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Erva Cidreira Benefícios

É bom tomar erva-cidreira todos os dias?

1 — Melhora a qualidade do sono – A erva-cidreira tem propriedades que auxiliam o corpo a relaxar. A nutricionista Yulla Ribeiro Silvério explica que ” os compostos fenólicos presentes na erva provocam um efeito calmante e sedativo no organismo, contribuindo para melhorar a qualidade do sono,” Por isso, a planta é considerada uma forte aliada no combate à insônia.

Qual é o efeito colateral do chá de erva cidreira?

A erva-cidreira pode causar dor de cabeça, dor ao urinar, aumento da temperatura corporal, náusea, vômito, dor de estômago, tontura, chiado no peito e outros efeitos colaterais.

Quanto tempo chá de erva cidreira faz efeito?

1. Melhora a qualidade do sono – A erva-cidreira possui compostos fenólicos na sua composição, como o ácido rosmarínico, que tem propriedades calmantes e sedativas, o que pode ser útil para combater a insônia e melhorar a qualidade do sono. Além disso, alguns estudos mostram que tomar o chá de erva-cidreira duas vezes ao dia por 15 dias melhora o sono em pessoas com insônia e que a combinação de erva-cidreira e valeriana pode ajudar a aliviar a inquietação e os distúrbios do sono.

Quem tem AVC pode tomar chá de erva cidreira?

Os benefícios do chá de cidreira –

Efeito calmante

Quando se fala em um chá calmante é normal as pessoas pensarem sempre na camomila, mas o chá de erva cidreira também é excelente. Ele oferece um efeito sedativo, inclusive, o óleo essencial de cidreira é muito utilizado na Aromaterapia. É um chá excelente para tomar pouco antes de dormir, principalmente para aqueles que enfrentam dificuldades com o sono.

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Reduz as cólicas

A cólica menstrual é um problema para muitas mulheres e o chá de cidreira ajuda a aliviar aquele incômodo do primeiro dia. Justamente por conta do seu efeito sedativo, ele promove o relaxamento muscular e assim, ajuda no alívio da dor. Se as cólicas forem muito fortes, o indicado é procurar um médico, pois pode ser um caso de endometriose.

Tem ação antioxidante

Chás que possuem ação antioxidante como o chá de erva cidreira devem ser consumidos todos os dias. O fato de ser antioxidante significa que a bebida tem o poder de retardar o envelhecimento celular e também reduzir a ação negativa dos radicais livres sobre as células.

Reduz o colesterol ruim

É um benefício que ainda está em análise, mas é quase certo de que a erva cidreira é uma planta que ajuda na redução do LDL, mais conhecido como colesterol ruim. É ele que forma placas de gordura que podem levar ao infarto do coração ou então a um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Ajuda a reduzir a ansiedade

Todos nós temos um pouco de ansiedade, algo que nem sempre é patológico e que pode ser controlado de maneira natural, por meio do consumo do chá de cidreira. Por ter um efeito calmante, consumir todos os dias essa bebida pode ajudá-lo a controlar essa sensação de angústia que a ansiedade traz.

Pode tomar chá de erva cidreira todas as noites?

Chá de cidreira: para que serve? É calmante? Veja como fazer Dias frios pedem bebidas quentes, não é mesmo? Fonte de componentes nutritivos e calmantes, o chá de cidreira é usado desde a Idade Média devido às propriedades terapêuticas e medicinais que apresenta.

  • Conhecida também melissa ou Melissa officinalis (nome científico da planta), a “cidreira” é uma erva da família das hortelãs e tem como origem principal algumas regiões da Europa e da Ásia.
  • Pode ser usada tanto na forma de chás, que é a mais popular, como também em sucos, receitas doces ou salgadas, velas aromáticas óleos essenciais ou infusões.
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Mas é verdade que o chá de erva-cidreira acalma? E quais são seus benefícios? 1 de 1 Além do seu sabor doce e marcante, o chá de erva-cidreira possui um potencial calmante — Foto: Istock Getty Images Além do seu sabor doce e marcante, o chá de erva-cidreira possui um potencial calmante — Foto: Istock Getty Images No século X, os árabes utilizavam a erva-cidreira contra a melancolia e o mau humor, enquanto os gregos a chamavam de “erva do mel de abelha” e difundiram o chá de cidreira pelo continente europeu.

  1. Não são poucos os seus benefícios e nutrientes.
  2. Cálcio, cobre, ferro, fósforo, magnésio, manganês e potássio são alguns dos minerais presentes em sua composição.
  3. A seguir, entenda melhor de que maneira essa erva de sabor marcante e naturalmente adocicado pode melhorar o seu bem-estar.
  4. Qualidade do sono e propriedades calmantes De acordo com a nutricionista Tais Rodrigues, a erva em formato de chá pode servir sim como um calmante suave, bem como atenuar quadros leves de ansiedade e insônia.

Isso porque a cidreira possui vários compostos fenólicos em sua composição. Entre eles, há o ácido rosmarínico, que estimula a produção de neurotransmissores associados ao bem-estar e ao relaxamento, como o GABA. – Consumir o chá à noite é uma boa opção, pois apresenta respostas em melhorias de sintomas como insônia.

  1. Ao contrário de diversos outros chás, não tem cafeína em sua composição – comenta Tais.
  2. Para que esses efeitos sejam potencializados, Tais indica tomar o chá de 30 a 40 minutos antes de dormir por pelo menos duas semanas.
  3. Isso resulta em uma melhora da qualidade do sono.
  4. A bebida tem ação tranquilizante, ajudando a reduzir os níveis de ansiedade e estresse através do relaxamento dos órgãos, músculos e pele.
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– Algumas pesquisas apontam a erva como sedativo natural sobre o sistema nervoso central, e os aromaterapeutas recomendam seu óleo essencial para depressão, ansiedade, dor de cabeça nervosa e insônia – ressalta Tais. Redução de problemas digestivos e gastrointestinais O consumo de uma xícara de chá de erva-cidreira 20 minutos depois do almoço ou jantar colabora com a digestão, principalmente se a bebida estiver morna ou quente.

  1. Ela colabora também para quem sofre de alterações digestivas, como gases, quando se sente preocupado e ansioso.
  2. Atletas também se beneficiam A função vasodilatadora da erva cidreira diminui a pressão sanguínea, permitindo melhor passagem do sangue.
  3. Assim, seu consumo proporciona treinar por mais tempo antes de atingir a fadiga muscular e o intervalo de descanso é reduzido.

– Com isso, ela aumenta o desempenho do atleta, a resistência, a força física e também auxilia no ganho de massa muscular magra – afirma Tais. O processo de infusão das folhas conta ainda com função anti-espasmódica (previne dor abdominal e cãibra). Tudo isso em apenas 2 kcal por xícara.

Pode ferver o chá de erva cidreira?

Coloque a água numa chaleira (ou fervedor) e leve ao fogo alto. Assim que ferver, desligue o fogo e junte os saquinhos de chá de jasmim, a erva – cidreira e as rodelas de limão. Tampe e deixe em infusão por 3 minutos. Coe o chá e sirva a seguir.