O que significa quando a gente sonha que está voando?

Sonhar que está voando é um dos sonhos que carregam os melhores significados. De fato, esses sonhos estão ligados a momentos felizes e oportunidades de crescimento. Mesmo se você cair durante esse voo, esse é o alerta para que você deixe as inseguranças de lado e acredite mais na sua capacidade de realização.

O que é sonhar voltando para sua casa?

Mais significados de sonhar com mudança de casa – Esse tipo de sonho fala sobre estabilidade, equilíbrio, amor e nutrição em suas relações domésticas. Quando vir esse cenário em seu sonho, saiba que deve começar a prestar um pouco mais de atenção à sua casa e à sua situação doméstica.

Um sonho em que você estava se mudando para uma casa velha significa apresenta um alerta de seus anjos, o de que, independentemente do que esteja experimentando agora, chegará ao fim, pois o atual capítulo de sua vida acabará e um novo o espera. Por isso prepare-se, pois podem ser capítulos bons ou ruins, mas lembre-se de que finais são sempre emocionais e difíceis de lidar.

Merry Zar / Pexels Esse sonho indica que deve manter em mente tudo o que está acontecendo com você e manter sua esperança e fé ao longo do caminho. Se estiver passando por momentos difíceis, fique positivo, pois essa transição vai acabar e logo você sentirá a alegria.

  • Esse tipo de sonho significa que uma mudança grande está chegando à sua vida, que poderá tirá-lo de sua zona de conforto.
  • Não se esqueça, porém, de que a única constante em nossas vidas são as mudanças.
  • Estamos acostumados a vê-las como algo ruim, mas se passarmos a vir como uma ferramenta de crescimento e que é para o nosso benefício, vamos experimentá-la e passar por ela de forma diferente.

Daria Shevtsova / Pexels Ver uma mudança de casa e caixas simboliza novas experiências que esperam por você, ou seja, um recomeço de sua vida e de si mesmo. Por isso continue olhando para a frente, a vida pode ser alegre e estressante, dependendo de onde colocar seu foco.

Como tal, libere todos os pensamentos negativos e suas ansiedades e mude seu foco para coisas bonitas que já estão em sua vida e receba as novas. Vislumbre um futuro mais brilhante, feliz e abundante e você atrairá todas essas grandes experiências em sua vida. Você também pode gostar Ver uma mudança em seu sonho significa que você tem o poder de mudar qualquer coisa que o esteja prejudicando.

Por isso tenha coragem de fazer mudanças, de enfrentar problemas e resolver as coisas que estão em seu alcance. Tenha coragem de dizer não a projetos nos quais não acredita ou não quer trabalhar, foque nos objetivos que queira alcançar e dê todas as suas preocupações ao Universo.

  1. Em suma, o sonho com mudança de casa está relacionado a mensagens importantes para sua vida.
  2. Seus anjos querem que saiba que eles o estão apoiando desde o início.
  3. Portanto, confie em seus anjos e deixe que coisas mágicas apareçam ao longo de sua jornada e, assim, viverá uma vida cheia de alegria, paz e realização.

: Sonhar com mudança de casa

Qual é o significado de sonhar com um anjo?

Caso você seja adepto a sonhar com anjos, pode ter a certeza de que está muito bem acompanhado, principalmente nos momentos em que estiver se sentindo sozinho. Os anjos dos seus sonhos estão olhando por você e te dando a energia necessária para seguir pelo caminho certo.

O que significa sonhar com uma pessoa que você nunca viu na vida?

O que significa sonhar com pessoas desconhecidas? | Esoterismo | O Dia Multidão reprodução Por O Dia Rio – Os sonhos trazem à tona reflexões sobre os momentos vividos em vigília e, normalmente, servem para elucidar o que está armazenado no inconsciente. Mas e quando aparecem pessoas desconhecidas neles? A resposta imediata é que pode ter relação com aspectos da personalidade e dos sentimentos do sonhador.

