Benefícios Da Pipoca

É saudável comer pipoca?

Poucas companhias são melhores para assistir um filme ou ver um jogo de futebol do que aquela vasilha de pipoca quentinha. Fica melhor ainda quando a gente descobre que ela pode trazer vários benefícios à saúde, revelaram ao Bem-Estar o nutrólogo Eduardo Costa Rauen e a nutricionista Tânia Rodrigues – confira abaixo três deles.

Lanche saudável Uma vasilha de pipoca quentinha também é uma boa opção para o lanche: por ser rica em fibras, ela traz maior saciedade e melhora o trânsito intestinal. Uma porção de duas colheres de sopa tem quase 10% das fibras que devemos consumir em um dia. Mas, apesar dessa vantagem, a pipoca não deve substituir as frutas e as hortaliças – e é bom evitar colocar muito sal, açúcar, manteiga e condimentos.

Afinal, pode ou não pode comer pipoca?

Protege o coração Por ser rica em polifenóis – antioxidantes que inibem a ação dos radicais livres, cuja ação causa o envelhecimento celular – a pipoca ajuda a reduzir o envelhecimento precoce e o risco de ter doenças cardíacas. É melhor fazer a pipoca sem usar óleo, pois ele elimina as propriedades antioxidantes (e agrega calorias).

É fonte de vitaminas O milho é uma fonte natural de vitaminas do complexo B (que reforça o sistema imunológico e o digestivo, além de manter a pele, as unhas e os cabelos saudáveis), de manganês (que faz bem ao cérebro e ajuda na digestão) e de magnésio (que mantém a regularidade dos batimentos cardíacos e fortalece os ossos), presentes especialmente na casca.

Pipoca com milho de verdade Nunca é demais lembrar: entre pipoca de micro-ondas e a pipoca com milho de verdade, opte sempre pela segunda opção (a do milho de verdade), O motivo? A pipoca de verdade é bem mais natural do que a ultraprocessada pipoca de micro-ondas, como você pode ver nesta matéria.

O que a pipoca faz no organismo?

Por ser um alimento rico em fibras, a pipoca contribui para o bom funcionamento do nosso intestino. Ela aumenta a produção de bolo fecal, o que melhora o trânsito intestinal e ajuda a combater problemas como a prisão de ventre.

É saudável comer pipoca todo dia?

6. Protege contra doenças degenerativas e câncer – Além de combater o envelhecimento cutâneo, a pipoca ajuda a prevenir doenças e condições que costumam surgir ou se agravar com o avanço da idade – e esse benefício também é proveniente do teor de antioxidantes presente nesse alimento, junto com suas fibras.

É bom comer pipoca à noite?

A resposta depende muito da maneira como se prepara e, consequentemente, se consome a pipoca antes de dormir. Pipocas doces cheias de açúcar ou uma versão muito gordurosa, com manteiga, por exemplo, aumentando o seu teor calórico, vai favorecer o ganho de peso e fazer mal à saúde.

Convém evitar o consumo deste tipo de pipoca. E as pipocas do cinema? Na verdade, é um dos piores alimentos para o sistema digestivo lidar antes de dormir, podendo provocar um inchaço considerável no corpo. Se lhe apetece pipocas escolha a hipótese sem a adição dos complementos anteriormente referidos e faça-as com pouco ou nenhum óleo.

A pipoca caseira, se seguidas estas dicas, não é um mau lanche: os carboidratos de digestão lenta na pipoca trabalham para transferir o aminoácido triptofano para o cérebro, onde ele é usado para disparar a produção do neurotransmissor indutor do sono, a serotonina.

  • Os carboidratos ingeridos uma ou duas horas antes de ir para a cama colaboram com a liberação da serotonina, da melatonina e de outros neurotransmissores cerebrais que promovem o sono.
  • Em resumo: A pipoca caseira, sem complementos calóricos, gordurosos ou açucarados e com pouco ou nenhum óleo, pode ser uma boa alternativas de carboidratos saudáveis para consumir antes de dormir.

loading.

