Contents
- 1 Pode comer melancia todos os dias?
- 2 Quais doenças a melancia previne?
- 3 Qual é a fruta conhecida como Viagra natural?
- 4 Porque a melancia é afrodisíaco?
- 5 Para que serve a parte branca da casca da melancia?
- 6 Qual o tipo de vitamina que a melancia tem?
- 7 Para que serve o chá de casca de melancia?
- 8 Para que serve o suco de melancia com limão?
Qual a vantagem de comer melancia?
Como já dissemos, a melancia tem um pouco de vitamina C, o que pode ser útil para o fortalecimento do sistema imune. Além disso, por conter luteína e zeaxantina, a fruta pode favorecer também a saúde da visão.
Pode comer melancia todos os dias?
Além das vitaminas A e C, a fruta contém antioxidantes e previne o câncer.Em Guareí (SP), safra do fruto tem animado os produtores. – Do G1 Itapetininga e Região Neste mês de dezembro, uma das frutas que está em plena safra é a melancia. Nos mercados e quitandas da região de (SP), o quilo é vendido em média a R$ 1,99.
Segundo a nutricionista Camila de cássia Rodrigues, esta é uma boa época para se aproveitar dos benefícios do produto. Da melancia tudo é aproveitado. A polpa é uma excelente fonte de água e promove a hidratação do corpo. Já a casca pode ser usada em doces e sucos. Já a parte branca tem substâncias que auxiliam o bombeamento do sangue.
Para os homens que desejam melhorar o desempenho sexual, comer a melancia até chegar na casca é uma boa opção. A nutricionista ressalta ainda que a fruta também contem licopeno, que é um antioxidante muito importante. “Além disso, a melancia tem propriedades que previnem, por exemplo, o câncer de próstata. Melancia tem vitaminas, antioxidantes e ajuda a prevenir doenças (Foto: Reprodução / TV TEM) Para quem faz dieta, uma fatia ou um copo de suco tem apenas 40 calorias. A melancia faz bem também para a pele. A vitamina C e os antioxidantes previnem o envelhecimento e atuam como protetor solar.
É capaz até de reduzir cálculos no rim. A nutricionista explica ainda que a melancia pode ser ingerida mais de uma vez ao dia, é bom evitar apenas comer a fruta à noite após as refeições porque pode ser indigesta. O comerciante Fernando de Oliveira Rosa tem uma casa de sucos em (SP). No local tem melancia do jeito que o cliente quiser.
Pode ser comprada inteira, metade, em fatias ou mesmo suco. “O de melancia é vendido também com algum acompanhamento que pode ser hortelã ou gengibre para ficar mais refrescante, mais saboroso. Diariamente vendemos de 150 a 200 sucos de melancia”, comenta. Em Guareí, produtores fazem a colheita da melancia (Foto: Reprodução / TV TEM) tópicos:
,,
: Nutricionista explica sobre os benefícios da melancia
Quais doenças a melancia previne?
Melancia engorda? Conheça 7 benefícios incríveis da fruta Especialista consultado Nutrologia CRM 145236 Nutrólogo da Clínica Horaios Estética Escrito por Analista Editorial Redatora especialista na cobertura das editorias de saúde, alimentação, fitness e bem-estar. A melancia é considerada uma das frutas mais completas para o organismo. Rica em vitaminas e minerais, ela contribui para a geração de energia no corpo, hidratação e aumenta a imunidade. Além disso, é capaz de prevenir diversas doenças – entre elas,, e vários tipos de,
Aumenta a imunidade Auxilia na hidratação É fonte de energia Tem efeito diurético Previne doenças cardiovasculares e câncer Impede o entupimento de artérias Tem poucas calorias
Veja detalhes sobre a relação da melancia com cada um destes benefícios, segundo as nutricionistas Cindy Cifuente e Marisa Resende Coutinho, e o nutrólogo Bruno Takatsu: Aumenta a imunidade: Por ser rica em vitaminas e sais minerais (como ferro, cálcio, fósforo, potássio, sódio e magnésio), a melancia previne diversas doenças – desde respiratórias até cardiovasculares e câncer.
Assim, reduz as deficiências nutricionais do organismo e, consequentemente, aumenta a imunidade. Auxilia na hidratação: A melancia tem uma enorme quantidade de água em toda sua composição: mais de 90%. Devido a isso, para o nutrólogo Bruno Takatsu, “essa fruta é sinônimo de hidratação”. Fonte de energia: Por conter tantos nutrientes, a melancia é aconselhada por especialistas como fonte de energia.
A nutricionista Cindy Cifuente recomenda o consumo de melancia pós-treino para hidratação e reposição de energia, pois, comparada a bebidas esportivas, a fruta tem mais água e menor quantidade de carboidratos. Tem efeito diurético: Com sua elevada quantidade de água, a melancia aumenta a produção de urina, tendo um efeito diurético.
