Benefícios Da Castanha-Do-Pará

Quais os efeitos colaterais da castanha-do-pará?

Consumo deve ser moderado – Apesar dos benefícios, as castanhas devem ser consumidas com moderação. Isso porque são consideradas calóricas, por serem fontes de gorduras. Além disso, como são pequenas, é muito fácil perder a noção da quantidade consumida.

  1. O ideal é ingerir no máximo 5 unidades por dia, o que representa 30 g.
  2. É preciso se atentar à frequência do consumo, intercalando com outros tipos de oleaginosas ou alternando os dias de ingestão.
  3. As castanhas são ótimas alternativas para o consumo nos intervalos das refeições ou naquele momento em que a fome aparece, mas ainda não é possível se alimentar.

São boas opções para levar na bolsa ou consumir à noite como ceia, quando o momento de dormir fica muito distante da última refeição. Elas integram pratos doces e salgados, mas seus benefícios são mais evidentes quando consumidas sem sal. “Podem ser incluídas nos lanches intermediários com outros alimentos como frutas e iogurtes.

  • Uma opção é acrescentar em saladas e receitas de biscoitos e pães”, afirma Patrícia Ramos, nutricionista e supervisora de Nutrição do Hospital BP – Beneficência Portuguesa.
  • A castanha-de-caju ainda pode ter fitatos, o que costuma atrapalhar na absorção de algumas vitaminas e minerais.
  • Além disso, ela não deve ser consumida crua, pois é tóxica para o organismo.

Já a castanha-do-pará faz mal quando consumida em excesso por causa do selênio. Esse mineral em grandes quantidades pode ser tóxico para o corpo. Mas para isso seria preciso ingerir cerca de 50 castanhas-do-pará em um único dia.

Para que serve castanha-do-pará em jejum?

Continua após publicidade Uma é boa, duas. já são demais?! (Foto: Alex Silva/A2 Estúdio) Continua após publicidade Parece pouca castanha-do-Pará ? Ora, uma unidade dessa oleaginosa concentra nada menos do que 200 a 400 microgramas de selênio. Para ter ideia de quão rica é a castanha nesse sentido, saiba que um adulto precisa de pelo menos 55 microgramas diários do mineral.

Portanto, o alimento fornece de quatros a sete vezes mais selênio do que o recomendado. Mas por que esse nutriente é tão cultuado pelos especialistas em nutrição? Bem, trata-se de uma substância extremamente promissora na prevenção de várias doenças, entre elas o Alzheimer, que apaga a memória e outras funções cognitivas.

Entenda: a presença de selênio é essencial para a formação de uma enzima batizada de glutationa peroxidase. Não precisa se arrepiar com o palavrão. Essa enzima é uma das mais poderosas na hora de neutralizar os radicais livres, aquelas moléculas que, se abundam no corpo, causam todo o tipo de encrenca no corpo – inclusive a morte de neurônios e a rede formada por eles.

  1. Já se observou, em um estudo brasileiro, que pessoas com comprometimento cognitivo tinham uma deficiência muito maior de selênio.
  2. Mais: uma castanha por dia se mostrou suficiente para dar um gás na função cognitiva de voluntários idosos.
  3. Castanha esperta, não? Além do cérebro, a tireoide funciona melhor quando o selênio está em cena.
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Tudo porque o mineral contribui para a produção correta dos seus célebres hormônios, o T3 e o T4. Devido à forte ação antioxidante, não é de espantar que o nutriente ainda seja associado à prevenção de doenças cardíacas. E a proteção do peito não tem a ver só com selênio.

  1. A castanha acumula gordura insaturada, versão que contribui para a queda dos níveis de colesterol ruim no sangue.
  2. Por causa do conteúdo gorduroso, existe a orientação de comê-la antes das principais refeições.
  3. Isso porque esse nutriente costuma demorar mais tempo para ser digerido pelo corpo.
  4. Trocando em miúdos: prolonga a sensação de saciedade.

Então, ao ficar diante de pratos e travessas, a tendência é pegar mais leve. Com tantos pontos fortes, dá até vontade de se entupir dessa oleaginosa. Mas segure a onda. A riqueza em selênio é bacana, só que abusar do mineral acarreta prejuízos. Os mais comuns são mau hálito, unhas fracas e quebradiças, alterações na pele e queda de cabelo.

Continua após a publicidade O valor considerado excessivo, segundo os experts, é de 800 microgramas – nada impossível de atingir. Claro: ninguém precisa se martirizar se abusar uma vez ou outra. O perigo é fazer isso sempre. Sem falar no risco de se entupir de gordura Por mais positiva que ela seja, carrega muitas calorias – recado que, diga-se, se estende a outras oleaginosas.

