Contents
Quais são os benefícios do chá de capim-cidreira?
Nutrientes da erva-cidreira capim – A erva-cidreira capim é rica em fenólicos e flavonóides, propriedades naturais que possuem efeitos calmantes, sedativos, relaxantes, antiespasmódicos, analgésicos, anti-inflamatórios e, principalmente, antioxidantes.
Qual a contra indicação do capim-cidreira?
Chás trazem muitos benefícios à saúde, mas demandam alguns cuidados – Rede de Hospitais Santa Lúcia 16 de July de 2019 Os chás possuem efeitos digestivo, anti-inflamatório, antioxidante e calmante, entre outros. Não é à toa que a medicina tradicional chinesa faz uso deles como recurso terapêutico há milhares de anos.
- Há registros de consumo de plantas com poder curativo desde a Era Paleolítica.
- Todavia, estudos mais recentes apontam que é preciso ter cautela para prevenir possíveis consequências adversas.
- Para saber mais sobre os efeitos dos chás na saúde, conversamos com as nutricionistas do Hospital Santa Lúcia Ana Acioli, Aline Alves e Naiane Sano.1.
Como os chás favorecem diferentes aspectos da saúde? Existe uma imensa diversidade de benefícios dos chás. Os principais são o anti-inflamatório, podendo auxiliar a perda de peso e na recuperação de alguma doença (por exemplo, gengibre, sabugueiro, chá verde, chá branco); o calmante, que contribui para o foco cognitivo, qualidade de sono e saúde mental (erva-doce, erva-cidreira, macela, melissa, camomila etc.); e o digestivo, que minimiza sintomas de desconforto no trato gastrointestinal (como alecrim, boldo, espinheira-santa, hortelã).2.
Qual a dose diária ideal dos chás e o que pode ocorrer em caso de ingestão excessiva? A dose pode variar de acordo com a condição de saúde da pessoa e o tipo de chá. Uma recomendação que abrange a maioria das indicações é de uma a duas xícaras de chá por dia. Os efeitos adversos dependem da dose, do consumidor e de cada qualidade de chá consumido.
Chás com cafeína podem causar insônia, excitação nervosa e náuseas; chás de alho e erva-cidreira podem desencadear hipotensão e desconforto gastrointestinal; e chás diuréticos, como cavalinha, podem provocar dor de cabeça, anorexia, sintomas de desidratação e irritação gástrica.3.
Quais os principais tipos de chás consumidos pelos brasileiros e seus benefícios? Há alguma contraindicação entre eles? Chá verde e chá branco: são originados pela planta Camellia sinensis, auxiliam no emagrecimento e são antioxidantes. São contraindicados para pacientes com gordura no fígado. Erva-cidreira: indicada como calmante suave para quadros leves de ansiedade e insônia, casos de cólicas abdominais, distúrbios estomacais, flatulência (gases), como digestivo e expectorante.
Seu uso deve ser cauteloso em pessoas com pressão arterial baixa. Hortelã: indicado para situações de cólicas abdominais, flatulência (gases) e problemas hepáticos. Não deve ser utilizado em casos de obstruções biliares, danos hepáticos severos e durante a lactação.
- Gengibre: sem contraindicação, é excelente anti-inflamatório, auxilia na recuperação de resfriados e em quadros de náuseas em gestantes (um dos poucos chás aconselhados para esse grupo).
- Camomila: indicado para cólicas intestinais, quadros leves de ansiedade, como calmante suave, contusões e dos processos inflamatórios da boca e gengiva.
Não deve ser consumido por gestantes. Sabugueiro: indicado para gripe e resfriado. Pacientes com baixa concentração de potássio no sangue não devem consumi-lo.4. Há algum chá cujo consumo deva ser evitado por algum grupo de pessoas? Sim. Em uma visão geral, é contraindicado o consumo de chás para gestantes, já que não há estudos que comprovem sua segurança e vários deles pode provocar sangramento nesse público.
