Contents
- 1 Pode tomar maracujá todos os dias?
- 2 Qual melhor horário para tomar maracujá?
- 3 Quem não pode consumir maracujá?
- 4 Como usar o maracujá para dormir?
- 5 Quem tem pressão alta pode tomar suco de maracujá?
- 6 Quem não pode tomar o suco de maracujá?
- 7 Como se come a fruta maracujá?
- 8 Quem tem diabetes pode comer maracujá?
Pode tomar maracujá todos os dias?
Cientistas de uma universidade do interior de São Paulo comprovaram os benefícios do maracujá. – Sabor azedinho e a fama de calmante natural, fazem dele um dos preferidos nas casas de sucos. Só que nem todos sentem os benefícios do maracujá. Agora, ao tomar um copo de suco de maracujá, além de sentir o sabor, já se pode ter certeza de estar ingerindo propriedades medicinais importantes para saúde.
- Pesquisadores da Unicamp comprovaram que o maracujá realmente acalma e descobriram vários outros benefícios.
- Em laboratório, cientistas estudaram quatro tipos do fruto, incluindo o azedo, o mais comum.
- A casca que sempre vai parar no lixo também foi avaliada.
- Parte dela se aproveita para a produção de uma farinha que é recomendada para pessoas que têm nível elevado de glicose para reduzir, pelo menos, de 15% a 20% este teor”, garante Glaucia Pastori, pesquisadora da UNICAMP.
Na polpa há vitaminas do complexo B, C, vitamina A, sais minerais além de um potente vermífugo identificado nas sementes. “Essas propriedades passam para o suco. Quando a pessoa ingere o suco, está consumindo”, explica. A combinação de todos os nutrientes dão ao maracujá o poder antioxidante, o que melhora o funcionamento do organismo.
Suco de maracujá Ingredientes: – polpa de 1 maracujá – gostas de limão – água Mineral – mel para adoçar – um pedaço de anis estrelado
Modo de preparo: bater no liquidificador e servir gelado. Pode ser coado. : Cientistas comprovam que maracujá traz muitos benefícios para a saúde
É saudável comer maracujá puro?
Faz mal comer maracujá puro? – Não há comprovação científica de que consumir o maracujá puro faça mal para a saúde. Mas, por ser bastante azedo, raramente é consumido in natura. Por isso, para a maioria das pessoas, o maracujá é seguro para consumo. No entanto, algumas pessoas podem ter alergia à fruta.
Quais são os benefícios da casca de maracujá?
A casca do maracujá é rica em pectina, niacina, ferro, cálcio e fósforo. Em humanos, a niacina atua no crescimento e na produção de hormônios, assim como previne problemas gastrointestinais. Os minerais atuam na prevenção da anemia, no crescimento e fortalecimento dos ossos e na formação celular (Gomes 1968).
Qual parte do maracujá e calmante?
Benefícios do maracujá inclui proteção à visão e efeito calmante! Pesquisas da Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ) comprovam que o suco de maracujá realmente acalma e ainda age como antioxidante. Um dos responsáveis por esse efeito, é o passiflorina, um dos alcaloides presentes no maracujá, indicado em casos de estresse, insônia, ansiedade e pressão alta.
É verdade que o maracujá acalma?
Função calmante do maracujá não está na fruta; entenda 1 de 8 A fruta é saborosa e refrescante, mas a propriedade tranquilizante está mesmo nas folhas do maracujá — Foto: Pexels A fruta é saborosa e refrescante, mas a propriedade tranquilizante está mesmo nas folhas do maracujá — Foto: Pexels Você que lute para superar, mas sabe a história que o suco de maracujá acalma? Bom, chegou a hora de saber a verdade.
- A fruta é saborosa e refrescante, mas a propriedade tranquilizante está mesmo nas folhas.