  • No entanto, é necessário analisar o contexto.
  • Sonhar com pessoas desconhecidas em um lugar desconhecido Provavelmente, mudanças estão por vir na sua vida.
  • Se você se sentiu feliz durante o sonho é sinal que está pronto para viver essa nova fase.
  • No entanto, se tiver se sentido desconfortável, pense duas vezes antes de deixar para trás o que está acostumado.

Talvez não seja a hora de viver um novo momento. Sonhar que se apaixonou por um desconhecido Indica que você está vivendo um período de solidão e está em busca de um amor. Tenha cuidado para não se apegar demais as pessoas que você acabou de conhecer. Preserve seus sentimentos, vá com calma.

Sonhar com pessoas desconhecidas por toda parte Sonhar com pessoas desconhecidas pedindo ajuda Sonhar com pessoas desconhecidas vestidas de branco

Isso pode representar muita felicidade na sua casa e, também, costuma revelar algumas questões da sua personalidade que estão escondidas. Se algum personagem do sonho estava escondendo o rosto, demonstra que você é submisso aos outros e não consegue tomar decisões.Observe as causas da sua ansiedade e dos seus medos.

Provavelmente, você está em um período de muita luta interna. Converse com amigos e familiares. Divida as suas dores para não sofrer sozinho. Um acompanhamento psicológico também pode ajudar muito. Se você estiver precisando de ajuda em alguma área da sua vida, peça a quem você realmente confia. As pessoas que te amam estão prontas para te ajudar sempre que necessário.

Peça proteção ao seu anjo da guarda antes de dormir e para te guiar nos momentos em vigília também. : O que significa sonhar com pessoas desconhecidas? | Esoterismo | O Dia

O que significa sonhar com um lugar que nunca viu?

O que significa sonhar com uma cidade desconhecida? Os sonhos aparecem de diversas formas, com situações cotidianas, pessoas, objetos e detalhes que fazem parte do seu dia a dia e são usados para representar algo que o sonhador precisa perceber de forma mais clara, por isso existem as interpretações de sonhos para isso.

  • Sonhar com um local desconhecido, neste caso uma cidade, é inesperado e desperta a curiosidade da pessoa que recebe esta visão em seus sonhos.
  • A situação, entretanto, é bastante interessante, e existem algumas formas de interpretar o que está sendo visto.
  • Para que se consiga a interpretação correta do sonho, atente-se aos detalhes e tente se lembrar deles após acordar.

O fato da cidade que aparece em seus sonhos ser desconhecida reflete um desejo interno que precisa ser explorado, de conhecer outros locais e viver novas experiências. Confira a seguir algumas das interpretações para estes sonhos! Alguns dos detalhes que podem separar um sonho de outro neste caso, ao ver durante seu sono uma cidade totalmente desconhecida, são características do local em questão.

Tente se lembrar ao acordar se a cidade que foi vista era bonita, se ela possuía pessoa andando ou se estava totalmente deserta. Estes são alguns dos detalhes que poderão dar significado ao seu sonho, revelando situações como momentos complicados que irão surgir no seu caminho em breve. Leia a seguir algumas interpretações e entenda!■Sonhar com cidade desconhecida e bonita Uma cidade desconhecida e bonita ao aparecer em seus sonhos traz uma mensagem importante e que merece a atenção total do sonhador.

You might be interested:  Sonhar Com Cobra Que Bicho Jogar

Isso, pois a interpretação desta visão indica que há um desejo muito intenso da sua parte que está sendo sufocado em sua mente. Esta vontade que vem consumindo os seus pensamentos pede para que busque por mudanças, mas o medo tem feito com que não consiga se movimentar para isso.

