Benefícios Do Chá

Quais são os benefícios de tomar chá?

Um aliado da sua saúde – Como vimos, os chás podem oferecer muitos benefícios à saúde. Essa bebida deliciosa pode auxiliar na redução do risco de doenças cardiovasculares e na diminuição do colesterol, melhorar o sistema digestivo, atuar como um relaxante natural, aliviar o estresse, auxiliar na indução do sono, entre outras vantagens.

  1. Ainda há muito a ser descoberto sobre suas propriedades e seus benefícios, mas a ciência já confirma que o chá, se consumido com constância, é um grande aliado nos cuidados da mente e do corpo.
  2. A verdade é que cuidar de si mesmo é uma tarefa árdua e contínua, e é preciso lembrar que muitas vezes esse movimento deve ser feito de dentro para fora.

Quanto mais criamos pequenos hábitos que nos ajudam a ter uma rotina focada em olhar para nós mesmos, mais percebemos que uma xícara de chá, além de reconfortante, é um convite para viver o agora. Degustar um chá é revigorante e nos traz conforto, bem-estar e saúde.

Qual o efeito dos chás?

Os chás, além de serem deliciosos e proporcionarem momentos de satisfação, podem trazer inúmeros benefícios à saúde. De acordo com Nairana Borim, nutricionista do Centro de Nutrição do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, todos os chás contém polifenois, que trazem inúmeros benefícios: melhoram os níveis de concentração e energia, previnem e tratam a ateroesclerose, previnem o diabetes, diminuem o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, inibem o desenvolvimento de células cancerígenas, impedem o fornecimento de sangue ao tumor e incentivam a autodestruição das próprias células cancerígenas. “Os chás também contribuem para a diminuição dos níveis do ‘colesterol mau’ (LDL – lipoproteína debaixa densidade), pois melhoram o metabolismo lipídico e têm um efeito antibacteriano significativo, purificando o organismo, eliminando toxinas e combatendo a retenção de líquidos”, explica Nairana. De maneira geral, todos os chás, se consumidos além da quantidade recomendada, podem provocar desconforto estomacal, náuseas e alterações intestinais, como diarreia e aumento de flatulência. Alguns tipos podem provocar reação adversa caso a pessoa tenha alergia a algum composto ou ainda provocar interação medicamentosa, por isso, se estiver utilizando de algum medicamento, é necessário consultar um médico para ter certeza de que não haverá riscos a saúde.