- As folhas e raízes da planta contêm substâncias chamadas alcalóides e flavonóides que, juntas, atuam no sistema nervoso central, diminuindo a atividade do cérebro, e consequentemente relaxando”, explica a especialista em ervas medicinais, Denise Luiz, que destaca como aproveitar as propriedades medicinais de cada parte da espécie.2 de 8 Conheça os benefícios das espécies de maracujá — Foto: Arte/TG Conheça os benefícios das espécies de maracujá — Foto: Arte/TG Casca do maracujá: ao consumir a farinha feita da casca é possível garantir o bom funcionamento do intestino e diminuir os níveis de açúcares no sangue, auxiliando quem tem diabetes.
O produto, rico em vitaminas, combate a anemia, fortalece os ossos e as funções vitais do organismo. Folhas e caules: têm substâncias que atuam no sistema nervoso central, causando o relaxamento tão característico do maracujá. Os elementos possuem ação semelhante aos potentes tranquilizantes, com exceção do maracujá-pérola, que fica no Cerrado e tem na polpa elementos calmantes.
Sementes: sim, elas também possuem propriedades medicinais! Ricas em substâncias que protegem as células de danos causados por radicais livres, combate o envelhecimento precoce e é eficaz contra doenças degenerativas e crônicas.3 de 8 A flor do maracujá é bastante utilizada como analogia à Paixão de Cristo — Foto: Adriana Tiba A flor do maracujá é bastante utilizada como analogia à Paixão de Cristo — Foto: Adriana Tiba Você sabe de onde veio o maracujá? Originário da América Tropical, o maracujá é o fruto do maracujazeiro, planta do gênero Passiflora,
O nome é de origem tupi e significa “alimento em forma de cuia”. A colheita geralmente é realizada de seis a nove meses após o plantio. Só no Brasil são mais de 150 espécies de maracujá, mas nem todas são comestíveis. Aqui no país, seis delas são as mais consumidas.
Maracujá-açú: como o próprio nome indica, esse é o gigante dos maracujás. O fruto pode pesar até 3kg. “Ele é recomendado para tratar alcoolismo crônico, asma, convulsões infantis, diarreia, dor de cabeça de origem nervosa e tosses da mesma origem”, conta Denise.4 de 8 Maracujá gigante pesa mais de dois quilos e ainda não está maduro — Foto: Arquivo pessoal Maracujá gigante pesa mais de dois quilos e ainda não está maduro — Foto: Arquivo pessoal Maracujá-do-cerrado: conhecido como a pérola do Cerrado, esse fruto não é nada parecido com o maracujá tradicional, tanto na aparência quanto no sabor.
Costuma ser mais adocicado e menos ácido que os comuns.5 de 8 Pérola-do-cerrado é rústico e não se parece com maracujá — Foto: Reprodução/TV TEM Pérola-do-cerrado é rústico e não se parece com maracujá — Foto: Reprodução/TV TEM Maracujá-roxo: ele tem a casca roxa e a polpa mais alaranjada do que a espécie popular.
“Tem propriedade sedativa e indutora do sono. Se compara a oxazepan, um medicamento convencional para insônia”, conta a especialista. Denise Luiz conta ainda que a espécie é usada para tratar síndrome do pânico, “além de ser um ótimo analgésico que alivia dores de dente”, afirma.6 de 8 O maracujá é o fruto do maracujazeiro, planta do gênero Passiflora.
— Foto: Reprodução / Globo Rural O maracujá é o fruto do maracujazeiro, planta do gênero Passiflora. — Foto: Reprodução / Globo Rural “Entre as espécies mais comuns também podemos citar o maracujá-doce – que como o próprio nome indica, é menos ácido e mais doce; e o maracujá-do-mato – que tem a casca verde e é mais azedo”, completa.
- Curiosidade: a flor do maracujá é bastante utilizada como uma analogia à Paixão de Cristo.
- Isso porque, na época do descobrimento do Brasil, os jesuítas que chegaram aqui ficaram impressionados com a beleza da flor.
- Devido ao formato, ela acabou associada à coroa de espinhos utilizada por Cristo.
- Essa lenda vem principalmente pelas características que tem a mais conhecida flor, que é branca com um tom arroxeado”, explica Denise.7 de 8 Flor de maracujá em plantação no núcleo rural Pipiripau, em Planaltina — Foto: Tony Winston/Agência Brasília Flor de maracujá em plantação no núcleo rural Pipiripau, em Planaltina — Foto: Tony Winston/Agência Brasília Quanto ao preparo do chá com folhas de maracujá, a especialista em ervas medicinais dá dicas importantes.
