Contents
- 1 Qual a doença que o alho combate?
- 2 É bom comer alho puro?
- 3 É verdade que o alho é afrodisíaco?
- 4 Quais são as vitaminas que o alho tem?
- 5 O que acontece se eu tomar água de alho todos os dias?
- 6 Pode tomar água com limão e alho todos os dias?
- 7 Pode tomar água de alho antes de dormir?
- 8 Como usar o alho para desinflamar o corpo?
Quais são os benefícios do alho cru?
Propriedades medicinais do alho – O bulbo do alho (também conhecido como “cabeça”), é a parte da planta que fica embaixo da terra e é muito utilizado na preparação de alimentos, fazendo dupla com a cebola em refogados e diversas receitas. Além do aroma característico, existem muitos benefícios para a saúde no consumo de alho.
- Ele consta na lista de alimentos funcionais do Ministério da Saúde, por ser rico em sulfetos alílicos, que fortalecem o sistema imunológico e contribuem para reduzir o risco de câncer de cólon.
- Uma pausa importante! O cólon é a parte central do intestino grosso, que possui ainda outras duas partes menores, o ceco e o reto.
Sua principal função é extrair água e sais minerais dos alimentos, tornando as fezes mais pastosas e sólidas. O cólon também absorve as vitaminas K, B1 e B2, produzidas pelos mais de 700 tipos de bactérias que vivem na flora intestinal. O câncer de cólon e reto (ou colorretal) é o segundo mais frequente entre os homens e entre as mulheres no Brasil.
- De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa para 2020 foi de mais de 40 mil novos casos desse tipo de câncer no país.
- Fonte: A.C.
- Camargo Cancer Center O consumo frequente de alho também ajuda a diminuir o colesterol, regular a pressão sanguínea, combater fungos e bactérias no organismo e proteger o coração.
Uma alimentação balanceada potencializa esses resultados, fazendo todos os alimentos trabalharem em conjunto para o bem do nosso metabolismo. Combate ao câncer De acordo com especialistas em nutrição, tanto o alho quanto a cebola possuem compostos bioativos.
- Há estudos demonstrando que esses compostos contribuíram para a melhora de alguns tipos de câncer, como ovário, rins, laringe e mama.
- As propriedades do alho produzem um efeito anticâncer.
- Não existem contraindicações no consumo de alho na forma natural, como em chás e alimentação em geral.
- Mas a utilização de alho em forma de cápsulas deve ser prescrita e acompanhada por um médico.
Quanto mais alho, melhor? Depende. Como esse alimento tem um sabor forte, a quantidade varia de acordo com o gosto da pessoa. Para fins medicinais, não há um valor definido, mas algumas recomendações: refogar junto com outros alimentos frescos cortados na hora e incluir após o cozimento da cebola, para que o calor em excesso não consuma as propriedades do alho.
Pode comer um dente de alho por dia?
Como usar o alho – Para obter os seus benefícios, deve-se consumir 1 dente de alho fresco por dia. Uma dica para aumentar o seu poder benéfico é picar ou amassar o alho e deixá-lo descansando por 10 minutos antes de usar, pois isso aumenta a quantidade de alicina, a principal responsável pelas suas propriedades.
Quais os benefícios de beber água de alho?
Benefícios e contraindicações – 1 de 4 Água com alho aumenta a imunidade — Foto: Freepik Água com alho aumenta a imunidade — Foto: Freepik O nutrólogo Roberto Teixeira e a nutricionista Giédre Gobbo passaram uma lista de benefícios do alho, confira:
Ação anti-hipertensiva: reduz os níveis de pressão arterial, sendo benéfico para pessoas com pressão alta, doenças cardíacas e doenças cerebrovasculares;Ação antioxidante: previne a formação de radicais livres, o que, consequentemente, ajudará na prevenção de diversas doenças em que essas substâncias estão presentes, como as isquêmicas (infarto, derrame), as neurodegenerativas (Alzheimer) e as neoplasias;Ação imunoestimulante: as substâncias alicinas presentes no alho possuem ação estimulante para e têm ação antioxidante, o que é fundamental para o fortalecimento do sistema imunológico e para a prevenção de doenças a longo prazo. Outra questão que auxilia a questão imunológica é a ação anti-inflamatória, descongestionante e expectorante do alho;Ação expectorante e descongestionante: as vias aéreas são “liberadas” a partir do consumo do alho;Ação anti-inflamatória: contribui para a melhora de gripes e resfriados, além de prevenir o câncer de estômago;Ação antimicrobiana, antiviral e antifúngica: devido aos seus componentes, o alho consegue reduzir a capacidade de ação de micróbios, fungos e vírus.
– O alho tem ação anti-inflamatória, antioxidante, antimicrobiana e antifúngicas além de ajudar no controle de hipertensão e de dislipidemias (colesterol, HDL e triglicérides alterados). Consequentemente, isso contribui para a melhora da imunidade, mas lembrando que sempre deve ser associado a uma boa alimentação e a hábitos de vida saudáveis – explica a nutricionista.
