Contents
É saudável comer açaí todos os dias?
Açaí engorda? – Não estão descritos os efeitos colaterais relacionados ao consumo de açaí, no entanto, como possui muitas calorias e gordura, o consumo excessivo de açaí pode engordar. Dessa forma, o açaí deve ser evitado por quem tem excesso de peso ou obesidade, sendo esta a única contra-indicação do consumo do fruto.97% dos leitores acham este conteúdo útil (796 avaliações nos últimos 12 meses) Esta informação foi útil? Obrigado pela sua mensagem.
As suas sugestões são sempre bem vindas. Obrigado pela sua mensagem. Enviamos para você um email. Por favor, siga as instruções presentes nesse email para que possamos continuar em contato e responder à sua questão. Escrito por Marcela Lemos – Biomédica. Atualizado por Manuel Reis – Enfermeiro, em abril de 2023.
Revisão clínica por Tatiana Zanin – Nutricionista, em abril de 2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO,2011. Disponível em:, Acesso em 21 fev 2020 YUP Ju, NAYOUNG Kim et al. Anti-inflammatory and Anti-tumorigenic Effects of Açai Berry in Helicobacter felis-infected mice., Journal of Cancer Prevention.21.1; 48-54, 2016 CAREY A, MILLER M et al. Dietary supplementation with the polyphenol-rich açaí pulps (Euterpe oleracea Mart. and Euterpe precatoria Mart.) improves cognition in aged rats and attenuates inflammatory signaling in BV-2 microglial cells., Nutritional Neuroscience Journal.20.4; 238-245, 2017 POULOSE M, BIELINSKI D et al. Modulation of oxidative stress, inflammation, autophagy and expression of Nrf2 in hippocampus and frontal cortex of rats fed with açaí-enriched diets, Nutritional Neuroscience Journal.20.5; 305-315, 2017 SCHAUSS Alexander. The Effect of Acai (Euterpe spp.) Fruit Pulp on Brain Health and Performance, Bioactive Nutraceuticals and Dietary Supplements in Neurological and Brain Disease.179-186, 2015 OLIVEIRA Heitor. Effect of Açaí (Euterpe Oleracea) Intake on Vascular Function and Lipid Profile: What is the Recommendation?, International Journal of Cardiovascular Sciences.32.2; 190-192, 2019 PINTO João. Nutracêuticos e alimentos funcionais,1º. Portugal: LIDEL, 2014.23-26. CAVALCANTE Paula, MARINHO Elenita et al. Propriedades antioxidantes do açaí (Euterpe oleracea) na síndrome metabólica, Brazilian Journal of Food Technology.21.1-7, 2018 PALA Daniela, OLIVEIRA Priscila et al. Açai (Euterpe oleracea Mart.) dietary intake affects plasma lipids, apolipoproteins, cholesteryl ester transfer to high-density lipoprotein and redox metabolism: A prospective study in women, Clinical Nutrition.37.2; 618-623, 2018 MEDEIROS Mayara, LÉLIS Larissa et al. Açai improves non-alcoholic fatty liver disease (NAFLD) induced by fructose, Nutrición Hospitalaria.35.2; 318-325, 2018 COSTA Eronita. Nutrição & Frutoterapia,1º. Brasil: Vozes, 2011.28-29.
Quem tem pressão alta pode tomar açaí?
Substância que dá o pigmento roxo do alimento é a responsável por dilatar os vasos sanguíneos e ajudar na diminuição da pressão O hábito de consumir açaí tornou-se comum em Uberlândia nos últimos anos (Foto: Alexandre Costa) O açaí é aquele fruto famoso de coloração roxa, que remete ao creme espesso e gelado servido, geralmente, numa tigela, da qual o consumo já se tornou bastante comum, certo? Sim, está certo.
Mas, antes de mais nada, é preciso que você saiba que o açaí, cujo nome científico é o Euterpe Oleracea, é a palmeira tropical responsável pela produção desse fruto saboroso, de mesmo nome, e que tem origem nas florestas da Amazônia. O que você pode não saber é que o açaí tem potencial para afastar a hipertensão.
