Quais são os benefícios da erva-baleeira?

A partir de uma preparação caseira da erva-baleeira, utilizada numa contusão pelo empresário Victor Siaulys, do Laboratório farmacêutico Aché, foram iniciados no Brasil, estudos das ações terapêuticas desta planta, culminando no desenvolvimento do primeiro fitomedicamento brasileiro, a pomada acheflan.

  • Esta conquista prova o quanto o conhecimento popular sobre plantas medicinais pode ser importante para a Indústria Farmacêutica, para a Pesquisa Nacional, bem como para a Saúde Pública em geral.
  • Nome científico : Cordia verbenacea Nomes populares : Erva Baleeira, catinga de barão, catinga preta, Maria preta, salicina, Maria milagrosa, etc.

Bioma de origem : Mata Atlântica brasileira Descrição botânica : arbusto ereto, ramificado, aromático, de 1,5 a 2,5 m de altura. Folhas simples, alternas, coriáceas, aromáticas de 5 a 9cm de comprimento. Flores pequenas, brancas, dispostas em inflorescências racemosas terminais de 10 a 15cm de comprimento.

Ação terapêutica : antiinflamatória, anti-artrítica, analgésica, tônica e anti-ulcerogênica. Para reumatismo, artrite reumatóide, gota, dores musculares e da coluna, prostatites, nevralgias e contusões e na cicatrização de feridas externas. Parte utilizada : folhas Forma de uso : tintura, chá, macerado em álcool, pomadas, cataplasmas.

You might be interested:  Médico Legista Salário

Toxicidade : baixa. Constituintes químicos : óleo essencial (a-humuleno), pigmentos flavonóides (artemetina), alantoína, açúcares. Aspectos Agronômicos : – Propagação: sementes e estacas de ramos (com 10cm de comprimento). – Ciclo cultural: perene – Época de plantio: Mudas por sementes: em março Mudas por estaca: em setembro – Florescimento: julho a setembro e março-abril – Colheita: 1 ano após plantio.

Quem não pode tomar o chá de Baleeira?

Este medicamento e contraindicado para pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Contraindicado para gestante e lactante. Além dessas, também são contraindicadas a utilização em pele com feridas abertas.

Pode tomar chá de Baleeira todos os dias?

– Se utilizar a planta seca, basta uma colher de sobremesa para um copo americano ou uma xícara de chá. – Pode ser tomado 2 ou 3 vezes ao dia. Recomenda-se beber a última xícara ao se deitar. Erva-baleeira é indicada para dores musculares.

Quem pode tomar chá de Baleeira?

Confira 5 benefícios da erva baleeira! – A erva baleeira possui muitos componentes benéficos que, somados, mostram porque a planta tem grande potencial farmacológico e já é, inclusive, usada como matéria prima de farmacêuticas. Entre os principais benefícios podemos citar:

  1. Anti-inflamatório – podendo ser usado por meio do chá, óleo vegetal e pomadas farmacêuticas para aliviar dores e evitar inflamações;
  2. Ação diurética – ajuda o funcionamento dos rins, pois interfere no processo de absorção e filtro da água e sais minerais, aumentando a produção de urina. Isso ajuda a eliminar o sódio, que influencia nos casos de pressão alta;
  3. Ajuda nos sintomas da artrite – é muito usada por pessoas com problemas reumatológicos, como a artrite reumatoide, reumatismos, dores musculares e outros tipos de inflamações que causam dores pelo corpo;
  4. Analgésica – ajuda no alívio de dores em geral;
  5. Atua nas úlceras – há compostos ativos na erva baleeira que ajudam a combater lesões de úlceras gástricas, devido às suas propriedades de proteção e atividade antioxidante.
You might be interested:  Cálculo De Salário Mensal

De forma geral, a erva baleeira é recomendada para pessoas que sofrem com artrite, dores musculares, na coluna e pescoço, além de ser um potencial relaxante,

Qual o efeito colateral do chá de Baleeira?

A diferença é que o chá da erva baleeira apresenta efeitos colaterais praticamente zero. É utilizada para preparos de pomadas, cremes e unguentos para aplicação local. O óleo da erva baleeira é usado para massagens, reduzido dores articulares.

Para que serve a erva baleeira autor da própria saúde?

Valor Disponibilidade
R$ R$ Frete, entrega em até dias. Retirar na loja, a partir de dias.

MAIS SOBRE O PRODUTO A Cordia Verbenacea, mais conhecida como Erva Baleeira tem diversas propriedades medicinais, sendo a principal delas a atividade anti-inflamatória. Por isso, as pessoas costumam usar o chá de erva baleeira para cicatrizar feridas externas ou tratar úlceras.

Quem toma anticoagulante pode tomar chá de Baleeira?

BOLDO – Utilizado para problemas hepáticos (fígado) e gastrointestinais (estômago e intestino), tem como principal componente a boldina, inibidora de agregação plaquetária; portanto, pacientes em uso de anticoagulantes não devem ingerir o chá dessa planta, sob risco de sangramentos.

Qual o melhor horário para tomar cápsula de erva baleeira?

Como tomar erva baleeira em cápsulas? – Posologia. Tomar 1 cápsula 2x ao dia, sendo 1 pela manhã e 1 cápsula à noite.

Como fazer é tomar o chá de Baleeira?

Modo de Preparo: Coloque 1 colher (sopa) de erva para cada ½ litro de água. Adicione a água aquecida sobre a erva e deixe em infusão de 5 a 10 minutos. Então é só coar e beber. Se preferir tomar gelado, você pode adicionar pedras de gelo após o preparo.

Quantas gotas Devo tomar de erva baleeira?

Extrato Fluido de Erva Baleeira 100ml Propriedades anti-inflamatórias e antialérgicas. Tomar 15 gotas 2 vezes ao dia, diluído em água.

Quem tem problema de pressão pode tomar Erva Baleeira?

Pacientes podem ficar inseguros de consumir a Erva Baleeira devido a dúvidas se ela aumenta a pressão arterial, se baixa pressão; se faz mal para o fígado ou se faz mal para os rins. Não existem evidências consistentes que apontem que essa erva interfira na pressão ou atinja negativamente o fígado ou os rins.

Quantas cápsulas de Erva Baleeira devo tomar por dia?

Recomendação de Uso: Tomar 1 Cápsula de uma a Três vezes ao dia. Ou conforme indicação do Médico ou Nutricionista. Observação: Como qualquer outro produto NATURAL os resultados não e de um dia para outro o uso de Erva Baleeira é um TRATAMENTO NATURAL e seu efeito inicia após alguns dias de uso.