Contents
- 0.1 É bom comer pepino todos os dias?
- 0.2 Pode comer pepino cru?
- 0.3 É bom comer pepino à noite?
- 0.4 Quais são os benefícios do pepino para o fígado?
- 0.5 Quem tem pressão alta pode comer pepino?
- 0.6 É verdade que o pepino baixa a pressão?
- 1 Qual é a vitamina que tem um pepino?
- 2 Pode comer as pontas do pepino?
- 3 Quais são os benefícios do suco de pepino com limão?
- 4 Como comer pepino para emagrecer?
- 5 Pode comer o pepino maduro?
- 6 Quem tem pressão alta pode comer pepino?
- 7 Para que serve rodelas de pepino nos olhos?
Quais são os 7 benefícios do pepino?
O pepino é um alimento pouco calórico e bastante nutritivo. Esse vegetal rico em água, em minerais e antioxidantes proporciona diversos benefícios à saúde. – Você sabia que o pepino emagrece e ajuda a prevenir o câncer? As propriedades do vegetal auxiliam para a manutenção da nossa saúde, assim como para prevenir e tratar doenças. Confira:
O pepino ajuda a emagrecer, porque é pobre em calorias e dá a sensação de saciedade; Melhora a contração e saúde muscular, por conter potássio e magnésio; Melhora a circulação sanguínea, por ser pobre em gorduras e rico em água; Mantém a hidratação, por ser feito principalmente de água; Melhora o trânsito intestinal; Previne o câncer, por ser rico em flavonoides e lignanas, que são antioxidantes poderosos; Melhora a saúde da pele, unhas, olhos e cabelo, por conter antioxidantes e carotenoides; Melhora a saúde do coração, por ser rico em potássio.
É bom comer pepino todos os dias?
Faz mal comer demais? – Afinal, faz mal comer muito pepino? Em excesso, quase todo alimento pode causar algum tipo de desconforto. No caso do pepino, ele tem uma substância chamada cucurbitacina que pode causar problemas pra quem sofre síndrome do intestino irritável. Se não é o seu caso, pode comer sem medo de ser feliz!
Pode comer pepino cru?
Pepino e seus benefícios para a saúde – Clínica de Oncologia e Infusão de Medicamentos O pepino é um vegetal muito pobre em calorias, mas rico em água, minerais e antioxidantes que ajudam a hidratar o corpo e a manter o bom funcionamento do intestino, garantindo assim a saúde.
- • Ajuda a emagrecer, porque é pobre em calorias e dá uma sensação de saciedade;
- • Melhora a contração e saúde muscular, por conter potássio e magnésio;
- • Melhora a circulação sanguínea, por ser pobre em gorduras e rico em água;
- • Mantém a hidratação, por ser feito principalmente de água;
- • Melhora o trânsito intestinal, devido à presença de fibras;
- • Ajuda na prevenção do câncer, por ser rico em flavonoides e lignanas, que são antioxidantes poderosos;
- • Melhora a saúde da pele, unhas, olhos e cabelo, por conter antioxidantes e carotenoides;
- • Melhora a saúde do coração, por ser rico em potássio.
A casca rígida do pepino e seu interior rico em água, lhe garantem uma temperatura sempre menor do que a do ambiente, o que o torna excelente para refrescar e tonificar a pele quando colocado sobre a pele ou sobre as olheiras por exemplo. Para obter esses benefícios, deve-se consumir 1 a 3 unidades de pepino por semana, podendo ser usado em saladas, sucos e na forma de picles.
- Mas quando a digestão do pepino não é bem feita, uma boa alternativa para o poder consumir é colocar rodelas de pepino na água e beber a água durante o dia.
- Para cada litro de água, o recomendado é colocar cerca de 250 g de pepino.
- Informação de como usar O pepino pode ser consumido cru, adicionado em sucos e vitaminas ou consumido na forma de picles, que conserva o alimento por mais tempo.
Porém nem todas as pessoas conseguem digerir de forma eficiente o pepino, e uma boa alternativa para ingerir fibras e vitaminas com poucas calorias é comendo abobrinha ou berinjela.
- Receita de Picles de Pepino
- Ingredientes:
- 1/3 de xícara de vinagre de cidra ou maçã;
- 1 colher de sopa de açúcar;
- 1/2 colher de chá de gengibre ralado;
- 1 pepino japonês.
Modo de preparo: Misturar o açúcar, o vinagre e o gengibre e mexer até todo o açúcar dissolver. Acrescentar o pepino cortado em fatias bem finas com a casca e deixar durante pelo menos duas horas na geladeira antes de servir.
