Contents
- 0.1 Para que serve o própolis verde 70 %?
- 0.2 Qual a diferença do própolis verde para o própolis verde 70?
- 0.3 É bom tomar própolis verde todos os dias?
- 1 Quais os benefícios do extrato de própolis verde?
- 2 Qual o benefício do própolis para o fígado?
- 3 Quais os efeitos colaterais do extrato de própolis?
- 4 Como saber se o extrato de própolis é verdadeiro?
- 5 Quais os benefícios do própolis para o estômago?
- 6 Qual a maneira correta de tomar extrato de própolis verde?
- 7 Quantas gotas de própolis verde Um adulto pode tomar?
- 8 Como devo tomar o própolis verde?
Para que serve o própolis verde 70 %?
Para que serve Devido as excelentes atividades anti-inflamatória, antimicrobiana e cicatrizante, o Extrato de Própolis Verde, que contém o composto exclusivo chamado Artepelin C, é indicado para o tratamento das afecções das vias respiratórias superiores e dos pulmões como tosse, gripe e bronquite.
Qual a diferença do própolis verde para o própolis verde 70?
Alto teor de Artepelin C –
PROPOLIS VERDE 2,5x mais concentrada O Extrato de Própolis Verde 70 possui 25% p/v de Extrato Seco Mínimo, sendo 2,5x mais concentrado que o Extrato de Própolis Verde convencional da Apis Flora e, além disso, é um extrato padronizado, passando pelo exclusivo processo de padronização da Apis Flora em sua fabricação.
Assim, o Extrato de Própolis Verde 70 Apis Flora, é um extrato EPP-AF® (Extrato Padronizado de Própolis Apis Flora). Isso significa que ele é um extrato química e biologicamente caracterizado, que passa por mais de 100 análises de controle de qualidade, o que garante a você um produto livre de contaminantes, autêntico e com a qualidade que seu corpo precisa para usufruir dos benefícios do extrato de própolis.
Ademais, os extratos que possuem padronização EPP-AF® contam com eficácia e segurança pré-clínica e clínica estabelecidas, o que garante a excelência em termos de produto natural.
É bom tomar própolis verde todos os dias?
CONTRIBUI PARA UMA MELHOR SAÚDE BUCAL – O consumo diário via oral do Extrato de Própolis pode ajudar a combater aftas e prevenir que elas surjam com frequência, além de reduzir a inflamação da gengiva, auxiliando nos casos de gengivite, e controlar as cáries.
Quais os benefícios do extrato de própolis verde?
Afinal, para que serve o própolis verde? – O própolis possui muitos benefícios a sua saúde. Dentre eles, estão sua ação antioxidante, antiviral, antifúngica, anti-inflamatória e cicatrizante. Ainda, segundo uma revisão científica, os componentes ativos do própolis incluem polifenóis e flavonóides, que possuem ações cardioprotetora, vasoprotetora, antioxidante, antiaterosclerótica, anti-inflamatória e anti angiogênica.
Por conta disso, ingerir própolis diariamente, de maneira mediada e correta, pode representar ações positivas em prol da sua qualidade de vida, além de possibilitar a prevenção de algumas patologias decorrentes de inflamação, como por exemplo, as doenças cardiovasculares. Conforme esclarecido na introdução deste artigo, o própolis possui diferentes formas de apresentação, sendo uma delas o própolis verde, considerado um poderoso ingrediente imuno-estimulante, associado à proteção e prevenção contra gripes e resfriados, por exemplo.
Seus poderosos benefícios para a saúde dos indivíduos surgem de seu principal ingrediente ativo: artepilina-C (ARC). Esse ingrediente é um antioxidante que possui propriedades antibacterianas, antivirais, antifúngicas, anti-inflamatórias e anúlceras, além de ser conhecido por suas funções de protetor hepático e por dar reforço ao sistema imunológico.
Nesse sentido, para que serve o própolis verde? Segundo um estudo, a compreensão sobre a relação entre própolis e o sistema imunológico progrediu ao longo dos últimos anos, proporcionando contribuições importantes para este campo de investigação. De acordo com uma pesquisa realizada no Brasil, um extrato presente no própolis verde possui propriedades anti-inflamatórias, que são ativadas a partir da inibição de citocinas proinflamatórias e o aumento de citocinas anti-inflamatórias.
A partir dessa ação, a presença desse poderoso ingrediente no corpo humano pode auxiliar em inúmeras circunstâncias que envolvem o fortalecimento do sistema imunológico.
Como tomar extrato de própolis verde 70?
