O que significa o mar no mundo espiritual?

Coisa Amar Contar-te longamente as perigosas coisas do mar. Contar-te o amor ardente e as ilhas que só há no verbo amar. Contar-te longamente, longamente. Amor ardente. Amor ardente. E mar. Contar-te longamente as misteriosas maravilhas do verbo navegar. E mar.

  • Amar: as coisas perigosas.
  • Contar-te longamente que já foi num tempo doce coisa amar. E mar.
  • Contar-te longamente como dói desembarcar nas ilhas misteriosas.
  • Contar-te o mar ardente e o verbo amar.
  • E longamente as coisas perigosas.
  • Manuel Alegre) O mundo insular é um símbolo polissêmico, com vários conteúdos e significados que variam com a História e as sociedades.

Mundo em miniatura, centro espiritual primordial, imagem completa e perfeita do cosmos, inferno e paraíso, liberdade e prisão, refúgio e útero materno, eis alguns significados que o homem atribui a esse microcosmo. Ainda no campo da Psicanálise e da Psicologia Analítica Junguiana, o símbolo ou a imagem marítima-insular podem ser interpretados como pertencentes ao inconsciente coletivo da Humanidade e, como imagens profundas, pouco variariam de sociedade para sociedade.

Já para a maioria das vertentes da Antropologia, o símbolo marítimo e insular é produzido socialmente, a partir de práticas sociais e simbólicas. Em algumas correntes da Psicologia as representações e imagens que o homem tem do mar e das ilhas, parecem remontar ao inconsciente coletivo da humanidade, sob a forma de imagens primordiais ou arquetípicas, complexos referentes à relação filho/mãe, ao mito do paraíso perdido e constantemente procurado pelo ser humano.

O mar é então relacionado com a figura materna, o líquido amniótico protetor que envolve o feto e a ilha é o símbolo da própria figura materna, o útero protetor. Inúmeros mitos e lendas atestam a presença do mar e da ilha na constituição do mundo e na criação da cultura.

Essas imagens e representações estão muito presentes na literatura e na arte ainda hoje. Para Jung, o mar é o símbolo das águas maternais, fecundas e criadoras, símbolo do inconsciente. Nos sonhos ou nas fantasias, o mar ou toda extensão vasta de água designa o inconsciente. O aspecto maternal da água coincide com a natureza do inconsciente no sentido em que este último (sobretudo no homem) pode ser visto como a mãe, a matriz do inconsciente.

Assim, quando se interpreta no plano do sujeito, o inconsciente tem, como a água, um significado maternal. (Jung,1993). Ferenczi, discípulo de Freud, em Thalassa: Psicanálise das Origens da Vida Sexual, analisa as relações entre os símbolos do mar e os do corpo materno: Determinados detalhes da simbologia do sonho e das neuroses sugerem uma analogia simbólica profunda entre o corpo materno, de um lado, e o mar ou a terra alimentadora, de outro.

  1. É possível que, por esta analogia se expresse o fato de que o homem como indivíduo é, antes de seu nascimento, um endoparasita aquático ().
  2. Tomado neste sentido, o simbolismo marinho da mãe, tem um caráter mais aquático, mais primitivo, enquanto o simbolismo da terra, reproduzido nesse período mais tardio, em que o peixe, jogado sobre a terra firme, depois da seca dos mares, contentava-se com a água que filtrava do interior da terra.

(Ferenczi,1967). Ferenczi relaciona também os mitos que dizem respeito ao surgimento da terra, a partir do oceano, com o nascimento: “Numerosas lendas primitivas, que se relacionam com a criação do mundo, onde vemos a terra surgir do oceano, contém elementos que permitem interpretar esta cosmogonia como representação simbólica do nascimento.”.

  1. Além disso, esse autor chama de regressão thalassal o desejo de retorno ao ventre materno, entendido como a volta ao ambiente marinho e acolhedor de onde o ser humano se teria originado.
  2. Jung critica Freud pelo que considera ênfase indevida na libido como fator preponderante do inconsciente.
  3. O inconsciente se manifesta por meio de imagens arquetípicas que revelam a existência de arquétipos.

