Contents
Quem não pode consumir açafrão?
Cúrcuma: o que é, benefícios, para que serve e como usar O que é e para que serve a cúrcuma, conhecida também como açafrão-da-terra, açafrão-da-índia e tumérico? O tempero proporciona diversos benefícios ao organismo e é, inclusive, um dos alimentos indicados para serem incorporados a uma dieta voltada para fortalecer o sistema imunológico.
- É comum vermos dúvidas sobre como usar a cúrcuma, especiaria popular na culinária indiana, reconhecida por seus efeitos antioxidante e anti-inflamatório, além de ter propriedades neuroprotetoras e cardioprotetoras.
- Originário de países asiáticos, esse caule subterrâneo da família do gengibre é usado mundo afora em preparos com vegetais ou carnes.
Para conhecer os benefícios da cúrcuma e entender como tirar proveito desse ingrediente, o EU Atleta conversou com a nutricionista Lara Natacci, da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (Sban). Além disso, o chef Ipe Aranha compartilha receitas de mousse de maracujá e homus em que a cúrcuma dá um toque especial.1 de 6 Tempero muito usado na culinária indiana, cúrcuma conta com diversas propriedades, como efeitos antioxidante e anti-inflamatório — Foto: Istock Getty Images Tempero muito usado na culinária indiana, cúrcuma conta com diversas propriedades, como efeitos antioxidante e anti-inflamatório — Foto: Istock Getty Images Doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), a nutricionista Lara Natacci, membro da Comissão de Comunicação da Sban, afirma que há uma variedade de estudos que destacam os benefícios desse alimento para a saúde.
- Dentre os efeitos, ela destaca a capacidade antioxidante, decorrente dos curcuminoides curcumina, desmetoxicurcumina e bisdesmetoxicurcumina, como sendo a mais importante.
- Natacci comenta que é possível prescrever a cúrcuma como tempero ou mesmo em suplementação para prevenir inflamações e estresse oxidativo.
Porém, a nutricionista chama a atenção para alguns aspectos relacionados a esse tempero. – A cúrcuma é um antioxidante bem interessante. O problema é que sua absorção é um pouco difícil. Por isso, deve ser associada a alguma gordura. A cúrcuma também tem contraindicações.
- Antioxidante;
- Anti-inflamatória;
- Atua na recuperação muscular pós-treino;
- Hepatoprotetora;
- Anticancerígena, uma vez que pode bloquear o crescimento descontrolado de células cancerosas;
- Cardioprotetora;
- Regulação de pressão arterial;
- Neuroprotetora. O cérebro apresenta uma atividade metabólica muito alta e gera estresse oxidativo. Rica em antioxidantes, a cúrcuma pode ajudar a evitar a produção excessiva de radicais livres. Estudos demonstram que esse alimento é capaz ainda de estimular a cognição e a atividade cerebral, bem como pode prevenir e melhorar o déficit de memória e cognição associado à idade. O açafrão-da-terra também oferece proteção contra a degeneração dos neurônios, promove a neurogênese e contribui para a plasticidade neuronal;
- Melhora das alterações nos neurotransmissores em casos de ansiedade e depressão;
- Antidepressiva.
2 de 6 Mulheres grávidas devem ter moderação ao consumir cúrcuma, que, segundo estudos, estimula a contração uterina — Foto: Unsplash Mulheres grávidas devem ter moderação ao consumir cúrcuma, que, segundo estudos, estimula a contração uterina — Foto: Unsplash Na alimentação de gestantes e crianças, a cúrcuma deve ser usada com muita moderação, recorrendo a pitadas, apenas.
- Além disso, pode causar obstrução nos dutos de quem sofre com cálculos biliares.
- Portanto, de forma preventiva, o açafrão-da-terra deve ser evitado por quem tem problemas na vesícula.
- Ademais, é importante considerar a interação da cúrcuma, considerada um composto bioativo, com outros nutrientes.
