O que significa sonhar com uma pessoa caindo da ponte?

Sonhar que pulou ou caiu da ponte – Diferente do sonho anterior, o sonho em que você pula da ponte representa seus medos e inseguranças. Ou seja, você não está confiando em si mesmo. Você está tomado pelas incertezas em relação a sua capacidade de alcançar suas metas.

O que significa ponte no mundo espiritual?

A ponte pode ser vista como uma transição entre duas fases da vida, como a adolescência e a vida adulta, ou entre um estado emocional e outro. Contudo, esse tipo de sonho pode indicar que você está passando por uma mudança significativa e que precisa lidar com isso de forma consciente e positiva.

O que significa sonhar com uma criança caindo de uma ponte?

Sonhar com criança caindo pode proporcionar aflição, medo e preocupações nas pessoas. Se você teve esse sonho, saiba que nem sempre esses episódios têm sentido literal. Esse sonho pode contar com significados que você nem imagina, sabia? Acompanhe o artigo e conheça os significados de sonhar com criança caindo! Sonhar com criança caindo lembra suas responsabilidades.

  • Provavelmente, um bom número de pessoas olha para você em busca de conselhos e orientação.
  • Seu sonho também prevê infortúnios em seus círculos sociais e profissionais, ou talvez alguém que ama vai perder muita coisa nos próximos dias.
  • De qualquer forma, isso afeta você, por isso, é necessário tomar medidas positivas para ajudá-lo.

Portanto, em um teor de autoconhecimento, este sonho exige que tenha cuidado ao entrar em um novo negócio ou arranjos sociais. Certifique-se sobre as pessoas com quem está lidando. Outra razão por trás do seu sonho indica que está entrando em uma zona de perigo, porque está na companhia errada.

Seus amigos e conhecidos recém-descobertos não são tão bons quantos eles querem que acredite. Em pouco tempo, eles comprometerão seus valores e o forçarão a se voltar contra suas crenças. Portanto, faça um esforço consciente quando se trata da escolha de bons amigos. Em um teor de autoconhecimento, seu sonho indica que tem perseguido os objetivos errados.

Provavelmente, você estava equivocado em lutar pelas causas erradas. Você fez muitas coisas ruins das quais se arrepende. Este sinal indica um período de cura e recuperação. Abaixo vejamos mais alguns cenários sobre seu sonho. Este sonho convida você a enfrentar os problemas em sua vida de frente. ESF no Canva/ Khosro Uma criança caindo e chorando no mundo dos sonhos simboliza que alguém está tentando fazer ou dizer algo que claramente irá prejudicá-lo. Seu sonho simboliza que seus superiores estão orgulhosos do que tem feito pela organização, e eles irão recompensá-lo por isso. ESF no Canva/ Wengen Ling de Getty Images Signature Ver uma criança caindo em armadilha em seu sonho pede que observe o que consume. Nem tudo lá fora é bom para o seu consumo. Este sinal simboliza que está preocupado de que alguém próximo esteja mudando negativamente. ESF no Canva/ George Milton de Pexels Este é um sinal de fadiga. Isso significa que assumiu mais responsabilidades do que pode suportar. Embora continue se esforçando, é improvável que consiga terminar suas tarefas, mas você deve se recordar da importância da delegação. ESF no Canva/ Andrea Piacquadio de Pexels Uma criança caindo em um poço significa que vai passar por muita coisa por causa da incapacidade de cuidar de suas necessidades. Seu sonho significa que passa a maior parte de sua vida pensando sobre o que foi e o que poderia ter sido. Mas, se deseja alcançar em seus sonhos, concentre-se no futuro. Você também pode gostar

Saiba também o que significa sonhar com criança em geral Reflita sobre a realidade e o sentido dos sonhos Veja por que investigar os significados dos sonhos

Dessa forma, quando sonhar com criança caindo, deve prestar atenção aos detalhes, para te ajudar a entender o significado disso. Os detalhes ajudam a entender as circunstâncias e situações pelas quais está passando.

O que significa sonhar que está caindo de uma altura?

Sonhar que está caindo – Sonhar que está caindo é um bom sinal sobre você estar no caminho certo na realização das suas tarefas. Esse sonho vem como o aviso de que, apesar da luta parecer interminável, você está no caminho certo para alcançar tudo aquilo que almeja.