A fruta ainda tem propriedades antioxidantes, antimicrobianas e anti-inflamatórias. De acordo com Cindy, isso ajuda a proteger as células do rim contra lesões oxidativas, inflamações e infecções – processos que poderiam levar à urolitíase (formação de ). A nutricionista comenta que a melancia também evita o cálculo renal por ser capaz de reduzir o pH da urina, como também os níveis de uréia e creatinina no sangue.
Previne doenças cardiovasculares e câncer: De acordo com a nutricionista Marisa Resende Coutinho, a melancia contém e licopeno, poderosos antioxidantes que diminuem os riscos de câncer. Cindy complementa afirmando que, por equilibrar as funções do organismo e ter ação antioxidante, anti-inflamatória e analgésica, a fruta também ajuda a combater doenças cardiovasculares (como e ).
Impede o entupimento de artérias: A melancia contém carotenóides (tipo de substância química), que ajudam a prevenir aterogênese, ou seja, formação de placas que ocasionam o entupimento de artérias. Tem poucas calorias: Segundo a nutricionista Cindy Cifuente, 100g da fruta equivale a apenas 33 calorias.
Assim, é uma ótima opção para ser acrescentada na dieta. Ajuda no tratamento de asma: Por ter ação anti-inflamatória, alguns estudos sugerem que a melancia pode ser indicada para quem tem, Alimentos com ações deste tipo auxiliam no controle da inflamação crônica do pulmão, reduzindo, portanto, sintomas e crises de asma.
Porém, por ser uma doença sem cura, apenas o consumo de alimentos não é capaz de inibir ou diminuir significativamente os efeitos da asma. Reduz o risco de obesidade: Uma pesquisa realizada na Texas A&M University, nos Estados Unidos, e publicada no The Journal of Nutrition, apontou que um aminoácido encontrado na melancia e em nozes auxilia no combate à,
O teste foi feito com ratos durante 12 semanas: mesmo com dietas ricas em gorduras, houve a suplementação deste aminoácido (arginina). Os roedores tiveram uma redução de 60% de gordura corporal. Não! Por apresentar baixíssimo teor de gordura, colesterol e calorias, a melancia pode auxiliar no emagrecimento,
Além disso, ela também possui um teor notável de fibras, que ajudam na saciedade por mais tempo, promovendo a perda de peso e melhorando o funcionamento do intestino. E tem mais: a fruta ainda contém citrulina, um aminoácido que se transforma em arginina no organismo. A arginina, por sua vez, tem um importante papel na síntese das proteínas – o que favorece a queima de gorduras.
Isso não passa de um mito. A melancia não é uma fruta proibida para quem tem diabetes. Entretanto, a nutricionista Cindy Cifuente alerta que o consumo isolado de frutas não é indicado, pois causa picos de açúcar no sangue – levando até mesmo à hiperglicemia.
Valor energético | 32,6 kcal | 2% |
Carboidratos | 8,1g | 3% |
Proteínas | 0,9g | 1% |
Fibras alimentares | 0,1g | 0% |
Cálcio | 7,7 mg | 1% |
Vitamina C | 6,2 mg | 14% |
Manganês | 0,1 mg | 4% |
Magnésio | 9,6 mg | 4% |
Fósforo | 12,2 mg | 2% |
Ferro | 0,2 mg | 1% |
Potássio | 104,0 mg | – |
Cobre | 0,0 ug | 0% |
Zinco | 0,1 mg | 1% |
Fonte: TACO – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. *Percentagem de valores diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades. As nutricionistas Cindy Fuente e Marisa Resende Coutinho dão dicas sobre as mais variadas formas de comer melancia para você variar no consumo: Cortar a melancia e consumi-la diretamente é a forma mais saudável de incluir essa fruta na rotina, pois assim são preservadas as fibras da mesma.
O suco de melancia é bastante popular. Mas as nutricionistas alertam para o cuidado com a adição de açúcar, pois a melancia já contém frutose. Além disso, ao consumir um copo de suco, a porção diária de melancia recomendada já é superada. Ao contrário dos que muitos pensam, comer a semente de melancia não faz mal,
A semente possui diversas vitaminas e minerais, além de aminoácidos que não estão presentes na polpa – o que potencializa o valor nutritivo da fruta. Mesmo contendo poucas calorias, a melancia tem frutose – o que pode representar um prejuízo se consumida em excesso.
Portanto, a nutricionista Cindy Cifuente aconselha comer até duas fatias de 100g cada por dia, A época de melancia vai de novembro a fevereiro – período em que a fruta está mais abundante e mais barata no mercado, e também com sabor e qualidade melhores. Porém, é possível encontrá-la praticamente em qualquer mês do ano no Brasil.
