Benefícios Do Guaco

Quais os benefícios do chá de guaco?

Além de ajudar a eliminar o muco causado por gripes e resfriados, o guaco também auxilia na redução de edemas e de peso, devido à ação anti-inflamatória da planta. A principal forma de consumo do guaco é o chá. A recomendação é tomar uma ou duas xícaras por dia.

Qual é a indicação do guaco?

GUACO COMPOSIÇÃO DO GUACO: O Guaco é composto pelos seguintes ingredientes: guaco.

ALÉRGICOS: PRODUTO NATURAL. DESCRIÇÃO DO GUACO: COMO UTILIZAR O GUACO: RECEITA – Chá de guaco

O Guaco é uma planta medicinal, também conhecida por ervas de serpentes, cipó-catinga ou erva de cobra, muito utilizada em problemas respiratórios devido ao seu efeito broncodilatador e expectorante. O seu nome científico é Mikania glomerata Spreng e pode ser comprada em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação com o preço médio de 30 reais.O guaco serve para tratar a gripe, tosse, rouquidão, infecção na garganta, bronquite, alergias e infecções na pele.

Além disso, esta planta é usada popularmente para tratar o reumatismo.Apesar de serem atribuídas ao guaco várias indicações terapêuticas populares, somente a ação broncodilatadora, antitussígena, expectorante e edematogênica sobre as vias respiratórias foram comprovadas. Outros estudos mostram potencial atividade antialérgica, antimicrobiana, analgésica, anti-inflamatória, antioxidante e antidiarreicaAs folhas do Guaco são utilizadas para fins terapêuticos.

Ingredientes: • 10 g de folhas de guaco;• 500 mL de água. Modo de preparo: Colocar 10 g de folhas em 500 mL de água fervente por 10 minutos e coar no final. Beber 2 xícaras ao dia.O guaco está contraindicado para pessoas com alergia a esta planta, com doenças no fígado, que utilizam anticoagulantes, para crianças menores de 1 ano de idade e grávidas.

  • DESCRIÇÃO DA CATEGORIA: Tomar chá – como o de ervas e plantas – tem se tornado uma ação cada vez mais comum nos dias atuais.
  • Desde a antiguidade, o chá é utilizado no combate aos distúrbios do sono, aumentando a sonolência e a sensação de bem estar de quem o consome, auxiliando no bom funcionamento do cérebro ao armazenar memórias, processar informações e elaborar pensamentos claros e objetivos.

O mesmo ainda pode ser usado para auxiliar no combate a diminuição da pressão arterial e dores articulares. Assim, o uso de um chá de ervas para diversos fins é uma alternativa natural e segura, apresentando menos efeitos colaterais que alguns medicamentos, por exemplo.

Quem não pode tomar guaco?

Não indicado para crianças com idade igual ou inferior a 2 anos, pois não há estudos suficientes que garantam a segurança do uso nesta situação. Não se aplica. Chá Medicinal de Guaco: Consumir após o preparo ainda morno. A embalagem deve proteger as folhas secas e rasuradas da luz e da umidade.

Quais são os efeitos colaterais do guaco?

Reações adversas e efeitos colaterais do Xarope de Guaco – Cimed

O uso prolongado ou a ingestão de altas doses deste produto, podem causar aumento da pressão arterial, taquicardia,, e acidentes hemorrágicos.Em raros casos, pessoas hipersensíveis aos componentes do guaco podem apresentar um agravamento na dificuldade para respirar e tossir. A frequência de ocorrência dos efeitos indesejáveis não é conhecida.

Informe ao seu profissional de saúde o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do produto. Informe também à empresa através do seu Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA – disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Como fazer chá de guaco para soltar catarro?

6. Chá de guaco com tomilho – O tomilho possui ação anti-inflamatória e expectorante, ajudando a diluir e eliminar as secreções, sendo uma boa opção para aliviar a tosse. Ingredientes:

1 colher de chá de folhas frescas de guaco picadas; 1 colher de chá de folhas de tomilho picadas; 200 ml de água.

Modo de preparo: Ferver a água em uma panela. Após apagar o fogo, acrescentar as folhas de guaco e tomilho na água, tampar a panela e deixar descansar por 5 minutos. Coar e beber até 3 xícaras desse chá por dia. Esse chá não é indicado para pessoas com inflamação no intestino, câncer, tuberculose, insuficiência cardíaca, diabetes ou doenças no fígado. 98% dos leitores acham este conteúdo útil (736 avaliações nos últimos 12 meses) Esta informação foi útil? Obrigado pela sua mensagem. As suas sugestões são sempre bem vindas. Obrigado pela sua mensagem. Enviamos para você um email. Por favor, siga as instruções presentes nesse email para que possamos continuar em contato e responder à sua questão.