Informações sobre o produto: O Extrato de Própolis Verde 70 Apis Flora é um produto de muita qualidade. O seu uso diário auxilia na preservação e no revigoramento da saúde. Ingredientes: Própolis verde, álcool neutro e água purificada. Não contém glúten.
- Concentração Peso Seco: Mínimo de 25 (m/v) – 25% Flavonoides Totais: Mínimo de 12,50 mg/mL Quantidade: 30ml Apresentação: Frasco Âmbar / Conta gotas Sugestão de consumo: – Adulto: iniciar tomando 5 gotas ao dia e ir aumentando gradativamente até aproximadamente 20 a 25 gotas por dia.
- Crianças (acima de 2 anos até 12 anos): iniciar com 3 gotas e ir aumentando gradativamente aproximadamente 10 gotas por dia.
O extrato pode ser ministrado pingando as gotas em um copo de café descartável juntamente com chá, suco, leite, leite fermentado. Conservação: Manter em local fresco, arejado e ao abrigo da luz. Após aberto manter sempre bem fechado para evitar a evaporação do álcool.
Qual o melhor própolis para a saúde?
Própolis mais® vs. própolis: qual a diferença? A própolis é uma resina natural complexa, produzida pelas abelhas, usada principalmente para a prevenção de insetos, microorganismos e reparo das colmeias. Além disso, os humanos também se beneficiam da própolis por suas propriedades biológicas, como anti inflamatórias, imunomoduladoras, antitumorais, antioxidantes, entre outras.
- No Brasil, existem diversos tipos de própolis e cada um tem seus benefícios para a saúde.
- A própolis varia na sua coloração (verde, marrom e vermelha) e consistência.
- Isso depende, dentre outros fatores, da espécie de abelha que a produz.
- A própolis mais comum do mercado farmacológico é a própolis marrom, a qual apresenta prioridades antimicrobiana, antioxidantes e bactericidas, as quais auxiliam no tratamento de resfriados, gripes e dores de garganta.
Já com relação à própolis vermelha, é considerada o tipo mais potente. Sua composição química é complexa, sendo identificados mais de 300 componentes. Os principais são: terpenos, flavonóides, ácidos aromáticos e ácidos graxos, além de elementos inorgânicos, como cobre, ferro e cálcio.
Por conta dessa diversidade, a própolis vermelha possui ampla atividade biológica, incluindo ações analgésicas, antioxidantes, antiinflamatórias, antimicrobianas, antifúngicas, antiparasitárias, antivirais e efeitos quimiopreventivos. Já a própolis verde é conhecida por aumentar a imunidade e ajudar na defesa do sistema imunológico.
Dentre todos os tipos, ela é a mais rica em substâncias e em termos nutritivos. Por isso, possui propriedades antioxidantes, antimicrobianas e anti inflamatórias, as quais são responsáveis por elevar a imunidade do organismo. Devido às substâncias presentes em sua formulação, ela auxilia no combate de radicais livres e inibe o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, além de prevenir o estresse oxidativo.
- No entanto, a combinação dos três tipos proporciona melhores resultados, uma vez que seus variados componentes atuam em sinergia.
- Essa combinação é conhecida como Própolis Mais®.
- Além dos benefícios advindos da própolis marrom, ela também apresenta vantagens por incluir a própolis vermelha e a verde.
- Dessa forma, sua formulação pode ampliar as melhorias obtidas por todos os tipos de própolis.
➤ Referências Bibliográficas: ZULLKIFLEE, Nadzirah; TAHA, Hussein; USMAN, Anwar. Propolis: its role and efficacy in human health and diseases. Molecules,, v.27, n.18, p.6120, 19 set.2022. MDPI AG. RUFATTO, Luciane Corbellini; SANTOS, Denis Amilton dos; MARINHO, Flávio; HENRIQUES, João Antonio Pêgas; ELY, Mariana Roesch; MOURA, Sidnei.
Qual o benefício do própolis para o fígado?
O extrato de própolis, obtido das abelhas é facilmente encontrado em farmácias, contém substâncias chamadas bioflavonoides que estão ligadas a uma melhora da função do fígado. Dessa forma, ajudam a acelerar a desintoxicação do organismo.
Quanto tempo pode tomar própolis?
PRÓPOLIS: O QUE É, BENEFÍCIOS, COMO USAR E MAIS
- Utilizada desde a antiguidade por assírios, incas, egípcios, gregos e romanos, a própolis ganhou ainda mais notoriedade com a pandemia da covid-19, mantendo-se no posto de aliada natural da saúde.
- Conhecida pela maioria da população na forma de extrato e sprays bucais, a própolis também ganhou seu espaço nos shots matinais funcionais recomendados por nutricionistas.
- Mas afinal, o que é própolis?
