É bom tomar suco de laranja todos os dias?

Estudo de quatro anos conclui que beber suco de laranja 100% não está relacionado ao excesso de ganho de peso em crianças e adolescentes Novo estudo longitudinal com mais de 7.000 crianças e adolescentes relata que o suco de laranja 100% está positivamente relacionado ao aumento da altura, mas não ao aumento do peso corporal, IMC ou percentil do IMC.

BARTOW, Flórida, 15 de outubro de 2020 / PRNewswire / – Um crescente corpo de pesquisas sobre nutrição sugere que crianças e adolescentes podem se beneficiar do consumo regular de suco de laranja 100% sem preocupações com o ganho de peso. Um novo estudo longitudinal de quatro anos publicado na Public Health Nutrition descobriu que beber suco de laranja 100% não está associado a efeitos negativos sobre o peso corporal, IMC ou percentil do IMC entre crianças de 9 a 16 anos, e maior consumo de suco de laranja está associado ao aumento altura para meninas e tendências aumentadas para os níveis de atividade física em meninos e meninas.

Com base na análise de pesquisadores da University of Connecticut e da Harvard Medical School, a falta de conexão entre o consumo de suco de laranja e o aumento do peso corporal era verdadeira quer as crianças consumissem apenas um copo de laranja por mês ou um copo de suco de laranja por dia.

O consumo médio de suco de laranja 100% entre os participantes do estudo foi de 2,6 6 onças. óculos por semana para meninos e 2,2 6 onças. óculos por semana para meninas. Esse nível de consumo está bem dentro das recomendações da American Academy of Pediatrics, que sugere limites para o consumo de suco de fruta 100% de 8 onças.

diariamente para crianças com mais de sete anos. “A questão de saber se a ingestão de suco de frutas causa resultados ruins para a saúde, como ganho de peso em crianças, tem sido um assunto de controvérsia há anos”, disse o Dr. Ock Chun, professor de Ciências Nutricionais da Universidade de Connecticut e principal investigador do estudo.

Espero que nossas descobertas tranquilizem os pais e educadores de saúde de que desfrutar regularmente de um copo de suco de laranja 100% pode fornecer às crianças nutrientes benéficos sem aumentar o risco de ficarem acima do peso ou obesas. Na verdade, consumir suco de laranja 100% regularmente pode ajudar a resolver as deficiências em a dieta e aumentar a ingestão de nutrientes essenciais, como vitamina C, potássio, folato, tiamina e riboflavina, bem como cálcio e vitamina D encontrados no suco de laranja fortificado.

“Este estudo longitudinal, financiado por uma doação irrestrita do Departamento de Citrus da Flórida, adiciona ao crescente corpo de pesquisas científicas que apóiam o papel do suco de laranja 100% na dieta das crianças.

Uma análise de dados de mais de 7.000 crianças, com idades entre 2 e 18 anos, descobriu que o consumo de suco de laranja 100% está associado a melhor qualidade da dieta, maior adequação de nutrientes e nenhum risco aumentado de sobrepeso ou obesidade em crianças.2 Outra análise de dados de quase 14.000 americanos, com 4 anos ou mais, concluiu que pessoas que bebem suco de laranja 100% têm IMC mais baixo e comportamentos de estilo de vida mais saudáveis ​​do que pessoas que não bebem suco de laranja.3 Uma análise transversal de mais de 26.000 crianças e adolescentes concluiu que o consumo de suco de laranja 100% não estava negativamente associado ao IMC em meninos ou meninas, mas estava positivamente associado à altura, altura para idade, ingestão de frutas e não vegetais ricos em amido e níveis de atividade física.4 Uma análise de tendência para crianças relatou que, apesar da maior ingestão de energia, não houve diferença significativa nos níveis de atividade física, porcentagem de sobrepeso ou obesidade ou escore z de IMC ao comparar crianças que consomem suco de laranja 100% versus aquelas que não o fazem.5 Uma revisão abrangente realizada pela Academy of Nutrition and Dietetics para sua Evidence Analysis Library examinou a associação entre 100% de ingestão de suco de fruta e peso em crianças e concluiu que a evidência não apóia uma associação entre 100% de consumo de suco de fruta e status de peso ou adiposidade em crianças de 2 a 18 anos de idade.6

Cada copo de suco de laranja 100% apoia a saúde geral e pode ajudar adultos e crianças a atender às recomendações de ingestão de nutrientes essenciais que podem faltar em suas dietas. Um 8 onças. o tamanho da porção contém vitaminas e antioxidantes vitais, incluindo vitamina C, potássio, folato, hesperidina e mais, sem adição de açúcar.

