Contents
Quais os benefícios de tomar cúrcuma todos os dias?
Benefícios da cúrcuma – A cúrcuma é uma planta medicinal utilizada tradicionalmente na medicina Ayurveda (medicina desenvolvida na Índia) há cerca de seis mil anos. É indicada para problemas como resfriados, sinusites, infecções bacterianas, alterações no fígado, diabetes, lesões, anorexia e reumatismo. O rizoma da cúrcuma apresenta importantes princípios ativos benéficos à saúde. Atualmente, sabe-se que a cúrcuma apresenta uma série de propriedades farmacológicas importantes. Entre elas, destacam-se as ações:
antioxidante; anti-inflamatória; antibacteriana; antidiarreica; antiescorbútica; antiespasmódica; antifúngica; antiparasitária; antitumoral; antiviral; diurética; hepatoprotetora; neuroprotetora; redutora dos níveis de colesterol; sedativa.
Alguns trabalhos sugerem ainda que a cúrcuma apresenta efeitos neuroprotetores no tratamento da doença de Parkinson e Alzheimer, além de ajudar no combate de alguns tipos de câncer. Entretanto, pesquisas ainda estão sendo realizadas a fim de confirmar esses efeitos e analisar as doses adequadas.
Quais são os benefícios da cúrcuma para saúde?
Seu principal benefício é o seu grande potencial antioxidante, além de ser um tempero utilizado para auxiliar o tratamento, de forma natural, de problemas gastrointestinais, febre, resfriados e até mesmo reduzir os níveis de colesterol no organismo.
Quanto tempo a cúrcuma começa a fazer efeito?
Quanto tempo leva para perceber os benefícios da cúrcuma para a saúde? – Por menor que seja a dose de curcumina, imediatamente o organismo já se beneficia dos seus compostos bioativos. No entanto, se você está fazendo uso terapêutico da curcumina, como auxiliar no tratamento de quaisquer condições mencionadas acima, pode levar de 4 a 8 semanas para começar a perceber os benefícios da cúrcuma para a saúde.
Quem não pode usar cúrcuma?
Cúrcuma: o que é, benefícios, para que serve e como usar O que é e para que serve a cúrcuma, conhecida também como açafrão-da-terra, açafrão-da-índia e tumérico? O tempero proporciona diversos benefícios ao organismo e é, inclusive, um dos alimentos indicados para serem incorporados a uma dieta voltada para fortalecer o sistema imunológico.
É comum vermos dúvidas sobre como usar a cúrcuma, especiaria popular na culinária indiana, reconhecida por seus efeitos antioxidante e anti-inflamatório, além de ter propriedades neuroprotetoras e cardioprotetoras. Originário de países asiáticos, esse caule subterrâneo da família do gengibre é usado mundo afora em preparos com vegetais ou carnes.
Para conhecer os benefícios da cúrcuma e entender como tirar proveito desse ingrediente, o EU Atleta conversou com a nutricionista Lara Natacci, da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (Sban). Além disso, o chef Ipe Aranha compartilha receitas de mousse de maracujá e homus em que a cúrcuma dá um toque especial.1 de 6 Tempero muito usado na culinária indiana, cúrcuma conta com diversas propriedades, como efeitos antioxidante e anti-inflamatório — Foto: Istock Getty Images Tempero muito usado na culinária indiana, cúrcuma conta com diversas propriedades, como efeitos antioxidante e anti-inflamatório — Foto: Istock Getty Images Doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), a nutricionista Lara Natacci, membro da Comissão de Comunicação da Sban, afirma que há uma variedade de estudos que destacam os benefícios desse alimento para a saúde.
- Dentre os efeitos, ela destaca a capacidade antioxidante, decorrente dos curcuminoides curcumina, desmetoxicurcumina e bisdesmetoxicurcumina, como sendo a mais importante.
- Natacci comenta que é possível prescrever a cúrcuma como tempero ou mesmo em suplementação para prevenir inflamações e estresse oxidativo.
Porém, a nutricionista chama a atenção para alguns aspectos relacionados a esse tempero. – A cúrcuma é um antioxidante bem interessante. O problema é que sua absorção é um pouco difícil. Por isso, deve ser associada a alguma gordura. A cúrcuma também tem contraindicações.