- O consumo desse alimento pode afetar a absorção de ferro.
Dessa maneira, pessoas com anemia, que não é uma condição incomum, devem consultar nutricionista para mais orientações.3 de 6 Azeite de oliva e pimentas podem ser combinados com a cúrcuma para ajudar na sua absorção — Foto: Pixabay Azeite de oliva e pimentas podem ser combinados com a cúrcuma para ajudar na sua absorção — Foto: Pixabay
Quais são os benefícios do açafrão com limão?
Um chazinho é sempre bem-vindo a qualquer hora do dia. E é melhor ainda se ele trouxer benefícios para a saúde. O CHÁ DE AÇAFRÃO, GENGIBRE E LIMÃO é um excelente aliado para fortalecer o sistema imunológico, contém propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, reduz a sensação de fome ajudando no processo de redução de peso e muito mais.
- Experimente! Para preparar essa receita, utilizamos a AÇAFRÃO EM PÓ da PQ Alimentos.
- 600ml de água filtrada ☑ 2 ½ colheres (chá) de AÇAFRÃO EM PÓ da PQ Alimentos ☑ 3 limão em rodelas e sem casca ☑ 3 fatias de gengibre ☑ Adoçar com mel a gosto ☑ Colocar a água, o limão, o gengibre, o AÇAFRÃO EM PÓ da PQ Alimentos em uma chaleira, misturar bem e levar em fogo médio.
☑ Assim que começar a borbulhar, desligar e aguardar aproximadamente 15 minutos. ☑ Após esse tempo, coar, adoçar e pronto! é só servir!
Quem não pode tomar água com açafrão?
Quem não deve usar – Quando usado em chás ou suplementos, o açafrão não deve ser usado por mulheres em período de amamentação ou grávidas, porque pode promover as contrações do útero, aumentando o risco de aborto ou hemorragia. Além disso, pessoas com doenças nos rins ou que estejam usando remédios anticoagulantes devem conversar com um médico antes de usarem o açafrão na forma de chás ou suplementos.
Como essa planta pode aumentar o risco de hipomania bipolar, pessoas que sofrem de transtorno bipolar só devem usar o açafrão com a indicação de um médico.98% dos leitores acham este conteúdo útil (6.108 avaliações nos últimos 12 meses) Esta informação foi útil? Obrigado pela sua mensagem. As suas sugestões são sempre bem vindas.
Obrigado pela sua mensagem. Enviamos para você um email. Por favor, siga as instruções presentes nesse email para que possamos continuar em contato e responder à sua questão. Escrito por Flávia Costa – Farmacêutica. Atualizado por Marcela Lemos – Biomédica, em julho de 2023.
SARRIS, Jerome. Herbal medicines in the treatment of psychiatric disorders: 10‐year updated review, Phytotherapy Research.1-16, 2018 EXAMINE. Saffron, Disponível em:, Acesso em 10 nov 2022 VIANA, S, Daniel et al. Plantas medicinais com potencial uso na fitoterapia antidepressiva: uma revisão, Research, Society and Development. Vol.10.15.ed; 1-14, 2021 CHEN, A.; et al. Crocin inhibits cell proliferation and enhances cisplatin and pemetrexed chemosensitivity in lung cancer cells, Transl Lung Cancer Res.4.6; 775-83, 2015 SAMARGHANDIAN, S.; BORJI, A. Anticarcinogenic effect of saffron (Crocus sativus L.) and its ingredients, Pharmacognosy Res.6.2; 99-107, 2014 ADALIER, N.; PARKER, H. Vitamin E, Turmeric and Saffron in Treatment of Alzheimer’s Disease, Antioxidants (Basel).5.4; 40, 2016 MODABBERNIA, A.; et al. Effect of saffron on fluoxetine-induced sexual impairment in men: randomized double-blind placebo-controlled