Pode comer cacau 100% todo dia?

chocolate 100% cacau – benefícios além do sabor – Se você chegou até aqui, é porque já ouviu falar nos benefícios do chocolate. Esse alimento mágico, quando é puro e com alto teor de cacau, pode ser consumido diariamente em qualquer dieta. Mas isso só serve para chocolate de verdade – feito com poucos ingredientes e com alto teor de cacau.

Quanto cacau posso comer por dia?

Pode comer chocolate todo dia? – O consumo de chocolate deve ser moderado e equilibrado, considerando o tipo e a marca, devido ao seu alto teor calórico e possível presença de açúcar e gorduras adicionadas. Por isso, o chocolate amargo ou meio amargo é mais indicado, pois contém mais cacau e menos açúcar.

Quais são os efeitos do cacau?

2. Ajuda a melhorar o fluxo de sangue e a proteger a saúde cardiovascular. – Por ser rico em flavonoides, o cacau ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo no organismo como um todo. Também, ele interfere na produção de óxido nítrico pelo corpo. Dessa forma, o cacau pode ser um aliado na prevenção da trombose, na redução da pressão arterial, e, também, no melhor funcionamento do sistema cognitivo.

Qual é a contra indicação do cacau?

Benefícios e malefícios do cacau para o aparelho digestivo – Gastroclínica Florianópolis Rico em nutrientes, o cacau sempre foi visto com bons olhos e considerado um dos frutos com muitos benefícios para a saúde. O cacau é rico em fibra, quase 50% da sua composição é gordura saturada e rico em Ômega 6. Possui, ainda, minerais, especificamente magnésio, cobre, fósforo, ferro e zinco.

Além disso, já foram comprovadas suas propriedades na saúde cardiovascular. Mas será que quando o assunto é o bom funcionamento do aparelho digestivo, o consumo do cacau está liberado? Um estudo da Universidade de Granada, na Espanha, mostra que ele pode ajudar no emagrecimento. Mesmo possuindo gorduras saturadas, seu consumo está associado a uma menor probabilidade de problemas no metabolismo.

O magnésio, abundante no cacau, é um dos grandes minerais alcalinos. Ele auxilia no funcionamento do sistema digestivo, combatendo a constipação digestiva. Porém, ele pode estar associado com azia e inchaço. Seu consumo está ligado com o aparecimento de sintomas como a síndrome do intestino irritável em pessoas propensas a distúrbios digestivos.

Assim como o café, também é um diurético que pode resultar em fezes líquidas e diarreia. Gastrite é outro problema decorrente do seu consumo, por isso, para aliviar os sintomas, procure evitar a ingestão. Os sintomas são decorrentes do consumo frequente e exagerado do cacau. Se você não consegue ficar sem, até porque ele tem muitos benefícios, procure comer menos e poucas vezes na semana.

Se os sintomas forem muito persistentes logo após o consumo, é recomendável consultar um médico para uma avaliação mais profunda. : Benefícios e malefícios do cacau para o aparelho digestivo – Gastroclínica Florianópolis

Porque o cacau emagrece?

E quais são os benefícios do chocolate? – Eles podem melhorar a função vascular e contam com atividades antiplaquetárias, ou seja, prevenindo a formação de placa de gordura dentro das artérias. Esses benefícios estão relacionados com os flavonoides. Ou seja, o chocolate ajuda a prevenir doenças cardiovasculares,

  1. O chocolate ajuda no controle de Diabetes Mellitus tipo 2 pois o cacau presente e os seus flavonóides ajudam a aumentar a sensibilidade a insulina.
  2. Além disso, ele auxilia no controle da Ansiedade e Depressão pois o consumo do chocolate está ligado ao aumento de serotonina, que é o hormônio da felicidade e que produz uma sensação de felicidade.

Ele ajuda a melhorar o sistema imunológico, os flavonóides presentes no cacau possuem propriedades regulatórias nas células imunes. E por fim, o que ninguém sabia, ele ajuda na prevenção da obesidade e até ajuda no emagrecimento. O chocolate pode produzir uma resposta de saciedade, consequentemente reduzindo o apetite o que levaria a um déficit calórico e consequentemente ao emagrecimento.