  • ■Sonhar com cidade desconhecida e desertaSe em seus sonhos a visão que apareceu foi de uma cidade desconhecida e que se encontrava totalmente deserta, a interpretação que pode ser feita é de que em breve situações intensas e muito complicadas aparecerão em seu caminho.
  • A tendência é que este seja um momento desafiador ao mesmo tempo que pode te ajudar a entender alguns aspectos muito importantes da sua vida, sobre si mesmo e a sua força perante as adversidades.
  • Este será um processo que constantemente o fará se sentir solitário, para isso busque pelo apoio das pessoas que o amam, fique próximo destes pois fará toda a diferença.■Sonhar com cidade desconhecida e perigosa

Ver uma cidade desconhecida e perigosa através de seus sonhos é um presságio que perde por cautela e cuidado. O perigo que é mostrado através deste local indica riscos e períodos conturbados em sua vida.

  1. Brigas, desentendimentos, situações adversas e outros problemas podem surgir em vários campos da sua vida, tanto em relação a trabalho, amizades como também poderão acontecer em âmbito familiar.
  2. Como a importância destes setores da sua vida naturalmente é muito grande, busque evitar os desgastes, converse antes de estourar e tome cuidado com a impulsividade.
  3. Se ver em uma cidade desconhecida em seus sonhos pode ser assustador a princípio, por não ter ideia do que esta visão quer lhe mostrar de fato ou como isso pode estar acontecendo.

Estas representações possuem um significado que pode ser interpretado com os pequenos detalhes mostrados através do sonho. Visitar uma cidade desconhecida em seus sonhos, traz para a superfície assuntos importantes, para que o sonhador aproveite mais a vida!■Sonhar que está visitando uma cidade desconhecida Sonhar que está visitando uma cidade desconhecida traz uma mensagem importante para os sonhadores que passam por esta experiência.

  1. O significado para esta imagem é de que esta pessoa não está aproveitando de fato o que a vida tem lhe oferecido.
  2. As oportunidades estão passando e não sendo vividas da forma como é esperado.
  3. Por isso, este é um aviso que vem para mostrar ao sonhador a necessidade de aproveitar mais e viver as experiências que a vida está te dando, pois são momentos passageiros e que não volta mais.

■Sonhar que se muda para uma cidade desconhecidaMudar para uma cidade desconhecida em seus sonhos é um indicativo de que uma nova fase está se iniciando em sua vida. A mudança neste cenário traz novas perspectivas e momentos que devem ser aproveitados e vividos.

  • Esta será uma fase em que muitas situações que provocarão mudanças de grande valor irão acontecer, e é preciso ter coragem para encarar o que está por vir, por mais que sejam positivas, estes novos cenários irão exigir muito de você.
  • Este é um novo capítulo da sua história que se inicia, que será de muita prosperidade, mas primeiro é preciso passar pelos desafios.■Sonhar que está vivendo em uma cidade desconhecida Viver em uma cidade desconhecida é algo desafiador, e nos sonhos esta visão vem para alertar o sonhador do que está por vir em sua vida.

Experiências novas serão vividas em uma nova fase que se inicia em sua vida. É importante que não tenha medo de encarar estas experiências diferentes e que estão agora tão longe de sua realidade atual. O sonho vem para te preparar para um período de mudanças importantes, para que se acostume desde já com as ofertas que serão feitas neste processo e reúna toda a sua coragem.

O que significa sonhar com o meu pai que já morreu?

POSSÍVEIS SIGNIFICADOS DE SONHAR COM PAI FALECIDO – Existem especialistas em análises de sonhos que afirmam que o pai representa a consciência do indivíduo que está sonhando, mostrando sua capacidade de escolher entre o certo e o errado. Muitas vezes, o pai representa uma decisão que se tonou ou que precisa ser tomada, mostrando o caminho que deve ser seguido.

E isso acontece por conta da relação de confiança que as pessoas costumam ter com seu pai, por o considerarem alguém mais experiente. Em alguns casos, um sonho com o pai falecido também pode simbolizar os sentimentos que se tem em relação a ele, como amor ou emoções ligadas à questões não resolvidas.

Pode estar relacionado a um sentimento de culpa, por não ter estado mais presente em sua vida, demonstrado o quanto ele era importante e assim por diante. Em grande parte dos casos, é o mesmo sentimento que existia pelo pai quando ele estava vivo que retorna na forma de sonho.