trial, Psychopharmacology (Berl).223.4; 381-8, 2012 MALEKI-SAGHOONI, N.; et al. A systematic review and meta-analysis of clinical trials on saffron ( Crocus sativus) effectiveness and safety on erectile dysfunction and semen parameters, Avicenna J Phytomed.8.3; 198-209, 2018 AUNG, H.H.; et al. Crocin from Crocus sativus possesses significant anti-proliferation effects on human colorectal cancer cells, Exp Oncol.29.3; 175-80, 2007 ABEDIMANESH, N.; et al. Saffron and crocin improved appetite, dietary intakes and body composition in patients with coronary artery disease, J Cardiovasc Thorac Res.9.4; 200-208, 2017 DIREKVAND-MOGHADAM, A.; et al. Epidemiology of Premenstrual Syndrome (PMS)-A Systematic Review and Meta-Analysis Study, J Clin Diagn Res.8.2; 106-9, 2014 GOUT, B.; et al. Satiereal, a Crocus sativus L extract, reduces snacking and increases satiety in a randomized placebo-controlled study of mildly overweight, healthy women, Nutr Res.30.5; 305-13, 2010 KANG, C.; et al. Saffron (Crocus sativus L.) increases glucose uptake and insulin sensitivity in muscle cells via multipathway mechanisms, Food Chem.135.4; 2350-8, 2012 SAMARGHANDIAN, S.; et al. Immunomodulatory and antioxidant effects of saffron aqueous extract (Crocus sativus L.) on streptozotocin-induced diabetes in rats, Indian Heart J.69.2; 151-159, 2017 LEONE, S.; et al. Phytotherapic use of the Crocus sativus L. (Saffron) and its potential applications: A brief overview, Phytotherapy Research.1-12, 2018
O que acontece se eu tomar açafrão com limão em jejum?
Um chazinho é sempre bem-vindo a qualquer hora do dia. E é melhor ainda se ele trouxer benefícios para a saúde. O CHÁ DE AÇAFRÃO, GENGIBRE E LIMÃO é um excelente aliado para fortalecer o sistema imunológico, contém propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, reduz a sensação de fome ajudando no processo de redução de peso e muito mais.
- Experimente! Para preparar essa receita, utilizamos a AÇAFRÃO EM PÓ da PQ Alimentos.
- 600ml de água filtrada ☑ 2 ½ colheres (chá) de AÇAFRÃO EM PÓ da PQ Alimentos ☑ 3 limão em rodelas e sem casca ☑ 3 fatias de gengibre ☑ Adoçar com mel a gosto ☑ Colocar a água, o limão, o gengibre, o AÇAFRÃO EM PÓ da PQ Alimentos em uma chaleira, misturar bem e levar em fogo médio.
☑ Assim que começar a borbulhar, desligar e aguardar aproximadamente 15 minutos. ☑ Após esse tempo, coar, adoçar e pronto! é só servir!
Pode tomar água com açafrão antes de dormir?
Pode tomar açafrão antes de dormir? Esta bebida pode ser tomada em qualquer momento do dia, no entanto é mais indicada para tomar à noite, antes de dormir, por conta dos seus efeitos calmantes.
Como tomar o açafrão para perder barriga?
O que é shot de açafrão? – Antes de mais nada, vale explicar a composição do shot. Ele nada mais é que uma misturinha do suco de limão somado ao açafrão – e muitas vezes outros ingredientes com ações benéficas à saúde. Normalmente, se toma no período da manhã, em jejum.
E justamente por ser em pequena quantidade, recebeu o nome de shot. Inicialmente ele virou moda pela suposta capacidade de ajudar no emagrecimento e com a pandemia ganhou destaque pelo reforço ao sistema imunológico, Para fazer o seu, basta misturar o suco de um limão e uma colher de chá de cúrcuma fresca ralada ou em pó e beber em seguida.