Qual é o cacau em pó mais saudável?

O cacau natural é uma opção mais saudável e com um sabor mais intenso, enquanto o cacau alcalino é mais solúvel em líquidos e possui um sabor mais suave.

Qual o cacau mais saudável?

O chocolate mais saudável é o chocolate preto, também conhecido como chocolate amargo. As tabletes de chocolate preto que contêm mais de 85% de cacau têm grandes benefícios para o organismo.

Qual o melhor cacau para a saúde?

Qual o chocolate mais saudável? Quando a vontade de um chocolatinho bater, aposte na versão mais bacana pra saúde – o chocolate amargo. O chocolate saudável é sempre o que tem alto teor de cacau, acima de 70%.

Qual o melhor horário para comer cacau?

Infelizmente, a hora ideal para devorar um chocolate não é quando bate aquela vontade incontrolável. De acordo com os especialistas, existe sim um momento mais adequado para saciar esse desejo: depois das principais refeições.

Qual a diferença de cacau 100% e 70%?

Alimentos e Bebidas Bem Estar Casa e Decoração Especiais da Lu Estilo de Vida Tecnologia Ele deixa doces, pães e sobremesas uma delícia! Alimentos Atualizado em 30 Dez 20 3 min de leitura Gente, o chocolate em pó vai bem em muitas receitas deliciosas, como vitaminas, bolos, tortas, mousses e biscoitos ! E o legal é que você acha vários tipos, mais amargos ou docinhos, dependendo da quantidade de cacau, açúcar e leite, Quer conhecer os principais? Vem que eu te conto! Como escolher o chocolate em pó Olha só, na hora de escolher o chocolate em pó você tem que pensar na intensidade de cacau que quer pra massa: forte e amarga ou suave e doce.

  1. O chocolate com porcentagem menor de cacau costuma vir com bastante açúcar e leite.
  2. Já os chocolates com mais cacau deixam as receitas com sabor acentuado e com pouca gordura, viu? Você encontra em quatro concentrações de cacau: 33, 50, 70 e 100 por cento.
  3. Quanto maior a quantidade de cacau no chocolate em pó, mais escuro o doce vai ficar.
You might be interested:  Cloreto De Magnésio Benefícios

Chocolate entre 33 e 50 por cento de cacau: pra receitas mais doces Se for preparar um bolo ou outra massa com pedaços de chocolate ao leite, pode escolher o chocolate em pó com 33 por cento ou com 50 por cento de cacau. A diferença é que menos cacau vai deixar a sobremesa docinha, tá? Esse chocolate em pó com 33 por cento de cacau não tem glúten, viu? Já o chocolate com 50 por cento de concentração de cacau, também conhecido como meio amargo, equilibra melhor as receitas que levam outros ingredientes doces, como açúcar e leite condensado, Por isso, é bastante usado na confeitaria gourmet em brigadeiros, recheios de bolos e tortas, ganaches, mousses e cookies. Esse chocolate meio amargo vem na caixinha de 200g e tem 50 por cento de cacau Chocolate com 70 por cento cacau: ideal pra massas pesadas Agora, se você procura uma opção com mais benefícios pra saúde, aposte no chocolate amargo. Ele vem com 70 por cento de cacau, bem pouco açúcar e não tem leite! Esse chocolate é 70 por cento cacau não tem glúten e nem lactose Esse tipo de chocolate é o ideal pra usar em massas pesadas, como a do brownie, que leva uma quantidade grande de chocolate picado e precisa do sabor intenso do cacau. Outro detalhe é que esse tipo é mais saudável porque é rico em flavonoides.

  • Ou seja, combate o envelhecimento.
  • E também ajuda na concentração e no controle da ansiedade! Chocolate 100 por cento cacau: pra um sabor bem intenso O chocolate em pó 100 por cento cacau tem sabor forte e bem amargo, tá? Como o cacau vem puro, você pode pôr só a quantidade de açúcar ou o que quiser pra adoçar.

