É normal ter sonhos perturbadores?

Ter sonhos desagradáveis ocasionalmente é perfeitamente normal. Quando os pesadelos se tornam uma ocorrência comum, visitando o sono toda ou na maioria das noites, contudo, é sinal de que algo está errado.

O que significa sonhar que está em outra realidade?

Seriam os sonhos versões de nós mesmos coexistindo em universos paralelos onde os nossos estados de consciência seriam bastante diferentes de quando estamos acordados? Quando estamos no universo dos sonhos, por mais bizarras que possam ser as situações, ainda assim, costumamos não ter o menor senso crítico, não há questionamento algum sobre fatos que seriam impossíveis de acontecer em nossas realidades objetivas.

Em um sonho, por exemplo, podemos nos ver voando, conversar com pessoas que já se foram, entre inúmeras outras situações inconcebíveis de acontecerem enquanto estamos em estado de vigília. Quando acordamos, porém, não poucas vezes, ficamos estarrecidos com algumas das vivências, ficando intrigados a ponto de partirmos para alguma pesquisa mais aprofundada sobre os simbolismos que vieram, e outras inúmeras vezes deixamos de lado o que surgiu, desqualificando conteúdos, imaginando que são apenas imagens soltas sem significado algum.

A grande questão é que mesmo quando deixamos de lado um sonho, o sentimento que tivemos nele ou mesmo as imagens podem voltar a nos impactar durante vários dias. Gregory Pappas / Unsplash As nossas vidas diárias, igualmente aos sonhos, estão repletas de situações simbólicas que mesmo em cenários aparentemente diferentes, acabam por se repetir em conteúdo emocional. Seriam vivências simbólicas como se estivéssemos tendo sonhos recorrentes, porém em um suposto estado de vigília.

Como ilustração, podemos pensar naquelas pessoas que, vira e mexe, sempre acabam esbarrando em situações de vida similares, por exemplo, aqueles que constantemente tem problemas com chefes, outros que frequentemente se sentem injustiçados ou aqueles que inúmeras vezes traem ou são traídos e por aí vai.

You might be interested:  O Que Significa Sonhar Com Couve

Todas essas questões funcionam igualmente como os simbolismos ocultos que aparecem nos sonhos e as respostas, tanto para a questão dos sonhos como para as nossas vidas práticas, estão no aprofundamento que escolhemos ou não fazer sobre nós mesmos, sobre o que nos move.

A todo tempo os nossos psiquismos ou algo maior que nós está se esforçando para sair das inúmeras situações de looping existencial que estamos. Todos nós temos igual oportunidade para sermos mais lúcidos e vermos além, basta escolhermos este propósito. Sonhar acordado faz parte de um processo imaginativo, parte dos devaneios quando a mente é levada, como se fosse por uma distração, para outras vivências.

Isso pode ocorrer como um evento dissociativo, quando a mente faz escapes da realidade por conta de questões emocionais e stress. Sonhos podem ser vistos como portais de comunicação de nós para nós mesmos, Nem sempre estamos habilitados a nos darmos tempo para que este espaço ocorra. elizabeth lies / Unsplash Dependendo do estado de consciência de cada um os sonhos podem aparecer mais ou menos nas fases mais atribuladas da vida. Os menos interessados nas possíveis comunicações advindas do universo onírico podem ficar cada vez mais distantes de tais possibilidades, porém, os que possuem mais consciência sobre a ajuda que os sonhos podem oferecer, sempre serão os mais beneficiados com os recados que, de algum modo receberão, nas tentativas do cérebro de resolver essas atribulações.

Ainda assim, por vezes, mesmo os mais desconectados, são atravessados por algum tipo de sonho numinoso, terminologia utilizada por Jung quando se refere aos sonhos impactantes e reveladores, que vez por outra surgem como fatores inexoráveis de transformação pessoal. O universo dos sonhos até hoje não foi totalmente revelado em sua essência e funciona como um acesso a muitas dimensões que ainda não estão totalmente esclarecidas para a humanidade.

