Contents
Para que serve a romã para o homem?
Clínica Danielle Sá – Centro de Especialidades Médicas As romãs estão entre as frutas mais saudáveis do planeta. As romãs contêm uma gama de compostos vegetais benéficos, inigualáveis a outros alimentos. Muitos estudos mostram que as romãs benefícios incríveis para o seu corpo e pode reduzir o risco de vários tipos de doenças.
- Aqui estão 12 benefícios saudáveis da romã, que são apoiados por pesquisa científica moderna.1.
- Romã é Carregado de Nutrientes Importantes A romã, Punica granatum, é um arbusto que produz uma fruta vermelha.
- Categorizado como uma baga, a fruta romã é cerca de 5-12 cm de diâmetro.
- É vermelha, redonda e parece um tipo de maçã vermelha, com uma haste em forma de flor.
A pele da romã é espessa e não é comestível, mas há centenas de sementes comestíveis, chamadas arils. Os arils são o que as pessoas comem, cru ou transformado em suco de romã. A romã têm um perfil nutricional impressionante:
- Uma xícara de arils (174 gramas) contém:
- Fibra: 7 gramas.
- Proteína: 3 gramas.
- Vitamina C: 30% da recomendação diária.
- Vitamina K: 36% da recomendação diária.
- Folato: 16% da recomendação diária.
- Potássio: 12% da recomendação diária.
Os arils da romã (sementes) são bem doces. Um copo contém 24 gramas de açúcar e 144 calorias. No entanto, as romãs realmente brilham pelo seu teor de compostos vegetais poderosos, com propriedades medicinais potentes. Resumo: A romã é uma fruta que contém centenas de sementes comestíveis chamadas arils.
- 2. Romã Contém Dois Compostos Vegetais com Propriedade Medicinal Poderosa
- Existem duas substâncias únicas nos romãs que são responsáveis pela maior parte dos seus benefícios para a saúde.
- Punicalaginas
As punicalaginas são antioxidantes poderosos extremamente encontrados no suco e na casca do romã. As punicalaginas são tão poderosas que o suco de romã, que possui três vezes a atividade antioxidante do vinho tinto e chá verde. O extrato da romã ou em pó, é tipicamente feito a partir da casca, devido ao seu elevado teor de antioxidante e punicalagina.
Ácido ‘Punicic’ O ácido ‘punicic’, também conhecido como óleo de sementes de romã, é o principal ácido gordo nos arils. É um tipo de ácido linoleico conjugado, com efeitos biológicos potentes. Resumo: Romã contém punicalaginas e ácido punicic, substâncias únicas que são responsáveis pela maior parte dos seus benefícios para a saúde.3.
Romã Tem Efeitos Anti Inflamatórios Impressionantes A inflamação crônica está entre os principais condutores de muitas doenças mortais. Isto inclui doenças cardíacas, câncer, diabetes tipo 2, doença de Alzheimer e até mesmo obesidade. A romã tem propriedades anti inflamatórias potentes, das quais são largamente mediadas pelas propriedades antioxidantes das punicalaginas.
Estudos com tubos de ensaio mostraram que a romã pode reduzir a atividade inflamatória no trato digestivo, bem como ações contra o câncer de mama e células do câncer de cólon. Um estudo em diabéticos descobriu que 250 ml do sumo de romã por dia, durante 12 semanas, reduziu os marcadores CRP inflamatórios e da interleucina-6 em 32% e 30%, respectivamente.
Resumo: Os punicalagins em suco de romã foram mostrados para reduzir a inflamação, um dos principais condutores de muitas doenças mortais.4. Romã pode Ajudar a Combater o Câncer de Próstata O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer nos homens.
- Estudos de laboratório mostraram que o extrato de romã pode reduzir a velocidade da reprodução das células de câncer, e até mesmo induzir a apoptose (morte celular) das células cancerosas.
- O PSA (antigênio específico da próstata) é um marcador de sangue para o câncer da próstata.
- Os homens cujos níveis de PSA dobreram em um curto período de tempo, estão em maior risco de morte por câncer de próstata.
Curiosamente, um estudo em humanos descobriram que 237 ml de suco de romã por dia aumentou o tempo de duplicação da PSA de 15 meses para 54 meses, que é enorme. Um estudo de acompanhamento constatou melhorias semelhantes, usando um tipo de extrato de romã chamado POMx.
- Resumo: Há uma evidência preliminar de que o sumo da romã pode ser útil em homens com câncer de próstata.
- Um inibidor potencial do crescimento do câncer, o que reduz o risco de morte.5.
- Romã também pode Ser Útil Contra o Câncer de Mama O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer nas mulheres.
- O extrato do romã tem demonstrado inibir a reprodução de células do câncer de mama e pode mesmo matar algumas delas.