- Suco Detox de Pepino
- Ingredientes:
- 2 maçãs com casca;
- 1 pepino médio;
- 3 folhas de hortelã.
- Modo de preparo: Retirar as sementes das maçãs e bater todos os ingredientes no liquidificador. Beber gelado, sem adicionar açúcar
- Salada de Pepino
- Ingredientes:
- 4 folhas de alface;
- 1/2 maço de agrião;
- 1 tomate em cubos grandes;
- 1 ovo cozido;
- 1 pepino em tiras ou em cubos;
- 1 cenoura ralada;
- Azeite, vinagre, salsa, limão e orégano para temperar.
Modo de preparo: Cozinhar o ovo e cortar os vegetais, misturando tudo e temperando como desejar. Servir fresco como entrada ao almoço ou ao jantar. Se a pessoa desejar, pode adicionar frango desfiado ou atum para consumir ao jantar.
Porque comer pepino com casca?
Benefícios do pepino A casca do pepino tem alta concentração de fibras e minerais, incluindo sílica e magnésio. A sílica é essencial para um tecido conjuntivo saudável – músculos, tendões, ligamentos, cartilagem e osso.
É bom comer pepino à noite?
Comer pepino à noite é benéfico para a saúde, pois contém muitas propriedades, como vitaminas, água e fibras alimentares, que ajudam o corpo a funcionar. No entanto, pode ser aconselhável não comer muito pouco antes de dormir, pois pode fazer você se sentir ‘inchado’ e interromper seu sono.
Quando não devo comer pepino?
Pepino: 7 benefícios, tipos mais comuns no Brasil e como consumir Especialista consultado Nutrição A dúvida é sempre a mesma na hora que a fome aperta, se deliciar com aquela comida que poderá tirar o sono e fazer os po. i Escrito por Assistente Editorial Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida. O pepino é o fruto do pepineiro, planta rasteira da família das Cucurbitáceas, a qual pertencem a abobrinha, abóbora, chuchu, maxixe, melão e outros.
Possui um formato alongado, casca verde e polpa esverdeada clara com algumas sementes. O vegetal tem origem na Índia, mas foi difundido por várias partes do mundo e ganhou variações. Além disso, diferente do que muita gente pensa, o pepino não é considerado um legume, Existe uma grande variedade de pepinos cultivados ao redor do mundo.
De acordo com Fabiana Borrego, nutricionista e gastrônoma, suas diferenças estão nas características físicas e sensoriais, e não afetam os valores nutricionais dos alimentos. No Brasil, os tipos de pepinos mais comuns são:
Pepino aodai : também conhecido como “pepino comum”, é o tipo mais encontrado no Brasil. Mede cerca de 20 cm, tem formato cilíndrico e casca verde escura.
Pepino caipira : entre todos os tipos, o pepino caipira se caracteriza por ser mais compacto. Possui uma casca verde-clara, com listras brancas e uma mancha conhecida como “barriga branca”.
Pepino japonês : destaca-se por ser o mais comprido e fino. Tem casca verde-escura, pequenos espinhos brancos e não possui sementes.
Mini pepinos : esses pepinos são colhidos precocemente e são mais utilizados nos preparos de conservas, que dão origem aos famosos picles.
O pepino é fonte de muitos nutrientes, como as vitaminas A, C e K,,, flavonóides, fósforo, betacaroteno e solúveis. Portanto, sua composição contém propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, diuréticas e hidratantes, Desta forma, o legume oferece os seguintes benefícios à saúde: O pepino ajuda a manter a hidratação, já que é composto por cerca de 95% de água e possui uma boa quantidade de eletrólitos, o que evita a desidratação.
O fruto possui fibras solúveis em sua composição, o que promove a sensação de saciedade e reduz a fome entre as refeições. Rico em potássio e magnésio, o pepino auxilia na proteção do coração contra doenças. Os antioxidantes e as fibras do fruto combatem inflamações e ajudam a controlar os e o, conhecido como colesterol ruim.
Dessa forma, reduz as chances do desenvolvimento de doenças como e, O pepino, por ser um alimento diurético, promove a eliminação, pela urina, do sódio, mineral que eleva os níveis da, A e o cálcio, presentes no pepino, ajudam a fortalecer os ossos. O consumo dessas substâncias, essenciais para a saúde óssea, ajudam a prevenir fraturas e o desenvolvimento de doenças, como a,
As fibras do pepino também aumentam o volume do bolo fecal, o que facilita a eliminação das fezes e diminui a, Suas propriedades também agem em favor da digestão, possibilitando a eliminação de, Por sua ação diurética, o pepino ainda diminui a e ajuda o organismo a eliminar toxinas do corpo. Isoladamente, o pepino não auxilia na perda de peso.