You might be interested:  Falsificação De Documento

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Informações Sistematizadas da Relação Nacional de Plantas medicinais de interesse ao SUS: Mikania Glomerata Spreng., Asteraceae – Guaco,2018. Disponível em:, Acesso em 04 nov 2022 Peppermint and Its Functionality: A Review, iMedPub Journals. vol.8. Medical Biology Research Center, Kermanshah University of Medical Sciences, Kermanshah, Iran, 2017 NICACIO, L, S, Gabriela et al. Breve Revisão sobre as propriedades fitoterápicas do Zingber Officinale Roscoe – o gengibre, Periódicos PUC Minas. Vol.7.2.ed; 74-80, 2018 UNIVERSIDADE DE AVEIRO. Eucalyptus globulus Labill., Disponível em:, Acesso em 04 nov 2022 PATIL, S.M.; et al. A systematic review on ethnopharmacology, phytochemistry and pharmacological aspects of Thymus vulgaris Linn, Heliyon.7.5; e07054, 2021 AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Formulário de Fitoterápicos – Farmacopeia Brasileira – 2ª edição,2021. Disponível em:, Acesso em 04 nov 2022

Quantas folhas de guaco para fazer um chá?

Chá de Guaco: 1 ou 2 folhas frescas de guaco e 1 xícara de água quente. Pique as folhas e coloque-as para infusão na água quente. Aguarde 5 minutos, coe e beba. Chá de Guaco com Mel: 8 folhas de guaco, 1 colher de sopa de mel e 500ml de água fervente.

Quanto tempo demora para o guaco fazer efeito?

Quanto tempo demora para fazer efeito o Maleato de Dexclorfeniramina? – O medicamento leva até 30 minutos para fazer efeito após ser consumido.

Quantos dias pode tomar guaco?

3. Xarope de guaco 0,5 mg/mL – As doses normalmente recomendadas do Xarope de Guaco Herbarium 0,5 mg/mL são:

Adultos: a dose normalmente recomendada é de 5 mL do xarope, até 3 vezes por dia; Crianças com mais de 5 anos: a dose normalmente recomendada é de 2,5 mL do xarope, até 3 vezes por dia; Crianças entre 2 e 4 anos: a dose normalmente recomendada é de 2,5 mL, até 2 vezes por dia.

O uso do xarope de guaco deve ser de 7 dias, e nos casos mais graves pode ser usado por até 14 dias, não devendo ser usado por mais tempo, conforme orientação médica.

Quanto de guaco pode tomar por dia?

Para adultos e crianças acima de 12 anos: 1 colher de chá (5ml), de 4 a 8 vezes ao dia, conforme necessidade. Para crianças de 5 a 12 anos: 1/2 colher de chá (2,5ml), 4 vezes ao dia. Para crianças de 2 a 5 anos: 1/2 colher de chá (2,5ml), 3 vezes ao dia.

Faz mal tomar muito chá de guaco?

Possíveis efeitos colaterais – O uso prolongado ou em quantidades muito altas de guaco pode causar hemorragias, aumento dos batimentos cardíacos, vômitos e diarreia. O guaco contém cumarina que pode causar um agravamento nos quadros de falta de ar e tosse em pessoas com alergia a este componente.

Qual parte do guaco é utilizada?

Partes usadas: Folhas e flores. Uso popular: É um excelente expectorante, pois fluidifica as secreções brônquicas e relaxa a musculatura lisa das vias aéreas e eliminando desse modo o catarro.

Como tomar guaco para tosse?

Modo de usar: Para adultos e crianças acima de 12 anos: 1 colher de chá (5ml), de 4 a 8 vezes ao dia, conforme necessidade. Para crianças de 5 a 12 anos: 1/2 colher de chá (2,5ml), 4 vezes ao dia. Para crianças de 2 a 5 anos: 1/2 colher de chá (2,5ml), 3 vezes ao dia.

Como fazer o chá de guaco para tosse?

Modo de preparo Colocar as folhas de guaco e mexer bem até desmanchar bem o açúcar. Tampe a panela de deixe ferver por uns 20 minutos as folhas do guaco tem que ficar amolecidas. Deixe esfriar e após passe no coador.

Quem tem pressão alta pode tomar o guaco?

Hipertensão. Eventualmente, pessoas hipersensíveis aos componentes do guaco podem apresentar um agravamento da dispneia e da tosse. O uso prolongado de altas doses de extratos de guaco pode ocasionar taquicardia, vômito e quadros diarréicos, que desaparecem com a descontinuação da terapia.