Chá Principais componentes Benefícios Quantidade diária Erva Mate Alcalóides (cafeína, metilxantina, teofilina e teobromina), taninos (ácidos fólico e cafeico), vitaminas (A, Bi, B2, C e E), sais minerais (alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio), proteínas (aminoácidos essenciais), glicídeos (frutose, glucose, rafinose e sacarose), lipídeos (óleos essenciais e substâncias ceráceas), além de celulose, dextrina, sacarina e gomas. • Estimula a atividade física e mental, atua beneficamente sobre os nervos e músculos eliminando a fadiga. Observa-se também que o estimulante do mate é mais prolongado que a do café, sem deixar efeitos colaterais ou residuais como a insônia e irritabilidade; • Atua sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco e harmonizando o funcionamento bulbo-medular; • Age sobre o tubo digestivo, facilita a digestão e favorece a evacuação e mictação. 1 ou 2 xícaras de chá/dia. Camomila Polissacarídeos, flavonóides, apigenina, sesquiterpenos (alpha bisabolol e azulenos), taninos, vitamina C, mucilagens, ácido salicílico, colina e ácidos graxos. • Imunoestimulante, com ação bacteriostática e tricomonicidas, apresenta propriedades ansiolíticas, sedativas e calmantes; • Demonstra efeito antiespasmódico, antiinflamatório e espasmolítico, digestivo. 1 ou 2 xícaras de chá/dia. Hortelã / Menta Vitaminas A,B e C, e minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio). • O vapor do chá melhora a respiração; • Aumenta a secreção dos sucos digestivos e melhora as contracções musculares do estômago. Alivia gases intestinais; • É útil para qualquer forma de espasmos no intestino, mas particularmente aos que ocorrem no Sindrome do Intestino Irritável; • Auxilia no combate ao inchaço e a flatulência; • Alivia as náuseas ou enjoos matinais. 1 ou 2 xícaras de chá/dia. Erva Doce Celulose, Cálcio, Fósforo e vitaminas do Complexo B, principalmente Niacina. • Auxilia no funcionamento intestinal; • É expectorante; • Estimula a digestão e é diurético; • Contribui para a formação dos ossos e dentes; • Favorece a coagulação do sangue, construção muscular e transmissão normal de impulsos nervosos; • Estimula o apetite. 1 ou 2 xícaras de chá/dia. Erva Cidreira Citronelol, geraniol, linalol, citral, neral, ácido fenol carboxílico, ácido citronélico, acetato geranílico cariofileno e taninos. • Combate os gases intestinais, dores musculares e torceduras; • É calmante e sedativo; • Combate a insônia e é um ótimo tônico depurativo em estados gripais febris; • Regula a menstruação, tranquiliza e relaxa em casos de cólica. 1 ou 2 xícaras de chá/dia. Chá Verde Manganês, potássio, ácido fólico, flavonóides, catequinas e as vitaminas C, K, B1 e B2. • Combate o envelhecimento precoce das células e evita vários tipos de câncer; • Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares; • Previne cáries, tem ação anti-inflamatória e antigripal, ativa o sistema imunológico, regenera a pele, fornece vitaminas e sais minerais, acelera o metabolismo e queima de gorduras; • Dá mais energia do que a cafeína pura, a bebida faz crescer as taxas metabólicas e acelera a oxidação das gorduras. 5 xícaras de chá/dia, sem adoçar. Chá Branco Polifenóis, bioflavonóides e catequinas. • Entre todos os chás é o que possui maior concentração de polifenóis o que neutraliza os radicais livres, responsável pelo envelhecimento celular; • Acelera o metabolismo e ajuda a eliminar a gordura corporal; • Ajuda a prevenir cáries, têm ação anti-inflamatória e antigripal, ativa o sistema imunológico e regenera a pele. 2 e 3 xícaras/dia, sem adoçar. Chá Preto Betacaroteno, vitaminas B1, B2, B6, C, ácido fólico, magnésio, potássio e teofilina. • Melhora a respiração dos asmáticos; • Ajuda no metabolismo das proteínas; • Auxilia a divisão celular; • É bom para os ossos, batimentos cardíacos, músculos e nervos. 2 e 3 xícaras/dia, sem adoçar. Boldo Alcalóides (boldina), taninos, óleo essencial, flavonóides e glicolipídios. • Facilita o trabalho da vesícula biliar, estimula a secreção da bílis e favorece a digestão de gorduras; • Combate as dores estomacais, os males do fígado, a diarreia e odesconforto causado por gases intestinais. 1 e 2 xícaras/dia, sem adoçar.
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Quais os benefícios de tomar chá antes de dormir?

Chá de valeriana – Outra alternativa bastante eficaz para o consumo como chá da noite é a valeriana. Isso porque estudos indicam que a planta libera substâncias capazes de relaxar o organismo e aumentar a produção de GABA. O GABA é um neurotransmissor que consegue inibir o funcionamento do sistema nervoso, logo, quando em maior quantidade, ele tende a relaxar o corpo.

Qual é o melhor horário para tomar chá?

Em entrevista para a National Geographic, Yamaguchi explica que o melhor momento para tomar chá é duas horas após o almoço ou jantar. ‘O chá tem propriedades antioxidantes que interferem na absorção do ferro’, explica.

Quanto tempo um chá faz efeito no corpo?

Quanto tempo leva para o chá de camomila fazer efeito? – O fator tempo varia de pessoa para pessoa, pois cada organismo processa as propriedades do chá de maneira diferente. Mas, em geral, o tempo para o efeito calmante acontecer é de 30 minutos.

É aconselhável tomar chá?

Chás que você deveria tomar todos os dias São tantos os benefícios que não seria uma má ideia adotar a prática inglesa com hora marcada às cinco, às seis, às sete. Se você tomar a palavra ao pé da letra, tem pouco chá disponível por aí. No sentido estrito da palavra, chá é só o que se origina das folhas da planta Camellia sinensis (que inicialmente recebeu o nome de Thea sinensis), mais conhecida como chá-preto, mas que também dá origem ao chá-branco, chá-verde, chá-amarelo e chá-vermelho.