Porém, pode trazer benefícios se implementado em dietas com restrição calórica. “A perda de peso está ligada a vários fatores, como redução calórica, prática de atividades físicas e associação com exames bioquímicos para o rastreamento de alterações hormonais ou outros fatores”, afirma Fabiana Borrego.
Não há nenhum tipo de comprovação científica que aponte malefícios aos consumir o pepino durante a noite. A nutricionista explica que algumas pessoas podem apresentar incômodo devido a quantidade consumida e por já possuírem alguma condição intestinal. “O pepino pode trazer um certo desconforto se consumido em grande quantidade por pessoas com, devido a uma substância chamada cucurbitacina.
Muitas pessoas também podem sentir desconforto gástrico, mas que pode ser minimizado se o consumo for feito com a casca”, afirma a especialista. Você já deve ter ouvido falar que colocar rodelas de pepino nos olhos ajuda a melhorar a aparência das, certo? O truque de beleza realmente funciona devido às propriedades hidratantes do pepino.
“Se colocar os pepinos geladinhos nos olhos, ajuda a hidratar a pele e ainda pode provocar a vasoconstrição nos vasos do local, auxiliando na diminuição do inchaço do local”, informa Fabiana. O pepino pode ser consumido cru, em saladas, vinagretes, sucos e vitaminas. Também pode ser acrescentado na água, como saborizador.
Além disso, ele também é bastante encontrado em conserva, como picles. Confira uma sugestão de consumo com a receita de vinagrete com pepino : Ingredientes
1/2 xícara de chá de azeite extravirgem;
Modo de preparo Corte o tomate, o pepino e a cebola em cubos pequenos. Adicione-os em um recipiente, acrescente a salsinha picada e misture bem. Em outro recipiente, misture o azeite, o suco dos limões, sal e depois regue os legumes cortados. Leve a geladeira por 1 hora e depois sirva.
- Sim, podemos comer o pepino com a casca.
- De acordo com a nutricionista, o alimento auxilia principalmente a saúde intestinal, devido a grande quantidade de fibras em sua casca.
- Os, ingredientes que encontramos em sanduíches, são resultado de um método de preparo feito com pepinos colhidos precocemente.
“Na verdade, é uma técnica de conserva feita com vinagre e sal, e que pode ser feita com diversos legumes, sendo o pepino uma delas”, esclarece a nutricionista. O pepino é seguro para a maioria das pessoas e não possui contraindicações. Porém, pessoas com a síndrome do intestino irritável devem evitar o alimento, devido a presença de cucurbitacina em sua composição.
Quais são os benefícios do pepino para o fígado?
Vegetal com diversos nutrientes, entre eles vitaminas do complexo B, o pepino é um ótimo tônico para o fígado, rins e vesícula. Um suquinho para acompanhar as refeições, portanto, significa que você está ingerindo saúde.
Quem tem pressão alta pode comer pepino?
Conheça os benefícios do pepino comum, o produto da semana (29/10) – Muito utilizado em saladas e em bebidas para refrescar melhor, o pepino comum pode ir muito além disto e trazer vários benefícios à saúde. Parente do melão e da abóbora o pepino comum é composto de 90% de água, ajudando assim na eliminação de toxinas do corpo.
As quantidades de fibras ajudam fortalecer a digestão.A riqueza que possui com a quantidade de água realiza um processo de expansão, desta forma ajuda a manter longe o desejo por alimentos açucarados.Com a vitamina k que contém ajuda a fortalecer os ossosAlém de serem versáteis na cozinha por possuir um sabor neutro.
Com boas ofertas nos meses de outubro a junho, em 2018 o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) recebeu cerca de 22.549 toneladas de pepino comum, provenientes principalmente das cidades de Ribeirão branco, São José de Ubá, Sumidouro, Guarulhos, Mogi Guaçu e Itapeva.
- No dia 28/10, o produto estava sendo comercializado no atacado do ETSP ao preço médio de R$ 0,92/kg.
- Para saber quem comercializa repolho verde no Entreposto Terminal São Paulo, acesse o nosso Guia CEAGESP no nosso portal: https://ceagesp.gov.br/guia-ceagesp,
- Confira outras ofertas e dicas da semana nas mídias sociais ( Facebook, blog, Twitter e Instagram ) da Companhia.