- Produzida pelas abelhas, a própolis é uma mistura complexa, formada por material resinoso e balsâmico coletado das plantas pelos insetos, além de saliva e enzimas acrescentadas pelas próprias abelhas.
- A própolis é utilizada para proteger a colmeia contra insetos e microrganismos, no reparo de frestas ou danos à colmeia e na mumificação de insetos invasores.
- Além de resinas, dentre as mais de 300 substâncias ativas que estão presentes na própolis, podemos citar como mais relevantes os compostos fenólicos, flavonoides, óleos essenciais e compostos prenilados, como artepelin C – elemento exclusivo da própolis verde.
- É a sinergia dessa complexa composição a responsável pela grande quantidade de atividades da própolis que proporciona diversos benefícios à saúde.
- Tipos de própolis
- A composição de uma própolis é determinada, principalmente, pelas características fitogeográficas, como tipo de vegetação, estação do ano e as condições ambientais existentes próximas às colmeias das abelhas.
Essas variações fazem com que seja possível a obtenção de diferentes tipos de própolis. Atualmente, as própolis brasileiras podem ser divididas em 13 tipos, mas existem três que são mais conhecidos: a verde, a vermelha e a marrom. A própolis verde A própolis verde é uma exclusividade brasileira, pois só aqui existe a planta da qual as abelhas retiram a matéria-prima para produzir esse tipo especial de própolis, a Baccharis dracunculifolia, popularmente conhecida como vassourinha ou alecrim-do-campo.
- A grande quantidade de artepelin C, juntamente aos outros compostos ativos presentes nessa matéria-prima, agrega um alto valor comercial à própolis verde brasileira frente ao mercado internacional.
- A própolis vermelha
- A própolis vermelha é originária da região Nordeste do Brasil, sendo obtida a partir da planta Dalbergia ecastophyllum, cujo nome popular é rabo de bugio.
- Sua composição química é rica em isoflavonas e, devido à abundância desses compostos nesse tipo de própolis, eles são utilizados como marcadores químicos para a identificação da própolis vermelha.
- Sua cor vermelha ocorre devido à presença das isoflavonas retusapurpurinas A e B na resina da sua fonte botânica.
- A própolis marrom
- A própolis marrom é mais comum na região Sul do país, obtida a partir de várias fontes botânicas, o que significa que as abelhas visitam diversas plantas para produzir esse tipo de própolis.
- Embora não seja amplamente estudada como a verde e a vermelha, ela já teve seus principais compostos identificados.
- Benefícios da própolis
O uso da própolis na medicina popular é datado de 300 a.C. por seus benefícios para a saúde, especialmente como aliada do sistema imunológico e por suas propriedades cicatrizantes. Hoje, principalmente após a pandemia de covid-19, a própolis alcançou o status de medicamento natural, sendo objeto constante de estudo de muitos pesquisadores em várias partes do mundo.
- Imunomoduladora – essa atividade exercida pela própolis ajuda a regular o sistema imunológico, estimulando-o ou suprimindo, se necessário;
- Anti-inflamatória – diversos estudos já demonstraram esse benefício. A própolis ajuda na redução sintomática dos efeitos inflamatórios;
- Antimicrobiana – comprovada por análises microbiológicas, a própolis apresentou uma zona de inibição contra uma das principais bactérias causadora da dor de garganta (Staphylococcus aureus). Por isso é comum ver tantos sprays de própolis por aí;
- Cicatrizante – quando utilizada diretamente em uma ferida ou machucado, a própolis ajuda a potencializar o processo natural de cicatrização do corpo;
- Proteção renal – um estudo realizado em pacientes com doença renal crônica demonstrou efeitos positivos na redução da proteinúria, isso sugere que, de maneira indireta, a própolis possui efeito protetor dos rins.
- Atualmente, você pode usufruir dos benefícios da própolis com as várias apresentações disponíveis no mercado como o extrato, sprays, compostos de mel e própolis e até mesmo em produtos cosméticos, como sabonetes e pomadas.
- Como comprar própolis com segurança
- Sabemos que existem muitos produtos à base de própolis disponíveis no mercado e que essa variedade pode acabar confundindo e tornando o momento da compra uma tarefa mais complicada.
- Separamos algumas dicas para ajudar você a comprar própolis com segurança:
- Compre sempre em locais idôneos e conhecidos, como farmácias e lojas de produtos naturais;
- Se for comprar pela internet e desconfiar que o produto não seja verdadeiro, não hesite em fazer perguntas precisas aos vendedores;
- Dê preferência à produtos de empresas reconhecidas no mercado, como a Apis Flora, por exemplo;
- Verifique se na embalagem do produto há o selo do S.I.F. (registro do Ministério da Agricultura) ou a indicação de registro pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária);
- Observe os detalhes da embalagem: analise a qualidade da impressão, verificando se não há falhas ou diferenças aparentes de cores;
- Verifique se a embalagem está lacrada e em perfeitas condições;
- Evite produtos que não tenham dados de contato – como telefone do SAC e endereço da empresa.
