Benefícios Da Tecnologia

Qual os benefícios da tecnologia no trabalho?

Videoconferência, e-commerce, redes sociais, criptomoedas, armazenamento em nuvem As tecnologias não param de evoluir e influenciar nossas vidas. Foi a tecnologia que possibilitou, ao longo do tempo, o surgimento de novas formas de negócio e consumo, modalidades de trabalho e até de profissões.

  • O mercado de tecnologia está em plena ascensão e a demanda por profissionais qualificados nas áreas relacionadas é grande.
  • De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação, o setor de TI deve criar cerca de 420 mil novas vagas até 2024.
  • Estima-se que, por falta de qualificação profissional, 150 mil vagas não serão preenchidas.

Você, que tem uma empresa de qualquer setor que não seja a tecnologia, pode estar se perguntando: o que isso tem a ver com o meu negócio? Tudo! Em um mundo cada vez mais competitivo, não há tempo a perder! Integrar ferramentas à execução do trabalho torna o dia a dia mais simples e produtivo, impactando nos resultados atingidos.

Confira alguns benefícios de incorporar a tecnologia aos processos da sua empresa: Organização do escritório Plataformas como a WiseOffices auxiliam na rotina do seu espaço de trabalho, transformando o escritório em um ambiente inteligente. O sistema permite ao colaborador fazer o agendamento de estação de trabalho, sala de reunião e até vaga de estacionamento, ao mesmo tempo em que o gestor monitora a ocupação e acessa dados sobre a utilização do espaço.

Redução de Custos Investir em tecnologia é investir em economia. A tecnologia permite um trabalho mais eficaz e a utilização correta dos recursos, o que leva a redução de custos. Os softwares também contribuem para melhor visualização dos gastos e facilitam o planejamento financeiro do negócio.

Aumento da segurança das informações O armazenamento de informações e softwares na nuvem aumenta a segurança das informações, graças à aplicação da criptografia, permitindo o acesso apenas a pessoas autorizadas. Outra vantagem é que os documentos podem ser vistos de qualquer lugar, precisando apenas de um dispositivo conectado à internet.

Melhoria da comunicação interna A tecnologia facilita a comunicação tanto no sentido horizontal (entre colegas do mesmo nível) quanto no vertical (entre líderes e liderados). Equipes que se comunicam de maneira clara, objetiva e fluida trabalham alinhadas e têm muito mais chances de atingir suas metas e objetivos.

Quais os benefícios da tecnologia para os jovens?

É evidente que a tecnologia se infiltrou em nossas vidas, agora você pode fazer compras, transações bancárias, comunicar-se, socializar, navegar e colaborar com pessoas em seu smartphone ou dispositivo. As crianças estão aprendendo a navegar na tecnologia em uma idade muito mais jovem à medida que crescem com ela em suas casas e em suas vidas.

A Geração Z é agora responsável por moldar o que hoje é conhecido como nossa cultura digital e são grandes consumidores de mídia digital. Em todo mundo, usam a internet por vários motivos; jogos online, comunidades sociais, notícias e entretenimento. No entanto, essa faixa etária usa a tecnologia de forma mais imersiva para criar comunidades online e moldar suas identidades.

É essencial que eles desenvolvam habilidades para explorar essas áreas com segurança e competência. Cada vez mais, a principal atração da tecnologia para os jovens é a participação em uma cultura digital global. A internet permite que as pessoas se conectem com qualquer parte do mundo e criem experiências compartilhadas, em um conteúdo online que traz o sentimento de inclusão.

  1. Os jovens são capazes de fazer amizade com um grupo de pessoas muito maior e culturalmente diversificado.
  2. Eles estão usando aplicativos para cantar, desenvolver a criatividade, fazer amigos, compartilhar interesses e socializar com pessoas de todo o mundo.
  3. Mantêm-se atualizados, compartilham sua própria linguagem ou gíria e participam de uma comunidade global de memes e comentários sociais.

No entanto, o conceito de privacidade mudou muito nas mentes dos jovens. As mídias sociais podem aumentar as pressões para os adolescentes à medida que buscam popularidade e compartilham informações. Alguns adolescentes estão compartilhando grandes quantidades de suas vidas com seus seguidores online e, com o surgimento dos influencers, a ideia de ter uma vida privada se dissipou.

  1. É uma boa ideia discutir as questões sobre privacidade com seus filhos e debater se eles devem ter o direito a uma vida privada.
  2. Talvez seja uma boa ideia levá-los a pensar sobre como a tecnologia impacta nossas vidas de maneira positiva e negativa.
  3. Esta educação digital deve ajudá-los a distinguir como eles usam a tecnologia, a quantidade de informações que compartilham e como podem estar mais conscientes da vida, tanto online quanto no mundo real.

Com o aprendizado da tecnologia, crianças e adolescentes podem crescer no mundo digital com inúmeras habilidades sociais e culturais, entre elas podemos citar: saber quando é apropriado ouvir e quando falar, interagir efetivamente com outras pessoas, ter uma conduta respeitável e profissional, trabalhar efetivamente em equipes, respeitar as diferenças culturais e trabalhar de forma eficaz com pessoas de diversas origens sociais e culturais, desenvolver sua confiança, responder de maneira aberta a diferentes ideias e valores, alavancar as diferenças sociais e culturais para criar novas ideias e aumentar a inovação e a qualidade do trabalho.

Além disso, o ensino de habilidades tecnológicas promove que os jovens definam metas com critérios de sucesso tangíveis e intangíveis; equilibrem objetivos táticos (curto prazo) e estratégicos (longo prazo); utilizem melhor o tempo e gerenciem suas tarefas mais eficientemente; monitorem, defininam, priorizem e concluam tarefas com mais facilidade; vão além do domínio básico de habilidades tecnológicas e o currículo escolar, explorem e desenvolvam seu próprio aprendizado e oportunidades para ganhar experiência; demonstrem iniciativa para avançar os níveis de habilidade para um nível profissional e saibam refletir criticamente sobre as experiências passadas, a fim de informar o progresso futuro.

Sobre a Happy Code A Happy Code é uma escola de tecnologia e inovação, criada a partir da necessidade do ensino de competências digitais para uma geração que já nasceu conectada. Nosso método de ensino é baseado no conceito global STEM – Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática – que trabalha disciplinas fundamentais na formação de alunos mais preparados para lidar com os novos desafios da era digital.

Qual a importância da tecnologia para todos nós?

Conclusão – A importância da tecnologia é a chave da renovação contínua em nosso modo de viver. Por meio dela alcançamos patamares nunca antes imaginados e progredimos de maneira espantosa marcando a nossa história. Sem os avanços tecnológicos, nosso modo de vida não seria tão complexo.

  • As influências tecnológicas moldam a maneira como os humanos agem hoje.
  • Devido à pandemia do COVID-19, o trabalho remoto se tornou uma necessidade nos anos de 2020 e 2021.
  • Todavia, essa tendência não é passageira.
  • Trabalhar de qualquer lugar se tornará o novo normal, e ter uma tecnologia que permite acesso e suporte remoto será fundamental.

O Rescue é dimensionável e oferece um suporte remoto flexível e de confiança, independentemente do porte ou da velocidade de crescimento da sua empresa. Ele vai além do atendimento de problemas técnicos. O grande objetivo do Rescue é poupar tempo e dinheiro, aumentando a eficiência de toda a empresa, exatamente como esses nossos clientes.

Como a tecnologia pode melhorar a vida das pessoas?

Por que acreditamos que a tecnologia melhora a vida das pessoas? O surgimento da tecnologia causou uma mudança definitiva na sociedade. Atualmente, temos acesso a inúmeras informações na palma de nossas mãos com apenas alguns cliques. Logo ao despertar pela manhã, é possível verificar a agenda de compromissos, checar a previsão do tempo e apurar como está o trânsito em seu trajeto, por exemplo.

Ainda que o impacto seja tão costumeiro para alguns a ponto de quase passar despercebido, os avanços tecnológicos podem ajudar a melhorar significativamente a vida de milhões de pessoas. Os benefícios são diversos, como o fortalecimento dos laços sociais, quebra de barreiras da comunicação de curtas a longas distâncias, disponibilização de ferramentas para otimização de processos e acesso rápido e fácil ao conhecimento.

Esta facilidade de acompanhar informações também se revela no crescente engajamento político da população. Cada vez mais as pessoas estão se tornando conscientes de que o exercício da cidadania vai muito além das obrigações eleitorais periódicas, englobando também todos os direitos e deveres enquanto pessoas constituintes de uma sociedade mais harmoniosa.

Desafios da gestão pública no cenário tecnológico Com a constante evolução da tecnologia, há a necessidade de adaptar-se à nova realidade e às possíveis demandas que, até então, não eram imperiosas. Um exemplo latente relacionado à gestão pública foi a necessidade de digitalização dos processos da vacina contra o vírus da COVID-19 para atender a alta demanda populacional de modo mais eficiente e garantir mais facilidade no momento de comprovação das doses tomadas.

Portanto, é possível usufruir da tecnologia com a finalidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas e assegurar o acesso a serviços com praticidade e segurança, além de tornar a gestão mais eficiente, otimizada e preparada para eventualidades. Mas, afinal, do que se trata a evolução da gestão pública? Para garantir os benefícios citados, a adoção de sistemas de gestão pública vem crescendo cada vez mais no setor público e não apenas em empresas privadas.

A importância dos sistemas de gestão Os gestores sempre buscam oferecer serviços eficientes e com agilidade à população e, para tanto, é necessário investir em sistemas que propiciem a melhoria do controle de recursos, do capital humano e dos processos laborais internos. Automatizar estes processos é a função primordial dos sistemas de gestão, reunindo informações e dados para então visualizar melhor toda a operação e tomar decisões estratégicas mais assertivas. Conheça a OM30: soluções estratégicas para uma gestão pública eficiente

A OM30 é uma empresa de tecnologia com especialização no desenvolvimento de sistemas sustentáveis para a gestão pública, seja na área de saúde, educação, outsourcing ou gestão documental. Nós conhecemos e estudamos os desafios enfrentados diariamente por gestores públicos e o ajudamos através da tecnologia.