Quando o pai falecido parece chateado, triste ou com raiva no sonho, isso pode demonstrar frustração ou desapontamento com uma situação pela qual se esteja passando. O indivíduo pode sentir que fez uma escolha errada, então, o pai aparece para representar essa decepção que ele teve consigo mesmo. Também é possível que a raiva demonstrada no sonho possa estar relacionada a problemas passados do relacionamento entre pai e filho.

Se o sonho mostra a morte do pai acontecendo, mesmo que já tenha passado algum tempo desse fato, isso pode representar uma tentativa da mente de fazer com que se reviva aquela situação para aceitar melhor aquela perda. É como se fosse um lembrete para que se torne consciente de que ele se foi e que é preciso lidar com essa nova realidade daqui para frente.

É normal ter sonhos ruins todos os dias?

Ter sonhos desagradáveis ocasionalmente é perfeitamente normal. Quando os pesadelos se tornam uma ocorrência comum, visitando o sono toda ou na maioria das noites, contudo, é sinal de que algo está errado.

Tem como sair do corpo durante o sono?

Viagem do espírito fora do corpo | O TEMPO Você já despertou durante a noite e descobriu que não podia se mover? Tentou desesperadamente gritar, mas não conseguiu? A sensação era a de que uma força invisível imobilizava os seus movimentos e calava a sua voz? Essas são sensações de quem vivencia a saída temporária do espírito além dos limites físicos.

O fenômeno é conhecido como experiência fora do corpo, viagem astral, projeção da consciência, emancipação da alma e desprendimento espiritual. Quem fala com propriedade sobre o assunto é Wagner D’Eloi Borges, 58, pesquisador espiritualista, projetor extrafísico, conferencista, escritor e autor de 12 livros sobre a temática projetiva e espiritual, entre eles a série “Viagem Espiritual”, sobre as experiências fora do corpo.

Em 1988, ele criou o Instituto de Pesquisas Projeciológicas e Bioenergéticas. “Esse é um fenômeno em que ocorre, geralmente, durante o sono. A pessoa vivencia a sensação de sair do próprio corpo como se sua parte mental ou espiritual se desprendesse extrafisicamente para outros planos”, explica Borges.

  • Ele começou a ter essas experiências fora do corpo, de forma espontânea, quando tinha 15 anos.
  • Eu dormia, mas acordava durante a madrugada com sensações desconfortáveis que não sabia explicar.
  • Meu espírito era livre.
  • Flutuava sobre meu corpo, eu o via deitado na cama, dormindo, como se eu fosse um ser separado da matéria.

O corpo estava vazio de mim. Eu atravessava as paredes da casa e via a rua”, relembra o estudioso. A experiência para quem não está acostumado com o fenômeno é assustadora. Para esclarecer o assunto, o conferencista estará em Belo Horizonte ministrando uma palestra (ver agenda),

Segundo ele, durante o sono, o metabolismo cardiorrespiratório relaxa, assim como o padrão de ondas cerebrais. “É quando a pessoa vivencia a saída do corpo. Quando retorna, ainda se encontra nesse estágio e em estado alterado de consciência. Ela tenta se mexer e falar e não consegue. O medo faz com que as glândulas suprarrenais disparem uma carga de adrenalina no sangue, acelerando o batimento cardíaco, e aí ela acorda ofegante”, diz o conferencista.

Ele comenta que o cérebro humano emite quatro padrões de ondas elétricas que são medidas pelo eletroencefalógrafo. “A onda beta ocorre quando estamos em vigília; a onda alpha, no estado de relaxamento, quando a pessoa está cochilando. É durante as fases theta e delta que há a experiência fora do corpo, quando o indivíduo está em sono profundo, em estado alterado de consciência”, explica Borges.