- Além dessas dicas, há um outro aspecto importante que deve ser observado quando falamos sobre produtos com própolis: por se tratar de um produto natural que pode sofrer alterações, como você pode estar certo de que está consumindo a quantidade necessária de compostos fenólicos e bioativos para garantir a eficácia do produto?
- A importância da padronização
- Ter um extrato de própolis padronizado significa poder ter a certeza de estar usufruindo de todos os benefícios que a própolis pode oferecer para sua saúde.
- Além disso, a padronização garante um extrato química e biologicamente caracterizado, possibilitando seu uso em ensaios clínicos, como foi o caso do que avaliou o uso da própolis como auxiliar no tratamento da covid-19.
- Foi pensando nisso que a Apis Flora desenvolveu o extrato de própolis EPP-AF ® que tem uma “fórmula especial” e garante a você que sua composição será sempre a mesma, independente do lote.
- O extrato de própolis EPP-AF ®
- O extrato de própolis EPP-AF ® é resultado de mais de 25 anos de pesquisa realizadas pelo nosso centro de pesquisas e inovação, em parceria com diferentes universidades brasileiras, como a USP, a Unesp e a Unicamp, dentre outras.
- Nossa equipe, utilizando tecnologia inovadora e um padrão de qualidade de excelência, desenvolveu uma matéria-prima obtida por uma formulação e um processo de extração exclusivos.
Para desenvolver a fórmula especial do EPP-AF ®, os pesquisadores da Apis Flora desenvolveram e validaram métodos analíticos para detectar e quantificar as substâncias ativas presentes na própolis e, então, mapearam química e biologicamente uma grande parcela das própolis obtidas em todo o Brasil.
- E foi assim que surgiu o inovador e exclusivo extrato de própolis padronizado EPP-AF ® : único produto à base de própolis existente no mercado, química e biologicamente caracterizado, com eficácia e segurança pré-clínica e clínica estabelecidas, o que garante a excelência em termos de produto natural.
- Como usar a própolis
- Como já mencionamos, há várias apresentações de própolis disponíveis no mercado, mas aqui falaremos sobre a mais conhecida: o extrato de própolis.
- O extrato de própolis possui algumas formas de uso: ingerir as gotas diluídas em água, chás ou para compor os famosos shots, utilizar na água para inalar o vapor e o uso tópico para auxiliar na cicatrização de espinhas e machucados.
- Seu consumo pode ser feito diariamente e sem necessidade de interrupções, já que uma de suas atividades é a imunomoduladora, que é a capacidade que a própolis tem de estimular e/ou suprimir o sistema imunológico, regulando-o.
- Saiba a seguir como utilizar os produtos de acordo com a finalidade:
- Gotas: a dosagem recomendada varia de acordo com a concentração do produto, portanto, atente-se ao modo de uso presente na embalagem recomendado pelo fabricante ou à recomendação de seu médico ou nutricionista. Como o produto possui sabor picante característico, sugerimos diluir as gotas em água, suco ou outra bebida;
- Uso tópico: pingar o extrato de própolis em uma haste flexível ou algodão e aplique sobre a ferida;
- Inalação: ferver a água, pingar as gotas de extrato de própolis e inalar o vapor que contém os óleos essenciais da própolis.
Contraindicações O extrato de própolis tem sido utilizado ao longo de muitos anos, demostrando seus benefícios para a saúde das pessoas. Nesse sentido, a única contraindicação apresentada seria para pessoas alérgicas à própolis ou produtos apícolas. Este material tem caráter meramente informativo.
Quais os efeitos colaterais do extrato de própolis?
Alergia a própolis – O própolis pode provocar alergia em algumas pessoas, com sintomas como inchaço, vermelhidão, dermatite psoríasiforme, coceira ou urticária na pele. Principalmente em pessoas mais sensíveis ou com histórico de alergia. O ideal é pingar duas gotas do extrato de própolis na pele. Depois, aguardar cerca de 30 minutos para ver se surge alguma vermelhidão.
Quanto tempo o própolis começa a fazer efeito?
A própolis e o sistema imunológico – De fato, uma das proezas mais estudadas das própolis marrom, verde e vermelha é a capacidade de impulsionar o sistema imune. Não existe um consenso sobre qual componente é responsável por isso, mas tudo leva a crer que ocorre uma interação entre um mix de substâncias da resina e dois tipos de células de defesa, os macrófagos e os neutrófilos, que fazem uma faxina pelo organismo.
