Contents
- 1 Quais os benefícios para quem tem ID Jovem?
- 2 Quem aceita ID Jovem?
- 3 Como comprar a passagem com o ID Jovem?
- 4 O que é o ID social?
- 5 Quantas passagens eu posso comprar com o ID jovem?
- 6 Quem tem o direito de pagar meia entrada?
- 7 Quem tem direito a viajar de graça?
- 8 Qual a finalidade do id?
- 9 Como faço para saber meu NIS?
- 10 Como tirar a carteira do ID Jovem?
- 11 Quem tem direito a pagar meia no cinema?
- 12 O que fazer para pagar meia no cinema?
Quais os benefícios para quem tem ID Jovem?
O que é ID Jovem? – ID Jovem, ou Identidade Jovem, é um programa do Governo Federal que garante a jovens de baixa renda, benefícios como o acesso à meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além da reserva de vagas gratuitas ou com desconto em viagens interestaduais.
- O ID Jovem é destinado a jovens entre 15 e 29 anos, que pertencem a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos e que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
- Ou seja, não é para todos, mas para aqueles que realmente necessitam desse apoio para expandir suas oportunidades.
Foto: Daniel Xavier/Pexels
Quem aceita ID Jovem?
A carteira ID Jovem é aceita em cinemas, cineclubes, teatros e espetáculos musicais, de artes cênicas e circenses promovidos por quaisquer entidades e realizados em estabelecimentos públicos ou privados.
Como comprar a passagem com o ID Jovem?
Se você possui a Identidade Jovem (ID Jovem), pode utilizá-la para viajar no Brasil com desconto em passagens de ônibus, trem e barco interestaduais. Para isso, basta seguir os seguintes passos: Baixe o aplicativo da ID Jovem em seu smartphone ou acesse o site oficial pelo link: https://idjovem.juventude.gov.br/;
O Cadastro Único para Programas Sociais é o principal instrumento de identificação e seleção de famílias de baixa renda para inserção em programas e políticas sociais.
Quantas passagens eu posso comprar com o ID jovem?
A Identidade Jovem, mais popularmente conhecida como ID Jovem, é um documento digital emitido pelo Estado brasileiro que visa garantir direitos de acesso à arte, cultura e lazer aos cidadãos de baixa renda que possuem entre 15 e 29 anos. O acesso a estes direitos, que são previstos no Estatuto da Juventude, já beneficiou mais de três milhões de jovens em todo o Brasil desde 2016.
- Dentre os benefícios estão o direito à meia entrada em cinemas, teatros, exposições, shows e eventos esportivos que sejam realizados em locais públicos ou privados.
- É importante ressaltar que o direito ao ID Jovem garante a meia entrada não somente para estudantes e que no momento da aquisição do ingresso é necessária a apresentação de um documento oficial com foto.
Outro benefício é a gratuidade ou desconto de 50% na aquisição de passagens interestaduais de linhas regulares terrestres, ferroviárias e aquaviárias. Este direito prevê que as empresas reservem duas vagas para o ID Jovem em cada veículo. Para adquirir as passagens, apresente-se no guichê da empresa de viagem portando um documento de identidade e o ID Jovem com, no mínimo, três horas de antecedência do embarque.
- Como faz pra ter acesso? Para ter acesso ao documento é necessário que o jovem primeiramente cumpra com alguns requisitos socioeconômicos, como ter renda familiar bruta de até dois salários mínimos, ou seja, no máximo R$ 2.640.
- Além disso, deve estar registrado no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, tendo as informações atualizadas.
Após se certificar que você se enquadra nos critérios para cadastro no ID Jovem, procure uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da sua cidade ou região. Este órgão é responsável pela atualização e acompanhamento das informações do CadÚnico.
- Dentre os documentos que deverão ser levados ao Cras estão um documento oficial com foto e o Número de Identificação Social (NIS), que pode ser encontrado no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na sua Carteira de Trabalho,
- Além destes, o Cras também pode solicitar ao jovem a entrega de outros documentos que comprovem renda familiar e local de residência, por exemplo.
Feito o cadastro, o próximo passo é a emissão digital do ID Jovem, que deve ser realizada pela própria pessoa por meio do site do programa ou pelo aplicativo, disponível para sistemas Android e Apple, Para gerar o documento é necessário informar nome completo, data de nascimento, nome da mãe e número NIS.
- Depois de emitido, como o documento é digital, o jovem pode imprimir o ID Jovem ou utilizar a versão online disponível pelo app.
- O documento possui validade de até 180 dias.
- Expirado este prazo é necessário atualizar as informações no site ou app e emitir novamente o ID Jovem com novo prazo de validade.
