Quais os benefícios da canela em pó para a saúde?

Home > Notícias > Quais os benefícios da canela para a saúde? Publicado em: 16/02/2023 Além de conferir aroma e sabor para diversas receitas da culinária mundo afora, a canela é a queridinha dos nutricionistas e das pessoas que adotam um estilo de vida saudável. É que a especiaria é rica em flavonoides, como eugenol, hesperidina e linaool, e possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Por isso, entre os benefícios da canela, está a ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes. A canela faz bem ao organismo também porque contém quantidades de cinamaldeído. Essa substância acelera o metabolismo, promove a queima de gordura corporal e melhora a concentração. Desta forma, a especiaria é uma aliada também para quem quer melhorar a disposição física e mental.

Com o nome científico de Cinnamomum, a canela é comercializada em supermercados, feiras ou lojas de produtos naturais, na forma de pó ou em pau, ou casca. Conheça agora quais os benefícios da canela e porque esse alimento deve ser consumido regularmente: 1.

  1. Diabetes Vários estudos científicos apontam que a canela faz bem para os diabéticos porque ajuda a aumentar os níveis de insulina.
  2. Esse hormônio é o regulador das taxas de açúcar no sangue.2.
  3. Emagrecimento Entre os benefícios da canela está seu efeito termogênico e metabólico.
  4. Mas, o que essa propriedade significa? A especiaria ajuda a promover o gasto energético e a oxidação da gordura e, por isso, favorece a perda de peso.

Isso ocorre porque o ingrediente ativa proteínas que atuam na mobilização do tecido adiposo para ser utilizado pelo corpo para produzir energia. Ademais, a canela faz bem para quem quer emagrecer porque favorece a redução do acúmulo de gordura corporal.

Além disso, é rica em fibras, aumentando a sensação de saciedade, diminuindo a fome e fomentando o processo de perda de peso. Uma dica para quem quiser aumentar o consumo da canela é apreciá-la junto com as frutas. A banana e o abacaxi assados com canela em pó, além da maçã e a pêra cozidas e temperadas com a especiaria, são opções de sobremesas e lanches saudáveis e sem açúcar.

A canela em pau é a ideal para o preparo de chás e águas saborizadas, que também auxiliam no processo de emagrecimento.3.Capacidade cognição A canela é composta ainda por fitoquímicos e eles contribuem para aumentar a capacidade do cérebro de utilizar a glicose.

Um dos benefícios da canela para a saúde do organismo, como um todo, é que suas propriedades antioxidantes previnem os danos causados pelos radicais livres às células do sistema nervoso central. Isso diminui o estresse oxidativo e melhora os níveis de aprendizagem e a memória, sendo assim, é capaz de proporcionar proteção contra o Alzheimer, a demência e o mal de Parkinson.4.

Saúde do coração Outros componentes da canela, como o cinamaldeído e o ácido cinâmico, atuam como protetores do coração graças às suas propriedades anti-inflamatórias e a sua capacidade de produzir óxido nítrico. Essa substância faz com que as artérias fiquem relaxadas e, dessa forma, o sangue flui com mais facilidade.

A canela faz bem também porque ajuda a inibir os canais de cálcio que, junto com o óxido nítrico, mantém a pressão arterial baixa.5.Combate infecções O cinamaldeído é um dos principais componentes da canela ativos da especiaria e contribui para tratar infecções causadas por bactérias ou fungos. Os efeitos antimicrobianos, inclusive, estão entre os benefícios da canela.

O alimento ajuda a prevenir as cáries e, consequentemente, a reduzir o mau hálito.6.Propriedade antioxidante Pesquisas científicas apontam que a especiaria apresenta elevada atividade antioxidante porque possui fenólicos e flavonoides – como o cinamaldeído e o eugenol – em sua composição.

  • Tais componentes desempenham papel fundamental na eliminação dos radicais livres, redução dos seus danos e prevenção da oxidação de gorduras.
  • Ademais, graças ao seu potencial antioxidante, a canela pode ajudar a retardar o envelhecimento precoce e atua na prevenção de doenças crônicas, como a diabetes do tipo 2, doenças cardíacas, câncer, infertilidade e alterações neurológicas.

E agora que você já conhece quais os benefícios da canela, confira uma receita que vai fazer bem para a sua saúde e agradar seu paladar. Afinal, seu corpo merece ser cuidado com carinho: é ele que irá te carregar até a finitude da vida. Pense nisso e adote um estilo de vida saudável.

