Benefícios Da Tâmara - 2024, Hospital da Mulher e Maternidade Santa Fé

Para que é bom comer tâmaras?

BENEFÍCIOS DA TÂMARA Tâmara melhora memória e alivia estresse; veja 10 benefícios da frutaConsiderada o caramelo da natureza, a tâmara é uma das frutas mais doces que existem e é encontrada, geralmente, na forma seca. É composta principalmente por carboidratos e apresenta uma variedade de vitaminas e minerais, como vitaminas A e C, do complexo B, e antioxidantes, entre eles betacaroteno e luteína.Fonte de frutose, a tâmara tem um sabor sutil, é um adoçante natural e fonte de energia.

É ótima substituta para o açúcar branco em receitas, devido aos nutrientes, fibras e antioxidantes que fornece”, afirma a nutricionista Caroline Mattos Vallinhos A tâmara é extraída da tamareira, uma palmeira cultivada há milênios e com origem ainda não confirmada, porém há indícios de que surgiu no norte da África ou no sudoeste da Ásia.

A tamareira possui uma alta diversidade de textura, forma, cor e composição química, dependendo do genótipo, ambiente, estação do ano e práticas de cultivo. Existem em torno de 50 tipos de tâmaras, sendo que pelo teor de umidade e pelos teores de açucares solúveis, elas podem ser classificadas em três categorias: secas, semi-secas e suculentas, todas famosas pelo sabor adocicado, a principal característica da fruta.

No Brasil geralmente são encontradas a seca pequena e a jumbo fresca suculenta. A mais famosa é a medjoul, fresca in natura”, afirma a nutricionista Bruna Quaglio.Vale destacar que a tâmara seca contém, normalmente, até 80% mais açúcar em sua composição se comparada com as tâmaras medjoul, por exemplo.

“Isso se deve ao seu processo de desidratação, que é realizado industrialmente”, informa Vallinhos.Na desidratação da fruta, são utilizadas inúmeras técnicas de conservação de alimento, porém esse método geralmente é realizado em frutas que não puderam ser aproveitadas por diversos fatores: às vezes embalagem e transporte inadequados, armazenamento sem refrigeração etc.

Ou seja, com a intenção de aumentar o valor comercial desse produto considerado inadequado para consumo em sua apresentação fresca, realiza-se o processo de desidratação, no qual extrai-se grande parte da água presente na fruta.Já a semi-seca é uma variedade menor, mais firme e menos úmida que a medjoul.

Ela também é muito saborosa e ideal para saborear pura ou incluir em preparações culinárias. “É importante lembrar que a tâmara semi-seca é uma potente fonte energética, pois contém o dobro de carboidratos quando comparada à tâmara fresca”, ressalta Vallinhos.Por fim, a medjoul, conhecida como rainha das tâmaras e como caramelo da natureza, é a tâmara fresca que não sofre nenhum processo industrial, por isso é suculenta e possui três vezes o tamanho das outras variedades, além de conter muitas fibras e um sabor extremamente doce.Benefícios da tâmara A tâmara é considerada um alimento nutritivo e pode desempenhar um papel importante na saúde.

