Quais são os benefícios do alecrim para nossa saúde?
Benefícios do alecrim – O alecrim é rico em cálcio, potássio e magnésio, nutrientes essenciais para a saúde de qualquer pessoa. Ele tem propriedades antimicrobianas, digestivas, diuréticas, calmantes, antiestressantes e antidepressivas. A erva também conta com componentes flavonoides e ácido cafeico.
- Os flavonoides são substâncias que podem ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e doenças degenerativas, como o câncer,
- O ácido cafeico, por sua vez, tem propriedades antioxidantes, antivirais, anti-inflamatórias e neuroprotetoras.
- No alecrim-do-campo também são encontrados compostos fenólicos, substâncias que atuam na cicatrização e na regeneração celular.
É importante lembrar que o alecrim não deve ser utilizado como remédio sem orientação médica. Como conservar alecrim Vai comprar alecrim? O alecrim-do-campo fresco dura de 10 a 14 dias se for refrigerado. Basta embrulhá-lo em papel-toalha molhado e colocar em um saco plástico na geladeira.
Quem não deve usar alecrim?
Quem não deve tomar o chá de alecrim? – Apenas pessoas acima de 12 anos de idade podem ingerir o chá de alecrim. Além disso, o uso é contraindicado para indivíduos com hipersensibilidade ao alimento, com doenças hepáticas, gestantes e lactantes. O uso excessivo pode levar a problemas renais.
Quais são os efeitos colaterais do chá de alecrim?
Chá de alecrim: efeitos colaterais e contra-indicações – Assim como tudo na vida, o excesso faz mal – e o chá não é exceção. Isso porque muitas de suas propriedades, quando consumidas em doses elevadas, podem causar danos ao organismo. O alecrim, por sua vez, quando ingerido em excesso, pode causar vômito ou náusea, pois irrita a mucosa.
Apesar de apresentar a saúde, algumas pessoas devem evitar o seu consumo.”O chá de alecrim pode ter interação com alguns medicamentos usados para regulação dapressão arterial, anticoagulantes, diurético, por isso em situações de uso de alguns dessetipos de medicamento deve-se primeiro procurar uma orientação médica”, afirma Gabriela Sousa.
“Caso a pessoa esteja tentando engravidar, não é recomendado seu consumo, da mesma forma nagravidez e no período de lactação. Pessoas que sofrem de epilepsia também não devem consumir o chá de alecrim, pois pode estimular as crises”, completa a nutricionista.
É bom ter alecrim dentro de casa?
Para que a espécie cresça de forma saudável, a especialista indica o cultivo na área externa de casa. Se você mora em apartamento, pode colocar o seu alecrim na varanda ou próximo a uma janela que receba muita ventilação e iluminação natural durante o dia.
É verdade que o alecrim faz mal para o coração?
Para proteger o coração – Há também pesquisadores que afirmam que o alecrim pode ajudar no tratamento de vítimas de infarto do miocárdio (parede do coração). Possui propriedades analgésicas, diuréticas, antiinflamatórias e antioxidantes que promovem também uma melhora significativa na circulação sanguínea.
Quem toma remédio controlado pode tomar o chá de alecrim?
Em relação ao alecrim, não se esperam interações.
Como fazer o chá de alecrim para infecção?
Como fazer o chá de alecrim? – De uma forma geral, para o preparo, orienta-se adicionar o equivalente a cerca de 1 colher (de sopa) de ramos de alecrim (folhas e hastes) em uma xícara (de chá) de água própria para consumo e quente, e deixar por 5 a 10 minutos.