Quais Os Benefícios Da - Hospital da Mulher e Maternidade Santa Fé

O que é bom para a saúde?

Qualidade de vida em cinco passos | Biblioteca Virtual em Saúde MS De acordo com a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

Passo 1 Adote hábitos saudáveis: alimente-se de maneira saudável; não fume; evite café e bebidas alcoólicas em excesso; não dirija após ingerir bebida alcoólica; procure dormir 8 horas diárias; faça atividades esportivas e de lazer regularmente; resolva problemas de forma racional, encarando-os positivamente; administre seu tempo realizando uma atividade de cada vez; cultive o bom humor. Passo 2 Trabalho: programe e tire férias anuais; não leve serviço para casa; mantenha o ambiente de trabalho limpo, iluminado, ventilado, sem cigarros, poluição ou barulho excessivo; em momentos de tensão faça um relaxamento com respiração lenta e pausada. Passo 3 Esporte e lazer: faça 30 minutos diários de atividade física, de forma contínua; suba e desça escadas em vez de usar elevador; nos momentos livres faça caminhada, pratique esportes, dance; escute música; faça passeios ao ar livre; saia com amigos e família; reserve um tempo só para você.Atividades físicas proporcionam benefícios físicos e psicológicos, tais como: controle do peso corporal; controle dos níveis de glicose, de colesterol, da pressão arterial; melhora da mobilidade das articulações; aumento da densidade óssea (previne a osteoporose); aumento da resistência física; ajuda no controle da depressão; melhora a qualidade do sono; mantém a autonomia; evita o isolamento social; alivia o estresse; aumenta o bem-estar; melhora a auto-imagem e a auto-estima.Lembre-se: antes de iniciar a prática de exercícios físicos, procure orientação profissional e passe por uma avaliação médica. Passo 4 Cuidado com o sol: busque as horas mais frescas do dia e evite exposição prolongada ao sol; use sempre protetor solar nas áreas expostas ao sol; use óculos escuros e roupas claras, chapéu ou boné para proteger-se. Passo 5 Alimentação: faça, no mínimo, cinco refeições ao dia (café da manhã, lanche, almoço, lanche e jantar); coma frutas, legumes e verduras variados diariamente; evite refrigerantes e salgadinhos; beba pelo menos dois litros (6 a 8 copos) de água por dia; faça as refeições em ambiente calmo e nunca assistindo televisão; evite comer em excesso quando estiver nervoso ou ansioso.

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo. Dica elaborada em julho de 2.013.

Quais os benefícios do açafrão para o homem?

6. Pode fazer bem para quem tem Alzheimer – Por ter antioxidantes, o açafrão pode melhorar a cognição de pessoas com algum tipo de demência, como é o caso do Alzheimer, Uma pesquisa destacou que os compostos do açafrão, como a crocina, reduzem a inflamação e os danos oxidativos no cérebro, o que proporciona efeitos benéficos para quem tem a condição.

Quais são os benefícios da canela para a saúde?

Home > Notícias > Quais os benefícios da canela para a saúde? Publicado em: 16/02/2023 Além de conferir aroma e sabor para diversas receitas da culinária mundo afora, a canela é a queridinha dos nutricionistas e das pessoas que adotam um estilo de vida saudável. É que a especiaria é rica em flavonoides, como eugenol, hesperidina e linaool, e possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

  1. Por isso, entre os benefícios da canela, está a ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.
  2. A canela faz bem ao organismo também porque contém quantidades de cinamaldeído.
  3. Essa substância acelera o metabolismo, promove a queima de gordura corporal e melhora a concentração.
  4. Desta forma, a especiaria é uma aliada também para quem quer melhorar a disposição física e mental.
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Com o nome científico de Cinnamomum, a canela é comercializada em supermercados, feiras ou lojas de produtos naturais, na forma de pó ou em pau, ou casca. Conheça agora quais os benefícios da canela e porque esse alimento deve ser consumido regularmente: 1.

Diabetes Vários estudos científicos apontam que a canela faz bem para os diabéticos porque ajuda a aumentar os níveis de insulina. Esse hormônio é o regulador das taxas de açúcar no sangue.2. Emagrecimento Entre os benefícios da canela está seu efeito termogênico e metabólico. Mas, o que essa propriedade significa? A especiaria ajuda a promover o gasto energético e a oxidação da gordura e, por isso, favorece a perda de peso.

Isso ocorre porque o ingrediente ativa proteínas que atuam na mobilização do tecido adiposo para ser utilizado pelo corpo para produzir energia. Ademais, a canela faz bem para quem quer emagrecer porque favorece a redução do acúmulo de gordura corporal.

  1. Além disso, é rica em fibras, aumentando a sensação de saciedade, diminuindo a fome e fomentando o processo de perda de peso.
  2. Uma dica para quem quiser aumentar o consumo da canela é apreciá-la junto com as frutas.
  3. A banana e o abacaxi assados com canela em pó, além da maçã e a pêra cozidas e temperadas com a especiaria, são opções de sobremesas e lanches saudáveis e sem açúcar.