Os benefícios pra saúde são os mesmos do chocolate amargo. E você consegue usar em finalizações de receitas, como em cima do glacê do bolo ou da torta banoffee e em massas como bolos e panquecas. Que tal uma vitamina de banana com cacau, aveia, amaranto e chia pra dar energia pro treino? Você também pode polvilhar esse tipo de chocolate em pó no iogurte e em frutas picadinhas. O chocolate 100 por cento cacau é o mais amargo porque não tem açúcar Gostou? Vem escolher o chocolate em pó ideal pras suas receitas aqui no Magazine Luiza! Saiba mais: Olha, o chocolate tem vários outros benefícios pra saúde. E aqui você fica sabendo quais são eles! Ah, se precisar de uma ajudinha pra instalar o fogão e cooktop pra preparar receitas, clica aqui pra solicitar o serviço especializado dos nossos parceiros! E se quiser aprender algumas delas pra usar o chocolate e arrasar na cozinha, baixe o aplicativo TudoGostoso! Ele tá disponível pra Android e iOS,

Pode tomar leite com cacau em pó?

Duas colheres de sopa de cacau por dia podem ser o novo vinho. Veja a opinião de especialistas. Uma pequisa publicada na edição de novembro do The American Journal of Clinical Nutrition informa que a dupla leite desnatado e chocolate em pó sem açúcar ajuda a combater e a afastar doenças do coração.

O que o cacau faz no cérebro?

Os benefícios do chocoate são muitos e a data mais deliciosa do ano, a Páscoa, está chegando e todos estão ansiosos para celebrar esta data sem peso na consciência, afinal, a data pede por chocolate. Além de nos dar uma maravilhosa sensação de bem-estar, o chocolate não traz apenas benefícios imediatos, mas quando consumido de maneira controlada e moderada, o doce pode oferecer uma série de vantagens para o cérebro humano. Seus benefícios possuem relação com o cacau, a fruta utilizada em sua produção. Logo, quanto maior for a concentração desse ingrediente, melhor a qualidade do produto, trazendo ainda mais vantagens para a saúde. A fruta possui flavonoides, compostos orgânicos responsáveis por garantir desenvolvimento das principais atividades cognitivas, melhorando a função cerebral ao aumentar o fluxo de sangue para o cérebro devido às substâncias estimulantes como a cafeína e a teobromina.

  1. Ajuda a prevenir o Alzheimer: os flavonoides encontrados no cacau estimulam o crescimento de novas células cerebrais, prevenindo a morte das células já existentes.
  2. Contribui para a memória: os flavonoides também aumentam a quantidade de sangue presente no giro denteado, uma área específica do hipocampo, estrutura no cérebro que é relacionada à memória.
  3. Aumenta a libido: algumas substâncias encontradas nos chocolates amargos, como a L-arginina e o zinco, são importantes propulsores de libido, favorecendo a função adrenal e apoiando o desejo sexual.
  4. Melhora o humor: o chocolate também é fonte do aminoácido triptofano, um sintetizados de serotonina, o neurotransmissor que desenvolve a felicidade e controla o humor.
  5. Eleva a qualidade do sono: o triptofano, que também é encontrado no chocolate, tem a função de regular a qualidade do sono e até mesmo estabilizar o apetite, sendo um grande aliado na manutenção do descanso do corpo.
  1. Favorece o bem-estar: quem não fica muito feliz depois de comer um pedacinho de chocolate? Isso acontece porque ele também pode despertar a sensação de bem-estar graças a anandamina, um ácido graxo essencial do ômega 6.
  2. Reduz o estresse: o chocolate é uma fonte de magnésio e rico em tirosina, uma substância que estimula a produção da endorfina, serotonina e da dopamina, ajudando, assim, a reduzir o estresse.
  3. Reduz os sintomas depressivos: por conter a feniletilamina, um neurotransmissor envolvido com a regulação do humor, o chocolate ajuda a liberar endorfinas de bem-estar no cérebro, produzindo uma redução significativa no risco de sintomas depressivos.
  1. Melhora a cognição: consumir cacau leva a melhorias de curto e longo prazo na cognição em geral, facilitando a atenção, a velocidade de processamento e memória no trabalho.
  2. Melhora o fluxo sanguíneo: o cacau melhora a saúde dos vasos sanguíneos e pode reduzir a pressão arterial, melhorando o fluxo sanguíneo em geral, que é uma das chaves para a saúde do cérebro.
  3. Aumenta os neuroquímicos da paixão: como o chocolate possui feniletilamina, que libera endorfinas no cérebro, um dos neuroquímicos produzidos quando você se apaixona, o consumo de chocolate auxilia nesta área.
  4. Reduz a inflamação: os flavonoides também possuem efeito antioxidante e anti-inflamatória, que são associadas a uma variedade de problemas de saúde mental, como depressão, esquizofrenia, transtorno bipolar e de personalidade e doença de Alzheimer, por exemplo.
  5. Aumenta a serotonina: por possuir este neurotransmissor conhecido por melhorar o humor, o aumento da serotonina auxilia na diminuição do risco de depressão, podendo desempenhar, inclusive, um papel importante no desenvolvimento da doença de Alzheimer.
  6. Auxilia no aprendizado: os flavonoides encontrados no cacau também ajudam no aprendizado, sendo indicado seu consumo na hora em que estiver estudando.