Desde ajudar a melhorar a qualidade da dieta até apoiar um sistema imunológico saudável, o suco de laranja 100% oferece uma série de benefícios à saúde e também pode ser facilmente incorporado em receitas simples e saborosas, Sobre o Departamento de Citrus da Flórida O Departamento de Citrus da Flórida é uma agência executiva do governo da Flórida encarregada do marketing, pesquisa e regulamentação da indústria de citros da Flórida.

Suas atividades são financiadas por um imposto pago pelos produtores sobre cada caixa de frutas cítricas que passa pelos canais comerciais. A indústria emprega mais de 37.000 pessoas, fornece um impacto econômico anual de US $ 6,5 bilhões ao estado e contribui com centenas de milhões de dólares em receitas fiscais que ajudam a apoiar as escolas, estradas e serviços de saúde da Flórida.

Quais os benefícios de beber suco de laranja?

Melhora a microbiota de pessoas com obesidade; Diminui os níveis de açúcar no sangue em pacientes pré-diabéticos; Diminui a pressão arterial em pré-hipertensos; Combate inflamações do organismo.

Qual é a função do suco de laranja?

Suco de laranja: do aumento da imunidade à redução do risco de doenças crônicas. A laranja é conhecida principalmente por ser rica em vitamina C, mas é também fonte de compostos essenciais para a nutrição humana, que colaboram para a prevenção e recuperação de doenças.

You might be interested:  Instrumentador Cirurgico Salário

Qual é o suco mais saudável que existe?

Sucos mais saudáveis: melancia, goiaba e tomate. Esses sucos são interessantes por causa do licopeno, um carotenóide responsável pela cor avermelhada desses alimentos. Destacam-se como antioxidantes e por regularem os níveis de colesterol, elementos importantes na redução do risco de doenças cardíacas e aterosclerose.

É bom tomar suco de laranja antes de dormir?

Apesar do ditado popular “de manhã é ouro, à tarde, prata, e à noite mata”, a laranja pode ser consumida em qualquer altura do dia. Pela sua riqueza em vitamina C, é importante para a boa saúde dos vasos sanguíneos. Contribui ainda para a fixação do ferro no organismo, para o crescimento e a cicatrização dos tecidos.

Como quase toda a fruta, é rica em água e pobre em calorias, pelo que encaixa bem na dieta para perder peso, Uma laranja é suficiente para cobrir as nossas necessidades diárias de vitamina C. Mas o corpo humano não é capaz de produzir sozinho essa vitamina. Por isso recomenda-se o consumo da fruta ou do seu sumo.

Tem mais probabilidade de escolher uma laranja de qualidade se optar por peças firmes e pesadas, com casca lisa, sem manchas ou cortes. A casca enrugada indica que a laranja não é fresca, ou seja, pode ter perdido propriedades. À temperatura ambiente, esta fruta deve ser conservada durante sete dias; no frigorífico, aguenta entre duas a três semanas.

Pode tomar 1 litro de suco de laranja por dia?

5 benefícios que farão você tomar suco de laranja todos os dias Sabe aquela sensação gostosa, uma mistura de refrescância e nutrição, que acontece quando você toma um copo de suco de laranja? Ela continua mesmo depois que você termina a bebida. Mas, desta vez, quem sente os benefícios da fruta, repleta de nutrientes, é seu corpo.