O que quer dizer ponte na Bíblia?

Artigo: Uma ponte entre Deus e os homens As pontes são estruturas fascinantes, não somente pela maneira como são construídas, mas, sobretudo, porque nós encurtam as distâncias, ligando as margens de um rio ou de um vale. Na construção das pontes a inteligência humana desde os tempos mais antigos foi colocada à prova.

É essa imagem da ponte aquela que nos vem à mente quando lemos o evangelho de hoje, de Lucas 24,46-53.Lucas relata duas vezes o acontecimento da ascensão de Jesus ao céu: aqui, no fim do Evangelho, e, depois, no início do relato da primeira comunidade dos cristãos, no livro dos Atos dos Apóstolos, que neste domingo escutamos como primeira leitura.A ascensão é a conexão entre os dois relatos de Lucas, que muitos definem como um único evangelho, dividido em dois tempos: o tempo de Jesus e o tempo do testemunho dos discípulos sobre Jesus.

No relato do evangelho, Lucas descreve de maneira propositalmente vaga e indeterminada os acontecimentos que dizem respeito ao afastamento de Jesus Ressuscitado dos seus amigos e discípulos. Na verdade, o lugar e a modalidade do fato são vagos, quase simbólicos, e, na prática, é contado com se, num determinado momento, Jesus não estivesse mais com os seus amigos e mudasse a maneira de estar presente entre eles.

Não há um clima de tristeza na despedida, antes parece uma separação prevista e tranquila. Os apóstolos estão contentes e Lucas os descreve como que numa oração sem fim. A subida de Jesus ao céu não é vista como uma separação definitiva. Jesus não passou para uma outra dimensão, para junto de Deus, sem mais possibilidade de comunicação.

Isso, sim, criaria sofrimento e tristeza nos seus amigos! Jesus, subindo ao céu depois de ressuscitado, criou uma ponte. Toda a sua vida foi dedicada em colocar as bases dessa ponte entre a realidade de Deus e a realidade dos homens, que parecem sempre tão incomunicáveis e distantes.

You might be interested:  O Que Significa Sonhar Com Feijão Cru

Quantas vezes também para nós a realidade de Deus parece distante e quase inexistente. São tantas as preocupações que temos na margem da nossa vida, que pensar em Deus às vezes parece inútil e, para muitos, é uma perda de tempo. Voltando à imagem da ponte, vem-nos àmente quando vamos para Corumbá e a estrada é tomada pela neblina.

Imaginem como ficaria atravessar a ponte sobre o Rio Paraguai. Especialmente durante a noite, a neblina esconde uma margem da outra do rio. Parece até que um dos lados do rio despareceu. Nós não temos medo de passar a ponte porque sabemos que do outro lado encontraremos de novo a terra firme.

  • A ponte se torna, portanto, um sinal de esperança e uma possibilidade aberta, ainda que nossos olhos não vejam o que está do outro lado do rio.
  • Jesus ressuscitado que sobe ao céuécomo uma ponte construída para chegar até Deus.
  • Foi assim, acredito, que os apóstolos, seus amigos, viram-no sofrer e morrer, mas agora O sentem vivo, mas não separado deles.

A sua alegria, assim como é contada no Evangelho, é testemunho da sua certeza de que, mesmo na dureza da vida e na neblina da fé, a margem de Deus não desapareceu diante de nós. As últimas palavras que Jesus fala para os discípulos são uma verdadeira mensagem de esperança: “Assim é que está escrito, e assim era necessário que Cristo padecesse, mas que ressurgisse dos mortos ao terceiro dia.

  • E que em seu nome se pregasse a penitência e a remissão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.
  • Vós sois as testemunhas de tudo isso.
  • Eu vos mandarei o Prometido de meu Pai; entretanto, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto”.
  • Os discípulos, portanto, não somente têm em Jesus “uma ponte” que liga o céu à terra, mas entre Deus e eles.

O Espírito Santo transforma os próprios discípulos em “pontes”, como Jesus “Vós sois as testemunhas de tudo isso”, diz Jesus aos discípulos e a nós. A nossa tarefa de cristãos é, portanto, ser ponte entre quem busca Deus e o próprio Deus. Parece difícil e às vezes impossível.