Bolo de banana e maçã com canela Ingredientes: 4 bananas maduras, 1 maçã, 4 ovos, 2 xícaras de farinha ou farelo de aveia, ½ xícara de óleo, ½ xícara de uva passas, 1 colher de sopa de fermento e canela a gosto. Preparo: Bata as bananas, a maçã, os ovos e o óleo no liquidificador. Em uma tigela, misture a farinha de aveia, a canela em pó e as uvas passas.

Incorpore a mistura do liquidificador e mexa bem. Por último, coloque o fermento e mexa delicadamente. Asse em forma untada em forno pré-aquecido (180º). Não esqueça de polvilhar mais um pouco de canela na massa antes de assar.

Pode comer canela em pó todos os dias?

12. Ajuda a reduzir a pressão arterial – Seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios ajudam a relaxar os vasos sanguíneos e neutralizam os radicais livres, reduzindo assim a pressão arterial. Além disso, pode diminuir o colesterol total e o ruim (LDL), e também reduz os níveis de triglicérides.

You might be interested:  Consultar Documento De Moto

Qual a contra indicação de canela em pó?

Em altas doses pode causar gastrenterite, hematúria e aborto. Usar cuidadosamente em pessoas com sensibilidade cutânea e de mucosas, pois o aldeído cinâmico presente na canela pode causar dermatite de contato, e o eugenol também presente, pode lesar a mucosa gástrica.

Qual a finalidade da canela em pó?

Esta especiaria, originária da Ásia, é termogênica e contribui para o emagrecimento. Estudos apontam que a canela ajuda a diminuir os níveis de triglicérides e também o colesterol total e LDL.

Quanto posso tomar de canela em pó por dia?

Água morna com canela emagrece? Melhora cólicas e a pele? A canela é uma especiaria muito famosa no mundo todo e é popularmente conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Além de dar um sabor especial para bebidas e receitas, contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.

  • Fibras
  • Cálcio
  • Magnésio
  • Potássio
  • Taninos
  • Ferro
  • Vitamina C
  • Vitamina B6

E a nutricionista Caroline Guimarães confirma que para aproveitar os benefícios da canela através das suas propriedades fitoterápicas, o ideal é consumi-la em água morna, como um chá. Veja como e entenda os benefícios. Como fazer com canela em pau e com canela em pó

  1. Para aproveitar as propriedades fitoterápicas da canela, a nutricionista Caroline Guimarães recomenda que uma casca de canela, também conhecida como canela em pau, seja fervida por cinco minutos com 250 ml de água, por meio do método de decocção. Depois, é só esperar amornar.
  2. Mas, a nutricionista também explica que é possível fazer o chá por meio de infusão com a canela em pó. Basta ferver a água e depois juntar com uma colher de chá rasa do pó, esperando por alguns minutos para o chá apurar e para a água amornar antes do consumo.

A recomendação geral é que sejam consumidas até seis gramas de canela por dia, ou aproximadamente 1 ¼ colher de chá da especiaria. Passar dessa quantidade não necessariamente implica em um efeito colateral, mas pode variar bastante de pessoa para pessoa.

E se você busca melhorar a digestão com auxílio do chá de canela, é indicado consumi-lo alguns minutos antes das principais refeições do dia. E Atenção! O chá de canela é contraindicado para gestantes por ser abortivo, já que ocorre o estímulo às contrações uterinas. Assim, para não afetar uma eventual gravidez, evite o consumo deste chá.

Quem busca a perda de peso, geralmente recorre à canela na substituição do açúcar nas bebidas como café ou leite, por exemplo. Além de conferir um gostinho especial às preparações, a especiaria também possui propriedades termogênicas. Mas é importante lembrar que o que conta é o balanço calórico do dia, ou seja, gastar mais calorias do que consumir, para perder peso.

  • Nenhum alimento sozinho é capaz de promover o emagrecimento, como explica a nutricionista Caroline Guimarães.
  • Portanto, a canela não ajuda a emagrecer.
  • O que a água morna com canela pode, sim, é fazer parte de dietas para emagrecimento, pois ajudará na hidratação e propiciará os nutrientes benéficos para o organismo.

– Nenhum alimento sozinho tem o poder de emagrecer. A canela tem efeito termogênico e, por isso, acredita-se no seu potencial de aumentar o metabolismo, o que poderia gerar a perda de peso. Mas, esse aumento é muito sutil e não é suficiente para o emagrecimento.

