O que significa sonho de liberdade?

” O medo pode mantê-lo preso. A esperança pode libertá-lo ” Completo hoje quarenta dias de quarentena. E não, não acabou, “quarentena” é só mesmo modo de falar. O tempo passa, vamos nos adaptando como podemos enquanto surgem novos desafios, incertezas, questões.

  • O coronavírus ameaça a vida.
  • O isolamento afeta a nossa forma de viver, tem trazido e ainda trará consequências de médio a longo prazo.
  • E a vontade de que a vida volte ao normal segue forte e crescente.
  • Mas, por enquanto, “vida normal” é uma expectativa, quase um sonho.
  • Um sonho de vida sem pandemia.
  • Um sonho de cura.

Um sonho de liberdade. Este foi o título dado em português aqui no Brasil para um clássico do cinema. Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption) é um filme de 1994, dirigido por Frank Darabont, com Tim Robbins e Morgan Freeman. É, de longe, meu filme predileto.

  1. E foi escolhido entre os melhores filmes de todos os tempos.
  2. Não é à toa.
  3. E nunca fez tanto sentido como agora.
  4. Um Sonho de Liberdade é um filme sobre foco, coragem, resiliência, paciência, sagacidade, trabalho duro, estratégia e, principalmente, sobre fé (determinação), perseverança e amizade.
  5. É sobre o poder de superar todo sofrimento, o poder de ser um espírito livre, sobre a força de uma alma humana.

Baseado num livro de Stephen King, Um Sonho de Liberdade mostra como Andy Drufesne, um banqueiro bem sucedido, acusado de ter assassinado a esposa e condenado à prisão perpétua, vive seus dias – e passa anos, décadas – na prisão de Shawshank. Red, um prisioneiro mais antigo, torna-se seu melhor amigo.

Andy ficou preso durante anos. Estamos em isolamento há pouco mais de um mês. A distância entre um contexto e outro é gigantesca, mas, por isto mesmo, que conselhos teríamos de Andy para lidar com a quarentena? Há varias cenas marcantes. E, a cada vez que se vê o filme, há uma descoberta. Então, seguem aqui algumas das minhas descobertas, que falaram muito a mim.

Sei que há´bem mais, então, se quiser, fique à vontade para acrescentar nos comentários! ******************************************** Nem que seja por alguns instantes, faça algo de que goste, que seja bom e que mantenha sua mente ativa Andy gostava de geologia, era seu passatempo antes de ser preso. Por que é importante: É o fato de Andy buscar ocupar seu tempo que o aproxima de Red, que se tornaria seu melhor amigo. É o martelo que lhe permite moldar peças de xadrez para jogar na cadeia. O que era apenas entretenimento tornou-se também uma ocupação mental e uma forma de interação positiva.

  • E, principalmente, é isto que lhe dá o recurso para trilhar seu caminho para a libertação.
  • Atente para oportunidades e saiba negociar demonstrando seu conhecimento Andy escutou a conversa do capitão da guarda – Capitão Hadley – reclamando que teria de pagar impostos muito altos.
  • Andy se levantou, foi até Hadley, fez recomendações e se ofereceu para fazer a declaração de imposto do capitão.

O modo como Andy abordou Hadley não foi dos mais felizes. Apesar disto, Andy conseguiu reverter a situação e convencer o capitão de que ele poderia economizar muito dinheiro com uma declaração legal e bem feita. Em troca, Andy pediu algumas cervejas para seus companheiros. Por que é importante: Por um momento, Andy pareceu voltar a ser banqueiro e abordou o capitão com uma pergunta que poderia soar normal para um cliente, mas que era totalmente ofensiva, vinda de um prisioneiro se intrometendo na conversa dos guardas. O interessante aqui é que, embora isto indique que é preciso avaliar o contexto para estabelecer a melhor forma de comunicação, parece igualmente ter valor o fato de que Andy se portou como banqueiro.

Mesmo sob ameaça, Andy foi capaz de fornecer argumentos sólidos e garantiu que o capitão manteria seu dinheiro, o que fez com que Hadley aceitasse o negócio. Atitude importa. Além disto, Andy não estava querendo ser bonzinho com um de seus antagonistas, queria prestar um serviço e cobrou um preço aceitável e compreensível: cerveja.

Repare que Andy sabia quando e com quem negociar e quando e a quem doar. Com o sucesso da declaração de impostos de Hadley, Andy passou a prestar serviços fiscais e financeiros na prisão, o que o liberou do trabalho pesado. Oportunidades são portas abertas que apresentam novas portas, novos caminhos. Por que é marcante: O fato de Andy estar bêbado na noite do assassinato estava ligado à sua condenação. A bebida o havia levado a pegar uma arma. Uma vez condenado, Andy não tinha como reverter a sentença, mas tinha como fazer com que a mesma falha não acontecesse nunca mais.

Claro, não haveria problema se Andy tomasse uma ou duas cervejas. No entanto, seu sorriso parece dizer que não era questão do prazer de beber para sentir-se livre (ainda que isto pudesse ser bom), tratava-se do prazer de sentir-se livre sem precisar beber, por pura decisão de que assim fosse. Ao possibilitar a seus colegas alguns momentos de alegria espontânea, Andy sentiu um sabor de liberdade com eles, por eles e por si mesmo.