A antocianina, pigmento responsável pelo tom roxo-escuro do alimento, é o agente motivador. Do ponto de vista clínico, a ingestão do açaí ajuda na dilatação das artérias, o que é uma preciosidade na perspectiva cardiovascular. É o que aponta o artigo científico do nutricionista Heitor Oliveira Santos, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), intitulado ” Effect of Açaí (Euterpe Oleracea): Intake on Vascular Function and Lipid Profile: What is the Recommendation?”, publicado na revista International Journal of Cardiovascular Sciences da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
O trabalho reúne estudos e dados científicos de pesquisas e relatórios de outros pesquisadores, baseando-se no aprofundamento de resultados clínicos para apontar as contribuições da ingestão do açaí para a saúde humana. Mas se você estiver pensando que é o açaí acompanhado de açúcar, mel e leite condensado, está enganado.
Para Santos, essa mistura é uma bomba calórica. O recomendado é a ingestão da polpa, o mais pura possível. A Euterpe Oleracea é a palmeira tropical responsável pela produção do fruto e tem origem nas florestas da Amazônia (Foto: Camila Neves Rodrigues da Silva) Para obter o efeito desejado, é preciso consumir ao menos 150 gramas de polpa, e quase todo dia.
Com isso, acontece a dilatação das artérias, o que facilita a passagem do sangue, diminui a tensão dos vasos sanguíneos e faz com que a pressão abaixe. Os grandes degustadores do creme roxo-escuro ganham, de tabela, as fibras e vitaminas da fruta, além do beta-sitosterol, substância que atua na redução dos níveis de colesterol e triglicérides no sangue.
Podem servir de acompanhamento o leite em pó desnatado, que agrega cálcio e proteína, ou castanhas e amêndoas, que potencializam os bons efeitos do prato. Segundo Santos, trata-se de um artigo de ponto de vista, que traz conclusões científicas sobre o açaí.
“É um artigo que tem como base um raciocínio clínico, que tem certa limitação em relação a palavras, tem que ser mais curto e objetivo. Como qualquer outro passa por um processo de revisão, por pares, pelo editor-chefe, e daí eles analisam a relevância disso”, explica. Além de atender o interesse daqueles que têm uma afinidade com o açaí, os resultados do estudo também podem servir de recomendação para profissionais da área médica.
“O impacto desse artigo é para o profissional que está na prática clínica, para ele ler e pensar qual seria a melhor forma de indicar a um paciente com hipertensão arterial. Ou seja, para o nutricionista que está na área clínica ou para o médico. Apesar de que o médico não pode prescrever dieta, teoricamente”, afirma Santos.
Atualmente, o nutricionista é aluno de mestrado pelo programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, da Faculdade de Medicina (Famed) da UFU, na área da nutrição clínica e esportiva. A publicação sobre o estudo do açaí aconteceu quando o pesquisador encontrava-se na graduação e serviu como motivador para a produção de mais publicações com artigos de revisões de literatura.
“Assim, esperamos novos artigos, porque o açaí é algo regional, do Brasil, e não é tão estudado mundialmente. Sabemos que é complicado fazer uma pesquisa de intervenção bem feita aqui no país, por conta da demanda de dinheiro, principalmente em cidades que não são capitais”, conclui Santos.
Como saber se o açaí é verdadeiro?
A forma mais fácil de identificar se houve mistura é pela sua tonalidade. Quando o açaí é obtido exclusivamente do fruto ele tem uma cor bem escura, próxima do roxo, similar a um vinho escuro. Se misturado pode apresentar tonalidades cinzentas ou um roxo mais claro.
Tem proteína no açaí?
O açaí é um alimento muito rico e energético, possui mais de 40% de lipídeos em base seca, e também é rico em proteínas e fibras, nutrientes essenciais para a manutenção de nossa saúde.
Quem tem ansiedade pode tomar açaí?
Banana, açaí, tomate, ovos e grão de bico – Esses alimentos auxiliam no combate da depressão e aliviam os sintomas da ansiedade. Isso acontece devido ao alto teor de triptofano que eles contém, colaborando com a produção de serotonina.