Na hora de comprar melancia, seja a fruta inteira ou já fatiada, é importante seguir algumas dicas para garantir um produto de qualidade. Veja a seguir 5 passos para escolher uma boa melancia:
1. Manchas na casca: veja se a parte inferior (oposta ao lado da haste) contém uma grande mancha. Se não houver nenhuma marca ou se ela for branca, a melancia ainda não está madura. Para uma melancia mais doce, escolha aquela que tiver a mancha num tom mais amarelado. 2. Maciez: dê pequenas batidas na melancia com as pontas do dedo. Se a casca estiver relativamente macia, significa que a fruta está madura. 3. Tamanho: melancias maiores não significam que sejam mais doces. No geral, as de tamanho médio são as melhores. 4. Formato: atenção aos frutos mais alongados, pois eles costumam ter mais água. Opte por melancias mais arredondadas, já que essas costumam ser mais doces. 5. Haste: se a haste da melancia estiver seca, significa que a fruta está madura e pronta para o consumo. Já se estiver verde, simboliza que ainda não amadureceu o suficiente.
Nutrólogo Bruno Takatsu, da Clínica Horaios EstéticaNutricionista Cindy CifuenteNutricionista Marisa Resende Coutinho, da Rede de Hospitais São Camilo de São PauloTACO – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos
Texas A&M University. “Watermelon May Have Viagra-effect.” ScienceDaily. ScienceDaily, 1 jul.2008. The American Institute of Nutrition. “Dietary l-Arginine Supplementation Reduces White Fat Gain and Enhances Skeletal Muscle and Brown Fat Masses in Diet-Induced Obese Rats”.
Qual é a fruta mais saudável do mundo inteiro?
Pesquisa aponta qual é a fruta mais saudável do mundo. Saiba qual Um estudo recente conduzido pela Universidade de Nova Jersey, nos Estados Unidos, trouxe à tona uma descoberta surpreendente: o limão foi eleito como a fruta mais saudável do mundo. Os resultados desta pesquisa destacaram que o modesto limão, com sua simplicidade e versatilidade, é um verdadeiro superalimento que pode ser incorporado de diversas maneiras à nossa dieta diária. Vitamina C Um dos principais pontos que tornam o limão tão benéfico é a sua riqueza em vitamina C. Esta vitamina desempenha um papel crucial na promoção de um sistema imunológico saudável, ajudando o corpo a combater infecções e doenças. Além disso, a vitamina C também desempenha um papel fundamental na absorção de ferro, essencial para prevenir anemias.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Saúde da pele Outro aspecto notável é como o limão contribui para a saúde da pele.
- Sua alta concentração de antioxidantes ajuda a combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce da pele e mantendo-a com um aspecto jovem e radiante.
A aplicação tópica do suco de limão também é conhecida por clarear manchas escuras e melhorar a textura da pele. Benefícios ao coração Além disso, o limão demonstrou ser um aliado valioso para a saúde cardiovascular. Seu teor de potássio ajuda a manter a pressão arterial sob controle, reduzindo o risco de doenças cardíacas.
- Os flavonoides presentes no limão também são conhecidos por melhorar a função vascular e reduzir a formação de placas nas artérias.
- Saúde intestinal No que diz respeito ao sistema digestivo, o limão pode ser um grande aliado.
- Seu alto teor de fibras auxilia na regulação do trânsito intestinal, prevenindo problemas como constipação.
Além disso, o consumo regular de água com limão pela manhã é uma prática que muitas pessoas adotam para estimular a digestão e a desintoxicação do organismo. : Pesquisa aponta qual é a fruta mais saudável do mundo. Saiba qual
Qual é o efeito que a melancia faz?
Os benefícios da melancia não são apenas sabor e hidratação. Confira – A melancia é o fruto que cresce na planta pertencente à espécie Citrullus lanatus, originária da África, que é cultivada há mais de 5 mil anos. Em 1991, a produção de melancia no Brasil foi estimada pelo IBGE em 144 mil toneladas, sendo concentrada nos estados de Goiás, Bahia, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Sendo uma fruta que nasce principalmente nos meses de novembro, dezembro e janeiro, ela é a queridinha do verão. Mas os benefícios da fruta não são apenas sabor e hidratação. Com apenas 46 calorias por xícara, a melancia é rica em vitamina C, vitamina A, licopeno ( responsável pela coloração da polpa vermelha), sais minerais como cálcio, entre outros compostos que proporcionam benefícios como prevenção de câncer, estresse oxidativo, inflamação, entre outros.
Confira.
É bom comer melancia à noite?
Comer melancia à noite faz mal? – Do ponto de vista nutricional, não há mal algum em comer melancia à noite. Muito pelo contrário, essa é uma fruta altamente nutritiva, com diversas vitaminas e minerais indispensáveis. Para quem pratica atividade física, por exemplo, a melancia é uma poderosa aliada da boa performance, já que é rica em potássio.
Qual é a fruta conhecida como Viagra natural?
Comum no cardápio do brasileiro, a melancia pode ajudar na hora do prazer. Isso ocorre porque a fruta é rica em um aminoácido que relaxa e dilata os vasos sanguíneos, de maneira muito similar ao Viagra e a outras drogas produzidas com o intuito de tratar a disfunção erétil.
Porque a melancia é afrodisíaco?