“Disciplina é liberdade. Compaixão é fortaleza.” Lembre-se dos que estão a sua volta, faça o bem a outros. Aproveitando (e expandindo) um momento em que foi deixado a sós, Andy colocou um trecho de uma ópera de Mozart para tocar no sistema de som de toda a cadeia. Por que é marcante: É a cena mais bonita de dentro de Shawshank. Andy não só procura formas de vivenciar o sentimento de liberdade, mas faz questão de compartilhar isto com seus companheiros, nem que seja por um breve momento, nem que seja desafiando a autoridade, nem que ele tenha que pagar o preço.

Nesta quarentena, há muita gente precisando de ajuda. Para começar com os mais próximos, há os profissionais que sempre lhe prestam serviço e que não podem trabalhar neste momento. Sua empregada/diarista, o professor de música, dança ou futebol de seus filhos, a cabeleireira/barbeiro, o mecânico. Se é possível para você, continue pagando pelo menos os mais constantes deles neste momento, ainda que não estejam prestando serviço.

Eles agradecem e a economia toda agradece também. “Ter bondade é ter coragem.” Persevere A perseverança está no filme inteiro. Mas há um caso específico. Andy queria construir uma biblioteca em Shawshank e escrevia cartas semanais ao estado solicitando fundos. Por que é marcante: Mesmo com todo o tempo do mundo, são necessárias muita determinação e perseverança para seguir durante anos insistindo sem ter resposta. Mas, no fundo, Andy realmente sabe, é como o ditado, água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. Por que é marcante. É um dos momentos mais ricos, densos e tensos do filme. A posição de Andy e a de Red são o espelho da questão que Andy postula. E fica no ar a dúvida: depois de tudo o que se passou, iria Andy fazer uma escolha diferente? A frase ” Ocupar-se vivendo ou ocupar-se morrendo ” (Get busy living or get busy dying) ficou célebre neste filme.

De certo modo, ela resume todo o filme. Todas as escolhas de Andy foram de ocupar-se vivendo. E bem assim: “Ocupar-se”, infinitivo, presente, a cada instante e “vivendo”, gerúndio, ação contínua, fazendo a vida seguir pelo bem e para o bem e seguindo em direção à Vida; alimentando vida com Vida, fazendo da Vida sua ocupação, seu ofício, seu pensamento, sua ação.

Ocupar-se vivendo para transformar o que está em volta, ocupar-se vivendo para trazer vida ao entorno. Ocupar-se vivendo para conquistar liberdade e felicidade no futuro e agora. Ocupar-se vivendo. E viver. Planeje, aja e, de novo, persevere As cenas finais mostram o quão detalhado havia sido o plano de Andy. Por que é marcante. Por que o planejamento foi muito bem feito, tudo foi pensado em detalhes e envolveu ação contínua, perseverança e muita coragem. Aliás, um ponto importante: nenhum plano é totalmente livre de riscos, o filme também mostra isto e é de arrepiar. Por que é marcante. Esta parte é praticamente o final, que é muito bonito e coroa a estória como redenção de liberdade e elo de amizade. Vale a pena ver. Eu não teria palavras para comentar, mas me lembrei de uma frase que também cabe muito bem aqui: ” A felicidade só é real quando compartilhada,” (Henri Thoreau) Verdade.

A busca da felicidade é também uma busca de partilha. ********************************** Então, se a quarentena será dobrada ou triplicada ou multiplicada por pi ao quadrado, não sabemos. Precisamos de uma cura, antes de mais nada. Cura para a doença, cura para a humanidade. Precisamos que a pandemia acabe para que a vida volte ao normal.

E não sabemos quando isto acontecerá. Mas há muitas certezas. Há que cuidar com carinho dos que amamos, nossos pais, irmãos, cônjuges, filhos. Também, como Milton cantou: ” há que se cuidar vida, há que se cuidar do mundo, tomar conta da amizade”. Há que se manter o espírito livre.

  1. Fácil? Provavelmente, não.
  2. E cada um sabe onde e o quanto o isolamento lhe dói.
  3. Mas, se tudo é mesmo uma questão de escolha – e há grandes chances de que seja – já sabemos a escolha certa: Ocupar-se vivendo, fazendo a vida seguir pelo bem e para o bem de todos e seguindo em direção à Vida; fazendo da plenitude da Vida sua ocupação, seu ofício, seu pensamento, sua ação.

Ocupar-se vivendo para transformar o que está em volta, ocupar-se vivendo para trazer vida ao entorno. Ocupar-se vivendo para conquistar liberdade e felicidade no futuro e agora. Ocupar-se vivendo. E viver. Seja Feliz.

O que significa sonhar com uma pessoa saindo da cadeia?

Sonhar que alguém saiu da prisão – Se você sonhar que uma pessoa que conhece está saindo da prisão, indica que sua relação com essa pessoa estava presa ou contida por alguma razão, mas, agora, os canais de comunicação voltarão a se abrir. Se for uma pessoa já próxima a sair da cadeia no sonho, indica que esse alguém é muito importante na sua vida.

You might be interested:  Sonhar Que Foi Roubada A Carteira

Qual é o significado de sonhar com agulha? Descubra agora mesmo!

O que significa sonhar com a liberdade de alguém que está preso?