Caso haja dúvidas, denúncias ou a ocorrência de algum problema no processo de emissão do documento, entre em contato com o Fale Conosco do ID Jovem, Edição: Rodrigo Durão Coelho
Como fazer para receber o auxílio jovem?
A família precisa estar inscrita no Cadastro Único. Todos os meses, o programa identifica as famílias que serão incluídas e que começarão a receber. A inscrição no CadÚnico é feito em postos de atendimento da assistência social dos municípios.
É possível comprar passagem de ida e volta com o ID Jovem?
O jovem pode solicitar a emissão do bilhete de viagem de retorno para a data que melhor lhe convém; A reserva ou compra da passagem deve ter antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida.
Como viajar de graça no Brasil?
No Brasil, é possível viajar de ônibus de graça. As gratuidades são concedidas a idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência, jovens de baixa renda de 15 a 29 anos e crianças de até seis anos incompletos.
Quem tem o direito de pagar meia entrada?
O que é a lei da meia-entrada? – A Lei da Meia-Entrada é um importante marco legislativo que visa democratizar o acesso a eventos culturais, esportivos e educacionais, garantindo que estudantes e jovens tenham a oportunidade de participar de atividades que enriqueçam suas vidas de forma acessível.
- Fundamentada em princípios de equidade e inclusão, essa lei tem o potencial de ampliar horizontes e promover uma sociedade mais engajada e culturalmente diversa.
- No Brasil, a Lei da Meia-Entrada foi criada com o objetivo de assegurar que estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de tenham acesso a eventos diversos, como cinemas, teatros, shows, museus e eventos esportivos, pagando apenas metade do valor do ingresso.
Um dos principais beneficiados pela Lei da Meia-Entrada são os estudantes. Ao apresentar a Carteira de Identificação Estudantil (CIE), emitida por entidades reconhecidas, os estudantes podem desfrutar de descontos em ingressos, incentivando a participação em eventos que complementam sua formação acadêmica.
Quem tem direito a viajar de graça?
Como viajar de graça ou obter desconto em viagens interestaduais. Nas viagens interestaduais, idosos com idade mínima de 60 anos e com renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos têm direito a viajar de graça.
Tem como cancelar a passagem do ID Jovem?
Sendo necessário comparecer na agência com a documentação, com até 3hs antes do embarque, para confirmação da passagem. Pois ultrapassando o prazo legal, automaticamente é feito o cancelamento no sistema.
Qual a finalidade do id?
Significado de Id (O que é, Conceito e Definição)
- ID é a sigla para identity, palavra inglesa que significa ” identidade ” na tradução literal para a língua portuguesa.
- No contexto do mundo conectado às redes online, através da internet, o ID passa a se referir a identidade que cada usuário cria nos diversos dispositivos e aparelhos disponíveis no mercado.
- Por exemplo, para utilizar alguns serviços de compartilhamento ou armazenamento de dados “nas nuvens”, o usuário deve efetuar um cadastro no provedor destes serviços para que lhe seja conferido uma identidade de acesso, ou seja, o seu ID.
- Especialmente nos Estados Unidos, o ID consiste no documento de identificação que os cidadãos carregam com eles, semelhante ao RG (Registro Geral) dos brasileiros, ou BI (Bilhete de Identidade) dos portugueses.
- No ramo da psicanálise, o ID também é uma das três estruturas do aparelho psíquico, juntamente com o ego e o superego,
Quem tem direito a se inscrever no Cadastro Único?
Cadastro Único O Cadastro Único é um grande mapa das famílias de baixa renda no Brasil. Ele mostra ao governo quem essas famílias são, como elas vivem e do que elas precisam para melhorar suas vidas. Por que é importante fazer o cadastro? Porque com o Cadastro Único, as famílias de baixa renda podem receber benefícios sociais, como: o Bolsa Família e desconto na conta de luz.
Os benefícios variam de acordo com cada família cadastrada. As famílias que vivem com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa podem e devem ser registradas no Cadastro Único. Famílias com renda acima desse valor podem ser cadastradas para participar de programas ou serviços específicos. Fique atento! O cadastramento leva em conta se as famílias fazem parte de povos e comunidades tradicionais ou de grupos específicos.
Entre eles, estão: indígenas, quilombolas, ribeirinhos e população em situação de rua. Afinal, o lema do Cadastro Único é “Conhecer para incluir”. Pessoas que moram sozinhas podem se cadastrar, sim. Mas então por que o governo está avaliando os cadastros de quem mora sozinho? Acontece que, no ano passado, muita gente se cadastrou dizendo que mora sozinha, mas mora com a família.
