Quais são os benefícios do inhame para a saúde?

Dentro de uma alimentação saudável e equilibrada, o inhame auxilia na redução dos riscos de doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e doenças do coração, dos ossos e do cérebro. No Brasil, seu consumo é bastante comum no Norte e Nordeste principalmente no café da manhã, em substituição ao pão.

É bom comer inhame todos os dias?

Saiba mais sobre o inhame e seus poderosos benefícios para a saúde física e mental

  • O inhame, também conhecido em algumas regiões como cará-da-costa, é uma planta de origem africana e bastante cultivada em várias partes do mundo por se tratar de um alimento energético e de alto valor nutritivo, e por isso muito recomendado por nutricionistas e consumido por atletas.
  • No Brasil, o inhame é bastante comum no Norte e Nordeste, onde está presente nas mesas de muitos brasileiros, principalmente apreciado no café da manhã, em substituição ao pão.
  • É uma raiz de baixo índice glicêmico, o que ajuda na perda de peso, tem maior quantidade de carboidrato, e por isso oferece mais energia, e seu alto teor de fibra permite uma maior sensação de saciedade.

Porém, por ser uma boa fonte de carboidrato, seu consumo deve ser equilibrado de acordo com o gasto calórico. A recomendação é uma porção três vezes por semana, substituindo um carboidrato da refeição – como o pão no café da manhã, ou o arroz na hora do almoço.

O inhame reduz o risco de doenças e diminui o colesterol A ação da diosgenina, presente nos fitormônios (hormônio vegetal) do inhame, facilita a eliminação do ruim (LDL) pelo intestino, diminuindo a chance de cair na corrente sanguínea e entupir vasos e artérias. Ao mesmo tempo também aumenta os níveis do colesterol bom (HDL), auxiliando na redução dos riscos de doenças cardíacas.

Além disso, recentes estudos indicam que o inhame, assim como outros tubérculos, possui uma proteína capaz de estimular o sistema imunológico. Portanto, dentro de uma alimentação saudável e equilibrada, o inhame pode auxiliar a reduzir os riscos de doenças como,, e, dos ossos e do cérebro.

  1. Muito indicado para as mulheres
  2. Devido à presença da diosgenina, o inhame tem propriedades especialmente indicadas para a saúde feminina, principalmente na menopausa e SPM (Síndrome Pré-Menstrual):
  3. • Auxilia no período da menopausa, reduzindo alguns sintomas, como alteração de humor e os fogachos;
  4. • Ajuda a relaxar a musculatura, o que reduz os sintomas da cólica menstrual, devido à forte presença de magnésio em sua composição;
  5. • Contribui para redução da irritabilidade comum no período menstrual, devido ao alto índice de carboidrato e presença da vitamina B6, que ajudam na produção de serotonina;
  6. • O inhame também tem propriedades que reduzem o inchaço, a dor de cabeça e a ansiedade, sintomas típicos da SPM;
  7. • Alguns estudos pesquisam a ação da diosgenina para o aumento da fertilidade da mulher, porém os estudos ainda não são conclusivos.
  8. Outros benefícios do inhame para o organismo:
  9. • Proporciona um aporte maior de calorias e vitaminas por ser rico em vitaminas do complexo B, importante auxiliar na absorção do carboidrato;
  10. • Auxilia na diminuição da incidência de câimbras por ser rico em minerais como potássio, magnésio e cálcio, que participam da contração e relaxamento do músculo;
  11. • Possui propriedades antioxidantes, que preveni o envelhecimento precoce, além do teor de fibras que auxiliam na microbiota intestinal;
  12. • É bastante indicado para os atletas devido à sua elevada quantidade de minerais e vitaminas, como a provitamina A, vitamina C e vitamina B6, que podem influenciar positivamente na imunidade que fica comprometida devido ao alto desempenho da atividade;
  13. • É ótimo para o cérebro – em razão da grande quantidade de vitaminas do complexo B que estimulam a memória, são fundamentais para a transmissão dos impulsos nervosos, e diminuem o impacto do do dia-a-dia;
  14. • Alivia os sintomas da depressão já que os carboidratos melhoram a função cerebral durante a produção de serotonina, provocando uma sensação de bem-estar.
  15. É indicado para restrições alimentares
  16. Tanto o inhame, quanto os demais tubérculos, não tem contraindicação, e é indicado nos casos de restrições alimentares como a e a APVL (Alergia à Proteína do Leite de Vaca).
  17. Atualmente, novos produtos como farinha, pão e iogurte estão sendo desenvolvidos com o inhame para atender essa parte da população.
  18. Apesar de não ter contraindicação, seu consumo na dieta deve ter acompanhamento individualizado para algumas patologias como câncer, problemas renais e síndromes intestinais.
  19. Como consumir

Como toda raiz, o inhame é um alimento versátil e pode entrar no preparo de refogados, sopas, caldos, pães, tortas e bolos. É possível achar variedade de receitas: bolinho de queijo, creme de inhame com abóbora, iogurte, purê, maionese, e até sorvete de inhame com morango.