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Além disso, contamos com profissionais capacitados para entregar soluções que transformam a realidade dos municípios em que atuamos com excelência. Aqui na OM30 você conta com análise de dados em tempo real, otimização de recursos e do capital humano, transparência e eficiência para o seu município, sempre com integridade, ética e respeito.

Quais as vantagens da tecnologia de informação?

ARTIGOS Benefícios do uso de tecnologia de informação para o desempenho empresarial Benefits from the use of information technology for corporate performance Alberto Luiz Albertin I ; Rosa Maria de Moura Albertin II I Professor titular e coordenador dos programas de pós-graduação da Fundação Getulio Vargas/ Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV/Eaesp).

  • Endereço: Av.
  • Nove de Julho, 2029, 11 o andar — CEP 01313-902, São Paulo, SP, Brasil.
  • E-mail: [email protected] II Doutoranda e pesquisadora da Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV/Eaesp).
  • Endereço: Av.
  • Nove de Julho, 2029, 8º andar — CEP 01313-902, São Paulo, SP, Brasil.

E-mail: [email protected] RESUMO A tecnologia de informação (TI) é um dos componentes mais importantes do ambiente empresarial atual, oferecendo grandes oportunidades para as empresas que têm sucesso no aproveitamento de seus benefícios. Este artigo apresenta as dimensões do uso de TI e a relação entre os benefícios oferecidos pelo uso de TI e o desempenho empresarial, tendo como base a estrutura de benefícios de TI no desempenho empresarial.

  • A metodologia utilizada é o estudo de caso numa empresa líder de seu setor, com investimento significativo em TI e que, a partir do estudo, passou a utilizar tal instrumento para a avaliação e acompanhamento dos gastos e investimentos nessa tecnologia.
  • A contribuição do artigo é a identificação dos benefícios oferecidos pela TI e a relação com o desempenho empresarial, fornecendo subsídios importantes para a sua administração.

Palavras-chave: tecnologia de informação; desempenho empresarial; governança de TI; administração de TI. ABSTRACT Information technology (IT) has been considered one of the most important components in the current business environment, offering opportunities for companies that successfully take advantage of its benefits.

The main purpose of this article is to present the IT usage dimensions and the relationship between the benefits offered by using information technology and business performance, based on the structure of its benefits in business performance. The used methodology is a case study in a leading company that has a significant IT investment, and which, as a result of this study, started using this tool for evaluating and monitoring its costs and investments in this technology.

The contribution is the identification of the benefits offered by the use of IT and the relationship with business performance, offering important insights to its management. Keywords: information technology; business performance; IT governance; IT management.1.

  1. Introdução A tecnologia de informação (TI) é um dos componentes mais importantes do ambiente empresarial atual, e as organizações brasileiras têm utilizado ampla e intensamente essa tecnologia, tanto em nível estratégico como operacional.
  2. Essa utilização oferece grandes oportunidades para as empresas que têm sucesso no aproveitamento dos benefícios oferecidos por esse uso e também oferece desafios para a administração de TI da qual as empresas passam a ter grande dependência e que apresenta particularidades de gerenciamento.

Nesse cenário complexo, outro desafio é identificar o grau de contribuição que essa tecnologia oferece para os resultados das empresas. Nesse ambiente, é imprescindível o conhecimento dessas dimensões: utilização, benefícios oferecidos, contribuição para o desempenho empresarial, desafios de sua governança e administração, e o papel dos executivos.

Também é importante a relação que existe entre elas, para que se possa garantir a sua coerência, além do tratamento individual das particularidades de cada uma dessas dimensões. Os direcionadores do uso de TI completam esse enfoque. Este artigo apresenta as dimensões do uso de TI e a relação entre os benefícios oferecidos por seu uso e o desempenho empresarial, tendo como base o modelo das dimensões do uso de tecnologia de informação em benefício dos negócios e a estrutura de benefícios de TI no desempenho de negócio.

A metodologia utilizada é o estudo de caso numa empresa líder de seu setor, com investimento significativo em TI e que, a partir do estudo, passou a utilizar tal instrumento para a avaliação e acompanhamento dos gastos e investimentos nessa tecnologia.

  1. A contribuição do artigo é a identificação dos benefícios oferecidos pela TI e a relação com o desempenho empresarial, oferecendo subsídios importantes para a sua administração.
  2. Além da identificação, a apresentação de instrumento não só de análise e avaliação, mas de orientação para o tratamento adequado dessas dimensões.2.

Dimensões do uso de tecnologia de informação em benefício dos negócios O uso de TI nas empresas pode ser entendido por meio do conhecimento das suas várias dimensões, incluindo o contexto com seus direcionadores, os tipos de uso de TI, os benefícios oferecidos, o desempenho empresarial, a governança e a administração de TI e o papel dos executivos de negócio e de TI, bem como a relação que existe entre as dimensões.

Isso permite identificar as variáveis que afetam e são afetadas pelo uso de TI, conforme o modelo das dimensões do uso de tecnologia de informação em benefício dos negócios, na figura 1, O uso de TI deve considerar o contexto, definido neste artigo pelos direcionadores das respostas organizacionais e do uso de TI, incluindo as pressões de mercado, de indivíduo e da própria tecnologia.

O valor que a TI poderá agregar à organização está diretamente relacionado com a qualidade do estudo desses direcionadores (Hackett, 1990; Morton, 1991; Kanter, 2001; Amor, 2000). O uso de TI também será determinado pela visão e valor que essa tecnologia tem para a empresa, assim como pelas várias aplicações de TI que estão à disposição das organizações (Weill e Broadlent, 1998) e que têm níveis diferentes de reconfiguração de negócio (Venkatraman, 1991), dependendo da necessidade definida pelos direcionadores.

No nível mais elevado, a TI pode contribuir de forma definitiva para a criação de novos modelos de negócio (Means e Schneider, 2000; Sampler, 1998; Murphy, 2002; Weill e Vitale, 2001). As organizações dependem de certos requisitos para garantir seu sucesso (Slack, Chambers e Johnston, 2000; Tardugno, Dipasquale e Matthews, 2000; Baschab e Piot, 2003), que podem ser alcançados com a utilização de TI.

O uso de TI oferece benefícios para os negócios que incluem custo, produtividade, qualidade, flexibilidade e inovação, e cada uso tem uma composição própria desses benefícios. O desafio das organizações é determinar o mais precisamente possível quais os realmente ofertados e desejados, pois tal identificação será a base para a confirmação desses benefícios no desempenho empresarial.

Esse desempenho certamente tem sido afetado pelo uso de TI, porém a maneira que isso ocorre depende da perspectiva usada na relação entre a organização e a TI, que pode ser desde a consideração de TI como simples decorrência das diretrizes organizacionais, até a TI como facilitadora e fornecedora de inovações de negócio.

Tais perspectivas determinam o valor que é dado e que se espera do uso de TI. O desempenho empresarial inclui aspectos financeiros e não-financeiros (Venkatraman, 1989; Murphy, 2002). A governança de TI pode ser entendida como a autoridade e responsabilidade pelas decisões referentes ao uso de TI.

A administração de TI, com seus processos de planejamento, organização, direção e controle, tem como objetivo garantir a realização bem-sucedida dos esforços para o uso de TI, desde a sua definição com o alinhamento estratégico, influenciado pelo contexto, até a mensuração dos seus impactos no desempenho empresarial.

Ela não deve ser realizada apenas pelos executivos dessa área, mas como uma responsabilidade organizacional pelos executivos de negócio, que têm participação decisiva no seu sucesso (Schein, 1989). Os executivos de negócio devem ter uma atitude em relação à TI adequada ao que se espera dessa tecnologia, de forma crítica e realista, permitindo que as suas inovações sejam aproveitadas, e participando ativa e decisivamente na administração de TI em conjunto com os executivos da área, que devem ter um papel ativo e decisivo nos negócios, assim como os demais.

  1. Eles devem participar nos negócios e não só permitir, mas incentivar a participação dos demais executivos.
  2. As dimensões do uso de TI e suas relações produzem efeitos internos e externos nas organizações, o que significa que elas também influenciam o contexto e seus direcionadores, alterando-os e sendo alteradas por eles.3.

Benefícios oferecidos pelo uso de tecnologia de informação Os benefícios que a TI oferece às organizações têm sido comprovados em algumas áreas de aplicação dessa tecnologia, enquanto em outras permanece o debate em relação às dúvidas, se tais benefícios de fato têm sido alcançados ou mesmo se apresentam relação positiva se comparados aos investimentos necessários.

O estudo de benefícios oferecidos pelo uso de TI pode começar tendo como base alguns estudos e teorias desenvolvidas para outras áreas, por exemplo a de Slack, Chambers e Johnston (2000), que definiram que a base para o sucesso da empresa é custo, qualidade, tempo, flexibilidade e inovação. Os benefícios oferecidos e as reconfigurações de negócio induzidas por TI certamente devem se refletir em benefícios efetivos para o negócio, que incluem a redução de custo obtida, por exemplo, pela integração interna de processos e áreas; o aumento da produtividade conseguido pela automação localizada de processos; a melhoria da qualidade resultado da utilização de tecnologia nos próprios produtos e serviços ou mesmo nos processos para garantir a sua efetividade; o aumento da flexibilidade obtido pela base tecnológica que permite o crescimento do volume de negócios sem um crescimento proporcional de custos operacionais ou mesmo de forma rápida; e a inovação conseguida com novas práticas e processos possíveis por meio da utilização intensa de TI.

Segundo Murphy (2002), os benefícios de TI podem ser divididos em tangíveis e intangíveis. Os tangíveis podem ser definidos como aqueles que afetam diretamente os resultados da empresa, tais como redução de custo e geração de lucros. Os intangíveis são os que causam melhorias de desempenho do negócio, mas não afetam diretamente no resultado da empresa, tais como informações gerenciais, segurança etc.

Os benefícios do uso de TI podem ser definidos como custo, produtividade, flexibilidade, qualidade e inovação, e esses benefícios podem ser entendidos como a oferta que a tecnologia traz para as organizações. Porém, tão importante quando a oferta é o seu aproveitamento no desempenho empresarial. Os vários usos de TI podem apresentar proporções diferentes dos benefícios oferecidos, de acordo com o tipo de aplicação e nível de reconfiguração.