Qual a doença que o alho combate?
Existem vários benefícios do alho e que vão bem além de dar um bom gosto à receita. O consumo constante desse alimento pode combater fungos, bactérias e vírus, controlar a diabetes e até mesmo proteger a pressão arterial — segundo alguns estudos. Por isso, muitas pessoas têm incluído essa planta bulbosa na dieta, junto com outras comidas que também fazem bem para a saúde. Receba, em primeira mão, as principais notícias da CNN Brasil no seu WhatsApp! Inscrever-se A seguir, entenda quais são as possíveis vantagens de consumi-lo, além dos modos de consumir.
Quais as bactérias que o alho mata?
ANAPA – Associação Nacional dos Produtores de Alho
- Com informações do site Curando pela Natureza
- O alho é um dos mais poderosos remédios naturais.
- Ele tem ação antibiótica, anti-inflamatória, antimicrobiana, antiasmática, antioxidante, anticancerígena, entre outras, além de ser protetor cardiovascular.
- A lista de benefícios do alho é grande:
- – reduz pressão alta
- – previne arteriosclerose
- – auxilia na dissolução de cálculos renais
- – tem efeito tônico sobre pessoas enfraquecidas
- – previne gripes e resfriados
- – ajuda na expulsão de vermes;
- – combate bronquite
- – combate diarreia
- – atua contra hemorroidas e varizes
- – combate enfermidades dos rins e da bexiga
- – fortalece a vista,
- – combate dor de cabeça enxaqueca
- – contribui para a perda de peso
- – combate tumores, herpes e diversos problemas de pele
- – combate gota e reumatismo
- – trata asma e outros problemas respiratórios
- – combate tosse, rouquidão e catarro
- – trata problemas circulatórios, pressão alta e diabetes
- Ainda não acabou.
- Estudos comprovam a sua eficácia em câncer da mama e da próstata.
- E pesquisas recentes identificaram que o alho possui ainda diversas propriedades, entre as quais se destacam as antimicrobianas, antineoplásicas, terapêuticas contra doenças cardiovasculares, imunoestimulantes e hipoglicemiante.
- EXTERMINADOR DE BACTÉRIAS
- Pasteur relatou, em 1858, a atividade antibacteriana do alho, que tem sido confirmada por diversos autores até hoje.
- Em laboratório, mediante diluição em série, o extrato fresco de alho mostrou ser capaz de inibir de destruir 14 espécies de bactérias, entre as quais o Stafilococcus aureus, Klebsiella peneumoniae e Escherichia coli, que são bactérias potencialmente maléficas à saúde e causadoras de infecções.
- Isso ainda se deu mesmo usando o extrato de alho diluído 128 vezes.
- Uma solução de 5% preparada com alho fresco desidratado mostrou atividade bactericida contra a Salmonella typhimurium.
- Isso é atribuído à alicina, o componente-chave da atividade antimicrobiana, que também é responsável pelo odor característico do alho.
- A atividade antimicrobiana do alho é reduzida com sua fervura, pois a alicina praticamente desaparece durante o processamento térmico.
- O alho ainda tem se mostrado ser capaz de combater a bactéria Helicobacter pylory, a maior causa de dispepsia, câncer gástrico e também de úlceras gástricas e duodenais.
Foi observado recentemente que 2g/L de extrato de alho inibe completamente o crescimento da H. pylori.
- Os autores concluíram que este efeito bactericida pode contribuir para prevenir a formação de câncer gástrico.
- O efeito anticancerígeno do alho parece estar ligado à estimulação da enzima hepática glutationa S-transferase, envolvida em processos de desintoxicação de muitos carcinógenos.
- O que mais se destaca na composição nutricional do alho são os altos teores dos elementos zinco e selênio, metais antioxidantes.
- No organismo humano, estes nutrientes são muito importantes para o sistema imunológico.
- Diversos são os estudos que têm identificado baixos níveis sanguíneos tanto de selênio como de zinco em pacientes portadores de patologias como a aids, cujo sistema imunológico encontra-se gravemente debilitado.
- A prescrição dietoterápica atualmente feita para tais pacientes preconiza o consumo de alho, entre outras coisas.
- Há estudos que apontam uma atividade antiviral do alho.
- Neste sentido, seu consumo também é indicado para casos de resfriado, gripe e nas viroses em geral.
- Um estudo efetuado em duas regiões distintas da China, uma que emprega frequentemente o alho na culinária e outra que não o utiliza, mostrou que a região que usa regularmente o alho tem menores índices de mortalidade em relação à região que não utiliza o alho na alimentação.
- O alho ainda possui propriedades hipoglicemiantes.
- O extrato de alho, portanto, reduz a glicose sanguínea.