- As pesquisas mostram que há um aumento na produção de anticorpos e da atividade de células envolvidas na resposta imunológica em animais e seres humanos”, conta o professor Sforcin.
- Esse apoio à imunidade tem outra atuação nada desprezível.
- O extrato de própolis apresenta propriedade anti-inflamatória sem os efeitos colaterais dos medicamentos para essa finalidade.
“É uma ação diferente de tudo que está no mercado hoje”, afirma Rosalen. “Quem tem artrite reumatoide ou lúpus, por exemplo, não pode utilizar anti-inflamatórios por tempo prolongado devido ao risco de problemas renais, gástricos A própolis poderá ser uma alternativa no futuro.” É claro que as pesquisas nesse contexto precisam avançar muito antes de o composto virar prescrição médica.
- Mas os resultados até aqui animam.
- Agora, o campo mais promissor de pesquisas com própolis envolve seu poderio anticâncer.
- Ele é alvo de um número ascendente de estudos feitos com culturas de células em laboratórios de diversos cantos do planeta.
- Os experimentos revelam que o produto das abelhas inibe o crescimento de células cancerosas e até ajuda a reduzir a extensão de tumores de mama, fígado, próstata, pulmão, entre outros.
Um dos trabalhos que mais chamam atenção na área foi desenvolvido pela patologista Yahima Frión, da Universidade de Havana, em Cuba, numa parceria com a equipe de Sforcin, da Unesp de Botucatu. Células de um tipo de câncer de pulmão foram incubadas com a própolis verde brasileira.
- Pelo andar da ciência, é provável que, no futuro, o extrato da substância renda princípios ativos contra a doença e que sirvam de alternativa a agentes quimioterápicos.
- Na Universidade Médica da Silésia, na Polônia, estudiosos observaram que amostras de tumor de próstata são sensíveis à ação da própolis verde brasileira – ela estimulou a morte das células defeituosas sem afetar as sadias.
- Durante as análises para investigar os ingredientes por trás do benefício, os experts identificaram três substâncias anticâncer mais promissoras: o ácido cafeico, o artepillin C e a galangina, nomes complicados que devem ganhar os holofotes no meio científico daqui em diante.
- O próximo passo é isolar cada um deles, testá-los novamente e, se o resultado for positivo, pensar na criação de um fármaco a ser avaliado em gente de verdade.
Continua após a publicidade Embora boa parte das indicações da própolis careça de mais chancela científica e de testes clínicos – a última etapa necessária para uma substância virar um tratamento médico confiável -, muitos países já fazem uso massivo da resina na prevenção de doenças.
- Os japoneses a consomem como profilático diariamente para combater os radicais livres”, ilustra o farmacêutico Jairo Bastos, professor da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto.
- Na Romênia, a apiterapia – uso terapêutico de produtos da abelha – está colada à cultura do país.
- A capital Bucareste abriga, desde 1984, o primeiro centro clínico de apiterapia do mundo.
Lá, o extrato de própolis tem status de medicamento.
Qual o melhor horário para tomar o própolis verde?
Saiba o melhor horário para tomar – Quanto ao melhor horário para consumir o própolis verde, não há uma recomendação específica. O importante é que o própolis seja consumido diariamente e de forma regular, para que seus potenciais benefícios possam ser aproveitados ao máximo.
Quem não pode tomar própolis verde?
Existe contraindicação para o própolis? – Por ser um elemento natural, produzido pelas abelhas, o própolis pode ser aplicado de diversas maneiras, que devem ser orientadas por um profissional da área da saúde, a fim de que sejam consideradas as particularidades de cada indivíduo e suas restrições.
- Nesse sentido, é preciso ter em mente que, assim como outros suplementos vitamínicos e substâncias que possuem ação sobre o funcionamento do organismo, o própolis também pode ter algum tipo de contra indicação.
- Dentre os principais efeitos colaterais encontra-se, sem dúvidas, a reação alérgica que pode causar sintomas como inchaço, vermelhidão, coceira ou urticária na pele.
Com o objetivo de evitar reações de origem alérgica, a recomendação está na realização de um teste de sensibilidade antes do uso mais elevado do própolis. O teste é simples e consiste em pingar duas gotas do extrato no antebraço e aguardar entre 20-30 minutos para verificar se surge coceira ou vermelhidão na pele.
Qual a diferença de extrato de própolis e extrato de própolis verde?
A Própolis verde é retirada da planta alecrim do campo, diferente da Própolis marrom que é feita a partir uma grande diversidade de plantas.
