O que acontece com o corpo se comer linhaça todos os dias?

Como e por que consumir a semente? – Os grãos de linhaça possuem uma casca feita de celulose, dificultando a digestão. Tendo isso em mente, o ideal é consumi-la triturada. É uma ótima opção para ser acrescentada em sucos, iogurtes, vitaminas, saladas ou frutas.

Outro ponto muito bacana na semente de linhaça é o fato da mesma poder substituir ovos. Isso mesmo, ovos! O motivo está em suas fibras solúveis, que em contato com líquidos, forma uma espécie de “gel”. Uma ótima alternativa nutritiva para substituir em receitas de bolos, tortas, panquecas etc. O ideal é consumir no máximo 10g do alimento em sua rotina diária.

A semente de linhaça ajuda a emagrecer, previne doenças cardiovasculares, substitui outros alimentos, deixa suas refeições mais nutritivas e saborosas, além de ser uma fonte de magnésio, que ajuda a controlar a diabetes. Vale lembrar que além das sementes, há também o óleo de linhaça, cujo abordaremos a seguir:

Qual o principal benefício da linhaça?

A linhaça contribui para o alívio de sintomas da menopausa e a redução dos níveis de açúcar no sangue. Por conter fibras, o consumo de linhaça prolonga a sensação de saciedade, que pode retardar a fome e, com isso, contribuir para a perda de peso.

Pode comer a linhaça todos os dias?

A linhaça é uma semente com alto valor nutricional, oferece uma série de benefícios para o organismo e ainda colabora com o processo de emagrecimento. Por isso, é uma excelente ideia incluir esse alimento na sua dieta todos os dias. Por aqui, essa semente é encontrada nas variedades marrom e dourada, que são muito parecidas em termos nutricionais.

  • O que as diferencia é o fato de a linhaça marrom ser cultivada em regiões de clima quente e úmido, adaptando-se bem ao solo brasileiro, enquanto a dourada é produzida em áreas de clima frio.
  • Além disso, a linhaça dourada tem o sabor um pouco mais suave e sua casca é menos rígida, o que facilita a absorção dos nutrientes pelo organismo.

Contudo, quando trituradas, ambas as variedades oferecem praticamente os mesmos benefícios.

Qual o efeito da linhaça no corpo humano?

A linhaça contribui para o alívio de sintomas da menopausa e a redução dos níveis de açúcar no sangue. Por conter fibras, o consumo de linhaça prolonga a sensação de saciedade, que pode retardar a fome e, com isso, contribuir para a perda de peso.

Quem não pode consumir linhaça?

Contraindicações do alimento – Como já vimos, a linhaça é sem dúvida um alimento muito nutritivo e saboroso, no entanto, existem algumas contra indicações básicas a serem levadas em consideração. Crianças de até 6 meses e pessoas com esclerose sistêmica não devem ingerir o alimento.

O que é melhor chia ou linhaça?

A chia é uma campeã nos níveis de antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce e impactam no melhor funcionamento de todos os sistemas do organismo. A maior vantagem da chia em relação à linhaça é a sua durabilidade e digestibilidade.

Qual o melhor horário de comer linhaça?

O consumo da linhaça com foco na perda de peso só cresce. Mas você sabe o porquê dessa semente ser a queridinha daqueles que querem emagrecer? As fibras dela são de grande ajuda porque aceleram o transito intestinal, aumentando a eliminação de excessos e diminuindo a absorção de gorduras.

Dessa forma, o corpo, além de mais saudável, consome menos calorias. Moída, ela ainda ajuda a diminuir o apetite, evitando lanchinhos fora de hora. Parece fórmula mágica, mas não é! As maravilhas dessa semente não ficam apenas no universo daqueles que desejam emagrecer. Ela é a melhor fonte vegetal de ômega-3 e ômega-6, importantes na redução do mau colesterol no sangue.

E também é conhecida por fortalecer as defesas do organismo e reduzir o ritmo do envelhecimento celular. A linhaça é considerada uma aliada no combate à anemia, na prevenção e auxílio no tratamento do câncer e na diminuição do risco de aterosclerose (doença inflamatória nos vasos sanguíneos).

  • Suas fibras ainda retardam o ritmo em que a glicose dos alimentos é absorvida pelo organismo, uma grande vantagem principalmente para os diabéticos.
  • Quando consumir Para obter todos esses benefícios, o ideal é comer, diariamente, duas colheres de sopa ou 20 g da semente.
  • Essa porção pode ser dividida ao longo do dia, mas, para quem quer emagrecer, vale a pena incluir uma boa parte no café da manhã.

Lembrando que a linhaça pode ser consumida em pães, iogurtes, frutas, saladas, sopas e massas. Não se esqueça de que o consumo dessa semente deve estar associado a uma alimentação saudável. Uma rotina de exercícios e a ingestão de água são essenciais para ter resultados.

Que quantidade de linhaça posso comer por dia?