Quem tem problema de pressão pode tomar guaco?

Bula do Xarope de Guaco Herbarium Como Xarope de Guaco Herbarium funciona? Xarope de Guaco Herbarium tem como principal componente a cumarina, à qual é.

  • Como Xarope de Guaco Herbarium funciona?
  • Xarope de Guaco Herbarium tem como principal componente a cumarina, à qual é atribuído o efeito de dilatação dos brônquios e de auxiliar na eliminação das secreções respiratórias, através da tosse.
  • Contraindicação do Xarope de Guaco Herbarium
  • Hipersensibilidade e alergia a qualquer um dos componentes da fórmula.
  1. Este medicamento não deve ser utilizado em crianças menores de 2 anos de idade.
  2. Este medicamento é contraindicado para uso por diabéticos.
  3. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
  4. Como usar o Xarope de Guaco Herbarium
  5. Agitar o produto antes de usar.
  6. Posologia
  7. Adultos
  8. Administrar 5 ml, via oral, três vezes ao dia, de 8 em 8 horas.
  9. Crianças cima de 5 anos
  10. Administrar 2,5 ml, via oral, três vezes ao dia, de 8 em 8 horas.
  11. Crianças de 2 a 5 anos
  12. Administrar 2,5 ml, via oral, duas vezes ao dia, de 12 em 12 horas.
  13. Em casos de afecções respiratórias agudas, recomenda-se o uso por 7 dias e, em casos crônicos, por 2 semanas.
  14. Siga corretamente o modo de usar.
  15. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico.
  16. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.
  17. O que devo fazer quando eu me esquecer de usar Xarope de Guaco Herbarium?
  18. Caso haja esquecimento da ingestão de uma dose deste medicamento, retome a posologia prescrita sem a necessidade de suplementação.
  19. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
  20. Precauções do Xarope de Guaco Herbarium
  • Pacientes com problemas hepáticos podem apresentar toxicidade com o uso prolongado;
  • Recomenda-se maior critério na administração de guaco em pacientes com quadros respiratórios crônicos não diagnosticados, devendo-se afastar a hipótese de tuberculose e câncer.
  • Atenção diabéticos: Este medicamento contém açúcar.
  • Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
  • Interações medicamentosas
  • O guaco não deve ser empregado simultaneamente a anticoagulantes e produtos contendo Tabebuia avellanedae (ipê-roxo).
  • Informe seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
  • Reações Adversas do Xarope de Guaco Herbarium
  • Este medicamento pode causar aumento da pressão arterial.
  • Em raros casos, pessoas hipersensíveis aos componentes do guaco podem apresentar um agravamento na dificuldade para respirar e tossir.
  • Informe seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico do aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.
  • Informe também à empresa através do seu Serviço de Atendimento ao Consumidor.
  • População Especial do Xarope de Guaco Herbarium
  • Gravidez e lactação
  • Informe seu médico da ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término.
  • Informe seu médico se está amamentando.
  • Crianças
  • Este medicamento não deve ser utilizado em crianças menores de 2 anos de idade.
  • Composição do Xarope de Guaco Herbarium
  • Apresentação
  • Xarope – Extrato hidroalcoólico das folhas de Mikania glomerata 0,5 ml/5 ml.
You might be interested:  Benefícios Do Feijão

Frasco com 120 ml. Acompanha copo dosador.

  1. Via oral.
  2. Uso adulto e pediátrico acima de 2 anos.
  3. Composição
  4. Cada 5 ml contém
Extrato hidroalcoólico de Mikania glomerata 0,5 ml*
Veículos** 5 ml

Equivalente a 0,175 mg de cumarinas.**Sorbato de potássio e xarope de sacarose.

  • O xarope contém 1% de álcool.
  • Superdosagem do Xarope de Guaco Herbarium
  • O uso prolongado da ingestão de altas doses de extratos de guaco pode ocasionar aumento da frequência dos batimentos cardíacos, vômitos e quadros diarreicos, que desaparecem com a descontinuação da terapia.
  • Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.
  • Ligue para 0800 722 6001 se você precisar de mais orientações.
  • Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.
  • Interação Medicamentosa do Xarope de Guaco Herbarium
  • O Mikania Glomerata (substância ativa) não deve ser empregado simultaneamente a anticoagulantes, pois as cumarinas podem potencializar seus efeitos e antagonizar o da vitamina k.
  • As saponinas presentes no Mikania Glomerata (substância ativa) aumentam a absorção do lapachol, princípio ativo presente na Tabebuia avellanedae (ipê-roxo).
  • Ação da Substância Xarope de Guaco Herbarium
  • Resultados de Eficácia

Estudos conduzidos demonstraram a utilização de Mikania Glomerata (substância ativa) como um fitoterápico eficaz no tratamento de distúrbios respiratórios atuando como relaxante da musculatura lisa das vias aéreas. Um estudo realizado por Moura e colaboradores investigou os efeitos dos extratos aquoso, hidroalcoólico e fração diclorometano obtida do extrato hidroalcoólico de Mikania Glomerata (substância ativa) sobre os isolados de brônquios humanos e traqueias de cobaias.