  1. Ele ressalta que somos consciências espirituais e sempre existimos: “O espírito entra e sai dos corpos perecíveis ao longo de sua evolução.
  2. Durante esse estado, ele pode se encontrar com seres espirituais elevados que podem aportar novos conhecimentos que não existem no plano físico”.
  3. O estudioso diz que é importante que as pessoas busquem informações confiáveis para saber mais sobre o assunto.
You might be interested:  O Que Significa Sonhar Com Alergia

“Existe muita literatura a respeito do tema. Há 21 anos tenho o programa “Viagem Espiritual”, aos domingos, às 11h30, na rádio Vibe Mundial de SP, 95,7 FM. As pessoas podem também acessar o site, AGENDA: A palestra “Experiência fora do corpo e sintomas projetivos” acontecerá no próximo dia 11, às 20h, na rua Juacema, 270, sala 601, no bairro da Graça, em Belo Horizonte.

Informações: (31) 99994-7839 e (31) 9777-5813. MITOS – É o diabo que agarrou a pessoa durante o sono; – Na viagem astral, outro espírito desencarnado pode tomar o corpo da pessoa definitivamente; – Ao longo do fenômeno, uma entidade espiritual trevosa pode desligar a pessoa da matéria. Nem toda pessoa se lembra da experiência Nem todas as pessoas se lembram de suas viagens astrais.

“Quando o indivíduo está no estado de vigília, os acontecimentos são registrados pelo cérebro. No estado alterado de consciência, a experiência ocorre fora do seu corpo e também do seu cérebro. Quando o espírito se encaixa novamente na matéria, o cérebro tenta travar a experiência porque ela foi vivida extrafisicamente.

As ondas cerebrais da vigília se impõem, e o cérebro pode misturar imagens e sonhos, soterrando as memórias dessa experiência”, observa Wagner Borges. Segundo ele, todas as pessoas passam pela experiência extrafísica, mas algumas têm mais facilidade de se lembrar, como sensitivos, curadores espirituais, médiuns, iogues e estudantes espirituais.

“Quando a pessoa volta da viagem astral e dorme durante algumas horas, o cérebro tende a apagar essa memória. Quando a pessoa volta da experiência e acorda, ela retém a memória completa”, ressalta Borges. (AED) A consciência se altera após saída espiritual Vários são os motivos para que o espírito abandone temporariamente o corpo.

“Da mesma forma que o corpo físico precisa de nutrientes, como água, ar e comida, o corpo espiritual ou sutil também tem necessidade de nutrientes energéticos oriundos do plano espiritual de onde veio”, comenta Wagner Borges. Ele conta que, uma vez fora do corpo físico, o espírito recarrega suas energias.

“Ao se desprender da matéria, a pessoa percebe que não é apenas seu corpo físico, e novos horizontes se apresentam. Ela entende que existe enquanto ser espiritual, independentemente do corpo humano. Essa vivência traz o questionamento em relação à imortalidade da consciência”, defende o estudioso.

SINTOMAS – A pessoa não consegue se mexer nem abrir os olhos nem gritar e fica apavorada, achando que não vai se movimentar nunca mais. O mais adequado é tentar relaxar, uma vez que essa sensação é passageira;- O indivíduo sente um tipo de solavanco e tem a sensação de cair no vazio. Isso acontece porque o campo energético em volta do corpo se desloca parcialmente alguns centímetros para fora da matéria, e, quando retorna, há um encaixe abrupto;- Alguns têm a sensação de um deslocamento espacial, que, na verdade, não é físico, mas energético;- Outros sentem o corpo se dilatando, crescendo, inflando como um colchão;- Há a percepção para uns de ondas de energia que vibram dentro do corpo como se fossem uma descarga elétrica.

: Viagem do espírito fora do corpo | O TEMPO

Como se proteger durante o sono?