- Antioxidante;
- Anti-inflamatória;
- Atua na recuperação muscular pós-treino;
- Hepatoprotetora;
- Anticancerígena, uma vez que pode bloquear o crescimento descontrolado de células cancerosas;
- Cardioprotetora;
- Regulação de pressão arterial;
- Neuroprotetora. O cérebro apresenta uma atividade metabólica muito alta e gera estresse oxidativo. Rica em antioxidantes, a cúrcuma pode ajudar a evitar a produção excessiva de radicais livres. Estudos demonstram que esse alimento é capaz ainda de estimular a cognição e a atividade cerebral, bem como pode prevenir e melhorar o déficit de memória e cognição associado à idade. O açafrão-da-terra também oferece proteção contra a degeneração dos neurônios, promove a neurogênese e contribui para a plasticidade neuronal;
- Melhora das alterações nos neurotransmissores em casos de ansiedade e depressão;
- Antidepressiva.
2 de 6 Mulheres grávidas devem ter moderação ao consumir cúrcuma, que, segundo estudos, estimula a contração uterina — Foto: Unsplash Mulheres grávidas devem ter moderação ao consumir cúrcuma, que, segundo estudos, estimula a contração uterina — Foto: Unsplash Na alimentação de gestantes e crianças, a cúrcuma deve ser usada com muita moderação, recorrendo a pitadas, apenas.
Além disso, pode causar obstrução nos dutos de quem sofre com cálculos biliares. Portanto, de forma preventiva, o açafrão-da-terra deve ser evitado por quem tem problemas na vesícula. Ademais, é importante considerar a interação da cúrcuma, considerada um composto bioativo, com outros nutrientes. O consumo desse alimento pode afetar a absorção de ferro.
Dessa maneira, pessoas com anemia, que não é uma condição incomum, devem consultar nutricionista para mais orientações.3 de 6 Azeite de oliva e pimentas podem ser combinados com a cúrcuma para ajudar na sua absorção — Foto: Pixabay Azeite de oliva e pimentas podem ser combinados com a cúrcuma para ajudar na sua absorção — Foto: Pixabay
Para que serve a cúrcuma com limão?
Revisado por Nutricionista • CRN-3 45492 Já ouviu falar no shot de limão com cúrcuma ? A bebida, aparentemente, é a nova água morna com limão: ela geralmente é ingerida pela manhã, em jejum. Mas enquanto o costume antigo tem a finalidade de potencializar o emagrecimento, essa nova moda visa a melhora da imunidade, porém, ainda sem estudos comprovados.
- Como qualquer outro alimento saudável que a gente vê por aí, o shot de limão com cúrcuma só vai garantir bons resultados se você aliá-lo a outros hábitos saudáveis, como uma dieta balanceada, sono de qualidade e a prática regular de exercícios físicos.
- Nesse caso, a combinação pode, sim, trazer benefícios.
Confira quais: Os shots matinais nada mais são do que pequenas doses concentradas que reúnem superalimentos considerados funcionais, ervas e temperos. Juntos, eles ajudam a eliminar toxinas e desinchar. Assim, contribuem para uns quilinhos a menos na balança.
Qual a quantidade de cúrcuma por dia?
Continua após publicidade Além de trazer saúde ao prato, a cúrcuma agrega muita beleza (Foto: Klenova/iStock) Continua após publicidade O que é a cúrcuma ? Também conhecida como açafrão-da-terra, ela é um tempero que nunca esteve tão em alta fora da Índia, sua terra natal. Repare: é difícil achar quem ainda não tenha ouvido sobre as seus benefícios para a saúde, que vão desde propriedades antioxidantes até antimicrobianas.
- O extenso currículo chama a atenção de pesquisadores no Brasil e em outros países, que se dedicam a esmiuçar o que ela tem de especial.
- Até agora, os louros tendem a ir para a curcumina, substância por trás da cor amarelo-alaranjada do tempero, que, diga-se, é parente do gengibre,
- O caminho percorrido pelo ingrediente até o laboratório não foi longo.
Os cientistas miraram a planta porque ela é ícone da culinária indiana. E essa nação asiática não só é sua maior produtora e consumidora como também registra, proporcionalmente, taxas mais baixas de câncer e Alzheimer. “Lá a cúrcuma é usada como corante de tecidos e na composição das massalas, uma mistura de especiarias”, conta a nutricionista Vanderli Marchiori, presidente da Associação Paulista de Fitoterapia,
De acordo com Aderson Moreira da Rocha, clínico-geral e presidente da Associação Brasileira de Ayurveda, nos últimos anos surgiram mais de 300 artigos científicos que atribuem à curcumina e aos curcuminoides, seus compostos fitoquímicos, a capacidade de combater do aumento do colesterol a problemas autoimunes e cardíacos.