Todas essas bebidas são originárias do mesmo vegetal. “A coleta em momentos diferentes e o tipo de secagem das folhas fazem a diferença entre elas”, explica o infectologista especializado em fitoterapia Alexandre Botsaris, autor do livro Medicina ecológica (Nova Era). “O chá-preto e o oolong são submetidos a um processo de fermentação, sendo que a do segundo é mais rápida.

O chá-branco é feito com as folhas mais jovens e o amarelo, colhidas um pouco mais tardiamente e submetidas a uma secagem lenta para ficar dessa cor”, conta Botsaris. Conta a lenda que o processo de obtenção do chá-amarelo foi desenvolvido há milhares de anos para ser usado exclusivamente pelos imperadores chineses, já que o amarelo era a cor oficial daquele império.

  • Mas seria preciosismo demais tirar o status de chá do mate, da camomila, do hibisco.
  • A rigor, eles deveriam ser chamados de infusão, um processo pelo meio do qual se usa a água fervente para extrair das folhas seus princípios benéficos para a saúde e para o paladar.
  • Infusão ou chá, não importa o nome, o que interessa é o que cada um faz.

“Se o objetivo for melhorar alguma questão de saúde, o chá deve ser tomado por 30 a 120 dias, pelo menos três vezes ao dia”, aconselha o fitoterapeuta André Resende, de São Paulo, autor do livro O poder das ervas – vida natural (Ibrasa). Consumir hoje e sempre Um ponto importante é a regularidade.

  • A maior parte dos chás precisa ser consumida todos os dias para que seus efeitos possam ser percebidos.
  • Foi isso o que demonstrou um estudo publicado pelo jornal acadêmico Phytotherapy Research, dos Estados Unidos.
  • A pesquisa foi realizada na universidade americana de Newcastle e mostrou que o consumo diário de chá-verde ou preto inibe a produção de enzimas cérebrais associadas à perda de memória.

Mas o estudo é claro: parou de beber, os benefícios cessam. Os efeitos terapêuticos de muitos chás são comprovados cientificamente. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulamenta o uso com fins terapêuticos por meio de uma resolução de 2005.

  1. A Anvisa fez uma portaria com várias plantas e frutas que podem ser comercializada e ingeridas na forma de chá e que são reconhecidas pela medicina tradicional brasileira”, diz Alex Botsaris.
  2. O chá, ou infusão, é uma das principais formas de administrar fitoterápicos.
  3. Esse método de administração traz o benefício extra do sabor”, diz a nutricionista e fitoterapeuta Vanderli Marchiori, da VM consultoria nutricional, em São Paulo.

“É um estímulo neurológico a mais que aumenta o bem-estar”, completa. Não é difícil entender o porquê. O que é mais agradável de tomar: um chazinho ou uma pílula? Hora marcada Não existe um momento certo do dia para beber chá. Se for pelo prazer, toda hora é hora.

Já para conseguir algum benefício, isso pode variar. Pela manhã, o chá-preto é mais aconselhável porque estimula a produção dos neurotransmissores cerebrais que nos dão energia. Depois das refeições, chá-verde ajuda na digestão e é diurético. Sem preconceito, chá pode ser tomado até durante as refeições.

E não estamos falando aqui daquelas versões engarrafadas de ice tea. “Alguns tipos de chá escuro, como o Lopsang Souchong, são ótimos para acompanhar pratos salgados e mais gordurosos, como sanduíche de salmão e cream cheese no pão preto. Esse é um exótico chá chinês, aromatizado e defumado”, explica Paula Simonsen, especialista em chá de São Paulo.

1. Encha um infusor com o chá de sua escolha (a medida é uma colher de chá por xícara) e coloque dentro de um bule, de preferência de porcelana. O metal pode alterar o gosto.

2. Esquente água mineral na chaleira, sem deixar ferver. Quando as primeiras bolinhas começarem a subir, desligue. A temperatura deve ficar em torno de 85°C. O ideal é que, ao tocar a chaleira, sinta que está bem quente, mas sem queimar as mãos. Os chineses dizem que, se não conseguimos tocar uma coisa, ela também não está boa para ser consumida.

