Contents
Qual o tipo de vinho combina com estrogonofe?
Como Harmonizar o Strogonoff? – O tradicional Strogonoff russo é um prato que combina todo o sabor e a maciez do filé mignon, um corte nobre, com pouca gordura, com o leve azedo do sour cream. Por conta disso, a melhor opção para acompanhar o Strogonoff são os vinhos tintos. Aposte na versatilidade dos rótulos elaborados com a Cabernet Sauvignon, a rainha das uvas tintas!
Ver resposta completa
Qual o tipo de vinho combina com carne?
Veja qual é o melhor vinho para a carne vermelha Com o fim do verão e a chegada de temperaturas mais baixas, temos uma ótima oportunidade de degustar receitas deliciosas com carne acompanhadas de bons vinhos. Essa bebida que é tão cultuada através da história possui um charme realmente inebriante, mas que pode intimidar muitas pessoas que não sabem qual vinho comprar.
- Não temam! Neste post, lhe daremos um guia rápido e fácil para escolher o vinho para sua próxima receita.
- O vinho para acompanhar o seu prato pode ser escolhido de várias maneiras, como pelo tipo de uva ou pela idade da bebida, por exemplo.
- Sem contar a regra generalista (mas com um fundo de verdade, como veremos a seguir) de que vinhos tintos combinam com carne vermelha e vinhos brancos com carnes brancas.
Em nosso caso, focaremos apenas nas carnes vermelhas. Também é importante lembrar que um prato pode ser harmonizado com diferentes tipos de vinho! Vamos começar por um tipo de vinho específico: vinho rosé seco combina muito bem com carnes magras assadas e pratos muito temperados e picantes.
- Pratos muito temperados e picantes também combinam bem com vinhos tintos jovens de no máximo 3 anos.
- A data de fabricação do vinho sempre é exibida na garrafa, então é fácil saber a sua idade.
- Esse vinhos tintos jovens, assim como vinhos com até 7 anos, também combinam bem com carnes magras assadas, estufadas ou grelhadas.
Porém, vinhos com mais de 3 anos não são boas escolhas para pratos muito temperados e picantes. Agora, a melhor escolha para uma carne assada ou grelhada, magra ou gorda, são vinhos tinto reserva com mais de 7 anos. Você pode, é claro, fazer o seu churrasco com um vinho tinto mais jovem, mas se tiver oportunidade de acompanhá-lo de um vinho mais maduro, recomendamos a escolha! Outra forma de harmonizar o vinho tinto é através do tipo da uva.
- Cada tipo de uva harmoniza melhor com um corte diferente da carne.
- Para filés, você pode procurar um vinho tinto Pinot Noir.
- Para o contrafilé, busque um Cabernet ou um Syrah.
- E para filé da costela, procure Cabernet ou Chianti.
- Para outros cortes de carne vermelha, recomendamos a escolha de um vinho tinto Cabernet Sauvignon ou Syrah.
Além disso, você também pode harmonizar o vinho de acordo com o molho da carne. Para molhos apimentados, você pode procurar um vinho branco Sauvignon Blanc ou Riesling, sendo que o primeiro também é uma ótima escolha para carnes com molhos de limão. Já molhos amanteigados, de queijo ou mais encorpados pedem um vinho tinto Cabernet ou Syrah.
Ver resposta completa
Quais carnes combinam com vinho branco?
● Aves – Carnes brancas ou leves (como frango ou peru), de sabores mais sutis, ficam ótimas acompanhadas de vinhos brancos mais encorpados e opulentos como Chardonnay ou um ótimo rosé do novo mundo.
Ver resposta completa
Que tipo de comida combina com vinho rosé?
Queijos e embutidos – Os rosés são ótimos para harmonizar com tábuas de frios, Eles combinam com queijos de sabor acentuado, como o gruyère, o brie, o gouda e até mesmo queijo de cabra, Quanto aos embutidos, o vinho rosé vai bem com presunto cru, mortadela e salame,
Ver resposta completa
Pode comer carne com vinho branco?
(/) Publicidade Por Marcelo Copello Combinar carne com vinho tinto e peixe com vinho branco é fácil. E o oposto, é possível? Sim, com certeza, desde que feito com ciência. Eu já falei aqui de como combinar peixe com vinho tinto e hoje falo de como combinar carne com branco. Continua após a publicidade Um exemplo é o vitelo, que não deixa de ser carne de boi, mas é o boi novo, com até 1 ano de idade. Sua carne é rosada, quase branca, e pode casar muito bem com um vinho branco encorpado. Basta prepará-lo com molhos e acompanhamentos mais leves.
- Que tal grelhar um medalhão alto de vitelo, mal passado, em crosta de ervas castanha moída, com molho de manteiga, gengibre e redução de tangerina? Para este preparo minha sugestão seria um Chardonnay barricado.