  • 2) Fitonutrientes
  • Os fitonutrientes presentes dão à laranja propriedades cicatrizantes, antioxidantes e anti-inflamatórias, contribuindo para a manutenção da saúde como um todo.
  • 3) Protege o coração

Uma dieta rica em frutas cítricas ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, como esôfago, boca, laringe, faringe e estômago. Além disso, a laranja também pode proteger das doenças cardiovasculares devido à presença de folato. Já o potássio auxilia na redução da pressão sanguínea, na prevenção de acidente vascular encefálico e arritmias cardíacas.

  1. 4) Fibras
  2. As fibras reduzem os níveis elevados de colesterol, regulam os níveis de glicemia e a atividade intestinal, além de aumentar a sensação de saciedade.
  3. 5) Prevenção de pedras nos rins

O suco de laranja pode diminuir o risco de formação de pedras nos rins, já que ajuda a regular o pH da urina. Para obter estase benefício, a ingestão deve ficar entre ½ a 1 litro por dia. : 5 benefícios que farão você tomar suco de laranja todos os dias

Quanto suco de laranja por dia?

Estudos mostram que apenas uma laranja por dia já é suficiente para conseguir usufruir de todos esses benefícios. Ainda assim, o indicado é ingerir até 3 frutas diariamente, para potencializar os efeitos.

Qual suco para desinflamar o corpo?

Suco de aipo com pepino : O aipo e o pepino são naturalmente diuréticos, o que pode ajudar na retenção de líquidos, e possuem propriedades anti-inflamatórias essenciais para um suco para desinflamar o corpo.

Que suco é bom para fraqueza no corpo?

13. Acelga, melão e laranja – A acelga é um vegetal muito rico em ferro e ácido fólico, e o melão e a laranja são frutas ricas em vitamina C e outros minerais importantes para aumentar a absorção intestinal do ferro e melhorar as defesas do organismo, sendo um excelente suco para anemia.

Que tipo de suco é bom para aumentar a imunidade?

3. Suco de beterraba, cenoura e laranja – A combinação de beterraba, cenoura e laranja é ótima para combater a anemia e fortalecer a imunidade. Para o preparo, use uma beterraba pequena, uma cenoura e duas laranjas, bata no liquidificador com água e gelo, pode adoçar se quiser.

O sabor da laranja se sobressai e o resultado é surpreendente. Pode confiar! E assim vamos finalizar esse post, que mostrou como usar sucos para aumentar a imunidade e os ingredientes que podem ser utilizados para criar suas próprias receitas. Não é o máximo? Para você que leu até o final, uma dica bônus: vá ao mercado ou à feira, compre todas as frutas que gostar, principalmente as que estiverem em época, que são mais baratas.

Quando chegar em casa, já lave e pique tudo, separando os ingredientes para cada receita e congelando tudo. Outra dica é utilizar os suplementos vitamínicos para auxiliar na melhora da imunidade. Para mais dicas como essa, confira outros posts no, Até mais!

  1. Mais nova linha de Benegrip, agora de suplementos de vitaminas e minerais escolhidos para fortalecer* seu sistema imunológico e reforçar** sua energia.
  2. Benegrip Imuno Complex: O primeiro em cápsulas gelatinosas***, possui uma fórmula exclusiva*** que irá auxiliar na prevenção* e fortalecer* o seu sistema imunológico.
  3. Benegrip Imuno Energy: Comprimidos efervescentes com um complexo exclusivo*** de vitaminas e minerais escolhidos que irão contribuir com sua energia** e auxiliar no sistema imune.

Benegrip Imuno Complex e Benegrip Imuno Energy são alimentos isentos de registro de acordo com a RDC 27/2010. *Referente ao Benegrip Imuno Complex que contém vitamina D, C, A e Zinco que auxiliam no funcionamento do sistema imune. **Referente ao Benegrip Imuno Energy que contém vitamina C e Zinco que auxiliam no metabolismo energético, e de proteínas, carboidratos e gorduras, respectivamente.

Quem não deve tomar suco de laranja?

A nutricionista funcional Fernanda Scheer é taxativa: suco é um líquido pobre em fibras e concentrado em açúcar. E ela não dá desconto nem mesmo para o suco natural da fruta, “Não é porque é natural que faz bem. Até mesmo porque são usadas várias laranjas para se fazer um copo de suco.