Todos já conhecem aquela velha indicação dos nutricionistas para que substituam o doce pela fruta na hora da sobremesa. No entanto, no caso da melancia, a escolha pode trazer mais benefícios do que o esperado, Uma pesquisa realizada pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, demonstrou que a fruta contém uma alta quantidade de citrulina, um aminoácido que participa do ciclo da ureia e pode estimular a recuperação celular e vascular da região peniana, agindo como um ” estimulante sexual natural “.
- Mas é importante lembrar que o uso de substâncias naturais não compensa um hábito prejudicial, como, por exemplo, o fumo.
- É fundamental associar o tratamento a práticas saudáveis.
- Outro efeito da melancia é a ação antioxidante, graças à presença do licopeno em sua composição, auxiliando na prevenção do câncer de próstata.
O ideal é consumir a fruta inteira logo que for comprada, evitando que o efeito seja perdido. Caso não seja possível, uma dica é cortar a primeira camada da fruta que já está aberta, antes de consumir o resto. Além disso, vale lembrar que a melancia é uma fruta composta por mais de 90% de água e, portanto, pode ser considerada um hidratante natural.
Seu poder de saciedade também é considerável, e é indicado o consumo como um lanchinho, mas sem adição de açúcar, principalmente para quem sofre de diabetes. Os diabéticos, por sua vez, devem consumir a melancia com um pouco mais de cuidado, pois ainda que a fruta seja pouco calórica, seu índice glicêmico é alto.
A dica é consumir a melancia com outras frutas na sobremesa, como suco, ou acompanhada de grãos integrais. A melancia também é rica em vitaminas do Complexo B, e sais minerais como cálcio, ferro e fósforo.
Qual o melhor horário para comer melancia?
Comer melancia à noite faz mal – Parcialmente verdade. A melancia é um alimento que fornece fibras, vitaminas e minerais, e pode ser uma alternativa mais saudável aos lanches noturnos, podendo inclusive contribuir com a redução do peso corporal. Mas, ela também é rica em água, podendo provocar a noctúria que são as idas frequentes ao banheiro, no período da noite, para urinar.
Quando não deve comer melancia?
LEIA TAMBÉM: – Jejum intermitente: veja os benefícios e os cuidados ao iniciar essa dieta VÍDEO: receitas feitas na airfryer que auxiliam no emagrecimento Alimentos do mês: veja quais são as frutas mais saudáveis e baratas de janeiro Apesar da fruta ser consumida de forma natural, algumas pessoas precisam evitar os excessos.
- Segundo o site Meganotícias (espanhol), a melancia pertence ao grupo de FODMAP (Fermentable Oligosaccharides, Disaccharides, Monosaccharides and Polyols), sigla que engloba um conjunto de carboidratos que, para algumas pessoas, são de difícil ingestão, pois são absorvidos lentamente pelo intestino.
- Alguns sintomas comuns são dores no estômago, diarreia, inchaço e inflamação.
O problema pode se agravar caso a pessoa sofra de síndrome do intestino irritável. Outro grupo que precisa evitar o consumo exacerbado de melancias são as pessoas que possuem diabetes, pois a melancia possui alto teor glicêmico, que elevam os níveis de açúcar no sangue.
Para que serve a parte branca da casca da melancia?
Bem Estar mostrou como reaproveitar cascas de frutas.Ao melhorar circulação, casca da melancia aumenta desempenho. – Frutas são sempre uma opção muito saborosa de alimento para começar o seu dia. Banana, melancia, mamão. Mas, o que fazer com a casca dessas frutas? Elas não podem ser reutilizadas? O Bem Estar desta segunda (12) mostrou que isso é possível, sim, com receitas feitas especialmente com essa parte da fruta.
- A bióloga e cientista de alimentos Gláucia Pastore, a chef Daniela Lisboa e o querido doutor José Bento foram os convidados do programa.
- Cascas, sementes, folhas e talos de alimentos também são ricos em vitaminas e fibras e podem conter até 40 vezes mais nutrientes do que a própria fruta, verdura ou legume.
A parte branca da melancia, por exemplo, que faz parte da casca e não é consumida normalmente, melhora a irrigação sanguínea, aumentando, entre outras coisas, o desempenho sexual. As sementes, por sua vez, têm efeito anti-inflamatório e fortalecem o sistema imunológico.
Além disso, a melancia é diurética e tem poucas calorias, pois 90% dela é água. A casca da manga ajuda a reduzir o colesterol e contém muitas fibras, o que melhora o funcionamento do intestino. Já a batata ajuda na pressão arterial, pois é rica em potássio. Sua casca possui mais fibras, assim como a da manga.
Portanto, sempre que possível coma as frutas com a casca mesmo. Caso não seja, aproveite as receitas do Bem Estar e reutilize-as! : Casca de melancia pode melhorar desempenho sexual
Quem tem pressão alta pode comer melancia?
A melancia tem alto teor de água e ainda fornece minerais, vitaminas e fibras. E uma pesquisa da Universidade Estadual da Flórida, nos Estados Unidos, aponta um motivo a mais para saboreá-la: pode diminuir a pressão arterial e prevenir que pessoas classificadas como pré-hipertensas se transformem em hipertensas.
