Contents
- 1 Onde vejo se o benefício do INSS foi aprovado?
- 2 Quanto tempo leva para saber se o benefício foi aprovado?
- 2.1 Quanto tempo demora para receber o benefício concedido?
- 2.2 Quando o INSS fala que o processo foi concluído?
- 2.3 O que vem escrito na carta de concessão do INSS?
- 2.4 Quanto tempo demora para receber a carta de concessão do INSS?
- 2.5 O que é um benefício em análise?
- 2.6 Como é feito o primeiro pagamento do INSS?
- 3 Quanto tempo leva para receber o primeiro benefício do INSS?
- 4 O que fazer depois de receber a carta de concessão?
- 5 Quanto tempo demora para receber o benefício depois da perícia?
Onde vejo se o benefício do INSS foi aprovado?
3. Central 135 do INSS – Outra opção para consultar o benefício do INSS é solicitar atendimento por meio da central telefônica do INSS, no número 135, O titular do benefício pode fazer sua identificação ao informar o número do CPF ou pedir informações sobre outras pessoas e benefícios.
Por questão de segurança e para proteção dos dados pessoais, no segundo caso é preciso fazer a verificação de segurança, Podem ser solicitados dados adicionais ou confirmação do que constar no cadastro e na base de dados. As ligações não têm qualquer custo, se forem realizadas a partir de telefones fixos ou públicos.
Já nas ligações por celulares, o custo é equivalente a uma ligação local. A central 135 funciona de segunda à sábado, de 7h às 22h, portanto, exceto aos finais de semana e feriados. Aproveite agora para saber o que é o número do benefício previdenciário e como identificá-lo.
Como saber se meu pedido de benefício foi aprovado?
Como saber se meu requerimento foi aprovado no INSS? Você pode realizar a consulta pelo site meu.inss.gov.br e clicar em consultar pedido para saber se foi indeferido ou deferido.
Quanto tempo leva para saber se o benefício foi aprovado?
Como ficaram os prazos administrativos em 2023? – Na maioria dos benefícios previdenciários, o INSS tem no máximo de 90 dias para fazer o reconhecimento inicial do direito do segurado. Veja que se utilizei o termo “na maioria dos benefícios previdenciários”, é porque existem exceções.
Benefício Previdenciário | Novo Prazo |
---|---|
Aposentadorias (exceto Aposentadoria por Invalidez) | 90 dias |
Benefícios por Incapacidade (Auxílio-Doença e Aposentadoria por Invalidez) | 45 dias |
Auxílio-Acidente | 60 dias |
Pensão por Morte | 60 dias |
Auxílio-Reclusão | 60 dias |
Salário-Maternidade | 30 dias |
Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) | 90 dias |
Aqui, a decepção ficou por conta do novo prazo do BPC/LOAS. Como estamos falando de um Benefício Assistencial, pago a idosos ou a pessoas com deficiência, de baixa-renda, é evidente que essa população corre um maior risco social, Desse modo, o certo seria que o prazo para a análise do BPC fosse menor (30 ou 45 dias).
Quanto tempo demora para receber o benefício concedido?
Depois da carta de concessão, quanto tempo demora para receber? – Depois que o segurado já está com a carta de concessão de benefício, o INSS tem um prazo mínimo de 45 dias para começar a realizar o pagamento do benefício concedido. Esse tempo/prazo está no artigo 174 do Regulamento da Previdência Social: O primeiro pagamento do benefício será efetuado em até quarenta e cinco dias após a data da apresentação, pelo segurado, da documentação necessária à sua concessão.
Portanto, o segurado demora o tempo de pelo menos 45 dias para receber seu benefício, Não adianta ir até o banco no primeiro dia em que você estiver com a sua carta de concessão em mãos, muito provavelmente recebida pela empresa de Correios. Ou, então, recebida pelo site ou aplicativo do Meu INSS. Dificilmente, qualquer segurado tem os valores do seu benefício liberados de forma tão imediata.