Aí a cintura paga o pato. OUTRAS OLEAGINOSAS QUE VALEM A PENA Nozes O fruto da nogueira tem sido muito estudado. Oferece bastante magnésio, mineral essencial para combater a fadiga e proteger os ossos e, entre a família das nuts, é uma das opções mais ricas em gordura poli-insaturada.

Como é calórica, nada de abusar. Castanha-de-caju É uma das campeãs em gorduras monoinsaturadas – em três unidades, são cerca de 2 gramas. Ela ainda esbanja fósforo, nutriente importante para diminuir o risco de osteoporose, e potássio, que ajuda a espantar a hipertensão. Amêndoa Estudos indicam que, devido à associação de gorduras monoinsaturadas e fibras, o fruto da amendoeira ajuda a controlar os picos de glicose e contribui para o emagrecimento.

A vitamina E, um tremendo antioxidante, também dá as caras nesse alimento. Pistache Depois da amêndoa, é a oleaginosa com menos gordura saturada, problemática para o peito. Ele carrega cálcio, o mineral dos ossos fortes, e tem um teor legal de vitamina B6, nutriente que ajuda na formação de serotonina, por trás da sensação de bem-estar.

Continua após a publicidade Amendoim Também é aliado da boa forma, por causa das gorduras e fibras. Quando ele entra na rotina, a tendência é ver o colesterol ruim, o LDL, cair, o que reduz a probabilidade de doenças cardíacas. Só fuja das versões salgadas ou coloridas, cheias de sódio. Avelã Possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Tem ácido fólico, substância capaz de baixar os níveis de homocisteína, associada a perrengues cardíacos. Mas pegue leve nas versões torradas e abastecidas de açúcar ou que servem de cobertura para doces. UM CONSELHO Há algumas estratégias pra aproveitar melhor o conteúdo das oleaginosas.

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Alzheimer Emagrecimento Nutrição Oleaginosas

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Porque a castanha-do-pará e radioativa?

A castanha-do-pará é o alimento com maior quantidade de radioatividade no mundo. Ela contém altos níveis de radônio-226 e potássio-40. A radiação da castanha-do-pará provém do solo, pois as raízes das plantas crescem profundamente e absorvem níveis maciços do elemento rádio.

Qual a quantidade certa para comer castanha-do-pará?

Comer castanha-do-pará em excesso pode fazer mal à saúde 10h50 – 12 de dezembro de 2018 Apesar de a castanha-do-pará ser boa para a saúde, ela deve ser consumida na medida certa. Ela tem gordura boa, dá saciedade, é rica em minerais e tem poder antioxidante – mas também é rica em selênio, o que pode ser um problema. O selênio é um mineral com função antioxidante, que ajuda a reduzir excesso de radicais livres no organismo, relacionado com o aparecimento de várias doenças, como aterosclerose.

  1. A castanha-do-pará é a principal fonte natural do mineral, mas o problema é que o mineral, em excesso, pode ser tóxico.
  2. Segundo a nutricionista Graziela Biude Silva Duarte, que é doutora em ciências pela USP (Universidade de São Paulo) e pesquisa a castanha-do-brasil, como é mais conhecida a noz no meio acadêmico, 15 unidades do alimento já podem causar diarreia.

E se o consumo excessivo continuar por mais tempo, diz ela, a pessoa pode ter queda de cabelos e ficar com as unhas fracas – quadro clínico conhecido como selenose. Qual é a quantidade recomendada de castanha? Depende de onde vem o produto, porque a concentração de selênio na noz varia de acordo com a quantidade do mineral no solo.

  • No Brasil, as castanhas da região Norte são as que mais têm selênio, e as do Sudeste, as que menos têm, segundo análises feitas pelo Laboratório de Nutrição e Minerais da USP.
  • Graziela diz que há desde castanhas-do-brasil com cerca de 50 microgramas de selênio até unidades com mil microgramas.
  • A recomendação diária de selênio para adultos é de 55 microgramas por dia.
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A ingestão máxima tolerável, que não traz efeitos adversos para o organismo, é de 400 microgramas por dia. Então, se for consumir a castanha-do-pará do Sudeste, em geral, pode comer até duas por dia. Se ela for da região Norte, talvez seja melhor comer uma ou duas unidades por semana.

Por que não pode comer muita castanha?

Rica em gorduras boas, minerais, fitoquímicos e com um elevado valor nutritivo, a castanha-do-pará tem inúmeros benefícios à saúde. Ela ajuda a baixar o colesterol, é boa para a imunidade, ativa o metabolismo da tireoide e melhora a circulação sanguínea.