- O mecanismo provável desta atuação se deve, ao menos em parte, ao estímulo à secreção de insulina pelas células do pâncreas.
- MODO DE USAR
- O alho deve ser consumido cru, pois, após ser aquecido ou transformado, perde ou transforma suas propriedades benéficas.
- No caso de cápsulas, a qualidade varia muito de marca para marca.
- Pesquise, se optar por esta forma, muito antes de comprar.
A recomendação é de 500 a 1.000mg de óleo de alho por dia, como efeito protetor, ou de 1 a 2 dentes crus e frescos por dia, que podem ser ingeridos com água, chá ou suco.
- Pode-se também tomar a água de alho, enchendo um copo de água e acrescentando um dente de alho picado.
- Tome esta água aos goles durante o dia, acrescentando mais água.
- Ao fim do dia, descarte o alho.
- A ingestão com leite deve ser evitada, pois o leite cria muco no organismo, que depois de algum tempo será a causa de infecções e outros problemas.
- O uso excessivo ou em dose elevada do alho pode causar má digestão e irritabilidade da mucosa gástrica.
- Ele deve ser evitado quando se tomam drogas sintéticas.
- Não devem usar o alho pessoas alérgicas a esta planta, grávidas, lactentes e crianças até 4 anos.
- O alho também deve ser evitado em casos de pré e pós-operatório, pois tem efeito antiplaquetário.
: ANAPA – Associação Nacional dos Produtores de Alho
É bom comer alho puro?
Benefícios do alho: cru x cozido – Na cozinha, utilizamos, na verdade, o que é o bulbo da planta – popularmente conhecido como cabeça de alho. Além de agradar ao paladar, esse tempero possui diversos benefícios para a saúde. É considerado um verdadeiro remédio natural.
- Afinal, possui ação antibacteriana, é hipocolesterolêmico (ajuda a manter os níveis de colesterol no sangue baixos) e anti-hipertensivo.
- Os benefícios não param por aí! O alho é fonte de mais de 100 compostos ativos, vitaminas e sais minerais.
- Entre os motivos para incluí-lo na dieta estão a prevenção de resfriados, o alívio de infecções e a melhora do funcionamento do metabolismo.
Mas, para garantir todos esses benefícios, o melhor é consumi-lo cru. Isso porque o alho cozido perde a maioria de suas propriedades. As altas temperaturas diminuem a eficácia de seu ativo mais importante: a alicina. Para diminuir os efeitos negativos do cozimento, o ideal é não levá-lo a mais de 60ºC para que não perca tantas propriedades.
Porque o alho aumenta a testosterona?
Alho – O alho contém alicina, uma substância que eleva a taxa de testosterona no organismo. Além disso, o alho inibe a síntese de cortisol, hormônio ligado ao estresse, que prejudica a ação da testosterona.
Pode comer alho cru todos os dias?
Como desintoxicar o corpo consumindo alho em jejum? – Como já foi explicado, o principal benefício de comer alho em jejum é seu poder desintoxicante, portanto agora já podemos começar a adotar o bom hábito de comer alho cru todos os dias em jejum para depurar nosso organismo.
Pode comer alho cru antes de dormir?
Comer alho antes de dormir: será tão benéfico como dizem? – Uma das crenças populares mais ouvidas, no que toca ao tipo de alimentos que podemos (ou não) comer antes de dormir, diz que comer um dente de alho pode ajudar a melhorar os nossos hábitos de sono,
- Apesar da grande maioria de nós utilizar o alho como tempero na preparação de refeições, a medicina tradicional considera-o como um forte aliado no combate à insónia e outros distúrbios do sono,
- Mas, será que comer alho antes de dormir ajuda mesmo a ter melhores noites de sono? Considerado como um superalimento, e conhecido pelas suas imensas propriedades, o alho é rico em vitamina C e B6 e minerais como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, entre outros.
A verdade é que não há, ainda, evidências científicas que comprovem a influência do consumo de alho antes de dormir na melhoria do sono. No entanto, a ingestão de alho pode ser uma estratégia eficaz para quem ronca durante a noite. De acordo com a Encyclopedia of Folk Medicine, o consumo de alho ajuda a secar as membranas mucosas e a abrir as vias respiratórias, reduzindo as chances de ronco e, consequentemente, contribuindo para melhores noites de sono tanto para quem ressona, como para quem dorme com alguém que o faz.
- Mesmo assim, o consumo do alho não precisa de ser feito antes de dormir, basta que esteja incluído nos hábitos alimentares.
- Como consumir? Para uma melhor absorção das suas propriedades, o ideal é consumir o alho cru,
- Quando um dente de alho cru é esmagado ou cortado, é produzida uma substância química chamada alicina,
A alicina tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antibacterianas e ajuda na saúde cardiovascular. No entanto, só é possível tirar partido deste princípio ativo se o alho for consumido cru. Em altas temperaturas, as suas propriedades perdem-se e os benefícios são quase inexistentes.