Este superalimento vai fazer você se surpreender com os seus benefícios à saúde. Linhaça na farofa, no iogurte, na salada, no cookie, são diversas a opções de consumir uma das sementes mais saudáveis do mercado. Fonte de ômega 3, fibras, proteínas, vitaminas A, B1, B6, B12 e E, potássio, sódio, magnésio, fósforo, ferro, cobre, zinco, manganês, selênio e ômega 6, a linhaça é mesmo um superalimento. Muita gente fica em dúvida de qual tipo de linhaça escolher: dourada ou a marrom. Nutricionalmente falando, as duas opções são bem parecidas, sendo que a linhaça dourada possui 29% de proteínas e 43% de óleos e a marrom apresenta 22% de proteínas e 44% óleos.

  • Enquanto a linhaça dourada é importada (o que encarece um pouco o produto), a marrom já está adaptada ao solo brasileiro e o clima quente e úmido, ou seja, a produção é local.
  • Em questão de sabor, existem algumas diferenças entre os dois tipos.
  • A dourada possui uma casca mais fina e sabor mais suave, já a marrom apresenta uma casca pouco mais dura e resistente e um gosto mais forte e amargo.

Contudo, como o cereal é consumido misturado com outros alimentos ou triturado, a diferença no sabor acaba quase não aparecendo. Como comer linhaça? Segundo especialista, devemos consumir diariamente no máximo 10 gramas de linhaça (uma colher de sopa). Ingerir uma quantidade superior pode provocar intestino preso devido a uma enorme composição de fibras ingeridas. Para potencializar os benefícios da semente, o ideal é consumi-la moída ou triturada, já que a casca é resistente à ação do suco gástrico.

  1. Você pode quebrar as sementes batendo elas levemente no liquidificador.
  2. Guarde em um pote bem fechado, na geladeira por até 3 dias.
  3. As sementes trituradas ou moídas podem ser consumidas com iogurtes, saladas, sucos, vitaminas e sopas.
  4. Já a farinha pode substituir a farinha de trigo em receitas de pães e massas para aumentar a quantidade de fibras e deixa-las mais saudáveis.

Se você é vegetariano (ou não pode/quer consumir ovo), pode dar liga na sua receita substituindo 1 ovo por 3 colheres de sopa de linhaça. Benefícios da linhaça

Previne doenças do coração

A grande quantidade de ômega 3 faz com que a linhaça seja um excelente alimento para cuidar do coração. A semente diminui os níveis de colesterol total e do LDL (colesterol ruim), evita a formação de coágulos e contribui para diminuir a pressão arterial. Tudo o que importa para um coração protegido e saudável.

Ajuda na saúde dos olhos e sistema imunológico

Como foi mostrado acima, a linhaça é fonte de gorduras saudáveis. O consumo deste óleo, aliado às propriedades antioxidantes, é uma excelente alternativa para quem sofre com deficiência lacrimal e ainda é capaz de reduzir a inflamação ocular. Além disto, sua função antioxidante combate radicais livres, evita o envelhecimento precoce das células e reforça o sistema imunológico.

Equilibra o sódio no organismo

O consumo exagerado de sódio é uma das principais causas para as doenças cardiovasculares, como hipertensão e infarto. Contudo, o consumo regular da linhaça ajuda os rins a se livrar da água e sódio em excesso, evitando assim, a retenção de líquido.

Alivia os sintomas da TPM

Boa parte das mulheres sofrem com os sintomas da TPM (Tensão Pré Menstrual) todos os meses. O que pouca gente sabe é que a linhaça tem um papel importante no equilíbrio hormonal, por conta da substância lignanas (imitam a ação do estrógeno, o hormônio feminino).

Renova a pele

Dermatologistas confirmam que o consumo regular da linhaça deixa a pele mais hidratada e suave.

Energia para o dia a dia

A linhaça acelera o metabolismo, garantindo eficácia na produção de energia celular e ainda ajuda a recuperar a fadiga muscular. Receitas com linhaça

Frango à parmegiana saudável

Ingredientes:

  • 1 peito de frango cortado em filezinhos
  • Farinha de linhaça dourada para empanar (mais ou menos 1 xícara e 1/2)
  • 1 ou 2 ovos
  • Molho de tomate
  • Queijo muçarela a gosto
  • Orégano a gosto

Modo de Preparo:

  1. Tempere o frango e deixe na geladeira por pelo menos meia hora
  2. Passe os filezinhos no ovo batido e depois na farinha de linhaça
  3. Disponha em um refratário e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus até dourar (em torno de 30 minutos)
  4. Retire do forno com cuidado, cubra com o molho de tomate (use aproximadamente 1 xícara) e o queijo, polvilhe orégano e volte ao forno bem alto até derreter o queijo
You might be interested:  Os 20 Benefícios Do Mastruz

Fonte: Pitadinha

Crumble de banana, Doce de Leite Diet Puro e linhaça

Ingredientes:

  • 3 bananas cortadas
  • Suco de 2 laranjas
  • 4 colheres de Doce de Leite Diet Puro
  • Manteiga para untar

Modo de Preparo:

  1. Corte as bananas da maneira que preferir, mas em pedaços grandes
  2. Coloque o suco de laranja e as colheres de Doce de Leite Diet Puro
  3. Misture um pouquinho junto as bananas, não precisa misturar muito pois o Doce de Leite Diet Puro derrete no forno

Ingredientes para farofa:

  • 1 colher de sobremesa de manteiga ghee
  • 4 colheres de sopa de aveia
  • 2 colheres de sopa de farinha de linhaça
  • 1 colher de sobremesa de açúcar mascavo