Saiba como proteger seu sono da rotina agitada

O estresse e correria do dia-a-dia atrapalham seu sono? Saiba melhor como proteger o seu sono da agitação do dia-a-dia com o Castorzinho:– Evite tomar bebidas que te deixem mais agitado, prefira tomar suco, água ou o famoso chazinho de camomila.– Não se force a dormir rolando na cama, tente ouvir uma música mais calma pra ajudar seu corpo a relaxar.– Não pratique atividades antes de dormir, o exercício provoca picos de adrenalina, que é prejudicial ao seu sono, prefira fazer isso pela manhã.– Não fique no celular e notebook durante a noite, separando os momentos de trabalho, diversão e descanso, além da iluminação comprometer o sono.– Evite jantar perto da hora de dormir e prefira alimentos mais leves como sanduíches, sopas, legumes e verduras, no mínimo uma hora antes de se deitar.Se cuide e cuide bem do seu sono, ele é extremamente importante para uma melhor qualidade de vida e maior rendimento no dia-a-dia!Fonte: Blog MetLife

: Saiba como proteger seu sono da rotina agitada

É normal ter sonhos realistas?

5 coisas que você não sabia sobre sonhos lúcidos (Foto: flickr/creative commons/ karin and the camera) A premissa de um sonho lúcido é simples e, ao mesmo tempo, misteriosa: um sonho lúcido é aquele em que você sabe em que está sonhando. A maioria de nós acorda ou tem o sonho imediatamente interrompido quando descobre, no meio dele, que está sonhando.

  • O susto parece trazer nossa consciência de volta do mundo onírico.
  • Mas o que talvez você não saiba é que tem gente que consegue ter sonhos lúcidos com bastante frequência e inclusive permanecer neles, mas alerta.
  • E isso significa ser capaz de fazer tudo o que você faz acordado, mas em sonho.
  • O melhor é que qualquer um pode treinar pra adquirir essa habilidade.

Já publicamos, aqui na GALILEU, u, e hoje vamos falar mais um pouco sobre detalhes que você não sabia sobre esse aspecto misterioso do sono humano: a capacidade de sonhar consciente do sonho. Os primeiros registros de sonhos lúcidos na história são egípcios Ba (Foto: reprodução) Alguns pesquisadores acreditam que Ba, a representação egípcia para a alma, era o ‘eu’ presente em sonhos lúcidos e projeções astrais, por exemplo. Ba era comumente demonstrado como um pássaro com cabeça de humano que flutuava acima do corpo humano.

Robert Waggoner, autor de Lucid Dreaming: Gateway to the Inner Self, fala no mesmo livro que Ba pode ser o primeiro registro histórico de uma consciência itinerante, que sai do corpo mas conserva as características do corpo e da mente comuns, ou seja, nós mesmos quando estamos dentro de um sonho lúcido.

Sonhos lúcidos podem ser identificados como um outro estado de consciência De acordo com a autora do livro Consciousness: A Very Short Introduction, Susan Blackmore, sonhos lúcidos podem ser um estado de consciência distinto daqueles que já conhecemos e alguns cientistas até acreditam que possamos, eventualmente, identificá-lo desse maneira.

  • Ela iguala o estado de ‘sonho lúcido’ a alteração de consciência de experiências com algumas drogas como maconha e LSD, paralisia do sono, meditação e experiências de projeção astral.
  • Uma em cada 5 pessoas tem pelo menos um sonho lúcido por mês Um estudo de 1988 descobriu que 20% das pessoas afirmam ter sonhos lúcidos todo mês, enquanto outros 50% disse já ter tido um sonho assim pelo menos uma vez.
You might be interested:  O Que Significa Sonhar Comprando Pão

O estudo também mostrou que a lucidez em sonhos é ainda mais comum para crianças – desconfia-se que seja porque crianças têm mais pesadelos e são mais vulneráveis a eles, e pesadelos frequentemente despertam a parte do cérebro responsável pela lucidez no sonho, para que o sonhador possa se dar conta que está em uma narrativa irreal e possa então transformá-la em algo diferente e menos assustador.