Contudo, a mistura é sim saudável e pode atuar como um chá com propriedades fitoterápicas. Mas, a única coisa que emagrece realmente, é comer menos do que o seu corpo gasta e fazer um programa de treinamento, gerando assim um déficit calórico – comenta Caroline. O nutricionista Guilherme Graciano explica que a canela possui uma substância chamada cinamaldeído, que alguns estudos apresentam resultados com relação com um suposto efeito termogênico, sendo assim, ela poderia ser uma aliada no processo de emagrecimento.

Porém, ele também ressalta que se o seu consumo acontecer de forma isolada, sem um déficit calórico, a pouca diferença no metabolismo não contribui para o aumento do gasto energético de forma a interferir no processo de perda de peso. Sim, a canela ajuda no processo digestivo, pois melhora a ação das enzimas responsáveis pela absorção de nutrientes.

Ela tem um efeito antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório, e é uma ótima aliada para quem sofre com flatulências, dores no estômago e diarreia após as refeições. Por isso, um chá de canela em pau ou beber água morna com canela em pó pode ter um bom efeito na digestão. Nesse caso, o ideal é beber a água com canela antes das refeições.

A nutricionista explica que a canela tem propriedades anti-inflamatórias e antibactericidas, o que gera um efeito benéfico para a pele, ajudando na diminuição na inflamação da acne. E além da ingestão da especiaria, ela também pode ser utilizada como esfoliante facial! A esfoliação com o ingrediente ajuda a reduzir a oleosidade da pele e contribui para o rejuvenescimento facial.

  1. A canela contém antioxidantes que ajudam a prevenir danos causados pelos radicais livres às células do sistema nervoso central.
  2. Assim, ela pode melhorar a memória fazer parte de uma dieta para prevenir doenças como Alzheimer, demência e mal de Parkinson.
  3. Por conter propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, a canela é uma especiaria com ação imunomoduladora, que ajuda a fortalecer e melhorar as funções do sistema imunológico contra infecções como gripes e resfriados.

A nutricionista explica que é possível aproveitar os benefícios da canela tanto adicionando a especiaria em preparações culinárias ou consumindo na sua forma de água com canela. O nutricionista Guilherme comenta que existem diferentes estudos que avaliam que a canela ajuda a melhorar o controle glicêmico, por apresentar um possível efeito de potencializar a ação da insulina, além de ser uma opção para adicionar em bebidas, como o café, contribuindo para reduzir a adição de açúcar.

You might be interested:  Levedo De Cerveja Benefícios

Guilherme explica que a canela apresenta em sua composição um composto chamado procianidina, que apresenta efeito anti-inflamatório, o que poderia contribuir para reduzir o desconforto causado pelas cólicas menstruais, sendo possível adicioná-la em bebidas ou outras preparações.2 de 2 A especiaria ajuda no processo digestivo, melhora a memória e traz benefícios para a saúde da pele — Foto: Istock Getty Images A especiaria ajuda no processo digestivo, melhora a memória e traz benefícios para a saúde da pele — Foto: Istock Getty Images Como indica Caroline, é possível aproveitar os benefícios da canela tanto adicionando a especiaria em preparações culinárias quanto consumindo na sua forma de chá.

– Assim como a água que quando consumida em sua quantidade ideal, irá proporcionar o funcionamento adequado do corpo, sendo muito benéfico para a saúde. Além disso, essa especiaria também oferece um sabor adocicado às preparações, sendo uma ótima opção para substituir o açúcar e diminuir as calorias da dieta.

– explica Guimarães. A profissional também comenta que tomar não faz diferença para o organismo tomar a água com canela em jejum. Fontes: Caroline Guimarães é nutricionista formada pela Universidade Paulista – UNIP, pós-graduada em nutrição clínica e esportiva pela Faculdade Metropolitana, auxiliar de pesquisa no Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) com experiência em emagrecimento, hipertrofia e vegetarianismo.

Guilherme Fonseca Graciano é nutricionista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais, pós-graduado em Nutrição Clínica e Esportiva e mestrando em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG. Instagram: @guigracianonutri / @imedatosaude : Água morna com canela emagrece? Melhora cólicas e a pele?

Onde colocar canela em pó?

Canela: benefícios, como consumir e receitas Especialista consultado Nutrologia CRM 76838/SP Médica Nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN)/AMB/CFM com Especialização em Terapia Nutricional e Nutr. i Escrito por Redação MinhaVida Redatora especializada na cobertura de temas sobre alimentação e universo fitness. A possui uma série de benefícios. Ele ajuda a prevenir e combater o, controlando os níveis de açúcar no sangue e aumentando a sensibilidade à insulina.