Qual é a vitamina da pipoca?

O milho é uma fonte natural de vitaminas do complexo B (que reforça o sistema imunológico e o digestivo, além de manter a pele, as unhas e os cabelos saudáveis), de manganês (que faz bem ao cérebro e ajuda na digestão) e de magnésio (que mantém a regularidade dos batimentos cardíacos e fortalece os ossos), presentes

É melhor fazer pipoca com manteiga ou óleo?

O ideal é não utilizar nem o óleo e nem a manteiga.

Quem faz musculação pode comer pipoca?

Benefícios da pipoca na musculação – Por ser uma fonte de fibras, carotenóides e substâncias oxidantes, os benefícios da pipoca na musculação vão desde o aumento da saciedade até a reposição do glicogênio muscular. O seu carboidrato complexo ou o baixo índice glicêmico, em média de 55 para cada 20 g de milho, fornece energia ao corpo e pode ser um lanche aliado.

Segundo o nutricionista esportivo Guilherme Villaboim, a quantidade pode variar de acordo com a sua rotina de treinos, mas em geral pode-se consumir uma hora após o treino. A grande quantidade de L-arginina também é essencial para praticantes de atividades físicas, pois promove a vasodilatação e, consequentemente, a manutenção e regulação da temperatura corporal.

Uma receita deliciosa para quem busca ganhar massa muscular é acrescentar uma colher (sopa) de pasta de amendoim integral Growth na sua pipoca.

Qual a melhor forma de fazer pipoca?

Coloque o óleo numa caçarola média, adicione 3 grãos de milho e leve ao fogo médio. O óleo vai estar na temperatura certa para fazer a pipoca assim que um dos grãos estourar. Acrescente o restante do milho, tampe a panela e diminua o fogo.

É bom comer pipoca para emagrecer?

Nutricionistas aprovam: pipoca pode ser uma opção saudável para emagrecer Pipoca está entre os aliados para combater a velhice e ajuda na dieta Freepik Quem diria que a, tradicionalmente consumida como um snack em frente à TV, poderia se tornar uma estratégia de emagrecimento? Pois é, parece que o truque de usar a pipoca para perder peso está conquistando cada vez mais adeptos.

Além disso, a pipoca é rica em fibras, o que ajuda a controlar o apetite e a manter a sensação de saciedade por mais tempo. Isso significa que, ao consumir uma porção de pipoca, você pode sentir menos fome e evitar o consumo excessivo de alimentos calóricos. Mas como fazer para consumir a pipoca de forma saudável? A dica é evitar as opções, que geralmente contêm grandes quantidades de sal, açúcar e gordura.

Em vez disso, opte por preparar a sua própria pipoca em casa, utilizando uma panela comum ou uma pipoqueira elétrica, e evitando adicionar muita manteiga ou óleo. E acrescente temperos naturais para trazer diversos sabores, como páprica, orégano, salsinha e açafrão.

You might be interested:  Cha De Alecrim Benefícios

A nutricionista Dani Borges afirma que os benefícios do snack estão sendo estudados por diversos pesquisadores “A pipoca feita na pipoqueira elétrica, na de silicone ou até no microondas é super amiga da dieta, pois possui baixo a médio índice glicêmico (dependendo da quantidade). Um estudo realizado pelo departamento de química da Universidade de Scranton na Pennsylvania apresentou que a vantagem de comermos a pipoca é que comemos todo o grão sem processar, e isso ajuda a saciar, contribuindo em um contexto de emagrecimento, já que ajuda a conter aquela vontade de comer descontroladamente.

Quer coisa melhor? Coloca um filminho e faz aquela pipoca deliciosa”, afirma a nutricionista. Dani ainda ressalta que o estudo demonstrou que a casca do milho é rica em polifenóis, que podem agir como antioxidantes inibindo a ação dos radicais livres no nosso organismo, ou seja, auxiliam a retardar o envelhecimento precoce.

