Benefícios Do Chá De Hortelã

Quais são os benefícios de tomar chá de hortelã?

O chá de hortelã pode ser utilizado para o mau hálito, alívio de cólicas menstruais e intestinais, gases, tratamento de resfriados, alívio dos sintomas da rinite, sinusite e asma, dores de cabeça, melhora da concentração, diminuir sintomas do estresse e da ansiedade.

Qual as doenças que o chá de hortelã combate?

De olho na saúde! : Doenças que o chá de hortelã ‘cura’: Veja 10 benefícios espetaculares do chá de hortelã para a sua saúde Hortelã é uma planta medicinal com propriedades analgésicas, digestivas e antigripais. O chá de hortelã é um grande aliado para o bem-estar e a saúde.

A hortelã contém óleos essenciais, antioxidantes e vitaminas A, B6, C, K e E. Um dos principais benefícios do chá de hortelã é a melhora na digestão. Alívio de gases, cólicas, azia e refluxo são efeitos positivos. A hortelã também ajuda a aliviar sintomas de asma, congestão nasal, rinite e sinusite. Ajuda, também, a aliviar dores de cabeça e enxaqueca.

O chá de hortelã tem um efeito relaxante que auxilia no alívio do estresse e da ansiedade. Ele também promove concentração e agilidade mental. E ajuda a regular o colesterol LDL, que é o colesterol ruim. O chá de hortelã fortalece o sistema imunológico devido às vitaminas e minerais.

Qual o benefício de tomar chá de hortelã à noite?

O chá de hortelã faz sucesso no mundo todo graças ao seu frescor e aroma delicioso. Além disso, as propriedades terapêuticas da planta garantam que ela seja uma aliada incrível para a saúde. Assim, seguindo com nosso especial de alimentos curativos, agora confira todo o poder do chá hortelã.

Primeiramente, a hortelã é uma erva rica em antioxidantes, que ajudam a proteger e reparar as células dos danos causados por radicais livres. Além disso, o chá de folhas de hortelã também ajuda a proporcionar uma noite de sono tranquila, especialmente se combinado com outras ervas calmantes como a camomila ou a lavanda.

Contudo, é na hora da digestão que essa infusão poderosa brilha de verdade. Há muitos séculos que a humanidade reconhece os poderes curativos da hortelã. O próprio Ministério da Saúde do Brasil destaca as propriedades antiespasmódicas. Por isso, ela alivia qualquer forma de espasmos no intestino e pode, inclusive, ser utilizada durante o tratamento da Síndrome do Intestino Irritável.

Aliás, o chá de hortelã é excelente no alívio dos gases intestinais, pois ele aumenta a secreção do suco digestivo e, com isso, reduz as contrações musculares estomacais. A nutricionista Nairana Borim, do Centro de Nutrição do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, pontua também que o chá de hortelã ajuda a combater o inchaço e a flatulência.

Outro uso interessante da erva é no alívio de náuseas e enjoos, justamente graças as propriedades que aliviam as contrações do estômago. Para obter todos esses benefícios, o ideal é beber de 1 a 2 xícaras de chá ao dia. Ademais, a hora de ingerir a bebida faz toda a diferença.

  • Se você tem problemas digestivos, por exemplo, o ideal é tomar 1 xícara da infusão sempre após as refeições.
  • Por outro lado, quem quer aproveitar as propriedades calmantes do chá pode ingerir a bebida antes de dormir.
  • Assim é possível garantir uma noite de sono mais tranquila e, de quebra, facilitar a digestão após o jantar.

Excelente mix, não é mesmo? Contudo, ainda que a hortelã ajude a acalmar, quem sofre com a insônia constante terá mais sucesso apostando em uma higiene do sono. Se esse for o seu caso, clique aqui e aproveite para conferir também o nosso especial que ensina como dormir mais rápido.

  1. Hortelã ou menta? Qual a diferença? Ainda que as plantas pertençam ao mesmo gênero (Mentha), são duas espécies diferentes.
  2. Portanto, para simplificar, o melhor é experimentar, já que o sabor muda.
  3. Enquanto a hortelã é mais forte e ardida, com folhas estreitas e pontiagudas, a menta é suave e tem folhas mais alargadas.