Por isso, é importante verificar a data de início do pagamento do benefício anotada na sua carta de concessão ou, ainda, no extrato de pagamento de benefício, também disponível no Meu INSS. Afinal, esses documentos mostram as principais informações do benefício aprovado. (Fonte: Meu INSS) Além do mais, atente-se à documentação exigida para o benefício que você solicitar. Caso contrário, você não apenas vai demorar mais tempo para ter a sua carta de concessão deferida. Isso também influenciará no tempo de recebimento do seu benefício.
- Atenção: não confunda o tempo de análise, concessão ou de negativa de benefício, com o tempo de pagamento do benefício a partir do recebimento da carta de concessão.
- Segundo a Lei de Processos Administrativos, o INSS tem 30 dias (prorrogável por + 30 dias) para conceder ou negar um requerimento após o protocolo do pedido de benefício.
A partir de então, o segurado tem, pelo menos, mais 45 dias para receber o benefício concedido pelo Instituto. Basta conferir na carta de concessão,
Quando o INSS fala que o processo foi concluído?
3 – CONCLUIDO – Significa que já houve uma decisão no seu pedido. Logo abaixo dessa informação consta qual o tipo de conclusão:
DEFERIDO (ou CONCEDIDO) : É a resposta esperada por todos! Significa que seu pedido foi concedido (aprovado) pelo INSS INDEFERIDO (ou NÃO CONCEDIDO) : Resposta que ninguém deseja. Significa que seu pedido foi negado.
Nos casos de pedidos negados, você terá dois caminhos:
- O segurado deve apresentar a carta e um documento de identificação oficial e atualizado com foto para poder receber o seguro.
- Caso não consiga ir até a agência que foi determinada, você pode solicitar a mudança do local, porém pode ser um processo demorado.
- Além disso, você tem o prazo de 60 dias para comparecer na agência indicada para receber o benefício, caso contrário, o valor será bloqueado e será necessário solicitar um Pagamento Alternativo de Benefícios (PAB).
- Conforme a, o prazo geral para um benefício do INSS ficar em análise é de 30 dias.
- Contudo, a lei ainda permite que o INSS demore mais 30 dias, caso seja necessário, para apresentar uma resposta ao seu pedido.
- Mas vale lembrar que o Instituto deve justificar o motivo que o levou a precisar de mais tempo para analisar o seu requerimento.
- Dessa forma, o prazo legal para um benefício ficar em análise é de 60 dias (30 + 30 da prorrogação).
- Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar que o prazo seria de 45 dias, acertei?
- Mas, na verdade, esse período de análise vale para a implantação do benefício.
- Ou seja, após o INSS conceder o benefício, ele tem 45 dias para iniciar o seu pagamento (que pode ser prorrogado para 90 dias, desde que seja apresentada uma justificativa).
- Ok, agora você já sabe que, na lei, o limite para um benefício do INSS ficar em análise é de 60 dias.
- Mas
- Vale lembrar que você não precisa abrir uma conta corrente para receber o pagamento.
- Se a agência bancária realizar essa exigência, você pode se recusar a fazer o procedimento e exigir o direito de receber os valores direto no caixa.
- Também é importante ficar atento ao prazo para sacar o benefício concedido na rede bancária: 60 dias após a data marcada para o pagamento.
O que vem escrito na carta de concessão do INSS?
Quais informações constam na carta de concessão? – Estas são as principais informações que você vai encontrar na carta de concessão do INSS:
Tipo de benefício ( aposentadoria por idade, auxílio-doença, pensão por morte, etc.) Número do processo que resultou na concessão do benefício Relação de valores salariais que serviram de base para o cálculo do INSS Memória de cálculos (declaração dos cálculos realizados para chegar ao valor do benefício) Valor do benefício a ser recebido Local de pagamento e rede bancária Data do requerimento do benefício (é a data que conta para o recebimento de valores em atraso) Data do agendamento e apresentação dos documentos Início da vigência do benefício Data de secessão (ou seja: o prazo previsto para o término do pagamento, quando o benefício for temporário).