Pode comer a parte branca da melancia?
Detalhes – Bem Estar Parte branca da melancia melhora a circulação sanguínea – 12/01/2015 Classificação etária: livre 22 min Esta parte da fruta é rica em citronina, que faz uma vasodilatação. A cientista de alimentos Gláucia Pastores ressalta que, para ter os benefícios funcionais do alimento, é preciso comê-lo com frequência. Gênero: Saúde e Bem-estar, Variedades
Quem tem diabetes pode comer melancia?
Os diabéticos podem consumir melancia? – Muitas pessoas com diabetes abdicam do consumo de frutos como a melancia, pelo seu sabor doce, que nos faz crer que é um fruto bastante rico em açúcares. Contudo, a melancia, na verdade, é um fruto com baixo teor de açúcar mas cuja absorção ocorre muito rapidamente, pelo facto de ser um fruto muito rico em água e muito pobre em gordura e fibra.
Consuma a quantidade recomendada (uma talhada de 200g); Não faça uma ingestão isolada deste fruto. Pode combinar o seu consumo com alimentos com baixo teor de açúcar e ricos em fibra e gordura (que atrasam a absorção dos açúcares da melancia). Uma boa sugestão será combiná-la com a ingestão de algumas sementes ou frutos oleaginosos (nozes, amêndoas, avelãs), que possuem estas características; Evitar o seu consumo sob a forma de sumo, pois o facto de triturar o alimento, faz aumentar ainda mais o seu IG. O açúcar diluído é mais facilmente absorvido. Lembre-se do exemplo da ingestão de água com açúcar em caso de hipoglicemia, para uma elevação rápida do açúcar no sangue.
Qual o tipo de vitamina que a melancia tem?
Composição química Os frutos de cucurbitáceas em geral são ricos em água e em açúcares, importante fator de qualidade no melão, melancia e abobrinha italiana. Destaca-se, também o elevado teor de carotenóides, precursores da vitamina A em algumas cultivares de abobrinha italiana e de melão.
- A cor vermelha da polpa da melancia é devida ao licopeno, um carotenóide que não é precursor da vitamina A, mas possui importantes propriedades antioxidantes.
- A melancia se encontra entre as oleráceas mais pobres em proteína e riboflavina, porém é rica em citrulina (precursor do aminoácido arginina).
A melancia é fonte de pro-vitamina A e das vitaminas C e do complexo B, além de sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. Por ser muito hidratante (90% de seu volume é água) e diurética, elimina resíduos do aparelho digestivo e funciona como laxante.
Nas melancias de polpa vermelha, assumem importância o potássio, o magnésio, o fósforo e o cálcio, estando os demais elementos como sódio, manganês, zinco, cobre e ferro presentes em menor quantidade. Vale a pena ressaltar o baixo valor calórico da melancia, que pode ser especialmente recomendada para dietas de baixo valor energético.
As cucurbitáceas, principalmente a melancia, desempenham um importante papel na alimentação humana, especialmente nas regiões tropicais, onde o consumo é elevado. Ela é consumida quase que exclusivamente “in natura”, mas, também, na forma de sucos, geléias, doces, molhos e em saladas.
- Em alguns países, se preparam picles com a casca dos frutos e na China e em diversas regiões da Ásia e no Oriente Médio se consomem também as sementes.
- As sementes das cucurbitáceas são consumidas em diversos países (C.
- Pepo no México, melancia na China) e são ricas em gordura, proteína, tiamina, niacina, cálcio, fósforo, ferro e magnésio.
Na Índia, faz-se pão de farinha de semente de melancia. Nas regiões áridas da África, são utilizadas como fonte de água desde tempos imemoriais. Na Rússia meridional, uma cerveja tem suco de melancia como ingrediente. Outro uso é fazer doce com a parte branca, preparado da mesma forma que o doce de mamão verde.
Tabela 1, Composição nutricional de 100g de polpa das cultivares Pérola, Crimson Sweet e Jubilee de diferentes origens (média ± desvio padrão). | |||
Componente | Crimson Sweet São Paulo | Pérola Goiás | Jubilee São Paulo |
Umidade (%) | 90,79 ± 0,02 | 90,55 ± 0,43 | 92,71 ± 0,03 |
Frutose (%) | 2,86 ± 0,12 | 2,94 ± 0,11 | – |
Glucose (%) | 1,80 ± 0,03 | 1,586 ± 0,07 | – |
Sacarose (%) | 2,07 ± 0,04 | 2,72 ± 0,13 | – |
Açúcares totais (%) | 6,73 | 7,22 | 6,25 ± 0,08 |
Açúcares redutores (%) | 4,66 | 4,50 | 3,71 ± 0,01 |
Cinzas (%) | 0,30 ± 0,01 | 0,31 ± 0,02 | 0,14 ± 0,003 |
Proteínas (%)* | 0,71 ± 0,0 | 0,43 ± 0,02 | – |
Lipídeos (%) | 0,036 ± 0,004 | 0,007 ± 0,02 | – |
Fibra (%) | 0,14 ± 0,003 | 0,12 ± 0,0 | – |
Pectina (%)** | 0,0095 ± 0,0005 | 0,07 ± 0,004 | 0,001 ± 0,003 |
Acidez total *** | 14,6 ± 0,08 | 9,38 ± 1,56 | Não dectada |
Sólidos solúveis | 9,4 ± 0,03 | – | 8,0 |
pH | 5,35 ± 0,02 | – | – |
Licopeno (mg) | 4,12 ± 0,09 | – | 5,89 |
Calorias | 30,08 | 30,66 | – |
Fonte: Mori (1996) |
% N x 6,25. ** Calculado como pectato de cálcio. *** ml NaOH 0,1mol/L/100g.