A figura 2 apresenta esses benefícios e exemplos de mensuração. Os benefícios devem ser definidos e medidos pelos solicitantes e usuários de TI, ressaltando-se que devem ser benefícios para os negócios e aproveitados nos negócios.4. Uso de tecnologia de informação e o desempenho empresarial A área de TI está sob crescente pressão para tornar evidente o seu entendimento sobre o que constitui o valor de negócio que ela oferece e mostrar que vale a pena um investimento em TI antes do investimento ser feito.

  • Os executivos de TI precisam ter uma estrutura para analisar os investimentos de TI e ter métricas para definir seu sucesso (Towell, 1999).
  • Essa estrutura deve considerar três dimensões: valor estratégico, valor organizacional e valor de negócio, o que tem representado desafios para a sua elaboração efetiva.
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Os investimentos em TI apresentam fundamentos diferentes dos demais realizados pelas organizações. Após uma cuidadosa análise dos custos do investimento e seus benefícios antecipáveis, a decisão é tomada com base nessa comparação. Porém, em TI, esses aspectos não são tão facilmente identificados (Mahmood e Szewczak, 1999a).

Os estudos sobre o uso de TI não apresentam consenso sobre o melhor enfoque, medidas ou nível de análise a serem utilizados para medir o valor de negócio e estratégico dos investimentos em TI nas organizações. A maioria dos estudos sempre foi baseada em muitas disciplinas, por exemplo, nos aspectos microeconômicos, econômicos e financeiros; foram usadas várias teorias, como a teoria da firma, valor da informação e valor do tempo do dinheiro; e o emprego de muitas variáveis dependentes desde índices financeiros até a satisfação.

A maioria dos modelos usados nas pesquisas assume a relação direta entre tecnologia e algumas medidas de desempenho, e essa visão é denominada modelo básico e inclui investimento e desempenho organizacional (McKeen, Smith e Parent, 1999). O modelo definido por Trice e Treacy (1986) surgiu da investigação sobre medidas de efetividade de TI que sempre envolve medidas de utilização de TI.

  1. Nesse modelo, a utilização de TI deve ser uma variável interveniente entre investimento de TI e desempenho empresarial, uma vez que TI não pode afetar o desempenho se não for utilizada de alguma forma.
  2. As relações entre a utilização de TI e o desempenho empresarial são complexas, e é impossível traçar uma relação teórica clara entre TI e desempenho empresarial sem incluir a utilização.

Lucas (1999) definiu que a relação entre a TI e o desempenho empresarial é influenciada pelo processo de gerenciamento de empreendimento de TI e pela TI em si, e que os dois componentes contribuem para o uso adequado dessa tecnologia. O desempenho empresarial é influenciado pelo uso de TI e de outras variáveis.

A noção de efetividade de conversão é explorada por Markus e Soh (1993) que argumentam que existem dois grupos de fatores que determinam se o valor de TI é obtido ou não. O primeiro refere-se aos fatores estruturais que determinam as diferenças entre empresas, na sua habilidade de obter benefícios a partir dos gastos com TI, como, por exemplo, tamanho, setor, posição competitiva, entre outros.

O segundo refere-se aos processos gerenciais internos, que incluem formular estratégia de TI, selecionar a estrutura organizacional para executar essa estratégia, desenvolver a aplicação de TI adequada e gerenciar projetos de desenvolvimento de aplicações de TI efetivamente McKeen e Smith (1993) identificaram que o orçamento de TI é utilizado quase exclusivamente como uma medida do nível de informatização.

  • Tal situação acaba negligenciando um importante aspecto de TI: seu desenvolvimento.
  • Nessa visão, onde a TI é desenvolvida pelo esforço das pessoas, não é adequado considerar o impacto no desempenho sem considerar as pessoas.
  • Somente levando em conta os dois recursos, pessoas e TI, no desenvolvimento, é possível obter o valor efetivo de TI.

Weill (1998) definiu que a relação entre TI e o desempenho empresarial é influenciada pela conversão efetiva, que pode ser entendida como a capacidade da organização para retirar o melhor resultado e valor do uso de TI. Mahmood e Szewczak (1999b) argumentaram que o desempenho empresarial é influenciado pela governança de TI, pelo investimento em TI, pela estruturação da função de TI e o próprio uso dessa tecnologia.

  • A conversão efetiva de TI inclui o investimento em TI, a estruturação da função de TI e o próprio uso da tecnologia.
  • Devaraj e Kohli (2002) argumentam que o custo e o investimento em TI serão refletidos no desempenho empresarial por meio do processo de uso de TI, refletido nos produtos e serviços de TI, que implicará um impacto do uso, que afetará o resultado empresarial.

Uma possível síntese dos modelos desenvolvidos considera que o investimento em TI deve ser considerado uma cadeia de processos de transformação antes de resultar em algum desempenho empresarial. Tal cadeia inclui governança de TI, investimento em TI, desenvolvimento de TI, utilização de TI e, finalmente, desempenho empresarial. a natureza multidimensional do retorno dos investimentos em TI requer que diferentes categorias de medidas sejam criadas para tratar as várias dimensões, quantitativas, qualitativas e orientação a processos; a natureza multidimensional do retorno dos investimentos em TI requer que diferentes métodos sejam utilizados para medir o retorno dos investimentos em TI em dada situação; para aumentar as chances de sucesso, deve-se medir o retorno dos investimentos em TI em vários níveis e para diferentes tipos de TI. As diretrizes: adotar uma visão multidimensional da mediação do retorno de investimentos em TI; identificar e utilizar medidas não-quantitativas do retorno de investimentos em TI; ser favorável a utilizar vários enfoques de medidas de retorno de investimentos em TI ao mesmo tempo; medir o retorno de investimentos em TI em vários níveis da organização; medir o retorno de investimentos em TI separadamente para diferentes tipos de TI. Muitos autores concordam que analisar os aspectos econômicos dos investimentos em TI é difícil e complexo, e as técnicas financeiras e quantitativas não bastam para tal análise.

  • Às vezes, o enfoque intuitivo é empregado, permitindo que o otimismo ou ceticismo sejam utilizados, colocando em risco o sucesso da organização, seja pelo investimento indevido ou pela não-realização de um investimento necessário (Christopher, 2000).
  • Estrutura de benefícios do uso de tecnologia de informação no desempenho empresarial A relação entre o uso de TI e o desempenho empresarial é influenciada pelas dimensões já descritas.

Porém, é necessário estabelecer um vínculo dos gastos e investimentos em TI com os indicadores de desempenho empresarial, tanto para a avaliação de investimentos quanto para o acompanhamento de seus gastos. A avaliação dos investimentos em TI pode ser estruturada em duas dimensões: tempo e nível de agregação (Wehrs, 1999).

  1. O processo de avaliação pode ser então realizado ex ante ou ex post,
  2. A avaliação ex ante foca a decisão sobre investimento em TI e o objetivo é determinar a alocação de recursos.
  3. A finalidade da avaliação ex post é justificar os custos incorridos e prover diretrizes para os gastos futuros similares.
  4. A avaliação ex ante envolve o futuro não conhecido, necessitando considerar riscos e incertezas, num típico processo de previsão.

A avaliação ex post apresenta os problemas de inferência válida. A análise do valor que os investimentos podem trazer para as organizações deve considerar duas dimensões: componentes de TI e áreas de retorno de investimento. Os componentes podem ser hardware, software, redes e procedimentos.

  • As áreas de retorno do investimento podem ser utilização da capacidade, administração de estoque, novos produtos e qualidade de produtos (Prakash, 1999).
  • Porém, essas dimensões são muito focadas em componentes básicos de TI e limitadas em áreas operacionais e de produtos das organizações.
  • Garrod (1999) propõe uma estrutura de estratégia de informação com duas dimensões, ambas com dois vetores.

A primeira com valor da exploração de informação e com a incerteza do ambiente; a outra com valor do processamento da informação e com a complexidade do ambiente. Essa estrutura colabora com o entendimento do uso de TI e suas contribuições, que vão desde o processamento mais eficiente da informação até a inovação que a informação permite, trazendo uma visão mais abrangente dos benefícios do uso de TI.

Os estudos de avaliação de investimento em TI têm utilizado várias técnicas, mas nenhuma pode ser considerada completa isoladamente, uma vez que o desempenho empresarial é afetado por variáveis e fontes, que levam aos benefícios oferecidos pelo uso de TI (Bysinger, 1996b; Wen e Sylla, 1999; Raisinghani, 2001; Schwalbe, 2004).

Os benefícios de TI incluem melhoria no desempenho dos processos operacionais, suporte ao gerenciamento, vantagem competitiva e transformação de negócio. A análise dos métodos de avaliação de investimentos em TI, realizada por Berghout e Renkema (2001), acrescenta mais alguns detalhes e realça a existência de impactos que medem o valor de negócio do investimento: financeiros, que medem a lucratividade e o retorno; e não-financeiros, que medem a contribuição.

O aproveitamento dos benefícios do uso de TI no desempenho empresarial se dará por meio dos processos e estratégias que são afetados e suportados por TI e que irão compor esse desempenho. O uso de TI, tanto como infraestrutura ou como suas aplicações em processos organizacionais, oferece os benefícios de custo, produtividade, qualidade, flexibilidade e inovação, que deverão ser mensurados nos negócios, formando assim a estrutura de benefícios de tecnologia de informação no desempenho empresarial, como apresenta a figura 3,

Os benefícios do uso de TI devem ter métricas que os vinculem com o desempenho empresarial e que permitam a sua justificativa e avaliação constante. Tais métricas formam os indicadores que podem estabelecer a relação direta ou indireta entre o uso de TI e o desempenho empresarial.

Este, então, apresentará a contribuição dos gastos e investimentos de TI, porém sempre será alcançado e determinado em função das variáveis que o afetam, que são variáveis de mercado, tecnológicas, organizacionais e de indivíduo. Essas variáveis representam a interferência que os direcionadores têm no desempenho empresarial e o que recebem desse desempenho.