De acordo com a Cartilha de Plantas Medicinais do SUS, o chá de hortelã auxilia na digestão. Além disso, ele também atua no tratamento de parasitoses intestinais, bem como das diarreias causadas por ameba ou giardíase. Para isso, é preciso seguir a indicação de uso: Ingredientes

1 colher (sopa) de folhas frescas ou 1 colher (chá) de folhas secas; 150 ml de água.

Modo de preparo

Primeiramente, ferva a água e desligue assim que levantar fervura; Na sequência, adicione a hortelã, tampe e deixe abafar por 5 minutos; Beba em seguida e repita de 2 a 4 vezes por dia, enquanto durarem os sintomas.

Data: 28/09/2020 Fonte: FASHION BUBBLES/SÃO PAULO

Quem não pode tomar o chá de hortelã?

Você pode contar com a hortelã (Mentha piperita) na hora de aplacar incômodos no estômago e problemas digestivos sem gravidade. Os óleos que ela contém, sobretudo o mentol e a mentona, relaxam os músculos lisos que revestem o trato intestinal, aliviando cólicas.

  • Assim, o chá de hortelã se mostra um grande aliado para a saúde.
  • O mentol, por sua ação descongestionante e fluidificadora de muco, é um componente importante em medicamentos para resfriados e tosses.
  • A hortelã também é um excelente ingrediente em tratamentos caseiros contra coceira e irritação na pele.

Um pouco de história Segundo a mitologia grega, quando o deus Hades, ou Plutão, apaixonou-se pela ninfa Minta, a esposa dele, Perséfone, teve um violento ataque de ciúmes e puf! Então, transformou Minta na planta que hoje conhecemos como hortelã, ou menta.

Inspirado pelo romance mitológico, o filósofo grego da Antiguidade Teofrasto deu à erva seu nome botânico, Mentha. Nos primórdios, os romanos usavam a hortelã como ingrediente culinário, e os gregos, como revigorante, em função muito semelhante à dos sais de cheiro. Nicholas Culpeper, um grande ervanário inglês do século XVII, considerava a hortelã “excepcionalmente boa” para tratar, mais ou menos, 40 problemas de saúde diferentes.

Por isso, ele costumava recomendar seu uso inclusive para dores de cabeça – em 1994, a eficácia da hortelã para esse fim foi confirmada por um pequeno estudo. Mais de 100 componentes já foram identificados na hortelã. Porém, como acontece com todas as plantas medicinais, sua composição exata varia um pouco, dependendo do local e das condições de cultivo e da variedade da planta – existem centenas de tipos de hortelã.

  1. Em geral, ela contém um óleo volátil chamado mentol, que relaxa espasmos intestinais, alivia dor abdominal e age como descongestionante e analgésico tópico.
  2. Ela também contém os flavonoides rutina, luteolina, hesperidina e eriocitrina, que têm propriedades antivirais e antioxidantes.
  3. Como auxílio à digestão, dificilmente outra erva é páreo para a hortelã, embora poucos estudos clínicos tenham sido feitos com ela.
You might be interested:  Cálculo Exato Salário

Entretanto, em vez de estudar a erva em si, a maioria dos estudos se concentrou no óleo de hortelã e em seu poder de aliviar sintomas da síndrome do intestino irritável (SII). Mais recentemente, pesquisadores da Universidade de Ciências Médicas de Teerã dividiram um grupo de 90 pessoas com SII: a um deram placebo e a outro, uma cápsula com revestimento especial e de liberação lenta contendo óleo de hortelã, três vezes ao dia durante oito semanas.

Ao fim do estudo, 14 pessoas que tomaram o óleo de hortelã relataram não sentir mais dor nem desconforto. Em outro estudo, realizado em Taiwan, os pacientes com SII que tomaram uma cápsula de óleo de hortelã 15 a 30 minutos antes das refeições apresentaram significativa redução no inchaço, nos roncos no estômago e gases.

Em alguns casos, a dor abdominal foi reduzida ou desapareceu totalmente. Hortelã x menta: qual a diferença? A menta e a hortelã são espécies diferentes de plantas do mesmo gênero. Ambas são plantas da família Lamiaceae, do gênero Mentha. Mentha piperita é o nome científico da hortelã e Mentha spicata, o da menta.