É verdade que o alho é afrodisíaco?
Pode ser afrodisíaco Conforme mencionamos, já existe interesse nos benefícios do alho desde a Grécia Antiga. Lá também já era sabido que o consumo do alho cru é considerado um afrodisíaco natural pois aumenta a circulação sanguínea, chegando aos órgãos sexuais.
Quais são as vitaminas que o alho tem?
Os poderosos nutrientes contidos no alho, como as Vitaminas do Complexo B e a Vitamina C, além dos minerais cálcio, cobre, enxofre, ferro, fósforo, manganês, potássio e selênio, previnem doenças e fortalecem o organismo.
O que acontece se eu tomar água de alho todos os dias?
Devido à sua complexa e rica estrutura, o alho tem características gastrointestinais, diuréticas, diaforéticas e cardiovasculare, sendo capaz de baixar a pressão arterial. Também possui efeito analgésico, cicatrizante, antimicrobiano, anti-helmíntico, antitóxico, inibidor de câncer e antitóxico.
Qual o melhor horário para comer alho?
Você já deve ter ouvido falar que comer um dente de alho antes de dormir faz bem. O alimento realmente traz muitos benefícios para a saúde. Diversos componentes presentes no alho ajudam, sobretudo, no fortalecimento da imunidade e também protegem a saúde do coração e melhoram doenças inflamatórias.
Pode tomar água com limão e alho todos os dias?
Tome Água De Alho Com Limão Todo Dia E Potencialize Sua Imunidade!
É verdade que o alho é antibiótico?
Possui ação antioxidante, antibacteriana e antibiótica. Por conter enxofre, é um tempero que auxilia no controle da pressão arterial quando ingerida em grande quantidade. Realça o sabor de molhos, batatas, sopas, carnes, frango, peixes, patês, temakis e omeletes.
Pode tomar água de alho antes de dormir?
ANAPA – Associação Nacional dos Produtores de Alho Com informações do site GreenMe O alho (Allium sativum) é uma das mais antigas plantas consideradas medicinais, para a humanidade. No Brasil, é uma das plantas indicadas para tratamentos no Serviço Nacional de Saúde Pública, em diversas formas de uso e para diversas doenças.
É sabido que o alho é um poderoso vermífugo, antifúngico, inseticida, antibactericida, antibiótico, e que sua ingestão reduz os índices de pressão arterial, fluidifica o sangue, reduz processos inflamatórios e catarrais e, inclusive, tem a capacidade de induzir células cancerosas a apoptose, que é a autodestruição celular.
Na medicina popular de muitos países, inclusive no nosso, temos a tradição de fazer chá de tudo, é certo, e do alho, claro, que é tido como ingrediente absolutamente necessário nos chás antigripais onde se junta ao gengibre, ao guaco, à hortelã, e a outras ervas também muito conhecidas.
- Formas de uso consagradas para o alho medicinal
- As formas de uso consagradas, e comprovadas, para o alho medicinal incluem a maceração, ingestão in natura, tintura, óleo prensado a frio.
- Maceração
O macerado de alho pode ser feito em água ou vinho (1 colher de café de alho picado para cada em 30mL de líquido). Todo macerado leva algum tempo para ficar pronto, o de água deve ser consumido no mesmo dia, o de vinho dura bastante. Indica-se comer de 3 a 4 dentes de alho, in natura, ou seja, crus, por dia em casos de catarros que dificultam a respiração.
Veja abaixo como retirar o hálito de alho: Óleo de alho O óleo de alho pode ser feito em casa assim: coloque 3 dentes de alho em 1 xícara de óleo de girassol, amasse bem, leve ao fogo em banho-maria durante 1 hora. Deixar esfriar e coe. Tome 1 colher de sobremesa, 2x ao dia, 30 minutos antes das refeições.
Indica-se o seu uso, como suplemento nutricional em casos de afecções pulmonares.
- Tintura de alho
- A tintura de alho é indicada tanto para uso interno como externo em tratamentos de hipertensão arterial, por exemplo.
- Água de alho
Água de alho é uma boa forma de se controlar a pressão arterial também. Basta você deixar um dente de alho, cortado ou picado, em um copo de água, á noite. No dia seguinte, tome esse copo de água, em golinhos, durante o dia. Lembrete! É preciso lembrar que, caso vá fazer alguma cirurgia, mesmo que seja dentária, é preciso interromper o uso de alho 10 dias antes para evitar possíveis problemas de coagulação sanguínea.
- O chá de alho
- Mesmo não havendo nenhuma indicação de que o chá de alho seja efetivamente curativo, muitas pessoas o usam e esta informação passa de família para família, garantindo seus bons efeitos.
- A receita é assim:
- * Cozinhe os dentes de alho com açúcar, como se faz para xarope, até ficar queimado.