O vínculo e a identificação das variáveis e suas influências na determinação da real e efetiva contribuição de TI para o negócio ainda é um grande desafio, que é tratado com os resultados da pesquisa que originou este artigo. O desenvolvimento desse instrumento utilizou os conceitos de balanced scorecard (Kaplan e Norton, 1996), que considera quatro perspectivas, financeira, cliente, processos internos e aprendizado e crescimento, entendidas como uma maneira bastante adequada e abrangente de analisar desempenho empresarial.

O enfoque de fator crítico de sucesso colabora para um efetivo controle estratégico (Veen-Dirks e Wijn, 2002). O modelo de dimensões do uso de tecnologia de informação em benefício dos negócios e a estrutura de benefícios de tecnologia de informação no desempenho empresarial são utilizados para a análise e a elaboração das estratégias e operacionalização do uso de TI e de negócio.

Eles se complementam, formando um conjunto fundamental para a administração bem-sucedida de TI e para a garantia do aproveitamento dos benefícios do uso de TI no desempenho empresarial, que considera todas as dimensões pertinentes de forma integrada.5.

  • Governança e administração de tecnologia de informação A governança de TI pode ser relacionada com a autoridade e responsabilidade pelas decisões referentes ao uso de TI e sua administração.
  • A organização dirige e estabelece os requisitos para a governança de TI.
  • As atividades da organização requerem informações de atividades de TI para atender aos objetivos de negócio.

As organizações de sucesso garantem interdependência entre seu planejamento estratégico e suas atividades de TI. A participação das gerências das áreas de negócio, da gerência média e dos usuários finais é imprescindível para o sucesso da administração de TI, pois todos são considerados os clientes de TI (Bysinger, 1996a).

A administração de TI deve ser decorrente do modelo de governança de TI, uma vez que ela depende das definições sobre as suas decisões e responsabilidades pelas ações referentes ao uso de TI. A administração de TI deve considerar os temas principais para atender às necessidades da organização, tais como alinhamento, suporte, operações, resiliência, alavancagem e futuro.

As funções e os processos de administração de TI devem ser suficientes para garantir o tratamento adequado desses temas (Lutchen, 2004). Os modelos de administração de TI são a implementação da sua governança. Os principais modelos de administração de TI que têm sido analisados pelas empresas incluem o Cobit — Control objectives for information and related technology (2000) e o Itil — Information technology infrastructure library (2004).

Os modelos de administração de TI se completam, uma vez que cada um deles tem um enfoque específico e atende a alguns dos aspectos da função de TI (Barton, 2003). Essa visão é apresentada no conceito que integra administração global e função de TI, que considera os principais aspectos da administração de TI.

Neste artigo, o modelo utilizado é o Cobit, pois é o que apresenta um nível significativo de utilização pelas organizações, inclusive para avaliação e certificação nacional e internacional. Apesar da crítica em relação à utilização do termo governança na definição do modelo, será respeitada a utilização feita pelo instituto responsável pela sua proposição.

  1. Nesse modelo, são considerados os processos de planejamento e organização, aquisição e implementação, entrega e suporte, e controle.6.
  2. Metodologia de pesquisa A estratégia utilizada na pesquisa apresentada neste artigo é a de estudo de caso único ( case study ).
  3. O problema de pesquisa pode ser resumido em: como a governança e a administração de TI devem considerar a relação entre os benefícios oferecidos pelo uso de TI e o desempenho empresarial? Estudo de caso Bonoma (1985) argumenta que o estudo de caso aplica-se de forma bastante adequada para as pesquisas nas situações em que o fenômeno é abrangente e complexo, e que deve ser estudado dentro de seu contexto.

Lazzarini (1995) comenta que o estudo de caso é muito útil nas pesquisas que têm como objetivo contextualizar e aprofundar o estudo de um certo tema. Benbasat, Goldstein e Mead (1987) definem que três razões principais justificam o estudo de caso como uma estratégica apropriada: a possibilidade de estudar sistemas de informação no ambiente natural, de aprender sobre o estado-da-arte e de gerar teorias a partir da prática; a possibilidade de responder a perguntas do tipo: Como? E por quê? Ou seja, compreender a natureza e a complexidade do processo em jogo; a possibilidade de pesquisar uma área na qual poucos estudos prévios tenham sido realizados. Lee (1989) sustenta que uma metodologia científica não precisa envolver elementos como controles de laboratórios, controles estatísticos, proposições matemáticas e observações replicáveis.

  1. O estudo de caso pode atingir objetivos científicos por outros meios, tais como controles naturais e proposições verbais.
  2. Yin (1994) define que, embora a estratégia de estudo de caso tenha sido estereotipada como fraca entre os métodos de ciências sociais, ela tem sido bastante utilizada nas pesquisas dessa área, em campos orientados pela prática e como estratégias nas pesquisas de teses e dissertações.

A escolha da estratégia de pesquisa depende de três condições: tipo de questão básica da pesquisa; a extensão do controle que o investigador tem sobre os eventos comportamentais reais; grau de ênfase em eventos contemporâneos como oposto a eventos históricos. Com base nessas condições, este artigo pode ser assim analisado: as questões básicas da pesquisa; como é a relação que existe entre os benefícios de TI e o desempenho empresarial; como essa relação pode ser aplicada na governança e na administração de TI; essas perguntas são do tipo “como” e “por que”, para as quais recomenda-se a utilização de experimento, histórico e estudo de caso; controle sobre eventos comportamentais; não é possível o controle dos eventos comportamentais para efeito deste artigo; essa condição é atendida por histórico e estudo de caso; ênfase em eventos contemporâneos; a ênfase é na situação atual e no que a influencia, sendo possível o acesso às pessoas, documentos e observações do processo; essa situação é atendida por estudo de caso. Ainda segundo Yin (1994), um estudo de caso é um questionamento empírico que investiga um fenômeno contemporâneo com seus contextos de vida real, quando as fronteiras entre fenômeno e contexto não são evidentes, e nos quais fontes múltiplas de evidência são usadas.

  • Isso ajuda a definir o estudo de caso e distingui-lo de outras estratégias de pesquisa.
  • Aqui é possível atender a pelo menos uma das condições para estudo de um único caso, que refere-se a um caso revelatório, uma vez que o esforço para o estudo sobre a relação de uso de TI e o desempenho empresarial foi, até agora, identificado e possível de análise em uma empresa.

Portanto, neste artigo será utilizado o estudo de caso único. A utilização de todos os componentes de um projeto de estudo de caso é suficiente para que o projeto não apresente as limitações de generalização e os potenciais vieses apontados por Leonard-Barton (1990).

  1. Apesar de ser recomendada a identificação da organização e das pessoas participantes do caso, são aceitas situações em que a identificação não é possível.
  2. Neste artigo, por razões estratégicas e de sigilo da organização que serviu ao estudo de caso e que considera a utilização de TI como parte de sua estratégia, não serão identificados a organização e os participantes, porém, nenhuma informação relevante será omitida.

Esboço/modelo do estudo de caso Yin (1994) definiu que existem cinco componentes para o projeto de um estudo de caso e que foram assim tratadas no presente artigo: questões de estudo — já comentadas neste artigo; proposições do estudo — os benefícios oferecidos pelo uso de TI devem ser confirmados no desempenho empresarial das organizações; unidade de análise — os executivos das áreas de negócios e de TI; ligação entre os dados e as proposições — conclusão dos casos e tem como instrumento o modelo utilizado no protocolo de pesquisa; critério para interpretar as descobertas do estudo — baseadas nos dados obtidos e registrados nos modelos utilizados no protocolo de pesquisa. Desenvolvimento de teoria No estudo de caso, visando obter uma melhor orientação do pesquisador na hora em que ele estiver coletando ou analisando os dados, recomenda-se o estabelecimento de afirmações referentes às teorias envolvidas no estudo.

  • A generalização de estudo de caso para teoria, segundo Yin (1994), não deve se basear na generalização estatística, uma vez que os casos não são unidades de amostragem e não devem ser escolhidos por essa razão.
  • O caso deve ser considerado experimento ou pesquisa.
  • Assim, o método de generalização deve ser o da generalização analítica, onde uma teoria previamente desenvolvida serve de quadro de referência para comparação com os resultados empíricos do estudo de caso.

A análise e conclusão do caso foram elaboradas com essa orientação, a generalização analítica. Qualidade do esboço/modelo do estudo de caso Conforme mencionado por Yin (1994), o esboço (modelo de pesquisa) deve ser passível de julgamento de sua qualidade, o que deve ser feito utilizando-se quatro técnicas, tratadas da seguinte maneira neste artigo: validade de construção do estudo com o uso de múltiplas fontes de evidência — os executivos das áreas de negócios e de TI que participaram de diferentes projetos ou atividades referentes aos serviços e produtos de TI; validade interna — no protocolo descrito no próximo item e na conclusão do caso; validade externa — o estudo de caso; confiabilidade — a base é o protocolo do estudo de caso. Protocolo do estudo de caso O protocolo do estudo de caso foi composto pelos seguintes grupos de informações: informações da empresa, sobre a situação da empresa em relação a seu setor e responsável pelas informações; situação da empresa, sobre a receita, os investimentos e a utilização geral de TI; usos de TI; benefícios do uso de TI; desempenho da empresa; relação entre uso de TI e desempenho empresarial; governança e administração de TI.

  • A estrutura de benefícios de tecnologia de informação no desempenho empresarial, apresentada na figura 1, serviu de protocolo geral aqui.
  • As dimensões estudadas neste artigo, tanto na conceituação, identificação e elaboração quanto na sua análise e avaliação, também foram abordadas em entrevistas com os principais executivos de negócio e de tecnologia de informação, em encontros separados ou não, visando obter a percepção de cada área em relação aos temas envolvidos.

Seleção do caso A empresa utilizada como caso é do setor industrial, uma das líderes de seu ramo. A identificação da empresa não será feita por motivos de sigilo requerido pelos seus responsáveis. Porém, nenhuma informação importante para a análise do caso será omitida.