3. Jogue a água no bule, sempre em movimentos circulares para permitir a entrada de maior quantidade de oxigênio.

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4. Deixe a bebida descansar por 3 a 5 minutos. Para cada tipo de chá há a exigência de espera com tempo diferente.

5. Antes de servir, jogue água quente sobre a xícara para aquecê-la. Assim, é possível manter a temperatura da bebida por mais tempo.

1. Preto O tipo de fermentação à qual ele é submetido proporciona o aparecimento da teaflavinas, substâncias adstringentes que protegem a mucosa digestiva. “Acredita-se que ele tenha se popularizado porque, graças a sua adstringência, protegia as pessoas das epidemias de cólera e diarreia, tão comuns no passado”, conta AlexandreBotsaris.

  • Dosagem: três xícaras por dia, por prazo indeterminado 2.
  • Verde “As teaflavinas garantem um potente efeito antiestresse, sendo um relaxante não sedativo”, explica Vanderli Marchiori.
  • Tem também ação antibacteriana, que ajuda a evitar as cáries.
  • Há estudos mostrando que fitoquímicos presentes nas folhas – e, portanto, no chá – podem desacelerar o crescimento de tumores, principalmente de mama.

Melhora a digestão e, por acelerar o metabolismo basal, pode auxiliar na perda de peso. Dosagem: três a quatro xícaras por dia, por prazo indeterminado 3. Amarelo Como se origina da mesma folha do chá-verde, os benefícios são semelhantes. Mas muita gente prefere essa variação porque o sabor é mais suave, bem menos amargo.

Age diminuindo a formação dos radicais livres que levam ao envelhecimento e, por isso, previnem o aparecimento de rugas, além de fortalecer o sistema imunológico. Mas sua principal indicação é a perda de peso. Ainda faltam pesquisas que comprovem definitivamente esse efeito, mas é certo que promove uma aceleração do metabolismo e da capacidade de eliminar lipídios.

Dosagem: três a quatro xícaras todos os dias 4. Vermelho Mais uma vez, ela carrega os benefícios dos seus irmãos verde, amarelo e preto. Devido ao processo de fermentação mais longo, a bebida é rica ainda em taninos, que ajudam a diminuir a produção de radicais livres.

  • Assim, também protege contra o envelhecimento.
  • É capaz ainda de reduzir o colesterol ruim devido à presença das catequinas.
  • Dosagem: três a quatro xícaras todos os dias 5.
  • Camomila Nossas avós já sabiam que se trata de um santo remédio e as pesquisas o confirmam.
  • Um estudo realizado noImperial College London, na Inglaterra, demonstrou que o chá pode aliviar os sintomas de vários tipos de mal-estar que atingem o corpo.

Os pesquisadores avaliaram a urina de 14 voluntários que beberam cinco xícaras de chá por dia por duas semanas consecutivas. Eles encontraram na urina compostos conhecidos como fenólicos e glicina. O primeiro melhora o sistema imunológico e pode ajudar, por exemplo, no caso de gripes.

  • O segundo é um aminoácido que diminui espasmos musculares como os das cólicas menstruais.
  • Dosagem: cinco xícaras pelo período de trinta dias 6.
  • Mate “Também tem propriedades antioxidantes importantes, desacelerando o envelhecimento”, diz André Resende.
  • Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro ajudou a comprovar isso.

O efeito da erva foi estudado no organismo de três grupos de camundongos por dez meses, desde filhotes até se tornarem idosos. Eles foram divididos em três grupos. O primeiro tomou o chá natural, o segundo uma versão diet, e o terceiro apenas água. Esse último grupo foi o que se deu mal: ao final do experimento, os genes ligados ao envelhecimento estavam muito mais ativos do que nos outros grupos.

Dosagem: três a quatro xícaras todos os dias 7. Cevada Não, não se trata de cerveja. O chá de cevada é muito comum na China e no Japão e algumas marcas, principalmente importadas, podem ser encontradas no Brasil também. Seu consumo “afina o sangue”, como se costumava dizer. Ou seja, torna o sangue mais fluído, prevenindo a formação de coágulos que poderiam gerar doenças mais graves, como trombose e acidente vascular cerebral.