  1. Mas é justamente por isso que Jesus sempre nos dá a promessa de uma força que vem do alto.
  2. É o Espírito Santo – e não somente as nossas fracas forças humanas – que nos transforma em pontes vivas.
  3. Somos pontes não somente para quem estápróximo de nós, mas para todos com os quais nos encontramos e para os quais somos enviados, até os confins da terra, como está escrito nos Apóstolos.

Fonte: qumran2.net : Artigo: Uma ponte entre Deus e os homens

O que é uma ponte pode representar?

A Ponte da Comunicao 29/01/2013 – 13:12:24 O simbolismo da palavra ponte fascinante. Por acaso, em algum momento da sua vida, voc j parou para pensar a respeito da importncia de uma ponte? A ideia que expressa pela ponte sedutora, principalmente, porque nos impele a refletir sobre o nosso prprio papel como ponte.

  • Atravs do nosso trabalho, somos ponte para a nossa realizao e o bem estar da nossa famlia, alm do crescimento da nossa empresa que, por sua vez participa de um contexto ecolgico e social.
  • Atravs das nossas aes, somos ponte para a construo de um mundo melhor (ou pior), dependendo da ponte que optamos disponibilizar para a transmisso de suas mensagens.

Diante de um rio, de um vale, a transposio entre dois lados facilmente realizada atravs de uma ponte. H pontes sobre vales, riachos, crregos, rios e braos de mar. Tambm h vrios tipos, tamanhos, formatos e estilos de pontes, alm de inmeros materiais com as quais so fabricadas: madeira, ao, concreto, cordas ou uma simples pinguela.

H pontes famosas, como as que ligam o Rio a Niteri ou Golden Gates, entre tantas em inmeros pases. Ponte, mais do que uma estrutura de concreto que une os dois lados e permite a passagem, tem sentido mais apurado: representa unio, aproximao, elo, ligao, juno, contato, relacionamento, lao, vnculo, convvio.

Todos esses significados esto em voc, ponte para a comunicao consigo mesmo e o mundo ao seu redor. Voc a ponte preciosa da sua comunicao que precisa ser cuidada, pois atravs dela ns mostramos que existimos, que pensamos, quem somos, nossa competncia, inteligncia e nossos sentimentos.

  1. Cada um deve procurar conscientizar-se do seu papel de ponte ou do seu papel como ligao com o outro.
  2. A ponte um smbolo de passagem, de transposio de um lugar para outro, de um tempo para outro, de um estado (fsico, emocional ou intelectual) para outro.
  3. Assim, podemos dizer que: O presente uma ponte entre o passado e o futuro; O hoje uma ponte entre o ontem e o amanh; A me uma ponte para a vida; O mdico uma ponte para a sade e o bem estar; O professor uma ponte para o conhecimento; O mestre uma ponte para a sabedoria; O soldado uma ponte para a liberdade; O advogado uma ponte para a justia; A conscincia uma ponte para o reconhecimento da vida; A religio uma ponte para a espiritualidade; O corao uma ponte para o amor; A inteligncia uma ponte para o desenvolvimento; Os rgos dos sentidos so pontes para as sensaes; O medo a ponte para a coragem; O olhar a ponte para o relacionamento.

Mais do que atravessar pontes muitas vezes necessrio um esforo ainda maior, impulsionado pela coragem e determinao ao se perseguir um objetivo ou um sonho. A comunicao neste momento deve ser estabelecida de forma consciente e objetiva, caso contrrio, pode destruir o caminho para chegar do outro lado.

Muitos durante a empreitada desistem e deixam a mensagem de que a ponte no estava firme e que no houve resilincia. Massaharu Tanigushi, um lder religioso, disse certa vez ao tomarmos a deciso de realizar alguma coisa, fundamental queimar a ponte aps t-la atravessado e que devemos seguir sempre em frente, com a firme convico de que venceremos infalivelmente.

E afirmo que a comunicao desta deciso realizada pelos nossos comportamentos e relacionamentos que estabelecemos. Vladimir Maiakowski, um grande poeta russo, em um de seus mais belos poemas diz: s verdadeiro revolucionrio aquele que queimar as pontes retiradas.

You might be interested:  O Que Significa Sonhar Com Cachorro Pequeno

Onde fala na Bíblia sobre ponte?