Iremos chamar de Empresa o caso estudado. A Empresa teve faturamento superior a R$ 2 bilhões no ano de 2004, distribuídos em sete plantas industriais, gastou e investiu mais de 1,5% de seu faturamento líquido em TI durante o ano de 2004. O caso foi estudado durante o ano de 2005, por meio de entrevistas, análise de documentos e protocolo elaborado com base na revisão bibliográfica, e a unidade de pesquisa foi os principais executivos de negócio e de TI da Empresa.7.

Benefícios do uso de tecnologia de informação no desempenho empresarial: caso da empresa O projeto de pesquisa, por meio de estudo de documentos e informações disponíveis e reuniões com os representantes de TI e de negócio da Empresa, estudou os principais usos de TI, incluindo projetos, infra-estrutura e demais serviços, como: projeto de automação de força de vendas; projetos de sistema de gerenciamento de projetos; serviço de armazenamento de dados; serviço de análise de negócios. O estudo permitiu estabelecer a relação do uso de TI com os indicadores de desempenho empresarial da Empresa, permitindo comprovar a adequação da estrutura de benefícios de tecnologia de informação no desempenho empresarial.

  • O indicador de desempenho empresarial da Empresa utilizado foi o balanced scorecard — BSC.
  • Projeto de automação de força de vendas Tem como objetivo implementar o sistema de colocação de pedidos e consulta de informações dos clientes em aplicações para meios eletrônicos com acesso à internet.
  • A análise deste projeto foi realizada em separado primeiro com a área de TI e posteriormente, também em separado, com a área de negócio.

As visões preliminares dessas duas áreas em relação ao projeto eram distintas, e a análise permitiu a identificação de uma visão comum e mais abrangente do projeto. Também foram utilizadas as informações disponíveis no documento específico para análise de projetos de TI.

  1. A revisão final da planilha da estrutura foi feita pela área de TI.
  2. Projeto de sistema de gerenciamento de projetos Implementa ferramentas de sistemas de informações para o gerenciamento integrado de projetos.
  3. A análise foi realizada em conjunto pelas áreas de TI e de negócio.
  4. A visão das duas áreas em relação ao projeto foi aprimorada com o estudo e a atualização da estrutura de análise proposta, tornando-se mais abrangente.

Serviço de armazenamento de dados Utiliza meios eletrônicos específicos de terceiros para o armazenamento e gerenciamento de dados. A análise foi realizada somente pela área de TI. Serviço de análise de negócios Apóia as áreas de negócio para a definição de requisitos de TI, identificação de soluções de TI e suporte à utilização eficiente dos recursos de TI.

  1. A análise foi realizada somente pela área de TI.
  2. Consolidado Os projetos e serviços de TI devem ser consolidados em nível de processo, área e corporativo, para permitir análises nos três níveis.
  3. Com base nos projetos, infra-estrutura e serviços de TI estudados, a consolidação corporativa demonstraria os vínculos nesse nível.
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A análise dessa consolidação foi realizada para facilitar a visualização de sua utilização. A figura 4 apresenta o resultado final da planilha consolidando todos os projetos estudados.8. Conclusões A relação entre o uso de TI e o desempenho empresarial deve ser identificada e o vínculo ser relacionado sempre que possível com indicadores e métricas, guardadas as possíveis restrições. uso de tecnologia de informação com vínculo direto no desempenho empresarial (para utilizações mais operacionais e estruturas com indicadores de desempenho mais operacionais e básicos); uso com vínculo indireto (para utilizações de infra-estrutura e em processos menos operacionais com indicadores mais abrangentes e que considerem outras variáveis), nessa categoria o vínculo é identificado e estabelece algum critério de relação; uso com vínculo baseado em muitas variáveis com maior peso (para utilizações mais sofisticadas com indicadores também mais sofisticados e menos tangíveis e mensuráveis). Para a última categoria, os indicadores e métricas de vínculo entre o uso de TI poderão ser intangíveis e apenas indícios. Os estudos indicam que um grupo não desprezível de gastos e investimentos é dessa categoria e dependem de decisões estratégicas. A pesquisa identificou que vários indicadores do BSC da Empresa ainda estavam na fase de elaboração e disponibilização. Assim, os vínculos foram identificados, mas não foi possível estabelecer de forma clara as suas categorias. Os objetivos do projeto de pesquisa que originou este artigo foram atingidos por meio dos seus resultados. Os principais resultados são apresentados a seguir. Estabelecimento de uma visão comum do uso de tecnologia de informação O estudo de projetos realizado primeiro com a área de TI e depois com as áreas de negócio confirmou a diferença das percepções sobre o uso de TI e os benefícios oferecidos, inclusive entre as áreas de negócio. No caso dos projetos estudados em conjunto pelas duas áreas, foi possível aprimorar desde o início a visão sobre o projeto. A discussão com as duas áreas permitiu estabelecer uma visão comum sobre o uso de TI, em especial dos projetos estudados. Esta análise levantou outros questionamentos referentes às responsabilidades e decisões de TI, que estão relacionados com a governança de TI. O estudo dos projetos realizado em conjunto pelas áreas de TI e de negócio permitiu o estabelecimento de uma visão comum do uso de TI por meio da Estrutura. Desta forma, a Estrutura de Benefícios de Tecnologia de Informação no Desempenho Empresarial é um instrumento efetivo para o estabelecimento de uma visão comum do uso de TI, que deve ser incorporado às práticas de administração de TI. Identificação do uso de tecnologia de informação no desempenho empresarial O estudo permitiu identificar a relação entre o uso de TI com os indicadores de desempenho empresarial, especificamente do BSC. A análise utilizou a definição dos projetos fornecidos pela área de TI e o mapa estratégico do BSC de cada área. Nas discussões, identificou-se que nem todas as áreas têm os indicadores do BSC definidos e disponíveis. Alguns indicadores ainda estão sem as respectivas métricas ou em nível agregado. Assim, a estrutura de benefícios de tecnologia de informação no desempenho empresarial é um instrumento efetivo para o estabelecimento do vínculo do uso de TI com o desempenho empresarial, que permite uma visão melhor do valor que a TI oferece e deve ser confirmado no desempenho empresarial, e que deve ser incorporado às práticas de administração de TI. Utilização do relacionamento do uso de tecnologia de informação e o desempenho empresarial para análise de investimento e acompanhamento A estrutura de benefícios de tecnologia de informação no desempenho empresarial se mostrou adequada para a análise dos investimentos em TI, em projetos de aplicações de TI nos processos de negócio, bem como para o acompanhamento da relação dos gastos de TI com o desempenho empresarial após a implementação dos projetos. A sua incorporação na análise de investimento de TI e na solicitação de serviços de TI permite que todos os investimentos e gastos com TI sejam analisados, considerando o ponto exato de contribuição no desempenho empresarial. Essa situação permite que os investimentos possam ser analisados com critérios de negócio pelos executivos das áreas solicitantes e beneficiárias do uso de TI. Assim, cria-se uma base para o acompanhamento dos gastos com TI e do próprio desempenho da área de TI também com critérios de negócio, garantindo que o vínculo que foi utilizado para a aprovação do investimento original seja utilizado no uso rotineiro dos recursos de TI. Desafios A pesquisa apresentou a estrutura de benefícios de tecnologia de informação no desempenho empresarial, com sua utilização em projetos e serviços de TI, como forma de demonstrar sua utilidade e permitir que os envolvidos obtivessem o conhecimento necessário para sua utilização efetiva e contínua. A utilização desse instrumento apresenta desafios típicos das metodologias que estão relacionadas com as decisões sobre o uso de TI, ou seja, a governança de TI. Tal utilização, devido ao seu nível de inovação referente à administração de TI, deve ser matéria de constante aprimoramento, em especial em relação aos vínculos com o desempenho empresarial. Adequação da governança e administração de tecnologia de informação A utilização da estrutura de benefícios de tecnologia de informação no desempenho empresarial permite, ou mesmo necessita, que seja revisada a governança de TI para determinar a autoridade e as responsabilidades das decisões de TI, uma vez que deve ser realizada pelas áreas de TI e de negócio. A administração de TI deve incluir os procedimentos que viabilizem a utilização dessa estrutura para os gastos e investimentos de TI, incluindo o acompanhamento do uso de TI. Identificação dos principais vínculos, diretos e indiretos, do uso de tecnologia de informação com os indicadores de desempenho empresarial A utilização da estrutura de benefícios de TI no desempenho empresarial depende da identificação contínua dos vínculos do uso de TI com os indicadores de desempenho empresarial, e quanto mais bem definidos estiverem os indicadores, mais claros serão os vínculos deles com o uso de TI. Cabe lembrar que os vínculos podem ser diretos, indiretos e intangíveis ou apenas indícios. Recomendação de procedimentos para a governança e a administração de tecnologia de informação A utilização dos conceitos apresentados pelo projeto de pesquisa, em especial da estrutura de benefícios de tecnologia de informação no desempenho empresarial, como uma metodologia, deve ser garantida por meio de procedimentos da administração de TI, que também estejam relacionados com a governança de TI. A figura 5 apresenta esse enfoque metodológico, com base no modelo Cobit ( Control objectives for information and related technology ), utilizado pela Empresa. Os procedimentos devem ser revistos em três grandes áreas: governança de TI, alinhamento de TI e negócio e administração de TI. Governança de tecnologia de informação As principais decisões sobre o uso de TI, tais como nível de gastos e investimentos em TI, uso de TI e desempenho da área de TI, devem ser de autoridade e responsabilidade dos executivos de negócio, com o apoio da área de TI. Essa situação pode ser exercida por meio de comitês especialmente constituídos para isso, ou nos comitês de negócio, que devem ter a presença dos executivos de TI. A estrutura de benefícios de tecnologia de informação no desempenho empresarial deve ser o instrumento para que isso ocorra, desde a sua elaboração para um novo investimento ou gasto até a sua utilização para o acompanhamento de projetos ou administração dos recursos de TI. A elaboração da estrutura deve ser realizada pela área de negócio, quando o projeto (necessidade ou oportunidade) for identificado por essa área, mas sempre com o apoio da área de TI. Essa área pode iniciar a elaboração nos casos em que ela identifique o projeto, por exemplo em casos de inovação a partir da TI, mas o estabelecimento dos vínculos deve ser realizado pela área de negócio. Assim, por meio desse instrumento, se constrói uma visão comum do uso de TI, estabelecendo critérios de negócio para o uso de TI e responsabilizando as áreas de TI e de negócio em relação aos serviços oferecidos e ao aproveitamento de seus benefícios, respectivamente. Os princípios da governança de TI devem garantir o alinhamento entre TI e o negócio e serem efetivados na administração de TI, que então deverá ter procedimentos coerentes com a situação. Alinhamento de tecnologia de informação com o negócio Os princípios da governança de TI visam garantir o alinhamento do uso de TI com os objetivos, estratégias e operacionalização do negócio. A estrutura de benefícios de tecnologia de informação no desempenho empresarial deve ser a base para o estabelecimento e a manutenção do alinhamento. Conforme já mencionado neste artigo, todo novo gasto ou investimento de TI deve ser analisado, aprovado ou rejeitado com base nos critérios de negócio estabelecidos pela estrutura, assim como o acompanhamento do uso dos recursos e serviços de TI em processos ou infra-estrutura. De forma similar, as definições de objetivos, estratégias e operações devem ser atualizadas na Estrutura, para que os possíveis vínculos com o uso de TI sejam mantidos coerentes com a dinâmica dos negócios. O alinhamento deve ser garantido nos vários níveis de análise, corporativo, áreas e processos. Assim, a estrutura deve ser elaborada nos três níveis, permitindo que o alinhamento e os vínculos possam ser analisados em nível de projeto, dos processos, das áreas e da empresa como um todo, por meio da combinação dos vínculos de todos os usos de TI. Administração de tecnologia de informação Na administração de TI podem ser efetivamente definidos os procedimentos de elaboração e uso da estrutura de benefícios de tecnologia de informação no desempenho empresarial. Esses procedimentos podem ser relacionados com o modelo que a empresa utiliza, por exemplo o Cobit, bem como com os procedimentos de solicitação de serviço de TI e com a metodologia para gerenciamento de projetos de TI já utilizada. Referências bibliográficas AMOR, D. The e-business (r)evolution: living and working in an interconnected world. Upper Saddle River: Prentice Hall, 2000. BARTON, R. Global IT management, Chichester: John Wiley & Sons, 2003. BASCHAB, J.; PIOT, J. The executive’s guide to information technology, New Jersey: John Wiley & Sons, Inc., 2003. BENBASAT, I.; GOLDSTEIN, D.; MEAD, M. The case research strategy in studies of information systems. MIS Quarterly, v.11, n.3, p.369-387, Sept.1987. BERGHOUT, E.; RENKEMA, T.J. 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Newburry Park: Sage, 1994. Artigo recebido em jun.2006 e aceito em nov.2007.