- * Junte gengibre ralado ou em rodelas finas, cozinhe mais um pouco, junte água quanto baste e, no final, fora do fogo, acrescente um limão espremido.
- * Depois do suadouro você deverá se sentir bem melhor da sua gripe.
Mas, há quem indique um chá mais leve, de alho puro e água, para se tomar em jejum, ao levantar – você deverá ferver os dentes de alho por uns 10 minutos, abafar e deixar amornar. Tomar em jejum para problemas gástricos e processos inflamatórios. Contraindicações O alho não é aconselhável a bebês e, por essa razão, não é indicado para mães que amamentam.
Em crianças pequenas, o uso do alho é indicado como vermífugo, bactericida, antibiótico, em doses muito reguladas. Em demasia poderá causar reações gástricas por irritação da mucosa, assim como reduzir a capacidade de coagulação normal do sangue, e hipotensão arterial, em pessoas que não são hipertensas.
Em pessoas com doenças autoimunes como o HIV e que fazem uso dos coquetéis antivirais, o uso exagerado de alho e seus derivados pode afetar, em até 50%, a eficácia destes. : ANAPA – Associação Nacional dos Produtores de Alho
É verdade que o alho e Anti-inflamatório?
Esse fitoquímico presente no alho tem ação anti-inflamatória e hipotensora, e também ajuda no controle do colesterol. Possui ainda função antibiótica, auxiliando no combate a infecções causadas por micro -organismos; é um potente antifúngico, prevenindo ou inibindo a proliferação de fungos.
Quantas doenças O alho pode curar?
5 – AJUDA A COMBATER DOENÇAS RESPIRATÓRIAS – O alho possui propriedades expectorantes e antissépticas que auxiliam no estímulo das funções respiratórias, facilitando a respiração. Isso faz com que o alho seja utilizado no tratamento de condições como gripes, tosse, resfriados, ronco, asma, bronquite e outras doenças pulmonares.
O que acontece se comer muito alho?
Doença O alho é uma erva que tem sido usado na cozinha e na medicina há muito tempo. Ao cortar ou amassar a cabeça de alho, um subproduto de aminoácido denominado alicina é liberado. A alicina é responsável pelo forte odor do alho e pelas suas propriedades medicinais.
- Uma vez que os princípios ativos são destruídos quando o alho é esmagado, a quantidade de princípio ativo nas várias formas de alho varia muito.
- O extrato de alho envelhecido (EAE), produzido a partir de alho envelhecido por no mínimo 20 meses, conta com compostos ativos mais estáveis que a maioria das formas.
O consumo de suplementos de alho nessa forma parece proporcionar o maior benefício para a saúde com menos efeitos adversos O alho reduz a tendência normal à formação de coágulos pelas plaquetas (partículas no sangue que ajudam a interromper o sangramento).
Reduzir o risco de câncer, sobretudo de câncer gastrointestinal Reduzir os níveis de glicose no sangue
As evidências mais bem fundamentadas disponíveis, que dão respaldo à suplementação com alho, especificamente o extrato de alho envelhecido, dizem respeito à redução da pressão arterial. Em grandes doses, o alho pode causar uma leve redução na pressão arterial sistólica e diastólica.
O efeito do alho na redução do colesterol tem sido inconsistente, mas estudos demonstraram que ele diminui os níveis de colesterol total e de colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL), o colesterol ruim, e essa redução provavelmente é significativa o suficiente para reduzir os riscos de problemas cardíacos, como, por exemplo, ataques cardíacos. As evidências científicas para a ingestão de alho e o uso de suplementos de alho mostram pouca ou nenhuma proteção contra o câncer.
A maioria dos estudos usou extratos de alho envelhecido. As fórmulas preparadas para ter pouco ou nenhum odor podem ser inativas e precisam ser estudadas. O único efeito adverso do alho é o cheiro de alho no hálito, no corpo e no leite materno. Todavia, o consumo de grandes quantidades de alho pode provocar náuseas e ardor na boca, no esôfago e no estômago.
- É improvável que pequenas quantidades de alho que são consumidas como parte da dieta causem interações medicamentosas.
- Contudo, quantidades maiores tomadas na forma de suplementos podem interagir com medicamentos que previnem a formação de coágulos (por exemplo, a varfarina), o que aumenta o risco de hemorragia.
Assim, o alho não deve ser consumido nem tomado na forma de suplemento duas semanas antes de uma cirurgia ou de um procedimento odontológico. O alho também pode potencializar os efeitos dos medicamentos redutores da pressão arterial e, assim, causar uma redução excessiva da pressão arterial.
- O alho também pode interagir com o tacrolimo (um medicamento para prevenir a rejeição de um órgão transplantado), causando o aumento dos níveis de tacrolimo e danos hepáticos.