  • Os resultados indicaram que o extrato aquoso não afetou a tensão basal, mas reduziu a contração sobre a traqueia de cobaias.
  • O extrato hidroalcoólico reduziu a tensão basal e significativamente a contração induzida por drogas, em todas as concentrações testadas.
  • A fração diclorometano do extrato hidroalcoólico promoveu relaxamento progressivo concentração-dependente.

Em brônquios humanos, o extrato hidroalcoólico promoveu relaxamento progressivo concentração-dependente.

  1. O estudo demonstrou que houve uma ação inibitória significativa da Mikania Glomerata (substância ativa) sobre a constrição promovida nos brônquios humanos e traqueias de cobaias, sugerindo que a planta possui efeito benéfico potencial no tratamento de doenças broncoconstritivas.
  2. Características Farmacológicas
  3. Farmacodinâmica

Este medicamento é constituído pelo extrato hidroalcoólico de Mikania Glomerata (substância ativa) padronizado em cumarinas. Estes compostos químicos são considerados os princípios ativos da droga, sendo os responsáveis pela ação broncodilatadora e expectorante.

  1. Sabe-se que receptores da acetilcolina estão presentes no sistema respiratório e sua estimulação, pela acetilcolina, produz broncoconstrição e aumento da secreção.
  2. Assim, o bloqueio destes receptores pelo princípio ativo do Mikania Glomerata (substância ativa) provoca a diminuição da secreção brônquica e relaxamento da musculatura lisa respiratória, fazendo do Mikania Glomerata (substância ativa) um auxiliar no tratamento de tosses persistentes e tosses com expectoração.

Cuidados de Armazenamento do Xarope de Guaco Herbarium Xarope de Guaco Herbarium deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 o C e 30 o C) em sua embalagem original. Proteger da luz e da umidade.

  • Prazo de validade
  • 24 meses após a data de fabricação impressa no cartucho.
  • Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

  1. Características físicas
  2. Líquido de cor verde amarelada.
  3. Características organolépticas
  4. Cheiro (odor) característico e sabor adocicado lembrando guaco.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças. Dizeres Legais do Xarope de Guaco Herbarium Reg. MS: 1.1860.0039

  • Farmacêutica resp.:
  • Gislaine B. GutierrezCRF-PR nº 12423
  • Fabricado e Distribuído por:

Herbarium Laboratório Botânico Ltda.Av. Santos Dumont, 1100 • Colombo – PRCNPJ 78.950.011/0001-20 Indústria Brasileira. : Bula do Xarope de Guaco Herbarium

O que é bom para limpar o pulmão de catarro?

Para eliminar a expetoração persistente é necessário torná-la mais fluida – Beber muita água é uma medida acertada para fluidificar as secreções mucosas e reduzir a sensação de peso no peito. Isso permite hidratar as mucosas e tornar as secreções menos viscosas.

You might be interested:  18 Benefícios Do Inhame

Dessa forma, a sua expulsão será muito mais fácil. É também fundamental manter um nível elevado de humidade ambiental no quarto, pois isso reforça o trabalho da água ingerida, evitando que o sistema respiratório seque. Poderá complementar a ingestão de água bebendo uma infusão, que sabe sempre bem e apetece quando se está com um processo catarral.

A infusão de tomilho é muito recomendável por ser especialmente indicada para os problemas respiratórios, podendo ser adoçada com um pouco de mel se lhe agradar. Trata-se de um magnífico expetorante natural, cuja preparação é muito simples. A inalação de vapores poderá ajudar a limpar as vias aéreas superiores, pois favorece a fluidificação do muco e o seu “desprendimento” das vias respiratórias.

Poderá ferver algumas folhas de eucalipto ou usar o seu óleo essencial, inalando depois os vapores com uma toalha sobre a cabeça. O alívio costuma ser imediato e o seu efeito é bastante reparador. Quando se deitar, se o fizer em posição totalmente horizontal, notará uma sensação de “opressão” no peito devido à expetoração.