Auxilia no funcionamento do intestino A tâmara contribui para o bom funcionamento do intestino por ser rica em fibras, essenciais para prevenirem a prisão de ventre, além de beneficiar o trânsito intestinal. Essas substâncias também proporcionam saciedade e ajudam no controle do peso.É boa fonte de energia A tâmara fornece energia, devido a sua quantidade de carboidratos: 100 gramas têm, em média, 314 kcal. Ela inclusive já foi estudada como uma boa opção para um pré-treino.Faz bem aos músculos. Promove o desenvolvimento muscular, por ser fonte de potássio e magnésio, que são minerais essenciais para a contração muscular.Ajuda a fortalecer o sistema imunológico A tâmara ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e a prevenir doenças, pois é fonte de zinco, vitaminas do complexo B e antioxidantes, que ajudam a aumentar as defesas do corpo.5. Auxilia na prevenção da anemia. Por conter ferro, ajuda a combater a anemia. O consumo regular da fruta ajuda no transporte de oxigênio para as células do organismo, prevenindo a doença. A falta desse mineral pode acarretar no cansaço extremo, inchaço nas articulações e pele pálida, além de outras complicações.Alivia o estresse. Ajuda a relaxar e reduzir a tensão, pois é fonte de magnésio. Esse mineral está relacionado com a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pelo bem-estar. A fruta ainda contém triptofano (que auxilia na liberação de serotonina e melatonina, hormônio do sono).Ajuda na prevenção de doenças neurodegenerativas. Contribui para a diminuição do risco de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer, e ajuda a melhorar a memória e a capacidade cognitiva, graças aos flavonoides e ao zinco. Em um estudo com animais, concluiu-se que camundongos alimentados com ração contendo tâmara tinham memória e capacidade de aprendizado significativamente melhores.É bom para a saúde ocular. Contribui para uma visão saudável, por conter vitamina A, evitando o risco de doenças oculares, como degeneração macular.Ajuda no fortalecimento dos ossos. As tâmaras são fontes de cálcio, potássio e magnésio, responsáveis por colaborarem com o crescimento e o bom desenvolvimento dos nossos ossos. As frutas também previnem a osteoporose, garantindo um envelhecimento saudável para o corpo.Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares A tâmara contém ótimas quantidades de carotenoides, flavonoides e taninos, compostos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que combatem os radicais livres e promovem a saúde das artérias, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.Benefício em estudoComer tâmara nas últimas semanas de gestação pode promover a dilatação cervical e diminuir a necessidade de trabalho de parto induzido, de acordo com um estudo. A fruta também pode ser útil para reduzir o tempo de trabalho de parto. Em uma pequena pesquisa, 69 mulheres que consumiram seis unidades de tâmara por dia durante quatro semanas antes da data ideal do parto tiveram 20% mais chances de dar à luz naturalmente. E ainda ficaram em trabalho de parto por significativamente menos tempo do que aquelas gestantes que não as consumiram.Como consumirEla pode ser consumida pura, como sobremesa, acrescida de uma fatia de fruta, como morango, por exemplo. Ou ainda com queijo cottage, misturando doce com salgado. Também pode ser usada para adoçar receitas e vitaminas, no lugar do açúcar refinado. “Cada indivíduo pode consumir de acordo com suas necessidades nutricionais, ingerindo ao natural ou como parte de receitas”, sugere Souza.ContraindicaçõesA fruta é extremamente benéfica e muito prática de consumir, mas recomenda-se comer até três ao dia, pelo alto teor calórico. “É importante moderar o consumo e não ultrapassar esse valor, principalmente pessoas diabéticas e que querem perder peso”, aconselha Vallinhos.Fontes: Aline Ozana de Souza, mestre em ciência e tecnologia dos alimentos pela UFPA (Universidade Federal do Pará); Bruna Quaglio, nutricionista, especialista em nutrição esportiva pela USP (Universidade de São Paulo) e máster em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing; Caroline Mattos Vallinhos, nutricionista especialista em emagrecimento, pós-graduanda em nutrição clínica pela Universidade Cruzeiro do Sul, consultora de rotulagem de alimentosFonte: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2022/03/14/beneficios-da-tamara.htm https://br.pinterest.com/pin/618611698794755038/

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: BENEFÍCIOS DA TÂMARA

Quais são os benefícios da tâmara seca?

Benefícios da tâmara – Éconsiderada um alimento nutritivo e pode desempenhar papel importante na saúde. “Além disso, apresenta propriedades antimicrobianas, antitumoral e imunomoduladora”, diz Aline Ozana de Souza, mestre em ciência e tecnologia dos alimentos.

A seguir, conheça os principais benefícios da fruta: 1. Auxilia no funcionamento do intestino A tâmara contribui para o bom funcionamento do intestino por ser rica em fibras, essenciais para prevenirem a prisão de ventre, além de beneficiar o trânsito intestinal. Essas substâncias também proporcionam saciedade e ajudam no controle do peso.2.

É boa fonte de energia A tâmara fornece energia, devido a sua quantidade de carboidratos: 100 gramas têm, em média, 314 kcal. Ela inclusive já foi estudada como uma boa opção para um pré-treino.

  • 3. Faz bem aos músculos
  • Promove o desenvolvimento muscular, por ser fonte de potássio e magnésio, que são minerais essenciais para a contração muscular.
  • 4. Ajuda a fortalecer o sistema imunológico
  • A tâmara ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e a prevenir doenças, pois é fonte de zinco, vitaminas do complexo B e antioxidantes, que ajudam a aumentar as defesas do corpo.
  • 5. Auxilia na prevenção da anemia

Por conter ferro, ajuda a combater a anemia. O consumo regular da fruta ajuda no transporte de oxigênio para as células do organismo, prevenindo a doença. A falta desse mineral pode acarretar no cansaço extremo, inchaço nas articulações e pele pálida, além de outras complicações.6.

  1. Alivia o estresse Ajuda a relaxar e reduzir a tensão, pois é fonte de magnésio.
  2. Esse mineral está relacionado com a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pelo bem-estar.
  3. A fruta ainda contém triptofano (que auxilia na liberação de serotonina e melatonina, hormônio do sono).7.
  4. Ajuda na prevenção de doenças neurodegenerativas Contribui para a diminuição do risco de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer, e ajuda a melhorar a memória e a capacidade cognitiva, graças aos flavonoides e ao zinco.
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Em um estudo com animais, concluiu-se que camundongos alimentados com ração contendo tâmara tinham memória e capacidade de aprendizado significativamente melhores.

  1. 8. É bom para a saúde ocular
  2. Contribui para uma visão saudável, por conter vitamina A, evitando o risco de doenças oculares, como degeneração macular.
  3. 9. Ajuda no fortalecimento dos ossos

As tâmaras são fontes de cálcio, potássio e magnésio, responsáveis por colaborarem com o crescimento e o bom desenvolvimento dos nossos ossos. As frutas também previnem a osteoporose, garantindo um envelhecimento saudável para o corpo.

