamatórios.
- Além disso, devido à presença de compostos fenólicos e taninos, a camomila ajuda a retardar o envelhecimento celular e auxilia na produção de colagénio, importante para a cicatrização da pele.
- CONTRA-INDICAÇÕES DO CHÁ DE CAMOMILA
- Apesar das suas propriedades calmantes, este chá deve ser evitado durante a gravidez, pois pode agir como um estimulante uterino e, portanto, aumentar a probabilidade de aborto.
- Além de mulheres gestantes, também pessoas que utilizam medicamentos para tratamento de trombose devem evitar este chá, devido ao aumento do risco de hemorragias.
- CHÁ DE CAMOMILA: COMO PREPARAR?
- A infusão de camomila pode ser preparada através da utilização das flores secas da planta ou das saquetas pré-embaladas, vendidas em ervanárias e supermercados.
- Caso opte pelas flores, a receita é simples:
- – Utilize duas colheres de sopa de flores de camomila secas e adicione a meio litro de água a ferver;
- – Cubra durante 10 minutos e desligue o lume;
- – Coe e consuma o chá a seu gosto.
- Ao chá de camomila, podem ainda ser adicionadas outras plantas com características medicinais, como é o caso da hortelã, da erva-doce ou do funcho, de modo a obter benefícios complementares ou de modo a potenciar os benefícios por ela promovidos.
- Fonte: Vida Ativa
: As propriedades e benefícios do chá de Camomila
Qual o melhor horário para tomar camomila?
Opções sem fim – As opções vão desde os tradicionais, como camomila, hortelã e erva-doce, até blends diferenciados, por exemplo, amora com hibisco ou camomila com mel e baunilha. Uma bebida saudável e saborosa que pode te acompanhar em todas as horas do seu dia.
- Quer conhecer melhor os chás? Vamos apresentar para você 5 tipos de chás, quais os benefícios de cada um e o melhor momento para apreciá-los.
- Veja agora! Chá verde – rico em antioxidantes, catequina e cafeína, protege as células dos radicais livres e acelera o metabolismo, auxiliando no emagrecimento.
É ideal para ser tomado no café da manhã, pois sua concentração de cafeína pode ajudar a começar bem o dia e dar aquele pique; Chá de gengibre – aliado na prevenção da gripe e do resfriado. Ele também tem ação anti-inflamatória e favorece a digestão. Tem ação termogênica, acelerando o metabolismo e auxiliando no emagrecimento.
- É ótimo para depois das refeições; Chá de hortelã – auxilia na digestão e no equilíbrio da flora intestinal.
- Também é fonte de vitaminas que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, evitando inflamações e infecções.
- É ideal para ser consumido após a refeição, tanto de dia quanto de noite; Chá camomila – ela não nega a fama e realmente é uma aliada do sono, pois acalma e reduz a ansiedade.
Também tem propriedades que ajudam na digestão. Por não possuir cafeína é a mais indicada para o período noturno; Chá mate –, Ele ainda é rico em antioxidantes, o que o torna um grande amigo da saúde do coração. Como tem alto teor de cafeína, deve ser evitado a partir do meio da tarde.
Quais são as vitaminas do chá de camomila?
Características da camomila – A camomila é umas das ervas medicinais mais consumidas no mundo desde a antiguidade. Trata-se de uma planta herbácea que se assemelha à margarida e possui aroma adocicado. Entre seus componentes nutricionais estão o cálcio, ferro, magnésio, potássio, zinco e vitaminas B1, B2, B9, A, D, E e K.
Quem tem ansiedade pode tomar chá de camomila?
Contribui para uma boa noite de sono – Por ser uma excelente fonte de um antioxidante chamado apigenina, o chá de camomila pode colaborar para que as noites de sono sejam mais calmas. Isso porque esse componente é capaz de favorecer a diminuição do estresse e da ansiedade, e induz ao relaxamento do cérebro.