Atualmente, existem na natureza entre 25 a 30 espécies naturais de plantas desse gênero, sem contar as que são sintetizadas de forma artificial em laboratório. As espécies desse gênero comumente cruzam entre si, o que faz com que seja bastante fácil acabar confundindo as duas. Embora o sabor das duas plantas sejam bastante parecidos, a hortelã costuma ser a mais usada na cozinha, em pratos como o quibe e o tabule, por exemplo.

Em termos visuais, a folha da hortelã costuma parecer mais áspera, com um verde-escuro mais intenso e um caule mais para a cor roxa. Já a menta costuma ter uma folha mais lisa e com um formato um pouco mais pontiagudo. Como plantar hortelã Cultivar hortelã é fácil.

Aliás, facílimo. Especialistas recomendam que se plante essa erva em vasos em vez de canteiros, já que seus pés tendem a dominar todo o espaço. O pé de hortelã gosta de Sol direto ou indireto e de terra argilosa. Use as folhinhas para fazer chá, aromatizar água gelada, salpicar no sorvete ou em vegetais e refogados rápidos.

Benefícios do chá de hortelã Saiba para que serve o chá de hortelã e conheça melhor suas incríveis propriedades logo abaixo: O chá de hortelã apresenta diversas propriedades medicinais, incluindo auxílio na digestão. Auxilia no bom funcionamento do trato digestivo O chá de hortelã pode ajudar a aliviar sintomas de desconfortos digestivos, como gases e indigestão.

Estudos indicam que a hortelã possui propriedades que ajudam a relaxar o sistema digestório e que podem aliviar a dor. Para pessoas com síndrome do intestino irritável, o chá de hortelã pode apresentar um alívio momentâneo dos sintomas mais desconfortáveis. Além disso, ele também pode ajudar na contenção de náuseas e vômitos.

Ajuda a aliviar dor de cabeça e enxaqueca Como a hortelã atua como relaxante muscular e analgésico, o chá de hortelã pode ajudar a diminuir certos tipos de dores de cabeça. O mentol presente na hortelã aumenta o fluxo sanguíneo e proporciona uma sensação de resfriamento, possivelmente aliviando a dor.

Ajuda no bom hálito Há um motivo pelo qual a hortelã é um ingrediente e sabor comuns em pastas de dente, enxaguantes bucais e chicletes. Além de seu cheiro agradável, a hortelã tem propriedades antibacterianas que ajudam a matar os germes que causam a placa dental. Manter uma boa higiene bucal, bem como tomar chá de hortelã regularmente, pode ajudar na manutenção do bom hálito.

Alivia sintomas de rinite e sinusite A hortelã tem propriedades antibacterianas, antivirais e anti-inflamatórias. Por causa disso, o chá de hortelã pode combater o entupimento dos seios da face devido a infecções, resfriado comum e alergias. Além disso, pesquisas demonstram que o mentol – um dos compostos ativos da hortelã-pimenta – melhora a percepção do fluxo de ar na cavidade nasal.

Portanto, o vapor do chá de hortelã pode ajudar na sensação de que a respiração está mais fácil. Ajuda a ter mais energia O chá de hortelã pode melhorar os níveis de energia e reduzir a fadiga diurna. Os compostos naturais da hortelã podem ter efeitos benéficos sobre a energia do corpo de uma maneira geral.

A aromaterapia com óleo de hortelã, por exemplo, reduz a incidência de sonolência diurna. O mesmo se aplica ao chá de hortelã. Auxilia no alívio das cólicas menstruais Como a hortelã atua como um relaxante muscular, ela pode aliviar as cólicas menstruais.

  1. Embora o chá de hortelã não tenha sido estudado para esse efeito, foi demonstrado que os compostos da hortelã melhoram os sintomas mais graves do período menstrual.
  2. É possível que o chá de hortelã tenha efeitos semelhantes.
  3. Quem não deve tomar chá de hortelã Embora seja incomum acabar consumindo muito mentol bebendo chá de hortelã, esta substância não deve ser ingerida por pessoas com certas condições de saúde.

Antes de adicionar o chá de hortelã ao seu dia a dia, é importante conversar com um profissional de saúde caso você apresente algumas das questões listadas abaixo: • Azia: A hortelã pode ajudar na digestão e nas dores de estômago, mas pode piorar o refluxo ácido.