- Estudos em animais mostraram que o alho diminui os níveis de isoniazida.
- O alho parece reduzir a pressão arterial, os níveis de colesterol total e de colesterol LDL e os níveis de glicose no sangue em jejum.
Assim, o alho pode ajudar a diminuir o risco de problemas cardiovasculares. O alho é relativamente seguro, mas a pessoa deve conversar com o médico antes de tomar alho se
Tiver diabetes ou HIV Tomar anticoagulantes Tomar anti-hipertensivos (para hipertensão arterial) Tomar medicamentos para evitar a rejeição de um órgão transplantado Tomar medicamentos para tratar doenças como a tuberculose, por exemplo
OBS.: Esta é a versão para o consumidor. MÉDICOS: VISUALIZAR A VERSÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE VISUALIZAR A VERSÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE Direitos autorais © 2023 Merck & Co., Inc., Rahway, NJ, EUA e suas afiliadas. Todos os direitos reservados.
O que o alho pode causar na pele?
Continua após publicidade Cebola roxa picada: moléculas de enxofre voam diretamente para os olhos. (Tony Cenicola/The New York Times/VEJA) Continua após publicidade O que o alho e a cebola têm em comum com a pólvora? Muito. Eles são incendiários. Podem fazer mal e deliciar. O enxofre é o centro de seus poderes.
E alhos e cebolas ajudaram a inspirar o trabalho de um químico que acaba de publicar um tratado saudando a mal-cheirosa, ainda que indispensável, família allium, Eric Block foi fisgado pela química em meio a pirotecnias no porão e na garagem enquanto crescia em Forest Hills, no Queens, em Nova York.
Na escola ele se tornou um nerd enquanto seus colegas Paul Simon e Art Grafunkel eram a epítome do cool. Ele descobriu o chamado da química do allium em seu Ph.D e, por mais de quatro décadas, trabalhou em muitos de seus detalhes na State University de Albany.
- O livro de Block, Garlic and Other Alliums: The Lore and the Science (em tradução livre, algo como Alho e Outros Allium: A Sabedoria e a Ciência ), foi publicado este ano pela Royal Society de Química.
- Embora os detalhes químicos sejam de difícil compreensão para quem não é especialista, o livro foge do padrão técnico ao adotar um estilo de texto claro e divertido, com uma grande quantidade de referências culturais e belíssimas reproduções de imagens, entre elas trechos de tabletes cuneiformes sumérios, fotos de “Drácula”, cabeças ornamentais da flor de allium que lembram fogos de artifício, os domos de cebola das igrejas russas e o topo em forma de alho dos prédios de Gaudí em Barcelona.
Sistema de defesa – Block também avaliou cuidadosamente as várias evidências da eficácia dos allium, do folclore à moderna medicina, e explica a química e como tratar o bafo de alho sim, ele pode emanar das profundezas depois de um dia ou mais, e segundo Block, kiwi, berinjela, cogumelos ou salsinha podem ajudar a eliminar esse odor.
- Mais útil para a culinária, ele distribuiu os diferentes sabores de allium e como eles evoluíram na tábua de corte e no forno.
- E dá uma prévia intrigante dos novos allium que aparecem no horizonte.
- Continua após a publicidade “Ainda é assombroso para mim o que acontece quando você corta ou morde uma cebola ou um dente de alho”, diz Block.
“Estas plantas são originárias de uma vizinhança difícil na Ásia Central, no norte do Afeganistão, e desenvolveram algumas armas químicas sérias para se defender.” O seu sistema de defesa, baseado no enxofre, dá aos allium seus sabores distintos. As plantas o liberam em seus tecidos quando são atacadas por mordidas, esmagadas ou cortadas.
Os produtos químicos são altamente irritantes e desencorajam a maioria das criaturas de voltar para uma segunda tentativa. Eles matam micróbios, repelem insetos e danificam as células vermelhas de cães e gatos. Jamais alimente um pet com cebola ou alho. Allicin – Qualquer cozinheiro sabe que cortar allium libera químicos que ardem.
O alho pode entrar nos olhos e boca mesmo se um dente for esfregado com o pé. Seu ingrediente ativo passa através da pele e pelo sangue. O contato prolongado com o alho pode criar bolhas e queimaduras na pele, como algumas fotos pouco agradáveis do livro documentam.
Continua após a publicidade Block explica que os allium possuem estoques químicos de enxofre diferentes para criar suas armas e, por isso, têm tamanha variedade de sabores. Os estoques em si são inertes, mas quando as camadas da planta são danificadas, enzimas nessas camadas rapidamente convertem os compostos de enxofre em moléculas reativas, e ardidas.
Os dentes de alho produzem um químico chamado allicin, responsável por seu forte aroma. É uma molécula relativamente grande e age principalmente ao contato direto à mordida, a versão do mundo das plantas para o combate corpo-a-corpo. O allium de folhas planas, conhecido como cebolinha, produz uma quantidade pequena de allicin,
- Mais que uma arma diferente, tem um aroma mais suave.