Sonhar com pessoa sendo presa – Se em seu sonho outra pessoa está presa, é um sinal de que você tem medo de perder sua liberdade, E isso seja porque você cometeu algo errado, com medo de ser preso, ou, até mesmo, porque você tem medo de perder a liberdade de ser quer você realmente é.

O que significa sonhar que vai ser preso?

O que significa sonhar que está preso? Já sonhou que era preso? Afinal, isso é bom ou ruim? Descubra os possíveis significados aqui na Tribuna. Confira! O sonho com prisão corresponde a um desejo de solidão e de liberdade. É também um alerta de que você precisa mudar comportamentos e situações da sua vida que estamos afetando sua liberdade,

  1. Caso tenha sonhado que está indo preso, pode ser sinal de que está em um relacionamento que pode levar a dependência emocional,
  2. Ou que este relacionamento está lhe privando da liberdade.
  3. Num geral, tenha cuidado com esse sonho, pois algo na sua vida pode trazer consequências negativas,
  4. Já quando em seu sonho, alguém está indo preso, é um alerta do medo que tem de perder sua liberdade.

Ainda esse sonho pode indicar que está se sentindo solitário, : O que significa sonhar que está preso?

O que simboliza a liberdade?

O que é liberdade: – Liberdade tem origem no latim libertas e significa a condição do indivíduo que possui o direito de fazer escolhas autonomamente, de acordo com a própria vontade. Na tradição cristã, a liberdade está muitas vezes identificada como livre-arbítrio,

  • Já no direito, liberdade está também relacionada com os direitos de cada cidadão.
  • Liberdade é classificada pela filosofia, como a independência do ser humano, autonomia, auto-determinação, espontaneidade e intencionalidade.
  • A liberdade pode ser entendida em um sentido amplo ou mais restrito, pensado como liberdades e definidas pelo Direito.

Alguns exemplos de liberdades são:

Liberdade de pensamento Liberdade de opinião Liberdade de expressão Liberdade religiosa Liberdade de imprensa Liberdade de ir e vir Liberdade condicional

Porque Um Sonho de Liberdade é tão bom?

Um Sonho de Liberdade é um filme elogiado pela crítica e pelo público, considerado uma das melhores obras do cinema. Isso se deve, entre outras coisas, à sua trama rica em temas relevantes, como: amizade, redenção e esperança. O filme mostra a vida dentro da prisão de Shawshank.

O que significa sonhar com a polícia prendendo a gente?

Índice de conteúdo – Esse sonho diz que está tudo bem se você não conseguir ficar no topo de todos os aspectos de sua vida. Não há problema em falhar às vezes, desde que mantenha o foco em seus objetivos e sonhos. E, com o esforço certo, poderá desfrutar uma melhor qualidade de vida.

  1. Tonkovic / Getty Images / Canva A polícia te prendendo em casa em seu sonho surge para te lembrar de sua responsabilidade de cuidar do seu relacionamento.
  2. Se quer que ele prospere, deve estar pronto para trabalhar lado a lado com seu parceiro.
  3. Tal sonho é um sinal para você começar a tomar decisões mais sábias.

As escolhas e decisões que toma hoje influenciam diretamente a sua vida. Então comece ouvindo seu coração em caso de dúvidas, e isso vai te levar ao seu futuro. Um sonho com polícia civil te prendendo sugere que você poderá encontrar alguns desafios de vez em quando na vida.

E o importante, nesse momento, será manter uma boa comunicação, principalmente se for preciso lidar com desafios de algum relacionamento. Esse sonho te pede que cuide de suas necessidades espirituais. Você pode ganhar muito melhorando sua conexão com os reinos angelicais. E isso trará um grande impacto sobre os outros aspectos de sua vida.

Essa é a razão pela qual você deve se esforçar para se aproximar de seus anjos.3839153–3839153 / Pixabay / Canva Ser preso e algemado pela polícia em seus sonhos indica que você deve se preparar para novos começos. Os projetos que vem perseguindo há algum tempo estão chegando ao fim, e, em breve, você será obrigado a mudar certos aspectos de sua vida.

  • Mas isso exigirá uma revisão total de sua mentalidade.
  • E não se esqueça: com fins, vêm novos começos, e essa é a sua oportunidade de redobrar seus esforços para alcançar seus objetivos.
  • Ser preso pela polícia em uma festa no sonho significa que você deve se mover com o fluxo da vida.
  • Então permita que seus anjos guiem seu processo de tomada de decisão.

Esse sonho te alerta de uma mudança iminente que terá um enorme impacto em vários aspectos de sua vida. Pode ser que uma situação ou circunstância com que estava lidando esteja terminando, e suas batalhas, acabando. Por isso, prepare-se adequadamente para o que está por vir.

  1. Você também pode gostar Com o conteúdo que apresentamos aqui, você pôde concluir que seu sonho com polícia te prendendo aponta que agora é um bom momento para você acabar com quaisquer problemas emocionais ou relacionamentos que tenham diminuído o seu progresso.
  2. Seja corajoso o suficiente para tomar as medidas necessárias para passar ao próximo nível de sua existência.

: Sonhar com polícia me prendendo

Qual o maior símbolo da liberdade?