Dosagem: cinco xícaras pelo período de 120 dias 8. Folha de oliveira Os benefícios do azeite já são decantados tanto para a culinária quanto para a saúde. Mas é possível tirar proveito dessa planta também usando suas folhas para fazer chá. “Ela contém 17 aminoácidos que ajudam a formar as proteínas, além de auxiliar no controle da pressão arterial”, diz André Resende.

  • Dosagem: três a quatro xícaras por 120 dias 9.
  • Flor de hibisco Além de ajudar no bom funcionamento intestinal, é extremamente indicado naqueles dias em que você quer cair de boca em um bolo de chocolate.
  • Esse chá ajuda a controlar a compulsão por doces e, assim, auxilia também na perda de peso”, diz André Resende.

Dosagem: três a quatro xícaras por dia, principalmente nos períodos de TPM ou ansiedade (Fonte: ) : Chás que você deveria tomar todos os dias

Quantos minutos leva para um chá fazer efeito?

‘De maneira geral, estima-se 3 a 5 minutos de infusão para flores e folhas e 10 minutos para os chás feitos com as partes mais rígidas, como raízes ‘, diz ele. Se essas orientações forem seguidas, a extração dos benefícios das ervas é feita de maneira adequada, sem queimar os compostos, e, também, sem prejuízo de sabor.

Qual o melhor chá para desinchar a barriga?

1. Chá-verde – O chá-verde tem a fama de ser o chá para emagrecer preferido de muitas pessoas que querem perder peso. E não é por menos, ele tem um grande efeito diurético que ajuda a eliminar líquidos do corpo e ainda faz os rins funcionarem melhor. Essa bebida tem sabor bem suave, mas não exagere nas doses diárias, pois ele também tem cafeína, a substância que faz você ficar em estado de alerta.

Qual chá para desintoxicar?

1. Hidrate-se bem! – Uma boa hidratação é essencial para um bom metabolismo e para a desintoxicação, afinal, a água auxilia no bom funcionamento de todas as células do nosso corpo, além de ser a responsável pela eliminação das toxinas do sangue, com a filtragem feita pelo rim.

Para estar bem hidratado, o indicado é beber no mínimo 2 litros de água por dia. Além da água, outros líquidos também podem contribuir para a sua hidratação, como sucos naturais e chás, ambos consumidos sem a adição de açúcar, já que o excesso da substância pode causar problemas circulatórios e também afetar a filtragem do sangue pelos rins.

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Para a desintoxicação, os chás mais recomendados são o de dente-de-leão, o de hortelã e o chá verde, por terem grande potencial diurético, e o chá de hibisco, que aumenta as enzimas desintoxicantes do fígado.

Qual é o melhor chá do mundo?

1º lugar: China – A China não é apenas o berço do chá, onde foi descoberto, mas também o maior produtor do mundo, com 3 bilhões de quilos em 2021, correspondendo a 45,3% da produção total. Com uma atividade 2 vezes maior do que a do 2º colocado no ranking, a Índia, o chá emprega mais de 115 milhões de pessoas na China.

A China produz alguns dos melhores chás do mundo, como o raro, delicioso e imponente chá amarelo de Huangshan, na província de Anhui ; o chá branco Bai Mu Dan de Fujian, um dos mais famosos e, em algumas regiões, um dos mais consumidos; e o chá escuro Pu-erh de Yunnan, um dos mais nobres dos dark teas,

Além de ser o maior produtor, a China é também o maior consumidor global em volume absoluto, respondendo por 41% do mercado. Plantação de Camellia sinensis na China.

O que é mais saudável café ou chá?

Afinal, o que é melhor: café ou chá? – É indiscutível que ambas as bebidas trazem diversos benefícios para a saúde. Levando em consideração que cada pessoa é única, o mais saudável entre o café e o chá é aquele que mais se adequa a sua situação! Precisa de uma bebida que te ajude a despertar pela manhã? O café ou o chá preto podem ajudar.

Está com problemas de digestão? O chá verde e o de boldo são ótimas opções. No fim das contas, são poucas as coisas que diferenciam os dois tipos de bebida no quesito saúde. O chá, por exemplo, não afeta tanto a qualidade de sono como o café. Por isso, se você tem problemas de insônia, é bom evitar o café e os chás com cafeína (preto, verde e mate).