Anterior Próximo
É verdade que o pepino baixa a pressão?
Pepino não é ‘melhor remédio do mundo’ para pressão alta’ O que estão compartilhando: que o suco do pepino é o “melhor remédio do mundo” para pessoas com pressão alta. Vídeo publicado no Facebook recomenda tomar suco de pepino vinte minutos antes do almoço. Suco de pepino não pode ser considerado remédio para pressão alta, como diz vídeo Foto: Arte/Estadão Saiba mais: O vídeo que circula nas redes sociais indica que as pessoas tomem o suco de pepino antes do almoço para solucionar o problema de pressão alta em até 12 dias.
O vice-presidente do Grupo de Estudo de Eletrocardiografia da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Carlos Alberto Pastore, alertou que quem tem pressão alta precisa ter acompanhamento médico e não brincar com a saúde. “Não há a mínima condição hoje de tratar uma pessoa hipertensa com pepino”, disse.
“O vegetal tem efeitos interessantes como um alimento saudável, mas a pressão não vai ser tratada dessa forma. Hipertensos precisam tomar remédio, não tem conversa”. Pessoas com pressão alta precisam de acompanhamento médico de perto porque a chance de um derrame ou infarto, segundo Pastore, é quatro vezes maior.
“Quem tem pressão alta não vai viver de pepino. Para isso teriam que tomar baldes e mais baldes por dia. Hipertensos têm que tomar medicação todos os dias”, explicou. O pepino possui 96% de água em sua composição e é rico em potássio. Segundo a Associação Americana do Coração, alimentos ricos com este nutriente mineral podem ser aliados contra a hipertensão.
A ingestão do potássio faz com que a pessoa perca sódio na urina e isso contribui para a saúde de hipertensos. Continua após a publicidade Porém, os especialistas alertam que mesmo que o pepino seja um ótimo alimento e contribua na dieta de hipertensos, ele não substitui acompanhamento médico e tratamento com remédios indicados para a doença.
- O professor titular do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) João Roberto do Nascimento afirma não recomendar a ninguém abandonar o tratamento com medicamentos.
- Muitos alimentos têm componentes e nutrientes que são benéficos, mas imaginar que alguém vai fazer uso de um alimento e vai servir como tratamento de uma patologia é exagero”, disse.
O professor de Nutrição apontou que a quantidade de potássio encontrada no pepino também pode ser achada em outros vegetais. Uma dieta rica em alimentos saudáveis contribui para a longevidade e benefícios a longo prazo para a própria saúde. No vídeo, o sal do Himalaia também é citado como alternativa saudável ao sal comum encontrado nos supermercados.
- Há anos, esse ingrediente é tratado como uma melhor que o tradicional, encontrado em todos os mercados, com a promessa de fazer bem à saúde.
- Porém, não há estudos científicos que comprovem esse benefício.
- Nascimento afirma que ao ingerir o sal do Himalaia em grande quantidade também pode trazer malefícios aos pacientes com pressão alta.
“A diferença do sal do Himalaia é a cor e a presença de alguns minerais. Mas ele tem cloreto de sódio, que está contido no sal, não importa a origem. Ele não serve como alternativa”, afirmou. O trecho que viralizou no Facebook foi retirado de um vídeo postado no canal do YouTube “Todo Seu”, com mais de 15 minutos de duração.
O recorte postado no Facebook acumula mais de 1,3 milhão de visualizações, 26 mil curtidas e mais de 300 comentários com internautas apontando os efeitos, indicando para outras pessoas e questionando mais detalhes para começar o “tratamento” com o suco. O Verifica tentou contato com os responsáveis pelo canal de YouTube, sem sucesso.
: Pepino não é ‘melhor remédio do mundo’ para pressão alta’
Qual é a vitamina que tem um pepino?
Saiba os benefícios de se consumir pepino japonês, o produto indicado da semana (22/11) O produto indicado desta semana é uma das variedades mais consumidas pelos brasileiros entre os legumes: o pepino japonês. Só no ano de 2016, foram comercializadas cerca de 23.715 toneladas do produto no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), graças à boa oferta registrada no ano todo.
- A produção é proveniente principalmente das cidades paulistas de São Miguel Arcanjo, Itaporanga, Óleo, São Pedro do Turvo, Capão Bonito, Itapetininga e Pirajuí.
- No dia 21/11, o quilo estava sendo comercializado a R$ 1,29 no atacado do ETSP.