Voilá, está pronto o shot de limão com açafrão. A receitinha tem também outras variações, normalmente com itens como gengibre ou própolis. Como acontece com todo alimento saudável ou visto como milagroso, vale sempre lembrar que alimentos isolados não são capazes de cuidar da sua saúde nem controlar o peso, viu? Só haverá bons resultados se o consumo for aliado a outros hábitos bacanas, como uma alimentação balanceada, a prática regular de exercício físico e sono de qualidade, por exemplo.
Limão: contém boas doses de vitamina C, um nutriente que potencializa a absorção do ferro não-heme (de origem vegetal) pelo organismo. Essa substância também possui ação antioxidante, além de ajudar na produção de glóbulos brancos, as células que combatem as infecções. Outro ponto positivo é que a fruta tem propriedades digestivas, ajudando na quebra de proteínas de origem animal. Cúrcuma: fornece uma substância chamada curcumina, que também é boa aliada do sistema digestivo. Essa especiaria tem ação antioxidante, anti-inflamatória, ajudando na limpeza do organismo. Daí a boa fama de tomar o shot matinal com açafrão.
Como perder a barriga com açafrão?
Use 1 colher (chá) para cada xícara de água. Além disso, o ideal é ferver a água antes e só depois disso adicionar o açafrão. Misture bem a fim de diluir. Ao mesmo tempo, é possível misturar com outras especiarias, ervas e até frutas.
Qual é o melhor horário para tomar o açafrão?
O que é shot de açafrão? – Antes de mais nada, vale explicar a composição do shot. Ele nada mais é que uma misturinha do suco de limão somado ao açafrão – e muitas vezes outros ingredientes com ações benéficas à saúde. Normalmente, se toma no período da manhã, em jejum.
E justamente por ser em pequena quantidade, recebeu o nome de shot. Inicialmente ele virou moda pela suposta capacidade de ajudar no emagrecimento e com a pandemia ganhou destaque pelo reforço ao sistema imunológico, Para fazer o seu, basta misturar o suco de um limão e uma colher de chá de cúrcuma fresca ralada ou em pó e beber em seguida.
Voilá, está pronto o shot de limão com açafrão. A receitinha tem também outras variações, normalmente com itens como gengibre ou própolis. Como acontece com todo alimento saudável ou visto como milagroso, vale sempre lembrar que alimentos isolados não são capazes de cuidar da sua saúde nem controlar o peso, viu? Só haverá bons resultados se o consumo for aliado a outros hábitos bacanas, como uma alimentação balanceada, a prática regular de exercício físico e sono de qualidade, por exemplo.
Limão: contém boas doses de vitamina C, um nutriente que potencializa a absorção do ferro não-heme (de origem vegetal) pelo organismo. Essa substância também possui ação antioxidante, além de ajudar na produção de glóbulos brancos, as células que combatem as infecções. Outro ponto positivo é que a fruta tem propriedades digestivas, ajudando na quebra de proteínas de origem animal. Cúrcuma: fornece uma substância chamada curcumina, que também é boa aliada do sistema digestivo. Essa especiaria tem ação antioxidante, anti-inflamatória, ajudando na limpeza do organismo. Daí a boa fama de tomar o shot matinal com açafrão.
Quanto tempo a gente pode tomar o açafrão?
Outra forma de usar o açafrão é na forma de suplementos em cápsulas, sendo geralmente recomendado a dose de 20 a 200 mg por dia, por um período de até 3 meses.
Pode tomar açafrão por muito tempo?
‘O potencial tóxico do alimento é baixo, mas não se recomenda mais de 10 gramas por dia. O exagero pode resultar em alguns desconfortos gástricos e irritação na pele’, alerta a nutricionista da BP.
Pode tomar água com açafrão todos os dias?
Ingerir água com açafrão, todos os dias, é outra maneira muito prática de remover toxinas do sangue, evitando problemas de saúde relacionados com o sangue. Com tudo isto, esta bebida milagrosa ainda previne os ataques cardíacos.