Estes últimos são definidos como arquétipos em si, não perceptíveis, e existem apenas potencialmente, ao passo que a imagem arquetípica é perceptível e atualizada. Os arquétipos são dificilmente definíveis e foram traduzidos em diversos conceitos por Jung, como imagens primitivas e originárias, motivos oriundos da mitologia, das lendas e dos contos, capazes de expressar os comportamentos humanos.

  • Jacobi, 1995).
  • Dos símbolos antigos da água, como fonte de fecundação da terra e de seus habitantes, ainda segundo Chevalier et Gheerbrant (1992) pode-se passar aos símbolos analíticos da água como fonte de fecundação da alma: a ribeira, o rio, o mar representam o curso da existência humana e as flutuações dos desejos e dos sentimentos.

O mar, água em movimento é o lugar das transformações e do renascimento, simbolizando, também, um estado transitório, ambivalente, de onde surgem os monstros, e nesse sentido é a imagem do subconsciente, fonte de correntes que podem ser mortais ou vivificadoras.

O Livro dos Mortos dos egípcios e as lendas das sociedades secretas chinesas falam de uma navegação que conduzia à Cidade da Paz ou ao Mercado da Grande Paz, Shankaracharya, e, também, de uma travessia do mar das paixões até chegar à Tranquilidade. O Buda, que faz passar à outra margem, atravessar o oceano da existência é chamado de o Grande Navegante.

Assim, o peixe está associado ao nascimento e à restauração cíclica, sendo o símbolo da vida e da fecundidade. Na China, é símbolo da sorte e no Egito, consumido pelo povo, era proibido a todo indivíduo sacralizado, como o rei ou sacerdote. No Cristianismo, (ichtus) é símbolo de Cristo.

Entre os celtas, o salmão era símbolo da sabedoria, da alimentação espiritual e para os orientais a carpa era peixe de bom augúrio, mensageira dos imortais, significando para os japoneses a perseverança. Fonte: CHEVALIER, Jean e GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos · Livraria José Olympio Editora (Rio de Janeiro), 1995.

Agendamento para consulta presencial ou consulta de psicoterapia on-line: WhatsApp (13) 991773793 Marina S.R. Almeida Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista Licenciada no E-Psi pelo Conselho Federal de Psicologia para atendimento de Psicoterapia on-line CRP 06/41029 INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL (13) 34663504 Rua Jacob Emmerich, 365 – sala 13 – Centro – São Vicente-SP CEP 11310-071 [email protected] www.institutoinclusaobrasil.com.br https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/ https://www.facebook.com/marina.almeida.9250 https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

You might be interested:  O Que Significa Sonhar Com Ratos Mortos

O que significa sonhar com mar e praia?

Sonhar com uma praia movimentada – Uma praia movimentada, cheia de pessoas e ações, pode indicar uma movimentação psíquica em direção à vivência e à experimentação do prazer e da diversão. Caso o sonhador sinta-se incomodado com isso, pode indicar também a necessidade de introspecção e solitude,

O que significa ver o mar em sonho?

O sonho indica que pessoas que você ama estarão ainda mais próximas no futuro e te deixa a dica para se livrar das inseguranças e abraçar a paz. Onde você depositar sua energia terá bons frutos. Sonhar com o mar agitado está fortemente associado à família e é possível que alguma briga aconteça nesse ambiente.

Qual o significado de água do mar?

Água do mar é a água encontrada em mares e oceanos.

Quais são os dois significados de mar?

nome masculino – 1. Massa líquida que circunda os continentes (oceano), ou os penetra (mar interior).2. Grande lago.3. Abismo.4. Imensidade.5. Grande quantidade.6. Lugar onde se luta.7. Lutas, dificuldades.8. Inquietações.

Qual o poder do mar?

O mar alivia o estresse, melhora a respiração, é refrescante, tem ação curativa, é hidratante e ajuda no relaxamento físico completo e energiza o ser. Aproveite mais todos os benefícios do mar em sua vida!

O que significa sonhar com mar e pessoas?

