Contents
O que a erva-doce faz no organismo?
Número para marcação de consultas, disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local. A erva-doce ( Pimpinella anisum ) é uma planta medicinal rica em flavonoides, ácido málico e cafeico, que são compostos bioativos com propriedades digestivas, laxativas, carminativas e espasmolíticas, sendo, por isso, indicada para aliviar gases, prisão de ventre, cólicas e má digestão.
Para que serve o chá de erva-doce em jejum?
Benefícios da infusão de erva-doce – A infusão de erva-doce tem efeito tônico e anti-inflamatório no organismo – o que a torna bastante útil no tratamento de tosses e resfriados, A bebida ajuda, ainda, a fortalecer a imunidade e a limpar o sistema digestivo de toxinas. Entre outros benefícios da planta, estão:
Devido à alta concentração de vitamina A, fortalece a visão e melhora a saúde da pele ; Melhora o funcionamento do sistema nervoso e combate os distúrbios do sono; Ativa o metabolismo, contribuindo para a perda de peso; Diurética, é benéfica para o fígado e os rins, já que acelera a eliminação do excesso de líquidos, toxinas e substâncias tóxicas do organismo, além de ajudar na renovação das células hepáticas; Reduz o nível de colesterol “ruim” no sangue, otimizando o funcionamento do sistema cardiovascular; Auxilia no tratamento de distúrbios digestivos, como constipação, azia, cólicas estomacais, inchaço, gases e gastrite.
Clique aqui para saber mais sobre os benefícios do chá de erva-doce para a saúde.
Quantas vezes ao dia pode tomar erva-doce?
Previne constipação – Não só, essa é uma erva que facilita o funcionamento intestinal. Com isso, previne a constipação, previne a sensação de inchaço e a retenção de líquido, bem como facilita o emagrecimento, Ainda, ajuda no tratamento de gases. Para obter todos esses benefícios, o indicado é consumir, no máximo, 3 xícaras de chá de erva-doce por dia,
- 1 litro de água fervente
- Desligue o fogo e acrescente 8 colheres de sopa de folhas da planta;
- Por fim, deixe o recipiente tampado por cinco minutos e depois sirva.
Qual é o melhor chá para eliminar gases?
Chá de hortelã – A hortelã ( Mentha spicata L.) é uma planta medicinal e aromática cujo consumo é indicado para distúrbios gastrintestinais e gases, além de ter propriedades analgésicas, antisséptica, antiespasmódica, anti-inflamatória 2, A ação antiespasmódica é o que faz da hortelã uma das opções de chás para dores na barriga, por ajudar a relaxar a musculatura dos órgãos da região, atuando nos movimentos involuntários (espasmos) e ajudando a passar a dor.
Pode fazer chá de camomila e erva-doce juntos?
Combinações – É possível combinar o chá de camomila a outras ervas que também oferecem benefícios à saúde, como a erva-doce, a erva-cidreira, o gengibre, o limão e outros ingredientes que podem tornar essa bebida mais saborosa e benéfica. Quando combinado à erva-doce, por exemplo, o chá ganha benefícios como o fortalecimento do sistema imunológico.
Pode tomar chá de erva-doce no café da manhã?
Qual o melhor horário para tomar chá de erva-doce? – O chá é indicado para consumir após as refeições, quando a pessoa apresenta problemas gastrointestinais. Caso o paciente queira aproveitar as propriedades expectorantes, pode consumi-lo a qualquer momento do dia, desde que tenha um intervalo de algumas horas entre as três doses.
Para que serve o chá de erva-doce com limão?
Para que serve o Chá de Erva Doce – A erva-doce é uma planta medicinal muito utilizada popularmente para tratar condições como:
Dor de barriga; Dor de cabeça; Má digestão; Inchaço abdominal; Cólicas menstruais; Inflamações na boca e dor de garganta; Sintomas de gripe como Tosse, gripe, resfriado, catarro, coriza.
Esta planta tem capacidade de reduzir os efeitos da fermentação dos alimentos no intestino, como a produção de gases, por isso pode ser usada para aliviar o desconforto causado pelo aumento destes gases no intestino. A erva-doce também é indicada em alguns casos para reduzir os níveis de açúcar no sangue e para diminuir, um dos sintomas da menopausa, as ondas de calor.