  • Se você sofre com refluxo ou com azia constante, pode ser bom evitar o chá de hortelã.
  • Interação medicamentosa: A hortelã pode interagir com certos medicamentos.
  • O chá de hortelã não deve ser tomado com imunossupressores, uma classe de medicamentos administrada por pacientes transplantados de órgãos.

Também pode reduzir o efeito de medicamentos metabolizados no fígado ou medicamentos que reduzem a acidez estomacal. Alguns estudos mostram que a hortelã também pode baixar a glicose no sangue e a pressão arterial, por isso, o chá não é recomendado para pessoas que tomam medicamentos para diabetes ou com problemas de pressão arterial.

Além disso, pessoas que apresentam pedras nos rins também devem evitar o consumo do chá. A hortelã pode ajudar a promover uma boa função renal, mas não é recomendada para pessoas com pedras nos rins. Por fim, também não é recomendado que mulheres gestante tomem chá de hortelã, por ainda não haver evidências suficientes de que ele é seguro o suficiente para essa condição.

You might be interested:  Benefícios Da Creatina

(Fonte: Seleções) Comente, QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA TERÇA-FEIRA! /*–*/

Pode tomar o chá de hortelã à noite?

Receita do chá de hortelã –

  • Água
  • Uma colher de sopa de folhas de hortelã
  1. Coloque a água para ferver e desligue o fogo;
  2. Adicione as folhas (1 colher de sopa) para 300 ml de água;
  3. Abafe por cinco minutos.

A nutricionista Aline Petrilli recomenda não deixar a erva ferver na água e, para uso terapêutico, nunca adoçar o chá. Em relação ao melhor horário para o consumo. depende do objetivo.

  • Para melhorar a digestão, o ideal é tomar o chá após as refeições, podendo acrescentar gengibre para potencializar o poder digestivo;
  • Para relaxamento, pode ser tomado antes de dormir.

Segundo a nutricionista Aline Petrilli o chá não é indicado para pessoas que têm alterações graves na vesícula devido a atividade colagoga, de estímulo de contração da vesícula biliar, do hortelã. Assim como o chá deve ser evitado por grávidas, lactantes e crianças menores de 5 anos.

Pode tomar chá de hortelã toda noite?

BENEFÍCIOS DE TOMAR CHÁ À NOITE – 1. Camomila: A camomila é conhecida por suas propriedades calmantes e sedativas. Tomar chá de camomila à noite pode ajudar a aliviar o estresse, a ansiedade e a promover um sono profundo e reparador. Camomila Alemã – Reprodução/Internet 2. Valeriana: A valeriana é um chá que tem sido usado tradicionalmente como remédio natural para a insônia. Ela ajuda a relaxar os músculos e o sistema nervoso, promovendo o sono tranquilo. cha de Valeriana – Pixabay 3. Lavanda: O chá de lavanda é famoso por seu aroma relaxante. Além de seu efeito calmante, a lavanda pode aliviar dores de cabeça e enxaquecas, o que é especialmente útil antes de dormir. chá de lavanda – caffeine – Pexels 4. Hortelã-pimenta: A hortelã-pimenta é conhecida por aliviar problemas digestivos. Tomar chá de hortelã-pimenta à noite pode ajudar na digestão e evitar desconfortos estomacais que podem perturbar o sono. óleo de hortelã; benefícios hortelã – Hortelã/Google fotos 5. Passiflora (Flor de Maracujá): A passiflora é uma planta que tem propriedades relaxantes e pode reduzir a ansiedade. O chá de passiflora é útil para acalmar a mente antes de dormir. PASSIFLORA – FREEPIK 6. Erva-cidreira: A erva-cidreira, também conhecida como melissa, tem efeitos calmantes e pode ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade. Além disso, seu aroma suave é reconhecido por promover um sono tranquilo. RECEITA CHÁ DE ERVA CIDREIRA: – Freepik

Quem tem gordura no fígado pode tomar chá de hortelã?

Além disso, o chá de hortelã ajuda a estimular a produção de bile no fígado, que é fundamental para a digestão e absorção dos nutrientes e até para reduzir a gordura no fígado.

É bom tomar chá de hortelã pela manhã?