Sonhar com ondas do mar – O mar e as ondas são fontes inesgotáveis de inspiração para os artistas. Podemos ver isso nos pintores, escultores, poetas, músicos e até nas pessoas que criam moda. Embora diversos, todos esses artistas buscam na natureza a mesma coisa: um sentimento de beleza, que pode ser inspirador e terapêutico.

  1. Os sonhos com o mar podem ter um significado especial para as pessoas.
  2. Geralmente, sonhar com ondas do mar significa que a pessoa está passando por um momento de introspecção e busca por paz interior.
  3. Quem sonha com o mar pode estar tentando se conectar com o seu lado espiritual e encontrar respostas para os seus problemas.

Além disso, esse sonho pode indicar que a pessoa precisa de mais liberdade na vida. O mar está sempre em movimento, e as ondas podem levar consigo tudo o que está em seu caminho. Por isso, o sonho com o mar pode indicar que a pessoa está se preparando para deixar para trás tudo o que a está prendendo.

O que significa sonhar com o mar azul?

Quando se sonha com o mar azul, geralmente é um sinal de tranquilidade, paz e harmonia. Pode representar um momento de serenidade e calma na vida do sonhador.

O que significa sonhar na praia olhando o mar?

Sonhar que está na praia olhando o mar – Quais são as suas expectativas e o seus projetos para o futuro? Esse sonho tem relação exatamente com isso, com algo que você deseja muito. Provavelmente você não terá dificuldades para realizar esse projeto.

O que é sonhar com água do mar limpa?

Água: a origem de tudo – A água é um elemento básico da natureza. Em suma, está ligado com a origem da vida e a capacidade de regeneração e transformação. Mais importante que isso, é um elemento que representa força e pureza, como uma fonte completa de conhecimento e crescimento.

Para ver tudo isso, basta pensar em um rio: que muda de curso conforme a necessidade, cresce e é reduzido (se adaptando), as fontes limpas garantem que a vida continue. Entretanto, um dos verdadeiros segredos da origem da água é a sua capacidade de sinalizar coisas, mas de esconder aquilo que está por baixo.

Quem olha o mar/rio por cima, não faz ideia de tudo o que está acontecendo abaixo da superfície. Por ser um agente de limpeza dos organismos, além de transportar nutrientes, tem relação com o equilíbrio físico e emocional. Não à toa, na antiguidade, a medicina era focada no estudo dos fluidos, onde acreditava-se que tudo era baseado nesses líquidos.

  • Sendo uma fonte de origem de tudo, sonhar com água limpa, geralmente, tem uma relação com nascimento, limpeza e de coisas boas que estão por vir.
  • Como uma maré.
  • Assim, dizemos que este sonho significa que boas mudanças estão para acontecer.
  • Essas mudanças podem acontecer na vida pessoal ou profissional.

Dessa forma, está ligada ao poder de transformação da vida. Mas, por ser algo em excesso na vida, também tem ligação com a prosperidade e abundância. Esses sonhos também podem causar uma sensação ampla de tranquilidade. Por isso, traz uma calmaria, uma sensação de organização mental, descanso físico e de sabedoria.

A sabedoria aqui surge da perspectiva de que a água é forte e poderosa, que nem tudo fica na superfície ou é facilmente visto. Entretanto, há essa capacidade de retornar ao seu lugar, voltar a ordem e melhorar apesar de tudo. Outro significa importante se refere a fluidez. Afinal, a água não possui forma, se adaptando conforme o local no qual está.

Logo, se refere a capacidade humana de continuar e persistir, sobre esperança e capacidades. Como o ditado diz, mesmo sendo mole, a água é capaz de furar ao longo do tempo. Quando o sonho tem muita água, como sonhar com um lago ou estar rodeado de água, sem ver onde termina, isso pode significar que muitas oportunidades virão e, cada uma delas, pode ter um impacto.

You might be interested:  O Que É Sonhar Com Gato

O que significa sonhar com ondas gigantes vindo em sua direção?

Considerações finais sobre sonhar com onda gigante – Para muitas pessoas, é assustador sonhar com onda gigante e o potencial destrutivo que ela causa. Entretanto, esse tipo de sonho, em geral, revela reviravoltas importantes em nossos caminhos. O que decidimos fazer com essas informações adquiridas é o que nos ajudará a crescer a prosperar.