Modo de preparo para farofa:

  1. Em uma tigela coloque a aveia, a linhaça, o açúcar mascavo e a manteiga ghee. Misture tudo com a ponta dos dedos até que forme uma farofa úmida. Não precisa desfazer muito os floquinhos de manteiga ghee que ficar na farofa
  2. Coloque a farinha em cima das bananas cobrindo toda a forminha e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos
  3. Retire do forno e sirva quentinho e se quiser pode colocar uma bola de sorvete de creme em cima

Fonte: Lazz Gourmet O que acha de inserir a linhaça no seu dia a dia? Confira os benefícios de outros super alimentos em nosso blog e aproveite para garantir alimentos saudáveis e deliciosos na nossa loja online,

Quanto tempo a linhaça faz efeito?

Melhora o colesterol – Um estudo mostra que o consumo de 30 gramas diárias de linhaça por mais de 3 meses é capaz de reduzir o colesterol LDL – “o ruim” – em até 20%. Seu consumo também pode aumentar o colesterol HDL – “o bom” – em 12%, segundo outro estudo.

Quanto tempo leva para linhaça fazer efeito?

Uma avaliação de 11 estudos concluiu que o consumo de linhaça por mais de 3 meses é capaz de reduzir a pressão arterial em 2mmHg.

Qual é a eficácia da linhaça?

Estudos demonstraram a eficácia da linhaça na proteção da saúde por conter fibras, ômegas, lignanas, vitaminas A, E, B1, B6, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio.

Pode tomar linhaça na água?

A linhaça é uma semente que possui benefícios já bastante conhecidos, e a água preparada a partir das suas sementes pode proporcionar diversos benefícios para a saúde e boa forma, sendo um deles a de ajudar no emagrecimento. A linhaça é um alimento que serve como fonte de nutrientes necessários para o funcionamento apropriado do nosso organismo, como carboidratos, fibras, magnésio, fósforo, cobre, molibdênio e vitamina B1.

Qual a diferença entre a linhaça dourada e marrom?

A linhaça dourada é composta por cerca de 37,5% de gordura, 23% de proteína e 30% de carboidratos, enquanto a linhaça marrom é composta de 38% de gordura, 24,5% de proteína e 28% de carboidratos. No entanto, o que é diferente é o tipo de gordura que você pode encontrar na linhaça dourada contra a linhaça marrom.

Pode comer aveia e linhaça juntos?

Ao beber receita de bebida de aveia e linhaça com regularidade você conseguirá controlar o apetite, saciar a fome e emagrecer de um jeito saudável.

É preciso deixar a linhaça de molho?

Leite de linhaça é fonte de ácidos graxos, minerais, vitaminas e fibras.Ideal é hidratar a semente para que ela germine. – A linhaça é um excelente alimento, inclusive estudado por vários pesquisadores pelo mundo. Entre os benefícios à saúde está auxiliar o trabalho do trânsito intestinal, devido às fibras presentes, além de possuir propriedades funcionais em sua composição.

A semente de origem asiática é fonte de ácidos graxos (ômega 3 e ômega 6), minerais, vitaminas, fibras e um composto chamado lignana, que, segundo estudos, pode atuar na prevenção do câncer de mama. Uma colher de sopa de semente de linhaça tem aproximadamente 66 kcal, ou seja, pode acrescentá-la a sua dieta sem peso na consciência. Para ajudar no consumo dessa sementinha terapêutica, hoje vamos ensinar a preparar o famoso ´leite de linhaça`, que torna a semente ainda mais fácil e agradável de ser consumida. Então vamos aos ingredientes: – 2 colheres de sopa de linhaça – 10 colheres de água – Fruta de preferência

O primeiro passo é deixar as sementes de molho durante 12 horas na água. Depois desse período a linhaça fica com uma textura cremosa. A semente hidratada tem a vantagem de que após algum tempo em contato com a água ela começa a germinar, e portanto os nutrientes são melhor absorvidos.

Quais são as vitaminas que a linhaça tem?

Este superalimento vai fazer você se surpreender com os seus benefícios à saúde. Linhaça na farofa, no iogurte, na salada, no cookie, são diversas a opções de consumir uma das sementes mais saudáveis do mercado. Fonte de ômega 3, fibras, proteínas, vitaminas A, B1, B6, B12 e E, potássio, sódio, magnésio, fósforo, ferro, cobre, zinco, manganês, selênio e ômega 6, a linhaça é mesmo um superalimento. Muita gente fica em dúvida de qual tipo de linhaça escolher: dourada ou a marrom. Nutricionalmente falando, as duas opções são bem parecidas, sendo que a linhaça dourada possui 29% de proteínas e 43% de óleos e a marrom apresenta 22% de proteínas e 44% óleos.

Enquanto a linhaça dourada é importada (o que encarece um pouco o produto), a marrom já está adaptada ao solo brasileiro e o clima quente e úmido, ou seja, a produção é local. Em questão de sabor, existem algumas diferenças entre os dois tipos. A dourada possui uma casca mais fina e sabor mais suave, já a marrom apresenta uma casca pouco mais dura e resistente e um gosto mais forte e amargo.