Qual a diferença entre o extrato de própolis e o extrato de própolis verde?
Além disso, a própolis verde tem ação cicatrizante superior a própolis vermelha, como sugere o estudo feito em laboratório. Própolis marrom: é a mais co- mum, já que, como dito ante- riormente, independe de origem botânica específica para sua pro- dução.
Como saber se o extrato de própolis é verdadeiro?
A pesquisadora diz que o consumidor pode reconhecer a própolis verde verdadeira através da sua cor que é um esverdeado com marrom e o cheiro característico.
Quais os benefícios do própolis para o estômago?
Própolis faz mal para o estômago? – Por ter propriedades que ajudam na cicatrização de feridas, o própolis pode ser benéfico para quem tem gastrite ou úlceras, Isso porque pode proteger a mucosa do estômago. No entanto, em quantidades excessivas, algumas pessoas podem sentir um desconforto gástrico.
Qual a maneira correta de tomar extrato de própolis verde?
Como Usar a Própolis Verde Pode ser utilizado em forma de Tintura de Própolis (solução extrativa), por exemplo, tomando 10 gotas diluídas em água, ou em uma colher de sobremesa de mel, três vezes ao dia. No caso de gargarejos e bochechos, diluir 15 gotas em meio copo de água filtrada.
Pode tomar própolis antes de dormir?
Ajuda no sono – Uma função do própolis – para muitos desconhecida – é a regulação do sono, especialmente para quem pratica atividades físicas no período noturno, ou tem grande variação de horários de rotina, fatores que influenciam no ciclo circadiano.
Qual o melhor própolis para desinflamar o corpo?
Própolis faz bem? Veja tipos, estudos e dicas de uso Própolis é uma mistura de substâncias resinosas de vegetais, pólen, cera e secreções salivares das abelhas. Desta forma, para as abelhas, serve para vedar frestas e proteger a colmeia de possíveis ataques de outros insetos e das adversidades climáticas.
- Já para o corpo humano, é uma substância rica em benefícios para a saúde.
- Acompanhe os principais benefícios e o que dizem alguns estudos.
- As diferentes plantas e abelhas que fazem parte da produção originam diferentes tipos de própolis.
- Assim, eles se diferenciam pela cor, pela consistência e benefícios.
No Brasil, os mais utilizados são os tipos: verde, vermelho e marrom.
Própolis verde: é proveniente do alecrim do campo ( Baccharis dracunculifolia ). É conhecido pelas suas propriedades antimicrobiana, antioxidante, anti-inflamatória, imunomodulatória, cicatrizante, anestésica, anticâncer e anticariogênica. Própolis vermelho: vem de uma planta conhecida como rabo de bugio ( Dalbergia ecastophyllum (L) Taub). Possui compostos fenólicos importantes e apresenta efeitos antitumorais e antioxidantes. Própolis marrom: é o mais conhecido e tem origem em muitas plantas. Apresenta efeitos antioxidantes e antimicrobianos.
Por mais que existam diferentes tipos, a composição é, basicamente, 50% de resina e bálsamo vegetal, 30% de cera, 10% de óleos essenciais e aromáticos, 5% de pólen e 5% de outras substâncias, como resíduos orgânicos. Vale lembrar que o uso do própolis não é de hoje.
antibacterianoantioxidanteantifúngicoantiviralanti-inflamatórioantiprotozoárioantitumoralhepatoprotetor.
Em síntese, as análises mais específicas evidenciam a atuação da substância na melhora e tratamento da saúde oral, gastrointestinal, controle da glicose, para a cicatrização de feridas, acnes e cuidados ginecológicos. Acompanhe.Foi evidenciado em que a combinação do extrato etanólico de própolis com enxaguatórios bucais potencializou a prevenção de infecções microbianas, bem como o tratamento da inflamação das gengivas.A feita indica que a eficácia do própolis no tratamento de distúrbios gastrointestinais pode ser atribuída às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.Em uma foi identificado como mais um potencial benefício do própolis o controle dos níveis glicêmicos em pacientes com diabetes tipo 2.
Um apontou que a substância reduziu a quantidade de radicais livres em lesões inflamatórias e aumentou a presença de colágeno. Os flavonoides, arginina, vitamina C, pró-vitamina A, complexo B e alguns minerais da sua composição ajudam na cicatrização.
O de tratamentos em pacientes com acne identificou melhores resultados naqueles que aplicaram um creme feito de própolis combinado com óleo de melaleuca (tea tree oil) e aloe vera. Os demais utilizaram creme de eritromicina (antibiótico) ou placebo. Ainda, um realizado com solução aquosa de própolis apontou a melhora do bem-estar vaginal.