É claro que a pipoca não deve ser a única estratégia de emagrecimento adotada por quem quer perder peso. É fundamental manter uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas regularmente. No entanto, pode ser uma opção saudável e saborosa para aqueles momentos em que bate aquela vontade de um snack,

: Nutricionistas aprovam: pipoca pode ser uma opção saudável para emagrecer

Quais os benefícios e malefícios da pipoca?

Ela é rica em fibras e polifenois, que são antioxidantes e agem inibindo a ação dos radicais livres no organismo, diminuindo o envelhecimento precoce, riscos de doenças cardíacas e oxidação de colesterol. Além disso, o milho é fonte de vitaminas do complexo B, manganês e magnésio, presentes principalmente na casca.

Qual o melhor horário para comer pipoca?

Hammer Fitness Club Fonte: Por Sara Frediani, nutricionista Queridinha de muitas pessoas a pipoca é um alimento simples, rico em fibras, antioxidantes e nutrientes, além de ser um lanche delicioso para qualquer idade. Mas, você sabia que além de ser um alimento super saudável e um excelente lanche, a pipoca pode auxiliar na qualidade do seu sono? Pois é, a pipoca é uma escolha saudável para o lanche da noite e pode melhorar o seu sono por estimular a produção da serotonina, aquele neurotransmissor responsável pela modulação do humor e por uma noite de sono de qualidade.

A introdução deste alimento a noite é possível, mas deve ser feita de maneira orientada pelo seu nutricionista. Além disso, é muito importante ter cuidado com a pipoca escolhida: jamais consuma aquela de micro-ondas, sempre dê preferência à pipoca caseira, podendo ser feita de diferentes maneiras saudáveis.

Além disso, procure sempre preparar e consumir a pipoca do milho orgânico, proveniente de grãos não transgênicos e livre de agrotóxicos. A pipoca traz diversos benefícios para a nossa saúde, mas a sua forma de preparo interfere muito na sua qualidade.

Panela convencional: prepare a pipoca com pouca quantidade de um óleo de qualidade (óleo de coco, azeite de oliva) e ervas secas diversas (orégano, alecrim, manjericão); Saco de papel: coloque o milho de pipoca no saco de papel (aquele de pão), feche bem e adicione no micro-ondas (o tempo vai depender da potência do aparelho); Água: em um recipiente de vidro, adicione duas colheres de sopa de milho + duas colheres de sopa de água e feche o recipiente com filme de cozinha e faça pequenos furos. Prepare no micro-ondas; Pipoqueira elétrica sem nenhum tipo de óleo.

Lembre-se que aquela pipoca de micro-ondas não é saudável, ela possui muito sódio, aditivos para textura e sabor, além de gordura hidrogenada. : Hammer Fitness Club

Pode substituir o jantar por pipoca?

Afinal, jantar pipoca é saudável? Poréns – Apesar de ser um snack saudável, muita gente acaba adicionando ingredientes nada bons na hora de preparar o lanchinho. O óleo e a margarina (ou manteiga) utilizados para estourar o produto na panela, por exemplo, podem aumentar as calorias e trazer um alto teor de gordura saturada.

Além disso, temperar o seu snack com manteiga, queijo, bacon, açúcar e pózinhos industrializados aumenta a quantidade de calorias. O ideal é apostar em ingredientes naturais, como páprica e pimenta-do-reino. E não exagerar no sal, Vale lembrar, também, que o tamanho da porção merece atenção. A quantidade de pipoca recomendada é de, no máximo, três xícaras, mas é fácil devorar um saco de uma só vez (principalmente se você estiver com fome) – e isso poderia ser o equivalente a cinco fatias de pão em quantidade de carboidratos,

Por fim, apesar de entregar boas doses de carboidratos e fibras, a pipoca é pobre em proteínas, macronutriente que não pode faltar no seu jantar. Por isso, a conclusão é que até dá para trocar a refeição por um saquinho de pipoca natural de vez em quando, mas o ideal mesmo é deixá-lo para os lanches intermediários.