- Cebolas, chalotas (cebolinhas francesas) e cebollete compartilham um estoque químico especial e uma segunda enzima defensiva.
- Produzem uma molécula de enxofre pequena e leve o suficiente para lançar-se a partir do tecido danificado, voar pelo ar e atacar nossos olhos e narizes.
Essa arma de longa distância é chamada de fator lacrimógeno porque enche os olhos de água. Continua após a publicidade “O fator lacrimógeno é extremamente potente”, diz Block. “Apenas uma pequena quantidade que chega perto de seu rosto quando você corta cebolas é suficiente para fazê-lo chorar.
- Quando eu cheirei o composto puro, a dor foi insuportável, como se recebesse um soco no olho.” A mesma reação que faz os compostos de enxofre dos allium armas tão potentes também lhes dão vida curta.
- Eles começam a reagir imediatamente com outras moléculas nos tecidos da planta e pouco a pouco geram um sabor que é menos picante, mas também menos fresco, mais sulfuroso.
O calor da cocção aumenta a velocidade destas e de outras reações, elimina em grande medida o sabor picante e permite aflorar a doçura do allium, misturada com aromas sulfurosos. O calor também destrói as enzimas dos tecidos, o que os torna ainda menos picantes.
- Culinária – Esta química básica conduz a algumas linhas gerais para a culinária.
- Se você vai usar cebolas, alho ou cebolinha em um molho ou tempero, por exemplo, deve cortá-las apenas minutos antes de servir.
- Se já estiverem cortadas, pode enxaguar os pedacinhos picados para que a água remova as partes envelhecidas dos compostos de enxofre que surgem na superfície do corte.
Assim, poderá saborear só as partes frescas. Continua após a publicidade Se estiver cozinhando alho, cebola ou um de seus parentes, faça isso com os bulbos inteiros ou picados grosseiramente. Isso vai moderar seu sabor. Esmagá-los ou raspá-los, ao contrário, intensifica o sabor.
Raspar também pode alterar o sabor com que os allium contribuem para os pratos. Eles são ingredientes valorizados, em parte, porque sua química de enxofre reforça o sabor das carnes. No ano passado, um estudo alemão sobre carne guisada descobriu que, de longe, quem mais contribuía para o aroma global do molho era um incomum composto de enxofre, que não vinha da carne, mas da cebola e do alho-poró.
O composto só aparecia depois que os vegetais eram cortados. Dessa forma, se você conta com allium para dar profundidade a guisados ou assados, corte-os finamente ou faça um purê. O calor vai eliminar a ardência e desenvolver o aroma. Continua após a publicidade Novas variedades – O livro de Block pode ser a última palavra sobre os allium hoje, mas como ele mesmo deixa claro, existem novos sabores adiante.
Pesquisadores da Nova Zelândia e do Japão desenvolveram recentemente uma cebola experimental que elimina a enzima do fator lacrimógeno. Livre do choro, mas não do sabor. Ao contrário das cebolas mais suaves, esta variedade ainda guarda sua carga de materiais sulfúricos. Isso aumenta os níveis de traços de compostos que Block descobriu e batizou de “zwiebelanes”.
Ele os descreve como “tendo um maravilhoso aroma de cebola, fresco, doce”. A cebola sem lágrimas promete ser intensa, de uma maneira nova. Block e alguns de seus colegas também começaram a estudar centenas de espécies de allium que ainda crescem no centro e no sudoeste da Ásia, alguns dos quais colhidos localmente e comidos em profusão e com defesas químicas muito diferentes.
- Quero ver que outras surpresas a natureza guardou para nós”, diz Block.
- Mas a exploração de sabores começa em casa.
- Há muita coisa acontecendo embaixo de seu nariz quando você corta ou cozinha”, diz ele.
- Use seu nariz, siga as mudanças e você vai descobrir coisas novas e deliciosas.” O Brasil está mudando.
O tempo todo. Acompanhe por VEJA e também tenha acesso aos conteúdos digitais de todos os outros títulos Abril* Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. *Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
É verdade que o alho e Anti-inflamatório?
Esse fitoquímico presente no alho tem ação anti-inflamatória e hipotensora, e também ajuda no controle do colesterol. Possui ainda função antibiótica, auxiliando no combate a infecções causadas por micro -organismos; é um potente antifúngico, prevenindo ou inibindo a proliferação de fungos.
Como usar o alho para desinflamar o corpo?
Coloque o dente de alho cru descascado na xícara de café com água fria e esmague-o na água. Após 20 minutos de molho nesta água o antibiótico está pronto. Basta somente beber a água, podendo jogar fora o alho.
O que o alho faz no estômago?