Isso é muito ruim, porque famílias que precisam ficam sem o benefício, enquanto outras recebem duas vezes. Se você se cadastrou sozinho, mas mora com sua família, clique ou baixe o aplicativo do Cadastro Único e cancele o seu cadastro. É necessário clicar em “Consulta Completa”, fazer o login “gov.br” e depois clicar em “Cancele o seu cadastro”.
Se você mora sozinho mesmo, procure o posto de atendimento do Cadastro Único na sua cidade para atualizar seus dados.
Como faço para saber meu NIS?
Quem está inscrito no Cadastro Único poderá consultar seu Número de Identificação Social (NIS), código familiar, situação cadastral, data da última atualização e data limite para uma nova atualização cadastral por meio do aplicativo do Cadastro Único e também na versão web, no endereço https://cadunico.dataprev.gov.br/,
Além disso, também serão exibidos os dados de identificação do Responsável pela Unidade Familiar, os dados da família e de seus membros. Na Consulta Simples, o usuário não precisa realizar o login Gov.br, mas precisa informar dados de identificação como Nome Completo, Data de Nascimento, Nome da Mãe e UF/Município onde está cadastrado, da forma como estão registrados no Cadastro Único, para que o cadastro seja encontrado na base de dados do Governo Federal.
No acesso sem login, o cidadão poderá ter acesso à consulta simplificada de seu cadastro, à emissão e validação de Comprovante de Cadastro e à busca por Postos de Atendimento do Cadastro Único.
Como conseguir passagem de graça para idoso na Gontijo?
Linhas INTERMUNICIPAIS MG: – São reservadas somente duas poltronas para pessoa idosa ou deficiente, prevalecerá quem marcar primeiro, conforme Decreto 46.434. – As pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, com renda igual ou inferior a dois salários mínimos, têm direito ao benefício de gratuidade.
Como funciona o programa ID Jovem?
O ID Jovem é o documento que possibilita acesso a benefícios como meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. O programa é destinado aos jovens de baixa renda que fazem parte do Cadastro Único.
Como tirar a carteira do ID Jovem?
Uma vez cadastrado no Programa, é possível obter a carteirinha ID Jovem acessando o endereço idjovem.juventude.gov.br/emitir-id-jovem.
Quem tem direito a pagar meia no cinema?
O que é a lei da meia-entrada? – A Lei da Meia-Entrada é um importante marco legislativo que visa democratizar o acesso a eventos culturais, esportivos e educacionais, garantindo que estudantes e jovens tenham a oportunidade de participar de atividades que enriqueçam suas vidas de forma acessível.
Fundamentada em princípios de equidade e inclusão, essa lei tem o potencial de ampliar horizontes e promover uma sociedade mais engajada e culturalmente diversa. No Brasil, a Lei da Meia-Entrada foi criada com o objetivo de assegurar que estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de tenham acesso a eventos diversos, como cinemas, teatros, shows, museus e eventos esportivos, pagando apenas metade do valor do ingresso.
Um dos principais beneficiados pela Lei da Meia-Entrada são os estudantes. Ao apresentar a Carteira de Identificação Estudantil (CIE), emitida por entidades reconhecidas, os estudantes podem desfrutar de descontos em ingressos, incentivando a participação em eventos que complementam sua formação acadêmica.
O que fazer para pagar meia no cinema?
O que levar: Cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013.
Como fazer a carteirinha de estudante?
Como e onde emitir a Carteira de Estudante Online? – A emissão da carteira de estudante online pode ser feita através dos sites das entidades estudantis autorizadas, Para isso, é necessário preencher um formulário com informações pessoais e acadêmicas, além de enviar uma foto e comprovante de matrícula.
O que falar sobre o Dia da Juventude?
15 dez Neste Dia da Juventude, entenda a importância do jovem para o futuro da sociedade – O que podemos fazer hoje para os jovens do futuro? Considerando que essa parcela da população é quem vai assumir a força de trabalho e atuar em áreas como saúde, educação, economia e outras, prezar pelo amanhã delas é uma maneira de impactar positivamente também no nosso futuro.
- A participação do jovem na sociedade é tão importante que existe até um dia específico para celebrar esse grupo.
- No Brasil, o Dia da Juventude é comemorado em 22 de setembro.
- Entre os motivos dessa data, está o fato de que os jovens têm grande importância em diferentes conquistas históricas para o nosso país, incluindo questões políticas.
Essa comemoração foi incentivada pelo Dia Internacional da Juventude, celebrado em 12 de agosto, que foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1985. O objetivo da data é conscientizar as pessoas da relevância que os jovens têm sobre decisões importantes que afetam à sociedade, bem como marcar o compromisso do mundo com a garantia dos direitos dos jovens.