Contents
Quais são os benefícios de tomar chá de boldo?
O boldo é uma planta muito utilizada na medicina popular brasileira para o tratamento de problemas digestivos e hepáticos, e o chá de boldo é inclusive um aliado dos atletas porque é bom para combater má digestão e gases em excesso, que podem atrapalhar o desempenho, Benefícios do chá de boldo O gosto amargo pode assustar no início, mas os benefícios são tantos que compensam. No entanto, curar coronavírus, como andou sendo espalhado, não é uma de suas propriedades, e sim mais uma notícia falsa envolvendo o tratamento da covid-19.
- Má digestão
- Problemas do fígado
- Litíase biliar (pedra na vesícula)
- Gota
- Constipação (prisão de ventre)
- Cistite
- Flatulência (gases)
- Dor de cabeça
- Não emagrece, como reza a lenda, mas alivia a produção de gases e, consequentemente, ajuda a diminuir a distensão abdominal
- Ação estimulante da vesícula biliar
- Diurética
- Antiespasmódica (minimiza a cólica)
- Anestésica, antisséptica, antibacteriana
- Anti-inflamatória
- Antioxidante
- Depurativa
- Desintoxicante
- Estimulante
- Sedativa
- Tônica
- Vermífuga
Chá de boldo é popular no brasil — Foto: Divulgação / Getty Images
Qual é o chá que é bom para o fígado?
Chá de boldo – Um dos melhores remédios caseiros para tratar o fígado inchado ou gorduroso, por conter propriedades que ajudam a melhorar a secreção da bile. Para preparar este chá, você deve colocar 2 folhas de boldo para um copo de água e deixar ferver durante cinco minutos.
Para que serve o banho de folha de boldo?
Na Umbanda, o banho de boldo é conhecido como o Banho de Oxalá ou Banho de Jesus. É muito utilizado para limpar o miasma espiritual preso ao nosso corpo e melhorar a sensação de angústia. Decerto, este é um dos banhos mais poderosos quando o assunto é eliminar energias de baixa frequência.
Que tipo de chá é bom para infecção intestinal?
Durante o período carnavalesco, as pessoas ocasionalmente esquecem a alimentação habitual e exageram no consumo de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas, provocando indisposições ou mesmo infecções intestinais. Para uma desintoxicação adequada e segura, a professora Terezinha Rêgo, coordenadora do Herbário “Ático Seabra”, recomenda o uso alternado dos chás de boldo (Peumus boldus) e erva-cidreira (Melissa officinalis), durante três dias.
O boldo é um estimulante das funções hepáticas, ajudando o fígado a trabalhar de forma mais precisa. Seu chá deve ser tomado antes do almoço e jantar. Já a erva-cidreira atua não só sobre a atividade digestiva, sendo também um eficiente estimulante. “Sempre que há um acréscimo na alimentação, as funções psicológicas também são afetadas, ocorrendo mal-estar, desânimo e outros sintomas”, explica a professora.
A cidreira deve ser ingerida através de chá logo após as refeições principais. Para aqueles que tiverem problemas de infecção intestinal, a coordenadora do herbário sugere a tintura de raiz de caixeta (Dydimopanax morototoni), que age como anti-séptico intestinal, desinfetando o intestino e combatendo a disenteria e outros sinais da infecção.
É verdade que o chá de boldo cura problemas no fígado?
Aliado da boa digestão – Graças à presença de uma substância chamada boldina, a planta é capaz de proteger mecanismos de defesa do fígado e melhorar o dano oxidativo e as lesões celulares nos órgãos responsáveis pela digestão. Com isso, ele pode levar à melhora da flatulência e na recuperação celular do pâncreas, órgão importante para pacientes diabéticos,