Como comer pipoca saudável?

Qual a forma mais saudável de fazer pipoca? – Para um filminho, um snack no final da tarde leve ou para uma refeição, a pipoca é uma ótima pedida. Mas, se você é do time que gosta de comer margarina com pipoca, sinto te dizer que não é nada saudável. A manteiga é a melhor opção, mas a pipoca sem gordura é a forma mais recomendada de consumir o alimento.

Como fazer a pipoca para não engordar?

Como fazer a pipoca saudável – A pipoca pode ser muito saudável e pouco calórica se for preparada em uma panela usando apenas com um fiozinho de azeite, óleo de abacate ou óleo de coco para ajudar a estourar os grãos do milho. Outra opção saudável de fazer uma pipoca saudável é colocar os grãos de milho para estourarem no micro-ondas, dentro de um saco de papel com a boca fechada, sem precisar adicionar nenhum tipo de gordura.

  • Além disso, a pipoqueira caseira também é uma ótima opção para fazer pipoca sem precisar de gorduras, porque a máquina estoura os grãos somente com o ar quente.
  • O mais importante para fazer pipoca saudável é não adicionar óleo, açúcar, chocolate ou leite condensado aos grãos de milho, pois esses alimentos aumentam muito as calorias da pipoca.
You might be interested:  Benefícios Da Massagem Relaxante

Para temperar deve-se preferir ervas naturais, como orégano, manjericão ou alho, podendo também ser utilizado um pequeno fio pequeno de azeite. Veja com a nutricionista Tatiana Zanin uma maneira fácil e rápida de fazer pipoca saudável em casa:

Quem tem o colesterol alto pode comer pipoca?

Colesterol alto: o que comer – Imagem: iStock Pão integral Preparar um lanche com pão integral é uma ótima opção para quem tem colesterol alto. O alimento é rico em fibras, que colaboram na diminuição do colesterol advindo dos alimentos. Mas fique atento com os recheios: é importante dar preferência para proteínas e queijos magros como cottage, ricota, mussarela light, cream cheese e requeijão light, além de ovo cozido, cenoura, atum, peito de frango, salmão e alface. Imagem: iStock Oleaginosas As oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas, são fontes de gorduras boas, as monoinsaturadas e as poli-insaturadas, que ajudam na diminuição de uma fração do colesterol, também popularmente chamado de colesterol ruim (LDL). Cerca de 50 gramas ao dia é uma ótima opção de lanchinhos no meio da manhã ou da tarde. Imagem: iStock Aveia A aveia possui fibras solúveis, que colaboram tornando a absorção do colesterol dos alimentos mais lenta. Ela também inibe a síntese de LDL no fígado e aumenta as concentrações do HDL, que pode ser considerado o defensor das artérias. Imagem: iStock Chocolate amargo O chocolate amargo, ou seja, com 70% ou mais de cacau, também é uma opção de petisco, pois é rico em flavonoides, que são substâncias que funcionam como antioxidante, prevenindo ou retardando danos a células do corpo, o que pode ser bom para a circulação sanguínea e controle do colesterol. Imagem: kirin_photo/Istock Salada de frutas As frutas in natura são ótimas fontes de fibras e devem ser consumidas regularmente. Inclua cereja, amora, uva, morango, jabuticaba, por terem boas quantidades de fibras solúveis (pectina). Imagem: iStock Iogurte Consumir iogurte pode reduzir o colesterol ruim devido aos probióticos,, Além disso, a redução de gordura saturada é recomendada para quem tem o colesterol elevado, por isso, os iogurtes desnatados são indicados. Porém, é importante se atentar ao açúcar que algumas vezes são adicionados a esses produtos.

Pode fazer pipoca com azeite de oliva?