Obs: Total de calorias determinado pela equação: % lipídeos x 9 + % proteína x 4 + % de açúcares totais x 4. Os valores obtidos foram os seguintes: 90,55 a 92,71% de umidade; 6,73 a 7,22% de açúcares totais (soma de frutose, glicose e sacarose para as cultivares Pérola e Crimson Sweet); 3,71 a 4,66% de açúcares redutores (soma de frutose e glucose para as cultivares Pérola e Crimson Sweet); 2,86 a 2,94% de frutose; 1,56 a 1,80% de glucose; 2,07 a 2,72% de sacarose; 0,14 a 0,31% de cinzas; 0,43 a 0,71% de proteína; 0,0070 a 0,036% de lipídeos; 0,01 a 0,14% de fibras; 0,0074 a 0,0700% de pectina; 8,0 a 9,4 °Brix; 5,35 de pH; 4,12 a 5,89 mg/100g de licopeno, e energia em torno de 30 calorias.
Com respeito à umidade, a “Jubilee” apresentou o maior teor (92,71%) e a “Pérola” e “Crimson Sweet”, valores bastante próximos. Quanto à composição de açúcares, a “Crimson Sweet” apresentou teor menos elevado de frutose em relação à Pérola; o mesmo ocorrendo quanto ao teor de sacarose, sendo menor apenas quanto ao teor de glicose.
Em termos de açúcares totais, a cv. Pérola também apresentou teores mais elevados em relação às cultivares Crimson Sweet e Jubilee. Em termos de teor de cinzas, as cultivares Crimson Sweet e Pérola se equivaleram, sendo que a “Jubilee” apresentou o mais baixo conteúdo (0,45%). Os teores de proteína, fibras e lipídios são bastante baixos nas melancias.
Os teores de pectina foram maiores na cultivar Pérola (0,07%) em relação às demais. Quanto à acidez total, esta foi mais elevada na cv. Crimson Sweet (14,6). Os valores de pH se situaram na faixa de 5,30 a 5,40 para a cv. Crimson Sweet, sendo todas de baixo valor calórico.
Verificou-se que o suco de melancia integral (polpa) apresentou teor de umidade em torno de 91% e pH de 5,3; o que caracteriza um produto de baixa acidez. Os teores de açúcares encontrados no suco constituem 77% da matéria seca. Dos açúcares presentes, 4,05% correspondem aos açúcares redutores, dos quais 2,64% são constituídos de frutose e 1,41% de glicose.
Os teores médios de licopeno, pigmento responsável pela cor vermelha do suco, foram de 3,66 mg/100g no suco integral e de 16,7 mg/100g no concentrado. A melancia é uma das frutas mais ricas em vitaminas vendidas no Brasil, com altos teores de pró-vitamina A e de vitaminas C, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B6, B12, niacina, ácido fólico e biotina.
Tabela 2, Composição química (100g ou ml de polpa) de melancia. | ||||
Componente | PUC (2000) | Mori (1996)* | Andrade JR. et al. (2004) | FAO (2007) |
Água (%) | 92,00 | 91,14 | 92,6 | 94,0 |
Carboidratos (g) | 7,20 | – | 6,40 | 5,00 |
Proteína (g) | 0,60 | 0,64 | 0,50 | 0,50 |
Lipídios (g) | 0,40 | 0,04 | – | 0,10 |
Cálcio (mg) | 8,10 | 6,46 | 7,0 | 8,00 |
Fósforo (mg) | 8,90 | 7,77 | 10,0 | – |
Potássio (mg) | 116,00 | 90,03 | 100,0 | – |
Magnésio (mg) | – | 10,81 | – | – |
Manganês (mg) | – | 0,062 | – | – |
Zinco (mg) | – | 0,083 | – | – |
Cobre | – | 0,065 | – | – |
Ferro (mg) | 0,20 | 0,28 | 0,50 | 0,30 |
Sódio (mg) | 2,00 | 1,40 | 1,00 | – |
Vitamina A (UI) | 365,10 | – | 590,0 | 315,0 |
Tiamina (mg) (B1) | 0,08 | – | 0,03 | 0,04 |
Riboflavina (mg) (B2) | 0,04 | – | 0,03 | 0,05 |
Niacina (mg) (B5) | 0,20 | – | 0,2 | 0,10 |
Ácido ascórbico (mg) (C) | 9,50 | – | 7,0 | 8,0 |
Valor energético (cal) | 32,10 | 30,0 | 26,0 | 22,0 |
* Cultivar Crimon Sweet |
Estudos realizados com o objetivo de quantificar os principais carotenóides da melancia, variedade Crimson Sweet, produzida nos estados de São Paulo e Goiás, em amostras colhidas na Central de Abastecimento (CEASA) de Campinas, demonstraram que a melancia contém quase exclusivamente licopeno, com uma pequena quantidade de ß-caroteno.