Mas é mesmo na briga contra o câncer que o tempero tem brilhado. “O Centro de Câncer MD Anderson, nos Estados Unidos, líder em pesquisas sobre a doença, orienta os pacientes a adotarem, de forma gradual, a dose de 8 gramas de curcumina ao dia”, conta Rocha.
- Isso dá umas duas colheres de sopa do tempero.
- O Brasil também tem estudos nesse campo.
- Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o professor de bioquímica José Cláudio Moreira avaliou o uso da curcumina no câncer cerebral de cobaias.
- Constatamos a diminuição de 45 a 60% dos tumores nos animais que receberam a substância.
E sem efeito tóxico”, relata. Continua após a publicidade Acredita-se que ela atue sobre uma proteína superestimulada nas células de glioblastomas (um dos cânceres de cérebro mais agressivos) e tem papel-chave tanto no controle da doença como na resistência à quimioterapia.
A planta é foco de outros experimentos na UFRGS. “Foi comprovado um efeito positivo sobre processos degenerativos e inflamatórios, como os da artrite e da artrose, nos sintomas da menopausa e até na perda de memória”, diz Moreira. Ainda na área da oncologia, estudiosos da Universidade Federal de Goiás (UFG) decidiram avaliar a força da curcumina frente ao melanoma, o tipo mais agressivo de câncer de pele.
Para isso, investigaram a atuação da substância na formação de proteínas que respondem pela morte das células defeituosas. “E os resultados foram promissores”, revela a química Lídia Guillo, orientadora da experiência. Pesquisadores da Malásia já haviam confirmado que a cúrcuma consegue barrar o crescimento dos tumores, evitando que se espalhem.
Como usar cúrcuma para perder peso?
Como usar o açafrão para emagrecer: Para que o corpo absorva bem a especiaria – “A curcumina é mal absorvida durante a digestão, Portanto, preparar os pratos com pimenta-preta junto pode ajudar. Para ter bom efeito, use de meia a uma colher de chá de açafrão e uma pitada da pimenta”, recomenda Paula.
Qual o melhor horário para tomar cúrcuma com água?
Chá de cúrcuma : colocar 1 colher de chá de cúrcuma em pó em 150 ml de água fervente e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Após amornar, beber até 3 xícaras por dia entre as refeições; Cápsulas de cúrcuma : a dosagem geralmente recomendada é de 2 cápsulas de 250 mg a cada 12 horas, totalizando 1 g por dia.
Pode tomar chá de cúrcuma à noite?
Chá de cúrcuma antes de dormir tem efeito sedativo?
- Chá de cúrcuma antes de dormir pode ser uma opção segura para quem tem dificuldade em pegar no sono.
- A principal vantagem é que, por se tratar de um, ele não apresenta os riscos dos, dentre os quais um dos mais graves é a dependência.
- Veja então de que forma esse tipo de infusão pode ajudar você a ter noites de sono mais tranquilas.
Quem não pode tomar curcumina?
Cúrcuma: o que é, benefícios, para que serve e como usar O que é e para que serve a cúrcuma, conhecida também como açafrão-da-terra, açafrão-da-índia e tumérico? O tempero proporciona diversos benefícios ao organismo e é, inclusive, um dos alimentos indicados para serem incorporados a uma dieta voltada para fortalecer o sistema imunológico.
- É comum vermos dúvidas sobre como usar a cúrcuma, especiaria popular na culinária indiana, reconhecida por seus efeitos antioxidante e anti-inflamatório, além de ter propriedades neuroprotetoras e cardioprotetoras.
- Originário de países asiáticos, esse caule subterrâneo da família do gengibre é usado mundo afora em preparos com vegetais ou carnes.
Para conhecer os benefícios da cúrcuma e entender como tirar proveito desse ingrediente, o EU Atleta conversou com a nutricionista Lara Natacci, da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (Sban). Além disso, o chef Ipe Aranha compartilha receitas de mousse de maracujá e homus em que a cúrcuma dá um toque especial.1 de 6 Tempero muito usado na culinária indiana, cúrcuma conta com diversas propriedades, como efeitos antioxidante e anti-inflamatório — Foto: Istock Getty Images Tempero muito usado na culinária indiana, cúrcuma conta com diversas propriedades, como efeitos antioxidante e anti-inflamatório — Foto: Istock Getty Images Doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), a nutricionista Lara Natacci, membro da Comissão de Comunicação da Sban, afirma que há uma variedade de estudos que destacam os benefícios desse alimento para a saúde.