Quais os principais objetivos da tecnologia?

Qual o objetivo da tecnologia e inovação? – O objetivo principal tanto da tecnologia quanto da inovação é articular recursos e ideias para melhorar substancialmente um processo ou produto. Além disso, buscar o aperfeiçoamento e valorização do capital humano e financeiro de uma companhia.

acompanhar tendências específicas para a área; melhoria contínua ;aumento consistente da eficiência;engajamento das equipes de trabalho;reduzir os custos e elevar o retorno;ganho de competitividade.

Portanto, os objetivos da tecnologia e inovação podem ser cruciais para melhorar o desempenho das empresas e contribuir com diversas vantagens. Por essa razão, é um fator que faz a diferença e que está cada vez mais empregado nos processos e operações.

O que os avanços tecnológicos trouxeram?

A tecnologia trouxe, com o passar dos anos, uma modernização nos utilitários de produção, comunicação, estudo e interação. O avanço nos aparelhos eletrônicos como telefones celulares, computadores, câmeras fotográficas, aparelhos de som são alguns exemplos dessa modernização obtida pela melhoria da tecnologia.

Quais são os benefícios do uso da internet?

Muitas vezes, a velocidade com que os avanços tecnológicos acontecem causa uma resistência quando se trata de pessoas com mais idade, mas a verdade é que existem inúmeros benefícios para o idoso em se entregar ao mundo virtual. De acordo com uma pesquisa da Telehelp feita com cerca de 600 idosos em 2016, 66% dos idosos brasileiros usam a internet regularmente, mas o acesso se concentra em idosos até 70 anos.

  1. Ainda existe uma grande parcela da população idosa, principalmente acima dos 80 anos, que não sabe como utilizar a Internet.
  2. Mas, de que forma a internet pode colaborar com a qualidade de vida do idoso? A resposta é: de muitas.
  3. A internet apresenta benefícios não só pela praticidade, mas também pela oportunidade de utilizar o raciocínio e manter ou até melhorar a saúde mental de inúmeras maneiras através do estímulo de atividade cerebral que possibilita.

Além disso, possui muitos artigos sobre saúde e qualidade de vida de forma rápida e fácil, resultando em uma forma efetiva de aquisição à informação. Ou seja, o lazer se transforma em saúde e qualidade de vida. É natural no ser humano que o processo cognitivo seja afetado pelo envelhecimento.

  1. A cognição é responsável pelo processo de aprendizado, comparação, atenção e memorização, ou seja, afeta inúmeras funções como linguagem, intuição, habilidade motor, planejamento e julgamentos.
  2. A Internet pode não só ajudar a retardar o envelhecimento cerebral como pode ajudar o cérebro a se manter ativo e dinâmico, auxiliando também na preservação do processo cognitivo.

Muitos idosos sofrem de depressão e isolamento social, causados muitas vezes devido à limitações físicas. Ferramentas como Facebook e Instagram aproximam não só pessoas da mesma faixa etária, mas ajuda a reintroduzir o idoso ao convívio social, portanto, se usadas corretamente, as redes sociais podem ter um efeito extremamente positivo na vida de uma pessoa da terceira idade.

Segundo uma pesquisa feita do Instituto Locomotiva, o número de idosos conectados ao mundo virtual aumentou 1000% nos últimos 8 anos no Brasil, ultrapassando 5 milhões de usuários da terceira idade. Entre smartphones, tablets, notebooks ou computadores, o favorito deles é o notebook, seguido dos computadores, segundo pesquisa feita pelo site A Terceira Idade ( www.aterceiraidade.com.br ).

A verdade é que o mundo muda diariamente, e é necessário se adaptar às mudanças, e a apesar de o acesso à Internet já ser um obstáculo por si só, uma vez vencido, possibilita um mundo de oportunidades e possibilidades para o idoso. Portanto, vale a pena o esforço para vencê-lo!

Quais são as vantagens do uso da internet?

Vantagens da Internet – A Internet é provavelmente uma das inovações mais incríveis até agora. A acessibilidade da Internet abriu o mundo para as pessoas, eliminando barreiras geográficas e compartilhando informações instantaneamente.1) Fórum de Comunicação,

  1. A comunicação pode ser efetuada de forma mais rápida através da Internet.
  2. Os familiares e os amigos podem manter contato facilmente.
  3. As plataformas para produtos como o SKYPE permitem efetuar videoconferências com qualquer pessoa no mundo que tenha acesso à internet.2) Imensas Informações,
  4. As pessoas podem encontrar informações acerca de quase qualquer tópico imaginável.

Podem ser achados montanhas de recursos através das ferramentas de busca em poucos minutos.3) Educação Inesgotável, Por exemplo, estudantes podem obter ajuda prontamente disponível on-line para fazer o seu dever de casa. Atualmente as pessoas podem ensinar e aprender em salas de aula mundiais.4) Entretenimento para Todos,

  • A maior parte de nós ama estar junto do seu laptop, smartphone e iPad, e a Internet é o grande motivo por trás de todo o tempo que passamos nestes dispositivos.5) Serviços On-line e Comércio Eletrônico,
  • A Internet disponibiliza serviços de e-mail, serviços bancários on-line, compras on-line, etc.
  • É fácil ter acesso a um serviço de e-mail gratuito no mundo todo.

O comércio eletrônico permite que alguém na América compre algo na Ásia, África ou noutras zonas do mundo com alguns cliques simples no mouse.

O que a tecnologia nos ensina?

Geração X (nascidos entre os anos 60 e 80), Geração Y (81 a 95), Geração Z (95 até 2010) e os nascidos após essa data, são classificados como Geração Alpha, Sabe o que todas elas têm em comum? A tecnologia! De geração em geração, a tecnologia foi sendo aprimorada e inserida em nosso cotidiano de várias maneiras, todas com o mesmo propósito de simplificar inúmeras atividades e situações do dia a dia. A diferença é que, se há anos atrás, ela estava sendo apenas descoberta, passando por jovens que transitavam para um novo mundo tecnológico e depois para aqueles que viram um ‘boom’ de aparelhos sendo criados, hoje ela é uma realidade completa na vida dos nativos digitais, conectados e rodeados pela tecnologia desde muito pequenos.

Trata-se de uma transformação de comportamento e, sendo assim, não pode ser ignorada, muito menos quando o assunto é a educação e o aprendizado, A tecnologia é capaz de melhorar o aprendizado, além de proporcionar outros benefícios. O importante é saber como utilizar as ferramentas tecnológicas educacionais para motivar e conquistar a atenção do estudante.

Consequentemente, ampliando seu desenvolvimento. Por que encarar a tecnologia como uma inimiga, se é possível se apoiar nela para dinamizar a aprendizagem? De acordo com a pesquisa TIC Educação de 2016, feita pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), 94% dos professores no Brasil passaram a ter acesso a materiais diversificados e de melhor qualidade com o uso de tecnologias nas atividades pedagógicas,

  • Nesse mesmo levantamento, 85% disseram que passaram a adotar novos métodos de ensino e 77% afirmaram que se comunicam mais facilmente com seus alunos dessa maneira.
  • Claramente, um ensino mais moderno, que se conecta com essa geração – que, aliás, já é conectada por natureza –, é capaz de proporcionar um dinamismo muito maior no ensino e, além de favorecer quem ensina, garante mais alegria e prazer para quem aprende.
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Isso não quer dizer que livros e cadernos têm que ser deixados de lado. Significa que, junto com o material didático tradicional, é possível trazer complementos motivadores, incentivando uma participação mais ativa de cada estudante. No português, um exemplo é explorar jogos digitais (assim como analógicos), que podem desafiar o jovem a completar palavras, formular frases com novos vocabulários, entre outras atividades. Além de trazer leveza às aulas, no ensino complementar, a tecnologia melhora o aprendizado e estimula a criatividade e a expressão de crianças e adolescentes. Há outros complementos tecnológicos que permitem uma maior interatividade dos estudantes, assim como garantem um alinhamento de acordo com cada perfil.