1. Tratar problemas digestivos – Por atuar como um relaxante para os músculos do estômago e intestino, o chá de hortelã ajuda a diminuir as contrações que causam dor e mal estar. Esta bebida também ajuda a reduzir náuseas, vômitos, inchaço abdominal e gases.

Pode tomar chá de hortelã todos os dias faz mal?

Por que a Moderação é Importante? – A moderação é importante porque, embora a hortelã possua propriedades benéficas, seu excesso pode causar efeitos indesejados. Além disso, o chá de hortelã contém uma quantidade mínima de cafeína, e o consumo excessivo de cafeína durante a gravidez pode levar a complicações.

Qual é a função do hortelã?

Chá de hortelã alivia sintomas da ansiedade e da rinite; veja benefícios A hortelã é considerada uma planta medicinal com propriedades analgésicas, digestivas, antigripais. O chá de hortelã, dessa maneira, torna-se um grande aliado na manutenção do bem-estar, da saúde e no combate dos sintomas de algumas doenças.

É importante destacar que a planta é do gênero Mentha, que possui mais de 25 espécies diferentes. No Brasil, o mais comum é chamar de hortelã as variações da Mentha piperit a, e de menta as da Mentha spicata, As folhas de hortelã contêm óleos essenciais como mentol, mentona e limoneno, além de possuir antioxidantes, riboflavina, ácido fólico e vitaminas A, B6, C, K e E.

Tudo isso faz com que o chá da planta ofereça inúmeros benefícios ao organismo. Selecionamos os principais:

Como fazer chá de hortelã para dormir?

Lave as folhas de hortelã antes de ferver a água e, em seguida, rasgue-as para dar um aroma mais intenso. Coloque-as na caneca ou xícara e despeje a água ainda quente. Deixe em infusão de cinco a dez minutos e consuma assim que esfriar. Você pode deixar as folhas para manter o sabor bem forte ou, se preferir, coar.

Quem tem insônia pode tomar chá de hortelã?

Chá de hortelã A hortelã é um calmante natural que reduz o estresse. Outra vantagem é que relaxa os músculos, e isso proporciona potencial alívio para a indigestão – um dos fatores bastante ligados à insônia.

Como fazer chá de hortelã e para que serve?

Como fazer chá de hortelã – Para fazer o chá de hortelã, basta colocar 3 colheres de folhas secas de hortelã em 250 ml de água fervente e tampar durante 5 minutos, coar e beber o chá entre 2 a 4 vezes ao longo do dia. Em alternativa, as folhas frescas retiradas da planta também podem ser utilizadas.

Que horas devo tomar chá de hortelã?

Qual o melhor horário para tomar chá? Beber chá é um habito na cultura oriental há quase cinco milênios. No entanto, aqui no Ocidente seu consumo é recente, e se difundiu após a sua popularidade na Europa.

Mas o cházinho vai além de um ritual, ao consumi-lo podemos desfrutar das sua propriedades e benefícios – promove relaxamento, estimula o metabolismo, combate retenção de líquidos, elimina toxinas e pode até auxiliar na perda de peso. O horário que você ingere pode fazer toda a diferença em relação ao seus benefícios e estímulos. Por isso, vou deixar algumas opções para vocês começarem: Para te dar energia (tomar 30 minutos antes do café da manhã): Canela com gengibre, chá verde, chá preto, chá mate e infusão de cascas de laranja com canela. Após refeições maiores para melhor digestão (tomar 40 minutos após a refeição): Hortelã, erva-cidreira, jasmim, gengibre, maçã e de boldo. Chá das cinco ( para manter o pique caso você ainda precise realizar outras atividades) chá preto ou matchá bem quente com leite vegetal – chiquérrimo né? Modulação do sono/insônia: Camomila, erva-doce, capim-limão, mulungu e melissa. Vale lembrar que uma andorinha só não faz verão, é necessário garantir o equilíbrio da alimentação e a prática de atividades físicas.

: Qual o melhor horário para tomar chá?

Para que serve o chá de limão com hortelã?

O Chá Misto de Limão e Hortelã com Cravo ORÁ é uma alternativa saborosa para desfrutar dos benefícios da ora-pro-nóbis combinados com limão e hortelã com cravo. Esta mistura especial oferece apoio à saúde intestinal e digestiva, além de importantes qualidades anti-inflamatórias e anti-envelhecimento.