  • Ingredientes
  • 12 xícaras de inhame cozido
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • 180g de chocolate 70%
  • 1 pitada de canela
  • 2 colheres de sopa de açúcar de coco
  • 1 colher de sopa de melado de cana

Modo de preparo: Cozinhar o inhame. Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até que o creme fique homogêneo. Servir com cacau em pó polvilhado ou pedacinhos de chocolate 70%. Fonte consultada: Nutricionista Adira Oliveira Pereira, especializada em Nutrição Clinica e Esportiva Funcional. : Saiba mais sobre o inhame e seus poderosos benefícios para a saúde física e mental

O que o inhame faz no sangue?

Para limpar o sangue – Consumir inhame algumas vezes na semana pode ajudar pacientes e não pacientes a terem um sangue mais purificado, uma vez que uma de suas principais características é a ação desintoxicante. Isso significa que ele auxilia na eliminação de toxinas do sangue por meio da pele, rins e intestino.

Qual é o melhor cara ou inhame?

Inhame ou Cará. Foto: Reprodução O inhame e o cará são raízes bastante populares na culinária brasileira e podem ser encontrados facilmente em mercados e feiras. Ambos são utilizados como ingredientes em diversos pratos, desde sopas e caldos até sobremesas.

Apesar de serem parecidos em aparência, possuem diferenças no sabor e propriedades nutricionais. Entre elas está a aparência: o inhame tem uma casca mais grossa e rugosa, enquanto a casca do cará é mais fina e lisa. O inhame é uma opção mais neutra, enquanto o cará é mais adocicado. Ambos podem ser consumidos de diversas formas e são ótimas fontes de carboidratos complexos, fibras e vitaminas e minerais essenciais para a saúde.

Pensando nisso, o Agro2 trouxe pontos importantes sobre as duas raízes tão populares. Confira!

Como usar o inhame para perder peso?

5 minutos para ler O inhame é um tubérculo de aspecto peculiar que tem caído nas graças dos consumidores mais ligados nas propriedades nutricionais dos alimentos – e de alguns chefs de cozinha renomados. Apesar de não ter o mesmo “prestígio” de outros tubérculos, como a batata doce, trata-se de um alimento muito consumido no Brasil, principalmente no nordeste, assim como em toda a América Latina, África Central e partes da Ásia.

Trata-se mesmo de um superalimento: seu consumo regular melhora o funcionamento do sistema imunológico, combate a anemia, equilibra os hormônios e ajuda a emagrecer. É uma excelente fonte de fibras solúveis. A cada 100g, ele fornece 3,9g delas. Além disso, contém quantidades significativas de vitamina C, é rico em vitaminas do complexo B e ainda em minerais como potássio, ferro, cobre etc.

Principais benefícios para a saúde Existem muitas alegações a respeito dos benefícios do inhame. Abaixo, vamos listar as com maior impacto na saúde humana.

Protege o sistema imunológico

O inhame é rico em vitamina C, que participa da formação de anticorpos do organismo. Além disso, as vitaminas do complexo B e E, que também estão presentes em quantidades significativas, ajudam o sistema imunológico.

É um grande aliado do coração

You might be interested:  Benefícios Da Energia Solar

O inhame é tão bom para o coração que vamos apontar seus benefícios em tópicos.

  • É rico em potássio, mineral importante para o controle da pressão arterial e para a prevenção de problemas de hipertensão, que aumentam o risco de infarto.
  • Suas fibras ajudam a reduzir os níveis de colesterol, principalmente o chamado “ruim”, ou LDL, associado à ocorrência de doenças cardíacas.
  • As vitaminas B6 (piridoxina) e B9 (ácido fólico), presentes no inhame, ajudam a controlar os níveis de homocisteína, aminoácido que, quando em excesso, acelera o processo de oxidação de colesterol LDL e contribui para o enrijecimento das artérias.

Equilibra os níveis hormonais

Pesquisas relatam que o consumo de inhame por 30 dias equilibra os níveis hormonais, o que é muito útil durante e após a menopausa. Além disso, seus efeitos são benéficos para reduzir a irritabilidade durante a tensão pré-menstrual (TPM). Importante : muitos destes efeitos estão associados à diosgenina, substância que tem a estrutura similar aos estrógenos humanos, utilizada inclusive para a fabricação de pílulas anticoncepcionais.