- Anote aí alguns tipos de carne que podem combinar bem com vinhos brancos: a lém do vitelo, a carne de porco, cordeiro, coelho e aves como frango, pato, peru, perdiz, faisão e codorna.
Não esqueça de que para combinar com vinhos brancos a receita e os acompanhamentos precisam ser mais leves! E cadastre-se aqui para receber nossa news e ficar por dentro de tudo sobre o mundo do vinho! facebook: vinhocommarcelocopello instagram: @marcelocopello Continua após a publicidade
carne gordura vinho
O que combina com Pinot Noir?
O Pinot Noir também harmoniza muito bem com risotos de cogumelos, vegetais assados e pizza com queijo. E por falar nisso, esses vinhos combinam com os tipos de pasta mole, como os queijos de cabra, brie e camembert. Os rótulos mais encorpados também devem harmonizar com queijos azuis, como gorgonzola e roquefort.
Ver resposta completa
O que combina com vinho Malbec?
Malbec na cozinha: uma harmonização descomplicada | Winepedia Você sabe harmonizar a uva ? Quando falamos sobre, muita gente já pensa em refeições rebuscadas, com direito a entrada, prato principal e sobremesa. Claro, há opção para todos os gostos, mas o conceito da combinação entre vinho e gastronomia é baseado em como um explora ao máximo o potencial do outro e os sabores não se sobrepõem, mas se enriquecem – ou seja: o casamento certo vai deixar a bebida e o prato ainda mais gostosos, independentemente da sofisticação ou complexidade da receita.
E, dentro do universo do vinho, a Malbec é uma das variedades mais democráticas, encontrada em diversos estilos: essa uva de origem francesa, mas que reina na Argentina, pode dar origem a vinhos mais ou menos complexos, encorpados, frutados ou amadeirados, tintos marcantes e até rosés e espumantes leves.
Por isso, a variedade cabe em diferentes pratos e momentos. De petiscos a sanduíches simples e até refeições mais elaboradas, a Malbec vai com tudo. Então, se você não tem habilidades culinárias, não se preocupe: o que não faltam são boas receitas fáceis e rápidas que harmonizam muito bem com essa uva.
- Dá até para pedir seu fast-food favorito! Claro, como boa representante portenha, a Malbec vai sempre muito bem com carnes em geral, então é uma boa pedida para o popular hambúrguer.
- Mas não para por aí: o vinho dessa variedade, em uma versão mais leve, acompanha salames, queijos meia cura e embutidos em geral, já que dilui o teor da gordura desses alimentos.
Pasteizinhos, bolinhos, empanadas de carne e outros petiscos do gênero também complementam bem a variedade. Outra boa ideia – e fácil de fazer – é o buraco quente, um sanduíche de pão francês super recheado com carne moída, molho de tomate, queijo e outros temperos.
Ver resposta completa
Qual o vinho que combina com tudo?
Harmonizar um prato com vinho pode ser muito fácil. E a gente garante que não precisa ser um expert no assunto para ter uma experiência prazerosa (e saborosa). Existem algumas harmonizações que são bem específicas, em que cada detalhe da comida se mescla com uma característica do vinho.
Mas e se a gente não souber fazer essa combinação perfeita, vamos deixar de consumir os dois juntos? Jamais! Existem alguns vinhos com um estilo coringa que combinam com facilidade com várias receitas, principalmente, as que consumimos no dia a dia. Um exemplo são os espumantes brut como o Espumante Veuve D’Argent Blanc De Blancs Brut e o Espumante Real De Aragón D.O.
Cava Brut, A boa acidez desse tipo de vinho combina com praticamente tudo, frituras, petiscos, saladas, massas, risotos, peixes e frutos do mar, frango e carne vermelha. Uma das únicas exceções são os doces que, neste caso, um espumante demi-sec combina melhor.
Os vinhos tintos como o Barahonda Campo Arriba 2016 e o Bodegas Alceño Calaña D.O. Jumilla Red Blend 2016, que possuem boa acidez, taninos macios, corpo médio ou de leve para médio, também são exemplares fáceis de harmonizar. O corpo e a estrutura desses vinhos combinam com o peso e a textura da maioria dos pratos do dia a dia, como carnes vermelhas, arroz, risotos, pizzas, massas com molhos de tomate, com carne ou embutidos.
Já os vinhos brancos frutados, com boa acidez, corpo leve ou médio, como o Calyptra Vivendo Reserve Sauvignon Blanc 2017 e o Finca Constancia Parcela 52 Single Vineyard Verdejo 2017 são fáceis de combinar com saladas, peixes, frango e até massas com molho branco e risotos com camarão.
Ver resposta completa
Qual a fruta que combina com vinho?
Vinhos tintos e rosés – Apesar de parecer bastante improvável, os vinhos tintos também harmonizam com frutas. Assim como os, são muito bem acompanhados por frutas vermelhas, como morangos, cerejas frescas, mirtilos, framboesas, romãs e amoras. No caso dos que são mais suaves, ameixas, figos frescos e pêssegos são uma excelente opção.