A canela em pau é a ideal para o preparo de chás e águas saborizadas, que também auxiliam no processo de emagrecimento.3.Capacidade cognição A canela é composta ainda por fitoquímicos e eles contribuem para aumentar a capacidade do cérebro de utilizar a glicose.

  1. Um dos benefícios da canela para a saúde do organismo, como um todo, é que suas propriedades antioxidantes previnem os danos causados pelos radicais livres às células do sistema nervoso central.
  2. Isso diminui o estresse oxidativo e melhora os níveis de aprendizagem e a memória, sendo assim, é capaz de proporcionar proteção contra o Alzheimer, a demência e o mal de Parkinson.4.

Saúde do coração Outros componentes da canela, como o cinamaldeído e o ácido cinâmico, atuam como protetores do coração graças às suas propriedades anti-inflamatórias e a sua capacidade de produzir óxido nítrico. Essa substância faz com que as artérias fiquem relaxadas e, dessa forma, o sangue flui com mais facilidade.

  1. A canela faz bem também porque ajuda a inibir os canais de cálcio que, junto com o óxido nítrico, mantém a pressão arterial baixa.5.Combate infecções O cinamaldeído é um dos principais componentes da canela ativos da especiaria e contribui para tratar infecções causadas por bactérias ou fungos.
  2. Os efeitos antimicrobianos, inclusive, estão entre os benefícios da canela.

O alimento ajuda a prevenir as cáries e, consequentemente, a reduzir o mau hálito.6.Propriedade antioxidante Pesquisas científicas apontam que a especiaria apresenta elevada atividade antioxidante porque possui fenólicos e flavonoides – como o cinamaldeído e o eugenol – em sua composição.

  1. Tais componentes desempenham papel fundamental na eliminação dos radicais livres, redução dos seus danos e prevenção da oxidação de gorduras.
  2. Ademais, graças ao seu potencial antioxidante, a canela pode ajudar a retardar o envelhecimento precoce e atua na prevenção de doenças crônicas, como a diabetes do tipo 2, doenças cardíacas, câncer, infertilidade e alterações neurológicas.

E agora que você já conhece quais os benefícios da canela, confira uma receita que vai fazer bem para a sua saúde e agradar seu paladar. Afinal, seu corpo merece ser cuidado com carinho: é ele que irá te carregar até a finitude da vida. Pense nisso e adote um estilo de vida saudável.

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Bolo de banana e maçã com canela Ingredientes: 4 bananas maduras, 1 maçã, 4 ovos, 2 xícaras de farinha ou farelo de aveia, ½ xícara de óleo, ½ xícara de uva passas, 1 colher de sopa de fermento e canela a gosto. Preparo: Bata as bananas, a maçã, os ovos e o óleo no liquidificador. Em uma tigela, misture a farinha de aveia, a canela em pó e as uvas passas.

Incorpore a mistura do liquidificador e mexa bem. Por último, coloque o fermento e mexa delicadamente. Asse em forma untada em forno pré-aquecido (180º). Não esqueça de polvilhar mais um pouco de canela na massa antes de assar.

Quem tem pressão alta pode tomar café com canela?

Uma boa opção para substituir o açúcar – Muita gente tem dificuldade em abandonar o açúcar no café, A canela, então, pode ajudar nesse quesito: ela ameniza o amargor da bebida. Por acelerar o fluxo de sangue no corpo (e, desse modo, os batimentos cardíacos), a combinação não deve ser ingerida de forma exagerada por pessoas que têm hipertensão ou problemas cardíacos.

De qualquer modo, o mais indicado é sempre procurar o seu nutricionista ou médico para saber se é seguro consumir a bebida. Leia também: Café: Tudo o que você precisa saber sobre o grão Você pode adicionar a canela em pó diretamente no seu café ou acrescentar a versão em pau no copo. Há também quem diga que acrescentar um pouco de manteiga ghee e óleo de coco no líquido (o famoso bulletproof coffee ) garante ainda mais foco e energia para os treinos,

Assim, o recomendado é uma xícara por dia pela manhã.

Qual a melhor fruta para comer todo dia?

As frutas são fontes de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes de extrema importância para o funcionamento do nosso organismo. Dentre os inúmeros benefícios, elas dão energia, retardam o envelhecimento precoce, auxiliam na prisão de ventre, atuam como calmantes, o que impacta positivamente na qualidade do sono e no controle da ansiedade, além de exercerem papel fundamental para o funcionamento correto e equilibrado do intestino, responsável por 80% da imunidade do nosso organismo, o que é muito importante durante toda a vida, mas principalmente agora, em tempos de pandemia, quando é fundamental fortalecer o sistema imunológico.