Os teores (mg/g) de licopeno e de ß-caroteno foram, respectivamente, de 36 ± 5 e 4,7 ± 2,4 para as frutas produzidas em São Paulo e de 35 ± 2,0 e 2,6 ± 1,7 para as produzidas em Goiás. As concentrações destes dois carotenóides são semelhantes às encontradas em tomate cultivar Carmen (35 ± 10 mg/g para licopeno e 3,2 ± 0,6 mg/g para ß-caroteno), evidenciando a melancia como uma importante fonte de licopeno.
Como uso medicinal, o consumo habitual ou periódico da melancia é muito importante para a saúde, em vários aspectos:
Seu suco, feito da polpa, ajuda a eliminar o ácido úrico, substância química que se acumula no organismo e que causa a gota, mais conhecida como reumatismo gotoso, responsável pela formação de cálculos renais (calcificação em forma de pedras nos rins). Atua, também, na limpeza do estômago e dos intestinos; é benéfico no controle da pressão alta. O uso do chá das sementes da melancia, secas e trituradas, também auxilia no tratamento da pressão alta; É eficaz nos tratamentos de acidez estomacal (mais conhecida como queima ou azia); da inflamação das vias urinárias; dos gases e dores intestinais e da bronquite crônica; É recomendada no tratamento da erisipela (inflamação aguda da pele), quando o suco da casca e da polpa da melancia for aplicado sobre a parte afetada, em forma de cataplasma; A melancia possui atividade antioxidante e anticancerígena (protege contra câncer de útero, próstata, seio, cólon, reto e pulmão).
A melancia, além de saciar a sede e hidratar, é pobre em calorias e pode auxiliar no emagrecimento. Segundo os naturopatas, deve ser consumida isoladamente. Para saciar a sede, é melhor do que qualquer refrigerante ou refresco. As suas fibras agem na regulação do trânsito intestinal, além de auxiliar o organismo a eliminar toxinas (desintoxicante), colaborando para a redução do colesterol.
Qual o benefício de melancia com limão?
RECEITA ? Suco detox de melancia e limão. O Suco Detox de Limão e Melancia é um excelente diurético, digestivo, fonte de antioxidante, ajuda na Eliminação de toxinas do nosso organismo, Diminui a fome, Diminui o acumulo de gordura no nosso corpo e é um termogênico.
180 ml de água de coco.1/4 melancia. Suco de 1 limão.1 ramo de hortelã.
Bata tudo no liquidificador e sirva. Você pode decorar com as próprias frutas, como na foto. : RECEITA ? Suco detox de melancia e limão.
Como usar a melancia para ter uma pele bonita?
Detox da pele: 5 receitinhas de sucos para dar um up na aparência da pele Na busca para alcançar uma pele bonita e saudável, toda a ajuda é bem vinda, certo? A boa notícia é que escolhendo os ingredientes certos para o seu cardápio, é possível encontrar um caminho para se livrar de, acne, pigmentação ou qualquer outro tipo de incômodo.
- Ingredientes:
- – 3 kiwis
- – 200 ml de água
- – 1 colher de sopa de mel
- 2) Para promover um detox na pele: suco de couve com hortelã
Quando se trata de desintoxicar a pele, o couve e a hortelã são grandes aliados. Capazes de promover uma ação anti-inflamatória e antioxidante, os ingredientes naturais garantem um rosto mais limpo e livre do excesso de oleosidade.
- Ingredientes:
- 200 ml de água
- 1 cubo de gelo de couve
- 1 folha de chicória
- 2 folhas de hortelã
- 1 pitada de gengibre em pó
- 1 limão espremido
Preparo: A tarefa é bem simples! Basta bater todos os ingredientes no liquidificador e beber em seguida, de preferência, sem adoçar o suco.3) Para estimular a produção de colágeno na pele: suco de abacaxi com alecrim e maçã Se a falta de firmeza e elasticidade da pele são problemas para você, nós temos a solução! A combinação de abacaxi, alecrim e maçã é capaz de garantir os seus estoques de colágeno, garantindo um rosto mais firme e uniforme.
- Ingredientes:
- 1 xícara de chá de abacaxi
- 1 xícara de chá de maçã com casca
- 1 xícara de chá de água
- 1 punhado de alecrim
- 1 punhado de folhas de hortelã
Preparo: Misture todos os ingredientes em um liquidificador. Espere bater e pronto!