É o caso de aplicativos, plataformas, músicas e outras atividades que se apoiam na tecnologia para melhorar a qualidade do aprendizado. Por que não desafiar seu filho a avançar nas atividades em um aplicativo que treina o inglês? Seria uma lição de casa muito mais divertida, não acha? E por que não se aproveitar da tecnologia para incentivar a criação de jogos e aplicativos, trabalhando a criatividade na área de programação? Atualmente, existem diversas ferramentas que trabalham conteúdos complementares de forma simultânea.

Assim, enquanto se estimula a criatividade das crianças, eles aprendem e aprimoram o inglês, estimulam o raciocínio lógico, trabalham a linha de cálculos, tudo isso por meio de uma linguagem simplificada de programação. Para outras faixas etárias, que têm acesso às informações (inclusive as fakes ) por meio das redes sociais, uma possibilidade é filtrar os assuntos mais comentados na internet e transformar em uma aula de debate, compartilhamento de ideias, opiniões e argumentos, em que o desenvolvimento do pensamento crítico é incentivado.

Independentemente do ano em que você ou seus filhos nasceram, a grande “mágica” da tecnologia é que, atualmente ela encontra-se mais acessível. É uma forma de conectar as pessoas e os conteúdos. Na área da educação, pode-se aproveitar a facilidade de domínio dos pequenos para motivá-los a aprender mais, aguçar a curiosidade e o prazer pela aprendizagem.

Essa motivação, consequentemente, será transformada em resultados, principalmente se houver um responsável por unir as metodologias e os conteúdos com as ferramentas tecnológicas, o que pode beneficiar, e muito, o progresso estudantil. Se quiser saber quais outras maneiras inovadoras podem garantir uma melhoria no desempenho escolar formal do seu filho, entre em contato com a Youtz ! Nossa metodologia estimula o uso adequado das tecnologias no processo de aprendizagem.

Quais são os benefícios da tecnologia e inovação no mundo empresarial?

Redução de custos – Um dos maiores benefícios da tecnologia é a redução de custos. Programas e softwares que ajudam no controle de mercadorias, na verificação de produtos, comunicação entre funcionários e consumidores, gestão financeira e no desempenho dos colaboradores são fundamentais para diminuir erros.

Qual é o impacto da tecnologia na sociedade?

O impacto na sociedade – A tecnologia é um fator importante no desenvolvimento da sociedade. Ela traz inúmeras vantagens, como a facilidade na comunicação, melhoria na qualidade de vida e aumento da produtividade. No entanto, também pode ter um impacto negativo, como o aumento da dependência digital, a disseminação de informações falsas e a ameaça a privacidade dos indivíduos.

O que é a tecnologia mudou na vida das pessoas?

Em 20 anos, a humanidade passou por uma profunda e veloz transformação. Talvez você não tenha se dado conta, mas seu modelo de vida também foi moldado por essas mudanças. A forma de lidar com o mundo mudou para você, para seus pais e para seus filhos e filhas.

Ninguém ficou fora desse poderoso impacto. Mudou a tecnologia, mas junto com ela vieram as mudanças dos hábitos e do modo de vida Na passagem dessas duas décadas, tem muita gente se achando antiquado por recordar de fitas cassete e VHS (e até DVDs, veja só), sem falar do fax e do telex, Os telefones (fixos, claro) eram apenas para fazer ligações.

A tecnologia e as telecomunicações mexeram na forma como lidamos com as coisas, como nos comunicamos, nossos relacionamentos, a maneira de trabalharmos e de fazermos negócios. Essas mudanças já estão tão presentes em nossas vidas, que é impossível imaginá-las sem.

Ok, talvez seja possível imaginar sem, mas com certeza queremos que seja apenas na imaginação. Você acredita? Vamos viajar um pouco no tempo Muitos jovens não têm a menor ideia do que é uma máquina de escrever, que entrou numa caixa branca acoplada a uma tela colocada sobre as mesas de trabalho ou estudo.

Agora, chamado de computador pessoal – PC, não servia apenas para escrever textos, mas passou a nos ligar com o mundo por meio de uma conexão discada via modem, componentes de hardware instalados internamente no slot PCI do computador, ou ligados em uma porta serial.

  1. Quando chegou para o uso coletivo, em meados dos anos 90 aqui no Brasil, a conexão era extremamente lenta, além de cara e ainda travava a função do telefone para fazer e receber ligações.
  2. Sempre que alguém usava a internet era como se o telefone estivesse sendo usado.
  3. À noite era cobrado apenas um pulso por ligação, independente da duração – uma alternativa para usar a novidade.

Nesse sentido, a tecnologia trouxe uma melhora nos canais de contato, atendimento e meios para se comunicar com familiares, amigos, parceiros e clientes. Conexão e evolução Hoje os planos de dados das operadoras de celular e as redes Wi-Fi públicas criam condições de conexão em tempo integral por um preço muito menor do que se experimentava na virada do século.

  • A computação e a tecnologia avançaram, incorporaram funções e diminuíram de tamanho.
  • As pessoas passaram a filmar e fotografar seu dia a dia para “causar” nas redes sociais,
  • Agora eu faço uma ligação – de voz ou de vídeo, uma gravação de voz, envio uma mensagem, mando um arquivo, vejo meu email e consulto o Google (o que é isso? – perguntaria um viajante do tempo).

A TV saiu do meio da sala e foi para o telefone móvel As famílias deixaram de disputar a preferência sobre a programação: a novela, o jornal ou o jogo de futebol. Vivemos a era dos streamings: programas e séries disponíveis numa pequena tela. Os LPs (Long Play) até está voltando.

  • Os CDs marcaram época, mas até o download através de programas como Napster / Kazaa / Emule ficaram para trás.
  • Tudo isso são peças de um passado onde era mais complicado ouvir música.
  • Com Spotify, Deezer e até mesmo o YouTube, ouvir a música preferida é um exercício muito mais simples.
  • E assim que surgiram os aplicativos de streaming, cada um podia criar suas playlists acessadas de qualquer lugar, até mesmo sem conexão, pelo menos quando contratado o plano premium desses serviços.

Quem acabou com as locadoras de vídeos? Para escolher um filme blockbuster, você precisava ir até uma loja real e percorrer várias estantes com caixas de fita VHS que traziam as novidades. Alguns títulos eram disputados. Para assistir em casa, precisava ter um aparelho de vídeo e no final devia rebobinar a fita para não pagar multa.

  • Teve até os DVDs, mas as telecomunicações reduziram tudo a pó.
  • Um sinal digital vem por meio online e de streaming e permite que – em um toque – qualquer pessoa possa assistir a qualquer filme sem sair de casa – ou no ônibus a caminho do trabalho, na estrada ou no avião em uma viagem – e sem medo de chegar tarde demais e não ter mais nenhuma cópia daquilo que queria assistir.

Os lançamentos estão na Netflix e se a escolha for ruim, outra opção está a seu alcance sem custo adicional. Não estamos mais presos a uma grade de horário e queremos todo o conteúdo imediatamente. Até mesmo um novo costume nasceu dessa facilidade: a maratona de séries.

O desafio da mudança digital na vida e nos negócios A evolução para o meio digital foi uma das maiores mudanças – se não a maior – nas formas de se fazer negócios. Os produtos, canais de comunicação, parcerias e o atendimento substituíram o offline pelo online, Na medida em que os smartphones e a internet conquistaram espaço na vida do consumidor, tornou-se quase que uma obrigação para o empreendedor adotar os seus meios de serviço nos canais digitais,

Nas férias, estamos de olho no trabalho. O e-mail, o grupo de WhatsApp da empresa e as redes sociais nos mantém ligados. Precisamos acompanhar os acontecimentos em tempo real, a reunião da equipe, até fazemos uma chamada de vídeo enquanto tomo uma bebida na sombra do coqueiro na beira da praia.

Tento me desligar lendo um livro e uma revista que não são mais de papel. Para onde foram as bancas de jornal? Sigo as principais informações pelo Twitter e Instagram, de todo o mundo, em tempo real. Assim como as principais notícias da economia, que passou a ser online. Quem não desconfiou no começo, mas até compras e pagamentos começaram a ser feitos nesse mundo virtual (tem até o tal de bitcoin, uma moeda virtual).

Dentre as diversas tecnologias disponíveis no mercado, podemos mencionar as pulseiras, tecnologia que permite efetuar pagamentos rápidos e seguros por meio de um sistema NFC, que não exige contato físico; a biometria, um sistema para a leitura de pagamento; reconhecimento facial, que permite aos usuários validar as compras; e pagamento por aplicativos.

  1. O comércio deixou de ser exclusivamente na loja Uma tal de Inteligência Artificial passou a analisar nossos comportamentos, perfil de consumo e começou a fazer sugestões de compra que tinham tudo a ver conosco.
  2. Os executivos passaram a olhar aqueles dados para adotar as melhores estratégias de venda,

As pesquisas e transações online precisavam conversar com o offline e passaram a afetar diretamente a decisão de compra. Com a utilização de softwares ou aplicativos, agora é possível transmitir informações internas entre os colaboradores, ampliar as formas de comunicação com o público-alvo, chegar até possíveis parceiros e adotar novos modelos de trabalho.

  • Profissionais de marketing, de logística, de finanças e de prestação de serviço precisam ser “digitais”.
  • Agora, praticamente tudo pode ser resolvido pela internet, através do site ou do aplicativo.
  • E as decisões ocorriam em salas de reunião virtuais, com participantes de vários países e continentes.
  • Passou a ser improvável um mundo onde não se poderia tocar numa tela e resolver tudo.