Estourar pipoca com Azeite Borges ajuda a manter o. lanche menos calórico, fornece todos os benefícios do. azeite, e ainda garante o sabor mediterrâneo que você já conhece bem.

Pode comer pipoca com gordura no fígado?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online – Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa. Mostrar especialistas Como funciona? O melhor tratamento para esteatose é controle de possíveis doenças como diabetes e colesterol alto, além de uma dieta balanceada, com pouca gordura e fritura. Junto a dieta deve ser realizada atividade física, e em caso de sobrepeso ou obesidade, uma perda de peso para o mais próximo do peso ideal.

É saudável fazer pipoca com manteiga?

Qual a forma mais saudável de fazer pipoca? – Para um filminho, um snack no final da tarde leve ou para uma refeição, a pipoca é uma ótima pedida. Mas, se você é do time que gosta de comer margarina com pipoca, sinto te dizer que não é nada saudável. A manteiga é a melhor opção, mas a pipoca sem gordura é a forma mais recomendada de consumir o alimento.

O que usar para substituir o sal na pipoca?

Salgante e sal light podem substituir o sal na pipoca.

Quanto de pipoca não engorda?

Número para marcação de consultas, disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local. Uma xícara de chá de pipoca simples, sem gordura ou açúcar adicionado, tem apenas 31 calorias e pode até ajudar a emagrecer, porque contém fibras que prolongam a saciedade, diminuindo a vontade de comer ao longo do dia. No entanto, quando preparada com gorduras, como óleo, manteiga, e doces, como açúcar e leite condensado, a pipoca realmente pode engordar porque estes ingredientes adicionais possuem muitas calorias, favorecendo o ganho de peso.

Quais os benefícios e malefícios da pipoca?

Ela é rica em fibras e polifenois, que são antioxidantes e agem inibindo a ação dos radicais livres no organismo, diminuindo o envelhecimento precoce, riscos de doenças cardíacas e oxidação de colesterol. Além disso, o milho é fonte de vitaminas do complexo B, manganês e magnésio, presentes principalmente na casca.

Qual o melhor horário para comer pipoca?

Hammer Fitness Club Fonte: Por Sara Frediani, nutricionista Queridinha de muitas pessoas a pipoca é um alimento simples, rico em fibras, antioxidantes e nutrientes, além de ser um lanche delicioso para qualquer idade. Mas, você sabia que além de ser um alimento super saudável e um excelente lanche, a pipoca pode auxiliar na qualidade do seu sono? Pois é, a pipoca é uma escolha saudável para o lanche da noite e pode melhorar o seu sono por estimular a produção da serotonina, aquele neurotransmissor responsável pela modulação do humor e por uma noite de sono de qualidade.

A introdução deste alimento a noite é possível, mas deve ser feita de maneira orientada pelo seu nutricionista. Além disso, é muito importante ter cuidado com a pipoca escolhida: jamais consuma aquela de micro-ondas, sempre dê preferência à pipoca caseira, podendo ser feita de diferentes maneiras saudáveis.

Além disso, procure sempre preparar e consumir a pipoca do milho orgânico, proveniente de grãos não transgênicos e livre de agrotóxicos. A pipoca traz diversos benefícios para a nossa saúde, mas a sua forma de preparo interfere muito na sua qualidade.

Panela convencional: prepare a pipoca com pouca quantidade de um óleo de qualidade (óleo de coco, azeite de oliva) e ervas secas diversas (orégano, alecrim, manjericão); Saco de papel: coloque o milho de pipoca no saco de papel (aquele de pão), feche bem e adicione no micro-ondas (o tempo vai depender da potência do aparelho); Água: em um recipiente de vidro, adicione duas colheres de sopa de milho + duas colheres de sopa de água e feche o recipiente com filme de cozinha e faça pequenos furos. Prepare no micro-ondas; Pipoqueira elétrica sem nenhum tipo de óleo.