  1. Além disso, as frutas são extremamente importantes para quem faz dieta restrita ou de emagrecimento: além de serem fontes de fibras, auxiliam na saciedade e conseguem suprir vitaminas e minerais do nosso organismo.
  2. Comer frutas diariamente ajuda o organismo a funcionar de forma correta e equilibrada”, esclarece a nutricionista Elena Pereira, especialista em nutrição esportiva funcional.

Se por um lado, comer frutas diariamente traz inúmeros benefícios, por outro lado, não consumir, ou consumir bem abaixo do recomendado (três vezes ao dia), pode levar a um desequilíbrio corporal e deficiência de vitaminas e minerais, que pode provocar, dentre outras coisas, queda de cabelo, unhas fracas, rachadas ou escamosas, e presença constante de gripes e resfriados devido à queda da imunidade. “Além disso, geralmente quem não consome frutas regularmente tende a aumentar o consumo de alimentos nada saudáveis, como os processados, industrializados ou muito calóricos, o que interfere diretamente no aumento do colesterol, hipertensão e outras doenças”, alerta a nutricionista.

Ela destaca alguns dos principais benefícios das frutas: Funcionamento correto do intestino : as frutas são ricas em fibras solúveis e insolúveis. As solúveis formam um gel que auxilia na saciedade e melhora a textura das fezes. O mamão é uma das frutas que exercem bem essa função. Já as insolúveis auxiliam na velocidade e na fluidez das fezes, atuando como laxantes naturais.

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A maçã está nessa categoria. Fortalecimento do sistema imunológico : especialmente frutas que são fontes de zinco e vitaminas do complexo B : melancia com sementes, banana, maça e mamão. Calmantes naturais que ajudam para um sono reparador : Algumas frutas são fontes, ou ajudam na formação de triptofano, um aminoácido que auxilia no sono e relaxamento.

São elas: banana, kiwi e abacate. Hidratação e rins : Frutas ricas em água, como a melancia, auxiliam na hidratação, melhorando o aspecto da pele e das fezes, e o funcionamento dos rins. Retarda o envelhecimento precoce e previne doenças cardiovasculares : frutas que concentram altas dosagens de resveratrol, um potente antioxidante, muito utilizado na indústria de cosméticos, auxiliam na retardação do envelhecimento precoce, além de prevenir doenças cardiovasculare s.

As frutas que concentram essas propriedades são as roxas, como uva, ameixa, jambo e açaí. Fonte de energia : as frutas são fontes de carboidratos de boa qualidade, fundamental para dar energia para o nosso organismo. Outros benefícios: Pressão arterial e hipertensão – o consumo de frutas ricas em potássio como a banana, e frutas vermelhas que são ricas em antocianinas, como melancia, morango e framboesa, auxiliam no controle da patologia. Combater a retenção de líquidos : abacaxi e melancia ajudam nessa função. Má digestão – mamão e abacaxi auxiliam na produção de enzimas digestivas e são super indicados. Minimizar os efeitos da ansiedade e regular o cortisol – Laranja, acerola e kiwi são fontes de vitamina C e indicadas para auxiliar a regular esses sintomas.

Bom humor – banana é fonte de triptofano e auxilia na produção de serotonina, responsável pelo bom humor. Diabetes A nutricionista ressalta que os diabéticos não podem exagerar no consumo de frutas e devem optar pelas que têm maior quantidade de fibras e baixo índice glicêmico, que ajudam a controlar a velocidade de absorção do açúcar.

Algumas dicas: • Maçã – é rica em pectina e auxilia na redução do colesterol ruim • Abacate – possui pouca quantidade de carboidratos e é fonte de omêga 3,6 e 9, e em triptofano • Coco – é fonte de gordura boa e potássio, e ajuda na saciedade Começar desde cedo O ideal é iniciar a introdução alimentar a partir dos 6 meses de idade, e de preferencia com um especialista, como o nutricionista, que vai orientar os pais como conduzir essa introdução, respeitando sempre os limites e a individualidade da criança.

  1. O indicado é não forçar e deixar a criança conhecer cada uma das frutas, oferecendo na forma in natura, ou em sucos, vitaminas e papinhas”, alerta a nutricionista.
  2. Em saladas Uma maneira interessante de consumir frutas é nas saladas, como nos folhosos verdes escuros, por exemplo.
  3. As frutas mais indicadas são pera, romã, maçã e manga, que agregam sabor, cor e nutrientes, deixando a salada com um sabor agridoce bastante prazeroso.

Além disso, é uma boa maneira de estimular o consumo por quem tem resistência a comer frutas regularmente. Recomendação diária A porção indicada de acordo com o Guia Alimentar da População Brasileira é a partir de três porções ao dia, podendo serno café da manhã, lanches nos intervalos entre as refeições ou antes de dormir, e como sobremesa. Maçã, banana e tangerina são indicadas para lanches rápidos e podem ser armazenadas em temperatura ambiente.