  • Alguns alimentos podem aumentar suas chances de ter sonhos lúcidos Anota aí: um estudo de 2006 identificou que participantes que tomaram, diariamente, 250mg de vitamina B6, disseram ter sonhos mais vivos, emocionantes, com cores mais vivas e histórias mais mirabolantes.
  • O problema é que a quantidade diária recomendada pela OMS de vitamina B6 é 100mg.

O que acontece se você tomar vitamina B6 demais? Bom, registros científicos anteriores dão conta de gente que tomou de 500mg a 1000mg por dia durante meses e teve neuropatia sensorial, que é dormência e perda de sensibilidade na extremidade. Ou seja, não é uma boa ideia.

Mas você pode garantir que seu consumo diária de vitamina B6 fique dentro do recomendado e isso já vai ajudar: você a encontra em alimentos como batata, banana, pães e arroz integral, alho, abacate, gema de ovo, limão, leite e aveia, por exemplo. Há um gadget que, supostamente, induz sonhos lúcidos A Aurora é uma máscara facial que pisca cores em um padrão específico que, de acordo com o fabricante, induz sonhos lúcidos mais facilmente. O projeto foi financiado no Kickstarter e a

: 5 coisas que você não sabia sobre sonhos lúcidos

O quê o Espiritismo fala sobre sonhos lúcidos?

Consciência dos Sonhos

  • Carla Silvério
  • A questão dos sonhos é, desde a antiguidade, de interesse universal e intensamente estudado por filósofos, psicanalistas, psicólogos, e grandes pensadores da humanidade.
  • Sonho lúcido é o termo que se refere à percepção consciente que temos de um determinado estado enquanto sonhamos uma experiência da qual temos uma recordação muito clara (“lúcida”) e nítida, com controle sobre as ações praticadas nos sonhos e todo o desenvolver da narrativa vivenciada no conteúdo do sonho.
  • Sob o ponto de vista da ciência, a neurociência já atestou a veracidade dos sonhos lúcidos enquanto fenômenos psicofísicos no campo da neurofisiologia dos sonhos, sendo resultantes da atividade cerebral humana quando em estado do chamado sono REM ou estado mais profundo do sono, classificando os sonhos lúcidos como fenômenos da “proctociência”.
  • Stephen LaBerge, renomado pesquisador do assunto, definiu o sonho lúcido como ” sonhando enquanto sabemos que estamos sonhando. ”
  • O mesmo entendimento é encontrado já nas obras de Aristóteles, posteriormente em Santo Agostinho e mais adiante em Tomás de Aquino.

A consciência sabe que tudo ali é um sonho. Mantém a capacidade de reflexão e senso crítico e, a partir dessa percepção, pode literalmente dirigir o seu próprio sonho criando e ampliando ou mesmo mudando totalmente a realidade projetada no mesmo. No sonho lúcido, você deixa de ser um personagem inconsciente da narrativa experimentada e subitamente acorda nela com capacidade de raciocínio, memória e percepção da estrutura do sonho, pois sabe que está sonhando.

  1. Nesses momentos, pode-se descobrir mais de si mesmo, de sua personalidade, medos e sentimentos profundos, que em situação diversa não seriam encaradas.
  2. Pode-se também encontrar soluções ou respostas para muitas das questões que quando consciente e desperto não encontraria, pois, guardados nos porões da alma.

Sob o ponto de vista da Doutrina Espírita, os sonhos de um modo geral (e aqui incluem-se os sonhos lúcidos), são resultado da atividade do Espírito no período em que se encontra desprendido do corpo material, quando se conecta com mais intensidade ao plano espiritual.

  1. A Questão nº 401 do Livro dos Espíritos esclarece que o espírito jamais está inativo.
  2. Assim, durante o repouso do corpo material, a alma se emancipa e tem a possibilidade de atuar no plano espiritual, em contato direto com outros espíritos.
  3. E não é só.
  4. Da Questão 400 a 418, ainda do LE, os Espíritos Codificadores esclarecem que todos sonham, contudo nem todo aquele que sonha se recorda da experiência vivida durante o repouso do corpo material.