É importante ressaltar que cada benefício concedido possui sua própria carta, mesmo que o beneficiário tenha direito a dois tipos de benefícios.
Quanto tempo demora para receber a carta de concessão do INSS?
Até 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço. Este serviço é gratuito para o cidadão. Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).
O que é um benefício em análise?
Benefício em análise é um um status que indica que o pedido de aposentadoria, auxílio ou pensão está aguardando a avaliação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O prazo fixado por lei para a análise de qualquer benefício é de 45 dias.
Como é feito o primeiro pagamento do INSS?
Como receber o primeiro pagamento da aposentadoria? – Dentro das formas já citadas, o principal meio de saber se sua aposentadoria foi aprovada é por meio da carta concessão que será emitida pelo próprio INSS. Para receber o primeiro pagamento do benefício da aposentadoria, é necessário ir pessoalmente até a agência bancária indicada pela carta de concessão.
O aposentado tem acesso ao cartão de benefício do INSS, assim também, você pode sacar o valor do seu benefício em qualquer lotérica, terminal de autoatendimento Caixa ou nos Correspondentes Caixa Aqui, dessa forma, basta utilizar o seu cartão e senha.
Quanto tempo leva para receber o primeiro benefício do INSS?
Quanto tempo leva para receber a primeira parcela da aposentadoria? – O prazo para receber o primeiro pagamento do INSS é de 30 dias, mas pode se estender até 90 dias.
Quanto tempo demora para receber o primeiro benefício?
A partir do momento em que a solicitação é feita, a Previdência Social tem até 120 dias para processar o pedido e emitir o pagamento. Dependendo da complexidade do processo e do volume de documentos enviados, esse prazo pode ser maior.
Quanto tempo demora a análise documental do INSS?
O prazo que está na lei –
O que fazer depois de receber a carta de concessão?
O que fazer quando chega a carta de benefício concedido? – Ao receber a carta de benefício concedido, verifique no documento a agência bancária em que o depósito de pagamento será realizado. Depois, vá até a agência com documento de identidade com foto e número do benefício para ter acesso aos valores.
Extrapolado o prazo, o dinheiro é devolvido pelo banco ao INSS — medida de segurança para evitar fraudes. Nesse caso, você precisa regularizar a situação no portal Meu INSS ou pela central telefônica 135. Além disso, ao resgatar o benefício, fique atento aos seus dados pessoais e não forneça informações a terceiros.
Como saber quantas parcelas do INSS vou receber?
Como consultar a situação do meu benefício INSS – A consulta da situação do benefício na CAIXA pode ser realizada pela central de atendimento CAIXA, 111, opção 7, ou 0800 726 0207, opção 7. No App CAIXA Trabalhador é possível verificar a situação da parcela do benefício, a data da última prova de vida realizada e o calendário de pagamentos,
Quanto tempo demora para receber o benefício depois da perícia?
Depois da perícia, quanto tempo demora para receber o benefício? – O prazo para que o benefício seja concedido após o resultado da perícia é de 45 dias, e esse prazo pode ser estendido por mais 45 dias se o INSS tiver uma justificativa plausível para tal ato.
O que vem escrito na carta de concessão do INSS?
Quais informações constam na carta de concessão? – Estas são as principais informações que você vai encontrar na carta de concessão do INSS:
Tipo de benefício ( aposentadoria por idade, auxílio-doença, pensão por morte, etc.) Número do processo que resultou na concessão do benefício Relação de valores salariais que serviram de base para o cálculo do INSS Memória de cálculos (declaração dos cálculos realizados para chegar ao valor do benefício) Valor do benefício a ser recebido Local de pagamento e rede bancária Data do requerimento do benefício (é a data que conta para o recebimento de valores em atraso) Data do agendamento e apresentação dos documentos Início da vigência do benefício Data de secessão (ou seja: o prazo previsto para o término do pagamento, quando o benefício for temporário).
É importante ressaltar que cada benefício concedido possui sua própria carta, mesmo que o beneficiário tenha direito a dois tipos de benefícios.