You might be interested:  Quanto Tempo Demora Para Liberar O Salário-Maternidade 2022

Como usar o chá de hortelã para emagrecer?

Como tomar chá de hortelá para emagrecer – Agora já sabe que a hortelã emagrece, que o chá de hortelã é diurético e que o chá de hortelã seca a barriga, está na hora de saber fazer chá de hortelã para emagrecer. Idealmente, o chá de hortelã à noite emagrece e, portanto deverá tomá-lo sempre antes de dormir e em jejum, mas pode também tomar logo depois das refeições.

Quem tem problema de gastrite pode tomar chá de hortelã?

DIETA PARA GASTRITE E ÚLCERA ORIENTAÇÃO DIETÉTICA PARA GASTRITE E ÚLCERA 1.Evite exagerar nos alimentos agressivos ao seu estômago, e também consumí-los de estômago vazio. Evite o que te faz mal. Não há nada proibido, é necessário apenas usar bom senso e ir com calma com: – Café.

Permitido café descafeinado. – Refrigerantes. – Temperos fortes (alho, cebola, pimenta, picles, catchup, mostarda, canela). – Frituras e gorduras. – Molho de tomate. – Chocolate. – Doces, caldas, coberturas. – Alimentos muito quentes. – Alimentos muito ácidos (frutas cítricas:limão,laranja pera,mexerica,maracujá, abacaxi, kiwi, morango).

– Evitar chá preto, chá-mate e chá de hortelã. Se for possível, tome chá de erva- doce ou erva-cidreira, todos os dias. – Evitar chicletes. – Evitar bebidas alcoólicas. Se for consumir algum destes alimentos, pelo menos não o faça de estômago vazio,2.Alimente-se com calma, mastigando bem o alimento, falando pouco durante a refeição, e parando logo que se sentir satisfeito; evitar exageros.3.

Mantenha uma regularidade na alimentação, evitando ficar longos períodos de estômago vazio; não ficar mais do que 4 horas sem comer alguma coisa.4. Não comer exageradamente antes de deitar.5.Evite fumar. – Não tome nenhum medicamento sem receita médica, principalmente antigripais e analgésicos com Ácido Acetil-salicílico(AAS,Doril,Aspirina) e antinflamatórios (Cataflam, Voltaren, Diclofenaco, etc).

CHÁ DE HORTELÃ: QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS, COMO PREPARAR E PARA QUE SERVE?

Siga sempre a orientação de seu médico.Caso tenha algum tipo de dor ou tenha febre,utilize somente: dipirona(Novalgina,Anador),paracetamol (Tylenol, Dórico) ou Buscopan. – Caso necessite de antiinflamatório, dar preferência a sublingual, injetável ou supositório,

*SEMPRE AVISAR AOS MÉDICOS QUE TEM OU TEVE GASTRITE(OU ÚLCERA)* EVITAR: · Café, chocolate, chá (mate, preto e hortelã), refrigerante, menta ou bebidas mentoladas; · Álcool e cigarro; · Frituras e gorduras (abacate e manga); · Massas e doces (feitos com farinha de trigo); · Frutas ácidas: laranja, limão, tangerina, abacaxi, maracujá; · Temperos fortes: vinagre, limão, pimenta, pimenta-do-reino, alho, cebola, mostarda, catchup, conservas, embutidos (salsicha, salame, lingüiça); · Alimentos indigestos: pepino, tomate, beringela, pimentão, melancia; · Anti-inflamatórios: corticóides, AAS, aspirina, cataflan, voltaren, etc.

RECOMENDAMOS: · Comer devagar e mastigar bem os alimentos; · Não ficar de jejum mais que quatro horas, alimentando-se, pelo menos, seis vezes ao dia ( a cada 2 horas); · Leite desnatado, 1 a 2 copos ao dia, podendo adicionar frutas, sabor morango, côco, groselha, açucar queimado, canela, mel, cereais, neston, sustagen, ensure.

Quem tem gordura no fígado pode tomar chá de hortelã?

Além disso, o chá de hortelã ajuda a estimular a produção de bile no fígado, que é fundamental para a digestão e absorção dos nutrientes e até para reduzir a gordura no fígado.

Para que serve o chá de limão com hortelã?