“Nossa vida mortal é o tempo para os homens encontrarem Deus, erguerem uma ponte de fé, abrirem as portas para a imortalidade e a vida eterna. ” Na entrada do escritório de uma grande firma de publicidade, um quadro na parede traz o seguinte pensamento: “Os homens estão construindo um número excessivo de muros e um número insuficiente de pontes”.

De JCDecaux, empresa da França.) De fato, os homens tendem a erguer muros para separar duas ou mais entidades física, mental ou mesmo espiritualmente e para criar obstáculos. Eles são construídos porque representam a idéia de defesa, proteção ou separação. Alguns muros ganharam fama devido a essa natureza: os muros de Jerusalém, a Grande Muralha da China, o Muro de Berlim.

Os muros ou as paredes, de maneira figurativa, também são usados na linguagem corrente para transmitir essa idéia de separação: falamos de um “muro de incompreensão”, um “muro de intolerância” ou às vezes dizemos que falar com determinada pessoa “é como falar para as paredes”! As pontes são o contrário dos muros.

  1. Elas são construídas para ligar, unir duas ou mais entidades e para criar unidade.
  2. São erguidas para superar obstáculos.
  3. Algumas pontes também se tornaram famosas, como a Ponte dos Suspiros, a Ponte Rei Hussein e tantas outras.
  4. Há também analogias em nossa língua para expressar a idéia de reunião ou unidade usando a simbologia da ponte, como ao falarmos de uma ponte para desfazer as diferenças.

Ao refletirmos sobre nossa existência mortal nesta Terra e sobre o propósito da vida mencionado por Alma ao dizer que “() esta vida é o tempo para os homens prepararem-se para encontrar Deus ()” ( Alma 34:32 ), qual é a maneira do Senhor ajudar-nos a atingir esse propósito? É simplesmente, usando essa metáfora, para ajudar-nos a construir uma ponte de fé em nossa vida que atravesse e transponha os muros da descrença, indiferença, medo ou pecado.

Nossa vida mortal é o tempo para os homens encontrarem Deus, erguerem uma ponte de fé, abrirem as portas para a imortalidade e a vida eterna. Como podemos construir essa ponte de fé? Quando eu era jovem e morava numá cidade chamada Namur na Bélgica, havia um grande rio que a separava da cidade vizinha que ficava do outro lado do rio.

Naquela época, uma ponte era a única ligação entre as duas cidades. Ela havia sido construída e reconstruída sobre o que restara de uma ponte erguida séculos antes pelos conquistadores romanos. Ela havia-se tornado estreita demais para o trânsito e tinha um número excessivo de arcos pequenos, o que impedia a passagem de barcos e navios maiores.

  1. Fazia-se necessária a construção de uma nova ponte, mais larga e com apenas um arco.
  2. A fixação dos alicerces logo começou em ambos os lados do rio.
  3. Dentro de pouco tempo, dois enormes braços metálicos começaram a estender-se de uma margem à outra, com o objetivo de encontrar-se no meio do rio.
  4. Aquela obra de engenharia exercia grande fascínio sobre mim e eu ia até lá de bicicleta quase todos os dias para acompanhar de perto o andamento da construção.

Por fim, chegou o dia em que a peça central, a pedra fundamental — feita de aço — iria unir os dois braços. Multidões assistiram comigo à delicada operação, o passo final que iria unir as duas extremidades da ponte e permitir a travessia pela primeira vez.

Quando isso aconteceu, as pessoas aplaudiram e os operários abraçaram-se; o obstáculo do rio havia sido conquistado e sobrepujado. Mencionei essa experiência devido ao simbolismo que ela contém. A ponte é mais do que uma estrutura de metal. Representa a ponte de fé que permite a nós, filhos de nosso Pai Celestial, voltar a encontrar-nos com Ele.

A pedra fundamental da ponte representa a Expiação de Jesus Cristo, o Mediador, o elo entre a mortalidade e a imortalidade, a ligação entre o homem natural e o espiritual, a mudança da vida mortal para a vida eterna. É por causa Dele que a humanidade pode reconciliar-se com o Pai Celestial e que podemos transpor os muros do pecado e da mortalidade, esses obstáculos que são representados pela morte espiritual e a morte física.