Lembre-se que aquela pipoca de micro-ondas não é saudável, ela possui muito sódio, aditivos para textura e sabor, além de gordura hidrogenada. : Hammer Fitness Club

Quantas calorias tem 100g de pipoca estourada na água?

Pipoca na dieta low carb: combina ou não? (Foto: Getty Images/EyeEm) Enquanto a hora de voltar às salas de cinema não chega, o negócio é lançar mão de filmes em casa – e, se acompanhado de um balde de pipoca, melhor ainda. Versátil e gostoso, o alimento virou sinônimo de snack fácil, com versões de microondas ou de panela, com todo o tipo de adicional,

A boa notícia é que elas também são um alimento muito nutritivo, rico em fibras, antioxidantes, ácido fólico, magnésio e vitaminas B1 e B2, E, se feito do jeito correto, não fere a dieta – nem mesmo a low carb, “A intenção de adicionar na dieta é pelo teor de fibras, são 14,3 gramas em 100 gramas, sendo um alimento que fornece saciedade e você consome um volume maior, servindo como uma opção para petiscar”, diz o Dr.

Daniel Coimbra, nutricionista da Les Cinq Gym, academia de luxo em São Paulo. Em conversa com GQ Brasil, o especialista frisou que “a máxima de tudo é sempre o equilíbrio nas escolhas e a parcimônia nas quantidades “, mas que ainda assim a pipoca seria rica em amidos e fibras, além de possuir ação antioxidante pela presença de compostos bioativos, Photo taken in Dhaka, Bangladesh (Foto: Getty Images/EyeEm) O segredo estaria na combinação da pipoca com um preparo com baixo teor de gordura e sódio, como um complemento de carboidrato a uma refeição já rica em proteínas, vitaminas e minerais. Na conversa abaixo, ele explica em detalhes como o alimento afeta a dieta, qual a quantidade ideal para consumo e de que forma preparar.

GQ Brasil: Existe uma máxima que diz que na dieta low carb não são permitidos grãos. Isso é verdade? Dr. Daniel Coimbra: Não! Na dieta “low carb”, ou seja, com baixo carboidrato, há um limite na quantidade de carboidratos ingeridas por dia, mas não do tipo de carboidrato. Inclusive, os grãos são fontes de carboidratos complexos, ricos em fibras, sendo ótimas escolhas, mesmo em uma dieta “low-carb”! E o que seria uma dieta “low-carb”, né? Se um indivíduo come um teor elevado de carboidratos e eu restrinjo a quantidade na alimentação, mas ainda mantenho uma quantidade alta (adequada) de carboidratos, ela ainda é “low-carb” em relação à anterior! GQ Brasil: O milho é um alimento notável por ser versátil.

Quem está em uma redução de carboidratos pode incluir na dieta? O que muda no caso da pipoca? Dr. Daniel Coimbra: Pode sim. Ao aquecermos o milho de forma rápida, a sua umidade é convertida em vapor, a pressão estoura a casca do milho, rica em amidos e fibras, formando a pipoca.

  1. Ou seja, é uma opção com menos fibras do que o milho, mas não deixa de ser uma boa opção.
  2. O ideal seria preparar na panela, sem adição de óleo.
  3. Mas também não indico comer à vontade, afinal 100 gramas de pipoca preparada contém 375 calorias, sendo 74 gramas de carboidratos e 13 gramas de fibras.
  4. E ainda, se for adicionada de manteiga e outros alimentos, imagine a quantidade de calorias adicionadas por porção.
You might be interested:  Aplicação De Fluor

A máxima de tudo é sempre o equilíbrio nas escolhas e a parcimônia nas quantidades. GQ Brasil: Pipoca é um carboidrato? De onde vem essa máxima de que ela pode ser assimilada à dieta? Dr. Daniel Coimbra: Sim. A pipoca é rica em carboidratos, em 100 gramas temos 74 g de carboidratos, 11 g de proteínas e 4,3 g de lipídios.