Com base na lista acima, faça reflexões a respeito dos empecilhos que chegaram até a sua porta. Pense em como pode resolvê-los, já que, como dito linhas acima, não dura para sempre. Uma onda sempre será quebrada e na sua vida você tem o poder de fazer tormentas acabarem. Se quiser mudar a sua vida e agregar mudanças de verdade, se inscreva em nosso curso online de Psicanálise,

O curso completo e acessível é uma valiosa ferramenta de observação pessoal, crescimento e projeção. Além de sonhar com onda gigante, você vai poder sonhar com uma vida mais plena e próspera,

O que significa sonhar com uma onda muito grande?

Sonhar com onda gigante Sonho com onda gigante geralmente é símbolo do esforço que você está fazendo para alcançar seus objetivos. É provável que você tenha este sonho sempre que se sentir desmotivado e exausto e seus guias quiserem que você saiba que todos passam por desafios e situações complicadas, como essa.

  1. Mas é preciso manter uma atitude positiva e continuar trabalhando para se libertar.
  2. Alguns dias serão bons e outros, ruins.
  3. Independentemente disso, você não deve deixar seus olhos vacilem em relação aos seus objetivos.
  4. Além disso, onda gigante indica que você tem os recursos necessários para tornar seu mundo melhor e mais habitável.

É por boas razões que você é ricamente dotado de habilidades. A onda gigante onírica também diz que não é errado cometer erros. Erros são sinais de que você está trabalhando e não tem medo de correr riscos. Por isso aproveite as lições para fazer melhores jogadas na próxima tentativa.

  • Porque agora você se tornou mais sábio e mais maduro.
  • E o é produto de muitas tentativas.
  • Espiritualmente, a onda gigante incentiva a manter uma comunicação com seus anjos regularmente, pois isso vai colocá-lo em uma boa posição para capturar todas as bênçãos do céu.
  • Já em um teor de, tal sonho pede que você não tolere qualquer forma de toxicidade em sua vida.

Sua saúde emocional deve estar no alto da sua lista de prioridades. Portanto não permita que hábitos destrutivos permaneçam em sua vida. Tome medidas rápidas para fazer sua vida melhorar. Abaixo, vejamos mais alguns possíveis significados sobre seu sonho.

O que significa sonhar com água do mar e ondas?

O que significa sonhar com onda? Sonhar com onda pode significar a necessidade de dar o primeiro passo e iniciar uma nova fase na vida. A simbologia desse sonho é semelhante a do batismo, já que envolve mergulhar de cabeça em novas oportunidades e ressurgir renovado. Confira a seguir mais detalhes para ajudar a entender o que sonhou.

O que a água representa na vida?

A água faz parte dos minerais e rochas, constitui os oceanos, lagos, rios e lençóis subterrâneos. É fonte de vida primordial para todas as plantas e também é muito importante para a vida dos animais, pois eles dependem dela para a respiração, a digestão e a reprodução, assim como o homem.

O que é sonhar com água em abundância?

Sonhar Com Bastante Água Limpa – Significado e Interpretação dos Sonhos Os sonhos são fenômenos misteriosos que podem nos revelar muito sobre nós mesmos e nosso subconsciente. Muitas vezes, eles estão repletos de simbolismos e mensagens ocultas que podem ajudar-nos a compreender melhor nossos desejos, medos e emoções. Sonhar com bastante água limpa é um sonho comum, e possui diversos significados e interpretações possíveis.

A água é um elemento muito poderoso e está associada a várias simbologias, tais como purificação, renovação, vida e emoções. Quando ela aparece em abundância e em um estado limpo, isso pode indicar que estamos em um período de equilíbrio emocional e tranquilidade. Esse tipo de sonho pode sugerir que estamos passando por um momento favorável em nossa vida, no qual estamos em harmonia conosco mesmos e com nosso entorno.

Pode ser um sinal de que estamos lidando bem com nossas emoções e que estamos encontrando um senso de paz e serenidade. Também pode indicar que estamos nos permitindo limpar velhos padrões ou mágoas, e que estamos abertos para uma renovação e transformação interior.