Pode prevenir o câncer

Estudos mostram que uma dieta rica em alimentos antioxidantes pode ser importante para a prevenção do câncer. E como o inhame contém boas quantidades de vitaminas A, C e Betacaroteno, ele se enquadra nessa categoria. Isso ocorre porque os antioxidantes nos protegem da ação de radicais livres, agentes que podem provocar mutações no DNA.

É uma boa opção para quem quer emagrecer

Além de ser rico em fibras e pouco gorduroso, o inhame possui carboidratos com baixo índice glicêmico, que são liberados mais lentamente para a corrente sanguínea. Esse tipo de carboidrato evita picos de glicemia. Com isso, a insulina acaba sendo produzida em menor quantidade, reduzindo o estoque de gorduras no abdômen, e a pessoa sente menos fome ao longo do dia.

Previne a anemia

O inhame é um ótimo alimento para a prevenção da anemia porque é fonte de:

  • ferro, mineral que participa do processo de transporte de oxigênio no sangue;
  • cobre e vitamina C, que ajudam no acesso e absorção de ferro, respectivamente;
  • vitamina B6, fundamental para a produção de hemoglobina;
  • ácido fólico, que ajuda no processo de maturação das células sanguíneas.

Usando o inhame na cozinha Para obter os benefícios do inhame, ele deve ser consumido de forma regular, sem excessos, dentro de uma alimentação balanceada e saudável. Em geral, ele deve substituir outros carboidratos da refeição (como arroz, batata, macarrão e pão).

  1. O primeiro passo, em geral, é cozinhá-lo no vapor ou na panela de pressão, mantendo-o inteiro, com casca mesmo.
  2. Em seguida, descasque-o e faça um purê ou use-o como ingrediente em sopas, carnes, pães, bolos e até tortas.
  3. Precauções Se você estiver com problemas hormonais ou na menopausa, converse com seu médico antes de consumir inhame.

O funcionamento do sistema endócrino é bastante delicado e integrado, e a diosgenina do tubérculo pode alterá-lo, mesmo que discretamente. Se você estiver grávida ou amamentando, converse com seu obstetra antes de consumir inhame. Saiba mais Portal R7 Portal Minha Vida Revista Viva Saúde UOL

Quem não deve consumir o inhame?

Mas tem algumas pessoas que têm problemas. hormonais que não devem consumir o inhame justamente porque ele pode mudar sua própria produção de estrogênio pessoas que tem problema de câncer de mama ou. fibrose uterina tem que perguntar antes para o seu médico o seu nutricionista.

Porque não pode comer muito inhame?

Tudo em excesso faz mal para a saúde. O inhame taro é rico em ácido oxálico em forma de cristais e quando há grande concentração desse ácido no alimento pode queimar as mucosas da boca e garganta.

Qual o melhor horário para comer inhame?

Apesar de muito parecidos, esses alimentos apresentam diferenças no valor nutricional e na quantidade de calorias. – Nas gôndolas, eles podem ser confundidos: macaxeira ou aipim, inhame ou batata doce. Todos são tubérculos, ou seja, raízes de grande valor nutritivo.

  1. O carboidrato é o principal componente desses alimentos, mas contém também outros nutrientes.
  2. Principalmente o inhame, que dos três é o mais rico e contém cálcio, fósforo, ferro e complexo B”, explica a nutricionista Sônia Aragão.
  3. O inhame é também o que menos engorda.100 gramas possui 97 calorias.
  4. A mesma quantidade de batata doce tem 118.

E de macaxeira, 151 calorias. Acompanhe o Jornal Hoje também pelo e pelo, No caso destes alimentos ricos em carboidratos, a recomendação é substituir, no lugar de acrescentar. No café da manhã, comer inhame, por exemplo, no lugar do pãozinho francês. Em cada prato, a mesma quantidade: 100 gramas.

Mas, no final, o pãozinho pode pesar bem mais na balança. Ele oferece 171 calorias a mais. Neste caso, o inhame é a opção mais saudável. No almoço, esses alimentos devem substituir o arroz. Em porções de cem gramas ou quatro colheres de sopa, a economia pode ser de, no mínimo, 67 calorias. Se o inhame, a batata ou a macaxeira vêm em forma de purê ou outros pratos que levam ingredientes como leite e manteiga, é melhor ter cuidado.

Nesse caso, é ideal reduzir para duas colheres da receita. Não se deve esquecer que o prato à base de carboidrato não deve ser o único alimento da refeição. “Outros ingredientes, como salada, proteína e feijão, têm que fazer parte para se ter uma alimentação balanceada”, diz a nutricionista.