Imagine ainda quem adoça?, explica em seu perfil do Instagram, onde também dá dicas valiosas de alimentação e saúde. De acordo com a especialista em nutrição, a quantidade concentrada de açúcar ofertada nos sucos de fruta causa um rápido aumento na insulina. Esses picos de insulina são os grandes responsáveis pelo gatilho da compulsão alimentar e queda de energia ao longo do dia.

Por isso, para algumas pessoas, um copinho inocente de suco de laranja diariamente pode ser um grande problema. O consumo é ainda menos recomendado a quatro grupos. São eles:

pessoas que buscam o emagrecimento; pessoas que têm diabetes; pessoas que precisam controlar o colesterol alto; pessoas que sofrem de esteatose hepática (gordura no fígado).

Para esses quatro perfis, 350 ml de suco de laranja pode ser um problema a mais para a saúde. Nessa quantia de um copo de suco há, em média, 36 g de carboidratos – sendo 27g de só açúcar (frutose). Para piorar, as fibras tão nutritivas dessa fruta são perdidas no momento em que ela vira suco.

Quanto tempo demora para o suco de laranja fazer efeito?

Não é novidade que os sucos começam a perder nutrientes com o passar do tempo, mas a degradação não é tão rápida assim. Um estudo feito pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) em 2010 mostrou que o suco de laranja, por exemplo, é um dos que mais tem perda de vitamina C, mas apenas após seis horas do preparo.

Os pesquisadores extraíram a vitamina dos sucos após 2, 4 e 6 horas de exposição à temperatura ambiente. `Os resultados obtidos mostraram que após seis horas o suco que obteve a maior perda de vitamina C foi o suco de laranja, mas tratou-se de perda inferior a 22% do teor inicial`, escreveram. Essa perda, mesmo que pequena, ocorre porque alguns nutrientes são sensíveis ao contato com o oxigênio, à luz e às alterações de temperatura e, por isso, começam a se degradar depois que a bebida é preparada.

Nesse sentido, a mais delicada é a vitamina C. “No caso da acerola, após seis horas a perda é de 17%”, diz Nelly Aparecida Yoneyama, supervisora de nutrição do Hospital São Luiz – Uunidade Anália Franco da Rede D’Or São Luiz, em São Paulo. No entanto, não é só essa substância que sofre alterações com o passar do tempo.

  1. Podemos falar também nas vitaminas A, do complexo B, E, K e D”.
  2. Como minimizar a perda Sem dúvida, é mais indicado comer a fruta ou o legume em si do que tomar o suco.
  3. Ao preparar a bebida são retiradas as fibras do alimento, fazendo com que o seu açúcar seja absorvido com mais rapidez pelo corpo, levando a picos de insulina que em longo prazo podem desencadear diabetes.
You might be interested:  Documento De Compra E Venda

Além disso, acabamos ingerindo muito mais calorias, pois, para preparar a bebida, colocamos várias unidades do alimento. Mas isso não quer dizer que o suco não contenha nutrientes. E mesmo com a perda natural de vitaminas e substâncias, com alguns cuidados, é possível minimizar a degradação.

  • A atenção deve começar na hora de escolher as frutas.
  • Não leve para casa as que estão machucadas, mesmo que seja pouco, pois isso leva à perda dos nutrientes.
  • Pensando na perda dos nutrientes, o ideal é não misturar várias frutas ou legumes.
  • A conservação também é importante para evitar perdas nutricionais.

O ideal é manter a bebida na geladeira, de preferência em um recipiente escuro e que não seja de vidro, para evitar a passagem da luz, e tampado, mesmo que seja com plástico filme, para dificultar o contato com o ar. Congelar a polpa da fruta também é indicado.

Para isso, coloque-a em um saquinho, se possível que não seja transparente, e feche a vácuo. Se não tiver a seladora em casa, use um canudinho para sugar todo o ar do recipiente e coloque no refrigerador logo depois que estiver pronto. Na hora do consumo, não exagere na quantidade de água para não diluir muito os nutrientes e aproveite para incluir o bagaço na hora de servir para aumentar a quantidade de fibras.