“Se for usar a espécie açú, por exemplo, a medida é 1 colher de chá (ou 4 a 6 gramas) da folha fresca picada para 1 xícara de água. Pode tomar de 3 a 4 xícaras por dia, equivalente a 500 ml”, explica. Já com o maracujá-roxo o indicado é utilizar a folha seca,
É verdade que o maracujá dá sono?
Muito popular no nosso país, o maracujá é conhecido pelo seu poder calmante. A verdade é que os poderes dessa fruta tão querida vão além desse efeito! Confira os benefícios de consumir o superalimento do mês. Seu sabor e aroma são característicos e, inclusive, o azedinho cai muito bem nos dias mais quentes, concorda? Além de poder ser consumida em sua forma in natura, a fruta pode fazer parte de preparações como sucos, chás, sobremesas e até em pratos salgados.
Ajuda na imunidade – importante em época de pandemia
Calmante natural
Combate os radicais livres, ajudando no envelhecimento precoce e doenças
Ajuda na digestão
Ajuda a prevenir anemia
Contribui para a saúde dos olhos
Importante na prevenção de doenças do coração
Ajuda a combater hipertensão
Diminui as taxas de glicose e colesterol do sangue
Ajuda na prevenção da insônia
Contribui para manter o humor sempre em dia
Maracujá acalma mesmo? Muitas pessoas têm dúvida se realmente existe o poder calmante na fruta. A resposta é que sim! Pesquisas já comprovaram que se você ingerir o suco de maracujá realmente ficará mais relaxado. Isso graças a compostos presentes na fruta, alcaloides e flavonoides, que atuam como tranquilizantes no nosso sistema nervoso central.
As sementes do maracujá possuem ácidos graxos insaturados, que ajudam a regular o colesterol. Você pode usar as sementes em caldas para sobremesas, por exemplo.
A casca é rica em pectina, uma fibra solúvel que no estômago forma uma espécie de gel, promovendo saciedade, ajuda no combate ao colesterol ruim, além de evitar picos de insulina. Com a casca é possível fazer uma farinha muito benéfica para a saúde.
E uma curiosidade: Você sabia que existem várias espécies da fruta? Pois é. As mais cultivadas são maracujá-amarelo, maracujá-roxo e maracujá-doce. A produção no nosso país é prioritariamente do maracujá-amarelo e o Brasil é o maior produtor mundial de maracujá! Dicas para a sua compra: A casca deve estar lisa, firme e com cor brilhante.
Qual melhor horário para tomar maracujá?
9. Aumentar a energia – O maracujá é rico em carboidratos, minerais e vitaminas, sendo uma fruta que ajuda a melhorar a energia e a disposição mental e física, reduzindo o cansaço geral do dia a dia, sendo um alimento fácil de consumir no café da manhã, lanche ou entre refeições.
Quem não pode consumir maracujá?
Perguntas frequentes – -Posso comer sementes de maracujá? Pode-se consumir as sementes do maracujá junto com a carne. -Quais são as desvantagens do maracujá? Para a maioria das pessoas, o maracujá é perfeitamente seguro para consumir. No entanto, algumas pessoas com alergia ao látex podem reagir ao maracujá.
Isso é chamado de reatividade cruzada. Isso ocorre porque existem algumas proteínas no látex que são semelhantes às do maracujá. Pessoas com alergia ao látex devem ter cuidado ao comer maracujá até saberem se também reagem à fruta. -Maracujá dá sono? Pesquisa mostra maracujá pode ter um efeito sedativo e pode ser uma boa opção natural para ajudar uma pessoa com dificuldade para adormecer.
-Qual é a diferença entre maracujá e flor de maracujá? As duas podem ser da mesma planta. A flor é o órgão reprodutivo da planta, enquanto o fruto é a estrutura que contém as sementes. Normalmente, no entanto, o termo ‘flor de maracujá’ refere-se a uma planta específica dentro da família passiflora que pode ter suas próprias propriedades medicinais, principalmente para ajudar com ansiedade, insônia e dor.