- Dentre os efeitos, ela destaca a capacidade antioxidante, decorrente dos curcuminoides curcumina, desmetoxicurcumina e bisdesmetoxicurcumina, como sendo a mais importante.
- Natacci comenta que é possível prescrever a cúrcuma como tempero ou mesmo em suplementação para prevenir inflamações e estresse oxidativo.
Porém, a nutricionista chama a atenção para alguns aspectos relacionados a esse tempero. – A cúrcuma é um antioxidante bem interessante. O problema é que sua absorção é um pouco difícil. Por isso, deve ser associada a alguma gordura. A cúrcuma também tem contraindicações.
- Antioxidante;
- Anti-inflamatória;
- Atua na recuperação muscular pós-treino;
- Hepatoprotetora;
- Anticancerígena, uma vez que pode bloquear o crescimento descontrolado de células cancerosas;
- Cardioprotetora;
- Regulação de pressão arterial;
- Neuroprotetora. O cérebro apresenta uma atividade metabólica muito alta e gera estresse oxidativo. Rica em antioxidantes, a cúrcuma pode ajudar a evitar a produção excessiva de radicais livres. Estudos demonstram que esse alimento é capaz ainda de estimular a cognição e a atividade cerebral, bem como pode prevenir e melhorar o déficit de memória e cognição associado à idade. O açafrão-da-terra também oferece proteção contra a degeneração dos neurônios, promove a neurogênese e contribui para a plasticidade neuronal;
- Melhora das alterações nos neurotransmissores em casos de ansiedade e depressão;
- Antidepressiva.
2 de 6 Mulheres grávidas devem ter moderação ao consumir cúrcuma, que, segundo estudos, estimula a contração uterina — Foto: Unsplash Mulheres grávidas devem ter moderação ao consumir cúrcuma, que, segundo estudos, estimula a contração uterina — Foto: Unsplash Na alimentação de gestantes e crianças, a cúrcuma deve ser usada com muita moderação, recorrendo a pitadas, apenas.
- Além disso, pode causar obstrução nos dutos de quem sofre com cálculos biliares.
- Portanto, de forma preventiva, o açafrão-da-terra deve ser evitado por quem tem problemas na vesícula.
- Ademais, é importante considerar a interação da cúrcuma, considerada um composto bioativo, com outros nutrientes.
- O consumo desse alimento pode afetar a absorção de ferro.
Dessa maneira, pessoas com anemia, que não é uma condição incomum, devem consultar nutricionista para mais orientações.3 de 6 Azeite de oliva e pimentas podem ser combinados com a cúrcuma para ajudar na sua absorção — Foto: Pixabay Azeite de oliva e pimentas podem ser combinados com a cúrcuma para ajudar na sua absorção — Foto: Pixabay
Para que serve a cúrcuma com limão?
Revisado por Nutricionista • CRN-3 45492 Já ouviu falar no shot de limão com cúrcuma ? A bebida, aparentemente, é a nova água morna com limão: ela geralmente é ingerida pela manhã, em jejum. Mas enquanto o costume antigo tem a finalidade de potencializar o emagrecimento, essa nova moda visa a melhora da imunidade, porém, ainda sem estudos comprovados.
Como qualquer outro alimento saudável que a gente vê por aí, o shot de limão com cúrcuma só vai garantir bons resultados se você aliá-lo a outros hábitos saudáveis, como uma dieta balanceada, sono de qualidade e a prática regular de exercícios físicos. Nesse caso, a combinação pode, sim, trazer benefícios.
Confira quais: Os shots matinais nada mais são do que pequenas doses concentradas que reúnem superalimentos considerados funcionais, ervas e temperos. Juntos, eles ajudam a eliminar toxinas e desinchar. Assim, contribuem para uns quilinhos a menos na balança.
Pode tomar chá de cúrcuma à noite?
Chá de cúrcuma antes de dormir tem efeito sedativo?
- Chá de cúrcuma antes de dormir pode ser uma opção segura para quem tem dificuldade em pegar no sono.
- A principal vantagem é que, por se tratar de um, ele não apresenta os riscos dos, dentre os quais um dos mais graves é a dependência.
- Veja então de que forma esse tipo de infusão pode ajudar você a ter noites de sono mais tranquilas.