Leia a matéria completa aqui.

Quantas laranjas por dia para aumentar a imunidade?

O costume de oferecer chá com limão quando alguém manifesta sintomas de gripe vai muito além do gesto de carinho. A vitamina C, ou ácido ascórbico, presente no limão, é comprovadamente importante na resposta imunológica do organismo, “Ela está relacionada aos mecanismos de resistência a infecções e aos processos de reação inflamatória e de reações alérgicas, além de proteger a função pulmonar”, explica a nutricionista Lilian Mortari Castelani, extensionista da Epagri no município de São Carlos. Vitamina C, presente nas frutas cítricas, tem papel importante no sistema imunológico “Estudos relacionam o consumo de doses corretas de vitamina C ao tratamento de gripes e resfriados com resultados positivos com relação ao desenvolvimento de sintomas menos intensos e menor duração da doença”, reforça.

A vitamina C também tem a capacidade de aumentar a absorção de ferro. Isso explica o fato de servir laranja com feijoada, pois o feijão é rico em ferro de baixa absorção, que é compensada pela vitamina C na mesma refeição. Essa vitamina ainda está relacionada à síntese de colágeno e a processos de cicatrização.

Frutas da época A natureza dá uma forcinha para garantir esse nutriente nas refeições. “É no outono e no inverno que estão disponíveis nos pomares excelentes fontes de vitamina C, basicamente as frutas cítricas: laranja, limão, bergamota e tangerina, de uma infinidade de sabores e espécies”, diz a nutricionista.

  • Outras frutas que fornecem boas quantidades são acerola, goiaba, morango, abacaxi, mamão, manga, maracujá e kiwi.
  • E ainda é possível garantir o aporte da vitamina consumindo repolho, tomate, rúcula, brócolis, pimentão e couve-folha.
  • A orientação é dar preferência às fontes naturais e evitar os suplementos sintéticos.

A recomendação diária de vitamina C para varia de 60 a 90mg para adultos, ficando, em média, em 75mg para mulheres e 90mg para homens. Para crianças, a ingestão recomendada é de uma média de 30mg ao dia. Gestantes, lactantes, fumantes ou pessoas com doenças associadas têm recomendações diferenciadas. Orientação é dar preferência às fontes naturais da vitamina C Como consumir Uma a duas porções de frutas cítricas como, por exemplo, uma laranja bahia média (120g) ao dia, pode garantir o aporte mínimo da vitamina. Um copo de suco de limão e um prato de sobremesa de salada de rúcula com tomate ajudam a completar a necessidade.

  1. Frutas e hortaliças frescas e cruas são sempre as melhores opções porque a vitamina C é sensível ao processamento com calor e à exposição ao ar.
  2. Os sucos comuns, como o de laranja, depois de prontos, perdem a vitamina C em algumas horas, então a ordem é preparar e consumir o quanto antes”, diz Lilian.

Ela aconselha que se opte por frutos maduros, íntegros e preferencialmente produzidos de forma orgânica. Diversas frutas e folhosas são fontes de vitamina C Frutas cítricas em SC A produção de frutas cítricas está distribuída por quase todas as regiões de Santa Catarina. “A citricultura conta com cerca de 1,3 mil produtores no Estado, com mais de 1,5 mil hectares, e participa com 26,8 mil toneladas de produção, gerando R$15,1 milhões do valor bruto da produção (VBP)”, informa Rogério Goulart Junior, economista do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa). Citricultura conta com cerca de 1,3 mil produtores em SC Busque o equilíbrio Para manter o organismo em equilíbrio e mais resistente a doenças, a vitamina C deve estar inserida em uma alimentação variada, “Vale ressaltar que tanto a vitamina C quanto outras vitaminas e minerais (vitamina D, A, E, zinco, ferro e selênio) são antioxidantes, ou seja, protegem contra danos às células, garantindo que o corpo mantenha o seu complexo conjunto de defesa que chamamos de imunidade”, reforça a nutricionista.