Como usar o maracujá para dormir?
Suco de maracujá para melhorar o sono – Apesar do fruto não conter grandes quantidades de passiflora, o suco de maracujá também é capaz de acalmar e melhorar a qualidade do sono. Para fazer o suco basta bater no liquidificador 1 maracujá, 1 copo de água e mel para adoçar.
Coar e tomar a seguir. Se tomar este suco diariamente após as 17 horas verá uma melhora na qualidade do sono em poucos dias. Este suco pode ser oferecido às crianças para que elas possam dormir melhor, ficando mais descansadas para acordar com mais disposição para ir para a escola no dia seguinte. Uma opção para aumentar as quantidades de passiflora é através do suchá de maracujá, que é feito acrescentando-se 1 xícara de chá das folhas ao suco de maracujá, mexendo bem e bebendo a seguir.
Veja outros exemplos de calmantes naturais, no vídeo seguinte: 97% dos leitores acham este conteúdo útil (207 avaliações nos últimos 12 meses) Esta informação foi útil? Obrigado pela sua mensagem. As suas sugestões são sempre bem vindas. Obrigado pela sua mensagem. Enviamos para você um email. Por favor, siga as instruções presentes nesse email para que possamos continuar em contato e responder à sua questão.
WEBMD. Passionflower, Disponível em:, Acesso em 14 jun 2019 FLORIEN. Maracujá, Disponível em:, Acesso em 14 jun 2019 Maria Luiza Zeraik ZERAIK, Maria Luiza et al. Maracujá: um alimento funcional?, Rev. Bras. Farmacogn. Braz.J. Pharmacogn. Vol 20.3 ed; 2010
Quem tem pressão alta pode tomar suco de maracujá?
Controle da pressão sanguínea – O maracujá conta com baixo teor de sódio e um alto teor de potássio. Dessa maneira, a fruta e, consequentemente, seu suco funcionam muito bem no auxílio contra pressão alta.
Quem não pode tomar o suco de maracujá?
Efeitos colaterais – Há alguns efeitos colaterais associados ao consumo do suco de maracujá, que devem ser considerados. Devido a presença de açúcares naturais, o suco de maracujá pode causar a elevação nos níveis de açúcar no sangue, então os diabéticos, principalmente, devem consumir com moderação e monitorar seus níveis glicêmicos após o consumo.
Pode comer casca de maracujá crua?
1. Maracujá – A casca do maracujá é rica em pectina, um tipo de fibra que aumenta a saciedade e ajuda a emagrecer, além de auxiliar no controle de doenças como diabetes e colesterol alto. A casca dessa fruta pode ser usada para fazer farinha para emagrecer, ou em receitas de sucos e doce. Veja como fazer a farinha de casca de maracujá,
Como se come a fruta maracujá?
Este artigo tem mais de 2 anos Este pequeno fruto tropical oferece várias vantagens para a nossa saúde. Saiba quais.
Conteúdo patrocinado por
Este artigo é da autoria da Compal Pequeno, oval, de casca rija e com uma polpa gelatinosa amarela, cheia de pequenas sementes pretas. Falamos, claro, do maracujá. Embora este fruto tropical – cujo nome botânico é Passiflora Edulis, por crescer numa planta da família Passiflora – possa ser encontrado nos supermercados de todo o País, é na Madeira que é mais conhecido e típico.
Existem inúmeras variedades de maracujá, cada uma com as suas cores e sabores, sendo que a sua casca pode ser, por exemplo, roxa ou amarela. Contudo, se há característica que faz deste um fruto muito apreciado é o seu sabor doce com um toque de acidez. Agora que já sabe um pouco mais sobre o maracujá, está na hora de conhecer aquilo que este pequeno fruto tem para lhe oferecer.