No entanto, os estudos de laboratório ainda são limitados e mais pesquisas são necessárias. Resumo: Estudos de laboratório mostraram que o extrato de romã pode ajudar a combater células cancerosas da mama, mas estudos em humanos são necessários para confirmar isso.6.
- Romã pode Diminuir a Pressão do Sangue A pressão arterial elevada (hipertensão) é um dos principais condutores de ataques cardíacos e derrames.
- Em um estudo, pessoas com pressão arterial elevada tiveram uma redução significativa depois de consumir 150 ml de suco de romã por dia, durante 2 semanas.
- Outros estudos encontraram efeitos semelhantes, especialmente para a pressão arterial sistólica (o número mais alto na leitura da pressão arterial).
Resumo: A ingestão regular do suco de romã mostra eficácia na redução dos níveis da pressão arterial em menos de duas semanas.7. Romã pode Ajudar a Combater a Artrite e as Dores nas Juntas A artrite é um problema comum nos países ocidentais. Existem muitos tipos diferentes, mas a maioria deles envolve alguma forma de inflamação nas articulações.
- Os compostos vegetais da romã tem efeitos antiinflamatórios e fazem sentido que os compostos da romã possam ajudar a tratar a artrite.
- Curiosamente, estudos de laboratório mostraram que o extrato de romã pode bloquear enzimas capazes de danificar as articulações em pessoas com osteoartrite.
- Além desse efeito, o extrato de romã também demonstrou ser benéfico contra a artrite em experimentos com ratos, mas há pouca evidência em seres humanos até agora.
Resumo: Estudos em animais e células isoladas mostraram que o extrato de romã pode ser benéfico contra várias formas de artrite, mas a pesquisa humana é necessária.8. Suco de Romã pode Diminuir o Risco da Doença Cardíaca A doença cardíaca é atualmente a causa mais comum do mundo, da morte prematura.
- É uma doença complicada, impulsionada por muitos fatores diferentes.
- O ácido ‘punicic’, o principal ácido gordo na romã, pode ajudar a proteger contra vários processos da doença cardíaca.
- Num estudo em 51 pessoas com colesterol e triglicerídios altos, foi usado a quantidade de 800 miligramas de óleo de semente de romã por dia, durante 4 semanas, mostrou melhora significativa nos índices de triglicerídios: HDL.
Outro estudo analisou os efeitos do suco de romã em pessoas com diabetes tipo 2 e com níveis elevados de colesterol. O estudo observou que houveram reduções significativas nos níveis do colesterol LDL, assim como outras melhorias. O sumo de romã, também demonstrou, tanto em estudos com animais como com humanos, potencial para proteger as partículas de colesterol LDL da oxidação, um dos passos chave no sentido de uma doença cardíaca.
Resumo: Vários estudos em humanos demonstraram que a romã pode ter benefícios contra doenças cardíacas. Além disso, melhora o perfil do colesterol LDL e protege contra danos oxidativos.9. Suco de Romã pode Ajudar a Tratar a Disfunção Erétil O dano oxidativo pode prejudicar o fluxo de sangue em todas as áreas do corpo, incluindo o tecido erétil.
O sumo de romã demonstrar benefícios no aumento do fluxo sanguíneo e a resposta erétil em experimentos feitos com coelhos. Num estudo de 53 homens com disfunção erétil, a romã pareceu ter algum benefício, mas o resultado não foi estatisticamente significativo.
- Resumo: O suco de romã tem sido associado com sintomas reduzidos da disfunção erétil, mas ainda é necessário uma investigação profunda para certificações.10.
- Romã pode ajudar a Combater Infecções de Bactérias e Fungos Os compostos vegetais da romã podem ajudar a combater microorganismos nocivos.
- Por exemplo, esses compostos têm-se mostrado benéficos contra alguns tipos de bactérias, assim como a levedura Candida albicans.
Os efeitos anti-bacterianos e anti-fúngicos podem também ser fatores protetores contra infecções e inflamação na boca. Isso inclui condições como a gengivite, periodontite e estomatite protética. Resumo: Romã tem propriedades antibacterianas e antivirais, das quais podem ser úteis contra doenças comuns nas gengivas.11.
- Romã pode ajudar a Melhorar a Memória Há evidências de que a romã pode melhorar a memória.
- Num estudo em pacientes cirúrgicos, que utilizaram 2 gramas do extrato de romã, impediu déficits na memória pós-cirurgia.
- Outro estudo, em 28 indivíduos idosos com queixas de memória, descobriram que 237 ml do suco de romã por dia, melhorou significativamente os marcadores da memória verbal e visual.