- Trazida pelos primeiros imigrantes nipônicos que vieram ao Brasil, o pepino japonês se difere das outras variedades devido ao seu formato mais longo e fino, casca mais fina, escura e brilhosa, com sabor menos amargo e sementes menores que as demais.
Sua origem remonta à Índia, de onde saíram as primeiras mudas que foram levadas para a Europa para, a partir daí, ganhar o mundo. Anualmente são produzidos cerca de 38 milhões de toneladas de pepinos em todo o mundo. A China é, de longe, o maior produtor de pepinos e fornece cerca de dois terços da oferta global.
- No Brasil, em 2010 foram produzidos cerca de 210 mil toneladas, segundo dados da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), dos quais mais de 50% na região Sudeste do país.
- BENEFÍCIOS
Razões para o mundo todo consumir tanto esse legume podem ser encontradas em suas propriedades e benefícios à saúde. O pepino japonês é baixo em gorduras saturadas, calorias, colesterol e sódio. É uma boa fonte de vitamina A, ácido pantotênico, magnésio, fósforo e manganês vitamina C, vitamina K e potássio.
Os pepinos de modo geral também contêm um flavonol anti-inflamatório chamado fisetina, que é muito importante na manutenção da saúde do cérebro – benefícios que incluem melhorar a memória, bem como proteger as células nervosas à medida que envelhecem. Os polifenóis, chamados de lignanas, colaboram na prevenção ao risco de câncer de mama, útero e ovário nas mulheres e de próstata nos homens.
As vitaminas do complexo B (B1, B5 e B7) ajudam a aliviar a ansiedade e diminuir o estresse. O pepino contribui ainda para uma dieta equilibrada, pois a fibra solúvel nele se dissolve em uma textura semelhante ao gel no estômago e ajuda a diminuir a digestão, o que tem o efeito de fazer sentir-se saciado e, por conseguinte, comer menos.
- Para se consumir o pepino japonês, basta usar a imaginação, pois ele entra muito bem em saladas cruas, no preparo de conservas, como ingrediente de refogados de legumes, em sopas frias e até mesmo para se fazer uma máscara facial de hidratação.
- Encontre mais informações sobre este e outros alimentos nas mídias sociais da CEAGESP:, e,
: Saiba os benefícios de se consumir pepino japonês, o produto indicado da semana (22/11)
Quem tem problema no fígado pode comer pepino?
Sucos para gordura no fígado: Limão e pepino – Assim como o pepino é um ótimo adstringente na pele, suas propriedades também atuam como um tônico para o fígado. Juntamente com as qualidades diuréticas da fruta, este suco é uma ótima solução para combater a gordura do fígado.
Pode comer as pontas do pepino?
Pepino: saiba tudo sobre o vegetal e 6 receitas para inserir na dieta Pepino, este injustiçado, sofre coma pecha de problemático. No jargão popular, pepino remete a dificuldade, complicação. Mas, definitivamente, o legume não merece a bronca. Pertencente à família das cucurbitáceas, é um alimento de baixo teor calórico, com aproximadamente 95% de água em sua composição.
- Além de magrinho, é um eficiente diurético, o que o torna um bom aliado para dietas de perda de peso.
- Talvez a associação depreciativa venha da fama de indigesto (que, aliás, não se comprova cientificamente.
- Mas vá dizer isso a quem não se dá bem com pepino).
- Ou do amargor de alguns exemplares.
- Diz a sabedoria popular que esfregar a pontinha do pepino diminui tanto o amargor quanto a má digestão.
Nenhuma das fontes consultadas nesta reportagem confirma que o recurso funcione (para suavizar o amargor, o sal é mais eficaz), mas se isso dá tranquilidade a quem consome, ótimo. Melhor do que deixar sua vida sem pepino. Conheça os tipos mais comuns: Como lidar com pepinos (Foto: Elisa Correa/Editora Globo) 1. Japonês Mais fino que outras variedades, é também chamado aonaga. O cuidado no plantio (é o tipo mais apropriado para cultivo em ambientes fechados) lhe garante qualidade, além de preço mais elevado.
- É um legume muito versátil na cozinha”, comenta o chef Paulo Neves, da Ghee Banqueteria, que utiliza o ingrediente cozido, em, e cru, em um molho cremoso que leva iogurte.
- Nos restaurantes japoneses, aparece na forma de sunomono, cortado em fatias com tempero agridoce.2.
- Maxixe O cultivo do Cucumis anguria exige altas temperaturas.