  • Esta especiaria originária da Ásia, mais precisamente do Sri Lanka, também contribui para o emagrecimento por ter uma ação termogênica.
  • Estudos apontam que a canela ajuda a diminuir o total e o ruim, LDL, e também os níveis de triglicérides.
  • Além disso, o alimento possui forte ação antioxidante e anti-inflamatória colaborando para a prevenção de doenças degenerativas como o e tumores e ajudando a combater resfriados.

A canela possui boas quantidades de cromo, nutriente responsável pelo efeito de melhora na sensibilidade à insulina e no controle glicêmico, fazendo com que o nutriente beneficie pessoas com diabetes. A especiaria também conta com o polifenol MHCP que pode melhorar a ação da insulina nas células, contribuindo para regularizar os níveis de glicose no sangue.

Isto faz com que o nutriente seja interessante para o controle do, Além disso, a canela é rica em compostos fenólicos que possuem uma atividade antioxidante, ou seja, neutralizam os radicais livres e podem assim prevenir o envelhecimento precoce, doenças degenerativas como o Alzheimer e tumores. A canela também tem uma ação anti-inflamatória devido ao cariofileno, nutriente que integra sua composição.

Isto faz com que o consumo da especiaria seja indicado para quem sofre com problemas inflamatórios, entre eles a,

Previne e controla o diabetes Controla o colesterol Controla o triglicérides Combate o resfriado Contribui para o emagrecimento Ação antioxidante

Previne e controla o diabetes: Um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry dos Estados Unidos observou que a canela contribuiu para o aumento do metabolismo do açúcar nas células de gordura, o que ajuda na prevenção do diabetes tipo 2 e também de doenças cardiovasculares.A canela possui cromo.

Este nutriente pode aumentar a sensibilidade à insulina, quando isso acontece há um risco maior de a pessoa desenvolver uma resistência à insulina e consequentemente o diabetes.O cromo também é interessante porque melhora o controle glicêmico, evitando picos de glicemia. Assim, o pâncreas precisa produzir menos insulina, o que evita que os órgãos se tornem resistentes ao hormônio sem que seja preciso mais dessa substância para absorver a mesma quantidade de açúcar, quadro que pode evoluir para diabetes tipo 2.A especiaria ainda conta com o polifenol MHCP que melhora a ação da insulina nas células, contribuindo para a redução dos níveis de glicose no sangue.

Assim, a canela é uma grande aliada no controle do diabetes tipo 2.Os resultados positivos da canela também foram observados em mulheres com resistência à insulina associada à Síndrome do Ovário Policístico. Controla o colesterol: Um estudo publicado pela American Diabetes Association, dos Estados Unidos, com 60 pessoas observou que o consumo de canela por 40 dias contribuiu para a diminuição do colesterol total, a redução variou entre 12 e 26%, enquanto do colesterol ruim, LDL, a redução variou de 7 a 27%.Acredita-se que este benefício ocorra devido às ações antioxidante e anti-inflamatória da canela.

Porém, especialistas afirmam que ainda são necessários mais estudos para poder afirmar que a canela de fato contribui para a redução do colesterol. Controla o triglicérides: O mesmo estudo publicado pela American Diabetes Association, dos Estados Unidos também observou a redução dos níveis de triglicérides, diminuição que variou de 23 a 30%, após 40 dias consumindo a canela.

Os altos níveis de triglicérides aumentam os riscos de desenvolver diabetes e doenças coronarianas. Assim como no caso do colesterol, os especialistas também afirmam que ainda são necessários mais estudos para poder afirmar que a canela de fato contribui para a redução dos níveis de triglicérides.

You might be interested:  Consultar Documento Pela Placa

Combate o resfriado: É interessante consumir a canela quando estiver resfriado. Isto porque ela possui um efeito imunomodulador que contribui para melhorar a resposta do organismo contra o vírus causador de gripes. Então, pode-se dizer que essa especiaria estimula o sistema imunológico. Contribui para o emagrecimento: A canela contribui para o emagrecimento por ser um alimento termogênico.

Isto significa que ela é capaz de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico.Além disso, a especiaria tem ação anti-inflamatória o que faz com que seu consumo seja interessante para pessoas com obesidade, já que esses indivíduos possuem um quadro de inflamação crônica.

  1. Ação antioxidante: A canela possui compostos fenólicos que possuem atividade antioxidante ou seja, neutralizam os radicais livres.
  2. Entre os benefícios que esta ação proporciona estão prevenir o envelhecimento precoce, doenças degenerativas como o Alzheimer e tumores.
  3. Não há diferenças nutricionais entre a ingestão da canela em pó ou em pau.