Resumo sobre a Estátua da Liberdade –

A Estátua da Liberdade é uma estátua que está localizada em Nova York, nos Estados Unidos. Foi inaugurada em 28 de outubro de 1886, tendo sido doada aos Estados Unidos pela França, Foi construída em homenagem ao centenário da I ndependência dos Estados Unidos, É considerada um símbolo da liberdade e boas-vindas aos imigrantes. Foi construída em cobre pelo escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi.

Qual o maior símbolo de liberdade?

A Estátua da Liberdade é um dos maiores monumentos do mundo. Localizada em Nova Iorque, nos Estados Unidos, na Ilha da Liberdade (Liberty Island), a estátua possui 91 metros de altura e foi um presente da França para os Estados Unidos para comemorar o centenário da independência do país, em 1876.

O que é liberdade de acordo com a Bíblia?

Evangelho do dia: Seremos livres se estivermos unidos a Jesus Ser livre ou ser escravo do pecado: eis o dilema que cada pessoa enfrenta durante a sua vida! Ser livre significa pertencer completamente a Deus, fazer a sua vontade, porque Ele deseja a nossa salvação.

  • Ser livre fazendo o bem é agradar a Deus.
  • Ao contrário, ser escravo do pecado significa ir pela própria estrada, ser senhores de nós mesmos.
  • O evangelho de hoje e de sempre, tirado de João 8,31-42, nos ensina a perseverar no ensinamento de Jesus.
  • Perseverar significa conservar-se numa posição sempre, constantemente.

Em matéria de fé, perseverar significa acreditar em detrimento da lógica humana e daquilo que nós chamamos de unanimidade. Quanto ao cristão, perseverar significa ter a coragem de dar um voto de confiança a Jesus, permanecer sempre na casa do Pai. Mas o evangelho também nos convida a pensar sobre o significado da liberdade, esse dom que Deus nos dotou desde que nascemos.

Liberdade não fazer tudo o que queremos, mas fazer aquilo é preciso para tornar as nossas relações mais harmoniosas. A Bíblia apresenta como a liberdade deve ser vivida pelos hebreus e pelos cristãos. Os hebreus, segundo o evangelho de Deus, acreditavam que eram livres, mas não eram, porque existem muitas formas sutis de escravidão, sendo que as piores são as nossas tendências ao mal, as nossas imaturidades e as nossas fraquezas, e são piores porque brotam no nosso interior, nos enganando, porque pensamos que estamos fazendo a nossa vontade quando na verdade estamos cedendo aos nossos desejos, que não nos deixam ser livres.

Jesus, sendo judeu, nos ensinou como devemos viver a nossa liberdade de cristãos: permanecendo unidos a Ele. É dessa forma que podemos vencer a nossa natureza inclinada para o mal e sermos verdadeiramente livres. A partir dessa experiência, o cristão se torna construtor de um novo jeito de viver na sociedade, jeito esse marcado pela harmonia, pelo respeito ao outro e à vida e pela capacidade de ver em Jesus aquele que salva o homem, lá onde o mal tem a sua fonte.

Quando se passa Um Sonho de Liberdade?

Sinopse – Em 1946, Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada ao ser condenado por um crime que nunca cometeu, o homicídio de sua esposa e do amante dela. Ele é mandado para uma prisão que é o pesadelo de qualquer detento, a Penitenciária Estadual de Shawshank, no Maine.

Onde se passa Um Sonho de Liberdade?

Enredo – Em Portland (Maine), 1947, o banqueiro Andy Dufresne é condenado pelo assassinato de sua esposa e do amante dela, sendo sentenciado a duas prisões perpétuas a serem cumpridas na Penitenciária Estadual de Shawshank. Lá, ele fica amigo do contrabandista Ellis Boyd “Red” Redding, outro detento que também está servindo em prisão perpétua.

  • Red” adquire um pequeno martelo de geólogo e depois um pôster de Rita Hayworth a pedido de Andy.
  • Este acaba sendo regularmente assediado e estuprado enquanto trabalha na lavanderia da prisão por uma gangue de detentos chamada de “As Irmãs” e seu líder Bogs Diamond.
  • Dois anos depois, Andy ouve Byron Hadley, o capitão dos guardas, reclamar sobre ser taxado por uma herança e se oferece para ajudá-lo a proteger o dinheiro legalmente.

Hadley espanca Bogs depois de um ataque d’As Irmãs ter quase matado Andy. Bogs fica aleijado e é transferido para outra prisão, enquanto Andy nunca mais é importunado. Samuel Norton, o diretor da prisão, encontra-se com Andy e o transfere para a biblioteca a fim de auxiliar o idoso detento Brooks Hatlen.

Seu novo trabalho é um pretexto para que comece a cuidar dos assuntos financeiros dos funcionários da penitenciária. O diretor passa com o decorrer do tempo a empregá-lo em tarefas pessoais para si e outras pessoas, incluindo guardas de outras prisões. Ao mesmo tempo, Andy passa a escrever cartas semanais para a assembleia estadual pedindo por dinheiro para reformar sua biblioteca.

You might be interested:  O Que Significa Sonhar Com Espiga De Milho

Brooks é libertado em 1954 depois de servir por cinquenta anos, porém não consegue se ajustar à vida fora da prisão e comete suicídio. Andy recebe uma doação para a biblioteca que inclui uma gravação de Le nozze di Figaro, Ele toca um pedaço da ópera no sistema de alto-falante da prisão, sendo punido e mandando para a solitária,

Andy explica depois de ser liberado da solitária que é esperança que o faz continuar toda vez, um conceito que “Red” rejeita. Norton começa em 1963 a explorar os prisioneiros para trabalhos públicos, ganhando lucros ao subcotar trabalho especializado e cobrar subornos. Andy passa a lavar o dinheiro do diretor usando a identidade falsa de “Randall Stephens”.