Por isso, o legume redondinho é mais fácil de encontrar no Nordeste e em locais com grande concentração de nordestinos, como São Paulo e no Distrito Federal. O chef Paulo Neves gosta de usar o ingrediente refogado com carne moída.3. Caipira Não fosse pelo formato, o pepino caipira poderia ser confundido com uma abobrinha: casca verde-clara, com partes esbranquiçadas, um pouco rugosa.
- Ingrediente tradicional em Goiás, espalhou-se pelo país e, quando cozido, rende sopas frias e quentes.
- Ainda cru, faz bons sucos verdes, além de combinar-se a outras em saladas.4.
- Aodai É o pepino comum ( Cucumis sativus ), encontrado na maioria dos supermercados do país.
- Cilíndrico, de casca verde-escura, é frequentemente consumido cru em saladas, temperado comvinagre e azeite.5.
Goya Também chamada de nigauri e pepino amargo, é uma curcubitácea de outro gênero botânico ( Momordica charantia ), com superfície rugosa, que lhe confere um aspecto bizarro. O sabor também não é dos mais tentadores: é amargo ao extremo. Apesar disso, é muito consumida na região de Okinawa, no Japão, refogada comtemperos pronunciados ou frita.
Fontes: José Flávio Lopes, pesquisador da Embrapa; Paulo Neves, chef da Ghee Banqueteria; Lidiane Catalani, nutricionista do Instituto Central do Hospital das Clínicas (SP); e Maria Cecília Corsi, nutricionista e consultora da loja Freshie. Descubra seis receitas incríveis com pepino: 1.
Pão sírio com frango desfiado e conserva rápida de pepino (Foto: StockFood / Great Stock!) 2. Creme frio de pepino e menta (Foto: Rogério Voltan / Editora Globo) 3. Soda de pepino (Foto: Rogério Voltan / Editora Globo) 4. Sopa fria de iogurte e pepino (Foto: Cacá Bratke / Editora Globo) 5.
Qual o melhor tipo de pepino?
De alta qualidade e palatabilidade, o PEPINO JAPONES é o que apresenta os frutos mais finos e alongados. A casca deve estar lustrosa e brilhante, com cor viva. Se a casca estiver rugosa, o pepino já passou do ponto.
Quais são os benefícios do suco de pepino com limão?
3. Pepino com limão e mel – A associação entre o limão e o pepino ajuda no funcionamento dos rins, mas também permite eliminar as impurezas do sangue. Além disso, o limão também melhora no funcionamento do intestino, combatendo a prisão de ventre e facilitando o processo de emagrecimento.
O que não pode misturar com pepino?
2) Tomates e pepinos – Crédito: Timolina/Shutterstock Saladas coloridas, sortidas e frias são a alegria dos dias quentes e das dietas. Contudo, misturar tomates e pepinos numa mesma salada é algo muito pouco recomendado pelos especialistas. Pesquisas recentes mostraram que os dois vegetais juntos provocam a formação de alguns sais responsáveis por causar inchaço no corpo.
É bom passar pepino no rosto?
Veja os principais benefícios do pepino para nossa pele. Quem nunca viu as atrizes colocarem pepinos sobre suas pálpebras enquanto hidratam a pele de seu rosto e deitam-se para relaxar na cama? Grande parte das mulheres já viu esse método em algum lugar, mas poucas sabem ao certo do que se trata.
O pepino é uma hortaliça que apresenta uma grande infinidade de propriedades extremamente benéficas para nossa saúde, uma vez que ele é uma excelente fonte de água e é rico em minerais e vitaminas que ajudam a manter nosso corpo em equilíbrio, fazendo bem para o fígado, rins, artérias e estomago, por exemplo.
Já na pele do rosto, o pepino também se destaca e torna-se um grande aliado para a manutenção da beleza facial das mulheres. Se você quer testar o pepino, saiba que ele traz resultados incríveis, de forma rápida, prática e, claro, barata. Confira abaixo os principais benefícios do pepino para a pele do rosto: Rico em água O pepino contém cerca de 97% de água, além de ser rico em vitamina E.
Ele também apresenta óleos naturais e é excelente para hidratar, reparar e trazer vitalidade para a pele do rosto. Esse, na verdade, é um dos seus maiores benefícios. Portanto, se você notar que a pele de seu rosto está danificada, apagada ou sem brilho, experimente nutri-la com a máscara de pepino. A máscara de pepino é vastamente utilizada em clínicas de estética e com certeza irá ajudá-la a recuperar a textura natural e saudável de sua pele.