Para o jantar, as melhores opções são as sopas e as saladas. Dependendo do preparo, esses vegetais podem surpreender no visual e no sabor. Ao lado, a chefe Marana Figlioulo ensina a preparar um delicioso creme de aipim. Ingredientes – 1kg de aipim descascado – 200g de queijo coalho ralado – 1 lata de creme de leite com soro – 45g de creme de cebola em pó – 200g de carne de sol – 1 maço de couve manteiga frito O primeiro passo é colocar cerca de quatro xícaras de água para cobrir 1kg de macaxeira e deixar cozinhar até virar uma papa.

Quando ela estiver bem cozida, feche o fogo e acrescente o creme de cebola. Ele pode ser substituído por creme de aspargo ou de ervilha. Deixe a mistura esfriar um pouco e bata no liquidificador com o creme de leite. Leve ao fogo só para dar uma aquecida.

  • Acrescente o queijo ralado e deixe derreter.
  • Está pronto.
  • O creme de macaxeira pode ser servido como entrada (dentro da moranga), como um consumê com cobertura de couve ou ainda numa versão mais sofisticada, em pequenas taças.
  • Você pode cobrir com carne de sol ou charque cozido desfiado e um puoco de couve manteiga frita no olho.

A receita pode ser servida em qualquer evento chique, passando num coquetel como um volante quente. O prato custa aproximadamente R$ 16 e rende 15 tacinhas. Mas cuidado para não exagerar! Cada taça tem 295 calorias, portanto, a recomendação é consumir apenas uma, eventualmente.

Quais os benefícios e malefícios do inhame?

O inhame engorda? – O inhame é rico em carboidratos e calorias, e, por isso, quando consumido em grandes quantidades, pode engordar. No entanto, o inhame contém fibras que ajudam a prolongar a saciedade, diminuindo a fome ao longo do dia. Por isso, quando consumido com moderação, associado a uma dieta equilibrada e a prática regular de exercícios físicos, o inhame ajuda na perda de peso.

Como consumir o inhame para aumentar a imunidade?

Você sabia que o inhame é um dos alimentos que ajudam a reforçar a imunidade? Além de econômico e fácil de encontrar para comprar, este tubérculo é rico em fibras e vários nutrientes como cálcio, ferro, magnésio, vitaminas do complexo B e apresenta propriedades antioxidantes, antibióticas e depurativas, que ajudam a limpar o sangue.

½ inhame pequeno 1 maçã média ou grande 1 rodela de gengibre fresco 1 colher de sopa de suco de limão 1½ xícaras de água filtrada e gelada

Como fazer Suco de inhame para aumentar a imunidade: 1 Prepare os ingredientes para este suco da imunidade: descasque o inhame cru e corte em pedacinhos. Lave muito bem a maçã e pique-a com a casca, descartando apenas a parte dura do meio. Separe um pedacinho de gengibre, do tamanho mais ou menos de uma colher de chá. 2 Bata o inhame com a água e o suco de limão no liquidificador por 2-3 minutos. Acrescente a maçã e o gengibre e bata novamente, até triturar tudo muito bem. Dica: para potenciar ainda mais os benefícios deste suco de inhame para aumentar a imunidade, prefira usar água de coco gelada no lugar da água filtrada. 3 Passe esse suco de inhame cru por uma peneira ou coador, de modo a ficar com uma textura mais suave. No entanto, este é um passo opcional – se o seu suco ficar bem batidinho, não precisa filtrar. 4 Está pronto seu suco poderoso de inhame ! O melhor horário para tomar suco de inhame é pela manhã, no desjejum ou à tarde, evitando tomar durante as refeições. Experimente e conte nos comentários os efeitos que você sentiu! Se você gostou da receita de Suco de inhame para aumentar a imunidade, sugerimos que entre na nossa categoria de Sucos naturais, Como usar o inhame para melhorar a imunidade? – outras receitas Na receita acima indicamos como preparar suco de inhame para subir a imunidade do nosso organismo.

You might be interested:  Prático De Navio Salário

Leite vegetal de inhame Inhame refogado na manteiga Sopa de inhame para aumentar a imunidade

Para que serve o suco de inhame com leite?

Segundo a Medicina Natural, o consumo regular do Leite de Inhame potencializa a atuação do Sistema Imunológico e melhora a Qualidade do Sangue, confirmando o dito popular: ‘o inhame limpa o sangue’.

Qual hormônio tem o inhame?