Tommy Williams é preso por roubo em 1965. Andy e “Red” ficam amigos dele, com o primeiro ajudando-o a passar no ensino médio, Tommy revela um ano depois que um detento de outra prisão reivindicou responsabilidade pelos assassinatos que Andy foi condenado.

  • Andy fala com Norton sobre essa informação, porém o diretor se recusa a ouvir e o manda de volta para a solitária depois da lavagem de dinheiro ter sido mencionada.
  • Norton faz com que Hadley assassine Tommy sob o disfarce de uma tentativa de fuga.
  • Andy se recusa a continuar a trabalhar para Norton, porém volta atrás depois deste ameaçar destruir a biblioteca, tirar a proteção que Andy tem com os guardas e transferi-lo para condições piores.

Ele é liberado da solitária dois meses depois e conta para “Red” seu sonho de viver em Zihuatanejo, uma cidade na costa do México, “Red” acha que Andy não está sendo realista, porém promete que caso algum dia seja libertado, irá visitar um campo de trigo em Buxton para pegar um pacote que Andy deixará lá.

“Red” passa a se preocupar pelo bem-estar do amigo, especialmente depois de descobrir que Andy pediu uma corda de quase dois metros para outro detento contrabandista. Durante a contagem dos prisioneiros no dia seguinte, os guardas descobrem que a cela de Andy está vazia. Norton fica irado e joga uma pedra através do pôster de Raquel Welch pendurado na parede, revelando um túnel que Andy cavou na parede com o martelo de geólogo pelos últimos dezenove anos.

Ele havia escapado na noite anterior pelo túnel e por um cano de esgoto, usando a corda para levar consigo os sapatos e terno de Norton, além do livro de contas contendo as evidências da lavagem de dinheiro. Enquanto os guardas realizam sua busca, Andy se faz passar por Randall Stephens e visita vários bancos para retirar o dinheiro lavado, em seguida envia o livro de contas para um jornal local como prova da corrupção em Shawshank.

A polícia chega na penitenciária e prende Hadley, enquanto Norton comete suicídio antes de ser pego. “Red” é libertado depois de ficar quarenta anos preso. Ele luta para se adaptar à vida de homem livre e teme que nunca conseguirá totalmente. Ele lembra de sua promessa feita a Andy e visita Buxton, encontrando uma pequena caixa com dinheiro e uma carta pedindo para que vá até Zihuatanejo.

“Red” viola sua condicional e viaja até Fort Hancock, Texas, para cruzar a fronteira com o México, admitindo que finalmente sente esperança. Nas praias de Zihuatanejo, Andy e “Red” se reencontram.

Quantos Oscar Um Sonho de Liberdade?

5. Um Sonho de Liberdade ( The Shawshank Redemption ) – Direção de Frank Darabont 1995, 2h 22min Este filme foi indicado a sete Oscars, incluindo melhor filme, melhor diretor e melhor ator (Morgan Freeman), mas não levou nenhum. O grande vencedor no ano foi Forrest Gump, que levou seis Oscars (Tom Hanks ganhou o prêmio de melhor ator, enquanto Robert Zemeckis foi escolhido o melhor diretor).

Apesar disso, Um Sonho de Liberdade foi aclamado pela crítica e, ao longo dos anos, ganhou o reconhecimento do público — é o título com melhor avaliação no site IMDb, especializado em cinema. A história deste filme se passa na penitenciária de Shawshank, onde foi encarcerado o protagonista, Andy Dufresne (Tim Robbins), um banqueiro condenado à prisão perpétua pelo assassinato de sua esposa e o amante.

Lá ele conhece Red (Freeman), um prisioneiro que se torna seu amigo e o ajuda a se adaptar à dura vida na prisão. Ao longo dos anos, Andy luta para provar sua inocência e ganhar a liberdade. O filme aborda temas como redenção, amizade e esperança em meio às adversidades.

Qual a mensagem do filme Um Sonho de Liberdade?

Crítica – Observando o status que Um Sonho de Liberdade conquistou com o passar do tempo, e o número de fãs que o longa-metragem de Frank Darabont reuniu, fica difícil se lembrar do quão fracassada foi sua passagem pelo circuito em 1994. Nos Estados Unidos, onde estreou em 23 de setembro daquele ano, gerou apenas US$ 28 milhões contra um orçamento de US$ 25 milhões.

  • Mesmo chegando à bilheteria total de US$ 58 milhões, a produção ficou longe de ser considerada um sucesso.
  • Apesar do público não ter ido ao cinema, os críticos foram e adoraram.
  • A maioria dos textos a respeito da produção era cheia de elogios ao belo trabalho do elenco, à sensibilidade da direção e da ótima adaptação do conto de Stephen King,

A Academia não ignorou a obra de Darabont e, embora não tenha concedido prêmio algum ao longa, o indicou a sete Oscar, incluindo o de Melhor Filme. A atenção do público começou a se aguçar e, logo após a premiação, o lançamento da versão VHS representou o sucesso que ele tanto precisava.