  1. A intenção de adicionar na dieta é pelo teor de fibras, são 14,3 gramas em 100 gramas, sendo um alimento que fornece saciedade e você consome um volume maior, servindo como uma opção para petiscar, lembrando de tomar cuidado com os alimentos que adiciona a pipoca.
  2. Ainda, possui ação antioxidante também, como a maioria das frutas e verduras, pela presença de compostos bioativos.

No entanto, temos outras opções menos calóricas, com maior teor de fibras e mais nutritivas também. Como preparar um “snack” de grão de bico, assando no forno com temperos naturais, para consumir assistindo um filme, por exemplo. Em 100 gramas de grão de bico, temos 355 calorias, 57,9 g de carboidratos, sendo 12,4 g de fibras, 21,2 g de proteínas e 5,4 g de lipídios.

  • Ou seja, o grão de bico seria uma opção com menos carboidratos, mais fibras e mais proteínas do que a pipoca.
  • Vale ressaltar que o consumo de proteínas é fundamental tanto a indução do sono quanto preservação de massa muscular.
  • GQ Brasil: Qual a forma mais saudável de preparar minha pipoca? Dr.
  • Daniel Coimbra: A forma mais saudável é estourar o milho na panela.

Escolha uma panela que você possa sacudir enquanto estoura a pipoca. Adicione 1 xícara de chá de milho para pipoca e 1 colher de sopa de azeite em uma panela. Deixa a panela em fogo alto, mexendo às vezes, espere até as pipocas começarem a estourar. Em seguida, diminua o fogo e continue mexendo.

  1. A hora para tirar do fogo é quando você consegue contar 5 segundos entre 2 estouros.
  2. GQ Brasil: Existe um horário exato para comer? Dr.
  3. Daniel Coimbra: Não, para nenhum alimento existe um horário exato para comer, distribuímos de acordo com a rotina do nosso paciente.
  4. No entanto, vale ressaltar que o consumo exacerbado pela noite não é indicado, de acordo com a crononutrição, uma área que estuda a relação entre a nutrição e o nosso relógio biológico, o ciclo circadiano, vale mais a pena ingerirmos a maior parcela das calorias diárias na parte da manhã e início da tarde, reduzindo o consumo alimentar no período noturno, favorecendo a regulação do ciclo circadiano e o relaxamento adequado do organismo para o sono de qualidade.

GQ Brasil: Qual a quantidade média para um consumo consciente? Dr. Daniel Coimbra: Depende do consumo alimentar e gasto energético de cada indivíduo. Em média temos que pensar em 2 xícaras de pipoca, 50 gramas. Mas isso é extremamente individual. GQ Brasil: Posso substituir uma refeição por pipoca? O jantar, digamos? Dr.

Daniel Coimbra: Não vejo vantagem em substituir uma refeição como o jantar por um balde de pipocas. Acho mais interessante consumir uma refeição rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, como um belo prato de salada, arroz, feijão, legumes e frango grelhado! Bem nutrição raiz! haha Você concorda comigo que ao substituir o jantar pela pipoca, o consumo de pipoca tende a ser exacerbado? Se a pessoa consumir 200 gramas de pipoca, o que não é difícil de acontecer, serão 750 calorias e 148 g de carboidratos,

Então, seria mais nutritivo consumir uma omelete, um hambúrguer grelhado com salada ou outra refeição no jantar, para saciar e nutrir, e, após, consumir 1 xícara de pipoca enquanto assiste um filme antes de dormir, por exemplo. Desta forma, atingiria uma quantidade maior de proteínas, vitaminas e minerais, controlando o consumo de carboidratos.

Qual a melhor forma de fazer pipoca?

Coloque o óleo numa caçarola média, adicione 3 grãos de milho e leve ao fogo médio. O óleo vai estar na temperatura certa para fazer a pipoca assim que um dos grãos estourar. Acrescente o restante do milho, tampe a panela e diminua o fogo.