Elevar a cabeceira da cama é sempre uma boa opção. Poderá ainda colocar algumas almofadas na costas para conseguir dormir em posição reclinada. O muco passará para a parte posterior dos pulmões, o que facilitará a respiração durante algum tempo. Colocar compressas quentes sobre o peito também é recomendável, pois atuam como um vasodilatador, facilitando a expulsão da expetoração.

É muito importante que não respire num ambiente com ar viciado, para isso deverá arejar a casa ou o quarto em que encontra. A entrada de ar renovado é, literalmente, uma lufada de ar fresco e, portanto, de saúde. Seguindo estes conselhos simples, conseguirá que a expetoração persistente que oprime o seu peito seja rapidamente removida, evitando complicações.

Descubra Artigos relacionados

Como se livrar de catarro no pulmão?

Remédio caseiro para tosse com catarro – O melhor remédio caseiro é beber muita água, Porque a maior hidratação deixa o muco menos espesso, facilitando sua expulsão. Outra dica é fazer inalação para tosse com catarro, Você pode usar um aparelho inalador com água ou respirar fundo durante um banho quente. Outra ideia é ferver o líquido, colocar num recipiente, aproximar o rosto do vapor e cobrir a cabeça para que o vapor se acumule e seja aspirado. Além de aliviar a tosse, esse tipo de inalação ajuda a eliminar secreções acumuladas próximo às vias nasais, como ocorre em quadros de sinusite.

Qual chá que elimina catarro?

Chá para tosse com catarro: Chá de tomilho e mel A infusão de tomilho e mel é rica em substâncias anti-inflamatórias e antissépticas, como timol, carvacrol, cimeno e linalol, que também possuem ação expectorante.

Para que serve o chá de guaco com limão?

Contribui para o fortalecimento do sistema imunológico – Uma das causas que mais leva ao surgimento de gripes e resfriados é o sistema imunológico fraco. O chá de guaco, além de agir no alívio dos sintomas dessas doenças, também contribui para a prevenção, pois ajuda a fortalecer a imunidade.

O que é bom para curar a tosse?

Um bom chá de ervas pode acabar com a tosse, basta contar com os ingredientes certos. Em geral, podemos recomendar o gengibre, alho, limão, mel e hortelã. Esses itens auxiliam no controle da inflamação, aliviam a dor e ajudam o organismo a se recuperar.

Para quem é indicado o chá de guaco?

As folhas de Guaco são comumente usadas ​​como um extrato, xarope ou infusão para o tratamento de bronquite, asma e tosse, por sua ação broncodilatadora, expectorante e supressora da tosse.

Qual é a contra indicação do chá de guaco?

A utilização da espécie é contraindicada para pessoas com hipersensibilidade e alergias, mulheres grávidas ou em fase de amamentação, pacientes com doenças hepáticas e crianças menores de um ano de idade.

Como se deve tomar o chá de guaco?

Guaco é planta medicinal que acalma a tosse e auxilia na respiração Guaco em chá e xarope O guaco, planta nativa do Sudeste, é encontrado facilmente e conhecido por ser um remédio natural para fortalecer os pulmões e acalmar a tosse. A propriedade medicinal da planta está na cumarina, substância anticoagulante que relaxa a musculatura das vias aéreas respiratórias e auxilia na respiração.

O repórter Eduardo Lacerda foi conferir como aproveitar as propriedades medicinais do guaco. Também ensina a preparar um chá e um xarope que pode ser conservado por cerca de dois meses. Apesar de todos os benefícios, a substância não é recomendada para pessoas que usam medicações anticoagulantes e mulheres que têm fluxo menstrual muito intenso.

– 1 ou 2 folhas frescas de guaco – 1 xícara de água quente – Pique as folhas de guaco, coloque em um recipiente junto com a água quente. – Aguarde cerca de 5 minutos até que a água amorne. – 10 folhas frescas de guaco – Em um recipiente coloque as folhas picadas de guaco e a água.

Deixe ferver e depois abafe por cerca de 10 minutos até amornar. – Coe o chá e acrescente 2 xícaras de mel. Em geral, o xarope pode ser conservado por 2 meses, mas é possível estender o prazo de validade acrescentando 10 gotas de própolis. Para melhores resultados, é necessário tomar uma colher de sopa de xarope três vezes ao dia.

: Guaco é planta medicinal que acalma a tosse e auxilia na respiração

Como fazer o chá de guaco para tosse?

Modo de preparo Colocar as folhas de guaco e mexer bem até desmanchar bem o açúcar. Tampe a panela de deixe ferver por uns 20 minutos as folhas do guaco tem que ficar amolecidas. Deixe esfriar e após passe no coador.