Em 1995, foi a fita mais alugada nos Estados Unidos. Com a TNT, logo depois, adquirindo os direitos de exibição a preço de banana, o longa foi exibido inúmeras vezes na TV, caindo definitivamente no gosto do público. Hoje, se você procurar a ficha desta produção no IMDb, ela indicará este como o melhor filme de todos os tempos, segundo a audiência.

Mesmo com demora, acabou encontrando seu público. Na trama, acompanhamos 19 anos da vida no cárcere de Andy Dufresne ( Tim Robbins ), acusado de matar a esposa e o amante dela. Condenado à prisão perpétua, o réu sempre negou a autoria do crime, mesmo que tudo apontasse para o contrário. Ao chegar à prisão de Shawshank, Andy conhece o simpático Red ( Morgan Freeman ), homem que está há dez anos enclausurado, também cumprindo prisão perpétua.

  1. Uma curiosa amizade surge entre os dois, que vai crescendo ao passo que Andy se revela um sujeito calmo, inteligente e muito leal aos seus parceiros na prisão.
  2. Para conquistar regalias dentro da penitenciária, Dufresne – que era contador – passa a fazer o imposto de renda para os carcereiros e ajuda o diretor de Shawshank, o inescrupuloso Samuel Norton (Bob Gunton), a lavar dinheiro.

Esses privilégios não são apenas direcionados a Andy, mas aos colegas também. O tempo passa, amizades são fortificadas, mas o sonho de liberdade que existe em cada um deles nunca se esvai. Red tenta diversas vezes a condicional. Seu amigo, no entanto, tem outros planos.

Com a ajuda de Rita Hayworth, Marilyn Monroe e Raquel Welch, Andy tentará se livrar daquela realidade, nem que para isso tenha de passar pelo inferno antes. Embora seja ambientado na prisão, Um Sonho de Liberdade pode ser curiosamente rotulado como um filme inspiracional. Não, ele não fará alguém querer perseguir a carreira de crimes.

Muito pelo contrário. O longa-metragem mostra o valor da liberdade, de encontrar seu lugar no mundo, e da real amizade. Esses são conceitos muito bem trabalhados por Frank Darabont em seu roteiro, postos à prova em performances emocionantes. Mesmo que, por vezes, o filme peque pela narração demasiada, muito da relação entre aqueles homens na prisão é construída com silêncios.

  • O protagonista pode ser o melhor exemplo disso, visto que não é alguém falador.
  • Ele tenta se manter são num mundo desconhecido.
  • E, de início, a quietude e a discrição são suas maiores aliadas.
  • Tim Robbins dá vida a Andy Dufresne como uma pessoa obstinada, que usa sua inteligência para conquistar o que deseja.

Por mais que seja amigo dos colegas de prisão, não permite a alguém conhecer toda a extensão de seus objetivos. Ele pensa no bem comum, mas tem uma agenda própria a cumprir. Morgan Freeman, por sua vez, faz de Red um sujeito bonachão, de fala agradável e muito seguro de suas certezas, conquistado pelo temperamento e pela personalidade de Andy.

  1. Os atores não escondem que ali existe uma história de amor, embora feita por dois homens heterossexuais.
  2. Esse sentimento ajuda ambos a resistirem a situações nada favoráveis, como a recusa constante da condicional ou os períodos cada vez maiores de confinamento na solitária pelos quais passa Andy ao desafiar seus superiores.

Assim como faria posteriormente em À Espera de um Milagre (1999), Frank Darabont constrói um universo crível, no qual “todos são inocentes”. Os prisioneiros enxergam sua situação através da realidade e, para eles, ninguém é culpado dos crimes pelos quais foram condenados.

A ética e convivência daqueles homens é emocionante e mostra que pode existir humanidade mesmo entre pessoas confinadas em uma prisão, privadas do direito mais valioso que é a liberdade. Não à toa, os vilões mais detestáveis do filme não estão atrás das grades, mas comandando a situação, como é o caso do diretor Norton e do carcereiro Byron Hadley (Clancy Brown).

Estamos, afinal de contas, vendo a história através dos olhos de Red, o narrador da trama. Com ótimas performances e mensagem positiva, Um Sonho de Liberdade conquista o espectador, mostrando até então um lado pouco conhecido de Stephen King para o público em geral, acostumado às histórias fantásticas do autor. Depois de Conta Comigo (1986), é a adaptação de um conto seu que King mais aprecia.

Bio Últimos Posts

é crítico de cinema, membro da ACCIRS – Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. Jornalista, produz e apresenta o programa de cinema Moviola, transmitido pela Rádio Unisinos FM 103.3. É também editor do blog Paradoxo.

Made in Italy – 1 de fevereiro de 2019 Medo Viral – 13 de agosto de 2018 Nico 1988 – 1 de agosto de 2018

O que significa liberdade de vida?

DHnet – Direitos Humanos na Internet 3.1 Direito à Vida e à Liberdade O primeiro e mais elementar dos direitos humanos é o direito à vida. Nem o Estado nem ninguém tem o direito de tirar a vida de ninguém, de decidir quem vai viver e quem vai morrer. Por isso, quando alguém mata outra pessoa, responde pelo crime de morte (homicídio), e deve ser preso, e ainda mais tem o dever de indenizar a família do morto por aquela perda.