Há também algumas evidências de estudos com ratos, que a romã pode ajudar a combater a doença de Alzheimer. Resumo: Algumas evidências mostram que a romã pode melhorar a memória em idosos e em pacientes pós-cirúrgicos. E estudos feitos com ratinhos, sugerem que a romã pode proteger contra a doença de Alzheimer.12.
Romã pode Melhorar a Performance em Exercício Físico A romã é rica em nitratos alimentares, que mostram melhorar o desempenho durante o exercício físico. Em um estudo com 19 atletas correndo em uma esteira, 1 grama de romã, 30 minutos antes do exercício, aumentou significativamente o fluxo sanguíneo.
Isto levou a um atraso no aparecimento da fadiga e à um aumento na eficiência do exercício. Mais estudos são necessários, mas parece que a romã pode ser benéfico para o desempenho físico, semelhante ao suco de beterraba. : Clínica Danielle Sá – Centro de Especialidades Médicas
Quais são os benefícios da semente de romã?
Confira alguns benefícios da romã –
- Previne o câncer: a polpa e a casca da romã são ricas em flavonoides e diversos outros compostos, que possuem ação antioxidante, ajudando a prevenir o surgimento de alguns tipos de câncer, como de próstata, pulmão, pele e de mama.
- Melhora a memória: as sementes e a casca da romã têm compostos antioxidantes e anti inflamatórios, que ajudam a equilibrar as funções dos neurônios, melhorando a memória e prevenindo o surgimento do Alzheimer. Esta propriedade é encontrada especialmente na casca da romã, parte da fruta que contém 10 vezes mais antioxidantes quando comparada à polpa;
- Evita doenças cardiovasculares: o suco da romã é rico em compostos com ações anti-inflamatórias e antioxidantes, que aumentam os níveis de colesterol bom (HDL) no sangue, isso é muito funcional para prevenir algumas doenças do coração, como arritmia, aterosclerose e até mesmo infarto.
Além disso, o suco da fruta também ajuda a diminuir os níveis de triglicerídeos no sangue, um tipo de gordura que, em excesso, aumenta o risco de doenças cardíacas.
Para que serve chupar casca de romã?
Para que serve a casca da romã As casca da romã possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares e o desenvolvimento do câncer, evitar o envelhecimento precoce, melhorar a memória e aumentar as defesas.
Pode comer romã todos os dias?
Quais são os possíveis efeitos colaterais? – De acordo com a nutróloga, é importante esclarecer que todos os males causados, envolvendo a romã, se deram pelo consumo exagerado da fruta. “Portanto, as propriedades nutricionais dela são benéficas, mas seu consumo pode ocasionar alguns desconfortos e até alergias.
- Assim, para pessoas com problemas no estômago, como úlceras e gastrite, a romã por ser ácida e potencializar os sintomas desse grupo”, alerta a especialista.
- Ela ainda lembra que os estudos apontam não haver contraindicação para o consumo da romã in natura.
- Todavia, em relação ao extrato da semente, a sua ingestão não deve passar de 40g para um adulto.
Além disso, um estudo publicado no Reproductive Sciences associou o consumo do extrato de romã às contrações uterinas, “Assim, embora seja seguro consumir o fruto natural e o seu sumo, é desaconselhado o uso do extrato de romã durante a gestação”, informa a especialista.
Para que serve o chá de romã com limão?
Devido ao seu poder anti-inflamatório e sua abundância em vitamina C, o chá de limão ajuda a manter a imunidade fortalecida e eficientemente protegendo a saúde do organismo. Ainda, é usado para auxiliar no tratamento de problemas respiratórios como resfriados e a gripe.
Quem tem pressão alta pode tomar suco de romã?
A romã contém nutrientes importantes como a vitamina C, que são potentes anti-inflamatórios e, por isso, podem reduzir a pressão.
Quem tem problema de pressão alta pode tomar chá de romã?
Quais os benefícios da romã? – Um dos principais efeitos da romã é retardar a produção de células cancerosas, o que contribui na prevenção de câncer, especialmente o de próstata, de acordo com Cris Souto**, especialista em nutrição clínica e fitoterapia.
A especialista destaca também que a fruta tem componentes chamados “flavonoides” que agem no controle da pressão arterial, sendo benéfica para quem sofre de hipertensão, “Esses flavonoides são responsáveis por ajudar na vasodilatação. Eles aumentam a elasticidade dos nossos vasos sanguíneos, promovendo uma melhora na circulação, fazendo com que nosso corpo inteiro seja irrigado por quantidades adequadas de sangue.
A pressão arterial é justamente o contrário: o vaso sanguíneo se contrai, diminuindo seu calibre e não permitindo que o sangue circule e vá pros órgãos”, diferencia. Legenda: O chá de romã é feito a partir da casca do fruto. Foto: Shutterstock Na questão anti-inflamatória, além do conhecido efeito no alívio de inflamações na garganta, a romã ajuda a diminuir inflamações nas articulações e no trato gastrointestinal,
Pode tomar suco de romã todos os dias?