Com baixo valor energético e uma elevada riqueza nutricional, a nossa saúde tem muito a ganhar quando incluímos o maracujá na nossa alimentação. Fique a conhecer sete dos benefícios associados a este pequeno fruto tropical:
- É rico em nutrientes aliados de uma boa saúde, como as vitaminas A e C – sabia que uma porção (o equivalente a 2-3 maracujás) fornece cerca de 50% da dose diária recomendada desta vitamina? – ácido fólico, fibra e diversos minerais (cálcio, magnésio, fósforo, potássio). Este fruto contém também um elevado teor de antioxidantes, importantes no bom funcionamento de diversos sistemas do nosso corpo.
- É uma boa fonte de fibra, presente na sua polpa. A fibra contribui para um sistema digestivo regulado, prevenindo, por exemplo, a obstipação. O coração também tem a ganhar com o consumo de maracujá, sendo que a fibra pode, por exemplo, ajudar a reduzir os níveis de colesterol e pode também favorecer níveis equilibrados de pressão arterial.
- Tem um baixo índice glicémico, o que significa que não provoca um pico nos níveis de açúcar no sangue. Dito isto, o maracujá é uma boa opção para pessoas com diabetes.
- Contribui para umas defesas de ferro, Nós explicamos: uma vez que é rico em vitamina C, o maracujá pode favorecer o bom funcionamento do nosso sistema imunitário.
O maracujá pode ser consumido ao natural, por exemplo, à sobremesa ou até mesmo integrado nas refeições, seja no almoço, jantar ou até pequeno-almoço e lanches. Claro que também o pode incorporar nas suas receitas, por exemplo, em sobremesas, como a famosa mousse de maracujá.
Para que serve a casca do maracujá cozido?
Super antioxidante e necessária inclusive para fortalecer o nosso sistema imunológico. Mas mesmo que isso a casca do maracujá Ela é super rica em. fibras. Então essa fibra ela ajuda ela ajuda muito.
Qual o melhor calmante natural para ansiedade?
Alfazema : relaxante, calmante e antidepressiva, a alfazema ou lavanda é um ótimo ingrediente de um chá para ansiedade e insônia. Com ela, você reduz o estresse, melhora a qualidade do seu sono, normaliza a pressão arterial e os batimentos cardíacos.
Qual é a função do maracujá no cabelo?
Cabelos – Quando aplicado nos fios, o óleo de maracujá pode ser utilizado com o intuito de combater a caspa e contribuir para o tratamento de cabelos oleosos. Além disso, o óleo também promove o crescimento do cabelo, aumenta a vitalidade e repara as pontas duplas.
Como usar o maracujá para emagrecer?
O maracujá é uma fruta tropical de casca com aspecto enrugado. As sementes e a polpa interior são comestíveis, sendo a polpa de um sabor levemente adocicado e as sementes crocantes. Nos países tropicais, o maracujá é usado principalmente para a produção de sumo.
- Além de seu sabor agradável, a fruta é conhecida por seus vários benefícios de saúde.
- Sabe-se, por exemplo, que o suco de maracujá é um excelente estimulante digestivo e ajuda no tratamento de outras doenças gástricas.
- Plantas de maracujazeiro contêm alta quantidade de fibras necessárias ao corpo para limpar o intestino, melhorar a digestão e ajudar a prevenir ataques cardíacos e derrames.
Porém, pesquisas recentes revelaram que o suco de maracujá também pode ser poderoso para o emagrecimento. Como será que suco de maracujá emagrece? Leia o artigo abaixo e entenda. Nutrientes e vitaminas O maracujá é rico em vitamina A, que ajuda o organismo a remover os radicais livres que causam danos à pele e tecidos, e isso também ajuda a melhorar a visão.
- Também é rica em vitamina C, que ajuda a reparar tecidos, a prevenir doenças cardíacas e câncer e fortalece os ossos.
- Há também um composto no maracujá que bloqueia a histamina que causa alergias, prevenindo assim inflamações e reações alérgicas.
- Por conseguinte, maracujá tem o benefício de reduzir os sintomas da asma.