Tem cafeína no açaí?
Coloque no prato: – Imagem: iStock Aveia É uma boa pedida abrir o dia com um mingau de aveia ou comendo overnight oat -aqueles potes de aveia adormecida. O alimento é rico em fibras e proteínas, ajudando a estabilizar as taxas de açúcar no sangue ao longo do dia e evitando, assim, maiores oscilações no humor. Imagem: iStock Lentilha Segue a mesma linha da aveia, mas com o benefício a mais do selênio presente nos grãos. Este mineral é um potente antioxidante que eleva o humor e é muito eficiente para impedir a oxidação das células cerebrais. Imagem: iStock Oleaginosas Nozes, amêndoas, castanhas, pistache. Todos são saudáveis fontes de energia e possuem selênio. Por serem mais calóricos, evite excessos. Um punhado por dia é a quantidade recomendada por especialistas. Imagem: iStock Açaí O item possui carboidrato, nossa principal fonte de energia, o que proporcionará ânimo para executar as tarefas do dia. Além do mais, o açaí possui cafeína, estimulante conhecido por diminuir a percepção de fadiga e aumentar as sensações de alerta, foco e energia. Portanto, o açaí forma a combinação perfeita para estes dias que estamos sonolentos. Imagem: iStock Café A bebida estimulante rica em cafeína pode te acompanhar ao longo do dia, mas sem exageros, por mais que seja tentador. É aconselhado tomar apenas três xícaras por dia. O consumo de cafeína em excesso pode até mesmo atrapalhar a próxima noite de sono, o que o deixará ainda mais cansado no dia seguinte. Imagem: iStock Chá-preto Se você não é chegado em café, este tipo de chá pode ser uma opção, já que ele também contém cafeína. O chá-verde possui cafeína e ainda aumenta levemente a produção de dopamina e serotonina, neurotransmissores que promovem bem-estar. Então, na hora que bater aquele mau humor pela tarde, pode ser uma boa recorrer a uma xícara. Imagem: iStock Chocolate amargo As opções de chocolate com mais de 70% de cacau possuem maior teor de cafeína e são ricas em flavonoides -compostos orgânicos vegetais e antioxidantes que ajudam a membrana cerebral a absorver vitaminas, colaborando, assim, para a cognição e o estado de alerta. Mas nada de exageros. Coma de dois a três tabletes por dia. Imagem: iStock Guaraná O pó escuro e amargo feito a partir do fruto amazônico é um bom estimulante por causa da cafeína, presente em uma quantidade três vezes maior do que no café. Consuma o guaraná em sua forma mais natural, em pó misturado com água ou em cápsulas.
- Aqui vale reforçar que, como a dose segura de cafeína é de 400 mg por dia, de acordo com o FDA, órgão do governo americano responsável pela regulamentação de alimentos e medicamentos, é preciso ficar atento para que o consumo dos alimentos da lista não exceda esta quantidade.
- Em excesso, eles aumentam a pressão arterial.
Além disso, evite o consumo de cafeína depois das 19h para não atrapalhar seu sono. Veja também:
Quantas horas eu preciso dormir? Veja o tempo ideal para cada idade 12 motivos que vão fazer você ir para a cama mais cedo todos os dias Está cansado? É melhor dormir mais ou fazer um sacrifício e ir treinar?
Qual a forma correta de comer açaí?
Como consumir o açaí em pó puro – O açaí em pó puro é muito versátil. O pó pode ser consumido com frutas, adicionado ao iogurte, às saladas, ou batido com gelo, para formar aquele creme parecido com sorvete. Para quem prefere a versão mais doce, basta adicionar o da sua preferência. Nós recomendamos o ou eritritol, que são adoçantes naturais.
É verdade que o açaí é uma das frutas mais?
Interpretação de texto ‘É verdade que o açaí é uma das frutas mais calóricas que existem? Não é, não. Só para comparar, 100 gramas da fruta têm em média 65 calorias.