Ainda, dentistas concordam que o chá deixa o dente mais amarelado do que o café. No mais, veja a bebida que mais se adequa a sua necessidade e, é claro, ao seu paladar!

Pode tomar chá todos os dias para dormir?

Qual a dose ideal dos chás para dormir? – Tantos benefícios nos deixam tentados a beber muitas xícaras de chá por dia. Mas não é bem assim que funciona. O excesso pode ser prejudicial. Alguns chás tendem naturalmente a ter cafeína (como é o caso do chá verde, chá mate, chá preto e chá branco).

Essa substância consumida perto da hora de dormir ou em altas quantidades diminui a qualidade do sono, Em geral, a quantidade vai depender de cada pessoa e do tipo de chá, O importante é observar os possíveis efeitos que a bebida pode causar no corpo, como náusea ou dores de cabeça. Não deixe de conversar com seu médico se estiver tomando chás para dormir.

Em caso de dificuldades para pegar no sono, é importante ter também o acompanhamento de um especialista, que inclusive pode indicar o chá ideal e a quantidade certa. Boa noite!

Qual a importância do chá para a vida das pessoas?

O consumo de chás e os benefícios que eles trazem para saúde Devido às suas propriedades imunizantes e seus diversos benefícios, os chás são consumidos desde a antiguidade, principalmente pelas culturas asiáticas. Segundo a pesquisa elaborada pela Euromonitor Internacional, a ingestão de chás cresceu 25% entre 2013 até 2020 no Brasil.

  1. Isso se deu por causa da diminuição no consumo de outras bebidas, como refrigerantes e cafeína, sendo escolhida por ser uma alternativa mais saudável.
  2. O consumo dos chás está associado a vários benefícios dentro da prática integrativa da promoção da saúde, são eles: colaboração no relaxamento, pois reduz os níveis do hormônio cortisol; auxílio na melhora da qualidade do sono; e redução do estresse.

Além de atuar na diminuição dos níveis de colesterol no sangue, na desintoxicação do organismo, causar efeito antioxidante, antialérgico, antibacteriano, entre outros benefícios. A nutricionista e professora da UNINASSAU Recife, Helena Campello, exemplifica alguns tipos da bebida e as ações que desenvolve no corpo.

“Os chás possuem diversos potenciais na modulação de melhoria da saúde. Quando falamos da busca por termogênese, o consumo de chá verde está bastante associado, o que pode auxiliar na gestão de peso corporal. No entanto, sabe-se que outros chás, por exemplo o chá de gengibre, possuem ações dentro das condições eméticas, melhorando quadros digestivos para o paciente”, informa.

Por outro lado, a nutricionista ressalta que o consumo de chás precisa ter um acompanhamento, respeitando a individualidade biológica de cada paciente e as suas condições clínicas existentes. O uso equivocado das plantas medicinais para alívios de sintomatologia clínicas pode trazer efeitos colaterais.

  1. Isso porque na natureza se extrai diversos compostos, os quais podem ser tóxicos.
  2. Muitas vezes o paciente faz o uso de blends, mas pode conter um composto que não seja interessante para ele, então, pode trazer algum efeito colateral”, afirma.
  3. Mesmo com os muitos efeitos positivos, o consumo do chá não pode ser feito de forma irresponsável, pois, mesmo que seja um produto natural, ele também tem uma repercussão metabólica.

Atualmente, o consumo ficou mais fácil porque é possível encontrar, no mercado, diversas versões e opções dos chás, bem como diversas formas de preparo, seja em pó, em cápsulas ou em saquinhos. Além disso, as misturas de ervas, conhecidas como blend, combinam os sabores e texturas, analisando as propriedades de cada substância e como elas podem complementar uma à outra.

Qual a maneira certa de tomar chá?

– Adicione a erva ou a planta escolhida (1 colher de sopa, com exceção do chá verde, que deve ser usado em menor quantidade: apenas 1 colher de sobremesa) na xícara. – Acrescente a água fervente e abafe por 10 minutos. – Coe e beba quente ou frio.