Os benefícios são inúmeros e a ciência confirma isso, porém, lembre-se: estas vantagens são encontradas em maior parte no chocolate amargo e não significa que quanto mais, melhor. O ideal é 1 ou 2 pedaços pequenos por dia e com mais de 50% de cacau, Dessa forma, seu cérebro terá todos estes benefícios e o seu corpo também.

You might be interested:  Estética E Cosmética Salário

Quais são as vitaminas do cacau?

Conheça os benefícios do Cacau na pele – Muito utilizado em formulações cosméticas, na pele, o Cacau é um dos melhores antioxidantes naturais existentes, Isso quer dizer que ele é eficiente no combate aos radicais livres, substâncias tóxicas às células e que prejudicam a saúde da pele.

  • Esse é um ativo rico em vitaminas como A, B1 e E, e minerais importantes como Ferro, Magnésio e Zinco, por isso contribui tanto para a nutrição dos tecidos cutâneos e consequentemente para a saúde e a vitalidade da pele e cabelos,
  • Por fim, é também um ativo anti-inflamatório, motivo pelo qual auxilia também no tratamento do couro cabeludo.

No rosto, age ainda como hidratante e relaxante, podendo trazer benefícios reais para a pele do corpo todo, que ganha maciez e suavidade. Esse conjunto de benefícios faz do Cacau um ativo de sucesso quando o assunto é uma pele rejuvenescida, prevenida contra o envelhecimento e com aspecto mais jovem.

Qual efeito da medicina do cacau?

Segundo a terapeuta Marília Lins, da Tribal Shakti, especializada em Iniciação e Treinamento na Arte do Cacau Sagrado, a Theobromina, princípio ativo do cacau tem um efeito calmante, capaz de aumentar o fluxo sanguíneo para o coração, o que naturalmente, ativa o chacra cardíaco.

Pode comer cacau todos os dias?

Pode comer quantos quadradinhos de chocolate por dia? – A maioria dos especialistas recomenda limitar o consumo de chocolate a cerca de 30 gramas por dia, Essa quantidade equivale a aproximadamente dois quadradinhos de uma barra de chocolate padrão. – É importante lembrar que a qualidade e o teor de cacau do chocolate também influenciam na quantidade ideal.

  • O tipo de chocolate mais indicado é aquele com maior teor de cacau.
  • Prefira os chocolates amargos com, pelo menos, 70% de cacau, pois possuem menor quantidade de açúcar, são mais ricos em antioxidantes e menos processados,
  • Os chocolates ao leite e branco têm mais açúcar e menos benefícios para a saúde.

Quanto ao recheio, é importante ler os rótulos e optar por opções com recheios mais saudáveis, como frutas secas ou castanhas, em vez de cremes açucarados – indica Maria Fernanda Gonzalez.

Pode comer o cacau puro?