Pacientes com gordura no fígado devem evitar aqueles como chá verde e chá branco, que aumentam a mobilidade de gordura.5. Como fazer para introduzir o chá na alimentação diária, especialmente de crianças? O consumo de chá pode ser muito prático no dia a dia. A melhor opção sempre será o uso das folhas, flores e caules.
Para os bebês, os chás podem ser introduzidos como estratégias mais naturais para enfrentar o desconforto de cólicas. Mas, atenção: até os 6 meses de vida, o aleitamento materno ou a fórmula infantil deve ser exclusivo. A partir de 1 ou 2 anos de idade, a oferta de chás é mais segura, porém alguns cuidados ainda devem ser observados e é importante procurar ajuda de um profissional para orientação.
Pode tomar chá de capim-cidreira antes de dormir?
Isso porque a cidreira possui vários compostos fenólicos em sua composição. Entre eles, há o ácido rosmarínico, que estimula a produção de neurotransmissores associados ao bem-estar e ao relaxamento, como o GABA. – Consumir o chá à noite é uma boa opção, pois apresenta respostas em melhorias de sintomas como insônia.
Quanto tempo chá de capim-cidreira faz efeito?
1. Melhora a qualidade do sono – A erva-cidreira possui compostos fenólicos na sua composição, como o ácido rosmarínico, que tem propriedades calmantes e sedativas, o que pode ser útil para combater a insônia e melhorar a qualidade do sono. Além disso, alguns estudos mostram que tomar o chá de erva-cidreira duas vezes ao dia por 15 dias melhora o sono em pessoas com insônia e que a combinação de erva-cidreira e valeriana pode ajudar a aliviar a inquietação e os distúrbios do sono.
Qual é o verdadeiro capim-cidreira?
Diferenças entre a erva-cidreira e o capim-cidreira – Apesar da similaridade no nome, erva-cidreira e capim-cidreira não são a mesma coisa. O próprio nome científico das plantas já entrega grandes diferenças. O capim-cidreira é cientificamente conhecido como Cymbopogon citratus e popularmente conhecido como “capim-limão” e “capim-santo”.
- Já a erva-cidreira é cientificamente conhecida como Melissa officinalis e popularmente conhecida apenas como melissa.
- A primeira grande diferença entre as plantas, no entanto, está na apresentação das mesmas.
- Dificilmente você irá confundí-las: enquanto a erva-cidreira possui folhas delicadas com ramificações e imagem semelhante ao hortelã, o capim-cidreira possui folhas estreitas e compridas, sem caule.
Apesar de ambas oferecerem benefícios à saúde e serem utilizadas, principalmente, em chás e óleos essenciais, suas propriedades são diferentes, causando efeitos diferentes. Veja a seguir os benefícios de cada uma.
Como fazer um chá de capim-cidreira?
Ferva a água. Com o fogo desligado acrescente as folhas. De preferência tampe o recipiente. Deixe a infusão acontecer por 5 a 10 minutos.
Quais são os benefícios do chá de capim-limão?
Benefícios do Chá de Capim Limão e para que serve: –
Melhora a digestão: o capim limão possui ação bacteriana e antiespasmódica, que contribui para uma boa digestão e alivia as dores estomacais; Alivia as dores: pois possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, que ajuda dores de cabeça, musculares, nas articulações e de barriga; Controla o Colesterol: ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos; Efeito diurético: alivia a retenção de líquidos eliminando o excesso e reduz o inchaço; O chá de Capim Limão é diaforético, estimulante, emenagogo, calmante, antiespasmódico, carminativo, expectorante, hipnótico leve, sedativo e analgésico (devido ao mirceno); Ajuda a tratar febres intermitentes, diarreias, nervosismo, intranquilidade e estimula a produção de leite.
Qual o chá que tira o sono?
Chá preto Da mesma forma que o chá verde, o chá preto também ajuda a tirar o sono graças à cafeína. Estimulando o cérebro, a bebida ajuda a diminuir a sensação de cansaço e sonolência ao longo do dia.
Quantas vezes tomar o chá de cidreira?
Colocar a água fervida em cima das partes utilizadas da planta; Tampar o recipiente e deixar em repouso por 10 minutos; Tomar de 3 à 4 xícaras de chá por dia.