Inhame atua como relaxante muscular e é remédio natural para cólica menstrual 1 de 4 Tubérculo evita problemas cardíacos, melhora a visão, é um grande aliado para perder peso e ajuda a diminuir os sintomas da TPM — Foto: Divulgação Tubérculo evita problemas cardíacos, melhora a visão, é um grande aliado para perder peso e ajuda a diminuir os sintomas da TPM — Foto: Divulgação Tubérculo arredondado, de casca marrom e polpa branca, que é ingrediente tradicional de vários pratos da culinária brasileira.

  • Esse é o inhame, conhecido também como cará.
  • Independente do nome popular, uma coisa é fato: além de ser ‘coringa’ na cozinha, o alimento é rico em propriedades medicinais.
  • De acordo com a nutróloga Mariana França, o tubérculo evita problemas cardíacos, melhora a visão, é um grande aliado para perder peso e ajuda a diminuir os sintomas da TPM,

“Esse alimento é rico em magnésio, então – quando usado na sopa, ou batido com frutas no suco; atua como relaxante muscular natural, o que minimiza os sintomas da TPM e aquela dor chata das cólicas menstruais”, explica. A especialista destaca ainda que o alimento é rico em vitaminas A, C e as do complexo B.

  • Outros nutrientes presentes são o cálcio – que atua para a boa saúde dos ossos ; e o fósforo – que auxilia o organismo a ter muita energia,
  • Portanto, pessoas que andam indispostas, sem energia para atividades do dia a dia, pode apostar neste super alimento”.2 de 4 Inhame pode ser incluído na alimentação de pacientes com dengue, mas não deve ser consumido cru — Foto: Reprodução/EPTV Inhame pode ser incluído na alimentação de pacientes com dengue, mas não deve ser consumido cru — Foto: Reprodução/EPTV Há alguns anos pesquisadores passaram a investigar o possível benefício do inhame como um repelente natural.

No entanto, Mariana França explica que ainda não existem estudos comprovados sobre esse benefício. “De fato, o inhame é rico em vitaminas do complexo B, substâncias que poderiam ter ação repelente. Mas estudos apontam que, para que o tubérculo funcionasse como um repelente de dentro para fora do corpo, seria necessário ingerir uma alta quantidade dessa vitamina, o que acaba tornando inviável o consumo”, diz.3 de 4 Propriedades podem ser adquiridas no consumo do tubérculo em sopas ou batido em sucos — Foto: Reprodução/TV Gazeta Propriedades podem ser adquiridas no consumo do tubérculo em sopas ou batido em sucos — Foto: Reprodução/TV Gazeta O inhame ainda tem diosgenina em sua composição, substância que se converte em hormônio no nosso organismo.

O que ajuda pessoas que estão na fase de menopausa e precisam dessa reposição hormonal”, destaca nutróloga. Um outro benefício é o potássio do tubérculo. “É um componente que controla a frequência cardíaca e pressão arterial, evitando a hipertensão, Além disso, possui fitosteróis que bloqueiam a absorção de colesterol, retirando essa gordura ruim do organismo”, explica.

Rico em carboidrato, o tubérculo dá a sensação de saciedade e ainda controla os níveis de glicose no sangue. “Com isso, a insulina passa a ser produzida em menor quantidade, o que evita a estocagem de gordura abdominal”, completa a especialista.4 de 4 Inhame é alimento versátil e benéfico para a saúde — Foto: Divulgação/Ascom Trajano de Moraes Inhame é alimento versátil e benéfico para a saúde — Foto: Divulgação/Ascom Trajano de Moraes O inhame, tanto cru quanto cozido, não tem propriedades tóxicas capazes de causar uma intoxicação alimentar.

Como usar o inhame para reposição hormonal?

Fazer ou não reposição hormonal? – Em geral, a reposição de hormônios inicia-se por volta dos 50 anos, caso os sintomas estejam comprometendo a qualidade de vida da mulher. No entanto, a reposição hormonal pode aumentar o risco de doença coronariana, infarto, embolismo pulmonar e câncer de mama.

  • Além disso, existem contraindicações para a utilização desses hormônios, incluindo presença de doença hepática, câncer de mama, câncer de endométrio, doença trombótica, lúpus, doença coronariana.
  • Os riscos aumentam se a mulher perde a janela de oportunidade para o uso hormonal,
  • Por isso, outros compostos e fitoterápicos são investigados como opções, como os fitoestrógenos do inhame.