Os antioxidantes encontrados no maracujá ainda inibem o crescimento de células cancerosas. Calorias e valores nutricionais Um maracujá de 100 gramas contém 98 calorias, 1 g de gordura, 2 g de proteína, 23 g de carboidratos, 10 g de fibra, 11 g de açúcar, 12 mg de cálcio, 1,6 mg de ferro e 30 mg de vitamina C.
O maracujá é uma boa fonte de minerais. Ferro, cobre, fibra, potássio, magnésio e fósforo estão presentes em quantidades adequadas. O maracujá é rico em vitamina C e vitamina A, trazendo enormes benefícios para a saúde de uma forma geral. Suco de maracujá emagrece? A fruta, para começar, possui baixa caloria, sabe-se que uma unidade com 100 gramas possui apenas 98 calorias.
Além disso, possui pouco sódio e gordura. Além disso, possui quantidades de carboidratos e açúcar natural, apesar daquele tradicional azedinho. Esses fatores contribuem para reduzir os níveis de colesterol no organismo. O alto teor de fibras presente na fruta tem efeito saciante, reduzindo a necessidade de consumo por compulsão de outros alimentos.
- Tudo isso faz com que o maracujá seja uma fruta ideal para a perda ou manutenção do peso.
- A farinha da casca do maracujá é o ingrediente principal desse “remédio” caseiro.
- Essa parte da fruta é rica em pectina, uma fibra que bloqueia a gordura, diminui a absorção de carboidratos e ainda proporciona a sensação de saciedade, por isso se pode dizer que o suco de maracujá emagrece e, por este motivo, pode ser integrado aos programas alimentares.
O ideal é consumir o suco entre as refeições principais para inibir o apetite para os pratos principais. A farinha também ajuda a melhorar o funcionamento intestinal, eliminando resíduos e toxinas com mais facilidade. Um bom horário também para ingerir o suco é antes de se alimentar, pois a fibra pectina presente no maracujá pode bloquear as gorduras do organismo impedindo que se acumulem, gerando aqueles desconfortáveis pneuzinhos.
- O ideal é consumir com o mínimo de água, sem açúcar, porém como o sabor pode ser levemente azedo pense em colocar o mínimo de mel para adoçar.
- Beber suco de maracujá emagrece, mas para facilitar a perda de peso deve-se evitar os alimentos ricos em gordura e açúcar e praticar atividade física regularmente.
Saiba como usar a fruta a seu favor O consumo da farinha tem de ser diário: uma vez ou outra não é suficiente para surtir efeito. Por isso, varie o modo de acrescentá-la no cardápio. Pode ser no suco, no iogurte, na salada, na sopa. O ideal, porém, é consumir uma colher de sopa (10 gramas, 47 calorias) antes das três principais refeições.
Mas a nutricionista Anita Sacks, da Universidade Federal de São Paulo, avisa: “”Não adianta usar a farinha de maracujá e abusar da gordura e do açúcar””. Portanto, aproveite para cortar alguns excessos à mesa e faça algum tipo de atividade física (vale até uma caminhada de 30 minutos pelo bairro dia sim, dia não).
Vai experimentar? Conte para a gente o resultado! Faça em casa Existem várias opções de farinha da casca do maracujá feitas por laboratórios farmacêuticos, à venda em farmácias e lojas de produtos naturais. Não compre o produto em saquinhos sem identificação, barracas de rua ou feiras livres.
Se preferir, pode preparar a farinha em casa. Use, de preferência, maracujá orgânico – sem agrotóxico. Veja como fazer: 1. Lave e mergulhe seis maracujás por 20 minutos numa mistura de água com bicarbonato de sódio (1 colher de sopa por litro) ou vinagre. Volte a passá-los em água corrente.2. Corte-os ao meio, retire a polpa e guarde para fazer suco.3.
Corte a casca em tirinhas, ponha numa assadeira e asse em forno médio por cerca de 30 minutos ou até que fiquem sequinhas. Espere esfriar.4. Bata no liquidificador (ou passe no processador) até obter uma farinha.5. Passe pela peneira e guarde num recipiente limpo e tampado.
Qual é o suco que dá sono?