Esta especiaria pode ser consumida polvilhada sobre frutas, legumes e carnes e também pode ser incluída em chás e sucos. O alimento também fica muito bem polvilhado sobre doces, como arroz doce, cural de milho e mingau de aveia, entre outros. Canela + gengibre: Esta combinação é poderosa para quem está resfriado ou quer prevenir o problema.

  1. A canela estimula o sistema imunológico e o possui ação anti-inflamatória que ajuda a lidar com infecções no trato respiratório e tosse.
  2. A dupla também potencializa o gasto energético no organismo, pois assim como a canela o gengibre também é um alimento termogênico que ajuda a acelerar o metabolismo.

Canela+ arroz doce: Um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition observou que incluir três gramas de canela no arroz doce promove a redução dos níveis de insulina logo após a refeição e o aumento do GLP-1, hormônio que estimula a secreção de insulina.

Esse processo ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue. Boa parte das pesquisas realizadas com canela foram com uma quantidade que variou entre 1 e 6 gramas, o equivalente a meia ou até uma colher de chá, ao dia. Como estes valores mudam muito, é interessante consultar um médico ou nutricionista sobre a melhor porção do alimento para cada pessoa.

O consumo da canela, tanto polvilhada quanto na forma de chá, não é indicado para as gestantes em qualquer fase da gravidez. Isto porque a especiaria pode aumentar as contrações uterinas, elevando o risco de aborto. O alimento também não é interessante para lactentes e bebês.

  • Pessoas com hipertensão devem consultar o médico sobre o consumo da canela.
  • Isto porque alguns profissionais da área da saúde defendem que a especiaria pode elevar a pressão arterial, agravando a doença e outros problemas.
  • Contudo, um estudo realizado pela Thames Valley University, da Inglaterra, mostrou exatamente o contrário.

A pesquisa feita em indivíduos com diabetes tipo 2, observou que os níveis de pressão sanguínea destas pessoas reduziram após o consumo de dois gramas de canela por dia durante doze semanas. Como ainda não existem estudos suficientes para provar este benefício, o cuidado de hipertensos com o consumo do alimento continua.

Nutricionista Amanda Buonavoglia. Nutricionista Flávia Morais, coordenadora da área de nutrição da rede Mundo Verde. Nutricionista Thais Souza, da rede Mundo Verde. Ginecologista Augusto Bussab.

: Canela: benefícios, como consumir e receitas

Qual a melhor marca de canela em pó?

A canela malgaxe é a canela Cinnamomum verum. É uma das melhores canelas do mundo.

Qual melhor horário para tomar canela?

Como fazer chá de canela e qual o melhor horário para ingerir? O chá de canela pode ser uma excelente opção durante as manhãs e nos lanches da tarde porque, além de estimulante, a canela é rica em flavonoides.

Qual o melhor horário para tomar canela?

O chá de canela com gengibre ajuda na digestão: quando consumido após as refeições, esse chá auxilia na digestão e no combate a desconfortos intestinais, como gases e sensação de estar muito cheio.

Para que serve água com limão e canela?

O CHÁ COM CANELA E LIMÃO, é a melhor maneira de começar o seu dia. Além do sabor e aroma maravilhoso, ele tem diversos benefícios que fazem bem para a saúde e com as mudanças constantes nas temperaturas, é uma ótima opção para melhorar a imunidade. ☑ 250ml de água ☑ 1 CANELA EM CASCA da PQ Alimentos ☑ Caldo de ½ limão grande ☑ Adoçar com mel a gosto (opcional) ☑ Aquecer a água em uma chaleira e assim que estiver para começar a ferver, desligar.

Como clarear a pele com canela?

Máscara para combater manchas no rosto – Julia, que foi gestante há poucos meses, compartilha o truque que, segundo ela, previne e combate manchas herdadas na gravidez, e também as de acne porque tem efeito desintoxicante e secativo. Você só precisa misturar meia colher de canela em pó em uma colher de mel.

A canela entra como abrasivo para ajudar a remover as células mortas da pele, deixando-a bem lisinha e com os poros contraídos porque tem poder secativo. Isso faz com que combata cravos e espinhas e reduza a oleosidade da pele. Ela também combate o envelhecimento da pele porque tem poder antioxidante.

Já o mel, além de ser superantioxidante, é um poderoso hidratante que não deixa a pele oleosa. Também é rico em vitaminas, minerais e enzimas naturais que mantêm a pele lisinha e mais firme. Além disso, o mel ajuda a eliminar as toxinas da pele o que permite que ela tenha aparência mais jovem.