- 4) Para prevenir o envelhecimento precoce da pele: suco de melancia e limão siciliano
- Combinando dois ingredientes, o suco de melancia e limão siciliano é a aposta perfeita para quem busca prevenir os principais sinais do envelhecimento da pele, como rugas, linhas de expressão e,
- Ingredientes:
- 3 xícaras de chá de melancia
- 6 folhas de capim cidreira
- Suco de ½ limão siciliano
- ½ folha de couve
- 100 ml de água gelada
Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida. Nesse caso, vale evitar o uso de adoçantes e açúcar para garantir todos as propriedades do suco.5) Para combater espinhas e manchas no rosto: suco de tomate Você pode até achar a combinação um pouco esquisita, mas o suco de tomate com azeite e sal é uma das maneiras eficazes de combater espinhas e manchas escuras.
- Ingredientes:
- 3 tomates maduros
- 1 copo de água
- 1 colher de sopa de azeite
- Sal e pimenta preta à a gosto
Preparo: Para produzir essa receita em casa, você só precisa bater todos os ingredientes com o mixer e pronto! Antes de beber, vale dar uma leve mexidinha na mistura para garantir que está tudo ok. : Detox da pele: 5 receitinhas de sucos para dar um up na aparência da pele
Para que serve o chá de casca de melancia?
Ótima para dias quentes, a melancia possui aproximadamente 90% de água em sua composição. A fruta, além de saborosa, diminui o risco de doenças cardiovasculares por conter magnésio e potássio, e também melhora a imunidade e a digestão. Ela é muito consumida in natura ou utilizada no preparo de sucos refrescantes.
Mas você sabia que é possível fazer chá de casca de melancia? A bebida tem alto valor nutricional, já que a casca da fruta, apesar de ser descartada na maioria das vezes, é rica em vitaminas A, B6 e C, além de minerais como magnésio, zinco e potássio. Além disso, o licopeno, potente antioxidante que diminui o risco de doenças crônicas (câncer, por exemplo), também está presente na casca da melancia.
O chá de casca de melancia tem ação diurética e favorece a redução do inchaço e a liberação de toxinas. Outro componente que faz com que a bebida seja indicada é a citrulina. Tal aminoácido favorece o ganho de massa muscular e aumenta a libido,
Para que serve a parte branca da casca da melancia?
Bem Estar mostrou como reaproveitar cascas de frutas.Ao melhorar circulação, casca da melancia aumenta desempenho. – Frutas são sempre uma opção muito saborosa de alimento para começar o seu dia. Banana, melancia, mamão. Mas, o que fazer com a casca dessas frutas? Elas não podem ser reutilizadas? O Bem Estar desta segunda (12) mostrou que isso é possível, sim, com receitas feitas especialmente com essa parte da fruta.
- A bióloga e cientista de alimentos Gláucia Pastore, a chef Daniela Lisboa e o querido doutor José Bento foram os convidados do programa.
- Cascas, sementes, folhas e talos de alimentos também são ricos em vitaminas e fibras e podem conter até 40 vezes mais nutrientes do que a própria fruta, verdura ou legume.
A parte branca da melancia, por exemplo, que faz parte da casca e não é consumida normalmente, melhora a irrigação sanguínea, aumentando, entre outras coisas, o desempenho sexual. As sementes, por sua vez, têm efeito anti-inflamatório e fortalecem o sistema imunológico.
- Além disso, a melancia é diurética e tem poucas calorias, pois 90% dela é água.
- A casca da manga ajuda a reduzir o colesterol e contém muitas fibras, o que melhora o funcionamento do intestino.
- Já a batata ajuda na pressão arterial, pois é rica em potássio.
- Sua casca possui mais fibras, assim como a da manga.
Portanto, sempre que possível coma as frutas com a casca mesmo. Caso não seja, aproveite as receitas do Bem Estar e reutilize-as! : Casca de melancia pode melhorar desempenho sexual
Para que serve o suco de melancia com limão?
RECEITA ? Suco detox de melancia e limão. O Suco Detox de Limão e Melancia é um excelente diurético, digestivo, fonte de antioxidante, ajuda na Eliminação de toxinas do nosso organismo, Diminui a fome, Diminui o acumulo de gordura no nosso corpo e é um termogênico.
180 ml de água de coco.1/4 melancia. Suco de 1 limão.1 ramo de hortelã.
Bata tudo no liquidificador e sirva. Você pode decorar com as próprias frutas, como na foto. : RECEITA ? Suco detox de melancia e limão.
Quais são os benefícios do suco da casca da melancia?
A casca da fruta ajuda a eliminar o excesso de água no organismo e isso ajuda a normalizar a pressão arterial. Ela também desintoxica o trato urinário e ajuda a evitar infecção. Além de ajuda no exercício físico, a citrulina é um ótimo afrodisíaco, ajudando na elevação da libido e da performance sexual.