Contents
Quais são os benefícios do chá de erva-doce?
Chá de erva-doce: benefícios, para que serve e como fazer A erva-doce (Pimpinella anisum), conhecida também como anis-verde, anis ou pimpinela-branca, é uma planta medicinal popularmente consumida como chá depois das refeições, para melhorar a digestão, possuindo também propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Benefícios do chá de erva doce De acordo com a nutricionista Renata Buzzini, o chá de erva-doce, além dos compostos bioativos, contém grande quantidade de vitamina C e antioxidantes, agentes que protegem o corpo contra a ação nociva de radicais livres, podendo aumentar a imunidade. Por tudo isso, tem benefícios importantes para a saúde, sendo indicado para:
- Aliviar gases;
- Melhorar náuseas;
- Tratar prisão de ventre;
- Amenizar cólicas;
- Combater má digestão;
- Fortalecer o sistema imunológico;
- Aliviar dores de cabeça;
- Ter um efeito ansiolítico, calmante.
Segundo Renata Buzzini, uma das principais substâncias da erva-doce, o anetol, tem ação antiespasmódica, ou seja, promove o relaxamento da musculatura lisa, melhorando a digestão, diminuindo os movimentos peristálticos do intestino (que produzem os gases) e, por isso, reduz consideravelmente problemas gastrointestinais leves, distensão abdominal, cólicas e flatulência, podendo também ajudar nos quadros de cólicas menstruais.1 de 3 Chá de erva-doce — Foto: Istock Getty Images Chá de erva-doce — Foto: Istock Getty Images – Também há indícios de que esse anetol, associado com os flavonoides (presentes na erva-doce), possui efeito estrogênico, aliviando os sintomas da menopausa, como ondas de calor, dor de cabeça e dificuldades para dormir.
O anetol também impede a ação da dopamina, um neurotransmissor que está relacionado com as crises de enxaqueca, além de possuir ação anti-inflamatória, ajudando no tratamento da enxaqueca. Ainda sobre essa temática, o óleo essencial da erva-doce contém estragol, eugenol e linalol, compostos com propriedades analgésicas que agem no sistema nervoso central, ajudando a aliviar a dor de cabeça – explica a nutricionista.
Além das melhoras físicas, a erva-doce é capaz de ajudar nos sintomas psicológicos. apontam um potencial efeito ansiolítico e antidepressivo, hipótese esta que provavelmente tem relação com a ação de substâncias da composição e a presença de magnésio, que geram esse efeito calmante.
- Potencializando essa ajuda para nosso organismo, há o ácido málico, que contribui para a melhora da acidez do estômago, favorecendo a digestão, combatendo náuseas e úlceras gástricas e ainda ajudando na melhor absorção de nutrientes.
- O alívio na retenção de líquido também acontece devido à presença de potássio, melhorando os inchaços.
Dois compostos bioativos presentes são o eugenol e linalol, com ações antioxidantes, antivirais, anti-inflamatórias e antibacterianas, fortalecendo o sistema imunológico, combatendo bactérias, fungos e vírus e ajudando no tratamento de tosse, gripe e alergia – aponta Buzzini.
Para quem é indicado a erva-doce?
O chá de erva-doce pode ser usado para aliviar a dor de cabeça e os sintomas de gripe e resfriado, como tosse, coriza e catarro.
Quem não pode tomar o chá de erva-doce?
Quem não deve consumir – O chá de erva-doce não deve ser consumido por crianças menores de 12 anos e por pessoas com alergia ao anis ou ao composto anetol. Da mesma forma que esse chá também é contraindicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
Para que serve chá de erva-doce serve para dormir?
Chá de erva doce ajuda a dormir? – Embora pareça uma planta nativa brasileira, a erva-doce vem da Europa, da região do Mar Mediterrâneo. Para as pessoas que têm dificuldades para dormir, ela é uma poderosa aliada para restabelecer a saúde do sono, Isso porque a erva doce tem propriedades sedativas, exercendo assim efeito calmante e induzindo ao sono.
- Também ajuda no funcionamento do sistema digestivo, graças ao ácido málico, eficaz para eliminar gases, dor de barriga e até cólicas menstruais.
- Um estudo publicado na revista NCBI sugere a eficácia do chá de erva doce para melhorar o sono, combinado com outras ervas.
- De acordo com os pesquisadores, o funcho (como também é conhecido) ajuda a tratar dos distúrbios do sono em mulheres na menopausa.
Para isso, deve ser consumido paralelamente a outros chás com propriedades calmantes, especialmente camomila e erva cidreira. Além de ser um calmante natural, a erva doce é um antioxidante eficaz, retardando a ação dos radicais livres que levam ao envelhecimento.
Pode tomar chá de erva-doce todas as noites?
Alívio do Estresse e Ansiedade – Outro benefício notável do chá de erva-doce é a sua capacidade de aliviar o estresse e a ansiedade. O aroma suave do chá possui propriedades relaxantes que podem ajudar a reduzir a tensão e promover um estado de calma.
Quantas vezes por dia posso tomar erva doce?
Previne constipação – Não só, essa é uma erva que facilita o funcionamento intestinal. Com isso, previne a constipação, previne a sensação de inchaço e a retenção de líquido, bem como facilita o emagrecimento, Ainda, ajuda no tratamento de gases. Para obter todos esses benefícios, o indicado é consumir, no máximo, 3 xícaras de chá de erva-doce por dia,
- 1 litro de água fervente
- Desligue o fogo e acrescente 8 colheres de sopa de folhas da planta;
- Por fim, deixe o recipiente tampado por cinco minutos e depois sirva.