  1. A Expiação de Jesus Cristo é a essência do plano de salvação, a reunião prometida com nosso Pai Celestial, conforme lemos no livro de Moisés: “() Este é o plano de salvação para todos os homens, por meio do sangue de meu Unigénito, que virá no meridiano dos tempos”.
  2. Moisés 6:62 ) O amor de Deus, a outra extremidade da ponte, é a recompensa de nossa fé em Seu Filho, Jesus o Cristo.

“Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito ().” ( João 3:16 ) O maior de todos os dons de Deus é o sacrifício supremo de Seu Filho, Sua Expiação, que proporciona não só a imortalidade, mas também a vida eterna caso guardemos Seus mandamentos e perseveremos até o fim.

(Ver D&C 14:7,) E assim, ao procurarmos construir uma ponte de fé, precisamos nutrir em nossa vida um firme testemunho do Pai e do Filho e de Sua Expiação. Essa ponte de fé fará a diferença entre a realidade da reunião eterna com nosso Pai Celestial ou a separação eterna Dele caso ergamos paredes de pecado que nos afastem de Seu amor e misericórdia.

O dom do Espírito Santo é o alicerce da ponte de fé. A salvação só se alcança por meio de Jesus Cristo e por nosso exercício diligente da fé Nele, o que nos permite arrepender-nos de nossos pecados e receber as ordenanças de salvação, que constituem as vigas da ponte.

Os sentimentos e sussurros mais profundos que nos ajudarão a superar os obstáculos da vida e fazer escolhas justas nos advirão ao darmos ouvidos à voz do Espírito Santo. A travessia da ponte da fé pode não ser tão fácil quanto imaginamos. Uma ponte só resistirá às tempestades por causa da força das colunas de seu alicerce.

As tormentas da vida, as crises da fé — como a morte, doenças graves, a perda do emprego ou a insegurança financeira — fazem parte de nossa existência mortal. Por vezes, essas crises podem exacerbar-se a ponto de levar-nos até a questionar a existência de Deus e de um Salvador.

You might be interested:  Qual O Significado De Sonhar Com Morcego

Ao clamarmos por mais fé num momento desses sempre receberemos como resposta a presença do Consolador, que é o Espírito Santo, um “companheiro constante, () cetro imutável de retidão e verdade”. ( D&C 121:46 ) Sim, as soluções para nossos problemas diários podem ser sempre encontradas se buscarmos diariamente, pela nossa fé, a influência do Espírito Santo, que nos faz lembrar de todas as coisas.

(Ver João 14:26,) Permitam-me ilustrar esse princípio citando uma carta escrita muitos anos atrás por um recém-converso ao Presidente Harold B. Lee depois de ele ter discursado numa conferência de estaca: “Ao ouvir seu discurso, uma idéia vinha-me repetidas vezes à mente: como a vida de um membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é parecida com a travessia de uma ponte pênsil, suspensa entre os pontos do nascimento pelo batismo e da morte, que segue em direção à vida eterna, em meio às correntes turbulentas das coisas do mundo e do pecado.

Quando uma pessoa inicia a travessia da ponte, a proximidade do batismo confere segurança e fé, mas quando ela vê a correnteza logo abaixo e a vasta distância a ser percorrida, a sensação de segurança dá lugar a pontadas ocasionais de dúvida e temor, levando-a a perder o hábito da oração, do amor e do trabalho, que são as coisas que contribuem para o progresso.

As névoas da dúvida e da apatia levantam-se e corroem o coração e a mente da pessoa, impedindo seu progresso e restringindo sua resposta à força magnética do amor que se estende de uma extremidade à outra da ponte. É aí que ela interrompe a jornada, cai de joelhos e fica assim até vencer as dúvidas e temores e ver a força do amor restaurar a fé e a direção necessárias à travessia”.

(Conference Report, abril de 1965, p.15) Por fim, a ponte de fé não estaria completa sem o selamento dos pais e filhos, unidos para virem a tornar-se uma família eterna. O propósito de construir essa ponte de fé entre as gerações é para que elas se tornem uma só, assim como o Pai e o Filho são um — um em propósito para que se alcance a vida eterna.