Contudo, como o cereal é consumido misturado com outros alimentos ou triturado, a diferença no sabor acaba quase não aparecendo. Como comer linhaça? Segundo especialista, devemos consumir diariamente no máximo 10 gramas de linhaça (uma colher de sopa). Ingerir uma quantidade superior pode provocar intestino preso devido a uma enorme composição de fibras ingeridas. Para potencializar os benefícios da semente, o ideal é consumi-la moída ou triturada, já que a casca é resistente à ação do suco gástrico.

Você pode quebrar as sementes batendo elas levemente no liquidificador. Guarde em um pote bem fechado, na geladeira por até 3 dias. As sementes trituradas ou moídas podem ser consumidas com iogurtes, saladas, sucos, vitaminas e sopas. Já a farinha pode substituir a farinha de trigo em receitas de pães e massas para aumentar a quantidade de fibras e deixa-las mais saudáveis.

Se você é vegetariano (ou não pode/quer consumir ovo), pode dar liga na sua receita substituindo 1 ovo por 3 colheres de sopa de linhaça. Benefícios da linhaça

Previne doenças do coração

A grande quantidade de ômega 3 faz com que a linhaça seja um excelente alimento para cuidar do coração. A semente diminui os níveis de colesterol total e do LDL (colesterol ruim), evita a formação de coágulos e contribui para diminuir a pressão arterial. Tudo o que importa para um coração protegido e saudável.

Ajuda na saúde dos olhos e sistema imunológico

Como foi mostrado acima, a linhaça é fonte de gorduras saudáveis. O consumo deste óleo, aliado às propriedades antioxidantes, é uma excelente alternativa para quem sofre com deficiência lacrimal e ainda é capaz de reduzir a inflamação ocular. Além disto, sua função antioxidante combate radicais livres, evita o envelhecimento precoce das células e reforça o sistema imunológico.

Equilibra o sódio no organismo

O consumo exagerado de sódio é uma das principais causas para as doenças cardiovasculares, como hipertensão e infarto. Contudo, o consumo regular da linhaça ajuda os rins a se livrar da água e sódio em excesso, evitando assim, a retenção de líquido.

Alivia os sintomas da TPM

Boa parte das mulheres sofrem com os sintomas da TPM (Tensão Pré Menstrual) todos os meses. O que pouca gente sabe é que a linhaça tem um papel importante no equilíbrio hormonal, por conta da substância lignanas (imitam a ação do estrógeno, o hormônio feminino).

Renova a pele

Dermatologistas confirmam que o consumo regular da linhaça deixa a pele mais hidratada e suave.

Energia para o dia a dia

A linhaça acelera o metabolismo, garantindo eficácia na produção de energia celular e ainda ajuda a recuperar a fadiga muscular. Receitas com linhaça

Frango à parmegiana saudável

Ingredientes:

  • 1 peito de frango cortado em filezinhos
  • Farinha de linhaça dourada para empanar (mais ou menos 1 xícara e 1/2)
  • 1 ou 2 ovos
  • Molho de tomate
  • Queijo muçarela a gosto
  • Orégano a gosto

Modo de Preparo:

  1. Tempere o frango e deixe na geladeira por pelo menos meia hora
  2. Passe os filezinhos no ovo batido e depois na farinha de linhaça
  3. Disponha em um refratário e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus até dourar (em torno de 30 minutos)
  4. Retire do forno com cuidado, cubra com o molho de tomate (use aproximadamente 1 xícara) e o queijo, polvilhe orégano e volte ao forno bem alto até derreter o queijo

Fonte: Pitadinha

Crumble de banana, Doce de Leite Diet Puro e linhaça

Ingredientes:

  • 3 bananas cortadas
  • Suco de 2 laranjas
  • 4 colheres de Doce de Leite Diet Puro
  • Manteiga para untar

Modo de Preparo:

  1. Corte as bananas da maneira que preferir, mas em pedaços grandes
  2. Coloque o suco de laranja e as colheres de Doce de Leite Diet Puro
  3. Misture um pouquinho junto as bananas, não precisa misturar muito pois o Doce de Leite Diet Puro derrete no forno

Ingredientes para farofa:

  • 1 colher de sobremesa de manteiga ghee
  • 4 colheres de sopa de aveia
  • 2 colheres de sopa de farinha de linhaça
  • 1 colher de sobremesa de açúcar mascavo

Modo de preparo para farofa:

  1. Em uma tigela coloque a aveia, a linhaça, o açúcar mascavo e a manteiga ghee. Misture tudo com a ponta dos dedos até que forme uma farofa úmida. Não precisa desfazer muito os floquinhos de manteiga ghee que ficar na farofa
  2. Coloque a farinha em cima das bananas cobrindo toda a forminha e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos
  3. Retire do forno e sirva quentinho e se quiser pode colocar uma bola de sorvete de creme em cima

Fonte: Lazz Gourmet O que acha de inserir a linhaça no seu dia a dia? Confira os benefícios de outros super alimentos em nosso blog e aproveite para garantir alimentos saudáveis e deliciosos na nossa loja online,

You might be interested:  Benefícios Do Chá De Hibisco

Quais os benefícios da linhaça na menopausa?