Reduz rugas Por ser rico em vitaminas A, C e E o pepino torna-se ideal para quem quer rejuvenescer a pele através da redução de rugas e linhas de expressão. Suas propriedades antioxidantes, além de higienizar o local, também ajudam a retardar o processo natural ou precoce de envelhecimento da pele, favorecendo a produção de elastina e colágeno – substâncias que mantém nossa pele jovem e cheia de vitalidade.
Diminui olheiras Esse é um dos principais usos do pepino quando falamos de beleza e relaxamento. Como mencionamos acima: quem nunca viu alguém com pepinos sobre as pálpebras na televisão? Mas, você já se perguntou por que as mulheres fazem isso? A verdade é que o pepino é ótimo para relaxar toda a região da zona dos olhos e, de fato, esse método funciona.
Basta cortar duas rodelas de pepino e aplica-las sobre as pálpebras por cerca de 15 minutos. Além de diminuir olheiras, o pepino desincha as bolsas sob os olhos, reduzem a sensação de cansaço e tratam terçóis. Vale lembrar que, além de usar o pepino em rodelas, o indicado é também fazer a máscara de pepino para o rosto ser tratado como um todo! Ameniza a vermelhidão Quando ficamos expostos ao sol por muito tempo e a pele fica enfraquecida, irritada ou com vermelhidão, o pepino também pode ser usado como remédio para amenizar os sintomas da queimadura.
- Basta aplica-lo sobre a região que tenha sido afetada.
- Isso alivia o desconforto, refrescando e desinflamando a pele.
- Trata peles oleosas Muitas mulheres sofrem com peles oleosas e o excesso de sebo também deixa o ambiente propício para o acúmulo de impurezas.
- As propriedades adstringentes do pepino ajudam a tratar a pele com tendência a desenvolver acnes, reduzindo a oleosidade do rosto a frequência de manchas e imperfeições.
Receitinha para fazer a Máscara de Pepino: Para fazer a máscara de pepino você vai precisar de pepino (não me diga!), azeite de oliva e vinagre. A primeira coisa a ser feita é descascar um quarto do pepino e colocar uma colher de vinagre (de maçã, se houver) e três colheres de azeite em uma batedeira ou esmagar tudo com a ajuda de um pilão ou qualquer material eficiente, misturando tudo até obter uma pasta homogênea.
Após isso, é só aplicar. A aplicação não tem segredo. Basta você distribuir a pasta sobre seu rosto e pescoço. Vale lembrar que você não precisa passar na região dos olhos, pois você já estará usando as rodelas de limão. O ideal é deixar atuar por 30 minutos e, enquanto o “produto” atua, relaxe. Depois, é só enxaguar com água morna! Saiba que todo procedimento envolve riscos.
Consulte sempre um médico. Dra. Luciana L. Pepino. Diretora Técnica Médica CRM-SP: 106.491 RQE: 25827 Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG Dra. Luciana L. Pepino. Diretora Técnica Médica CRM-SP: 106.491 RQE: 25827 Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG Agende sua consulta
Como comer pepino para emagrecer?
O que é a dieta do pepino? – A dieta do pepino consiste principalmente no consumo de pepinos, juntamente com alguns alimentos ricos em proteínas, como ovos, frango, peixe e nozes. Como carece de variedade e nutrientes, não é recomendável segui-la por mais de 14 dias.
- Não há regras padrão para essa dieta, além da recomendação de comer pepinos na maioria das refeições.
- A metodologia aconselha: sempre que sentir fome, coma um pepino.
- A teoria é que, como o pepino tem baixo valor calórico, é possível comê-lo sem restrições – um pepino médio de 300 gramas tem apenas 45 calorias.
Porém, tal legume é pobre em proteína, um nutriente essencial para manter a saúde da pele, músculos e articulações. Por esse motivo, a dieta recomenda combinar os pepinos com alguns alimentos ricos em proteínas. Confira uma lista de alimentos permitidos na dieta do pepino:
Legumes: Pepino, tomate, espinafre, aipo e outros vegetais em pequenas quantidades.
Proteína: Frango, carne magra, peixe, ovos, iogurte grego, queijo cottage, queijo cheddar.
Carboidratos : Arroz integral, batata, pão integral;
Gorduras: Azeite
Não há diretrizes claras sobre bebidas, mas a maioria das versões da dieta recomenda apenas água e chá. Leia também: Guia dos queijos: Qual é o tipo mais saudável?
Quem tem problema nos rins pode comer pepino?
Riscos e contraindicações – O consumo de pepino é considerado seguro para a maioria das pessoas, mas ele pode ser indigesto para alguns indivíduos. Por ser fonte de potássio, quem possui problemas renais deve maneirar no consumo, para não sobrecarregar os rins.