Qual é o sinônimo de mar?

Grande extensão de água salgada: 1 oceano, pélago, águas.

Qual é o adjetivo de mar?

Significado de Marítimo – adjetivo Que está próximo ao mar: vila marítima. Relativo ao mar ou à navegação pelo mar: expedição marítima. Planta marítima, planta que se encontra nas vizinhanças do mar. (Não se deve confundir com planta marinha, que vive no mar.).

O que tem dentro do mar?

Composição do fundo do oceano – Depois da plataforma continental, os oceanos se tornam muito mais profundos rapidamente. Isso se deve aos chamados taludes ou declives continentais. Com uma inclinação acentuada, a profundidade aumenta rapidamente, podendo chegar aos 2 km ou mais, a depender do local.

  1. Assim como na plataforma continental, os materiais que recobrem essa região são predominantemente areia, rochas e lama — composta por sedimentos minerais e restos de organismos marinhos,
  2. Em locais de afastamento de placas tectônicas— como é o caso do Oceano Atlântico entre o Brasil e a África — o que se segue é uma vasta planície abissal.

Estas regiões alcançam de 3.000 a 6.000 metros de profundidade e correspondem a quase 70% do oceano global. Apesar do nome, estas áreas não são totalmente planas, existem formações como colinas, vales e montes submarinos, Locais como esse não recebem luz solar e possuem uma fauna adaptada para estas condições.

Qual é a energia do mar?

Diferença entre Energia Maremotriz e Ondomotriz – Embora as energias maremotriz e ondomotriz sejam provenientes dos oceanos, elas apresentam algumas diferenças. A energia maremotriz provém do movimento das marés. Delas podem ser extraídos dois tipos de energia: a cinética, proveniente das correntes marítimas, e a potencial, gerada a partir da diferença de altura entre as marés alta e baixa.

You might be interested:  Sonhar Que Esta Pintando A Casa

Qual a energia do mar?

Energia das marés, ou energia maremotriz, é a eletricidade gerada por meio do desnível da água do mar provocado pelo fenômeno das marés. Trata-se de uma energia limpa, que não produz resíduos poluentes ao meio ambiente e utiliza uma fonte renovável, que é a água,

Quantas doenças O mar cura?

O mar, uma droga gratuita que cura pelo menos 16 doenças!

Para que serve a água do mar na Umbanda?

As Águas Sagradas da Umbanda Água, alimento vital, energético, mágico e indispensável. A água é o componente que aparece em maior quantidade na superfície do nosso planeta Terra. A água cobre cerca de 71% da crosta terrestre. Forma os oceanos, os rios e as chuvas.

É parte integrante de todos os organismos vivos, estando presente em todos os alimentos e em 70% do corpo humano, e contribui para as ações do nosso metabolismo. A circulação da água nos ecossistemas produz-se através de um ciclo que consiste na condensação, precipitação, transpiração, infiltração e evaporação.

É uma fonte inesgotável e poderosa de energia. Na espiritualidade, ela é amplamente usada e estudada. Para o decodificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec, a ação magnética produzida pelo agente encarnado (magnetizador), tanto pode produzir uma modificação nas propriedades da água, quanto no tocante aos fluidos orgânicos (bile, linfa, líquido cefalorraquidiano, saliva, suco gástrico, sangue total, entre outras).

O Espírito Lísias explica para André Luiz que: ” a água é veículo dos mais poderosos para os fluidos de qualquer natureza. Aqui (em Nosso Lar), ela é empregada sobretudo como alimento e remédio”. Para o Espírito Bezerra de Menezes, “.a água, em face da sua constituição molecular, é elemento que absorve e conduz a bioenergia que lhe é ministrada.

Quando magnetizada e ingerida, produz efeitos orgânicos compatíveis com o fluido de que se faz portadora”. A água na espiritualidade é um dos elementos naturais mais receptivos, com uma energia altamente atratora e condutora. Ela é utilizada principalmente pelos Guias Espirituais nos momentos em que há a necessidade de realizar grande limpeza, purificação e energização de nosso corpo astral e de nossa casa.