Estudo mostra a eficiência da folha de amoreira e da linhaça no combate aos sintomas relacionados à menopausa Menopausa Substâncias naturais foram testadas como forma de diminuir o uso de hormônios sintéticos e os resultados foram surpreendentes. A menopausa é um período inevitável na vida das mulheres, no qual há uma redução da produção hormonal, o que leva a uma série de consequências para o organismo.

Com o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida durante essa fase, pesquisadores do Departamento de Ciências da Saúde (DSA) da UFLA estudaram os efeitos das folhas de amoreira e da linhaça como forma de amenizar os sintomas promovidos pela redução hormonal. O estudo faz parte da dissertação de mestrado da nutricionista Jéssica Petrine Castro Pereira, sob orientação do professor Bruno Del Bianco Borges.

Conforme disse o professor, a menopausa ocorre devido à falência dos ovários, que diminuem a concentração de diversos hormônios, dentre eles o estrógeno e a progesterona. Essa redução hormonal pode levar a problemas cardiovasculares, perda óssea (osteoporose), aumento do ganho de peso, alterações neurológicas, entre outros sintomas.

“O estrógeno possui vários efeitos benéficos para o organismo da mulher: ele protege os ossos, o coração e os neurônios; além disso diminui a vontade de ingestão de alimentos, proporcionando menor ganho de peso.” Atualmente, uma das alternativas da medicina para aliviar os sintomas da menopausa é o uso de hormônios sintéticos.

Por isso, os pesquisadores buscaram alternativas naturais que já são popularmente conhecidas como grandes aliados das mulheres. “A linhaça e a folha de amoreira são citadas na literatura, pois contêm grandes quantidades de fitoestrógenos, que são moléculas que possuem o efeito do hormônio estrógeno no organismo e ajudam a aliviar os sintomas da menopausa”, explica Bruno.

Para o estudo, que teve início em 2017, os cientistas retiraram os ovários de ratas para diminuir a concentração de estrógeno no organismo. A partir de então, os animais foram separados em grupos e receberam diariamente, durante dois meses, diferentes suplementações: um grupo só com a linhaça, outro só com a folha de amoreira, um com as duas substâncias, outro com o hormônio estrógeno sintético e ainda um grupo que foi tratado só com salina – um efeito placebo.

“Toda semana as ratas foram pesadas e, ao final do experimento, amostras de sangue e de tecido foram coletadas para a realização de diversos exames, como colesterol total, triglicerídeos, análise de toxicidade, entre outros”, diz Jéssica. Os pesquisadores descobriram então que os animais tratados com linhaça e folhas de amoreira tiveram resultados bem parecidos, apresentando reduções no ganho de peso, colesterol total, colesterol ruim (LDL) e também de triglicerídeos.

Além disso, de acordo com os cientistas, esses animais alimentados com linhaça e/ou folha de amoreira tiveram menor perda óssea, se comparados ao grupo do placebo. Os resultados são bem parecidos com o grupo tratado com estrógeno sintético. “Com isso, podemos demonstrar que a suplementação de linhaça e/ou folha de amoreira tiveram um resultado benéfico para a saúde desses animais, demonstrando, assim, que essas substâncias podem ser um adicional à melhora desses sintomas causados pela falta dos estrogênios.

A pesquisa continua em andamento para investigarmos melhor esses mecanismos de ação e, futuramente, testes clínicos em mulheres na menopausa poderão ser realizados para entender melhor os benefícios dessa suplementação no organismo feminino”, conclui o professor Bruno.

Reportagem: Karina Mascarenhas, jornalista – bolsista Dcom/Fapemig Imagens: Eder Spuri – bolsista Dcom/Fapemig Edição do Vídeo: Rafael de Paiva – estagiário Dcom/UFLA Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – Fapemig.

: Estudo mostra a eficiência da folha de amoreira e da linhaça no combate aos sintomas relacionados à menopausa

Quem tem pressão alta pode comer farinha de linhaça?

Saiba mais sobre a pressão alta, doença que atinge boa parte da população brasileira e como a alimentação pode ajudar a amenizar os sintomas. A hipertensão arterial (pressão alta) é uma condição silenciosa caracterizada por pressão acima de 14 por 9 (ou 140 x 90 mmHg).

  • A doença é crônica e não possui cura.
  • Quando não é tratada, aumenta o risco de infarto, derrame ou problemas renais.
  • Apesar de não ter cura, a hipertensão pode ser controlada com remédios indicados pelo cardiologistas, alimentação saudável e prática regular de exercício físico,
  • Se você sofre com a pressão alta, saiba quais alimentos evitar e quais consumir para controlar a doença.

Sintomas da hipertensão arterial

  • Enjoos;
  • Tonturas;
  • Dor na nuca;
  • Dificuldade para respirar;
  • Visão embaçada;
  • Dor no peito.

Estes sintomas normalmente aparecem durante uma crise hipertensiva, que é quando ocorre um aumento rápido e severo da pressão arterial. Neste momento, é ideal que o indivíduo procure imediatamente o pronto socorro. Porém, é importante avisar que o aumento da pressão é completamente normal durante algumas situações, como susto, noite mal dormida, após uma discussão ou durante e depois da atividade física.