Por isso, os guias alimentares indicam a ingestão de 3 a 5 porções de frutas e hortaliças diariamente, o que garante um aporte diversificado de vitaminas e minerais. Para colocar a vitamina C no cardápio de forma fácil e saborosa, Lilian compartilha três receitas de sucos que garantem uma boa hidratação e são um apoio para a imunidade.

Confira: SUCO DE LARANJA, CENOURA E GENGIBRE Ingredientes: 2 laranjas para suco, 2 rodelas de cenoura e 1 fatia fina de gengibre Preparo: Descasque e retire as sementes da laranja, pique-a e bata no liquidificador com a cenoura, o gengibre e 1 litro de água. Coe e adoce o suficiente. Palavra da nutricionista: “Esse suco contém a vitamina C da laranja, a vitamina A da cenoura e as propriedades anti-inflamatórias do gengibre”. Ingredientes: 1 limão taiti, 1 maçã e ½ folha de couve Preparo: Lave bem as frutas e retire a parte branca central do limão e da maçã. Pique as duas frutas com casca e leve tudo ao liquidificador com a couve e 1,5 litro de água. Coe e adoce o suficiente. Ingredientes: 1 xícara de acerola e 1 galho de hortelã Preparo: Bata a acerola inteira com a hortelã com 1 litro de água no liquidificador, coe e adoce a gosto. Palavra da nutricionista: “Esse suco tem muita vitamina C, além das propriedades antigripais da hortelã”. Conheça os teores médios de vitamina C de alguns alimentos:

You might be interested:  Benefícios Do Ômega 3
Alimento (100g) Vitamina C (mg)
Abacaxi 34,6
Acerola 941,4
Bergamota 112
Couve manteiga 96,7
Goiaba vermelha 80,6
Laranja bahia 56,9
Laranja valência 47,8
Limão cravo 32,8
Limão tahiti 38,2
Maracujá 19,8
Morango 63,6
Pimentão verde 100,2
Repolho 18,7
Repolho roxo 43,2
Rúcula 46,3
Tangerina ponkan 48,8
Tomate 21,2

Fonte: TACO, Tabela Brasileira de Composição de alimentos, NEPA/UNICAMP, 2011 Mais informações para a imprensa: Lilian Mortari Castelani, extensionista da Epagri em São Carlos: [email protected] / (49)3462-4082

Quantos copos de suco de laranja eu posso tomar por dia?

Uma boa forma de obter esses benefícios, é consumir pelo menos 2 laranja por dia ou 300 mL do suco natural, que é muito rico em nutrientes mas tem a desvantagem de não possuir as fibras que existem na fruta crua.

Quanto tempo pode consumir suco de laranja?

Quanto tempo dura um suco natural feito em casa na geladeira? – Para manter o suco fresco, é preciso conservar na geladeira, Porém, quanto aos nutrientes, é possível preservá-los na quantidade máxima mesmo refrigerando? Isso depende do tipo de fruta, da qualidade e das formas de armazenamento.

  • O suco de laranja, por exemplo, perde a vitamina C gradativamente após ser extraído da fruta.
  • Como é muito sensível, esse nutriente sofre variações químicas quando entra em contato com o ar.
  • Além disso, é recomendado não comprar frutas danificadas, pois o oxigênio entra na parte aberta delas e pode deteriorá-las.

Além de tomar cuidados, é preciso conservar o suco adequadamente na geladeira, para não perder os nutrientes rapidamente. No geral, os sucos naturais podem ser mantidos frescos e saborosos em até 24 horas. Contudo, é claro que isso depende dos fatores mencionados e, principalmente, da forma como são armazenados.

Pode dar suco de laranja Para bebe todos os dias?

Continua após publicidade Especialistas orientam pais e cuidadores a priorizar frutas in natura em relação aos sucos na primeira infância. (Foto: GI/Getty Images) Continua após publicidade Muitos dos bebês que estão em suas primeiras experiências alimentares não estão tomando o suquinho de laranja lima que, provavelmente, foi o primeiro alimento ofertado aos seus pais.