O inhame é ótima fonte de diosgenina, substância que tem a estrutura similar aos estrógenos humanos e que é utilizada como matéria-prima para fabricação de pílulas anticoncepcionais. Resultados de estudos científicos mostram que a ingestão do inhame pode levar à melhoria dos sintomas da peri-menopausa e menopausa. O inhame da espécie Dioscorea é fonte de carboidratos, carotenos, vitamina C, aminoácidos essenciais, tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2) e niacina (vitamina B3). Também contém saponinas e sapogeninas, que têm estrutura química muito semelhante à dos nossos hormônios sexuais, fator responsável pelo efeito benéfico em relação ao perfil hormonal da mulher.

  1. O inhame também pode ser usado na forma de extrato, em cápsulas.
  2. Contudo, existem poucos ensaios clínicos avaliando o efeito do inhame selvagem e seu extrato nos sintomas da menopausa e sua eficácia em relação ao alimento in natura.
  3. Existem também preparados de cremes a base de inhame selvagem.
  4. Um dos mais vendidos na Europa é o wild yam cream, da empresa alemã Vitabay, com 80% de extrato de inhame silvestre e 64% de diosgenina.

Porém, ainda não existem estudos que demostrem a eficácia do uso do creme na redução de sintomas como calor e suores noturnos. Atualmente contra indica-se tanto o extrato quanto os cremes para mulheres que tenham ou que tiveram câncer de mama ou miomas uterinos,

Teoriza-se que o inhame selvagem influencie a produção de estrogênio, agravando o problema. Também não há evidências suficientes sobre a segurança do extrato e do creme de inhame selvagem durante a gravidez, amamentação ou para crianças pequenas. Independentemente da terapêutica escolhida (reposição hormonal tradicional, consumo de inhame, uso de suplementos, cremes ou outros), esta deve ser associada a um estilo de vida saudável, fundamental para a preservação da saúde e redução do risco de doenças.

Práticas de yoga, meditação, atividade com pesos, alimentação saudável, redução da ingestão de álcool, merecem detaque pois comprovadamente contribuem para maior equilíbrio e desempenho (físico, emocional e cognitivo) na perimenopausa, menopausa e pós-menopausa.

Quem está com triglicérides alto pode comer inhame?

Além das dicas sobre o consumo de gorduras devemos evitar o açúcar, doces, mel, melado, caldo-de-cana e refrigerantes. Não comer juntos na mesma refeição: pão, arroz, macarrão, farinha, fubá, batata, inhame ou aipim. Evitar o uso de bebidas alcoólicas e fumo.

O que é melhor inhame cru ou cozido?

Inhame é uma delícia. Mas cru não pode.

Inhame – não confundir com cará! FOTO: DIVULGAÇÃO

O inhame não merece um post. Merece um livro. São tantos os benefícios deste tubérculo que não caberia tudo aqui. E, é lógico, recebemos, aqui na Terra Frutas Orgânicas, um monte de sacas deste tubérculo que, além de extremamente nutritivo, é delicioso (veja abaixo as coordenadas de como nos encontrar, lembrando que, agora, atendemos também aos sábados de manhã na Ceagesp).

  1. Mas é importante frisar: há uma onda de consumir inhame cru, em suco.
  2. E pense bem: que tubérculo (como batata, cará e o próprio inhame) se consome cru por tradição? Entre esses três que citamos, nenhum! A tradição, ao contrário, é sempre cozê-los.
  3. Há algum motivo ancestral por aí para que não seja consumido cru e devemos sempre prestar atenção nisso! Fomos buscar na internet a respeito do assunto e achamos um artigo bastante legal, do Guilherme Ranieri, especializado em plantas e matos de comer.

Ele, aliás, sempre dá cursos sobre o tema (matos de comer). Olha só o que o Guilherme escreve, no artigo “Inhame. E suco de inhame cru, faz mal?”, que pode ser acessado na íntegra aqui neste O artigo é longo, por isso citamos a parte principal: “O inhame (taro) deve ser sempre consumido cozido.

  • Mesmo que não irrite as mãos e a boca, e que tenha um teor não tão alto de oxalato, ele contém outras substâncias perigosas que agem como compostos anti-nutricionais.
  • Ele possui inibidores de proteinase, fitatos, taninos e glucosídeos cianogênicos – todos esses compostos são em boa parte destruídos durante o cozimento.

Mas estão presentes no legume cru. Ou seja, mesmo não pinicando, essas substâncias vão sobrecarregar seus rins, atrapalhar sua digestão e intoxicar seu corpo. Assim, esse suco de inhame é bom pesquisar bem antes de tomar cru.” O mesmo blog comenta, entretanto, que o inhame é um alimento maravilhoso: “Rico em zinco, cálcio, ferro e fósforo e com grande teor de vitamina B, deve sim ser consumido como um alimento especial, nutritivo e gostoso que é.