Inúmeras pessoas em algum momento de suas existências se veem envolvidas em meio à algum sonho transcendente, lúcido ou diferente do usual, muitas têm plena consciência de que estão sonhando quando estão dentro de um sonho e também passam por experiências extrafísicas, também conhecidas como desdobramentos.

You might be interested:  Ok Google O Que Significa Sonhar Com Cobra

É verdade que dormir de barriga cheia da pesadelo?

Comidas pesadas e pesadelo: Relação – Não é regra: encher a barriga de comidas pesadas antes de dormir não necessariamente causa pesadelo. Contudo, o que se sabe é que um prato exagerado pode piorar — e muito — a qualidade do seu sono, O recomendado, então, é apostar em jantares leves todos os dias no mesmo horário.

Isso porque enquanto dormimos, o nosso metabolismo desacelera. E aí, se o seu estômago está cheio, vai ser mais difícil entrar nas fases mais profundas do sono, uma vez que o corpo precisará reservar energia para a digestão (e, para isso, ele precisará te deixar mais agitado). Desse modo, roncos, refluxo, gases e até azia podem aumentar.

Juntos, esses sintomas podem gerar um desconforto que será sentido nos seus sonhos — mas isso não acontece com todo mundo. Leia também: Como escolher o colchão ideal para uma boa noite de sono

Pode acordar uma pessoa que está tendo pesadelo?

Os pesadelos podem prejudicar a saúde. Você já ouviu falar sobre paralisia do sono? Terror noturno? – O Bem Estar desta segunda-feira (27) falou sobre os distúrbios do sono. Você sabia que os pesadelos podem prejudicar a sua saúde? E na sua casa tem alguém sonâmbulo? Será que pode acordar? Falamos também sobre a paralisia do sono.

Participaram do programa a nossa consultora e pediatra Ana Escobar e a neurologista Dalva Poyares. Por que nós sonhamos? Segundo a doutora Ana, todo mundo deve sonhar. “Se o indivíduo passa muito tempo sem sonhar, alguma coisa tem de errado”. O sonho é a organização da vida psíquica. É durante os sonhos que arquivamos as experiências vividas durante o dia.

O sono é dividido em quatro fases: o sono superficial, o sono intermediário, o sono profundo e o sono REM (depois que adormecemos, demora-se de 70 a 120 minutos para entrar nesta fase). Sonambulismo Imagina você levantar de madrugada, andar pela casa, mas tudo de olho fechado, dormindo? O sonambulismo acontece na fase três do sono, a das ondas lentas, quando estamos em um estado intermediário entre o sono e a vigília.

You might be interested:  O Que Significa Sonhar Com Despacho

É quando a frequência cardíaca está lenta. Na crise, o indivíduo fica confuso e faz algumas coisas comuns da rotina. Quem convive com o sonâmbulo deve tomar alguns cuidados, como deixar portas e janelas sempre trancadas, tirar móveis do caminho, evitar objetos que possam quebrar. Também não se deve tentar acordar a pessoa em crise, pois ela não está consciente e pode ter reações violentas.

O tratamento é sempre voltado ao que provoca a crise, como sono e estresse. Casos mais graves são tratados com medicamentos. Paralisia do sono Outro distúrbio do sono é a paralisia. Você abre os olhos, sente que acordou, mas não consegue se mexer. Isso pode durar segundos, ou minutos.

E pelo menos dois fatores podem contribuir para isso: o estresse e a privação do sono. Na crise, a pessoa sente muita falta de ar e a sensação de angústia. Pesadelo e terror noturno O pesadelo é um sonho com conteúdo intenso e assustador, de maneira geral. Ele vem sempre acompanhado de taquicardia, sensação de medo e susto.

No momento do pesadelo, o corpo libera uma descarga de adrenalina como consequência dos estímulos que estamos recebendo. Por isso, o pesadelo não deve ser considerado normal. Deve-se procurar tratamento quando for recorrente e fizer mal à saúde, causando problemas como cansaço, sonolência durante o dia e dificuldade para dormir.