A cebola e o alho podem atacar a gastrite – Verdade! A gastrite é uma inflamação da parede do estômago e acontece quando a acidez aumenta a ponto de agredir o órgão. O alho e a cebola crus e em excesso são capazes de irritar a mucosa do estômago. Por isso, quem possui problemas gástricos graves e já diagnosticados deve evitar.
- Se for o caso, agende uma consulta com um gastroenterologista para acompanhamento e saber se pode incluir esses alimentos no seu cardápio.
- Para quem não tem problemas, o alho pode até ajudar na digestão, já que ele atua prevenindo inflamações estomacais e intestinais, conseguindo, inclusive, eliminar as bactérias maléficas do organismo.
Um truque para melhor digestão do vegetal é retirar aquele brotinho interno antes do consumo.
Pode tomar água de alho antes de dormir?
ANAPA – Associação Nacional dos Produtores de Alho Com informações do site GreenMe O alho (Allium sativum) é uma das mais antigas plantas consideradas medicinais, para a humanidade. No Brasil, é uma das plantas indicadas para tratamentos no Serviço Nacional de Saúde Pública, em diversas formas de uso e para diversas doenças.
É sabido que o alho é um poderoso vermífugo, antifúngico, inseticida, antibactericida, antibiótico, e que sua ingestão reduz os índices de pressão arterial, fluidifica o sangue, reduz processos inflamatórios e catarrais e, inclusive, tem a capacidade de induzir células cancerosas a apoptose, que é a autodestruição celular.
Na medicina popular de muitos países, inclusive no nosso, temos a tradição de fazer chá de tudo, é certo, e do alho, claro, que é tido como ingrediente absolutamente necessário nos chás antigripais onde se junta ao gengibre, ao guaco, à hortelã, e a outras ervas também muito conhecidas.
- Formas de uso consagradas para o alho medicinal
- As formas de uso consagradas, e comprovadas, para o alho medicinal incluem a maceração, ingestão in natura, tintura, óleo prensado a frio.
- Maceração
O macerado de alho pode ser feito em água ou vinho (1 colher de café de alho picado para cada em 30mL de líquido). Todo macerado leva algum tempo para ficar pronto, o de água deve ser consumido no mesmo dia, o de vinho dura bastante. Indica-se comer de 3 a 4 dentes de alho, in natura, ou seja, crus, por dia em casos de catarros que dificultam a respiração.
- Veja abaixo como retirar o hálito de alho: Óleo de alho O óleo de alho pode ser feito em casa assim: coloque 3 dentes de alho em 1 xícara de óleo de girassol, amasse bem, leve ao fogo em banho-maria durante 1 hora.
- Deixar esfriar e coe.
- Tome 1 colher de sobremesa, 2x ao dia, 30 minutos antes das refeições.
Indica-se o seu uso, como suplemento nutricional em casos de afecções pulmonares.
- Tintura de alho
- A tintura de alho é indicada tanto para uso interno como externo em tratamentos de hipertensão arterial, por exemplo.
- Água de alho
Água de alho é uma boa forma de se controlar a pressão arterial também. Basta você deixar um dente de alho, cortado ou picado, em um copo de água, á noite. No dia seguinte, tome esse copo de água, em golinhos, durante o dia. Lembrete! É preciso lembrar que, caso vá fazer alguma cirurgia, mesmo que seja dentária, é preciso interromper o uso de alho 10 dias antes para evitar possíveis problemas de coagulação sanguínea.
- O chá de alho
- Mesmo não havendo nenhuma indicação de que o chá de alho seja efetivamente curativo, muitas pessoas o usam e esta informação passa de família para família, garantindo seus bons efeitos.
- A receita é assim:
- * Cozinhe os dentes de alho com açúcar, como se faz para xarope, até ficar queimado.
- * Junte gengibre ralado ou em rodelas finas, cozinhe mais um pouco, junte água quanto baste e, no final, fora do fogo, acrescente um limão espremido.
- * Depois do suadouro você deverá se sentir bem melhor da sua gripe.
Mas, há quem indique um chá mais leve, de alho puro e água, para se tomar em jejum, ao levantar – você deverá ferver os dentes de alho por uns 10 minutos, abafar e deixar amornar. Tomar em jejum para problemas gástricos e processos inflamatórios. Contraindicações O alho não é aconselhável a bebês e, por essa razão, não é indicado para mães que amamentam.
- Em crianças pequenas, o uso do alho é indicado como vermífugo, bactericida, antibiótico, em doses muito reguladas.
- Em demasia poderá causar reações gástricas por irritação da mucosa, assim como reduzir a capacidade de coagulação normal do sangue, e hipotensão arterial, em pessoas que não são hipertensas.
Em pessoas com doenças autoimunes como o HIV e que fazem uso dos coquetéis antivirais, o uso exagerado de alho e seus derivados pode afetar, em até 50%, a eficácia destes. : ANAPA – Associação Nacional dos Produtores de Alho