Mas cozido, por favor. Faça assado, faça gnocchi, faça bolinho, faça tortas, faça pizzas, faça gratinado, faça no vapor.” E ainda dá uma receita: Suco de inhame (cozido, claro). “É como um milk shake. Bata inhame cozido, sem casca e ainda morno, com leite gelado, até chegar na consistência que você deseja.

Pode ser leite de vaca ou um delicioso leite vegetal. Você pode aromatizar com baunilha, macassá, cumaru, canela, banana, cacau, morango, coco. Adicione uns cubos de gelo e bata bem, e adoce. Fica incrivelmente cremoso, leve, saboroso, e, de quebra, você aproveita todos os benefícios do inhame.” VENDEMOS ATACADO E VAREJO – varejo agora também aos sábados, das 8h às 13h (SÓ NÃO ATENDEMOS VAREJO ÀS SEGUNDAS-FEIRAS).

Anote nosso endereço: Terra Frutas Orgânicas, Pavilhão HFM, Box 144, Ceagesp (Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946), São Paulo, SP. Tels. e (Nextel). Nossos horários: Atendemos de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Aos sábados, para o varejo, das 8h às 13h. Para você ficar pertinho do nosso box no mundão que é a Ceagesp, é melhor entrar pelo portão 15, que tem estacionamento (R$ 10 a hora).

Se você tiver dificuldade em encontrar o Portão 15, vá para o principal, o portão 4, e nos chame que vamos buscá-lo. Ah! Aos sábados a Ceagesp fica aberta e é possível parar o carro EM FRENTE ao nosso box. Facilidade, né? Esperamos vocês! email: : Inhame é uma delícia.

You might be interested:  Medicina Veterinária Salário

Pode comer o inhame cru?

Cru anda na moda, mas não é legal. O inhame. (Colocasia esculenta) contém alta concentração de. ácido oxálico, que pode ser tóxico e favorecer a.

Qual inhame pode fazer suco cru?

Portanto, se quiser preparar um suco de inhame cru, procure sempre o cará.

É verdade que inhame emagrece?

Ajuda na boa digestão, na redução de cólicas e ainda elimina as toxinas do organismo; Aliado no emagrecimento, pois aumenta a sensação de saciedade e manda a fome pra longe.

Pode comer inhame à vontade?

O inhame, conhecido como cará em algumas regiões do Brasil, é um tubérculo rico em carboidratos de baixo índice glicêmico, sendo uma ótima opção para dar energia durante a atividade física e para auxiliar na perda de peso, Além disso, por não elevar os níveis de açúcar no sangue, também pode ser utilizado por pessoas com diabetes.

Combate a prisão de ventre, por ser rico em fibras; Ajuda a emagrecer, pois aumenta a sensação de saciedade; Ajuda a controlar o açúcar no sangue, devido ao seu alto teor de fibras; Dá energia e favorece o ganho de massa muscular, pois assim como a batata doce, o inhame é rico em carboidratos que mantém o aporte de energia para o treino; Diminui os sintomas da menopausa e da TPM, por conter diosgenina, uma substância que ajuda no controle dos hormônios femininos; Ajuda a controlar o colesterol e a pressão sanguínea, por ser rico em fibras e devido à presença do fitosterol diosgenina; Previne doenças cardiovasculares, pois ajuda a controlar a pressão e diminuir o colesterol; Facilita a digestão, reduz cólicas e ajuda a eliminar as toxinas do organismo.

O inhame tem propriedades semelhantes às da batata doce e, para que seus benefícios sejam obtidos, deve ser consumido regularmente, dando preferência às preparações cozidas. Veja três receitas saudáveis com inhame 1. Bolo de inhame sem glúten e sem lactose Este bolo é uma boa opção para utilizar nos lanches, podendo também ser consumido por pessoas que têm intolerância ou alergia ao glúten.

  • Ingredientes: 400 g de inhame descascado e cortado em pedaços; 4 ovos; 1/2 de xíc.
  • De chá de óleo; 1 xíc.
  • De chá de açúcar; 2 xíc.
  • De chá de farinha de arroz, de preferência integral; 1 col.
  • De sopa de fermento em pó; 3 col.
  • De sopa de chocolate em pó.
  • Modo de preparo: no liquidificador, bata o inhame, os ovos, o óleo e o açúcar.

Em uma tigela, coloque os demais ingredientes e acrescente aos poucos a mistura do liquidificador, mexendo bem com o auxílio de uma colher grande. Despeje a massa em uma forma untada e leve para assar em forno médio por cerca de 35-40 minutos.2. Escondidinho de frango com inhame Este escondidinho pode ser usado no almoço ou no jantar, além de funcionar como um excelente pré-treino.