Qual o valor nutricional do pepino?
Pesquisa de Alimento Outras quantidades: 1 unidade – 19kcal, 1 xícara – 23kcal, 1 porção – 8kcal, Outras quantidades: 1 pepino – 45kcal, 1 oz – 4kcal, 1 lb – 68kcal, mais
Pode comer o pepino maduro?
Detalhes – Globo Rural Pepininho-do-mato maduro pode ser consumido in natura – 24/05/2015 51 seg Fruto é da mesma família do pepino comum, abóbora, melão e melancia. As folhas novas e os brotos geralmente são consumidos como verduras cozidas. Os frutos verdes vão bem nas saladas ou picles. Os maduros são consumidos in natura e podem virar doces saborosos.
Quem tem pressão alta pode comer pepino?
Conheça os benefícios do pepino comum, o produto da semana (29/10) Muito utilizado em saladas e em bebidas para refrescar melhor, o pepino comum pode ir muito além disto e trazer vários benefícios à saúde. Parente do melão e da abóbora o pepino comum é composto de 90% de água, ajudando assim na eliminação de toxinas do corpo.
As quantidades de fibras ajudam fortalecer a digestão.A riqueza que possui com a quantidade de água realiza um processo de expansão, desta forma ajuda a manter longe o desejo por alimentos açucarados.Com a vitamina k que contém ajuda a fortalecer os ossosAlém de serem versáteis na cozinha por possuir um sabor neutro.
Com boas ofertas nos meses de outubro a junho, em 2018 o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) recebeu cerca de 22.549 toneladas de pepino comum, provenientes principalmente das cidades de Ribeirão branco, São José de Ubá, Sumidouro, Guarulhos, Mogi Guaçu e Itapeva. : Conheça os benefícios do pepino comum, o produto da semana (29/10)
Para que serve rodelas de pepino nos olhos?
É um truque caseiro usado desde sempre para combater aquelas manchas escuras que se instalam na pálpebra inferior. Mas será que resulta mesmo? As olheiras podem ser sinal de várias coisas: noites mal dormidas, retenção hídrica, deslocamento da gordura da pálpebra com a idade, depósito de hemossiderina (pigmento acastanhado), efeito Tyndall (tonalidade azulada que pode surgir após um tratamento estético de preenchimento com ácido hialurónico naquela zona) ou geneticamente determinado.
- A receita caseira é conhecida e usada por muitos: duas rodelas de pepino sobre as pálpebras por um certo período de tempo.
- E, se a mezinha da avó é muitas vezes mito, neste caso, é mesmo verdade.
- Primeiro, o pepino é rico em água, assegurando, assim, uma hidratação natural à pele.
- Tem ainda um efeito descongestionante para a área dos olhos, reduzindo o inchaço, ainda que não elimine na totalidade as olheiras.
Depois, é rico em vários tipos de vitaminas, entre elas a vitamina A, que age como hidratante, a vitamina E, que ajuda na formação de colagénio e de elastina, — importantes para manter a pele saudável e firme — e a vitamina K, que é necessária à coagulação do sangue.
- Um dos componentes do pepino é também o silício, que tem a capacidade de fortalecer os tecidos conetivos do corpo, ou seja, os músculos, os ligamentos, os tendões, as cartilagens, os ossos, além de ajudar a manter uma pele saudável.
- O pepino é também rico em potássio, garantindo, por isso, a flexibilidade dos músculos e a elasticidade das células da pele.
Por último, ao ser usado frio, o pepino promove a contração dos vasos sanguíneos das pálpebras, diminuindo, assim, o inchaço das pálpebras. Em suma Pôr rodelas de pepino nos olhos acalma, hidrata e melhora a tonicidade da pele das pálpebras, tornando-se, por isso, uma poderosa receita na redução das olheiras.
Quem tem problema no fígado pode comer pepino?
Sucos para gordura no fígado: Limão e pepino – Assim como o pepino é um ótimo adstringente na pele, suas propriedades também atuam como um tônico para o fígado. Juntamente com as qualidades diuréticas da fruta, este suco é uma ótima solução para combater a gordura do fígado.
Para que serve o suco de limão e pepino?
3. Pepino com limão e mel – A associação entre o limão e o pepino ajuda no funcionamento dos rins, mas também permite eliminar as impurezas do sangue. Além disso, o limão também melhora no funcionamento do intestino, combatendo a prisão de ventre e facilitando o processo de emagrecimento.