  • A utilização das águas tem relação, também, com a sua origem, seu campo de atuação.
  • Desta forma, separamos os tipos de águas mais utilizados e descrevemos sua aplicação na Umbanda e no Tratamento Espiritual.
  • ÁGUA DE MAR

É uma poderosa fonte de limpeza e energização. Ao mesmo tempo que limpa energias negativas, miasmas e larvas astrais, recompõe o campo áurico. Muito utilizada na elaboração das quartinhas, banhos de limpeza e purificação. A composição química da água do mar é maravilhosa! Possui minerais como o sódio, potássio, iodo, zinco, silício e magnésio, que são muito importantes para a regeneração celular e a hidratação da pele e ajudam a reduzir a perda de água pela pele.

Tem ação desinfetante e antisséptica, sendo por isso muito eficaz no alívio dos sintomas da psoríase e do eczema, e na melhoria da acne, problemas respiratórios e muitas outras aplicações terapêuticas. Melhoras as vias respiratórias, acalma, diminui a ansiedade e as doenças reumáticas. Saudemos Iemanjá, dona deste reino.

ÁGUA DE CACHOEIRA e RIOS A pureza da composição das águas da cachoeira e dos rios também contribui muito para o equilíbrio do médium. Limpa o campo áurico, equilibra os campos de energia, diminui a ansiedade, limpa cristais e ativa as energias. A cachoeira é um ponto vital de energia e, por essa razão, lá são administrados os batizados dos médiuns de Umbanda.

  1. Trabalha com a energia dos Orixás Oxum e Xangô.
  2. ÁGUA DE MANGUE As águas dos mangues, além de abrigar inúmeras espécies animais e vegetais, possuem importantes funções ambientais.
  3. São águas com uma carga energética de renovação, de geração e com um campo magnético muito denso.
  4. Ideais para serem utilizadas em banhos de limpeza e nas quartinhas do Orixá Nanã.

ÁGUA DE POÇO O banho da água de poço é excelente para tratar de doenças físicas. É excelente nos casos de doenças, tanto no corpo espiritual como no corpo astral, pois tem uma grande energia de transmutação. Imantação de Nanã, pois trabalha a resistência e a força mental.

  1. Atrai paciência e sabedoria.
  2. Essa água está em contato com a terra, que é o agente mais poderoso de regeneração física, absorvendo a energia ruim da área afetada, colocando em seu lugar uma energia boa.
  3. A cura se processa graças a uma troca de energia devido a interação entre os componentes físico, químico e energético que a terra oferece.

Saudemos o Orixá Obaluayê. ÁGUA DA CHUVA A composição da água das chuvas já esclarece sua utilização para limpeza e purificação. É a água que entrou em estado de vaporização e absorve toda a energia do ar, quando novamente entra em outro estado de mudança e retorna ao estado líquido, caindo do céu sobre a terra.

Por isso é utilizada justamente nos momentos em que precisamos de mudança. Excelente para banhos de descarrego e limpeza de ambientes. Atua na vibração de Nanã e de Yansã. ÁGUA DE MINA É aquela água que corre, constantemente, entre as pedras, que inicia e dá origem ao leito de um rio, uma nascente. Imantação presente nesse habitat é a de Oxum e Nanã.

Uma água que atrai força, vitalidade e boas vibrações. ÁGUA DE ORVALHO É um fenômeno físico recorrente da umidade. O orvalho é o resultado da condensação de vapores d’ água presentes no ar em forma de gotículas, quando entram em contato com superfícies com temperatura mais baixa.

  1. ÁGUA MINERAL
  2. São as águas puras, provenientes de fontes naturais que possuem em sua composição química a pureza para a utilização doméstica e a confecção de remédios.
  3. ÁGUA FLUIDIFICADA

É uma água acrescida de fluidos curadores. A água é amplamente utilizada para trabalhos espirituais. A água pode ser fluidificada através de passes magnéticos, aplicação das cores, energização com cristais e florais, orações direcionadas, energias magnéticas enviadas de espíritos de luz e amor.

Qual é o sinônimo de mar?

Grande extensão de água salgada: 1 oceano, pélago, águas.