Atualmente, a diretriz é que bebês menores de 1 ano não tomem o suco, mas, sim, comam a fruta in natura, Mas você sabe o que motivou essa nova recomendação, que tem sido feita pelos pediatras e nutricionistas? Um dos fatores é o espaço que a amamentação vem conquistando. Desde 1979, a Organização Mundial da Saúde (OMS) sugeria que o aleitamento materno exclusivo fosse mantido até os 4-6 meses de vida.

Em 2001, uma nova orientação enfatizou a necessidade de apoiar o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses e proporcionar uma alimentação complementar segura e apropriada, em paralelo à amamentação, até os 2 anos de idade. Nesse sentido, alinhado com a OMS, o Brasil investiu no incentivo ao aleitamento materno e é possível constatar que os índices aumentaram gradativamente por aqui.

Pesquisas nacionais apontam que, em 1986, somente 3,6% das crianças eram amamentadas de forma exclusiva até o quarto mês de vida e, em 2008, ainda longe do ideal, mas num salto expressivo, 41% dos lactentes estavam em aleitamento materno exclusivo até o sexto mês. O processo de alimentação complementar, também conhecido como introdução de sólidos, deve ocorrer quando o bebê estiver apto a desenvolver as habilidades necessárias para o ato de comer e tolerar e aproveitar o alimento e seus nutrientes.

Essa prontidão física, neurológica e imunológica ocorre por volta dos 6 meses, em concordância com o marco delimitado pela OMS. Continua após a publicidade O Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) também indicam a introdução de sólidos aos 6 meses, mas sabemos que há uma grande variabilidade de recomendações entre os países.

Como a alimentação tem um forte componente cultural, é esperado que as práticas alimentares, desde as primeiras experiências, variem de acordo com cada nação e se modifiquem com o passar do tempo. Nesse novo cenário brasileiro, pensando em um bebê que mama até os 6 meses e começa a comer com mais condições para tal, o suco de laranja, que fez sentido em outra época, perdeu seu lugar para um alimento sólido, com o qual o bebê pode interagir e aprender a desenvolver sua autonomia.

Paralelamente, nos últimos 40 anos tivemos uma diminuição dos índices relacionados à desnutrição e um aumento na prevalência de excesso de peso e obesidade, inclusive entre crianças. Esse processo, conhecido como “transição nutricional”, motivou algumas mudanças nas recomendações alimentares, caso da restrição ao consumo de açúcar, que deve ser evitado até os 2 anos de vida,

Continua após a publicidade O suco de frutas, que parece uma opção bacana, tem bem menos fibras do que a fruta in natura e deixa o açúcar da fruta em solução, o que poderia acelerar sua absorção. Ainda pensando no risco de excesso de peso, é bem pouco provável que um bebê coma três laranjas de uma vez, mas não é difícil tomar um copinho de suco feito com três laranjas espremidas.

Com isso, a partir de 2012, a SBP passou a recomendar que o suco seja evitado para bebês menores de 1 ano, Ora, se com 6 meses o bebê já está pronto para sentar, interagir com o alimento e mastigar, podemos explorar os diferentes sabores e texturas, rumo à formação de um bom hábito alimentar.

Alimentação – cuidados Alimentação saudável Bebês Brasil Criança Frutas e verduras Nutrição Obesidade infantil Suco

A saúde está mudando. O tempo todo. Acompanhe por VEJA SAÚDE e também tenha acesso aos conteúdos digitais de todos os outros títulos Abril* Informação, medicina e ciência para cuidar bem do seu corpo e mente. *Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

Quem tem gordura no fígado pode tomar suco de laranja?

10. Laranja – A laranja faz bem ao fígado, pois além de uma ótima fonte de vitamina C, contem flavonoides e carotenoides, propriedades com ação anti-inflamatória, fundamental para reduzir os danos as células que podem se tornar inflamações e gerar doenças no fígado. Para obter esses benefícios é preciso consumir com regularidade a laranja, ao menos 1 laranja crua por dia ou 150ml do suco natural. Outras frutas muito boas para a saúde do fígado são a tangerina, kiwi, acerola, abacaxi e limão.