Cacau: o que é, benefícios e como consumir

  • Cacau: o que é, benefícios e como consumir
  • Incluir cacau em pó no cardápio pode ajudar a combater doenças cardiovasculares

Escrito por Analista Editorial Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo. Foto: getty images/Bloomberg Creative Apesar de o cacau e o chocolate serem comumente associados pela maioria das pessoas, o cacau é um fruto rico em nutrientes e vitaminas importantes para o funcionamento do organismo. No Brasil, o cacaueiro (Theobroma Cacao) está presente, em sua maioria, nos estados da Bahia e Pará.

  • De acordo com o nutricionista Antônio Wanderson Lack de Matos, coordenador de nutrição do Hospital de Clínicas do Ingá (HCI), o cacau é rico em antioxidantes, além de poder funcionar como vasodilatador – excelente para a saúde do coração e para evitar doenças em geral.
  • Com isso, ele auxilia bastante no controle da pressão e evita, também, o aparecimento de patologias ligadas ao coração”, conta.

O especialista explica que a ação vasodilatadora da fruta faz com que ela ajude a controlar e tratar algumas doenças e condições, como a e, “Ela também auxilia diminuindo a inflamação corporal na questão dos radicais livres, que são combatidos pelo alto nível de antioxidante”.

  1. Antônio ainda destaca que a semente do cacau é rica em, o que serve de auxílio no combate à,
  2. No ramo da beleza, a fruta também é utilizada como base em composição de cosméticos para a pele e cabelo, já que sua alta concentração de vitaminas e minerais ajudam na hidratação corporal e na saúde dos fios.
  3. LEIA MAIS :
  4. Conforme descrito na TBCA (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos), os principais componentes presentes no cacau são:
  • Potássio (71,6 mg)
  • Magnésio (24,6 mg)
  • (13,6 gm)
  • Umidade (79,2 g)

É comum que o único contato de muitas pessoas com a fruta seja através do chocolate. Entretanto, o cacau pode ser consumido de diferentes formas, aproveitando os nutrientes de todas as suas partes, inclusive, as sementes. A polpa do cacau, por exemplo, pode ser consumida pura ou misturada a algum item adoçante.

  1. Antônio Matos conta que as sementes do fruto podem ser levemente torradas e partidas, semelhante com o que é feito com a,
  2. As sementes podem ser torradas e transformadas em pós, adicionadas em vitaminas e sucos.
  3. Também é possível fazer uma farofa com a semente”, diz o nutricionista.
  4. LEIA MAIS: Na hora de preparar receitas que pedem por aquele gostinho de chocolate, muitas pessoas ficam na dúvida sobre qual dos produtos a base dessa fruta utilizar.

“A diferença entre o cacau em pó e o achocolatado em pó é que, o primeiro, na maioria das vezes, é puro. Já o achocolatado tem diversos aditivos químicos, uma quantidade absurda de açúcar e estabilizantes – então, ele é bem mais prejudicial do que o cacau em pó puro”, explica Antônio.

  1. LEIA MAIS: Ainda segundo o nutricionista, a diferença no sabor entre os dois alimentos acontece devido aos altos teores de açúcar acrescentados ao achocolatado – o que faz com que a quantidade de cacau diminua, e o produto tenha seus benefícios reduzidos.
  2. Não há contraindicações importantes para o consumo de cacau.

O indicado é, apenas, que a fruta não seja consumida em excesso, a fim de que não ocorra possíveis alterações na pressão sanguínea. “O ideal seria consumir, mais ou menos, uns 30 gramas de cacau em pó todos os dias”, conta Antônio. O nutricionista explica que essa quantidade representa duas colheres de chá ou uma de sobremesa.

Pode comer cacau antes de dormir?

Por isso, eles agem como estimulantes, nos deixando mais atentos a partir do momento em que nosso corpo metaboliza esses componentes. Por isso, não é uma boa ideia consumi-los antes de dormir. Além disso, o chocolate também possui uma certa dose de cafeína em sua forma natural, agindo como estimulante quando o comemos.

Como usar cacau em pó puro?