Maracujá – Como a tradição não deixa esquecer, o maracujá ajuda nas noites de sono pois contém uma substância chamada passiflora, um sedativo natural. O suco concentrado ainda pode te ajudar ao longo do dia caso você esteja muito estressado – mas não consuma mais de 3 xícaras ao dia, pois o excesso pode te deixar sonolento.
Quem tem pressão alta pode tomar suco de maracujá?
Número para marcação de consultas, disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local. O suchá de maracujá é um excelente remédio caseiro para quem sofre de pressão alta, pois além de ser uma fruta deliciosa, o maracujá contém bastante cálcio e potássio que ajudam a regular a pressão arterial e a melhorar a circulação sanguínea. Além disso, o maracujá também é conhecido por uma importante substância relaxante, conhecida como passiflora, que atua diretamente no sistema nervoso e que pode ajudar a regular a pressão arterial em pessoas que sofrem constantemente com muito estresse, nervosismo e ansiedade, por exemplo.
Quem não pode tomar o suco de maracujá?
Efeitos colaterais – Há alguns efeitos colaterais associados ao consumo do suco de maracujá, que devem ser considerados. Devido a presença de açúcares naturais, o suco de maracujá pode causar a elevação nos níveis de açúcar no sangue, então os diabéticos, principalmente, devem consumir com moderação e monitorar seus níveis glicêmicos após o consumo.
Quem tem diabetes pode comer maracujá?
Abstract – O presente estudo é uma revisão bibliográfica, descritiva e exploratória sobre os benefícios do maracujá, fruto das plantas do gênero Passiflora, especialmente a Passiflora edulis, em indivíduos com diabetes. Essa doença é caracterizada por uma desordem metabólica nos níveis de glicemia e seu tratamento consiste em manter os níveis de glicose estáveis para que não ocorram complicações.
Além dos tratamentos medicamentosos, as pesquisas buscam opções naturais para o controle e tratamento do diabetes, incluindo os fitoterápicos. O maracujá é um fruto conhecido por seus inúmeros benefícios para a saúde e pelo seu teor de nutrientes, e atualmente vem sendo estudado no diabetes. A partir desta planta são feitos medicamentos e alimentos, como a farinha da sua casca, para o uso da população.
Entre os seus possíveis benefícios no diabetes, destacam-se as suas ações hipoglicemiante e na resistência à insulina, além de efeitos anti-inflamatório e antioxidante, discutidos na presente revisão. Diante disso, os estudos demonstram uma ação interessante do maracujá em indivíduos com diabetes.
Como usar o maracujá para dormir?
Suco de maracujá para melhorar o sono – Apesar do fruto não conter grandes quantidades de passiflora, o suco de maracujá também é capaz de acalmar e melhorar a qualidade do sono. Para fazer o suco basta bater no liquidificador 1 maracujá, 1 copo de água e mel para adoçar.
Coar e tomar a seguir. Se tomar este suco diariamente após as 17 horas verá uma melhora na qualidade do sono em poucos dias. Este suco pode ser oferecido às crianças para que elas possam dormir melhor, ficando mais descansadas para acordar com mais disposição para ir para a escola no dia seguinte. Uma opção para aumentar as quantidades de passiflora é através do suchá de maracujá, que é feito acrescentando-se 1 xícara de chá das folhas ao suco de maracujá, mexendo bem e bebendo a seguir.
Veja outros exemplos de calmantes naturais, no vídeo seguinte: 97% dos leitores acham este conteúdo útil (207 avaliações nos últimos 12 meses) Esta informação foi útil? Obrigado pela sua mensagem. As suas sugestões são sempre bem vindas. Obrigado pela sua mensagem. Enviamos para você um email. Por favor, siga as instruções presentes nesse email para que possamos continuar em contato e responder à sua questão.
WEBMD. Passionflower, Disponível em:, Acesso em 14 jun 2019 FLORIEN. Maracujá, Disponível em:, Acesso em 14 jun 2019 Maria Luiza Zeraik ZERAIK, Maria Luiza et al. Maracujá: um alimento funcional?, Rev. Bras. Farmacogn. Braz.J. Pharmacogn. Vol 20.3 ed; 2010