Sal

Na verdade, o principal alimento a ser evitado por quem tem pressão alta é o sódio, mineral presente em quase metade da composição do sal. Para diminuir o consumo deste tempero, aposte em algumas outras opções, por exemplo: manjericão, orégano, sal marinho, cominho, açafrão e outras ervas e temperos naturais.

Embutidos e enlatados

Assim como o sal, o problema destes alimentos é a alta taxa de sódio em sua composição. O mineral é usado para conservar os embutidos e enlatados. Pesquisas indicam que duas salsichas do cachorro quente, por exemplo, possuem 680mg de sódio. Este número é correspondente à 28% do que um adulto deve consumir em um único dia (valor total de 2g diários, de acordo com a Organização Mundial de Saúde).

Biscoitos e bolachas

Não pense que só porque estes alimentos são docinhos que estão isentos do sódio. Os biscoitos e bolachas, principalmente os recheados, são ricos no mineral, que serve para a conservação do produto. Por exemplo, em 8 unidades de wafer você encontra 10% da quantidade recomendada.

Sopas em pó

Uma sopa em pó industrializada tem, em média, 35% da sua necessidade diária de sódio. Um número bem expressivo, não é mesmo?­­ Vale muito mais a pena comprar os ingredientes e fazer a sopa em casa.

Adoçantes

Outra fonte de sódio que quase ninguém conhece são os adoçantes usados em refrigerantes diets e sucos industrializados sem açúcar.

Alimentos congelados

Assim como outros alimentos ultra industrializados que usam o sódio para conservação, os pratos congelados também são fontes de sódio. Uma lasanha, por exemplo, pode ter 40% das necessidades diárias de sódio.

Miojo

Sabe aquele pacotinho de tempero do miojo? Ele é extremamente rico em sódio. Aquele pacotinho tem, cerca de 2.130mg de sódio, ou seja, 89% das necessidades diárias de uma pessoa adulta. Alimentos amigos dos hipertensos Lembra que comentamos que uma alimentação saudável pode ajudar a controlar a pressão arterial? Confira agora alguns alimentos que ajudam no controle da hipertensão.

Aveia

Este carboidrato é uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais. Além disso, este alimento controla a taxa de glicose no sangue, uma importante ferramenta para que sofre com a pressão alta.

Oleaginosas

Fontes de magnésio, as oleaginosas – especialmente as amêndoas e nozes – atuam em nosso organismo como vasodilatadoras, auxiliando no controle da pressão arterial.

Alimentos ricos em ômega 3

Peixes, linhaça e azeite são alguns exemplos de alimentos ricos em ômega 3. Quem sofre com a hipertensão precisa consumir uma dose acima do valor diário desta gordura saudável. Alguns estudos comprovam que os alimentos ricos em ômega 3 atua como vasodilatação, que como já vimos, ajuda no controle da pressão.

Ervas

Estes deliciosos temperos naturais são um dos principais substitutos para o sal, nossa fonte primária de sódio. Como já vimos, este mineral é um vilão para quem quer diminuir e controlar a pressão arterial. Por isso, aposte nas ervas frescas para trazer mais saúde ao seu dia a dia.

Alho

A combinação dos diversos minerais e nutrientes deste alimento é responsável por dilatar os nossos vasos sanguíneos, facilitando a circulação do sangue em nosso organismo e reduzindo a pressão arterial.

Cereais integrais

A grande concentração de magnésio nestes alimentos estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, o que a gente já viu que é responsável por controlar a pressão arterial. Além do combate a hipertensão, os cereais reduzem as chances de diabetes, ajudam a manter o peso e previnem o câncer.

Alimentos ricos em potássio

Enquanto o sódio aumenta a circulação sanguínea, e por reação em cadeia, a pressão arterial, o potássio atua como um natriurético, estimulando a eliminação do sódio presente no organismo. Por isso, aposte nos alimentos ricos em potássio, como feijão preto, inhame, abóbora, cenoura, espinafre, maracujá, banana e laranja.

Leite e seus derivados

Fontes de cálcio, o leite e derivados não podem ficar de fora do cardápio alimentar de quem sofre com hipertensão. O nutriente atua em nosso organismo diminuindo a pressão sanguínea e eliminando o sódio. A boa notícia é que em pequenas porções destes alimentos já há uma grande concentração do mineral.

Pode misturar aveia com linhaça e chia?

Vitamina detox de Aveia, linhaça e chia é boa para perder peso de forma saudável Esta vitamina é ótima para estimular o crescimento de bactérias boas no intestino e fazer o estômago voltar a trabalhar bem. Toma-la no café da manhã á uma boa pedida, podendo inclusive substituir essa refeição. Isso porque ela possui uma carga nutricional bem satisfatória. A chia e a linhaça são dois cereais com boa concentração de ômega-3. Caso a ideia seja tornar essa bebida uma opção vegana, o leite pode ser substituído por água e bananas congeladas para engrossar a textura. No entanto, tome cuidado com a carga calórica da banana.

  1. 200 ml de leite ou água
  2. Uma banana congelada (versão com água)
  3. Uma maçã picada
  4. Três colheres de sobremesa de chia
  5. Uma colher de sobremesa de aveia
  6. Uma colher de sobremesa de linhaça
  7. Mel a gosto (opcional)
You might be interested:  Salário General Exército

Preparação : Lave todos os ingredientes para bater no liquidificador até o líquido ficar homogêneo. Beba em seguida. Adicione gelo se preferir. : Vitamina detox de Aveia, linhaça e chia é boa para perder peso de forma saudável

Para quem é indicado a linhaça?