  • 10. Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares
  • A tâmara contém ótimas quantidades de carotenoides, flavonoides e taninos, compostos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que combatem os radicais livres e promovem a saúde das artérias, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.
  • Gestante

Comer tâmara nas últimas semanas de gestação pode promover a dilatação cervical e diminuir a necessidade de trabalho de parto induzido, de acordo com um estudo. A fruta também pode ser útil para reduzir o tempo de trabalho de parto. Em uma pequena pesquisa, 69 mulheres que consumiram seis unidades de tâmara por dia durante quatro semanas antes da data ideal do parto tiveram 20% mais chances de dar à luz naturalmente.

Porque as tâmaras são tão doces?

A tâmara é uma fonte de frutose, um tipo natural de açúcar. Por essa razão, a tâmara é muito doce e têm um sabor sutil semelhante ao de caramelo. Elas são ótimas substitutas para o açúcar branco em receitas, devido aos nutrientes, fibras e antioxidantes que fornecem.

Qual é a vitamina da tâmara?

O que são tâmaras? – A tâmara não é uma fruta comumente falada ou utilizada aqui no Brasil, mas é uma fruta da tamareira, obviamente, e pode ser encontrada facilmente em supermercados, geralmente desidratada e pode ser usada em várias receitas e tem inúmeros benefícios.

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E não se engane, ela não é bem uma fruta, alguns especialistas dizem que ela é meramente um fruto da tamareira.Dependendo de onde é cultivada, ou clima, o ambiente ou até a técnica de plantio usada, a tamera pode apresentar diferentes texturas, cores, formas e até mesmo diferentes composições químicas, o que a tornam muito saudável, e também muito saborosa.

Ela é cultivada há pelo menos mil anos e não se sabe a sua origem, talvez no norte da África ou no sudoeste da Ásia. A tâmara seca tem mais calorias do que a fruta fresca, pois quando se tira a água os nutrientes dentro do fruto tornam-se mais concentrados, por isso é bom dosar a quantidade de consumo.

  • Principalmente se você já tem alguma deficiência nutricional.
  • A tamara possui vitaminas do complexo B, A, K, ácido fólico, riboflavina, tiamina,niacina, minerais, potássio, zinco, fósforo, ferro, manganês, cálcio que ajudam a manter o organismo regulado.
  • Possui muita fibra e é muito boa para substituir o açúcar refinado na dieta, já que possui muito açúcar natural.

Além disso, é uma excelente fonte de antioxidantes e de energia.

Como devo consumir as tâmaras?

Número para marcação de consultas, disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local. Atualizado em setembro 2023 Revisão clínica: Karla Leal Nutricionista A tâmara é uma fruta rica em carotenoides, flavonoides e taninos, compostos que têm forte ação antioxidante, que pode ajudar na prevenção do envelhecimento precoce, do câncer e do infarto.

  • Além disso, a tâmara também tem ótimas quantidades de fibras, que ajudam a prevenir a prisão de ventre e favorecem o controle dos níveis de açúcar no sangue, evitando a resistência à insulina e a diabetes.
  • A tâmara é geralmente encontrada em supermercados e lojas de produtos naturais, na forma desidratada, podendo ser consumida ao natural ou usada para substituir o açúcar nas receitas para a preparação de bolos, mousses e biscoitos.

Além disso, a semente da tâmara também tem sido usada, em algumas regiões, para produzir um tipo de café sem cafeína.

Quais os benefícios da tâmara sem caroço?

Tâmara seca sem caroço são capazes de reduzir a taxa de triglicerídeos do sangue, ou seja, controlar a glicose. Elas também são extremamente energéticas, pois contêm hidratos de carbono, sendo ideais para quem precisam de bastante energia. O fruto é muito rico em potássio, cobre magnésio, cálcio e açúcares complexos.

Quantas calorias tem em uma tâmara?

Nome Científico: Phoenix dactylifera

Componente Unidade tâmara, sem caroço (7.10 g)
Principais
Água g 1.46
Valor energético (kcal) kcal 20
Proteína g 0.17

Como devo consumir as tâmaras?

Número para marcação de consultas, disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local. Atualizado em setembro 2023 Revisão clínica: Karla Leal Nutricionista A tâmara é uma fruta rica em carotenoides, flavonoides e taninos, compostos que têm forte ação antioxidante, que pode ajudar na prevenção do envelhecimento precoce, do câncer e do infarto.

  1. Além disso, a tâmara também tem ótimas quantidades de fibras, que ajudam a prevenir a prisão de ventre e favorecem o controle dos níveis de açúcar no sangue, evitando a resistência à insulina e a diabetes.
  2. A tâmara é geralmente encontrada em supermercados e lojas de produtos naturais, na forma desidratada, podendo ser consumida ao natural ou usada para substituir o açúcar nas receitas para a preparação de bolos, mousses e biscoitos.

Além disso, a semente da tâmara também tem sido usada, em algumas regiões, para produzir um tipo de café sem cafeína.