Ingredientes: 750 g de inhame; 0,5 kg de carne moída; 1 cebola roxa; 3 dentes de alho; 1 tomate; 2 colheres de azeite de oliva; 2 colheres de queijo parmesão ralado; Temperos a gosto (sal e pimenta). Modo de preparo: cozinhar o inhame em água até que fique bem macio. Em seguida, amassar para deixar na consistência de purê, acrescentar azeite de oliva e sal e misturar bem.

Temperar e refogar o frango, cozinhar e desfiar. Em um refratário de vidro untado com azeite, colocar uma camada utilizando metade do inhame cozido. Por cima, colocar o frango já desfiado e, em seguida, cobrir com outra camada de inhame. Em cima, adicionar o queijo ralado e levar ao forno a 200 graus por cerca de 25 minutos.3.

Danoninho de inhame Essa é uma excelente alternativa ao iogurte industrializado, sendo uma opção mais saudável para as crianças. Ingredientes: 300 g de inhame cozido somente com água; 1 caixinha de morango; 1 xícara de suco de maçã (natural ou industrializado) Modo de preparo: cozinhar o inhame e depois jogar fora a água da cozedura.

A seguir levar os morangos cortados para ferver juntamente com o suco de maçã porque isso irá adoçar a fruta. Depois de cozinhar os morangos, bater tudo no liquidificador e, se necessário, adicionar um pouquinho de água. Coloque em pequenos recipientes para resfriar na geladeira, durante cerca de 1 hora.

Para que serve o suco de inhame em jejum?

Benefícios do inhame – THINKSTOCK Inhame é uma boa fonte de carboidrato, como a batata doce, e pode turbinar o emagrecimento Ótima fonte de carboidrato, o inhame gera energia sem se transformar em gordura. Por isso, pode ser usado para substituir fontes como o arroz branco, por exemplo, e pode ser comparado à batata doce em relação ao seu poder de ajudar no emagrecimento.

  1. Entre os nutrientes do alimento estão o cálcio, o ferro e vitaminas do complexo B – entre elas, a B6, considerada uma vitamina essencial para a mulher, já que acalma e melhora a depressão.
  2. Também possui diosgenina, uma substância que poderia aumentar a produção de colágeno e dar mais saúde aos ossos, além de amenizar os sintomas da TPM e menopausa.

Estudos mostram ainda que o tubérculo poderia diminuir a proliferação de câncer de mama. THINKSTOCK Suco verde feito com inhame pode reunir vitaminas e nutrientes importantes para a mulher

Quem tem colesterol e triglicerídeos pode comer inhame?

Além das dicas sobre o consumo de gorduras devemos evitar o açúcar, doces, mel, melado, caldo-de-cana e refrigerantes. Não comer juntos na mesma refeição: pão, arroz, macarrão, farinha, fubá, batata, inhame ou aipim. Evitar o uso de bebidas alcoólicas e fumo.

Quais são os benefícios do suco de inhame com limão?

Como inhame O limão é rico em vitamina C além de reforçar ainda mais os benefícios para a imunidade o limão incorpora propriedades desintoxicantes e alcalinizantes ampliando ainda mais os efeitos benéficos deste suco agora adicionamos 300 ml de água.

Para que serve o inhame na menopausa?

Converse com o seu médico endocrinologista sobre os alimentos para reposição hormonal natural feminina – Mesmo que não envolva medicamentos, ainda assim é importante alinhar com o seu médico sobre as condutas no seu uso dos alimentos para reposição hormonal natural feminina.

  • Dessa forma, você terá as recomendações específicas para a sua saúde, com menores riscos de qualquer contratempo surgir.
  • Além do ginecologista, o médico endocrinologista pode te auxiliar nessa missão, pois é o profissional responsável pelos cuidados com os nossos hormônios.
  • Você ficou com mais alguma dúvida sobre esse assunto? Venha conversar com os nossos especialistas.

É só entrar em contato pelo site, Material escrito por: Ana Paula Gomes Cunha Endocrinologista – CRM/SC 10157 RQE 7075 Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/1996-2002) Residência em Clínica Médica no Hospital Regional de São José.

Quem tem triglicérides alto pode comer inhame?

7 AJUDA A PREVENIR DOENÇAS CARDIOVASCULARES – Graças ao seu teor de fibras, o inhame reduz a absorção de gordura no intestino, o que contribui para equilibrar os níveis de colesterol LDL (“ruim”) e triglicerídeos no sangue. Esse efeito benéfico ajuda a prevenir doenças como aterosclerose, infarto e derrame.