A linhaça contribui para o alívio de sintomas da menopausa e a redução dos níveis de açúcar no sangue. Por conter fibras, o consumo de linhaça prolonga a sensação de saciedade, que pode retardar a fome e, com isso, contribuir para a perda de peso.

Quem não pode consumir linhaça?

Contraindicações do alimento – Como já vimos, a linhaça é sem dúvida um alimento muito nutritivo e saboroso, no entanto, existem algumas contra indicações básicas a serem levadas em consideração. Crianças de até 6 meses e pessoas com esclerose sistêmica não devem ingerir o alimento.

Quem tem pressão alta pode comer farinha de linhaça?

Saiba mais sobre a pressão alta, doença que atinge boa parte da população brasileira e como a alimentação pode ajudar a amenizar os sintomas. A hipertensão arterial (pressão alta) é uma condição silenciosa caracterizada por pressão acima de 14 por 9 (ou 140 x 90 mmHg).

A doença é crônica e não possui cura. Quando não é tratada, aumenta o risco de infarto, derrame ou problemas renais. Apesar de não ter cura, a hipertensão pode ser controlada com remédios indicados pelo cardiologistas, alimentação saudável e prática regular de exercício físico, Se você sofre com a pressão alta, saiba quais alimentos evitar e quais consumir para controlar a doença.

Sintomas da hipertensão arterial

  • Enjoos;
  • Tonturas;
  • Dor na nuca;
  • Dificuldade para respirar;
  • Visão embaçada;
  • Dor no peito.

Estes sintomas normalmente aparecem durante uma crise hipertensiva, que é quando ocorre um aumento rápido e severo da pressão arterial. Neste momento, é ideal que o indivíduo procure imediatamente o pronto socorro. Porém, é importante avisar que o aumento da pressão é completamente normal durante algumas situações, como susto, noite mal dormida, após uma discussão ou durante e depois da atividade física.

Sal

Na verdade, o principal alimento a ser evitado por quem tem pressão alta é o sódio, mineral presente em quase metade da composição do sal. Para diminuir o consumo deste tempero, aposte em algumas outras opções, por exemplo: manjericão, orégano, sal marinho, cominho, açafrão e outras ervas e temperos naturais.

Embutidos e enlatados

Assim como o sal, o problema destes alimentos é a alta taxa de sódio em sua composição. O mineral é usado para conservar os embutidos e enlatados. Pesquisas indicam que duas salsichas do cachorro quente, por exemplo, possuem 680mg de sódio. Este número é correspondente à 28% do que um adulto deve consumir em um único dia (valor total de 2g diários, de acordo com a Organização Mundial de Saúde).

Biscoitos e bolachas

Não pense que só porque estes alimentos são docinhos que estão isentos do sódio. Os biscoitos e bolachas, principalmente os recheados, são ricos no mineral, que serve para a conservação do produto. Por exemplo, em 8 unidades de wafer você encontra 10% da quantidade recomendada.

Sopas em pó

Uma sopa em pó industrializada tem, em média, 35% da sua necessidade diária de sódio. Um número bem expressivo, não é mesmo?­­ Vale muito mais a pena comprar os ingredientes e fazer a sopa em casa.

Adoçantes

Outra fonte de sódio que quase ninguém conhece são os adoçantes usados em refrigerantes diets e sucos industrializados sem açúcar.

Alimentos congelados

Assim como outros alimentos ultra industrializados que usam o sódio para conservação, os pratos congelados também são fontes de sódio. Uma lasanha, por exemplo, pode ter 40% das necessidades diárias de sódio.

Miojo

Sabe aquele pacotinho de tempero do miojo? Ele é extremamente rico em sódio. Aquele pacotinho tem, cerca de 2.130mg de sódio, ou seja, 89% das necessidades diárias de uma pessoa adulta. Alimentos amigos dos hipertensos Lembra que comentamos que uma alimentação saudável pode ajudar a controlar a pressão arterial? Confira agora alguns alimentos que ajudam no controle da hipertensão.

Aveia

Este carboidrato é uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais. Além disso, este alimento controla a taxa de glicose no sangue, uma importante ferramenta para que sofre com a pressão alta.

Oleaginosas

Fontes de magnésio, as oleaginosas – especialmente as amêndoas e nozes – atuam em nosso organismo como vasodilatadoras, auxiliando no controle da pressão arterial.

Alimentos ricos em ômega 3

Peixes, linhaça e azeite são alguns exemplos de alimentos ricos em ômega 3. Quem sofre com a hipertensão precisa consumir uma dose acima do valor diário desta gordura saudável. Alguns estudos comprovam que os alimentos ricos em ômega 3 atua como vasodilatação, que como já vimos, ajuda no controle da pressão.

Ervas

Estes deliciosos temperos naturais são um dos principais substitutos para o sal, nossa fonte primária de sódio. Como já vimos, este mineral é um vilão para quem quer diminuir e controlar a pressão arterial. Por isso, aposte nas ervas frescas para trazer mais saúde ao seu dia a dia.