Em pó – Atualmente, o cacau em pó é facilmente encontrado no mercado e pode ser utilizado na preparação de bolos, biscoitos, panquecas e vitaminas. Uma boa opção é colocar o cacau polvilhado no iogurte, na banana quente ou com outras frutas. O que vale é utilizar a criatividade de acordo com as suas preferências.

O que é o cacau 100%?

O que é chocolate 100% cacau – Chocolate 100% cacau significa que ele é feito somente com derivados de cacau, sem mais nada adicionado. Mas os ingredientes podem ser uma mistura dos ingredientes citados acima ou apenas um deles (cacau).

You might be interested:  Emitir Documento Do Veiculo

Qual o melhor chocolate para ansiedade?

Sim! Comer chocolate amargo pode ajudar a aliviar sintomas de ansiedade. Para quem não sabe, o chocolate, também conhecido como ‘alimento dos deuses’, é uma iguaria cheia de benefícios para a nossa saúde quando consumido em quantidades moderadas.

Quais são os benefícios do cacau em pó 100%?

Ajuda o coração – O cacau ajuda a promover a saúde cardiovascular por ser rico em fitoquímicos e flavonoides antioxidantes, que combatem os radicais livres. Além disso, auxilia ainda no controle dos níveis de colesterol e pressão arterial.

Quais são as vitaminas que o cacau tem?

Conheça os benefícios do Cacau na pele – Muito utilizado em formulações cosméticas, na pele, o Cacau é um dos melhores antioxidantes naturais existentes, Isso quer dizer que ele é eficiente no combate aos radicais livres, substâncias tóxicas às células e que prejudicam a saúde da pele.

  • Esse é um ativo rico em vitaminas como A, B1 e E, e minerais importantes como Ferro, Magnésio e Zinco, por isso contribui tanto para a nutrição dos tecidos cutâneos e consequentemente para a saúde e a vitalidade da pele e cabelos,
  • Por fim, é também um ativo anti-inflamatório, motivo pelo qual auxilia também no tratamento do couro cabeludo.

No rosto, age ainda como hidratante e relaxante, podendo trazer benefícios reais para a pele do corpo todo, que ganha maciez e suavidade. Esse conjunto de benefícios faz do Cacau um ativo de sucesso quando o assunto é uma pele rejuvenescida, prevenida contra o envelhecimento e com aspecto mais jovem.

Quais são as vitaminas do cacau em pó?

Vamos falar sobre alguns dos benefícios desse alimento tão nutritivo e que pode ser tornar muito gostoso, o cacau, poderoso ingrediente do nosso tão querido chocolate ! Entre suas qualidades podemos destacar que ele ajuda na saúde do coração e circulação sanguínea, melhora o humor, combate a fadiga, auxilia a reduzir o colesterol, é bom para a memória e combate a depressão,

  • O cacau é originário do México e seu nome científico é Theobroma cacao,
  • A palavra “Theobroma” vem do grego e significa “alimento dos deuses” (não sei para vocês, mas para mim, faz total sentido).
  • Do fruto do cacaueiro se extraem sementes, que após sofrerem fermentação transformam-se em amêndoas que darão origem a diversos produtos.

O chocolate é feito das sementes do cacau, as quais são assadas e moídas. A manteiga de cacau é feita da gordura dessas sementes, que apesar de saturada é protetora do coração. O chocolate é atualmente um dos alimentos mais consumidos no Brasil e no mundo. O chocolate que conhecemos no mercado é obtido pela fermentação espontânea das sementes, sem a polpa branca. Depois, as mesmas são secas e posteriormente torradas. O liquido espesso extraído dessas sementes é o licor de cacau (onde se encontram os flavonóides).

  • A ele são incorporados açúcar, leite e gordura vegetal para obter-se o chocolate ao leite.
  • No chocolate amargo o conteúdo de cacau é maior.
  • Nesse tipo de chocolate encontramos substâncias que melhoram a atenção, diminuem a depressão, e causam sensação de bem estar, devido ao aumento da serotonina, dopamina e noradrenalina, promovido pela feniletilamina.