Devido à ação antibiótica, antimicótica e anestésica, a substância pode ser recomendada para tratar doenças, como candidíase. É importante destacar que o própolis é encontrado em diferentes, na forma de extrato seco em cápsulas, extrato aquoso ou alcoólico, em gotas.
- Assim, as indicações de uso estão relacionadas com seus benefícios apresentados anteriormente, como anti-inflamatório.
- Desta forma, o extrato pode ser usado em tratamento ou prevenção, ingerido, aplicado diretamente na pele ou diluído, de acordo com a indicação do profissional de saúde.
- Para quem ingere o extrato de própolis como forma preventiva e para melhorar a saúde, alguns profissionais indicam que a administração seja feita diariamente, em jejum, logo pela manhã.
Mas é importante ressaltar que o uso deve ser recomendado por médicos e profissionais da saúde. Afinal, existem contraindicações, e as orientações variam de acordo com a necessidade e sensibilidade de cada paciente. De fato, o uso oral ou tópico pode causar reações alérgicas, especialmente em alérgicos à abelha ou a picadas de insetos, asmáticos e indivíduos com alergias que se apresentam como dermatite de contato ou mucosite oral.
Ao saber para que serve o extrato de própolis, a lista de benefícios chama a atenção, não é mesmo? Por isso, muitas pessoas agregam na rotina matinal algumas gotinhas do produto. Vale destacar que a orientação do profissional da área da saúde é essencial para fazer a ingestão diária correta, assim como para escolher a forma farmacêutica ideal.
Entre em contato com a para saber mais e como solicitar. Postado 02/09/2020 | Atualizado 08/09/2020 | Tempo de leitura 6 min : Própolis faz bem? Veja tipos, estudos e dicas de uso
Qual a vantagem de tomar própolis todos os dias?
Fortalece a imunidade. Ajuda a combater a acne. Eficiente no tratamento de queimaduras. Efeito antibacteriano e antiviral.
Qual o própolis mais puro?
Qual a diferença entre a própolis verde e a marrom? Essa é uma pergunta que sempre nos fazem. Primeiramente, vamos falar do extrato de própolis Prodapys, que é um extrato alcoólico. O álcool consegue arrastar (extrair) todos os fitoquímicos lipossolúveis benéficos da própolis, fazendo com que o extrato seja mais concentrado e tenha um sabor mais forte, tendo um teor de concentração de fitoquímicos mais elevado que o extrato de própolis aquoso.
A própolis é uma mistura complexa, formada por materiais resinosos e balsâmicos de origem vegetal, a qual é coletada por abelhas e modificada por meio de suas secreções salivares. A própolis brasileira tem uma composição química bastante distinta das outras própolis, sendo considerada a melhor própolis do mundo.
Isto está vinculado à sua origem botânica e à espécie de abelha que a produz. A própolis marrom é a mais popular e tem origem em uma grande diversidade de plantas. Já a própolis verde é originária da planta chamada Baccharis Dracunculifolia, conhecida também como alecrim-do-campo.
- As duas variedades de própolis apresentam substâncias antioxidantes, como os ácidos fenólicos e os flavonoides.
- E apresentam ação bactericida, antifúngica e antiviral.
- Somente na própolis verde contém um importante ácido fenólico, chamado Artepillin-C (ácido 3,5-diprenil-4-hidroxicinâmico).
- Os japoneses valorizam muito a própolis verde, pois através de pesquisas científicas, eles descobriram que o Artepillin-C, presente na própolis verde, pode ser um poderoso agente na prevenção e combate ao câncer.
Independente de qual própolis você escolha para o seu consumo, é importante consumir diariamente. Sua imunidade agradece! Fonte: Prodapyl : Qual a diferença entre a própolis verde e a marrom?
Quantas gotas de própolis pode tomar por dia?
Recomendamos 15 gotas de 1 a 3 X/dia. Devido ao sabor picante da própolis aconselhamos diluí-la em água, suco ou mel para mascarar o sabor. A quantidade de água, suco ou mel é insignificante, contanto que o preparado seja totalmente ingerido.
Quantas gotas de própolis verde Um adulto pode tomar?
Quantas gotas de própolis podemos tomar por dia? – Ainda não existe uma dosagem estabelecida de quanto é indicado tomar por dia. No entanto, especialistas destacam que 30 gotas de extrato de própolis diariamente já podem proporcionar diversos benefícios para a saúde.
Como devo tomar o própolis verde?