Alho

A combinação dos diversos minerais e nutrientes deste alimento é responsável por dilatar os nossos vasos sanguíneos, facilitando a circulação do sangue em nosso organismo e reduzindo a pressão arterial.

Cereais integrais

A grande concentração de magnésio nestes alimentos estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, o que a gente já viu que é responsável por controlar a pressão arterial. Além do combate a hipertensão, os cereais reduzem as chances de diabetes, ajudam a manter o peso e previnem o câncer.

Alimentos ricos em potássio

Enquanto o sódio aumenta a circulação sanguínea, e por reação em cadeia, a pressão arterial, o potássio atua como um natriurético, estimulando a eliminação do sódio presente no organismo. Por isso, aposte nos alimentos ricos em potássio, como feijão preto, inhame, abóbora, cenoura, espinafre, maracujá, banana e laranja.

Leite e seus derivados

Fontes de cálcio, o leite e derivados não podem ficar de fora do cardápio alimentar de quem sofre com hipertensão. O nutriente atua em nosso organismo diminuindo a pressão sanguínea e eliminando o sódio. A boa notícia é que em pequenas porções destes alimentos já há uma grande concentração do mineral.

Quais os benefícios da linhaça na menopausa?

Estudo mostra a eficiência da folha de amoreira e da linhaça no combate aos sintomas relacionados à menopausa Menopausa Substâncias naturais foram testadas como forma de diminuir o uso de hormônios sintéticos e os resultados foram surpreendentes. A menopausa é um período inevitável na vida das mulheres, no qual há uma redução da produção hormonal, o que leva a uma série de consequências para o organismo.

Com o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida durante essa fase, pesquisadores do Departamento de Ciências da Saúde (DSA) da UFLA estudaram os efeitos das folhas de amoreira e da linhaça como forma de amenizar os sintomas promovidos pela redução hormonal. O estudo faz parte da dissertação de mestrado da nutricionista Jéssica Petrine Castro Pereira, sob orientação do professor Bruno Del Bianco Borges.

Conforme disse o professor, a menopausa ocorre devido à falência dos ovários, que diminuem a concentração de diversos hormônios, dentre eles o estrógeno e a progesterona. Essa redução hormonal pode levar a problemas cardiovasculares, perda óssea (osteoporose), aumento do ganho de peso, alterações neurológicas, entre outros sintomas.

“O estrógeno possui vários efeitos benéficos para o organismo da mulher: ele protege os ossos, o coração e os neurônios; além disso diminui a vontade de ingestão de alimentos, proporcionando menor ganho de peso.” Atualmente, uma das alternativas da medicina para aliviar os sintomas da menopausa é o uso de hormônios sintéticos.

Por isso, os pesquisadores buscaram alternativas naturais que já são popularmente conhecidas como grandes aliados das mulheres. “A linhaça e a folha de amoreira são citadas na literatura, pois contêm grandes quantidades de fitoestrógenos, que são moléculas que possuem o efeito do hormônio estrógeno no organismo e ajudam a aliviar os sintomas da menopausa”, explica Bruno.

  1. Para o estudo, que teve início em 2017, os cientistas retiraram os ovários de ratas para diminuir a concentração de estrógeno no organismo.
  2. A partir de então, os animais foram separados em grupos e receberam diariamente, durante dois meses, diferentes suplementações: um grupo só com a linhaça, outro só com a folha de amoreira, um com as duas substâncias, outro com o hormônio estrógeno sintético e ainda um grupo que foi tratado só com salina – um efeito placebo.

“Toda semana as ratas foram pesadas e, ao final do experimento, amostras de sangue e de tecido foram coletadas para a realização de diversos exames, como colesterol total, triglicerídeos, análise de toxicidade, entre outros”, diz Jéssica. Os pesquisadores descobriram então que os animais tratados com linhaça e folhas de amoreira tiveram resultados bem parecidos, apresentando reduções no ganho de peso, colesterol total, colesterol ruim (LDL) e também de triglicerídeos.

  1. Além disso, de acordo com os cientistas, esses animais alimentados com linhaça e/ou folha de amoreira tiveram menor perda óssea, se comparados ao grupo do placebo.
  2. Os resultados são bem parecidos com o grupo tratado com estrógeno sintético.
  3. Com isso, podemos demonstrar que a suplementação de linhaça e/ou folha de amoreira tiveram um resultado benéfico para a saúde desses animais, demonstrando, assim, que essas substâncias podem ser um adicional à melhora desses sintomas causados pela falta dos estrogênios.

A pesquisa continua em andamento para investigarmos melhor esses mecanismos de ação e, futuramente, testes clínicos em mulheres na menopausa poderão ser realizados para entender melhor os benefícios dessa suplementação no organismo feminino”, conclui o professor Bruno.

Reportagem: Karina Mascarenhas, jornalista – bolsista Dcom/Fapemig Imagens: Eder Spuri – bolsista Dcom/Fapemig Edição do Vídeo: Rafael de Paiva – estagiário Dcom/UFLA Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – Fapemig.

: Estudo mostra a eficiência da folha de amoreira e da linhaça no combate aos sintomas relacionados à menopausa