Influência na redução da glicemia – Banihani et al (2014), realizaram um estudo com 85 pacientes diabéticos. Foi identificado que o consumo de suco de romã fresco fora responsável pela redução da glicemia em jejum e níveis de insulina, simultâneo ao aumento da função das células beta-pancreáticas.
- Segundo os pesquisadores, um dos mecanismos chave pelo qual as frações de romã afetam os diabéticos tipo 2 é através da redução do estresse oxidativo e da peroxidação lipídica.
- Essa redução pode ocorrer pela neutralização direta das espécies reativas de oxigênio geradas, aumentando certas atividades enzimáticas antioxidantes.
De acordo com o estudo, os níveis glicídicos em jejum diminuíram significativamente devido ao ácido púnico, extrato metanólico de sementes e extrato de casca de romã, Os compostos conhecidos da romã, como a punicalagina e ácidos elágico, gálico, oleanólico, ursólico e uálico, foram identificados como possíveis reguladores glicídicos. Fonte: Pexels Além disso, verificou-se que a fração de frutose do suco possui polifenóis antioxidantes únicos, taninos e antocianinas, que podem ser benéficos para controlar as condições do diabetes tipo 2. Shishehbor et al (2016) verificaram que a ingestão de suco concentrado de romã produziu um aumento significativo no colesterol total e na lipoproteína de alta densidade (HDL-C), mas não em marcadores glicêmicos.
- Como conclusão, sugeriram o consumo de suco concentrado de romã, ao menos 50ml por dia,
- Essa quantidade parece ter efeitos favoráveis em alguns marcadores de inflamação subclínica e pode aumentar as concentrações plasmáticas de antioxidantes em pacientes com diabetes tipo 2.
- Um ensaio clínico, randomizado e controlado em indivíduos saudáveis indicou que os polifenóis presentes na romã podem atenuar a resposta glicêmica de uma refeição composta por alimentos com elevado índice glicêmico.
Como fundamento, os pesquisadores mostraram que polifenóis, como a punicalagina, podem inibir enzimas participantes do processo digestivo de carboidratos, aumentando seu tempo de absorção. Tal reação pode ser observada, segundo os autores, pelo consumo de suco de romã, não considerando o uso do extrato seco. Fonte: Pexels Embora o sumo de romã contenha uma concentração mais elevada de antioxidantes e nutrientes, todo o fruto contém fibras que podem auxiliar a retardar picos de açúcar no sangue. Grande parte das pesquisas envolvendo o uso de romã no controle glicêmico geralmente analisa o suco.
Como devo tomar o suco de romã?
Suco x fruta in natura: qual é a melhor forma de consumir a romã? – De acordo com a nutricionista Carolina Yamin Abdelnur, a melhor forma de ingerir a romã é por meio do suco, pois, além de a bebida ter a maneira mais prática de consumo, conta com mais concentração do que a própria fruta in natura.
- O suco é a melhor maneira de consumir, pois mantém as características nutricionais intactas e em maior concentração do que a fruta in natura.
- Outras partes, como as raízes, folhas e flores, também podem ser utilizadas para fins medicinais, sempre com orientação de um profissional médico ou nutricionista – explica Carolina.
O nutricionista Daniel Barreto de Melo, por outro lado, sugere que a quantidade ideal de ingestão do suco é um copo americano (de 150 a 200 ml) por dia.2 de 2 Os compostos presentes no alimento têm efeito antioxidante, anti-inflamatório e anticancerígeno — Foto: Istock Getty Images Os compostos presentes no alimento têm efeito antioxidante, anti-inflamatório e anticancerígeno — Foto: Istock Getty Images
- 1 romã
- 1 copo de água
- Adoçante ou açúcar a gosto
- Corte a romã ao meio.
- Mergulhe a romã em uma tigela grande com água.
- Retire as sementes da romã na água corrente.
- A casca e as membranas que sobraram após a lavagem das sementes devem ser descartadas.
- Separe as sementes com um coador e, em seguida, leve para bater em um liquidificador até quebrar bem.
- Passe as sementes em uma peneira sobre a tigela.
- Em seguida, a polpa deve ser pressionada contra o coador para extrair o máximo de sumo possível das sementes.
- Depois de extraído o suco, leve para bater no liquidificador com um copo de água e adoce a gosto.
- Sirva com gelo em seguida.
Calorias: 200 ml de suco de romã contém 108 kcal. Fonte da receita: nutricionista Carolina Yamin Abdelnur. : Romã: veja benefícios e receita fácil e deliciosa de suco da fruta