  • Nós vamos ver que para respeitar e proteger inteiramente o direito à vida, o governo tem de ter políticas públicas que cuidem das mães antes do nascimento dos bebês (pré-natal); que cuidem dos recém-nascidos (evitando a mortalidade infantil); que fiscalizem as atividades de risco dos trabalhadores (multando os empregadores que não garantirem condições dignas de trabalho); que cuidem da segurança no trânsito, para diminuir os casos de acidentes fatais no trânsito.
  • O governo também demonstra que respeita e protege a vida quando tem uma política de segurança para as pessoas, através da manutenção de policiamento, que evite agressões contra as pessoas.
  • Como você pode ver, a vida das pessoas tem de ser assegurada menos com armas e policiais, e mais com verbas e políticas públicas
  • Direito à Liberdade
You might be interested:  Sonhar Que Esta Chorando Joao Bidu

Liberdade é poder fazer as coisas, sem interferência dos outros. É poder pensar, e dizer o que pensa, nas ruas, nas rádios e televisões, nos jornais. Ou numa marcha ou passeata. A essa liberdade se diz liberdade de opinião e expressão. Mas também tem a liberdade de se movimentar, chamada liberdade de locomoção.

É o direito de ir, vir e ficar. Sem estar preso, e sem ser barrado pela polícia, ou outros aparelhos do Estado. E tem ainda a liberdade de reunião e associação, que é o direito de se juntar a outras pessoas, para conversar e discutir problemas e questões que são de interesses comuns. O uso dessas liberdades é importante, porque faz com que a gente perceba que não vive sozinho, e que o que a gente pensa muitas vezes é o que muitas outras pessoas também pensam.

E a união de muitos em torno de objetivos comuns é importante, porque dá força à comunidade, na hora de reivindicar ações dos governos. É claro que numa sociedade democrática, onde todos são iguais, o exercício de nossa liberdade pode sofrer restrição, que seja necessária para que os outros também exerçam seus direitos.

Por exemplo, eu posso dizer tudo o que penso, mas não tenho o direito de xingar nem de ofender outra pessoa na sua honra e na sua dignidade. Nem tenho o direito de me associar a outras pessoas para coisas ilícitas, como praticar crimes, por exemplo. Mas as restrições às nossas liberdades também têm de vir mencionadas em uma lei.

Se alguma autoridade desrespeitar nossas liberdades – de opinião e expressão, de locomoção, de reunião -, abusando de suas funções, pode responder pelo crime de abuso de autoridade. Sobre isso a gente fala mais adiante, nesta cartilha.

  1. Legislação de interesse:
  2. – Pacto dos Direitos Civis e Políticos: artigo nono.
  3. – Constituição Federal: artigo primeiro; artigo quinto; artigo 139; artigo 206.

: DHnet – Direitos Humanos na Internet

O que acontece no final de Um Sonho de Liberdade?

Red libertado – Enquanto isso, Red tem finalmente a sua liberdade condicional aprovada. Depois de quarenta anos vivendo em Shawshank, ele é interrogado e pela primeira vez faz um discurso espontâneo e sincero. Assim, consegue sair da cadeia e passa a viver na mesma pensão que o ex-presidiário Brooks Hatlen.

É interessante analisar como a mesma situação vivida anteriormente por Brooks é encarada de uma maneira diferente por Red. Mesmo experimentando os mesmo sentimentos confusos e de solidão que seu colega, Red escolhe viver. Ele então encontra uma carta que Andy havia deixado em um local previamente marcado.

As palavras do amigo o fortalecem ainda mais. Na carta há também um convite para que eles se encontrem em Zihuatanejo. Assim é feito. As cenas finais, em que Red vai em busca de Andy e os dois se reencontram, exibem a natureza de uma forma ampla. O campo aberto e o mar aparecem como o símbolo da libertação e da vida, levando o espectador a sentir alívio ao ver os personagens no novo cenário.

O que significa sonhar e sentir o sonho?

Sonhos lúcidos: quando as sensações parecem reais Sonhos. Há neurocientistas que inclusive consideram a atividade onírica como uma espécie de maneira preditiva do futuro. Mas e quanto aos que referem conseguir controlar o que fazem nos sonhos? A isso chamamos Sonhos Lúcidos e é um pouco do que vamos ver a seguir.

  • Os sonhos lúcidos envolvem um estado de consciência no qual a pessoa não está nem totalmente desperta, nem em sono profundo e sim em algum lugar no meio do caminho.
  • Algum meio termo entre o sono e a vigília, que demonstra a complexidade da consciência humana.
  • Em um sonho lúcido é possível perceber que se está sonhando enquanto o sonho ainda está acontecendo, o que torna possível que o sonhador tenha experiências sensoriais mais vívidas do que costuma ter em sonhos comuns, não lúcidos.

Nestes, é possível controlar alguns aspectos do que se passa nele, desde sair voando, mesmo contrariar as leis da física ou mesmo ir parar dentro de uma partida de videogame. Entretanto, nos sonhos lúcidos, ainda que seja possível ter algum controle do que acontece, não é possível comandar a totalidade do que acontece em um sonho desse tipo.

