Contents
Pode comer uva roxa todos os dias?
Não há uma restrição quanto ao número de uvas que podem ser consumidas em um dia.
Quais os benefícios da uva para a saúde?
Qual o benefício da uva? – Apesar de pequenas, elas são extremamente poderosas quando o assunto é manter a saúde em dia e o seu consumo favorece o bom funcionamento do corpo. Entre os nutrientes encontrados na uva, estão: vitamina E, vitamina C, vitamina K e vitamina A, além de minerais como o cálcio, ferro e potássio.
Qual fruta substitui a uva?
Benefícios – A uva é muito benéfica à saúde, pois é fonte de vitaminas C e B, carboidratos, ferro, cálcio e potássio. A fruta possui propriedades laxativas e diuréticas, além de acelerar o ritmo cardíaco. Tanto a uva quanto as folhas e o suco estimulam as funções e regeneram as células do fígado.
“A uva, principalmente a escura, possui ação antioxidante, ou seja, combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento celular. Sua casca rosada possui uma substância cardioprotetora chamada resveratrol, que ajuda no controle do colesterol, na diminuição da formação de coágulos sanguíneos e na prevenção de doenças cardiovasculares e câncer”, comenta a nutricionista Samantha Freund.
Pesquisas revelam que a ingestão de vinho e suco da uva ajuda a afinar o sangue. A fruta é ótima também para fadiga, anemia e intoxicação alimentar, pois, além de acelerar o metabolismo, elimina o ácido úrico. Contudo, os médicos não recomendam o consumo diário e excessivo de álcool, pois a prática pode levar a distúrbios comportamentais e induzir ao alcoolismo.
- O valor nutricional varia pouco conforme as espécies da uva.
- Existe pouca diferença em relação aos carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais.
- A maior variação ocorre em relação à presença do resveratrol”, declara Freund.
- Segundo a nutricionista, essa substância merece destaque por seu potencial antioxidante, anti-inflamatório, antiviral e cardioprotetor.
Para quem é amante da uva e exagera na hora do consumo, é bom ficar atento, pois a fruta tem grande quantidade de açúcar e, sim, pode engordar. O cuidado deve ser redobrado quando se consome produtos industrializados com uva. “Há restrições no consumo em razão de seu alto valor calórico, especialmente para o suco de uva integral e para os vinhos, em função de seu teor alcoólico.
- Ambos são saudáveis quando consumidos com moderação”, afirma Freund.
- A uva é uma fruta muito utilizada na culinária brasileira.
- Além de consumida in natura, ela é utilizada em doces, saladas, sorvetes e desidratada (uva-passa).
- Todas as formas de ingestão têm propriedades que beneficiam a nossa saúde.
“Caso haja algum tipo de intolerância à fruta, é possível substituir a uva por suco de frutas vermelhas, como morango, melancia, jabuticaba, cereja, amora ou framboesa, pois as propriedades antioxidantes são bem parecidas”, ressalta Freund. Para ter uma alimentação saudável, é necessário tomar alguns cuidados.
Quando não posso comer uva?
Para aproveitar todos os benefícios, é preciso comer a casca e, se possível, a semente também. Aprenda a fazer três receitas de smoothies. – Pesquisas comprovam que a uva tem propriedades que protegem o organismo contra o câncer e combatem o envelhecimento.
- Para aproveitar todos os benefícios, é preciso comer a casca e, se possível, a semente também.
- A uva verde contém mais catequina.
- Uma substância antioxidante também, mas que tem estudos mostrando que acelera um pouco o metabolismo”, explica Ana Paula Fidéls, nutricionista.
- Quanto mais escuras, mais flavonóides e resveratrol.
Os poderosos antioxidantes aumentam o colesterol bom, diminuem o ruim e protegem contra doenças cardíacas, cânceres e envelhecimento precoce. Acompanhe o Jornal Hoje também pelo twitter e pelo facebook, “O resveratrol tem um antioxidante forte que diminui a formação de celulite e ajuda a tonificar o músculo, diminuir a fadiga causada pelo exercício extenuante.
Tem alguns estudos que mostram a melhora da concentração na escola”, afirma a nutricionista. Pesquisas recentes comprovaram que o resveratrol auxilia também no controle hormonal. “O ideal é consumir com a casca, porque as substâncias estão presentes na casca, principalmente o resveratrol. Então tem que mastigar bem a casca”.
A uva é também uma aliada do verão. Ela é refrescante e possui substâncias que protegem contra os raios ultravioletas. Um copo de suco toda manhã ajuda a pele a ficar mais bonita. É na semente da uva que encontramos as substâncias protetoras em maior quantidade.
- A semente também é rica e magnésio, zinco e cálcio.
- A gente precisa mastigar a semente para ter a composição correta.
- A gente não tem enzimas que digerem a semente”.
- Quinze uvas pequenas ou oito grandes têm cerca de 60 calorias.
- Um copo de suco tem 120 calorias.
- Ela tem o resveratrol, que melhora a glicemia.
Ela vai melhorar também a absorção de gordura e com isto a perda de peso. O suco tem mais resveratrol. Dê preferência ao suco orgânico, porque o suco orgânico não vai ter o agrotóxico. Então a gente vai conseguir ter esta substância anti-inflamatória, antioxidante em maior quantidade”.
- Quem sofre de úlcera, gastrite ou candidíase crônica deve evitar ou comer uva com moderação.
- Smoothie de uva – 1 xícara de uvas sem sementes (congeladas) – 1/2 copo de suco de uva – 2 colheres de leite em pó Modo de preparo: Bata no liquidificador até chegar a uma consistência cremosa.
- Smoothie de manga – 1 manga picada (congelada) – 1 pote de iogurte desnatado natural – 1 colher de leite em pó Modo de preparo: Bata no liquidificador até conseguir uma consistência cremosa.
Smoothie de framboesa – 1 xícara de framboesa (congelada) – 1 xícara de suco de laranja – 2 bolas de sorvete de creme Modo de preparo: Bata tudo até chegar a uma consistência cremosa.
Como tirar o veneno da casca da uva?
O truque mais popular para eliminar os agrotóxicos das frutas e verduras é a mistura de bicarbonato de sódio com água, na qual os alimentos ficam imersos por alguns minutos. Em seguida, é preciso lavar novamente em água corrente antes do consumo. Existem ainda outras maneiras de limpar os alimentos, utilizando soluções com iodo, vinagre e água quente.
- É importante destacar que todas as formas são eficientes, porém a mistura com bicarbonato é a mais indicada para alimentos pequenos, como morangos, amoras, cerejas e, no máximo, cachos de uvas.
- Isso porque a imersão deve ser rápida, ou seja, os alimentos devem ficar mergulhados na solução por apenas alguns minutos.
Para as verduras e frutas maiores, como as maçãs e os tomates, a mistura de iodo com água passa a ser a mais indicada, pois o tempo de imersão é maior, garantindo uma limpeza mais profunda. Vamos conhecer melhor o que precisa ser feito na hora de higienizar seus alimentos? Continue a leitura!
Quem tem problema no estômago pode comer uva?
4. Melhora a digestão – Por ser uma fruta bastante fibrosa, quando consumida ao natural, com casca e sementes, atua como um laxante natural, combatendo a prisão de ventre. Dessa forma, a uva é uma poderosa aliada na limpeza do trato intestinal, ajudando a acalmar o estômago irritado.