Uma realidade que não esteja na palma da mão talvez não seja real – mesmo que totalmente virtual. Comércio online Na pandemia, o consumidor adotou as compras online e os varejistas descobriram que não podiam estar fora dessa. Além de se adaptar à realidade do cliente, eles descobriram os ganhos para seu negócio, com a melhoria da gestão dos estoques, redução de estrutura comercial em espaços físicos, diminuição das despesas fixas e customização do atendimento.

  1. Com o aumento significativo da produtividade, as tarefas que antes eram executadas de forma manual passaram a ganhar mais agilidade e praticidade.
  2. Dispositivos tecnológicos ajudaram a organizar a equipe de trabalho e otimizar o uso do tempo, adotando a automatização de processos manuais.
  3. A tecnologia mudou – e para melhor – as formas de se fazer negócio.

As organizações que não investirem em inovação certamente estão perdendo uma ampla rede de vantagens e a chance de se destacar no mercado. Tudo isso é sinônimo de crescimento do negócio e mais lucros, palavras que não são novidades para ninguém. Tem o mesmo sentido hoje, no passado e no futuro.

Mas quem suporta toda essa transformação invisível, mas real? Claro que tudo isso não aconteceu do nada. Um grande investimento foi feito e ainda é feito em tecnologia e infraestrutura para suportar tudo isso. Empresas especializadas na questão – neutral hosts – surgiram e nos providenciaram um salto de conectividade nunca antes visto.

Ainda há muito a evoluir, mas já estamos acompanhando o ritmo global. O 5G já é uma realidade em desenvolvimento e nos levará para uma nova realidade. –Ebook 5G– Dentro das Neutral Hosts que atuam no Brasil, a QMC Telecom se destaca por ter um portfólio de mais de 2.400 ativos instalados e em operação, incluindo um portfólio diverso de cobertura indoor de DAS e small cells.

Construímos, operamos, incorporamos e adquirimos Torres de Telecomunicações, rooftops, Distributed Antenna Systems (DAS) e small cells para as operadoras de telecomunicações. Os projetos são feitos sob medida para atender à crescente demanda por conectividade das operadoras, além de responder às necessidades específicas de negócios de quem necessitam de uma rede indoor de qualidade para seus estabelecimentos – como shoppings, hotéis, hospitais, prédios comerciais, educação, transporte e aeroportos.

O futuro passa por aqui Também estão preparados para a próxima onda de conectividade através de soluções no nível da rua (small cells), ideal para prover uma experiência de conectividade de alto desempenho em locais externos de alto volume de pessoas.

Por fim, a QMC Telecom conta com uma ampla rede de projetos outdoor para municipalidades, que envolvem muito mais do que a construção de torres built-to-suit greenfield e rooftop : são soluções especiais camufladas, ideais para sites de difícil incorporação, com restrições relacionadas ao patrimônio histórico e necessidades especiais de camuflagem e licenciamento.

Quer saber como sua solução de telecomunicação chega mais longe? A QMC possui uma larga experiência para entender e atender a realidade do seu negócio diante do atual cenário. Adotamos medidas e protocolos de saúde rígidos com a nossa equipe de campo para garantir a segurança deles e também dos seus colaboradores.

Qual a tecnologia mais importante nos dias de hoje?

Inteligência Artificial (IA), Machine Learning, Computação na Nuvem e 5G serão as tecnologias mais importantes em 2022 na opinião de líderes globais de tecnologia dos Estados Unidos, Reino Unido, China, Índia e Brasil. Esse é o resultado da pesquisa ” O Impacto da Tecnologia em 2022 e Além “, um estudo global do IEEE, realizado em 2021 pelo Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), organização profissional técnica dedicada ao avanço da tecnologia para a humanidade.

  1. O estudo envolveu 350 diretores de tecnologia, diretores de informação e diretores de TI.
  2. Um em cada cinco especialistas (21%) apontaram a IA e Machine Learning como os principais destaques tecnológicos para 2022.
  3. Computação na nuvem (20%) e a banda 5G (17%) também foram citadas.
  4. E 95% deles concordam — incluindo 66% que concordam fortemente — que a IA conduzirá a maior parte da inovação em quase todos os setores da indústria nos próximos 5 anos.

Continua após a publicidade Para Raul Colcher, membro do IEEE e presidente da Questera Consulting, existe uma expectativa grande pelo 5G, que dará suporte a essas outras tecnologias citadas na pesquisa. “Muitas áreas serão fortemente impactadas como no setor de medicina, com a possibilidades de cirurgias remotas com robôs.

  1. Para isso é necessário requisitos sobre as redes de telecomunicação e o 5G atende melhor esses requisitos do que as tecnologias anteriores”, afirma Colcher.
  2. Além disso, o 5G vai facilitar a utilização de carros autônomos, que já circulam em alguns países, e devem chegar ao Brasil em breve.
  3. Já os líderes brasileiros em TI, entrevistados pelo IEEE, acreditam que o setor de serviços financeiros (54%), seguido por entretenimento (48%) e manufatura (44%) foram as três áreas mais impactadas pela tecnologia em 2021.

Para 64% deles, o crescimento tecnológico será incontrolável nos próximos anos. E 48% acreditam que, nos próximos 10 anos, metade ou mais do que é feito por humanos será aprimorado por robôs. Uma das tecnologias mais citadas na pesquisa foi a banda 5G, que deve chegar ao Brasil em breve.

Telemedicina, incluindo cirurgia remota e transmissões de registros de saúde (24%); Ensino e educação em distância (20%); Comunicações pessoais e profissionais do dia a dia (15%); Entretenimento, esportes e transmissão de eventos ao vivo (14%); Fabricação e montagem (13%); Transporte e controle de tráfego (7%); Redução de carbono e eficiência energética (5%); Agricultura (2%).

Como resultado da mudança para o trabalho híbrido e a pandemia, mais da metade (51%) dos entrevistados afirmam que o número de dispositivos conectados aos seus negócios — como smartphones, tablets, sensores, robôs, veículos e drones —, aumentou até 1,5 vezes.

  • Para 42% dos entrevistados o número de dispositivos aumentou mais de 1,5 vezes.
  • No entanto, as perspectivas divergem globalmente quando perguntados sobre o gerenciamento destes dispositivos: 78% na Índia, 64% no Brasil e 63% nos EUA concordam que o crescimento dos dispositivos será incontrolável, enquanto uma grande parcela na China (87%) e pouco mais da metade (52%) no Reino Unido discordam.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube Veja também Evite ataques de ransomware com estas 5 dicas Ransomware é uma forte ameaça para as empresas brasileiras em 2022 Inteligência artificial: um conveniente bode expiatório?

Qual é a importância da tecnologia?

A tecnologia é fundamental para impulsionar negócios e transformar realidades. Graças à evolução da Inteligência Artificial (IA), estamos entrando em uma nova era que irá revolucionar diversos setores da indústria, mudará a forma como trabalhamos e criará um ciclo de aumento de produtividade.

Quais são os benefícios do uso da internet?

Muitas vezes, a velocidade com que os avanços tecnológicos acontecem causa uma resistência quando se trata de pessoas com mais idade, mas a verdade é que existem inúmeros benefícios para o idoso em se entregar ao mundo virtual. De acordo com uma pesquisa da Telehelp feita com cerca de 600 idosos em 2016, 66% dos idosos brasileiros usam a internet regularmente, mas o acesso se concentra em idosos até 70 anos.

  • Ainda existe uma grande parcela da população idosa, principalmente acima dos 80 anos, que não sabe como utilizar a Internet.
  • Mas, de que forma a internet pode colaborar com a qualidade de vida do idoso? A resposta é: de muitas.
  • A internet apresenta benefícios não só pela praticidade, mas também pela oportunidade de utilizar o raciocínio e manter ou até melhorar a saúde mental de inúmeras maneiras através do estímulo de atividade cerebral que possibilita.

Além disso, possui muitos artigos sobre saúde e qualidade de vida de forma rápida e fácil, resultando em uma forma efetiva de aquisição à informação. Ou seja, o lazer se transforma em saúde e qualidade de vida. É natural no ser humano que o processo cognitivo seja afetado pelo envelhecimento.

  1. A cognição é responsável pelo processo de aprendizado, comparação, atenção e memorização, ou seja, afeta inúmeras funções como linguagem, intuição, habilidade motor, planejamento e julgamentos.
  2. A Internet pode não só ajudar a retardar o envelhecimento cerebral como pode ajudar o cérebro a se manter ativo e dinâmico, auxiliando também na preservação do processo cognitivo.

Muitos idosos sofrem de depressão e isolamento social, causados muitas vezes devido à limitações físicas. Ferramentas como Facebook e Instagram aproximam não só pessoas da mesma faixa etária, mas ajuda a reintroduzir o idoso ao convívio social, portanto, se usadas corretamente, as redes sociais podem ter um efeito extremamente positivo na vida de uma pessoa da terceira idade.

  • Segundo uma pesquisa feita do Instituto Locomotiva, o número de idosos conectados ao mundo virtual aumentou 1000% nos últimos 8 anos no Brasil, ultrapassando 5 milhões de usuários da terceira idade.
  • Entre smartphones, tablets, notebooks ou computadores, o favorito deles é o notebook, seguido dos computadores, segundo pesquisa feita pelo site A Terceira Idade ( www.aterceiraidade.com.br ).

A verdade é que o mundo muda diariamente, e é necessário se adaptar às mudanças, e a apesar de o acesso à Internet já ser um obstáculo por si só, uma vez vencido, possibilita um mundo de oportunidades e possibilidades para o idoso. Portanto, vale a pena o esforço para vencê-lo!

Quais são as vantagens da inovação e da tecnologia?

Qual o objetivo da tecnologia e inovação? – O objetivo principal tanto da tecnologia quanto da inovação é articular recursos e ideias para melhorar substancialmente um processo ou produto. Além disso, buscar o aperfeiçoamento e valorização do capital humano e financeiro de uma companhia.

acompanhar tendências específicas para a área; melhoria contínua ;aumento consistente da eficiência;engajamento das equipes de trabalho;reduzir os custos e elevar o retorno;ganho de competitividade.

Portanto, os objetivos da tecnologia e inovação podem ser cruciais para melhorar o desempenho das empresas e contribuir com diversas vantagens. Por essa razão, é um fator que faz a diferença e que está cada vez mais empregado nos processos e operações.