Ver resposta completa
Qual vinho combina com queijo prato?
A recomendação é acompanhar o queijo prato com vinhos leves e aromáticos, como um Sauvignon Blanc.
Ver resposta completa
Qual tipo de vinho combina com o quê?
Branco, tinto, espumante ou rosé, um vinho é sempre uma excelente escolha de bebida para momentos especiais, Mas, você sabia que existe um vinho ideal para harmonizar com cada tipo de comida? Cada vinho possui sabor e textura próprios que podem ser combinados com diversos alimentos.
Para saber qual vinho harmoniza melhor com determinado prato, não é preciso ser um sommelier, basta seguir algumas dicas no momento da escolha. Confira as nossas dicas para escolher o vinho ideal para harmonizar com cada tipo de comida: Branco: harmoniza com peixes e frutos do mar, aperitivos, risoto de camarão e carnes brancas.
Branco doce: harmoniza com sobremesas, cheesecake, queijos maturados de massa semidura. Branco seco: harmoniza com aperitivos, peixes e frutos do mar, carnes brancas grelhadas ou com molho leve, queijo de cabra, fondue de queijo. Espumante: harmoniza com queijos de massa branca como brie e camembert, peixes como salmão, carnes gordas assadas, aves assadas, entradas, aperitivos e embutidos.
Rosé: harmoniza com carnes magras grelhadas, frango assado, verduras gratinadas, massas italianas, charcutaria, tortilhas, omeletes e entradas. Tinto: harmoniza com carnes e vários tipos de pratos, pois os vinhos tintos são muito versáteis. Tinto encorpado : harmoniza com queijos duros como provolone e risoto de cordeiro.
Tinto leve: harmoniza com massas com molhos leves, pizza, vitelas, fígado, carpaccio fondue de chocolate. Tinto seco: harmoniza com massas com molho de tomate, molho de ervas ou molho condimentado, queijos amarelos, com parmesão, gouda e frios em geral.
- Tinto seco encorpado: harmoniza com carnes assadas, queijos brancos como o brie e o camembert, fondue de carne.
- Tinto seco leve : harmoniza com carnes vermelhas fritas ou grelhadas, frango assado ou cozido, pizza, bacalhau com molho, paella.
- Vinho do Porto: harmoniza com frutas secas, bolos, chocolate, queijos azuis, sorvetes, sobremesas.
Agora ficou mais fácil escolher o vinho ideal, não é mesmo? E quando o assunto é vinho, uma região que se destaca na produção da bebida é a serra e sul catarinense, principalmente na produção de vinhos finos de altitude e os vinhos de Uva Goethe. Os vinhos de Uva Goethe têm aromas de intenso frescor e jovialidade, de frutas brancas como abacaxi, pêssego, umbu e cupuaçu.
Além das características predominantes, os vinhos produzidos com a uva Goethe são delicados e possuem um paladar macio e acidez equilibrada. As cidades de Urussanga e Pedras Grandes, que ficam na mesma região de Orleans, onde está localizado o Real NOB Hotel, representam grande parte do território dos Vales da Uvas Goethe.
Que tal se hospedar no Real NOB Hotel e aproveitar para passear e conhecer a vinícolas da região? Confira algumas vinícolas que merecem a sua visita: Vinícola Bianco: localizada na mesma cidade do Real NOB Hotel, a Vinícola Bianco já é consolidada no sul do estado pela qualidade e excelência de seus vinhos e sucos integrais.
A tradição é de família, e a vinícola conta com parreirais de uvas nobres, especialmente selecionadas para a produção. O local oferece degustação das bebidas. Localização: Rodovia Municipal Luigi Bianco, Barracão, Orleans – SC, Vinícola e Cantina Borgo: já imaginou tomar um bom vinho apreciando a vista de um castelo? Essa é a proposta da Vinícola Borgo,
A vinícola encontra-se em um acolhedor castelo no interior da cidade de Nova Veneza, no sul do estado. A tranquila paisagem é o ambiente ideal para degustação dos produtos Borgo, que são produzidos em pequena escala, como vinhos, licores, cachaças, sucos e geleias.
Localização: Travessa Giovanni Gava s/nº, São Bento Alto, Nova Veneza – SC, Vinícola Mazon: com parreirais próprios, a Vigna Mazon oferece visita guiada à vinícola, degustação sob reserva, local para eventos e refeições para grupos. Dentre seus produtos, destacam-se os vinhos, frisantes e espumantes da uva Goethe.
Localização: Rodovia Genésio Mazon, R. São Pedro, s/n – Km 5, Urussanga – SC, Casa del Nonno: a Casa Del Nonno é mais uma vinícola que celebra a produção de vinhos típicos com uma identidade própria – que se deve à uva Goethe da região de Urussanga. A vitivinícola atende em sua adega à grupos, oferecendo degustação de vinhos e harmonizações.
Ver resposta completa