Os sonhos lúcidos tem um histórico de serem bastante desacreditados por muitas pessoas, que argumentam estar o sonhador apenas muito relaxado, mas ainda acordado, dando asas à imaginação. Porém, há argumentos contrários também. Uma série de estudos demonstrou de forma convincente que o funcionamento cerebral durante os sonhos lúcidos se dá de maneira diferente se comparado ao que acontece aos sonhos comuns, bem como em estado vigil.

Tais estudos mostram que os sonhos lúcidos apresentam características tanto de um, como de outro. Os sonhos lúcidos costumam ocorrer durante o sono REM (rapid eye movement), ou sono profundo, e estão relacionados à uma maior atividade de partes do cérebro como o córtex pré-frontal e uma região chamada precúneo (região superior do lobo parietal), em comparação com os sonhos não lúcidos.

Tais regiões do cérebro estão relacionadas ao estado de consciência e aos comportamentos deliberados, propositais. Durante o sono REM o corpo permanece praticamente paralisado, à exceção dos globos oculares que se movem bastante, em movimentos rápidos. Neurocientistas que se debruçaram nesta questão utilizaram justamente esse movimento dos olhos durante o REM para verificar quando alguém está tendo um sonho lúcido, neste caso com uma ajudinha do próprio sonhador.

Enquanto a pessoa ainda estava acordada, era combinado um sinal com os olhos que serviria para avisar quando a pessoa estivesse tendo um sonho lúcido, como por exemplo mover os olhos duas vezes para a esquerda e duas vezes para a direita em seguida, por exemplo.

  • Desse modo, afirmou-se ser possível comparar a atividade cerebral entre os dois tipos de sonho: lúcido e não lúcido, uma vez sendo possível controlar os sinais oculares durante o sono.
  • É possível treinar sua habilidade de ter sonhos lúcidos com algumas técnicas, conforme segue: Teste de Realidade: Explorada no filme “Inception” (A Origem), deve-se criar o hábito de analisar várias vezes ao dia o meio a sua volta enquanto se está acordado, e indagar-se se está acordado ou sonhando.

Depois, é necessário realizar um teste para tal averiguação. Alguns dos testes de realidade mais comuns consiste em reler um texto, ou tentar inspirar o ar pela boca com a boca fechada. Nos sonhos, geralmente os textos tendem a mudar quando lidos mais de uma vez.

Tentar inspirar o ar pela boca com a boca fechada irá promover a estranha sensação de que o ar está, de fato, entrando pela boca, mesmo com os lábios cerrados. Ao criar o hábito de testar a realidade na vida de vigília, ou seja, enquanto ainda acordado, existe uma chance maior de que o indivíduo seja capaz de testar a realidade enquanto dorme, produzindo um sonho lúcido.

Ao realizar o teste, as coisas podem ficar surreais, possibilitando que o sujeito perceba que está de fato em um sonho. Outra técnica é a indução mnemônica de sonhos lúcidos. Ao deitar-se para dormir, o indivíduo deverá repetir mentalmente para si mesmo que vai se lembrar do que está sonhando, ou, que terá um sonho lúcido.

  1. Ao mesmo tempo, deverá imaginar que está dentro de um sonho que teve recentemente e que estava consciente de estar sonhando.
  2. Muitas pessoas relatam dificuldades em lembrar dos seus sonhos.
  3. Uma alternativa é tentar criar o hábito de guardar papel e caneta próximo à cama para que possa anotá-los logo ao acordar.

Assim, a possibilidade de ter um sonho lúcido pode aumentar. Outra forma de tentar vivenciar sonhos lúcidos é nos dias em que é possível acordar e voltar para cama, por exemplo. A ideia é programar um alarme para 5h ou 6h após ter ido dormir. Ao acordar com o alarme, tente permanecer acordado por cerca de 10min e então voltar a dormir.

  • Esse período em que esteve acordado é uma boa oportunidade para praticar uma espécie de indução mnemônica dos sonhos lúcidos.
  • O ideal é que a última coisa a passar pela cabeça antes de adormecer seja justamente a intencionalidade de estar consciente durante o sonho, possibilitando iniciá-lo mesmo ainda em estado de vigília, ao invés de se tornar lúcido em um sonho após o seu início.

Há diversos relatos de pacientes na clínica em relação à experiência de sonhos lúcidos e, aparentemente, nem tudo vai ser só diversão durante esse tipo de sonho. Algumas coisas podem fugir do controle. A mente da pessoa que sonha pode levar para dentro do sonho lúcido lembranças ou pensamentos desconfortáveis, ficando estes mais vívidos do que de costume.

  • Especialmente quando a técnica de sonhos lúcidos induzidos pela vigília é utilizada, existe chance de acabar emendando um sonho lúcido em uma situação de paralisia do sono, que pode ser bastante desagradável.
  • Na paralisia do sono, o indivíduo acorda mas não consegue se mexer, sendo capaz de ver e ouvir o que se passa ao redor, mas sem conseguir interagir ou despertar de fato.

Explicando a groso modo, nas situações de paralisia do sono, o cérebro desperta mas os músculos continuam adormecidos, causando a impossibilidade de movimentação momentânea. Uma situação potencialmente assustadora para muitas pessoas. Por fim, sonhar, quer seja um sonho lúcido ou comum, faz parte de dormir, atividade que não deve nunca ser negligenciada, pois a privação de sono acarreta em grandes prejuízos à saúde geral do organismo.