O cacau é rico em proantocianidinas, substâncias antioxidantes cardioprotetoras, devido a sua capacidade de reduzir a oxidação do colesterol LDL. Esses potentes antioxidantes neutralizam os radicais livres envolvidos em diversas doenças crônico-degenerativas, como o câncer e outras causadas pelo envelhecimento.

  • Os flavonóides do cacau também podem aumentar a síntese de óxido nítrico pelos vasos sanguíneos, aumentando o fluxo sanguíneo em áreas importantes do cérebro, sendo importante para o tratamento de perdas vasculares associadas com a idade incluindo demência e AVC.
  • Os polifenóis encontrados no chocolate estimulam a circulação cerebral, sendo ótimo para o aprendizado e memória.

Quanto mais amargo for o chocolate, maior o teor de cacau e portanto maior quantidade de flavonóides. As sementes de cacau apresentam elevado teor de polifenóis, entre 15 a 20% de seu peso seco, considerado um valor alto em comparação a outros vegetais.

  • O cacau tem teobromina e metilxantina, substâncias que podem atuar como diuréticas e estimulantes (efeito parecido com a cafeína).
  • Mas elas também relaxam o esfincter do estômago, permitindo o refluxo gástrico para o esôfago, portanto o chocolate deve ser evitado por pessoas com azia e refluxo.
  • Como toda a fruta, o cacau tem frutose, enzimas (amilase e lipase), vitaminas (betacaroteno, vitamina B1, B3, E e C), minerais (cálcio, zinco, selênio, potássio, cobre, manganês, ferro e magnésio) e aminoácidos (alanina, leucina, lisina, arginina e triptofano).

Ele também é fonte de ácidos graxos, entre eles o ácido oléico, ácido esteárico e ácido palmítico. Sendo considerado um alimento energético. O chocolate branco nada mais é do que manteiga de cacau, açúcar e leite. A indústria ainda acrescenta gordura vegetal hidrogenada, emulsificantes, lecitina de soja, etc.

  1. Comprometendo totalmente o seu valor nutricional.
  2. O cacau possui uma substância chamada anandamida, que atua em áreas que regulam funções como a dor, humor, memória e controle de apetite.
  3. Ela é uma endorfina produzida também pelo nosso corpo em situações de extrema felicidade e após os exercícios físicos.

As maiores concentrações de flavonóides estão presentes em chocolates acima de 70% cacau. Os flavonóides tem ação antioxidante, anti-inflamatória e protetora cardiovascular. A ação antioxidante pode resultar em redução de radicais livres e outros agentes oxidantes.

  • Além disso, o cacau pode ter ação benéfica na prevenção da formação de placa de ateroma.
  • Estudos mostram associação significativa entre o consumo moderado de cacau e redução de inflamação, assim como redução da hipertensão arterial.
  • Todos os benefícios do cacau são resultantes dos compostos biativos nele presentes, sendo o chocolate um alimento que contém cacau em sua composição.

Mas é importante ressaltar que o conteúdo de cacau nos diferentes tipos de chocolate varia muito, assim como a concentração de polifenóis presentes em diferentes tipos de cacau. O alto consumo de chocolate ao leite pode trazer mais efeitos negativos do que positivos, devido a presença de outros macronutrientes como a gordura saturada adicionada e o açúcar.

Por isso a recomendação é consumir sempre produtos contendo alta concentração de cacau, acima de 70%, e cuidado com a quantidade, no máximo 30g ao dia. Para ajudar a incorporar o cacau no dia a dia, deixo aqui uma receita bem energética: Receita: Vitamina energética Ingredientes: – 1 banana – 2 amêndoas – 1 colher de sopa de cacau em pó – 200ml de água Preparo: bata tudo no liquidificador e sirva.

Fontes: Corona, Jane. Faz bem pra quê, 2016. Chaves, Daniela. Compostos Bioativos dos alimentos, 2015. Dolinsky, Manuela. Nutrição Funcional, 2009.

Qual é o cacau em pó mais saudável?

O cacau natural é uma opção mais saudável e com um sabor mais intenso, enquanto o cacau alcalino é mais solúvel em líquidos e possui um sabor mais suave.