O Chá Misto de Limão e Hortelã com Cravo ORÁ é uma alternativa saborosa para desfrutar dos benefícios da ora-pro-nóbis combinados com limão e hortelã com cravo. Esta mistura especial oferece apoio à saúde intestinal e digestiva, além de importantes qualidades anti-inflamatórias e anti-envelhecimento.

Quem tem problema de gastrite pode tomar chá de hortelã?

DIETA PARA GASTRITE E ÚLCERA ORIENTAÇÃO DIETÉTICA PARA GASTRITE E ÚLCERA 1.Evite exagerar nos alimentos agressivos ao seu estômago, e também consumí-los de estômago vazio. Evite o que te faz mal. Não há nada proibido, é necessário apenas usar bom senso e ir com calma com: – Café.

Permitido café descafeinado. – Refrigerantes. – Temperos fortes (alho, cebola, pimenta, picles, catchup, mostarda, canela). – Frituras e gorduras. – Molho de tomate. – Chocolate. – Doces, caldas, coberturas. – Alimentos muito quentes. – Alimentos muito ácidos (frutas cítricas:limão,laranja pera,mexerica,maracujá, abacaxi, kiwi, morango).

– Evitar chá preto, chá-mate e chá de hortelã. Se for possível, tome chá de erva- doce ou erva-cidreira, todos os dias. – Evitar chicletes. – Evitar bebidas alcoólicas. Se for consumir algum destes alimentos, pelo menos não o faça de estômago vazio,2.Alimente-se com calma, mastigando bem o alimento, falando pouco durante a refeição, e parando logo que se sentir satisfeito; evitar exageros.3.

  • Mantenha uma regularidade na alimentação, evitando ficar longos períodos de estômago vazio; não ficar mais do que 4 horas sem comer alguma coisa.4.
  • Não comer exageradamente antes de deitar.5.Evite fumar.
  • Não tome nenhum medicamento sem receita médica, principalmente antigripais e analgésicos com Ácido Acetil-salicílico(AAS,Doril,Aspirina) e antinflamatórios (Cataflam, Voltaren, Diclofenaco, etc).

Siga sempre a orientação de seu médico.Caso tenha algum tipo de dor ou tenha febre,utilize somente: dipirona(Novalgina,Anador),paracetamol (Tylenol, Dórico) ou Buscopan. – Caso necessite de antiinflamatório, dar preferência a sublingual, injetável ou supositório,

SEMPRE AVISAR AOS MÉDICOS QUE TEM OU TEVE GASTRITE(OU ÚLCERA)* EVITAR: · Café, chocolate, chá (mate, preto e hortelã), refrigerante, menta ou bebidas mentoladas; · Álcool e cigarro; · Frituras e gorduras (abacate e manga); · Massas e doces (feitos com farinha de trigo); · Frutas ácidas: laranja, limão, tangerina, abacaxi, maracujá; · Temperos fortes: vinagre, limão, pimenta, pimenta-do-reino, alho, cebola, mostarda, catchup, conservas, embutidos (salsicha, salame, lingüiça); · Alimentos indigestos: pepino, tomate, beringela, pimentão, melancia; · Anti-inflamatórios: corticóides, AAS, aspirina, cataflan, voltaren, etc.

RECOMENDAMOS: · Comer devagar e mastigar bem os alimentos; · Não ficar de jejum mais que quatro horas, alimentando-se, pelo menos, seis vezes ao dia ( a cada 2 horas); · Leite desnatado, 1 a 2 copos ao dia, podendo adicionar frutas, sabor morango, côco, groselha, açucar queimado, canela, mel, cereais, neston, sustagen, ensure.

Para que é que serve o chá?

Número para marcação de consultas, disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local. O chá é uma bebida que traz inúmeros benefícios para a saúde porque contém água e ervas com propriedades medicinais que podem ser úteis para prevenir e ajudar a tratar diversas doenças como gripe, dor de garganta ou excesso de gases, por exemplo. Isto porque as plantas medicinais utilizadas para fazer o chá, como camomila, alecrim, hortelã, hibisco ou erva doce, por exemplo, são ricas em flavonoides, polifenóis, saponinas ou taninos, com propriedades calmantes, estimulantes, diuréticas, anti-inflamatórias ou expectorantes.