Para que isso aconteça, recebemos mandamentos. Primeiro, os filhos devem honrar o pai e a mãe; depois, os pais devem ensinar os filhos a andarem “em retidão perante o Senhor”. ( D&C 68:28 ) Permitam-me fazer uma ilustração: Quando eu era criança durante a II Guerra Mundial, meu país foi invadido, e havia perigo por toda parte.

Minha mãe ensinou-me uma grande lição de confiança e unidade que jamais esqueci. Ela fez-me um alerta sobre os perigos da guerra e disse simplesmente: “Confie em minha palavra e siga-me; se você fizer isso, vou protegê-lo da melhor maneira que eu conseguir”. Eu simplesmente ouvi minha mãe, pois a amava e confiava nela.

Pouco depois, comecei a freqüentar a escola e para mim tratava-se de uma nova ponte a atravessar. A fim de preparar-me para essa nova experiência em minha vida — sair de casa — minha mãe orientou-me a ouvir a professora e ser obediente. Mais uma vez, confiei nos conselhos de minha mãe.

Decidi ser obediente a minha professora e a um novo código de regras. A escola tornou-se assim uma ponte de conhecimento, em vez de um muro de ignorância. Essa lição de confiança e unidade foi vital para que eu me tornasse uno com meus pais, demais familiares e com os professores. Posteriormente, permitiu-me tornar-me uno com meu Salvador sendo batizado em Sua Igreja.

Ajudou-me a lembrar-me de, como marido, pai e avô, continuar a edificar a confiança e a unidade entre nossos familiares por meio da obediência aos convênios do templo. Como o Presidente Hinckley declarou: “O templo está relacionado às coisas da imortalidade.

É uma ponte entre esta vida e a próxima”. ( Stand a Little Taller, p.6) Em nossos dias, é muito fácil isolar-nos, pois tendemos a erguer muros temporais, espirituais e mesmo familiares ou religiosos. Procuremos, contudo, construir pontes de fé, de reconciliação e empenhemo-nos por viver pela paz que é dada não “como o mundo a dá” ( João 14:27 ), mas tal como é concedida por Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Ele é a ponte de fé para a eternidade. Testifico que Jesus é o Cristo; deposito minha confiança Nele e em Seu evangelho da salvação para sermos reunidos um dia. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

O que significa sonhar com ponte sobre o rio?

O que significa sonhar com ponte? | Esoterismo | O Dia Entenda o que significa sonhar com ponte Reprodução de Internet Por O Dia Rio – Sonhar com ponte simboliza que mesmo com o caminho cheio de adversidades e imprevistos, você vai conseguir prosperar e chegar no seu propósito. No entanto, sonhar com essa estrutura que liga duas partes pode ter outros significados e, para entendê-los, é necessário analisar o contexto.

Leia Mais Sonhar que está atravessando uma ponte Sonhar que pulou ou caiu de uma ponte

É sinal que você vai conseguir chegar onde quer. No entanto, existe um longo trajeto com muitos obstáculos. Siga seguro de si e com determinação.Esse sonho simboliza incerteza e instabilidade. Preste atenção no que priva a sua felicidade. Quais são os medos que você coloca na frente dos seus sonhos? Sonhar que está construindo uma ponte Esse sonho representa que você está no caminho certo para atingir os seus objetivos.

  • As ferramentas você já tem! O que resta agora é ter persistência e foco para alcançar o outro lado da ponte, ou melhor, a realização.
  • Sonhar com ponte de madeira No sonho você consegue saber o que está do outro lado dessa ponte de madeira? Se sim, tenha cautela ao fazer esse caminho.
  • Caso não dê para saber onde essa ponte vai te levar, use a sua intuição para te guiar nos momentos em que a dúvida e a insegurança aparecerem.

Sonhar com uma ponte caindo As pessoas que estão a sua volta são realmente confiáveis? Faça um exame de consciência e analise isso. Sonhar com uma ponte bamba Você está arrependido por ter falado ou feito alguma coisa. Essa situação que está causando insegurança e, por isso, está causando confusão em relação as suas escolhas.

O que significa atravessar uma pinguela?

Assim, ‘passar na pinguela’ é atender a algum critério minimamente, é ficar na média, no suficiente, sem a necessidade de surpreender positivamente, mas ao mesmo tempo sem decepcionar.