Prpolis: o que, como usar e quais os benefcios Seu carrinho est vazio 🙁 O própolis é mistura de pólen, cera e resinas vegetais que as abelhas coletam por meio das enzimas salivares. Muitas vezes usado na forma de extrato, ele atua como antibiótico natural, tem nutrientes que ajudam a melhorar a imunidade do organismo, antioxidantes e função antifúngica.
Benefícios do própolis Ajuda no sono Como usar o própolis Contra-indicações Receita matinal Fonte: Ativo
Um dos principais benefícios do própolis e outros alimentos imunomoduladores (cúrcuma e glutamina, por exemplo) é atuar contra o processo de inflamação do organismo. Ele também é antioxidante. Ou seja, suas vitaminas e minerais vão auxiliar no processo de limpeza dos nossos sistemas.”O própolis é um dos melhores, se não o melhor, alimentos imunomoduladores.
- Também tem ação antifúngica e antibactericida.
- Ele ajuda a evitar e tratar dermatites, urticárias e fungos, nas unhas ou na pele, como o suor com odor muito forte (fungo).
- Em todos esses casos ele ajuda bastante”, explica Mariana Regadas, nutricionista funcional e esportiva.Tosse, dor de garganta, gastrite, intoxicação alimentar e aftas são alguns exemplos de problemas que o consumo de própolis pode ajudar a resolver.
Os flavonoides presentes nele também ajudam a impedir a proliferação de bactérias e vírus.Alguns estudos com o própolis já comprovam os efeitos anti-inflamatórios que estimulam a imunidade celular e incentivam a atividade de destruição de corpos estranhos.
Os flavonoides também ajudam a eliminar do corpo os radicais livres em excesso e aumentam a produção de células de defesa do corpo.Uma função do própolis – para muitos desconhecida – é a regulação do sono, especialmente para quem pratica atividades físicas no período noturno, ou tem grande variação de horários de rotina, fatores que influenciam no ciclo circadiano.”Quem treina à noite altera o ciclo circadiano hormonal e isso piora o padrão do sono.
Algumas pessoas sentem mais, outras menos. Quando o própolis é usado à noite, ele estimula a melatonina e, além de agir como imunomodulador, regula o sono”, explica Mariana Regadas.Uma boa receita, segundo ela, para dormir mais rápido é preparar um chá de mulungu, adicionar dez gotas de própolis e beber antes de deitar.O própolis pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e farmácias em diversas formas.
As mais comuns são cápsulas, tintura, balas ou extrato, que é a versão mais concentrada do produto.Assim como o mel, pode ter variações na composição química, propriedades biológicas, cor e odor, muito por causa das diferentes regiões em que é produzido,”Na forma de extrato de própolis existem dois tipos, o aquoso e o alcoolico.
O aquoso é menos concentrado que o alcoolico. Se formos pensar em princípios ativos, o alcoolico, ou o verde, é melhor. Mas o aquoso é melhor para crianças e pessoas com problemas no fígado, por exemplo”, indica a nutricionista.Para cicatrização de feridas ou acne e espinhas, aplique uma ou duas gotas do extrato sob o local.
Para dores de garganta, adicione quatro ou cinco gotas de extrato de própolis em uma xícara de água e use para fazer um gargarejo.O própolis, especialmente na forma bruta, é uma substância com muito açúcar, portanto torna-se mais perigoso para diabéticos ou pessoas com propensão para desenvolver a doença.
Há também o risco de alergia, manifestada com inchaço, vermelhidão, coceira ou urticária na pele.Antes de usar, pingue duas gotas do extrato na pele e espere por 30 minutos para ver se surge algum incômodo. A forma bruta também pode manchar os dentes – daí a preferência pelo extrato de própolis.Muita gente já aderiu à água com limão de manhã.
Experimente adicionar o própolis à receita para turbinar ainda mais os benefícios. Além dele, a glutamina também pode entrar no preparo.Esprema meio limão em um copo, com água morna, pingue algumas gotas de própolis e beba em jejum. Espere, de preferência 30 minutos, para tomar o café da manhã.”É um shot de saúde.
Ação antioxidante, detox e imunomoduladora, também por causa da vitamina C do limão. Essa receita diminui a ação dos radicais livres e ajuda no equilíbrio ácido-base também, principalmente no intestino,em que neutraliza o meio ácido e deixa o PH mais neutro”, explica a nutricionista. Utilizamos cookies para melhorar a sua experincia no site e personalizar anncios. Ao continuar navegando, voc concorda com a nossa Poltica de Privacidade. : Prpolis: o que, como usar e quais os benefcios
Qual a melhor porcentagem de extrato de própolis?
O valor mínimo exigido é de 11% (m/v), pois estudos mostram que é a partir desse valor que os extratos alcoólicos de própolis possuem atividade biológica.