O que acontece se eu tomar chá de erva-doce todos os dias?
CHÁ DE ERVA DOCE É BOM PARA QUÊ? SAIBA A IMPORTÂNCIA DA BEBIDA PARA A SAÚDE –
O, no geral, tem substâncias nas quais são capazes de criar inúmeros benefícios para a saúde com ações analgésicas e anti-inflamatórias,Inclusive, segundo estudo recente da revista NCBI, o pode trazer um maior alívio e relaxamento para quem toma, ajudando a melhorar o sono do sujeito, Leia Também
Como fazer chá de erva-doce para ansiedade?
Erva-Doce – Também uma das mais procuradas entre os chás para ansiedade, a erva-doce (ou funcho) é ótima para acalmar dores de cabeça, palpitações e estresse. À parte dos sintomas relacionados à mente, ajuda a tratar problemas gástricos e resfriados. Sugestão de consumo: em uma xícara de 250 ml, misture uma colher de chá de erva-doce e água fervente; deixe em infusão por 10 minutos, depois coe e sirva.
Qual o melhor chá para dormir erva-cidreira ou erva-doce?
4. Erva-cidreira –
- A erva-cidreira pertence à família das mentas e é encontrada em todo o mundo.
- Embora frequentemente vendidas na forma de extrato para uso em aromaterapia, as folhas de erva-cidreira também são secas para fazer chá.
- Esta erva aromática com cheiro cítrico tem sido usada para reduzir o estresse e melhorar o sono desde a Idade Média.
- As evidências mostram que a erva-cidreira aumenta os níveis de GABA em ratos, indicando que a erva-cidreira pode atuar como um sedativo.
- Além disso, um pequeno estudo em humanos mostrou uma redução de 42% nos sintomas de insônia depois que os participantes receberam 600mg de extrato de erva-cidreira por dia durante 15 dias.
- Se você tem problemas crônicos de sono, tomar um chá de erva-cidreira antes de dormir pode ajudar.
Como fazer chá de erva-doce para desinchar a barriga?
5 chás para aliviar gases e o inchaço abdominal Você segue uma alimentação saudável, mas e sofre com o excesso de gases? Segundo a nutricionista Verônica Laino, responsável pelos, incluir um destes 5 chás em seu menu diário vai diminuir o inchaço abdominal.
- Camomila – Indicada para o período da noite, pois tem princípios carminativos e antiespasmolíticos, ou seja, que ajudam no processo de digestão, além de melhorar a qualidade do sono.
- Coloque uma colher de chá de flores e folhas secas de camomila em 500 ml de água quente, abafe por dez minutos e então coe.
Hortelã e alecrim – Opções para após o almoço, essas ervas ajudam na digestão por estimularem a produção de ácido no estômago. Use 20 folhas de hortelã ou uma colher (chá) de alecrim, macere com uma colher e adicione 500 ml de água fervente. Abafe por 15 minutos e coe.
Gengibre – Ideal para quando a comida pesar no estômago, pois melhora a digestão e ajuda a reduzir a produção de gases. Coloque uma colher (chá) de gengibre ralado em uma xícara de chá de água quente, abafe por dez minutos e coe. Erva-doce – Ajuda a minimizar os gases já formados, que causam inchaço e até cólicas.
Use uma colher (chá) de sementes de erva-doce em 300 ml de água e ferva por cinco minutos. Desligue o fogo, abafe por cinco minutos e coe. : 5 chás para aliviar gases e o inchaço abdominal
Qual o melhor chá para desinchar o corpo?
Chá de salsinha – O famoso tempero brasileiro, quando usado em chá, é bastante eficaz para desinchar e aumentar a produção de urina. Inclusive, um estudo internacional demonstrou que, devido ao componente chamado flavonoide, a bebida consegue aumentar a produção de urina.
O que comer para diminuir a ansiedade?
Peixes e ovos – Entre os nutrientes mais relevantes, os peixes magros e ovos contêm taurina, Esse elemento é essencial para a produção de um neurotransmissor específico que o cérebro utiliza para controlar a ansiedade. Além disso, tais alimentos são ótimas fontes de triptofano.
- Como você percebeu, há uma intrínseca relação entre ansiedade e alimentação.
- Ou seja, o cuidado com a dieta é fundamental para um controle mais efetivo desse transtorno.
- Igualmente relevante é o consumo de calmantes naturais à base de passiflora, que reduzem pensamentos ansiosos, melhoram o humor e a qualidade do sono.
Gostou deste artigo? Acompanhe-nos pelo Facebook, LinkedIn e Instagram e confira mais novidades sobre cuidados com a saúde!
Quantas vezes por dia posso tomar o chá de erva doce?
Previne constipação – Não só, essa é uma erva que facilita o funcionamento intestinal. Com isso, previne a constipação, previne a sensação de inchaço e a retenção de líquido, bem como facilita o emagrecimento, Ainda, ajuda no tratamento de gases. Para obter todos esses benefícios, o indicado é consumir, no máximo, 3 xícaras de chá de erva-doce por dia,
- 1 litro de água fervente
- Desligue o fogo e acrescente 8 colheres de sopa de folhas da planta;
- Por fim, deixe o recipiente tampado por cinco minutos e depois sirva.