Os sonhos lúcidos são vistos sob essa perspectiva como sendo o presente dado aos homens pela Espiritualidade Elevada, de se recordarem das experiências vividas durante o sono, por serem úteis e/ou necessárias tais recordações. Ensinam os Espíritos, ainda, no O Evangelho Segundo o Espiritismo que “o sono é o repouso do corpo, mas o Espírito não tem necessidade de repouso.

  1. Carlos Bernardo, em sua obra “A Visão Espírita do Sono e dos Sonhos” – Casa Editora O Clarim –, coloca que os sonhos lúcidos são por vezes pressentimentos do futuro ou entendimentos do passado, permitidos por Deus, ou ainda, a visão de algo que se passa em local diverso de onde o Espírito emancipado pelo sono do corpo físico se encontra e para onde este se transporta.
  2. Durante o sono, ficamos com todas as potencialidades do Espírito de forma amplificada e latente, o que resulta por vezes, quando há autorização do plano espiritual superior, de se recordar toda a trajetória percorrida no sono, consciente de todos os momentos, de forma lúcida.
  3. Sob o ponto de vista da Doutrina Espírita, os sonhos lúcidos muito se assemelham aos desdobramentos recordados.
  4. Os sonhos lúcidos são, portanto, oportunidades de utilização das ferramentas psico-espirituais para no desenvolvimento de uma maior consciência astral, uma vez que conhece-se a si mesmo, nos seus mais profundos e íntimos rincões da alma, conectando-se como Eu interior e com o plano espiritual, encontrando as respostas para as questões de maior relevância para a própria consciência, bem como captando as lições necessárias à reforma íntima e aprimoramento moral.

“.ele aure no que v ê, no que ouve e nos conselhos que lhe são dados, idéias que reencontra, ao despertar.” – O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XXVIII. Referências Bibliográficas: BERNARDO, Carlos. A Visão Espírita do Sono e dos Sonhos. Casa Editora O Clarim.3ª edição.2018.

  • MEDREIS, Renata.
  • Sonhos Lúcidos (artigo publicado para o blog www.vinhadeluz.wordpress.com).
  • Acesso em 04/03/2020. KARDEC. Allan.
  • O Evangelho Segundo o Espiritismo,358ª edição.
  • Editora Instituto de Difusão Espírita – IDE.
  • Araras-SP.1978.
  • ARDEC, Allan.
  • O Livro dos Espíritos,1ª edição Comemorativa do Sesquicentenário (bolso).

FEB. Brasília-DF.2007. =============== Conheça o Clube do Livro Letra Espírita. Clique e receba livros em casa. : Consciência dos Sonhos

Quanto tempo dura um sonho lúcido?

Sono REM e não REM – REM é uma sigla que significa ” rapid eye movement “, ou “movimento rápido dos olhos”. A primeira fase do sono, contudo, é a não REM. Ela é caracterizada por conter quatro estágios diferentes:

  1. Entre estar acordado e dormindo
  2. Sono leve, quando os batimentos cardíacos e a respiração são reguladas e a temperatura corporal diminui
  3. e 4. Sono profundo

O sono não REM consiste em cerca de 75% a 80% de cada ciclo. Após passar por todos os estágios, entramos no sono REM. O sono REM ocorre quando os olhos se movem rapidamente por trás das pálpebras fechadas e a atividade do cérebro é similar ao que ocorre quando estamos acordados.

  1. A respiração aumenta e o corpo fica temporariamente paralizado enquanto sonhamos.
  2. Ele ocorre tipicamente 90 minutos depois que caímos no sono e dura cerca de dez minutos, porém, enquanto você dorme, cada período REM dura mais tempo, podendo alcançar uma hora.
  3. Especialistas apontam que em uma noite de sono passamos pelo ciclo de sono não REM e REM de quatro a cinco vezes.

A maioria dos ciclos duram entre 90 e 120 minutos.